Não autenticado |

Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

    • É Coordenador do Mestrado Profissional em Administração da EAESP-FGV. Foi Diretor Global de Inteligência de Mercado para América Latina do Terra/Telefonica, Diretor-Executivo e Diretor de Análise de Mercado em empresas do Grupo IBOPE, Diretor de Pesquisa do Zoom Media Group (EUA), Visiting Fellow no International Technologies Group (Harvard University), Gerente de Marketing e Editor-Assistente de Economia Internacional no Grupo Estado, Assessor de Comunicação da Prefeitura de São Paulo e pesquisador-assistente no CEBRAP. É integrante (notório saber) do Comitê Técnico de Mídia do Conselho Executivo das Normas-Padrão (CENP) e Conselheiro Editorial da Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa (ABEP). Possui doutorado e mestrado em Ciências Sociais (Sociologia) pela Universidade de São Paulo, com graduação em Comunicação Social pela mesma instituição (1987) e graduação em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (1986). Foi pesquisador visitante no Grupo Internacional de Tecnologia da Harvard University (EUA). Tem experiência na área de Comunicação e Administração, com ênfase em Marketing, Relações Públicas e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: Internet, Economia da Mídia, eleições e globalização.

       

      Links:    

    • Inclusão Digital
    • Difusão da Internet na América Latina
    • Sociologia Urbana
    • Análise da Conjuntura Econômica
    • LIMA, M. O. C. ; COHN, A. ; PIERUCCI, A. F. ; BERQUO, E. ; BONDUKI, N. ; SINGER, P. ; CALDEIRA, T. ; BRANT, V. C. . São Paulo, 1988: Trabalhar e Viver. São Paulo : Brasiliense / Comissão Justiça e Paz, 1989 . p. ISBN: .
    • LIMA, M. O. C. . Marketing Eleitoral. São Paulo : Ícone, 1988 . p. ISBN: 85274005.
    • LIMA, M. O. C. ; VASCONCELOS, F. C. . O Mundo dos Jogos. São Paulo : Ícone, 1985 . p. ISBN: .
    • Coutinho, Marcelo . Crise do monopólio da informação GV EXECUTIVO , v. 7 , p. 40 - , 2008. ISSN: 18068979.
    • Coutinho, Marcelo . Integração e redes sociais GV EXECUTIVO , v. 9 , p. 53 - , 2010. ISSN: 18068979.
    • Coutinho, Marcelo . Redes sociais: muito além da mídia GV EXECUTIVO , v. 11 , p. 62 - , 2012. ISSN: 18068979.
    • BLIKSTEIN, IZIDORO ; Coutinho, Marcelo . A conectividade move montanhas GV EXECUTIVO , v. 13 , p. 54 - , 2014. ISSN: 18068979.
    • Coutinho, Marcelo . Comunicação em tempos de escassez de atenção GV EXECUTIVO , v. 15 , p. 26 - , 2016. ISSN: 18068979.
    • BLIKSTEIN, IZIDORO ; FERNANDES, MANOEL ; Coutinho, Marcelo . Fake news no mundo corporativo GV EXECUTIVO , v. 17 , p. 22 - , 2018. ISSN: 18068979.
    • LIMA, M. O. C. . Marketing e Comunidades Digitais Revista da ESPM , v. 14 , p. 28 - 39 , 2007. ISSN: 16761316.
    • LIMA, M. O. C. . O público convergente: o uso da Internet entre os jovens brasileiros Cadernos de Pesquisa - ESPM , v. 03 , p. 95 - 120 , 2005. ISSN: 18083803.
    • LIMA, M. O. C. . A Sociedade da Informação e o Determinismo Tecnológico: notas para um debates Líbero (FACASPER) , v. 6 , p. 83 - 93 , 2004. ISSN: 15173283.
    • LIMA, M. O. C. . São Paulo, 1996: O Triunfo da Imagem Revista da ESPM , v. Agosto , p. - , 1997. ISSN: .
    • LIMA, M. O. C. ; BUSTANI, C. . The Brazilian Elections of 1994 Electoral Studies , v. 14 , p. 212 - 218 , 1995. ISSN: .
    • LIMA, M. O. C. ; PIERUCCI, A. F. . São Paulo 92: A Vitória da Direita Novos Estudos. CEBRAP , v. 35 , p. 94 - 99 , 1993. ISSN: 01013300.
    • LIMA, M. O. C. ; PIERUCCI, A. F. . A Direita que flutua Novos Estudos. CEBRAP , v. 29 , p. 10 - 27 , 1991. ISSN: 01013300.
