Não autenticado |

Laura Fortes

    • Professora da UNILA (Universidade Federal da Integração Latino-Americana). Doutora em Letras pelo Programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, com realização de estágio sanduíche na University of Technology, Sydney. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Língua Estrangeira, Discurso e Identidade - LEDI, coordenado pela Profa. Dra. Marisa Grigoletto. Mestre em Letras (DLM-FFLCH-USP). Graduada e licenciada em Letras (Português/Inglês) também pela FFLCH-USP. Possui experiência em docência desde 1998 em diversas modalidades e níveis de ensino, especialmente na área de inglês como língua estrangeira. O foco de sua atuação acadêmica tem sido a análise de discurso pecheutiana em sua relação de entremeio com áreas da linguística aplicada, da sociolinguística e da história das ideias linguísticas, especialmente aquelas voltadas aos processos de ensino e aprendizagem de línguas, aos estudos de bilinguismo/multilinguismo, à análise do currículo, às políticas de línguas e à formação de professores.

       

      Links:    

    • FORTES, L. . Meanings of ?error? in EFL teachers? discourse: a reflection about representations and pedagogical practices. Saarbrücken : VDM Verlag Dr. Müller GmbH & Co. KG, 2010 . 136p. ISBN: 9783639278613.
    • FORTES, LAURA . The emergence of bilingual education discourse in Brazil: bilingualisms, language policies, and globalizing circumstances International Journal of Bilingual Education and Bilingualism , v. ns , p. 1 - 10 , 2015. ISSN: 13670050.
    • FORTES, L. . A representação do inglês/língua estrangeira como ?matéria escolar? e alguns de seus efeitos nas práticas pedagógicas Diálogo das Letras , v. 03 , p. 27 - 49 , 2014. ISSN: 23161795.
    • FORTES, L. . O acontecimento do ?ensino bilíngue?: representações da língua inglesa entre memórias e políticas Recorte (UninCor) , v. 11 , p. 1 - 18 , 2014. ISSN: 18078591.
    • FORTES, L. ; GRIGOLETTO, M. . Concepções de ?erro? no discurso do professor de le: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua Revista Letras Raras , v. 2 , p. 6 - 18 , 2013. ISSN: 23172347.
    • FORTES, L. . A Linguística Aplicada significando e ressignificando o ?erro? em discursos sobre o ensino e a aprendizagem de inglês/língua estrangeira. Língua, discurso e processos de subjetivação na contemporaneidade, v. 1, p. 293 - 319, 2013.
    • FORTES, L. . Sentidos de ?erro? no dizer de professores de inglês/língua estrangeira: algumas considerações sobre a representação da língua como gramática. Análises do Discurso: o diálogo entre as várias tendências na USP, v. , p. 1 - 9, 2009.
    • FORTES, L. . As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. Análise de Discurso: perspectivas, v. 1, p. 574 - 586, 2007.
    • FORTES, L. . Política e Políticas Linguísticas (Resenha) . Revista Sures (Revista Digital do Instituto Latino-Americano de Arte, Cultura e História- Universidade Federal da Integração Latino-Americana-UNILA) , Foz do Iguaçu, PR , . .
    • FORTES, L. . O intelectual e o subalterno: conhecimento, invenção e engajamento . Revista Escrita , Foz do Iguaçu , 14 mai. 2013.
  • Trabalhos em Anais: 23
    • FORTES, L. . The discursive construction of English language curricula in Brazilian prestige bilingual schools. In: 2014 FASS HDR Students Conference , 2014 , Sydney. 2014 FASS HDR Conference. Sydney : University of Technology, Sydney, 2014. p. 1 - 23.
    • FORTES, L. . Sobre a invenção do ?bilinguismo? pela/na linguística: a produção de sentidos e a lógica da complementaridade. In: V SEPIDIS - Seminário de Pesquisa , 2013 , Campinas. V SEPIDIS: aderno de resumos e programação. : , 2013.
