Não autenticado |

Ana Carolina Francischette da Costa

    • Mestre em História Social pelo Departamento de História da Universidade de São Paulo (2015). Graduada em História - Bacharelado e Licenciatura Plena pela mesma Universidade (2010). Tem experiência na área de História e Educação, com ênfase em Identidade e Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade cultural, saberes tradicionais; tradição oral; diálogos entre educação e experiência.

       

      Links:    

    • COSTA, A. C. F. ; DUARTE, Anderson ; Carvalho, Beatriz ; CUNHA, Neon ; FACCHINI, R. ; MARTINEZ, Elias Davi Morales . Gênero e diversidade sexual: percursos e reflexões na construção de um observatório LGBTTT. São Paulo : Editora Pontocom, 2016 . p. ISBN: 9788566048742.
    • COSTA, A. C. F. ; LIMA, M. A. . Entrevista com Mestre Alcides de Lima Revista Diversitas , v. 2 , p. 385 - 396 , 2014. ISSN: 23182016.
    • COSTA, A. C. F. ; LIMA, M. A. . Dos griots aos griôs: a importância da oralidade para as tradições de matrizes africanas e indígenas no Brasil Revista Diversitas , v. 2 , p. 217 - 245 , 2014. ISSN: 23182016.
    • COSTA, A. C. F. . Projeto ?Nossas origens, nossas raízes?: discussões étnico-raciais no ensino médio da EJA. Rede de saberes: A educação de jovens e adultos no Colégio Santa Cruz, v. 1, p. 2 - 297, 2021.
    • COSTA, A. C. F. . Educar para as diversidades: resistência em tempos de retrocessos. Gênero e diversidade sexual: percursos e reflexões na construção de um observatório LGBTTT., v. 1, p. 1 - 209, 2016.
    • COSTA, A. C. F. ; Pereira L.M.F. ; Rizzi, H. J. . Análise sócio-histórica das Políticas Públicas em Saúde Mental no Brasil. Políticas Públicas e Processos de Trabalho em Saúde Mental, v. 1, p. 29 - 86, 2008.
    • COSTA, A. C. F. . Pela efetivação dos direitos das comunidades quilombolas . UNESP Ciência - Dossiê Afrodescendentes , São Paulo , 01 mar. 2016.
    • COSTA, A. C. F. . Diálogos entre educação e experiência: saberes tradicionais em instituições escolares. In: XXII Encontro de História da ANPUH-SP , 2014 , Santos-SP. Anais eletrônicos do XXII Encontro de História da ANPUH-SP. : , 2014. p. 1 - 15.
  • Outras Produções Bibliográficas: 2
    • LIMA, M. A. ; COSTA, A. C. F. . ?Expresse-se com consciência: faça capoeira? - uma experiência de diálogo entre educação escolar e culturas de tradição oral.. São Paulo : CENPEC - Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. , 2016 (Plataforma do Letramento)
    • COSTA, A. C. F. . Pela efetivação dos direitos das comunidades quilombolas. : Caderno Fórum do Jornal Unesp , 2015 (Jornal Acadêmico)
    • COSTA, A. C. F. ; BATTISTELLA, R. ; Santos, M. . Elaboração de Projeto Cultural da Escola de Capoeira Angola Cruzeiro do Sul. 2014 (Assessoria)
    • COSTA, A. C. F. ; LIMA, M. A. . Elaboração de Projetos Culturais do Centro de Estudos e Aplicação da Capoeira (CEACA). 2015 (Assessoria)
    • COSTA, A. C. F. . Histórias do Quilombo do Remanso: fios que tecem resistência. 2018 (Simposio)
    • COSTA, A. C. F. . Educação, turismo e ação griô: impactos da modernidade na comunidade quilombola do Remanso (Lençóis ? BA). 2018 (Comunicacao)
    • COSTA, A. C. F. . A Festa de São Francisco do Quilombo do Remanso (Lençóis-BA). 2015 (Conferência)
    • LIMA, M. A. ; COSTA, A. C. F. . Que aspectos históricos da Capoeira e cultura afro-brasileira deveríamos dominar/transmitir? Discussões acerca da Lei 10.639/03 para profissionais de Capoeira e da Cultura Popular. 2016 (Conferência)
    • COSTA, A. C. F. . Quilombos: símbolos da resistência negra no Brasil. 2016 (Congresso)
    • COSTA, A. C. F. . Uma escola no quilombo: impactos da modernidade nas culturas tradicionais. 2015 (Comunicacao)
    • COSTA, A. C. F. . Diálogos entre educação e experiência: saberes tradicionais em instituições escolares. 2014 (Comunicacao)
    • COSTA, A. C. F. . Da África ao Brasil: a saga do povo negro. 2010 (Conferência)
    • COSTA, A. C. F. . A difusão cultural do Instituto de Estudos Brasileiros. 2008 (Outra)
    • COSTA, A. C. F. ; Rizzi, H. J. ; RAMALHO, C. C. . Políticas Públicas em Saúde Mental em São Paulo e no Brasil. 2007 (Simposio)
    • COSTA, A. C. F. ; Delmonte, J. ; SILVA, M.L.S. . Machismo na Escola. 2016 Redes Sociais e Website
    • PACHECO, L. ; IOKOI, Z. ; LIMA, M. A. ; COSTA, A. C. F. ; BATTISTELLA, R. . A Universidade e a Pedagogia Griô. 2015 TV USP
    • COSTA, A. C. F. ; SOARES, G. P. . Viajeros: andanças e lembranças. Relatos de viagens de estudantes pela América Latina. 2006 ()
    • COSTA, A. C. F. . Sequências Didáticas para a Educação de Jovens e Adultos com base nas propostas curriculares de São Gonçalo do Rio Abaixo-MG e Itabira-MG. 2015 (Sequências didáticas)
