Não autenticado |

Milena Borges de Moraes

    • Graduação em Letras-Português/Inglês (2002) e especialização em Língua Portuguesa e Literatura (2004) na Universidade do Estado de Mato Grosso-Unemat. Mestrado em Linguística na Universidade Federal de São Carlos-Ufscar (2009). Doutorado em Filologia e Língua Portuguesa na Universidade de São Paulo-Usp (2016). É professora adjunta, área de Língua Portuguesa, na Universidade do Estado de Mato Grosso, Câmpus de Tangará da Serra, onde coordena o Projeto de Pesquisa "Léxico e suas interfaces no livro didático de Língua Portuguesa", e participa do Projeto de Extensão Universitária "Multiletramentos: formação leitora na prática de sala de aula". Tem experiência na área de Letras, com ênfase em ensino de Língua Portuguesa, diacronia, léxico e discurso.

       

      Links:    

  • Livros publicados: 1
    • CENTURION, R. ; MORAES, Milena Borges de . História da Língua Portuguesa. Cáceres-MT : Layout Gráfica, 2021 . 48p. ISBN: 9786500251333.
    • MORAES, Milena Borges de ; ALVES, H. S. . Regulação normativa do uso das formas de tratamento do português: um estudo diacrônico e discursivo CALIGRAMA: REVISTA DE ESTUDOS ROMÂNICOS , v. 27 , p. 6 - 23 , 2022. ISSN: 22383824.
    • BOMFIM, LETICIA MARINHA ; MORAES, MILENA BORGES DE . Africanos livres: aspectos históricos e discursivos da constituição do português brasileiro em manuscrito do século XIX Filologia e Linguística Portuguesa (Online) , v. 23 , p. 245 - 262 , 2021. ISSN: 21769419.
    • MORAES, Milena Borges de ; CASAGRANDE, M. . Multiletramentos em livro didático de língua portuguesa do 8º ano do ensino fundamental: um olhar para as atividades do gênero resenha crítica REVISTA MOINHOS , v. 11 , p. 34 - 54 , 2022. ISSN: 23174080.
    • MORAES, Milena Borges de ; CENTURION, Rejane . Inovação lexical em tempos de pandemia: acontecimento e efeito LINGUASAGEM (SÃO PAULO) , v. 40 , p. 305 - 325 , 2021. ISSN: 19836988.
    • MORAES, Milena Borges de ; MIRANDA, Q. O. ; GALBERO, L. C. . O tratamento da diacronia em atividades didáticas REVISTA MOINHOS , v. 8 , p. 62 - 75 , 2020. ISSN: 23174080.
    • MORAES, Milena Borges de . Estudo semântico-lexical em Cáceres-MT: vestígios de manutenção do português escrito em Mato Grosso REVISTA DA ABRALIN , v. 16 , p. 151 - 184 , 2017. ISSN: 01027158.
    • MORAES, Milena Borges de ; BARONAS, R. L. . Um estudo lexical e filológico-discursivo de manuscrito oitocentista produzido na Capitania de Mato Grosso Revista da ABRALIN , v. 14 , p. 315-339 - 339 , 2015. ISSN: 21787603.
    • MORAES, Milena Borges de ; CENTURION, R. . Lexicografia e ensino: reflexões necessárias Caligrama: Revista de Estudos Românicos , v. 18 , p. 131 - 153 , 2013. ISSN: 22383824.
    • MORAES, Milena Borges de . Ensino de Sintaxe - da língua ao discurso - um percurso possível Revista Ecos (Cáceres) , v. 8 , p. 1 - 313 , 2011. ISSN: 18060331.
    • MORAES, Milena Borges de ; BENEDITO, C. A. . Sentidos atribuídos à leitura por professores de língua portuguesa. Estudos do discurso de/em Mato Grosso, v. 1, p. 317 - 338, 2014.
    • BARONAS, R. L. ; MORAES, Milena Borges de . Discurso(s) do(s) outro(s) na imagem de si: um estudo discursivo dos textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. Análise do discurso: problemáticas contemporâneas, v. 1, p. 1 - 228, 2009.
    • MORAES, Milena Borges de ; SANTOS, S. F. . dialogismo e gêneros: significações possíveis. Janelas bakhtinianas: refrações, reflexões e rascunhos, v. , p. 11 - 259, 2008.
