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Jonathan da Silva Marcelino

    • Pós-doutorando no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB/USP). Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (FFLCH / USP - Conceito 7 CAPES/MEC) concluído em 2019. Pesquisador/bolsista/Doutorado - CNPq (2014-2018). Mestre em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (FFLCH/ USP - Conceito 7 CAPES/MEC) concluído em 2013. Pesquisador/bolsista/Mestrado - CNPq (2010-2013). Graduado em Geografia pela Universidade Federal Fluminense (UFF - RJ), concluída em 2009. Foi bolsista de Iniciação Científica do Programa de Educação Tutorial (PET/MEC-SESu - 2005-2007). Atuou como Coordenador de Assuntos Educacionais da equipe de gestão do Centro Educacional Unificado da cidade de São Paulo (CEU-SME/SP) entre os anos de 2014-2016 e também como Coordenador Acadêmico da Universidade Aberta do Brasil nos Centros Educacionais Unificados da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (UAB/UniCEU/SME-SP) entre os anos de 2016-2017. Foi professor dos cursos de Geografia, História, Turismo e Pedagogia da Universidade Anhanguera Educacional (2014-2017) e do curso de Pedagogia do Centro Universitário São Camilo (CUSC) (2017- 2020). Atualmente possui vínculo com a secretaria de educação do município de São Paulo (SME-SP) na condição de professor efetivo do Ensino Fund. II Médio onde desempenha a função de Formador de Professores /Técnico Educacional do Núcleo de Ensino Fundamental, EJA e Ens. Médio da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional do Campo Limpo (DRE/CL) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) onde articula as frentes de trabalho; Educação Integral, e Educação para as Relações Étnico-Raciais. Atua na avaliação de obras didáticas (PNLD/MEC) é membro do corpo editorial e revisor ad hoc em diversos periódicos nacionais que contemplam a interface da Educação para as Relações Étnico-Raciais, Ensino de Geografia, Estudos Decoloniais, Geografia da África, Pensamento Africano, e Formação de Professores. Tem experiência na área de Geografia e Educação, com ênfase nos seguintes temas; Movimento Negro e Ensino de Geografia, Espaço Urbano e Relações Raciais, Territórios Negros e Segregação Espacial Racial, Currículo praticado de Geografia, Formação Continuada de Professores da Educação Básica, Politicas Públicas de Educação, Geografia e Diversidade, Ensino de Geografia e Relações Raciais com foco na articulação das Leis federais 10.639/03 e 11.645/08.

       

      Links:    

    • Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Formação de Professores de Geografia.
    • A África na Geografia Escolar.
    • Movimento Negro, Lutas Coletivas, e o Ensino de Geografia no Brasil.
    • Relações Étnico-Raciais e Espaço Urbano.
    • MARCELINO, J. S. ; FERRACINI, R. ; RODRIGUES, S. J. D. . Ensino de Geografia da África: Caminhos e Possibilidades para uma educação antirracista.. Quissamã : África e Africanidades, 2022 . 178p. ISBN: 9786599582882.
    • MARCELINO, J. S. ; FERRACINI, R. ; RODRIGUES, S. J. D. . Ensino de Geografia da África: Caminhos e Possibilidades para uma educação antirracista. Quisamã : Revista África e Africanidades, 2021 . 246p. ISBN: 9786599582813.
    • NUNES, FLÁVIO ; DA SILVA MARCELINO, Jonathan . Projeto político pedagógico de uma escola paulistana periférica e a promoção de justiça social EDUCACAO UNISINOS (ONLINE) , v. 27 , p. 1 - 21 , 2023. ISSN: 21776210.
    • MARCELINO, J. S. . Por uma Geografia Decolonial: Elementos para o Ensino de África na Educação Básica VEREDAS DA HISTÓRIA , v. 14 , p. 36 - , 2021. ISSN: 19824238.
    • MARCELINO, J. S. . A NARRATIVA RACIAL NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO: NOTAS PARA UM DEBATE REVISTA ELETRÔNICA DA ASSOCIAÇÃO DOS GEÓGRAFOS BRASILEIROS, SEÇÃO TRÊS LAGOAS , v. , p. 151 - 189 , 2021. ISSN: 18082653.
