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Vitória Pinheiro Grunvald

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2005), com período de intercâmbio em Antropologia na Universidad Autonoma de Madrid em 2003. É mestre em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ, concluído em 2009, sob orientação do Prof. Márcio Goldman. Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP), concluído em 2015, sob orientação da Prof. Sylvia Caiuby Novaes, com período de pesquisa no Departamento de História de Arte na McGill University, Canadá, sob orientação da Prof. Amelia Jones. E pós-doutor pela Universidade de São Paulo com pesquisa realizada entre 2018-2019. É antropólogo-realizador, com formação em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema, e produziu obras fotográficas, audiovisuais e artísticas. Tem experiência e interesse nos campos da Antropologia Visual, Antropologia da Performance, da Arte, do Corpo, do Gênero e da Sexualidade e suas reflexões giram em torno de (1) discussões que envolvem a apropriação de metodologias e práticas artísticas para o fazer antropológico; (2) questões relacionadas à teoria antropológica e sua relação com outros campos do saber acadêmico que pensam a imagem e as artes; (3) experimentações com a imaginação etnográfica; (4) questões relacionadas ao campo artístico, fotografia, filme e cultura visual; (5) maneira como imagem e corpo são operacionalizados nas relações sociais contemporâneas; (6) problemas relacionados à práticas identitárias e de subjetivação; (7) deslocamentos sofridos pela vivência do gênero e da sexualidade, em especial àqueles relacionados à transgeneridade; (8) processos em torno das novas tecnologias de informação e comunicação e mídias digitais; (9) musicologia queer/LGBT e práticas dissidentes na música. Atualmente é professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde coordena o Núcleo de Antropologia Visual (Navisual). É também coordenador do Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiovisuais (GRUA/UFRJ) e participa dos seguintes grupos de pesquisa: Grupo de Antropologia Visual (GRAVI), Núcleo de Antropologia, Performance e Drama (NAPEDRA), Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença (NUMAS) e Pesquisas em Antropologia Musical (PAM), todos ligados à Universidade de São Paulo. Nos últimos anos, realiza, junto com Paulo Mendel, o Projeto Família Stronger (http://www.familiastronger.com), cuja obra Domingo foi selecionada para o Royal Anthropological Institute (RAI) Film Festival 2019 e para a 21ª Bienal Sesc_Videobrasil, dentre outros.

       

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    • Marcadores Sociais da Diferença, com ênfase em gênero e sexualidade
    • GRUNVALD, V. ; LIMA, M. R. P. ; JESSOUROUN, T. . Boca de lixo visto por Maria Raquel Passos Lima, Vitor Grunvald e Theresa Jessouroun. Rio de Janeiro : 7 letras, 2019 . 93p. ISBN: 9788542108132.
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    • GRUNVALD, VITOR . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista de Antropologia. 2019 (Parecer)
    • GRUNVALD, VITOR . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista Sociologias. 2020 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de Prêmio - VII Prêmio Claude Lévi-Strauss (Associação Brasileira de Antropologia). 2018 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Vista - Revista de Cultura Visual. 2018 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista Antropolítica. 2018 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista PROA. 2017 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista PROA. 2017 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista Ponto Urbe. 2017 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Curador ad hoc - Revista Cadernos de Campo. 2016 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Bate-papo sobre o Ciclo 'Amor e desejo na Terceira Idade'. 2013 (Outra)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista Áskesis. 2015 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista Plural. 2015 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista Cadernos de Arte e Antropologia. 2014 (Parecer)
    • GRUNVALD, V. . Parecerista ad hoc de artigo científico acadêmico - Revista Cadernos de Campo. 2014 (Parecer)