    • MORAES, Milena Borges de . FILOSOFIA DA CIÊNCIA: INTRODUÇÃO AO JOGO E A SUAS REGRAS . Linguasagem (São Paulo) , Linguasagem , 05 ago. 2008.
    • MORAES, Milena Borges de . Manutenção e mudança lexical do português por meio do neologismo semântico - um estudo diacrônico. In: VII Simelp - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2020 , Porto de Galinhas - PE. Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. Pernambuco : UFRPE, 2019. p. 4888 - 4895.
    • MORAES, Milena Borges de ; RODRIGUES, W. F. B. ; SILVA, N. M. ; DUARTE, T. S. G. ; SANTOS JUNIOR, A. C. P. . Ensino, pesquisa e extensão na formação docente a distância: um relato de experiência. In: XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud) , 2017 , Rio Grande - RS. Anais do XIV Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância (Esud) e o III Congresso Internacional de Educação Superior a Distância (Ciesud). Rio Grande - RS : FURG, 2017. p. 1694 - 1703.
    • MORAES, Milena Borges de . Manuscrito oitocentista e Atlas Linguístico brasileiro: um estudo semântico-lexical. In: III CIDS - congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística , 2015 , Londrina - PR. Anais do III CIDS. : , 2014. p. 1284 - 1297.
    • MORAES, Milena Borges de . Manuscrito oitocentista, obras lexicográficas e o falar cacerense: uma leitura semântico-lexical. In: XIX Círculo Fluminense de Estudos Filológicos e Linguísticos , 2015 , Rio de Janeiro. CADERNOS DO CNLF, VOLUME XIX, Nº 02 - LEXICOGRAFIA, LEXICOLOGIA, FRASEOLOGIA, TERMINOLOGIA E SEMÂNTICA. : , 2015. p. 194 - 202.
    • MORAES, Milena Borges de . Estudo semântico-lexical do item lexical 'corrupção' em Cáceres-MT. In: I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição (I LINCOG) V Seminário do Projeto de História do Português Paulista II/IX Encontro Anual do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição , 2015 , São Paulo. Anais do I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição: I LINCOG. São Paulo : FFLCH/USP, 2015. p. 162 - 169.
    • MORAES, Milena Borges de . Manutenção e ressignificação do léxico oitocentista em Mato Grosso. In: VIII Semana de Letras & VII Encontro Nacional Linguagem História e Cultura - VIII SL & VII ENALIHC , 2015 , Cáceres. Anais do VIII Semana de Letras & VII Encontro Nacional Linguagem História e Cultura - VIII SL & VII ENALIHC. : Milena, 2015.
    • MORAES, Milena Borges de . Estudo semântico-lexical do item lexical. 'corrupção' em Cáceres-MT. In: I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição , 2014 , São Paulo. Anais de evento do I Simpósio Internacional sobre Linguagem e Cognição. : , 2014.
    • MORAES, Milena Borges de . Manuscrito oitocentista e Atlas Linguístico brasileiro: um estudo semântico-lexical. In: III Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: Variação, atitudes linguísticas e ensino , 2014 , Londrina - PR. Caderno de resumos. : , 2014. p. 1 - 496.
    • MORAES, Milena Borges de . Reflexões ortográficas do manuscrito oitocentista 'Memoria'. In: 13th International COnference on the History of the Language Sciences , 2014 , Vila Real. Conference Handbook. Braga : Estúdio de Artes Gráficas, 2014. p. 191 - 192.
    • MORAES, Milena Borges de . Um estudo discursivo dos advérbios de tempo utilizados em textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. In: V Encontro Nacional de Linguagem, História e Cultura , 2011 , Cáceres. Caderno de Resumo. : , 2011. p. 136 - 136.
    • MORAES, Milena Borges de ; NEGREIROS, Cláudia Landin . Ensino de Língua por meio do gênero discursivo charge. In: Seminário de Educação 2007 , 2007 , Cuiabá. GT 16 - Educação e Linguagem - Pôster. Cuiabá : , 2007.