    • MARCELINO, J. S. . O Ensino de Geografia e o continente africano: Possibilidades Pedagógicas Revista Educacional Maya , v. 01 , p. 59 - , 2019. ISSN: 26750279.
    • MARCELINO, J. S. ; FERRACINI, R. ; MALACHIAS, A. C. . Olhares Docentes. Caderno Geografias Negras (Apresentação) REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES , v. 37 , p. 27 - , 2021. ISSN: 19832354.
    • MARCELINO, J. S. . Geografia da África: Possibilidades para uma Educação Antirracista Revista Abatirá , v. 1 , p. 118 - , 2020. ISSN: 26756781.
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    • MARCELINO, J. S. ; FERRACINI, R. ; RODRIGUES, S. J. D. . A África para além da sala de aula.. A África para além da sala de aula., v. 1, p. 11 - 19, 2021.
    • Marcelino, Jonathan da Silva . Nossos Passos vêm de Longe: O Movimento Negro & os Avanços da Luta Antirracista na Educação Brasileira. Políticas públicas, ações afirmativas e desenvolvimento social, v. 1, p. 79 - 91, 2021.
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    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista África e Africanidades. 2023 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista África e Africanidades. 2021 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista Interface. 2021 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista Interface. 2023 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista Terra Livre. 2022 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista Boletim Paulista de Geografia. 2021 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista Interface. 2022 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista Interface. 2021 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Comissãode Heteroidentificação do Processo Seletivo do Programa de Pós-Graduação em Geografia Humana da FFLCH-USP. 2022 (Assessoria)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista GEOUSP. 2022 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista GEOUSP. 2022 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista Mosaico (Fundação Getúlio Vargas). 2022 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. . Epistemicídio, Decolonialidade & as Relações Étnico-Raciais no Brasil. 2021 (Assessoria)
    • MARCELINO, J. S. . Os 18 anos de implementação da Lei 10.639/03: a construção de uma educação antirracista. 2021 (Assessoria)
    • MARCELINO, J. S. . Por uma formação docente antirracista, intercultural e pluriétnica: primeiras aproximações. 2022 (Consultoria)
    • MARCELINO, J. S. ; Marcelino, Jonathan da Silva . Escola, Racismo e Antirracismo: (Re)fazendo nossa práticas pedagógicas. 2021 (Assessoria)
    • MARCELINO, J. S. . Letramento Racial. 2020 (Assessoria)
    • MARCELINO, J. S. . Parecer artigo científico Revista Olhar do Professor. 2020 (Parecer)
    • MARCELINO, J. S. ; FERRACINI, R. ; SILVA, M. G. S. N. . UMA GEOGRAFIA AFRO-LATINO-AMERICANA: TEMAS, METODOLOGIAS, E ABORDAGENS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. 2022 (Conferência)
    • MARCELINO, J. S. . Geografia e relações étnico raciais: fundamentação teórica para a prática do Ensino e da Pesquisa. 2021 (Conferência)
    • Jonathan da Silva Marcelino . Entre os bailes Black e o Rap: territórios negros e suas configurações na cidade de São Paulo. 2021 (Comunicacao)
    • MARCELINO, J. S. . Novos caminhos para a pesquisa sociológica em África e nas Diásporas Africanas. 2021 (Conferência)
    • MARCELINO, J. S. . Construção de Vida de Jovens Negros e Periféricos - PUC/RJ. 2019 (Conferência)
    • MARCELINO, J. S. . POR UMA GEOGRAFIA DECOLONIAL ? AS DIMENSÕES EPISTÊMICAS DA RAÇA E DO RACISMO NO PENSAMENTO GEOGRÁFICO. 2018 (Comunicacao)
