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Daniel Cavalcanti Atroch

    • Daniel Cavalcanti Atroch é licenciado em Letras - Lingua e Literatura Portugesa, pela Universidade Federal do Amazonas e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Universidade de São Paulo e doutorando pelo mesmo programa.

       

      Links:    

    • ATROCH, D. C. . A busca da imago paterna no elemento feminino - estudo sobre a novela 'A estória de Lélio e Lina', de Guimarães Rosa Web Revista Linguagem, Educação e Memória , v. 1 , p. 142 - 165 , 2017. ISSN: 22378332.
    • ATROCH, D. C. . A individuação através do embate com a sombra em ?Estória Nº3?, de Guimarães Rosa Palimpsesto , v. 1 , p. 76 - 90 , 2017. ISSN: 18093507.
    • ATROCH, D. C. . Questões relativas à 'morte do autor' e suas implicações REVISTA MEMENTO , v. 6 , p. 1 - 11 , 2015. ISSN: 23176911.
    • ATROCH, D. C. . A individuação através do princípio ativo do polvilho, em ?Substância?, de Guimarães Rosa Cenários: Revista de Estudos da Linguagem , v. 1 , p. 115 - 126 , 2014. ISSN: 21771960.
    • ATROCH, D. C. . Loucura e aspectos da cultura helênica em Ópera dos Mortos, de Autran Dourado. Memento (Três Corações) , v. 3 , p. 218 - 229 , 2012. ISSN: 18079717.
    • ATROCH, D. C. ; ZUCOLO, N. P. . Traços existenciais e soteriológicos do conto 'A orquídea da exposição' de Astrid Cabral Somanlu (UFAM) , v. 9 , p. 87 - 93 , 2009. ISSN: 15184765.
    • ATROCH, D. C. . A Psicologização do Espaço e a Loucura na 'Ópera dos Mortos'. In: Congresso e Iniciação Científica da UFAM , 2009 , Manaus. Anais do XVIII Congresso de Iniciação Científica da UFAM. Manaus : EDUA, 2009.
    • ATROCH, D. C. . Reminiscências da cultura helênica no romance. In: I Semana de Letras da Universidade Estadual do Amazonas , 2008 , Manaus. I Semana de Letras da Universidade Estadual do Amazonas. : , 2008.
    • ATROCH, D. C. ; ZUCOLO, N. P. . Traços existenciais e soteriológicos do conto. In: I Semana de Letras da Universidade Estadual do Amazonas , 2008 , Manaus. I Semana de Letras da Universidade Estadual do Amazonas. : , 2008.
  • Apresentações de Trabalho: 5
    • ATROCH, D. C. . Igualdade na oposição: as misteriosas relações entre Riobaldo, Hermógenes e Diadorim. 2015 (Comunicacao)
    • ATROCH, D. C. . Reminiscências da Cultura Helênica em 'Ópera dos Mortos', de Autran Dourado. 2008 (Comunicacao)
    • ATROCH, D. C. . A Individuação Através do Embate com a Sombra no Conto 'Estória Nº 3', de Guimarães Rosa. 2013 (Comunicacao)
    • ATROCH, D. C. . Traços existenciais e soteriológicos do conto 'A orquídea da exposição' de Astrid Cabral. 2008 (Outra)
    • ATROCH, D. C. . A psicologização do espaço e a loucura na ópera dos mortos. 2009 (Congresso)
    • Nome do projeto: A psicologização do espaço e a loucura na Ópera dos Mortos. (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ATROCH, D. C. .
      Descrição: O trabalho apresenta uma leitura de aspectos espaciais e da loucura no romance Ópera dos Mortos, de Autran Dourado, enumerando as suas imagens, como o sobrado, os relógios e as voçorocas, que possuem forte analogia com a psicologia das personagens, aspecto imprescindível para uma melhor compreensão das mesmas. Decodificamos os seus significados a partir do método fenomenológico, que consiste na apreensão dos objetos do mundo a partir da psique humana, sustentado por teorias psicanalíticas voltadas estritamente para a morfologia e o conteúdo propriamente dito da obra, além de estudos alicerçados na história das religiões. O debate acerca da loucura, vinculada à personagem Rosalina, se dá sob um viés preponderantemente mítico e filosófico, visando explicitar a genealogia do processo de insanidade da personagem, e elucidar de que forma tal situação acarretou em sua vida a libertação dos laços sufocantes que mantinha com o pai, Honório Cota, homem que se indispôs com os habitantes da cidade na qual residia por questões políticas e, num acordo tácito, transmitiu à filha a obrigação de se encerrar definitivamente no sobrado, por puro desprezo aos moradores da cidade. Aspectos estruturais da obra também são considerados, no sentido de que são essenciais para a devida apreciação do romance: objeto estético que baseia sua significação na totalidade das partes.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Lingua e Literatura Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Amazonas
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Teoria literária e literatura comparada
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Universidade Federal do Amazonas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Estudante
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Centro Universitário do Norte:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Professor