    • LIMA, M. O. C. . Volatilidade Eleitoral em São Paulo Novos Estudos. CEBRAP , v. 46 , p. 21 - 38 , 1996. ISSN: 01013300.
    • Coutinho, Marcelo ; PEREIRA, V. A. . Marcas e Comunicação. Comunicação Interna: a força das empresas, v. , p. 45 - 56, 2011.
    • Coutinho, Marcelo . Relevância e Audiência: a importância do capital social. Do Broadcast ao Socialcast, v. , p. 47 - 52, 2009.
    • YANAZE, M. H. ; Coutinho, Marcelo . Marketing e Comunicação Digital. Gestão de Marketing e Comunicação: avanços e aplicações, v. , p. 327 - 353, 2007.
    • CORREA, E. S. ; Coutinho, Marcelo . O Impacto das Mídias Sociais nas empresas informativas: transformações no processo produtivo. Digitalização e práticas sociais, v. , p. 28 - 45, 2009.
    • Coutinho, Marcelo . Marketing Digital: da construção à colaboração de marca. Marketing no Brasil: introdução e desenvolvimento de 1950 aos dias de hoje, v. , p. 220 - 233, 2014.
    • BARROS FILHO, C. ; LIMA, M. O. C. ; SAFATLE, V. . Os usos das novas mídias na campanha presidencial de 2006. A Mídia nas Eleições de 2006, v. , p. 89 - 111, 2007.
    • LIMA, M. O. C. ; KORENTAYKER, E. . Brazil's Network Readiness Profile. Global Information Technology Report 2002/2003, v. , p. - , 2002.
    • Coutinho, Marcelo . A próxima fronteira das previsões (não só eleitorais?) . Meio e Mensagem , São Paulo , 30 nov. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . O recado das urnas para as marcas: posicionem-se! . Meio e Mensagem , São Paulo , 16 out. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . A Batalha dos Significados: retorno ao acionista e empresas com propósito . Meio e Mensagem , São Paulo , 12 set. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . Consumo Programático, a batalha final. . Meio e Mensagem , São Paulo , 06 ago. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . Soft Power: não tem preço . Meio e Mensagem , São Paulo , 06 jul. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . Paralelos . Meio e Mensagem , São Paulo , 08 jun. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . Publicidade, Inteligência Artificial e o futuro das holdings . Meio e Mensagem , São Paulo , 02 mai. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . A crise regulatória do Capitalismo de Dados . Meio e Mensagem , São Paulo , 10 abr. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . Vox Machina, Vox Dei? . Meio e Mensagem , São Paulo , 06 jan. 2020.
    • Coutinho, Marcelo . 2018: esqueça o GRP, pense no GDPR? . Meio e Mensgagem , São Paulo , 02 fev. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . Big data, enormes desafios . Meio e Mensagem , São Paulo , 02 jan. 2018.
    • Coutinho, Marcelo . Alguns palpites para os anos 2020 . Meio e Mensagem , São Paulo , 13 jan. 2020.
    • Coutinho, Marcelo . O Robô da Mídia não entendeu o briefing do Robô do Atendimento . Meio e Mensagem , , 22 nov. 2017.
    • Coutinho, Marcelo . Confiança é a nova energia solar . Meio e Mensagem , São Paulo , 24 out. 2017.
    • Coutinho, Marcelo . On The Road . Meio e Mensagem , São Paulo , 26 set. 2017.
    • Coutinho, Marcelo . Revolução Cultural . Meio e Mensagem , São Paulo , 30 ago. 2017.
    • Coutinho, Marcelo . Cannes: a tempestade perfeita? . Meio e Mensagem , São Paulo , 05 jul. 2017.
    • Coutinho, Marcelo . Estratégia de plataformas: você ainda vai ter uma . Meio e Mensagem , Brasil , 08 jun. 2017.
    • Coutinho, Marcelo . A Campanha Digital . Revista Foco , São Paulo , 01 mai. 2006.
    • LIMA, M. O. C. . A panacéia dos Bits . Revista Poder , São Paulo, Brasil , 01 jul. 2002.
    • LIMA, M. O. C. . A regra do jogo . Revista Poder , São Paulo, Brasil , 01 jun. 2002.
    • LIMA, M. O. C. . Novos Números, Velhas Realidades . Revista Poder , São Paulo, Brasil , 01 mai. 2002.