    • MARCELINO, J. S. . A atuação do Movimento Social Negro na implementação da lei federal 10.639/03: desafios e possibilidades. 2018 (Comunicacao)
    • MARCELINO, J. S. . A questão racial na obra de Milton Santos. 2015 (Seminário)
    • MARCELINO, J. S. . Segregação Urbana e Racial na Cidade do Rio de Janeiro: Algumas Considerações.. 2011 (Seminário)
    • MARCELINO, J. S. . Não é magia, e nem feitiçaria.. É tecnologia!' Heranças da Tecnologia Africana no Brasil.. 2015 (Comunicacao)
    • MARCELINO, J. S. . As politicas públicas e a questão racial no Brasil. 2016 (Conferência)
    • MARCELINO, J. S. . A questão Racial e a crise politica no Brasil. 2016 (Conferência)
    • MARCELINO, J. S. . O Avanço do Conservadorismo e as práticas de preconceito e discriminação racial em São Paulo. 2016 (Comunicacao)
    • MARCELINO, J. S. . Periferia em Movimento. 2015 (Comunicacao)
    • MARCELINO, J. S. . A Geografia das Lutas e Resistências no futebol de Várzea em São Paulo. 2015 (Conferência)
    • MARCELINO, J. S. . Rede de Ação na Desconstrução do Preconceito e Construção de Novas Imagens. 2013 (Conferência)
    • MARCELINO, J. S. . Concepções teóricas sobre trabalho de campo no ensino fundamental e médio. 2008 (Comunicacao)
    • MARCELINO, J. S. . Paisagens Contemporâneas: Uma análise do bairro da Barra da Tijuca no Rio e Janeiro. 2007 (Comunicacao)
    • MARCELINO, J. S. ; CARVALHO, Carolina Campos ; FERREIRA, Tatiana ; HARGUINDEGUY, Jimena ; NASCIMENTO, Marta Do ; OLIVEIRA, Andréa de ; QUINTINO, Eric ; RODRIGUES, Regiane Laura ; SANTOS, Julio Cesar Ferreira ; SILVA, P. J. ; TRIANE, Beatriz Pereira ; VIANNA, Bruno Cunha . Novos caminhos para velhos problemas: a geografia no Programa de Educação Tutorial.. 2006 (Congresso)
    • MARCELINO, J. S. ; CARVALHO, Carolina Campos ; SANTOS, Julio Cesar Ferreira ; QUINTINO, Eric ; OLIVEIRA, Andréa de ; NASCIMENTO, Marta Do ; HARGUINDEGUY, Jimena ; FERREIRA, Tatiana ; SILVA, P. J. ; TRIANE, Beatriz Pereira ; VIANNA, Bruno Cunha . Transformações e retransformações no bairro Maracanã. 2006 (Congresso)
    • MARCELINO, J. S. . A trajetória de imigrantes caboverdianos no Rio de Janeiro. 2006 (Congresso)
    • MARCELINO, J. S. . Racismo é um projeto nacional, forma de organizar a nossa sociedade. 2020 Jornal Online
    • MARCELINO, J. S. . Pandemia agrava desigualdade racial no mercado de trabalho. 2020 Jornal Online
    • MARCELINO, J. S. . 11 Mostra Cultural da Cooperifa. 2018 Cooperifa
    • MARCELINO, J. S. . A questão Racial - Salão do Livro. 2016 TV Boitempo
    • MARCELINO, J. S. . Entrevista sobre Educação - Programa do Bial. 2019 Rede Globo de Televisão
    • MARCELINO, J. S. . Dia da Consciência Negra é oportunidade de reflexão. 2019 RIt TV
    • MARCELINO, J. S. . Geografia das Relações Étnico-Raciais. 2020 Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba, na Universidade Federal da Paraíba
    • MARCELINO, J. S. ; CARVALHO, Carolina Campos ; FERREIRA, Tatiana ; HARGUINDEGUY, Jimena ; NASCIMENTO, Marta Do ; OLIVEIRA, Andréa de ; QUINTINO, Eric ; RODRIGUES, Regiane Laura ; SANTOS, Julio Cesar Ferreira ; SILVA, P. J. ; TRIANE, Beatriz Pereira ; VIANNA, Bruno Cunha . Lançamento do livro "Novos Caminhos para Velhos Problemas. 2006 (Universidade do Estado do Rio do Janeiro)
    • MARCELINO, J. S. . I Encontro de Bacharelandos em Geografia. 2007 (Empresa Junior Geográfica)
    • MARCELINO, J. S. ; CARVALHO, Carolina Campos ; FERREIRA, Tatiana ; HARGUINDEGUY, Jimena ; NASCIMENTO, Marta Do ; OLIVEIRA, Andréa de ; QUINTINO, Eric ; RODRIGUES, Regiane Laura ; SANTOS, Julio Cesar Ferreira ; SILVA, P. J. ; TRIANE, Beatriz Pereira ; VIANNA, Bruno Cunha . Mini-Curso "Geografia Política Contemporânea". 2006 (Pet Geografia UERJ)