    • GRUNVALD, VITOR ; AMINO, N. . Participação no CICLO DE WEBCONFERÊNCIAS SOBRE TRAJETÓRIAS PESSOAIS E HISTÓRIA DA ANTROPOLOGIA VISUAL NO BRASIL. 2020 (Conferência)
    • GRUNVALD, VITOR ; LEITE JUNIOR, J. . Pânico sexo-genérico e a arte como regime de moralidade: reflexões a partir de casos brasileiros recentes. 2019 (Congresso)
    • GRUNVALD, V. . Corpo, arte e ativismo. 2018 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Mostra: programação em curso - atividade do 28º Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo. 2017 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Arte y política en el escenario musical brasileño: apuntes éticos y estéticos.. 2018 (Congresso)
    • GRUNVALD, V. . Puentes y terrorismos: reflexiones acerca de arte, política y disidencias de género y sexualidad en el escenario muscial brasileño. 2018 (Congresso)
    • GRUNVALD, V. . Stronger: explorações teórico-etnográficas sobre família, cidade e documentário etnográfico de narrativa transmídia. 2018 (Seminário)
    • GRUNVALD, V. . A Revolta da Lâmpada: elucubrações acadêmico-ativistas sobre corpos, dissidências e ocupação do espaço púiblico2. 2018 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Gênero, mídia e corporalidade. 2018 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. ; TONHON, M. . Transições. 2017 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Sobre corpos e revoltas: considerações fechativas sobre arte e uma política (cuir) das ruas. 2016 (Comunicacao)
    • GRUNVALD, V. . Existências, insistências e travessias: sobre algumas políticas e poéticas de travestimento. 2016 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Explorando a imaginação etnográfica: alguns apontamentos sobre arte e o fazer antropológico. 2016 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Antropologia, Arte, Imagens-corpo e moralidades: reflexões a partir de uma pesquisa sobre políticas e poéticas de travestimento. 2016 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Políticas e poéticas do travestimento. 2015 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Os cristais de Rrose e os corpos de Michel: reflexões alucinatórias sobre arte e travestimento. 2015 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . Leather souvenir: explorações imagéticas do BDSM. 2015 (Seminário)
    • GRUNVALD, V. . Performance de gênero e gênero da performance: algumas reflexões a partir da arte corporal de Michel Journiac. 2014 (Seminário)
    • GRUNVALD, V. . Rrose Michel: arte, performance e subjetividade em algumas experiências de travestimento (Participante da Mesa Redonda Usos da Imagem na Antropologia). 2015 (Outra)
    • GRUNVALD, V. . O feminismo antropológico na atualidade. 2009 (Conferência)
    • GRUNVALD, V. . A simpatia de Foucault e seus efeitos sobre a nossa imagem do socius. 2007 (Comunicacao)
    • GRUNVALD, V. ; MENDEL, P. ; STRONGER, E. J. . Des/re/organizações Afetivas - Programação Pública da 33ª Bienal de São Paulo. 2018
    • GRUNVALD, VITOR ; MENDEL, P. ; TREVISAN, J. S. ; STRONGER, E. ; BOGOSSIAN, G. . 21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil. 2020
    • GRUNVALD, V. ; VIEIRA, H. . Queer no Brasil (2ª Conferência Internacional SSEXBBOX - MixBrasil). 2016
    • GRUNVALD, VITOR ; GAMA, F. . Mesa de abertura do PPGAS/UFRGS. 2020
    • GRUNVALD, V. ; Outros . Jornada Conjunta de alunos do MN/UFRJ, PPGSA/UFRJ e IUPERJ. 2007 (MN/UFRJ, PPGSA/UFRJ e IUPERJ)
    • GRUNVALD, V. ; CAIUBY NOVAES, S. ; HIKIJI, R. S. G. ; MORGADO, P. ; RIBEIRO, M. ; PESSUTO, K. ; ABREU, C. C. ; GIESBRECHT, E. . Encontro Internacional de Antropologia VIsual. 2014 (Universidade de São Paulo (USP))
    • GRUNVALD, V. ; FREITAS, C. C. M. ; LAMPADA, C. R.Coletivo Revolta da Lâmpada . Ciclo das 5 - Seminário na Escola de Sociologia e Política. 2015 (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)
    • GRUNVALD, V. . 2ª Semana de Debates de Cultura Geral. 2016 (Faculdade Cásper Líbero)
    • GRUNVALD, VITOR ; PASSIANI, E. ; TEIXEIRA, I. ; PERES, P. ; RIBEIRO, T. ; SEVERO, R. . XXXII Salão de Iniciação Científica da UFRGS. 2020 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • GRUNVALD, VITOR ; VALE, A. F. C. ; CORADINI, L. ; BACAL, T. ; LEAHA, M. ; GAMA, F. . Premio Pierre Verger da Associação Brasileira de Antropologia. 2020 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • GRUNVALD, VITOR ; CORADINI, L. . Organização do webinário Experiências de antropologia audiovisual na rede do CAV/ABA. 2020 (Comitê de Antropologia Visual)
