Não autenticado |

Giovanna Pezzuol Mazza

    • Possui graduação em História (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de São Paulo e mestrado em História Social pela mesma universidade. Tem experiência na área de Produção Cultural, Arte-Educação e História, com ênfase em História da América Latina e História da Arte. Atualmente atua como produtora cultural do Sesc Avenida Paulista nas áreas de Desenvolvimento Artístico, Diversidade Cultural e Valorização Social.

       

      Links:    

    • MAZZA, GIOVANNA PEZZUOL . Representações da mulher na obra de Marina Núñez del Prado (1908-1995) * Representations of woman in the work of Marina Núñez del Prado (1908-1995) História e Cultura , v. 7 , p. 75 - , 2018. ISSN: 22386270.
    • PEZZUOL MAZZA, GIOVANNA . Esculpir a vida com palavras: Autobiografia de Marina Núñez del Prado (1908-1995) REVISTA ELETRÔNICA DA ANPHLAC , v. 18 , p. 155 - 188 , 2018. ISSN: 16791061.
    • MAZZA, G. P. . Um olhar feminino para os Andes: Autobiografia de Marina Nuñez del Prado (1908-1995). In: XXVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Anais Eletrônicos do XXVIII Simpósio Nacional de História. : , 2015.
    • MAZZA, G. P. . Esculpindo o indígena boliviano: autobiografia de Marina Núñez del Prado (1908-1995).. In: XII Encontro Internacional da Anphlac , 2016 , Campo Grande. Anais Eletrônicos do XII Encontro Internacional da ANPHLAC. : , 2016.
    • MAZZA, G. P. ; VILADARGA, S. M. S. F. ; OLIVEIRA, J. G. S. ; NOGUEIRA, M. H. ; MOTTA, Romilda Costa . História, Cultura e Gênero. 2016 (Oficina Cultural Casa Mário de Andrade)
    • MAZZA, G. P. ; COTA JUNIOR, E. O. ; OLIVEIRA, J. G. S. ; NUNES, A. B. M. ; EVANGELISTA, M. B. ; CARNEIRO, T. M. M. . Arte, Gênero e História na América Latina. 2020 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP))
    • MAZZA, G. P. ; VERON, G. . De Grete Stern aos sonhos ordinários. 2016 (Oficina Cultural Oswald de Andrade)
    • Nome do projeto: Laboratório de Estudos de História das Américas (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MAZZA, G. P. , SOARES, G. P. .
      Descrição: O LEHA é local de desenvolvimento de pesquisas de natureza institucional e outras atividades de caráter acadêmico, que fomentem o desenvolvimento e a divulgação da produção do conhecimento na área de História das Américas. São objetivos do LEHA: Congregar professores, pesquisadores e estudantes desta e de outras universidades para o desenvolvimento de pesquisas e de atividades na área de História das Américas; Reconhecer e formalizar a divulgação dos estudos e das atividades anteriormente mencionadas; Promover a colaboração e o diálogo com outras instituições e grupos de pesquisa em áreas afins; Proporcionar aos alunos de graduação e de pós-graduação um espaço de interlocução acadêmica; Desenvolver laços de cooperação acadêmica por meio de intercâmbio com outras instituições de pesquisa e ensino, nacionais e internacionais, no sentido de construir parcerias no desenvolvimento de projetos.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos em Gênero e História (GRUPEG-HIST) (2015 - 2019
      Natureza: Outra
      Integrantes: MAZZA, G. P. , VILADARGA, S. M. S. F. .
      Descrição: Descrição: Grupo que visa à formação e aprofundamento teórico de pesquisadores nas questões de gênero no âmbito da História. As atividades regulares consistem em reuniões voltadas à discussão de bibliografia pertinente. Pretende-se ainda organizar eventos, realizar publicações e produzir materiais resultantes das pesquisas, a serem veiculados por diferentes mídias, tais como website, blog e páginas de redes sociais.
    • Nome do projeto: Esculpindo a mulher indígena: produção artística e autobiográfica de Marina Núñez del Prado (1908-1995) (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MAZZA, G. P. , SOARES, G. P. .