    • MARCELINO, J. S. ; CARVALHO, Carolina Campos ; FERREIRA, Tatiana ; HARGUINDEGUY, Jimena ; NASCIMENTO, Marta Do ; OLIVEIRA, Andréa de ; QUINTINO, Eric ; RODRIGUES, Regiane Laura ; SANTOS, Julio Cesar Ferreira ; SILVA, P. J. ; TRIANE, Beatriz Pereira ; VIANNA, Bruno Cunha . Mini-Curso "Geografia e História da África".. 2007 (Pet Geografia UERJ)
    • MARCELINO, J. S. ; COSTA, N. M. C. ; COSTA, Vivian Castilho da ; OLIVEIRA, Andréa de ; HARGUINDEGUY, Jimena . I Congresso Nacional de Planejamento e Manejo de Trilhas.. 2006 (Universidade do Estado do Rio de Janeiro)
    • MARCELINO, J. S. . VII Encontro Nacional da Anpege. 2007 (Associação Nacional de Pós Graduação em Geografia)
    • MARCELINO, J. S. . Curso Trilhas de Aprendizagem da Geografia. 2020 (SME/SP)
    • MARCELINO, J. S. . Territorialidade e Literatura na Produção da Educação Antirracista.. 2022 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • MARCELINO, J. S. . São Paulo Território Indígena. 2022 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • MARCELINO, J. S. . Manifestações da História e Cultura Africana e Afro-brasileira no Currículo Escolar. 2019 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • MARCELINO, J. S. . Educação antirracista: Possibilidades e Desafios no contexto da FeirÁfrica. 2022 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • MARCELINO, J. S. . Infâncias e Relações de Gênero. 2017 (Centro Universitário São Camilo)
    • MARCELINO, J. S. . Fundamentos Teóricos Metodológicos da Educação de Jovens e Adultos. 2017 (Centro Universitário São Camilo)
    • MARCELINO, J. S. . Educação e Relações Étnico-Raciais: Caminhos e Possibilidades para uma educação antirracista. 2017 (Centro Universitário São Camilo)
    • MARCELINO, J. S. . As potencialidades e os desafios da Base Nacional Comum Curricular: Uma perspectiva Crítica. 2018 (Centro Universitário São Camilo)
    • MARCELINO, J. S. . Afrofuturismo: Perspectivas Curriculares e Metodologias Ativas. 2023 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo - SME/SP)
    • Nome do projeto: Redes socias e identidade na trajetória de imigrantes cabo-verdianos no Rio de Janeiro (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARCELINO, J. S. .
      Descrição: O trabalho tinha como proposta analisar a emigração cabo-verdiana para o Rio de Janeiro tentamos elucidar sua inserção dentro dos fluxos internacionais de mobilidade espacial das populações e, em especial sua importância para pequena comunidade de imigrantes cabo-verdianos radicados no município de Mesquita, esclarecendo os motivos que levaram o estabelecimento destes imigrantes neste município na Baixada Fluminense do estado do Rio de Janeiro. Para tanto focalizamos a presença de uso de redes sociais, considerando de forma especial à dinâmica temporal do processo. O estudo também analisou a questão da identidade do imigrante, do sentimento de pertencimento desses indivíduos em relação a Cabo-Verde, que eles chegaram ao Brasil a mais de 40 anos, porém devido à inserção deficiente que tiveram no mercado de trabalho não conseguiram realizar a importante façanha de retornar a sua terra natal
    • Nome do projeto: Maracanã: Temporalidades e Repercusões (2005 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARCELINO, J. S. , SANTOS, Julio Cesar Ferreira , RODRIGUES, Regiane Laura , QUINTINO, Eric , OLIVEIRA, Andréa de , NASCIMENTO, Marta Do , HARGUINDEGUY, Jimena , SILVA, P. J. , TRIANE, Beatriz Pereira , VIANNA, Bruno Cunha , RIBEIRO, Miguel Ângelo .