    • FORTES, L. . Discursividades sobre o ?ensino bilíngue? (português/inglês): acontecimento, memória, subjetividade. In: X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2013 , Rio de Janeiro. Anais do X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. : , 2013. p. 1 - 27.
    • FORTES, L. . Discursividades sobre o ?ensino bilíngue? (português/inglês): acontecimento, memória, subjetividade. In: X CBLA - Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada , 2013 , Rio de Janeiro. X Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada: Política e Políticas Linguísticas. Rio de janeiro : , 2013. p. 161 - 161.
    • FORTES, L. . A língua inglesa no acontecimento do ?ensino bilíngue?: memória, currículo e políticas de línguas. In: VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso , 2013 , Porto Alegre. Anais do VI SEAD: 1983-2013 - Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença. Porto Alegre : , 2013.
    • FORTES, L. ; FERREIRA, M. C. L. ; INDURSKY, F. ; MITTMANN, S. . A língua inglesa no acontecimento do ?ensino bilíngue?: memória, currículo e políticas de línguas. In: VI SEAD - Seminário de Estudos em Análise do Discurso , 2013 , Porto Alegre. Anais do VI SEAD: 1983-2013 - Michel Pêcheux: 30 anos de uma presença. Porto Alegre : , 2013. p. 1 - 7.
    • FORTES, L. . O currículo de inglês na escola 'bilíngue' de educação infantil: representações, políticas de línguas e silenciamentos. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI (Associação Brasileira de Professores Universitários de Inglês) , 2012 , Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI. : , 2012.
    • FORTES, L. . Conceitos de bilinguismo em discursos da linguística e da sociolinguística: relações de poder, implicações políticas e processos identitários em questão. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade , 2012 , Campinas. Anais eletrônicos do III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade. : , 2012.
    • FORTES, L. . Discursos sobre bilinguismo (português/inglês) e educação bilíngue no Brasil: relações de poder, implicações políticas e processos identitários em questão. In: III Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade , 2012 , Campinas. Anais do III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade/ I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. : , 2012.
    • FORTES, L. . O currículo de inglês na escola bilíngue: políticas linguísticas e silenciamentos. In: III Congresso Internacional da ABRAPUI: Language and literatura in the age of technology , 2012 , Florianópolis. Anais do III Congresso Internacional da ABRAPUI. : , 2012.
    • FORTES, L. . Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (IX CBLA) , 2012 , Rio de Janeiro. Anais Eletrônicos do IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. : , 2011.
    • FORTES, L. . Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada (CBLA) , 2011 , Rio de Janeiro. Anais do IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada. : , 2011.
    • FORTES, L. . Concepções de "erro" no discurso do professor de língua estrangeira: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. In: I Colóquio Internacional de Análise do Discurso , 2006 , . I Colóquio Internacional de Análise do Discurso: caderno de programação e resumos. : , 2006.
    • FORTES, L. . A formação discursiva do Inglês como Língua Internacional: reflexões sobre a representação da língua como instrumento de comunicação e suas implicações na constituição identitária de professores de inglês/língua estrangeira. In: II CIAD (Colóquio Internacional de Análise do Discurso , 2009 , São Carlos. II CIAD Colóquio Internacional de Análise do Discurso: apresentação, programação e resumos. : , 2009.
    • FORTES, L. . Concepções de 'erro' no discurso do professor de LE: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. In: 1º Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo , 2006 , . Anais do 1º Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. : , 2006.
    • FORTES, L. . As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. In: II Seminário de Pesquisa em Análise do Discurso , 2006 , . Anais do II Seminário de Pesquisa em Análise de Discurso. : , 2006.
    • FORTES, L. . Entre saber e poder: uma análise das concepções de 'erro' no discurso do professor de língua inglesa na escola pública. In: VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso , 2007 , . Anais do VIII ENIL. : , 2007.
    • FORTES, L. . A prática pedagógica como prática discursiva: A questão do "erro" no dizer do professor de. In: II EPOG (Encontro de Pós-Graduandos da FFLCH-USP) , 2007 , . Anais do II EPOG. : , 2007.