    • MORAES, Milena Borges de . Parecerista ad hoc para publicação de um livro do Programa de Pós- Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia. 2021 (Parecer)
    • MORAES, Milena Borges de . Morfologia em material didático: (re)significar. 2023 (Conferência)
    • MORAES, Milena Borges de . Plataformas digitais e ensino de línguas. 2021 (Conferência)
    • MORAES, Milena Borges de . Práticas textuais: competências na redação do ENEM. 2021 (Conferência)
    • MORAES, Milena Borges de . Efeitos do estágio supervisionado nos trabalhos de conclusão de curso e na formação de professor de Letras. 2018 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Notas sobre um estudo lexical e discursivo de neologismos semânticos do português. 2018 (Conferência)
    • MORAES, Milena Borges de . Léxico e livro didático: potencialidades e desafios. 2018 (Conferência)
    • MORAES, Milena Borges de . As interfaces do léxico com o ensino. 2018 (Conferência)
    • MORAES, Milena Borges de . Concepções da unidade lexical 'índio' em Manuscrito oitocentista e obra lexicográfica: uma leitura semântico-lexical e discursiva. 2017 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de ; SANTOS JUNIOR, A. C. P. ; SILVA, N. M. ; DUARTE, T. S. G. ; RODRIGUES, W. F. B. . A Indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão: Processo de Comunicação na Formação Docente na Modalidade de Educação a Distância. 2017 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Concepções da unidade lexical índio em manuscrito oitocentista e obra lexicográfica: uma leitura semântico-lexical e discursiva. 2017 (Comunicacao)
    • SANTOS JUNIOR, A. C. P. ; SILVA, N. M. ; DUARTE, T. S. G. ; RODRIGUES, W. F. B. ; MORAES, Milena Borges de . Ensino, Pesquisa e Extensão na formação docente a distância: um relato de experiência. 2017 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Produção Escrita no Livro Didático e na sala de aula: criatividade e/ou reprodução?. 2017 (Conferência)
    • MORAES, Milena Borges de . História das palavras. 2016 (Conferência)
    • MORAES, Milena Borges de . Um estudo diacrônico com base lexicográfica da unidade lexical 'padrasto'. 2015 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Alma: memórias históricas e culturais no léxico de manuscrito oitocentista da Capitania de Mato Grosso. 2015 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Manutenção e ressignificação do léxico oitocentista em Mato Grosso. 2015 (Outra)
    • MORAES, Milena Borges de . Estudo semântico-lexical em Cáceres-MT a partir de manuscrito oitocentista: caráter de manutenção do português escrito no Brasil. 2015 (Outra)
    • MORAES, Milena Borges de . Estudo semântico-lexical do item lexical 'corrupção' em Cáceres-MT. 2014 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Manuscrito oitocentista e Atlas Linguístico brasileiro: um estudo semântico-lexical. 2014 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Reflexões ortográficas do manuscrito oitocentista 'Memoria'. 2014 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Um Estudo Semântico do léxico oitocentista a partir de manuscrito e obras lexicográficas (séculos XVIII ao XXI). 2013 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Preliminares para um estudo semântico-lexical de manuscrito oitocentista. 2013 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Estudo de formas de tratamento recorrentes em manuscrito do século XVIII. 2014 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Um estudo discursivo dos advérbios de tempo utilizados em textos didáticos destinados à formação de formadores indígenas. 2011 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . ENSINO DE LÍNGUA POR MEIO DO GÊNERO DISCURSIVO CHARGE. 2007 (Outra)
    • MORAES, Milena Borges de . Contribuições de Dominique Maingueneau à Teoria Brasileira do Discurso. 2008 (Outra)
    • MORAES, Milena Borges de . Um estudo discursivo da construção da imagem pré-discursiva de si do enunciador índio nos discursos didáticos destinados à formação de formadores. 2009 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . "Um estudo discursivo da construção da imagem de si do índio Umutina: resistências". 2008 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Produção textual na escola: uma prática que produz sentidos?. 2006 (Comunicacao)
    • MORAES, Milena Borges de . Material didático e ensino: múltiplos olhares. 2010
    • MORAES, Milena Borges de ; NASCIMENTO, L. A. . Desafios contemporâneos para a docência. 2021
    • MORAES, Milena Borges de . 6º Encontro Mato-grossense dos Estudantes de Letras. 2005 (UNEMAT)
    • MORAES, Milena Borges de . 2º Encontro de Línguas e Literaturas Estrangeiras. 2005 (UNEMAT)