    • GRUNVALD, VITOR ; CORADINI, L. . Organização do webinário Imagens insURGENTES do CAV/ABA. 2020 (Comitê de Antropologia Visual)
    • GRUNVALD, VITOR ; CORADINI, L. . Organização do webinário Estratégias e experimentações metodológicas em antropologia audiovisual do CAV/ABA. 2020 (Comitê de Antropologia Visual)
    • GRUNVALD, VITOR ; Revolta da Lâmpada . Organização das lives THE UÓKING DEAD - lives do fim do mundo da coletiva artivista Revolta da Lâmpada. 2020 (Coletiva artivista Revolta da Lâmpada)
  • Curso de curta duração ministrado: 13
    • GRUNVALD, V. . Gêneros, sexualidades e visualidades: atravessamentos teóricos e políticos. 2017 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP)
    • GRUNVALD, V. . Arte contemporânea e perspectivas queer: derivas e deformações. 2018 (Sesc Pompéia)
    • GRUNVALD, V. . Alucinações entre arte e política. 2018 (Ateliê Fotô)
    • GRUNVALD, VITOR ; MUNIAGURRIA, LORENA AVELLAR DE . Minicurso Arte e política em perspectiva comparada. 2019 (USP / Unicamp)
    • GRUNVALD, VITOR ; VIEIRA, H. . Cinema Queer. 2020 (Bucareste Ateliê de Cinema (BAC))
    • GRUNVALD, VITOR . Entre arte e política: reflexões teóricas e práticas sobre imagem e antropologia. 2020 (Laboratório de Antropologia Arthur Napoleão Figueiredo - UFPA)
    • GRUNVALD, V. . Oficina de video documentário: as imagens em movimento no Bixiga. 2012 (Pró-reitoria de Cultura e Extensão Universitária - Universidade de São Paulo)
    • GRUNVALD, V. . Antropologia e o estudo das identidades sexuais. 2013 (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo - FESPSP)
    • GRUNVALD, V. . Do Feminismo aos Estudos de Gênero e Sexualidade. 2015 (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)
    • GRUNVALD, V. . Estudos críticos em arte: derivas queer/kuir entre arte e política. 2016 (Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand - MASP)
    • GRUNVALD, V. ; NOBRE, R. ; GONCALVES, C. . Cinema Queer. 2016 (Bucareste Ateliê de Cinema)
    • GRUNVALD, V. . Arte e política (Minicurso 30ª RBA). 2016 (Associação Brasileira de Antropologia)
    • GRUNVALD, V. ; MARIN, N. W. . Oficina de documentário e filme etnográfico. 2013 (Universidade de São Paulo (USP))
    • Nome do projeto: Imagens da (trans)formação: arte e crossdressing em perspectiva comparada (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. .
      Descrição: Este projeto possui um eixo duplo, relacionado com as duas linhas de pesquisa presentes no Projeto Temático. A espinha dorsal que sustenta esses dois braços é a prática de crossdressing, isto é, o vestir-se com roupas do gênero associado ao sexo oposto. Busco articular questões provenientes desse campo com a produção de conhecimento sensível ou evocativo e a metodologia pela qual se pretende alcançar esse objetivo é significativa na medida em que é a marca de um tipo de conhecimento que não pode ser reduzido ao seu caráter representativo. A prática de uma produção de conhecimento que não passa pela representação é algo caro tanto à antropologia quanto à alguns experimentos realizados dentro do cinema e da fotografia. A partir da perspectiva exposta, é entre esses campos que o projeto se situa e a metodologia que utiliza se vale tanto de estratégias textuais quanto de visuais. O objetivo aqui é mover-se em um terreno que não respeite a distinção entre arte e etnografia e que promova a imagem como experiência de uma relação. Em relação à linha de pesquisa "Fotografia, filme etnográfico e reflexão antropológica ? filme e teoria" propus a produção de um filme etnográfico que explora as diferentes concepções e práticas relacionadas ao crossdressing. Já no que concerne à linha de pesquisa "A expressão do conhecimento etnográfico ? fronteiras e antropologia e as artes", buscou-se trabalhar a obra de algum artistas que se valeram do travestimento como estratégia em agenciamento artístico.
    • Nome do projeto: Existências, insistências e travessias: sobre algumas políticas e poéticas de travestimento (2011 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. .
