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Rodison Roberto Santos

    • É graduado em Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (USP), em 2000. Mestrado (2007) e Doutorado (2013) em Filosofia pela mesma universidade. É especialista em Ética e Filosofia Política. Atualmente faz pós-doutorado em Filosofia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo desde 24 de setembro de 2018. Integra o grupo de pesquisa de Filosofia da Educação e História das Ideias Pedagógicas(GEFHIPE) da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo/FEUSP

       

      Links:    

    • SANTOS, R. R. . A vida de Voltaire, escrita por Condorcet, ou considerações sobre o papel do filósofo Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 2 , p. 51 - 57 , 2016. ISSN: 15170128.
    • SANTOS, R. R. . A república, o rei e a liberdade - sobre o texto 'A República...' de Condorcet Semina. Ciências Sociais e Humanas (Impresso) (Cessou em 2001) , v. 32 , p. 77 - 88 , 2011. ISSN: 16765443.
    • SANTOS, R. R. . História e progresso em Condorcet Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 15 , p. 193 - 210 , 2010. ISSN: 15170128.
    • SANTOS, R. R. . O direito à vida, à instrução e à cultura conforme o pensamento de Condorcet. Comunicação, cultura e educação, v. , p. 57 - 69, 2018.
    • Pontone, R. N. ; Calça, R. P. ; SANTOS, R. R. . As concepções dos direitos humanos segundo Thomas Paine e Condorcet e a escola pública segundo Condorcet. Luta e educação, v. , p. 01 - 102, 2018.
    • SANTOS, R. R. . Condorcet, leitor de Rousseau, organizador da instrução pública. In: IV Colóquio Rousseau: 'Rousseau: Filosofia, Literatura e Educação , 2009 , Londrina. Anais do IV Colóquio Rousseau: "Rousseau: Filosofia, Literatura e Educação. : , 2009. p. 461 - 472.
    • SANTOS, R. R. . Religião e Política em Condorcet. In: VI EPOG - ENCONTRO DE PÓS-GRADUANDOS DA FFLCH/USP , 2011 , São Paulo. Anais do VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. São Paulo : , 2011.
    • SANTOS, R. R. . A República pensada por Condorcet - Um Novo Modelo. In: V Encontro de Pós-Graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP , 2010 , São Paulo. V Encontro de Pós-Graduandos - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. : , 2010. p. 297 - 297.
    • SANTOS, R. R. . A Ideia de República em Condorcet. In: XIV Encontro Nacional de Pós-Graduação em Filosofia , 2010 , Águas de Lindóia SP. Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia. : , 2010. p. 503 - 503.
    • SANTOS, R. R. . A Proposta de Solução do Conflito entre Liberdade e Igualdade por meio da Instrução Pública feita por Condorcet, por ocasião da Revolução Francesa. In: X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF , 2002 , São Paulo. Atas do X Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF. Campinas - SP : Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia, 2002. p. 377 - 377.
    • SANTOS, R. R. . Preta Quita. São Paulo : Litteris Editora , 1997 (Conto)
    • SANTOS, R. R. . Condorcet e o direito à vida. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, R. R. . A instrução pública conforme Condorcet. 2013 (Conferência)
    • SANTOS, R. R. . A educação pública em Rousseau, com bases nos livros 'O Emílio', 'O Contrato social' e 'Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens'. 2013 (Conferência)
    • SANTOS, R. R. . I Jornada de Estudos Jean-Jacques Rousseau. 2010 (FFLCH-USP)
    • SANTOS, R. R. . 9º Simpósio de Pós-Graduação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 2019 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo)
    • BOTO, C. J. M. C. R. ; SANTOS, R. R. . Curso de Extensão: Leituras e desafios do mundo contemporâneo. 2020 (FEUSP/Universidade de São Paulo)
    • BARBOSA, T. ; MATUDA, F. G. ; FEITOSA, M. A. ; SANTOS, R. R. . IV Fórum Regional de Educação da Diretoria Centro-Sul da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP). 2007 (Oficina Pedagógica da Diretoria de Ensino Centro-Sul da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (SEE-SP))
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa e estudo Res publca (2010 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. R. , ARANOVICH, Patrícia Fontoura , BERNARDO, Isadora Prévide , RUBIANO, Mariana de Mattos , PEDROSO, Sandra Pires Silva T. , TSUJI, A. , NASCIMENTO, A. M. , LEITAO, C. E. C. , FERREIRA, C. C. , SOUZA, F. R. B. , SOUSA, R. R. , BUENO, T. S. L. .
      Descrição: do grupo de estudo Res publica, da Universidade Federal de São Paulo, Campus de Guarulhos, que reúne pesquisadores de vários temas, autores e períodos, das áreas de humanidades, cujos interesses convergem justamente para o assunto da política (a coisa pública). Para contemplar esse assunto, os estudos centram-se em autores clássicos, transitando por todos os temas relativos à política, como a retórica, a história, a historiografia e a filosofia moral. Líderes do grupo: Patricia Fontoura Aranovich e Patrício Tierno. Nomes das linhas de pesquisa: Tópicos de Teoria Política e Ética e Filosofia Política. Universidades parceiras: Universidade de São Paulo e Universidade Federal de Alagoas.
    • Nome do projeto: As concepções dos direitos humanos segundo Thomas Paine e Condorcet e a escola pública segundo Condorcet (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, R. R. , BOTO, C. J. M. C. R. .