    • MORAES, Milena Borges de . IV Encontro de Estudos Linguisticos e Literários. 2004 (UNEMAT)
    • MORAES, Milena Borges de . III Encontro Estadual de Ensino de Matemática. 2007 (UNEMAT)
    • MORAES, Milena Borges de . Simpósio Científico-Pedagógico de Graduação. 2009 (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - UNEMAT)
    • MORAES, Milena Borges de . Ciclo de palestras: saberes da vida para lembrar, ler e reler. 2010 (Unemat e Prefeitura Municipal de Cáceres)
    • MORAES, Milena Borges de . Ciclo de palestra: leituras de mundo e escrita da vida: encontro de saberes. 2011 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de . III Seminário de Extensão Universitária. 2011 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de . VI Encontro de Gestores: Proposições Sobre o Ensino de Graduação. 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de . Encontro sobre Leitura e escrita: um compromisso de todas as áreas. 2017 (Universidade do Estado de Mato Grosso - Diretoria de Educação a Distância)
    • MORAES, Milena Borges de . Fórum de Pró-Reitores de Ensino de Graduação da Região Centro-Oeste - Forgrad. 2017 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de . I Seminário de apresentação de TCC e reflexões acerca dos desafios de ensinar e aprender na contemporaneidade. 2018 (Universidade do Estado de Mato Grosso - Diretoria de Gestão de Educação a Distância)
    • MORAES, Milena Borges de . I Seminário de Trabalhos de Conclusão do Curso de Licenciatura em Letras - Polo de Água Boa. 2018 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de . I Seminário de Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Letras - Polo de Juara. 2018 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • BENITES, F. R. G. ; MORAES, Milena Borges de ; CENTURION, Rejane . Curso O livro didático de Língua Portuguesa: perspectivas para o ensino,. 2021 (Câmpus Universitário de Tangará da Serra - Unemat)
    • GAMBARRA, R. C. ; MORAES, Milena Borges de . A lexicografia em sala de aula: pensares e fazeres. 2015 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de ; MIRANDA, C. O. . Prática de Leitura e Produção de Texto. 2018 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de . Apontamentos léxico-discursivos: conceitos e aplicação. 2018 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de . O Livro didático de Língua Portuguesa: perspectivas para o ensino. 2021 (Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Tangará da Serra)
    • MORAES, Milena Borges de . Generos do Discurso: uma contribuição ao ensino do português. 2005 (UNEMAT)
    • MORAES, Milena Borges de . Proposta de Ensino de Língua Materna numa Perspectiva Discursiva: Um Recorte. 2006 (UNEMAT - Universidade do Estado de Mato-Grosso)
    • MORAES, Milena Borges de . Ensino de Língua Materna a partir do gêneors do discurso. 2007 (Secretaria de Educação e Cultura e UNEMAT)
    • MORAES, Milena Borges de . Problemáticas do texto: uma introdução. 2020 (Câmpus Universitário de Tangará da Serra - Unemat)
    • DALCIN, Andréia ; NEGREIROS, Cláudia Landin ; MORAES, Milena Borges de . I Jornada de formação continuada.. 2007 (Produção de material didático (apostila))
    • Nome do projeto: Leitura de mundo e escritas da vida: encontro de saberes (2011 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de .
    • Nome do projeto: Léxico e discurso na capitania de Mato Grosso: nomeação sobre o nativo brasileiro (2016 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , SILVEIRA, M. C. S. , CENTURION, Rejane .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo empreender uma investigação interdisciplinar acerca do processo de nomeação sobre o nativo brasileiro em textos que circularam na capitania de Mato Grosso, no século XVIII, período de sua criação. A partir da seleção de unidades lexicais relacionadas ao nativo e seus referentes, será feita análise estrutural tomando pressupostos teóricos da Lexicologia e Lexicografia. Em seguida, serão mobilizados conceitos da Análise de Discurso, de forma a procurar ler, pelo léxico, alguns movimentos do discurso na história. Consideramos, como hipótese, que assim como fonemas e palavras seguiram uma certa trilha junto à formação do português brasileiro, conforme apontam resultados de pesquisa do projeto nacional ?Para a História do Português Brasileiro? (PHPB), pode ter ocorrido algo semelhante com o discurso, nos levando a propor que o emprego de determinadas unidades lexicais pode ter contribuído para a irrupção de discursos, hoje, estabilizados, acerca do nativo brasileiro.
    • Nome do projeto: Letramento em Língua Materna (LETRAMAE) (2018 - 2020
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , CENTURION, R. , BENITES, F. R. G. , BATISTA, I. M. .