      Descrição: Esta dissertação contempla a produção artística e autobiográfica da escultora Marina Núñez del Prado (19081995), importante nome do modernismo boliviano e uma das protagonistas do indigenismo andino no campo das artes plásticas em seu país. O objetivo geral da pesquisa é elucidar de que maneira a artista dialogou com os movimentos artísticos de sua época, atuando a partir de um lugar específico, de uma mulher pertencente à elite boliviana, buscando inserir-se nos cânones da escultura moderna ocidental, ao longo do século XX. Além disso, também é objetivo da pesquisa analisar como ela trabalhou pela perpetuação de sua memória e legado artístico através de três principais ações: a abertura de duas fundações com seu nome, responsáveis pela administração de duas casas museus a publicação da autobiografia Eternidad en los Andes, em 1973 e a organização de seu arquivo pessoal. Para além da autobiografia e do acervo pessoal da artista, outras fontes privilegiadas desta pesquisa são suas obras, em grande maioria esculturas o espaço expositivo da Casa Museo Marina Núñez del Prado, localizada na cidade de Lima e, por fim, comentários de críticos e historiadores em jornais, revistas, livros e catálogos acerca da produção da artista.
    • Nome do projeto: História, Cultura e Poder na América Latina (2015 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: MAZZA, G. P. , SOARES, G. P. .
      Descrição: Este Grupo de Estudos engloba projetos voltados à história da América Latina nos séculos XIX e XX, que se realizam a partir das articulações entre os domínios da história política, da história cultural e da história da arte, mas que apontam para um novo enfoque que vai além da abordagem e recortes tradicionalmente consagrados por estas matrizes, superados pelo hibridismo de novos objetos e problemas. A chamada ?História Social inglesa? pautou as complexas articulações entre consciência, experiência, produção cultural e luta por hegemonia na sociedade, ampliando o uso muitas vezes restritivo da ideologia como categoria historiográfica. A história política renovada, por outro lado, propõe uma abordagem do político para além dos limites institucionais que formalizam as relações de poder (Estado, governo, sistema de partidos, movimentos político-ideológicos). A história das relações de gênero constituiu-se também enquanto âmbito investigativo e reflexivo atravessado pelas preocupações atinentes ao cultural e às relações de poder. Estas e outras vertentes teóricas apontaram para a necessidade de constituição de objetos e problemas situados no entre-lugar da história política e da história cultural tal como se delimitaram no debate historiográfico contemporâneo. Alguns exemplos: a história intelectual e dos intelectuais, as instituições culturais que operam no âmbito de poder e da luta política, o engajamento artístico-intelectual, propaganda, as políticas culturais, os movimentos socioculturais e suas identidades políticas. A partir destas abordagens e objetos, a Linha de Pesquisa reúne pesquisas que englobam as várias dimensões da produção cultural atravessada pelos jogos da política, reconhecendo que as desigualdades internas às sociedades e as assimetrias de poder entre países e regiões implicam em dimensões culturais tanto no exercício da dominação política quanto da resistência.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Marina Nuñez del Prado e Frida Kahlo: a arte e as escritas de si
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2018
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Bolsista CNPq/ Mestrado - ligado ao Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade de São Paulo (USP)
        Outras informações: Mestranda
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Estágio Supervisionado no Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (PAE) na Disciplina História da América Independente I (Departamento de História) com orientação da Profª Gabriela Pellegrino Soares.
        Outras informações: Estágio supervisionado
    • Sesc Avenida Paulista:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Produtora Cultural
    • Itaú Cultural:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2020 ).
        Outras informações: Educadora do projeto "Caminhando com arte"
    • Instituto Tomie Ohtake:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Educadora da exposição "Frida Kahlo"
    • Fundação Bienal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Educadora da 29ª Bienal de Arte Contemporânea
    • Colégio Sidarta:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Assistente de Artes