      Descrição: Pesquisa sobre políticas e poéticas do travestimento e, especialmente, sobre os regimes de produção de imagens e corpos agenciados a partir de algumas práticas de pessoas que se vestem com roupas do gênero associado ao sexo oposto. Inicialmente delimitada pelo trabalho de campo que realizei com pessoas que se auto intitulam crossdressers, a pesquisa acabou se ampliando para abarcar sujeitos que se pensam a partir de outros territórios existenciais. Essa ampliação foi guiada pela própria dinâmica do campo, já que algumas pessoas com as quais fiz pesquisa passaram a entender suas experiências de maneira diversa daquela sugerida pela palavra crossdressing, propiciando uma compreensão desta prática ora como instanciação de um processo mais amplo de transformação ora como identidade reivindicada. Trata-se de refletir sobre os diferentes regimes de funcionamento do crossdressing e as travessias entre formas de vida distintas. Busco também pensar como alguns artistas se valeram do travestimento em seus agenciamentos artísticos na tentativa de acessar outras referências a partir das quais estas vivências pudessem ser compreendidas, além ou aquém de normatizações médico-legais tão presentes nos estudos sobre pessoas que se travestem. Desejo igualmente fomentar um campo de reflexão antropológica bastante escasso, a saber, aquele cuja consideração envolve tanto a arte contemporânea quanto seu cruzamento com discussões relativas ao gênero e à sexualidade. Por fim, proponho um projeto de experimentação em antropologia audiovisual, através da realização de uma série de videoretratos pensados como videoinstalação.
    • Nome do projeto: Bixiga em Artes e Ofícios: percursos audiovisuais (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GRUNVALD, V. , HIKIJI, R. S. G. , SILVA, A. O.SILVA, Adriana de Oliveira , COSTILHES, S. R. A. , BARRETO, F. .
      Descrição: Ministrei as oficinas de documentário/filme etnográfico do projeto que visavam tanto a formação de novxs documentaristas quanto a produção de filmes que fizeram parte do mapeamento de olhares sobre fazeres de artistas e artesãos do Bixiga (SP). Alguns resultados do projeto podem ser vistos em http://www.usp.br/yayabixiga/
    • Nome do projeto: Terrorismos e pontes do musicar local: explorações teóricas e etnográficas sobre gêneros e sexualidades dissidentes na música (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. .
      Descrição: Projeto de pós-doutorado com um duplo foco, teórico e etnográfico. Primeiramente, procura investigar de que maneira se constrói e se consolida, no campo da musicologia mais amplamente e da etnomusicologia de maneira mais particular, um conjunto de preocupações relativas às questões de gênero e sexualidade, valendo-se para tanto das contribuições (etno)musicológicas feminista e queer/LGBTQ+. O foco etnográfico centra-se na produção de uma etnografia sobre experiências de musicar local que trabalham explicitamente e tomam essas questões como eixos estruturantes de suas práticas artísticas, seja na composição musical, seja na produção audiovisual e em espaços de sociabilidade e interação LGBTQIA+. Tanto discussões teóricas sobre (etno)musicologia quanto análises etnográficas sobre como práticas musicais constroem localidades e são construídas por ela constituem importantes pontos de investigação do Projeto Temático O Musicar Local: novas trilhas para a etnomusicologia (FAPESP no 2016/05318-7), ao qual esta pesquisa está associada.
    • Nome do projeto: A Experiência do Filme na Antropologia (2009 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. , GIESBRECHT, E. , SZTUTMAN, R. , VEIGA, R. J. B. , PICCHIA, P. M. , LOPES, P. M. D. , MARIN, N. W. , RIBEIROS, M. S. , KIM, J. H. , YOKOTE, G. , RESTIFFE, G. L. M. , FERREIRA, G. C. , FERREIRA, F. C. B. , ROCHA, E. , GARCIA, E. S. , CAIUBY NOVAES, S. , CUNHA, E. T. , MATEUS, D. P. G. , TRIANA, B. N. C. , BARCELOS NETO, A. , CAVALHEIRO, A. M. , BARBOSA, A. C. M. M. , NEVES, A. L. L. , FERRAZ, A. L. , VILLELA, A. , ABREU, C. C. , PESSUTO, K. , HIKIJI, R. S. G. , ISSA, V. .