      Descrição: Este projeto fundamenta-se na compreensão de que é imprescindível a relação entre leitura e escrita no processo de letramento em língua materna. O letramento é visto aqui como a construção de um conhecimento de mundo em que o autor se inscreve como sujeito do seu próprio dizer de modo, relativamente, autônomo. Essa característica raramente se apresenta nos alunos que chegam ao curso universitário, dadas nossas experiências de sala de aula do curso de Letras. Considerando esse pressuposto, o projeto pretende aproximar a universidade da comunidade externa a partir de atividades de extensão relacionadas à formação de leitores e produtores proficientes de textos em língua materna. O trabalho é desenvolvido a partir de cursos e eventos de extensão oferecidos ao público-alvo, cujas atividades articulam a produção textual e a interpretação de diversas materialidades linguísticas com base em distintos campos teóricos dos estudos da linguagem.
    • Nome do projeto: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID/UNEMAT (2018 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , BRANDAO, A. C. L. .
      Descrição: Esse Projeto Institucional tem como objetivo contribuir para a formação crítica-reflexiva de licenciandos, criando oportunidades para que professores pré-serviço construam uma identidade profissional, facilitando a atuação de professores em serviço como formadores de futuros docentes e, ao mesmo tempo, desenvolvendo práticas didático-metodológicas inovadoras na educação básica.
    • Nome do projeto: Letramentos suportados por plataformas digitais (2020 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , GAMBARRA, R. C. , BENITES, F. R. G. .
      Descrição: O projeto fundamenta-se na compreensão de que é imprescindível a relação entre leitura e escrita no processo da construção do conhecimento, tanto no mundo escolarizado quanto no cotidiano das pessoas. Considerando esse pressuposto, o projeto pretende aproximar a universidade da comunidade externa a partir de atividades de extensão relacionadas à formação de leitores e produtores proficientes de textos em língua materna. O trabalho será desenvolvido a partir de cursos e eventos de extensão oferecidos ao público-alvo, cujas atividades articulam a produção textual e a interpretação de diversas materialidades linguísticas com base em distintos campos teóricos dos estudos da linguagem.
    • Nome do projeto: Investigação de práticas de letramento - uma interface com a extensão (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , MIRANDA, C. O. , CENTURION, Rejane , BENITES, F. R. G. .
      Descrição: Considerando a relevância da interface entre pesquisa e extensão, de modo que a extensão aprimore as atividades científicas e a pesquise diagnostique e ofereça soluções a problemas diversos com os quais se depara no conjunto de atividades de extensão universitária desenvolvidas junto à sociedade, este projeto de pequisa tem como objetivo empreender um estudo das práticas de letramento desenvolvidas à educação básica e ao ensino superior pelo projeto de extensão "Letramentos suportados por plataformas digitais", o qual é vinculado ao curso de Letras, Unemat/Tangará da Serra. Tendo em vista esse pressuposto, o presente projeto insere-se nas discussões em torno do ensino de língua materna, mais especificamente no que tange ao processo de letramento, entendido como a construção de um conhecimento de mundo em que o autor de um texto qualquer se inscreve como sujeito do seu próprio dizer, do seu discurso (TFOUNI, 2010), envolvendo saberes da Análise de Discurso, Linguística Textual, Sociolinguística e Lexicologia. Consideramos, como hipótese, que as atividades de letramento mediadas pelas plataformas digitais mudarão os interesses, as necessidades e as demandas dos participantes.
    • Nome do projeto: Léxico e suas interfaces no livro didático de Língua Portuguesa (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , CENTURION, Rejane , COSTA, E. P. M. , BENITES, F. R. G. , GALBERO, L. C. , BOMFIM, L. M. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo realizar um estudo do tratamento dado ao léxico em livros didáticos de língua portuguesa, referentes aos anos finais do ensino fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático e do Material Didático (PNLD) e vigentes em Escolas Estaduais de Tangará da Serra - MT. A partir do levantamento e seleção de abordagens propostas em livros didáticos quanto ao ensino-aprendizagem do léxico, procuraremos compreendê-las sob os pressupostos teóricos das ciências do Léxico. Em seguida, reescreveremos, se for o caso, e/ou proporemos abordagens didáticas voltadas para o ensino do léxico, no sentido de contribuir para a ampliação dos saberes lexicais necessários aos usos da linguagem verbal, nos diferentes contextos sociais. Consideramos, como hipótese, que a abordagem do léxico, nos livros didáticos do ensino fundamental, pouco contribui para o desenvolvimento da competência lexical do aluno e, consequentemente, na competência em falar, ler, compreender e escrever.