    • COSTA, A. C. F. . Portal Memórias da Ditadura - Sequências Didáticas: Estratégias de Resistência; Movimento Estudantil; Redemocratização. 2014 (Sequências didáticas)
    • COSTA, A. C. F. ; CATELLI JUNIOR, R. . Ciências Humanas na EJA. 2015 (Material didático)
    • COSTA, A. C. F. . A luta por direitos das populações indígenas no Brasil contemporâneo. 2015 (Sequências didáticas)
    • COSTA, A. C. F. . Seção Ética, Cidadania e Direitos Humanos da Coleção História Cidadã. 2016 (Sequências didáticas)
    • Nome do projeto: A construção histórica dos Direitos: uma produção de materiais de ensino (2010 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: COSTA, A. C. F. , CARDOSO, M. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de Extensão Universitária de reflexões teóricas e produção de materiais de ensino para Educação Básica, pautado na problemática dos Direitos civis, políticos e sociais. A equipe tem por finalidade construir uma série de livros e materiais em mídias digitais em linguagem adequada para professores de Ciências Humanas e seus alunos..
    • Nome do projeto: Marxismo e cultura: fundamentos teóricos e análise de obra (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, A. C. F. , CARDOSO, M. .
      Descrição: A pesquisa pretende analisar a formação, no campo marxista, de uma tradição de estudos sobre cultura e arte a partir do início do século XX com a publicação do livro de Georg Luckas, "A Teoria do Romance", em 1919. Trata-se de uma pesquisa coletiva que procura sistematizar posições teóricas e fundamentos metodológicos que contribuam para a interpretação da produção artística no mundo contemporâneo.. Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: Transformação do modelo de atenção pública em saúde mental e seus efeitos no processo de trabalho e na saúde mental de seus trabalhadores (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: COSTA, A. C. F. , Rizzi, H. J. , ALONSO, C. M. C. , Pereira L.M.F. , LANCMAN, Selma .
      Descrição: Este projeto partirá da problemática que envolve a Atenção Pública em Saúde Mental e seus profissionais para realizaruma pesquisa com equipes de Saúde Mental de três unidades no Distrito-Escola do Butantã. Utilizar-se-á de quatro metodologias: Análise das políticas de Saúde Mental e seus reflexos no processo de trabalho, Análise ergonômica do trabalho, Análise psicodinâmica do trabalho e Análise da organização do trabalho em serviços. Nesta pesquisa, se espera compreender as implicações e o impacto dessa transição no funcionamento local do sistema, colaborar com proposições que possam facilitar essa transição e criar meios para que os trabalhadores possam realizar seu trabalho com uma menor carga de sofrimento, evitando que este se torne num sofrimento patogênico. (Edital de saúde Mental processo CNPq - 554503/2005-0) Valor do financiamento: R$ 292.171,57..
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2010
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Estágio realizado com bolsa CODAGE da Reitoria da Universidadede São Paulo, no Serviço de Difusão Cultural do Instituto, atuando na organização, difusão e realização dos eventos culturais do Instituto, bem como o auxílio à assistência editorial da Revista do IEB. www.ieb.usp.br
        Outras informações: Estagiária
    • Curso Pré-Universitário Psico-USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2008 ).
        Outras informações: Cursinho comunitário comprometido com o desenvolvimento de autogestão e educação popular.
        Outras informações: Professora de História
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria Estadual de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de História
    • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Ação Educativa, Assessoria, Pesquisa e Informação:
      • Tipo de vínculo: Outro (2014 - 2017 ).
        Outras informações: Atua em projetos de formação de professores/as da área das Ciências Humanas da rede pública de ensino da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) de escolas públicas de diversos estados brasileiros. Além das atividades de formação e mediação, desenvolve textos de apoio e materiais didáticos ou instrucionais.
        Outras informações: Consultora pedagógica e educadora
    • Instituto Vladimir Herzog & Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Di:
      • Tipo de vínculo: Outro (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Elaboração de sequências didáticas para o Portal Memórias da Ditadura. Disponível em:
        Outras informações: Consultora Pedagógica e historiadora
    • Colégio Santa Cruz:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2022 ).
        Outras informações: Professora de História do Ensino Médio da EJA