      Descrição: Este projeto temático centra-se em duas vertentes. Uma delas trata da reflexão acerca das relações entre a Antropologia, a Fotografia e o Cinema, relação que se inicia nos primórdios da invenção da máquina fotográfica, do cinematógrafo e da própria disciplina antropológica. Se os encontros iniciais entre antropologia e estas novas técnicas de reprodução da imagem marcam as primeiras descobertas das possibilidades de contato e contágio, cem anos mais tarde as tensões são tantas quanto as efetivas aproximações entre as áreas. Um dos objetivos deste projeto é, pois, refletir sobre as experiências de apropriação mútua entre elas a partir da teoria antropológica, e também experimentar as possibilidades deste encontro, por meio da realização de filmes etnográficos e ensaios fotográficos. A segunda vertente está mais ligada ao que se convencionou chamar de Antropologia da Arte. Trata-se nesta segunda linha de pesquisa de perceber a realização audiovisual no âmbito da produção de conhecimento antropológico como expressão de um diálogo entre a teoria antropológica clássica e outros campos da própria antropologia como o da antropologia da arte e a etnoestética, bem como com campos vizinhos como os das artes visuais e cênicas.
    • Nome do projeto: Teseu e o touro: algumas sugestões feministas para uma crítica da razão (2006 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. .
      Descrição: Nesta dissertação, retomei algumas propostas teóricas do feminismo antropológico para, através delas, indicar possíveis caminhos de uma política ou ética da contra-efetuação. Meu ponto de partida foram as discussões sobre natureza-cultura e doméstico-público da década de 1970 quando, autores como Edwin Ardener, Michelle Rosaldo e Sherry Ortner, usam estas chaves analíticas para pensar os ?problemas da mulher?. Valho-me de discussões etnográficas produzidas pela antropologia melanesianista para mostrar como só compreendemos adequadamente essas propostas se levarmos em conta os pressupostos indígenas euro-americanos a partir dos quais elas se constroem. Por fim, busco evidenciar algumas questões colocadas pela ênfase no conceito de gênero e, recorrendo aos problemas postos pela teoria de Judith Butler, tento, primeiramente, pensar as conseqüências do legado da experiência acadêmica e política do feminismo no direcionamento de suas problemáticas para, em seguida, deformar suas intenções, termos e propostas a fim de elaborar tanto uma crítica da razão humanista, política e/ou social quanto as diretrizes da política minoritária à qual me referi.
    • Nome do projeto: Corpo, imagem e crossdressing: uma análise dos disfarces de Duchamp e Journiac (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. .
      Descrição: Nesta pesquisa, discuto a obra de alguns artistas que operacionalizam o cross-dressing e um (alter)ego feminino em suas obras, tais como Marcel Duchamp/Rrose Sélavy e Michel Journiac. O que está em jogo é como a prática de cross-dressing é marcada pela manipulação de alguns sinais diacríticos - roupas, ornamentos, mas também corpo, gestos, imagens (fotografias, vídeos) e performances - de maneira a realizar um uso diferente e criativo das normas e como esse uso diferencial subverte os princípios subjacentes às normas que lhes dão origem e que os torna possíveis e significantes.
    • Nome do projeto: O Musicar Local ? novas trilhas para a etnomusicologia (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. , CHALCRAFT, J. M. , LEAHA, M. , SALLES, P. P. , ERMEL, P. B. , ALMEIDA, M. V. S. R. M. , CASTRO, M. C. , NOGUEIRA, L. W. M. , ROCHA, E. S. E. , HIKIJI, R. S. G. , REIS, E. A. , MATAREZIO FILHO, E. T. , BUENO, A. C. P. , TONI, F. C. , REILY, S. , VILLELA, A. , GIESBRECHT, E. , AVELLAR, L. .