    • Nome do projeto: Projeto Pibid 2020 de Ensino em Língua Portuguesa (2020 - 2022
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , CENTURION, Rejane , FRANCA, R. N. C. , COCCO, M. H. .
      Descrição: Este projeto tem como proposta desenvolver ações voltadas ao ensino de Língua Portuguesa de forma a aproximar acadêmicos ingressantes do curso de Letras ao seu futuro campo de trabalho, bem como tratar de práticas metodológicas a serem implementadas em sala de aula considerando o contexto de pandemia, período no qual ferramentas digitais estão tendo de ser utilizadas como meio de ligação entre as escolas e seus atores sociais. As práticas metodológicas priorizarão o trabalho com elaboração de material didático a ser utilizado pelas escolas-campo participantes do projeto, o qual procurará funcionar como material complementar de apoio pedagógico ao estudo de conteúdos que estiverem presentes nas apostilas das referidas escolas.
    • Nome do projeto: PIBID-UNEMAT 2022 - Núcleo de Letras-Português - Câmpus de Tangará da Serra (2022 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , CENTURION, R. , FRANCA, R. , COCCO, M. H. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo desenvolver, entre acadêmicos do curso de Letras e alunos de escolas da Educação Básica, atividades voltadas à leitura, escrita e reescrita de textos em diferentes gêneros do discurso, bem como práticas de análise linguística, de modo a aperfeiçoar a competência textual destes e, junto ao conhecimento e vivência da realidade escolar, contribuir para a formação daqueles como professores de Língua Portuguesa, promovendo uma aproximação entre universidade e escolas.
    • Nome do projeto: Letramento em Língua Materna (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de , CENTURION, R. , BENITES, F. R. G. .
      Descrição: Este projeto fundamenta-se na compreensão de que é imprescindível a relação entre leitura e escrita no processo de letramento em língua materna. O letramento é visto como a construção de um conhecimento de mundo em que o autor se inscreve como sujeito do seu próprio dizer de modo, relativamente, autônomo. Essa característica raramente se apresenta nos alunos que chegam ao curso universitário, dadas nossas experiências de sala de aula do curso de Letras. Considerando esse pressuposto, o projeto pretende aproximar a universidade da comunidade externa a partir de atividades de extensão relacionadas à formação de leitores e produtores proficientes de textos em língua materna. O trabalho será desenvolvido a partir de cursos e eventos de extensão oferecidos ao público-alvo, cujas atividades articulam a produção textual e a interpretação de diversas materialidades linguísticas com base em distintos campos teóricos dos estudos da linguagem, bem como lançando mão das tecnologias digitais disponíveis para o ensino.
    • Nome do projeto: Estudo semântico-lexical do códice oitocentista (2013 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, Milena Borges de .
      Descrição: O projeto de pesquisa, ancorado no ?Projeto da História do Português Paulista?, coordenado pelo Prof. Dr. Manoel Mourivaldo Santiago-Almeida, docente da Universidade de São Paulo ? USP objetiva contribuir para reflexão em torno da história da formação da língua portuguesa no Brasil, tendo como objetivo geral fazer um estudo do léxico no município de Cáceres-MT, a partir do manuscrito oitocentista ?Memoria sobre o plano de guerra offensiva e deffensiva da Capitania de Matto Grosso?, com base em uma discussão sobre manutenção, tendência à manutenção, desuso, tendência ao desuso e neologismo semântico de unidades lexicais. Para a realização da pesquisa, utiliza-se das pesquisas bibliográfica e de campo, com base teórico-metodológica nas disciplinas de Dialetologia, Lexicologia e Lexicografia.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras - habilitação: Língua Portuguesa e Língua Inglesa
        Nome da Instituição: Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Alto Araguaia
        Título: Leitura Reflexiva dos Parametros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Alto Araguaia
        Ano de conclusão: 2004
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Centro Educacional Objetivo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Professora
    • Escola Estadual Carlos Hugueney:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Professora contratada
    • Departamento Estadual de Trânsito:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: estagiária
    • Colégio Estadual Alfredo Nasser:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professora contratada
    • Conselho Editorial da Editora da Unemat:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).