      Descrição: Nosso objetivo era o de abordar o bairro Maracanã, destrinchando suas temporalidades e a repercussão espaciais na forma de estrutura, lado a lado às transformações na cidade do Rio de Janeiro. Para isso, foi necessário confrontar duas conformações, uma de cunho mais formalista, enquanto a outra, pertencente ao plano da subjetividade. Buscamos compreender os limites do bairro do Maracanã confrontando e sobrepondo o oficial (delimitado pela Prefeitura) e o vivido (percebido pelos transeuntes, moradores, usuários do espaço). Buscamos também observar os principais espaços e fixos sociais pertencentes ao recorte em tela e a relação da sociedade com os mesmos. Essa etapa da pesquisa buscou estabelecer domínios de parcelas distintas da coletividade, refletindo relações múltiplas dos indivíduos com os fixos e espaços. Através da identificação das centralidades (os principais fixos do bairro e os espaços públicos relevantes), buscamos investigar que tipos de fluxos são atraídos para o Maracanã, seus objetivos e suas origens. Dessa maneira, conseguiremos articular o bairro e suas funções em uma perspectiva maior, voltada à cidade do Rio de Janeiro. Mapeamos os múltiplos territórios no Maracanã e as territorialidades dos fluxos que conferem vida ao lugar é um objetivo que serviu de base para uma discussão indenitária importante a partir da questão: o Maracanã é realmente um bairro ou apenas um suporte de serviços para a cidade do Rio de Janeiro?
    • Nome do projeto: Projeto Cartografia dos Territórios das Comunidades Remanescentes de Quilombo no Brasil (2008 - 2009
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: MARCELINO, J. S. .
      Descrição: Este trabalho realizado ao junto ao LEMTO (Laboratório de Movimentos Sociais e Territorialidades) tem por objetivo a sistematização de informações geográficas, que resultará no mapeamento dos estados com registro de comunidades remanescentes de antigos quilombos no Brasil. O estudo pretende contribui na compreensão da espacialização dos sítios de quilombos no país bem como a sua relação com a formação do território brasileiro. O trabalho também objetiva demonstrar como essas comunidades atualmente vem protagonizando de diferentes formas a luta pelo direito a terra, lutas estas que grafam o espaço geográfico brasileiro com rugosidades, com marcas, lutas estas que não são apenas pela terra, mas também pelos símbolos, pelos significados e pelas imagens do território.
    • Nome do projeto: Pesquisas e Ações Socioculturais no Morro do Palácio (Niterói-RJ) (2008 - 2008
      Natureza: Extensao
      Integrantes: MARCELINO, J. S. .
      Descrição: O projeto de natureza interdisciplinar foi uma ação realizada em parceria entre Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Universidade Federal Fluminense, Museu Andy Warhol e Instituto Oi Futuro. O projeto tem por objetivo desenvolver ações de mapeamento, documentação e diagnósticos que envolvessem práticas, representações e visões de vida dos moradores da comunidade.
    • Nome do projeto: Transgressão e Resistência no Ativismo de bairro da Cidade de Deus - RJ (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARCELINO, J. S. .
      Descrição: O presente estudo tratou da resistência e transgressão realizada pelos milhares de habitantes da cidade, que foram expropriados dos direitos, de saúde, educação, e das condições concretas de existência humana. A proposta da pesquisa fundamentou-se no estudo dos grupos comunitário de representação política que se organizam a partir do espaço de vivência (o bairro), na tentativa de se contrapor a uma ordem sócio-espacial excludente. Nesse sentido buscamos com esta pesquisa compreender os processos de mobilização política que estão se engendrando desde os anos de 2003 na Cidade de Deus, um bairro periférico da zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Cumpre mencionar, que no âmbito dessa pesquisa não nos interessa somente a experiência habitacional imediatamente anterior á transferência para o Conjunto habitacional Cidade de Deus. Outros dois momentos desses acontecimentos também nos preocupam: o da transferência para o conjunto habitacional, e o posterior a essa transferência. Esse último mais importante para nós. Isto porque, a delimitação do nosso universo empírico permite compreender que uma vez realocada/transferida de áreas favelizadas, aluguéis, e outras situações de moradia precária da cidade do Rio de Janeiro, a população destinada ao conjunto habitacional Cidade de Deus ? CDD, perdeu as suas referências espaciais do território anteriormente habitado, e recriou outros referenciais simbólicos no conjunto habitacional para onde foram removidos
    • Nome do projeto: Segregação Socioespacial Territórios Negros: Um estudo sobre as cidades brasileiras. (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARCELINO, J. S. .