      Descrição: Este projeto visa reconhecer a diversidade das formas de engajamento musical ? ou do musicar ? em localidades diversas. Adotamos o termo ?musicar? como tradução da palavra ?musicking?, cunhada por Christopher Small, para descrever qualquer forma de engajamento com música. Assim, a performance musical é uma forma de musicar, mas musica-se também ao ouvir ou falar sobre música, ao fazer o download de uma música ou mesmo ao participar da organização de um show. Com efeito, Small chama atenção para o caráter social do musicar, ocorra ele numa performance em tempo real ou mediado por música gravada. Musicar, enfim, é engajar-se num processo interativo ligado à produção e vivência da música. Ao atrelarmos o musicar ao local, buscamos investigar como o musicar constrói a localidade e como é construído por ela. Ao dar foco à localidade da atividade musical, pretende-se chamar atenção para o papel da música na articulação deste contexto, independentemente da origem do estilo em questão. Localidades são contextos dinâmicos; são pontos de encontros contínuos entre pessoas, ideias, práticas, tecnologias, objetos que vão convergindo no local ao longo do tempo. A especificidade da localidade deriva de suas relações com outras localidades, mais do que com o seu isolamento. Busca-se, aqui, documentar como o engajamento musical se articula com as interações sociais que ocorrem durante o musicar, sejam os participantes amadores ou profissionais. O projeto, portanto, volta-se para a investigação da relação entre música e localidade a partir das práticas das pessoas envolvidas no musicar.
    • Nome do projeto: Stronger: explorações teóricas e etnográficas sobre família, cidade e narrativa etnográfica transmídia (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. , GUEDES DOS SANTOS, Daniela , FERREIRA DA SILVA, M. F. , ROSA, Ketti Maria C. , BERTOLLO, G. V. .
      Descrição: Esse projeto de pesquisa tem um foco tanto etnográfico quanto teórico. Por um lado, trata-se de desenvolver textual e etnograficamente o material proveniente do trabalho de campo realizado desde 2016 com a Família Stronger, coletivo LGBTQIA+ periférico da cidade de São Paulo, com vistas à realização de um documentário etnográfico de narrativa transmídia (www.familiastronger.com), em colaboração com o diretor e artista Paulo Mendel. A partir do material etnográfico audiovisual em questão, do trabalho de campo realizado desde 2016 com a Família Stronger e de pesquisa bibliográfica e audiovisual, essa pesquisa analisa como são rearticuladas noções de família, marcadores sociais da diferença como gênero, sexualidade, raça e geração e de que maneira esse coletivo revela formas próprias de fazer-cidade. Por outro lado, busca-se desenvolver reflexões sobre o uso de linguagens e tecnologias digitais para construção de conhecimento antropológico na contemporaneidade, atentando, igualmente, para novas maneiras de produção da escrita etnográfica em contexto de convergência das mídias.
    • Nome do projeto: antropoLÓGICAS EPIDÊMICAS (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GRUNVALD, V. , MACHADO, F. V. , VARGAS, E. O. , SEGATA, J. , SILVA, N. S. , LINS, B. A. , PIMENTA, D. , JOSEPH, H. .
      Descrição: Projeto de difusão em ciência e tecnologia, o antropoLÓGICAS EPIDÊMICAS (https://www.antropologicas-epidemicas.com.br/) é um espaço de compartilhamento de informações sobre a pandemia mundial da covid-19 e temas correlatos em suas múltiplas configurações.
    • Nome do projeto: Arte, política e experimentação etnográfica (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GRUNVALD, V. , BERTOLLO, G. V. , SILVA, M. F. , COSTA, P. S. , SANTOS, L. B. , WOBETO, D. .
      Descrição: Esse projeto de pesquisa possui dois eixos a serem desenvolvidos de forma integrada. O primeiro visa evidenciar algumas relações possíveis entre arte e política, pensando de que maneira suas práxis têm se entrelaçado ao longo das últimas décadas e quais consequências possíveis de serem extraídas tanto para o campo político quanto para o artístico (Castellano e Raposo, 2019; Grunvald, 2019). O segundo eixo concerne outras relações possíveis entre arte e antropologia, avançando sua aproximação em termos metodológicos, concernente às suas práticas (Schneider e Wright, 2006, 2010, 2013), e não apenas em termos teórico-analíticos. Quais são as maneiras pelas quais arte e imaginação etnográfica se potencializam na construção de outras formas de apresentação dos resultados de nossas pesquisas e qual a relevância disso?
    • Nome do projeto: Encontros com a Antropologia (2020 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: GRUNVALD, V. , GAMA, F. , DULLO, E. , QUINTERO, P. .
      Descrição: Atualizar o "estado da arte" da produção antropológica no estado do Rio Grande do Sul, com ênfase no Departamento de Antropologia da UFRGS. Evidenciar seus vínculos externos com outras regiões e áreas do conhecimento. Estimular o intercâmbio entre docentes, discentes e público em geral.