    • LIMA, M. O. C. . Competitividade Digital . Revista Poder , , 01 abr. 2002.
    • LIMA, M. O. C. . Quem vai falar Portunhol na Rede? . Revista Poder , São Paulo, Brasil , 01 mar. 2002.
    • LIMA, M. O. C. . E-Commerce não é só venda pela Internet . Revista Poder , São Paulo, Brasil , 01 fev. 2002.
    • LIMA, M. O. C. . Quem Leva o Bronze? . Revista Poder , São Paulo, Brasil , 01 nov. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . Bye, Bye, American Pie . Revista Poder , , 01 out. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . La siguiente frontera . Revista Punto-Com , Miami, EUA , 01 set. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . La proxima ola . Revista Punto-Com , Miami, EUA , 01 jul. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . En busca del tiempo perdido . Revista Punto-Com , Miami, EUA , 01 jun. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . Geografia Digital . Revista Punto-Com , Miami, EUA , 01 mai. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . Las cinco C de Internet móvil . Revista Punto-Com , Miami , 01 abr. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . Show me the money . Revista Punto-Com , Miami , 01 mar. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . La revolución inalámbrica . Revista Punto-Com , , 01 fev. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . Los minoristas electrónicos brasileños todavía tienen un largo camino por delante... . Revista Punto-Com , , 01 jan. 2001.
    • LIMA, M. O. C. . Nuevas economías, viejas verdades . Revista Punto-Com , Miami , 01 dez. 2000.
    • LIMA, M. O. C. . Luz de alerta en el B2C? . Revista Punto-Com , , 01 nov. 2000.
    • LIMA, M. O. C. . Todos los usuarios son iguales, pero unos son más iguales que otros . Revista Punto-Com , Miami , 01 set. 2000.
    • LIMA, M. O. C. . Encruzilhada Tecnológica . Meio & Mensagem , São Paulo , 18 ago. 2003.
    • LIMA, M. O. C. . Vengan, Vean e Venzan . Punto-Com Magazine , Miami, EUA , 01 set. 2000.
    • LIMA, M. O. C. . Voto Obrigatório . O Estado de S. Paulo , São Paulo , 13 mai. 1997.
    • LIMA, M. O. C. . O Quarto Poder . O Estado de S. Paulo , São Paulo , 12 nov. 1996.
    • LIMA, M. O. C. . Forrest Gump e a Reforma Eleitoral . O Estado de S. Paulo , São Paulo , 23 set. 1997.
    • LIMA, M. O. C. . Dalai Lama: Globalização e a Nova Ordem Mundial . Folha de São Paulo , São Paulo , 19 nov. 1995.
    • LIMA, M. O. C. ; FERREIRA, O. S. . Chomsky: Consenso de Washington é uma fraude . Jornal da Tarde , São Paulo , 30 nov. 1996.
    • LIMA, M. O. C. . Novas Mídias, Velhas Éticas?. In: XXVI Congresso da Intercom , 2004 , Belo Horizonte. Mídia, Ética e Sociedade. Belo Horizonte : Intercom/PUC Minas, 2003. p. 127 - 132.
    • LIMA, M. O. C. . Entrevista com Elisabeth Saad - Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo : Escola Superior de Propaganda e Marketing , 2004 (Entrevista)
    • LIMA, M. O. C. . Estratégias para a Mídia Digital - Revista Comunicação, Midia e Consumo. São Paulo : Escola Superior de Propaganda e Marketing , 2004 (Resenha)
    • LIMA, M. O. C. . A Inclusão Digital e a Ampliação da Cidadania. São Paulo : Faculdade Cásper Líbero / Paulus , 2003 (Resenha)
    • Coutinho, Marcelo . Análise de Mercado e KPIs de Audiência. 2015 (Consultoria)
    • LIMA, M. O. C. . O Poder de Consumo do Internauta Brasileiro. 2006 (Consultoria)
    • LIMA, M. O. C. . Internet Usage in Latin America 2005. 2006 (Relatorio_tecnico)
    • LIMA, M. O. C. . Utilização das Tecnologias de Banda Larga no Brasil. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • LIMA, M. O. C. ; CHI, T. . Wireless Data Services in Latin America. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • LIMA, M. O. C. . The Health Sector and the Internet in Latin America. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • LIMA, M. O. C. . O voto e a cidade de São Paulo de 1980 a 1990. 1990 (Assessoria)
    • LIMA, M. O. C. . O uso da Internet no Brasil e no Mundo em 2002. 2003 (Relatorio_tecnico)
    • Coutinho, Marcelo . Vantagem Competitiva na Economia Digital. 2015 (Conferência)
    • Coutinho, Marcelo . O impacto das Tecnologias Digitais no Mercado de Trabalho. 2015 (Conferência)
    • Coutinho, Marcelo . Transformacíon digital: el CIO como líder. 2015 (Conferência)
    • Coutinho, Marcelo . Market Research, Big Data and Competitive Advantage. 2015 (Conferência)
    • Coutinho, Marcelo . Programmatic Research. 2015 (Conferência)
    • Coutinho, Marcelo . Publicidade e a Economia da Atenção. 2015 (Artplan (Agência de Publicidade))
    • LIMA, M. O. C. . O público convergente: o uso da Internet entre os jovens brasileiros. 2005
    • Graduacao:
      • Curso: Comunicação Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1987
      • Curso: Adminstração Pública
        Nome da Instituição: Fundação Getulio Vargas - SP
        Ano de conclusão: 1986
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1995
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
  • Atuação Profissional: 13
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1995 - 1997 ).