      Descrição: A pesquisa situa-se no âmbito dos estudos das relações étnico-raciais em contextos metropolitanos, e tem como proposta uma investigação sobre a condição urbana da população negra no contexto das cidades mais importantes e populosas do território nacional, São Paulo e Rio de Janeiro. O estudo carrega um duplo objetivo, analisar teoricamente e ilustrar empiricamente as características dos processos de segregação socioespacial da população negra, e refletir sobre as diferentes configurações de território que foram engendradas no contexto dessas cidades ao longo do século XX. O enfoque do trabalho está direcionado para os padrões de segregação racial e para as configurações de territorialidade negra no distrito do Jardim Ângela, localizado no extremo sul de São Paulo, e o bairro de Madureira, situado na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. O trabalho em tela traduz uma profunda reflexão sobre o processo de inserção da população negra no contexto das grandes metrópoles brasileiras.
    • Nome do projeto: Geografia das Relações Raciais no Brasil (2014 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MARCELINO, J. S. .
      Descrição: O presente estudo envolve a abordagem geográfica da questão racial no Brasil. Tendo em vista que o racismo é um mecanismo regulador de relações que atua subjugando a aparência corpórea e os valores morais, culturais, estéticos e intelectuais de um determinado grupo interferindo nos usos e nas trajetórias sócio-espaciais deste nos espaços da cidade. Assim, o racismo é uma prática multidimensional de coerção cultural, política e econômica com o objetivo de manter uma relativa distância dos grupos raciais postos como inferiores. Neste sentido, o objetivo deste estudo é oferecer uma interpretação mais densa e abrangente da questão racial, a partir de uma abordagem geográfica. Buscamos assim nos vincular ao empenho que tem sido feito nos últimos anos por vários geógrafos que tomam a questão racial como um tema fundamental para compreender o Brasil
    • MARCELINO, J. S. ; MARCELINO, K. A. T. . Os Desafios politico-pedagógicos perante a lei 10.639/03 para uma Educação Antirracista. 2018 - Oficina
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade Federal Fluminense
        Ano de conclusão: 2009
      • Curso: Geografia
        Nome da Instituição: Universidade do Estado do Rio de Janeiro
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Geografia (Geografia Humana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Instituto de Estudos Brasileiros / Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade do Estado do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Aluno Bolsista do Grupo PET Geogarfia (Programa de Educação Tutorial) criado 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES, o PET Programa de Educação Tutorial ? foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando sob a responsabilidade da Coordenação de Relações Acadêmicas da Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior DEPEM. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. o programa tem como objetivo; Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar, Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação, Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica, Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país, e Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela ética, pela cidadania e pela função social da educação superior.
        Outras informações: Bolsista
    • Universidade Federal Fluminense:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: O projeto de natureza interdisciplinar era uma ação realizada em parceria entre Museu de Arte Contemporânea de Niterói, Universidade Federal Fluminense, Museu Andy Warhol e Instituto Oi Futuro. O projeto tinha como objetivo desenvolver ações de mapeamento, documentação, e diagnósticos que envolvessem práticas, representações e visões de vida dos moradores da comunidade..
        Outras informações: Bolsista
    • Colégio Recanto do Fazer.:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Coperativado
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • EMEF Pedro Nava:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fund II e Med de Geog
    • EMEF Jornalista Millôr Fernandes:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor efetivo e concursado da disciplina de Geografia do Ensino Fundamental II e Médio da rede municipal de educação de São Paulo - SME/SP.
        Outras informações: Professor de Ensino Fund II e Med de Geog
    • EMEF Zulmira Cavalheiro Faustino:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Professor de Ensino Fund II e Med de Geog
    • Universidade Anhanguera:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • CEU - Centro de Educação Unificado - Cantos Amanhecer SME/SP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2015 - 2017 ).
        Outras informações: Coordenador de Projetos Educacionais.