    • GRUNVALD, V. . Mesa Redonda 'Antropologia e Arte' no Encontro Internacional de Antropologia Visual. 2014 - Coordenador de mesa redonda
    • GRUNVALD, V. . Grupo de Trabalho 'Antropologia, Arte e Comunicação' no Encontro Internacional de Antropologia Visual. 2014 - Coordenador de grupo de trabalho
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
        Título: Políticas e Poéticas da Identidade: um estudo comparativo em dois ambientes virtuais
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Museu Nacional/UFRJ
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Antropologia Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Pesquisador assistente
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Museu Nacional/UFRJ:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador em regime de mestrado, sob supervisão Profº Marcio Goldman, conduzindo a pesquisa "Teseu e o touro: algumas sugestões feministas para uma crítica da razão". No primeiro ano, tive bolsa CAPES, alocada pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional/UFRJ. No segundo ano, recebi o prêmio Bolsa Nota 10 da FAPERJ.
        Outras informações: Pesquisador (Mestrando CAPES / FAPERJ)
    • Revista Cadernos de Campo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Membro da Comissão Editorial da Revista Cadernos de Campo
    • Centro de Preservação Cultural da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Associação Brasileira de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Faculdade Cásper Líbero:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2018 ).
        Outras informações: Professor de Antropologia para Relações Públicas. Professor de Antropologia do Audiovisual para Rádio, TV e Internet. Professor de Responsabilidade Social e Cidadania para Publicidade e Propaganda.
        Outras informações: Professor Assistente
    • Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA/USP):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Centro Universitário do Estado do Pará:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • SP Escola de Teatro - Centro de formação das artes do palco:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Professor convidado para orientar a montagem final da peça Saruêgo
        Outras informações: Professor convidado
    • Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Professor do curso de extensão "Do Feminismo aos estudos de gênero e sexualidade"
        Outras informações: Professor Visitante
    • GIS - Gesto, Imagem e Som - Revista de Antropologia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: A GIS ? Gesto, Imagem, Som ? Revista de Antropologia é uma revista acadêmica que é pensada como espaço de experimentação com diversas linguagens e engloba os campos da antropologia visual, da música e do som, da performance, do teatro e da arte.
    • Bucareste Ateliê de Cinema:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2016 - Atual ).
        Outras informações: Professor de cursos de Cinema Queer, com ênfase tanto teórica quanto prática.
        Outras informações: Professor
    • CineSesc:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professor do curso "Cinema Queer", realizado em parceria da Bucareste Ateliê de Cinema com o CineSesc.
        Outras informações: Professor
    • McGill University:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador, na categoria Graduate Research Trainee, no Departamento de História da Arte e Estudos da Comunicação da McGill University (Montréal/Canadá), sob orientação da Profª Amelia Jones. Nesse período, tive Bolsa Estágio Pesquisa no Exterior (BEPE-FAPESP, processo nº2013/21735-9). Além das pesquisas desenvolvidas na McGill, realizei também pesquisa documental sobre arte e performance nos arquivos da Bibliothèque Kandinsky do Centre national d'art et de culture Georges-Pompidou.
        Outras informações: Pesquisador Colaborador(Bolsista FAPESP/BEPE)
    • Museu de Arte de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Centro de Pesquisa e Formação do Sesc:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professor do curso "Gêneros e sexualidades desde perspectivas queer/cuir"
        Outras informações: Professor convidado
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Revolta da Lâmpada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Coletivo de ativismo de direitos humanos com inspiração queer/cuir e interseccional que luta pelo corpo livre e realiza diversas ações, dentre as quais: - manifestação anual pelo corpo livre saindo da Av. Paulista 777 - Cicla das 5, seminário anual que acontece na Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPSP) em São Paulo, com mesas de debate sobre questões contemporâneas que envolvem as vivências de diversos corpos. - cursos de artivismo em locais como MASP e Sesc - Domingos no MAM, rodas de conversa que acontecem na marquise do museu no Parque Ibirapuera - palestras e mesas redondas em diversas instituições
        Outras informações: Ativista de direitos humanos
    • BlankTape:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Diretor do Projeto Família Stronger
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto A
    • Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Integrante, indicado pela ANPOCS, do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro no grupo e trabalho do Rio Grande do Sul.
        Outras informações: Integrante
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - GRUA - Grupo de Reconhecimento de Universos Artísticos/Audiouvisuais
        Outras informações: Líder de Grupo de Pesquisa