        Outras informações: Lecionou as disciplinas "Propaganda Ideológica" e "Ética na Comunicação" para alunos de graduação do Curso de Publicidade e Relações Públicas
        Outras informações: Professor de Graduação
    • Ibope eRatings:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2004 ).
        Outras informações: Responsável pela implantação da unidade de Análise e ações de marketing da joint-venture entre o Ibope e a Nielsen NetRatings, líder mundial em medição de audiência na Web. Desenvolvimento de novos serviços, consultoria nos setores de mídia, telecom, ecommerce e finanças no Brasil, Argentina e México,elaboração de relatórios sobre o uso da Internet no Brasil e no mundo, assessoria de imprensa e organização de eventos.
        Outras informações: Diretor de Área
    • Zoom Media Group:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2001 ).
        Outras informações: Diretor de Pesquisa - desenvolvimento de relatórios de mercado sobre a Internet na América Latina; suporte para equipe editorial das revistas Punto-Com, Ponto-Com e Poder(perfil dos leitores, coordenação de edições especiais, avaliação de produtos, monitoramento da concorrência); planejamento e redação de encartes publicitários e edições especiais.
        Outras informações: Direção de Área
    • Harvard University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Pesquisador Visitante no Grupo de Tecnologia da Informação, colaborou para a elaboração do Global Information Technology Report 2001/2002
        Outras informações: Pesquisador Visitante
    • Faculdade Cásper Líbero:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Agência Estado - Grupo O Estado de S. Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1995 - 1999 ).
        Outras informações: Gerente de Marketing da empresa líder em notícias em tempo real no Brasil. Participou da implantação do primeiro site de uma empresa jornalística brasileira na World Wide Web. Foi responsável pela criação de campanhas e análises de mercados para Internet e Intranets, implantação de database marketing, elaboração de anúncios e newsletters, pesquisas de mercado e modelos de negócio, organização de eventos e edição de matérias na área de Internet / Economia Internacional
        Outras informações: Gerente de Marketing
    • Partido da Social Democracia Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1992 - 1994 ).
        Outras informações: Assessor de Imprensa do PSDB de Santa Catarina - elaboração da estratégia de comunicação e das atividades de marketing dos deputados estaduais do Partido; treinamento de comunicação e assessoria de imprensa para vereadores e assessores
        Outras informações: Assessor de Imprensa
    • Prefeitura do Município de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1990 - 1991 ).
        Outras informações: Chefe da Divisão de Comunicação e Informação da Secretaria do Bem-Estar Social: elaboração do plano de marketing, direção de pesquisas entre a população carente, organização de eventos e criação de vídeos e revistas.
        Outras informações: Chefe de Divisão
    • Centro Brasileiro de Análise e Planejamento:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1985 - 1989 ).
        Outras informações: Assistente de Pesquisa no Grupo de Conjuntura Econômica e no projeto "Grandes Metrópoles da América Latina", em parceria com a NOVIB
        Outras informações: Assistente de Pesquisa
    • Escola Superior de Propaganda e Marketing:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • IBOPE Inteligência:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2009 ).
        Outras informações: Entre jun/2009 e fev/2010 permaneceu vinculado como consultor exclusivo do IBOPE Inteligência na área de Inteligência e Análise de Mercado.
        Outras informações: Diretor Executivo
    • Fundação Getulio Vargas - SP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Terra Networks América Latina:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - Atual ).
        Outras informações: Diretor de Inteligência de Mercado