    • FORTES, L. . As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira: delineando (possíveis) relações com as práticas pedagógicas. In: IV Congresso Internacional da ABRALIN , 2005 , Brasília. Anais do IV Congresso Internacional da ABRALIN. : , 2005.
    • FORTES, L. . As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira em escolas de idiomas. In: 53º GEL (Grupo de Estudos Linguísticos) , 2005 , São Carlos. Anais do 53º GEL. : , 2005.
    • FORTES, L. . Um Estudo Sobre as Concepções de Erro no Discurso de Professores de Língua Estrangeira. In: 11º SIICUSP , 2003 , São Paulo. Anais do 11º SIICUSP. : , 2003.
    • FORTES, L. . Um estudo sobre as concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. In: 51º GEL (Grupo de Estudos Linguísticos) , 2003 , Taubaté. Anais do 51º GEL. : , 2003.
    • FORTES, L. . Entre saber e poder: uma análise das concepções de "erro" no discurso de professores de inglês. In: VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso , 2007 , São Paulo. VIII ENIL ? Encontro Nacional de Interação em Linguagem Verbal e Não-Verbal e II Simpósio Internacional de Análise Crítica do Discurso. : , 2007.
    • FORTES, L. . Sentidos de ?erro? no dizer de professores de inglês/língua estrangeira: uma reflexão sobre representações e práticas pedagógicas. : , 2008 (Dissertação de Mestrado)
    • FORTES, L. . Meanings of ?error? in EFL teachers? discourse: a reflection about representations and pedagogical practices. Saarbrücken : VDM Verlag Dr. Müller GmbH & Co. KG , 2010 (Tradução)
    • FORTES, L. . Bilingüismo(s) y políticas de lenguas: identidad, cultura y relaciones de poder. 2013 (Conferência)
    • FORTES, L. . A formação discursiva do Inglês como Língua Internacional: reflexões sobre a representação da língua como instrumento de comunicação e suas implicações na constituição identitária de professores de inglês/língua estrangeira. 2009 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . A prática pedagógica como prática discursiva: A questão do 'erro' no dizer do professor de LE. 2007 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Entre saber e poder: uma análise das concepções de 'erro' no discurso de professores de inglês. 2007 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. 2006 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Concepções de ?erro? no discurso do professor de LE: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. 2006 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Concepções de 'erro' no discurso do professor de língua estrangeira: reflexões sobre o sujeito e saberes sobre a língua. 2006 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira: delineando (possíveis) relações com as práticas pedagógicas. 2005 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . As concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira em escolas de idiomas. 2005 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Um Estudo Sobre as Concepções de Erro no Discurso de Professores de Língua Estrangeira. 2003 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Um estudo sobre as concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira. 2003 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . The discursive construction of English language curricula in Brazilian prestige bilingual schools. 2014 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Sobre a invenção do ?bilinguismo? pela/na linguística: a produção de sentidos e a lógica da complementaridade. 2013 (Comunicacao)
    • FORTES, L. ; BRAGA, M. D. W. ; CONFUORTO, I. . SIMP123054 ? Língua e Educação: uma abordagem discursiva. 2013 (Simposio)
    • FORTES, L. . O ?bilinguismo? português/inglês no Brasil: subjetividade e representação. 2013 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Sentidos legitimados de ?bilinguismo?: reflexões sobre a língua inglesa em espaços de enunciação e em políticas de línguas no Brasil. 2013 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Discursividades sobre o ensino 'bilíngue': acontecimento, memória, subjetividade. 2013 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . O currículo de inglês na escola bilíngue: políticas linguísticas e silenciamentos. 2012 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Discursos sobre bilinguismo (português/inglês) e educação bilíngue no Brasil: relações de poder, implicações políticas e processos identitários em questão. 2012 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. 2011 (Comunicacao)
    • FORTES, L. ; FERNANDES, Lauren . O projeto de leitura de Oliver Twist: uma experiência interdisciplinar na aula de inglês. 2011 (Comunicacao)
    • FORTES, L. ; FERNANDES, Lauren . Scrapbooking. 2010 (Comunicacao)
    • FORTES, L. . Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo do currículo de língua inglesa em escolas 'bilíngues'. 2013
    • FORTES, L. . Relatório para exame de Qualificação. 2007
    • Nome do projeto: Representação e Identidade no discurso didático-pedagógico de língua estrangeira (1998 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FORTES, L. , GRIGOLETTO, M. .