        Outras informações: Efetivo
    • Universidade Aberta do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Coordenador Acadêmico da Universidade Aberta do Brasil nos Centros Educacionais Unificados da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (UAB/UniCEU/SME-SP). Coordenador da UNICEU. A UniCEU é uma Rede composta por Polos de Apoio Presencial que constituem as Unidades de Articulação Acadêmica nos Centros Educacionais Unificados da cidade de São Paulo (CEUs) vinculada, prioritariamente, em parceria com instituições de Ensino Superior (IES) e Institutos de Formação Técnica e Tecnológica, articulando a oferta de cursos de Graduação, Tecnológico, Especializações, Aperfeiçoamento, Mestrado Profissional, entre outros.
        Outras informações: Efetivo
    • Centro Universitário São Camilo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - Atual ).
        Outras informações: Tutor Presencial
    • Revista África e Africanidades:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Todo o conteúdo da REVISTA ÁFRICA E AFRICANIDADES está dividido em quatro núcleos: Espaço Acadêmico (formado por artigos, resenhas e relatórios de pesquisa), África e Africanidades na Sala de Aula (suplemento totalmente destinado a subsidiar alunos e professores da educação básica); Colunas (textos com caráter informativo e de entretenimento que abrangem diversos temas tais como direito, finanças, cinema, saúde, beleza, comportamento) e por último catálogo de Fontes de Pesquisa sobre a temática negra formado por museus, centros culturais, bibliotecas, arquivos do Brasil e do exterior.
    • GEOUSP: espaço e tempo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Geousp ? Espaço e Tempo é uma publicação do Programa de Pós-Graduação de Geografia Humana (PPGH) e do Programa de Pós-Graduação de Geografia Física (PPGF) da Universidade de São Paulo.
    • Olhar de Professor:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: A Revista Olhar de Professor é um periódico acadêmico, de fluxo contínuo proposto pela Universidade Estadual de Ponta Grossa - UEPG (Paraná, Brasil).
    • MOSAICO REVISTA MULTIDISCIPLINAR DE HUMANIDADES:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista de Geografia, Meio Ambiente e Ensino - GEOMAE (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: A Revista GEOMAE foi criada pelo departamento de Geografia, da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão, com intuito de publicar resultados de pesquisas e experiências realizadas nas áreas do conhecimento científico, que tenham relação com a Geografia, Meio Ambiente e Ensino.
    • Secretaria Municipal de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Desempenha a função de Técnico Educacional do Núcleo de Ensino Fundamental, EJA e Ens. Médio da Divisão Pedagógica (DIPED) da Diretoria Regional do Campo Limpo (DRE/CL) da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME/SP) onde articula as frentes de trabalho Ensino de Geografia, Educação Integral, e Educação para as Relações Étnico-Raciais.
        Outras informações: Professor de Geografia Fundamental II & Médio
    • Secretaria Estadual de Educação de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Professor de Geografia Fundamental II & Médio
    • Centro Renovo de Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Professor de Geografia Fundamental II & Médio
    • Geoconexões:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: A Revista GEOCONEXÕES ONLINE é uma revista com arbitragem científica, empenhada em manter os mais elevados padrões de ética e de boas práticas de publicação. Sendo assim, a Revista se dedica em tomar as medidas para validar essa declaração e também orienta os seus editores, pareceristas (membros do Conselho Científico e pareceristas ad hoc) e autores a pautarem o seu comportamento pelos Princípios de Transparência e Melhores Práticas em Publicações Científicas do Comitê de Ética de Publicações (COPE).
    • Revista Interface:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: A Revista Interface é a primeira publicação da UFT elaborada pelo Núcleo de Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (Nemad), do Curso de Geografia da UFT, campus Porto Nacional. Trata -se de publicações de resenhas de livros, artigos originais e inéditos sobre assuntos de interesse científico, geográfico e ciências afins, abordando as temáticas: educação, meio ambiente e desenvolvimento.
    • Em Tese:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: O foco da revista Em Tese é a publicação de produções inéditas ? artigos, entrevistas e resenhas ? de pós-graduandos, professores e pesquisadores nas áreas de Sociologia e Ciência Política; e de traduções de autores consagrados de outros países.