      Descrição: A presente pesquisa propõe-se a estudar os fundamentos da concepção dos direitos humanos elaborada por Thomas Paine e Condorcet e sua relação com a elaboração do projeto de escola pública, proposto por Condorcet, no período da Revolução Francesa, entre 1788 e 1792. A pesquisa procura analisar as maneiras pelas quais a concepção dos direitos humanos contribuiu para se pensar os fundamentos da escola pública e, além disso, como a implantação e manutenção da escola pública são fundamentais para a garantia e sustentáculo dos direitos humanos. Thomas Paine e Condorcet afirmavam que é no enfoque da garantia da participação de todo cidadão em todas as instâncias da vida civil e política, na elaboração das leis, ou seja, nas funções legislativas, e no governo do país, que se põe uma questão importante para o tema dos direitos humanos: todos têm direito de participar de todas as instâncias políticas de seu país ou de sua nação; no entanto, para que se participe amplamente é necessário que o cidadão seja instruído. E como, entre o povo, se preparariam pessoas instruídas para participar plenamente da vida civil e política? Neste projeto pretendemos estudar em que medida, para Condorcet, a instrução pública inter-relaciona-se com os direitos do homem. Dessa forma, o tema dos direitos universais dos homens manifesta-se entranhado com o tema da escola pública, uma vez que a questão dos direitos dos homens só pode ser compreendida em sua total extensão se todos tiverem condições as mais amplas de gozarem destes direitos. É sobre a intersecção entre os direitos humanos e a importância da escola pública na construção e manutenção destes direitos que vamos pesquisar.
    • Nome do projeto: Leituras e desafios do mundo contemporâneo: do giz às margens (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, R. R. , BOTO, C. J. M. C. R. , SILVA, Alexandre R. E. , GOIS, Marina R. , COLOMBO, Maria Alzira C. , GUIRAO, Nathalia C. F. , FERRERO, Tiziana , PARRA, Marcelo , POLACHINI, Bruna .
      Descrição: Este evento tem como principal objetivo estimular a reflexão e fomentar o debate sobre leituras e desafios que envolvem o mundo contemporâneo, com destaque para a realidade brasileira. A escolha inicial da temática de cada encontro decorre de uma aproximação ao que se considera indispensável para o processo formativo de educadores e futuros professores. Para tanto, pretende-se favorecer as seguintes competências e habilidades: a) promover o reconhecimento da leitura como objeto de investigação e estudo, considerando as diversas apropriações dos sujeitos; b) os modelos de leituras que se inserem no contexto brasileiro; c) identificar o lugar social ocupado pela escola nas práticas de leitura; d) retraçar novas abordagens para o combate ao racismo e machismo na sociedade contemporânea; e) reconhecer o impacto e a organização de um novo formato de leitura, provocado pela cosmovisão da internet. Devido a atual impossibilidade de encontros presenciais e a limitação do acesso físico à universidade e seus recursos oferecidos, este projeto tem por proposta oferecer caminhos e alternativas para difusão de saberes nesse contexto adverso. Para tal, foram estruturados cinco encontros virtuais promovidos mensalmente por iniciativa do Grupo de Estudos de Filosofia e História das Ideias Pedagógicas (GEFHIPE). Tais encontros consistem em promover o diálogo sobre temáticas fundamentais a respeito do mundo contemporâneo, por meio de discussões e leituras compartilhadas fomentadas por importantes intelectuais em suas respectivas áreas de saber. Pensar em novas maneiras para ampliar a relação entre a sociedade e a universidade, assim como criar espaços potenciais para formação e difusão de conhecimentos são essenciais no cenário atual. O espaço virtual é um espaço privilegiado para a divulgação dos trabalhos e discussões realizadas no ambiente acadêmico para um público mais amplo, ultrapassando o espaço físico das universidades e facilitando o acesso para todos os interessados em ampliar seus conhecimentos e se inteirar em novas ideias e debates. Portanto, para além da importância desses encontros para a área da educação, as discussões a respeito de tais temáticas são pontos nevrálgicos para promover um campo de vivências e diálogos crítico para analisar e pensar os desafios e potenciais da contemporaneidade..
    • SANTOS, R. R. . Projeto Simulado 2016. 2016 - Trabalho técnico
    • SANTOS, R. R. . Projeto SIMULADO 2015 - modelo ENEM. 2015 - Trabalho técnico
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2001
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 6
    • Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professor Educação Básica II
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Tribunal de Justiça do Estado da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1988 - 1995 ).
        Outras informações: Escrevente de Cartório
    • Fundação Instituto de Educação de Barueri:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professor de Educação Básica III
    • Secretaria Municipal de Educação de Barueri:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Professor de Educação Básica II
    • Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CTUR):
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Professor