      Descrição: Estudo das representações de professores e alunos sobre a língua e cultura estrangeiras, investigando os discursos que atravessam a constituição do saber desses sujeitos, sobretudo no viés apresentado pelos livros didáticos
    • Nome do projeto: Língua estrangeira e identidade: a investigação das relações entre texto, imagem e memória no caso do inglês no Brasil (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FORTES, L. , GRIGOLETTO, M. .
      Descrição: O projeto investiga a discursividade em torno da língua inglesa no Brasil produzida no discurso político-educacional sobre línguas estrangeiras (e, em especial, inglesa) no Brasil e na mídia e os seus efeitos de sentido, buscando, sobretudo, observar as representações da língua inglesa no corpus pesquisado e a construção de posições identitárias para o sujeito brasileiro. O projeto busca responder às seguintes questões: 1. Que sentidos são construídos no imaginário nacional brasileiro sobre a língua inglesa e que entram na composição da história local dos brasileiros no que tange à construção da identidade de brasileiro? 2. Quais os modos materiais de existência da memória na ordem do discurso sobre a língua inglesa no Brasil dos séculos XX e XXI? 3. Tomando como pressuposto que os discursos nos constituem como sujeitos, de que formas os discursos em análise sobre a língua inglesa se refletem na constituição da identidade do brasileiro exposto a essa língua estrangeira? Em outras palavras, que lugares discursivos se criam para serem ocupados pelos sujeitos que com eles se identificarem?
    • Nome do projeto: A presença simbólica da língua inglesa no Brasil e na construção da identidade nacional (2003 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FORTES, L. , GRIGOLETTO, M. .
      Descrição: Os objetivos do projeto são: a) estudar a discursividade em torno da língua inglesa no Brasil com base em documentos político-educacionais sobre o ensino e a história do ensino dessa língua e em artigos da imprensa escrita sobre essa língua estrangeira; b) analisar o modo de interpelação ideológica dos sujeitos, conforme efetuado pelos discursos sobre a língua inglesa no Brasil e sua influência na construção da identidade nacional brasileira.
    • Nome do projeto: Novos modos de produção de línguas na globalização: O caso do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FORTES, L. , PENNYCOOK, A. , WIDIN, J. .
      Descrição: Projeto de doutorado sanduíche desenvolvido na University of Technology, Sydney, sob orientação do Prof. Dr. Alastair Pennycook entre julho e dezembro de 2014.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras/Inglês/Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Licenciatura Plena em Letras/Português/Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Iniciação Científica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Um estudo sobre as concepções de erro no discurso de professores de língua estrangeira
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Entre o silêncio e o dizível: um estudo discursivo de sentidos de bilinguismo, educação bilíngue e currículo em escolas bilíngues português-inglês
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Novos modos de produção de línguas na globalização: O caso do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues
        Ano de conclusão: 2014
    • Centro Universitário Ibero-Americano:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
        Outras informações: Professora
    • Colégio Oswald de Andrade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de língua inglesa (EF)
    • Centro Norte-Paulista de Cultura Anglo-Americana:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2002 ).
        Outras informações: Auxiliar de ensino
    • Centro Britânico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2008 ).
        Outras informações: Auxiliar de ensino
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
        Outras informações: Monitora do curso English on Campus
    • University of Technology Sydney:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Realização de doutorado sanduíche sob orientação do Prof. Dr. Alastair Pennycook. Título do projeto: Novos modos de produção de línguas na globalização: o caso do currículo de língua inglesa em escolas bilíngues. Bolsista CAPES: Processo 3760/14-6.
        Outras informações: Visiting research student
    • Universidade Federal da Integração Latino-Americana:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - Atual ).
        Outras informações: Docente