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Giovanna Feitosa Rossinhole

    • Mestranda em Letras (área: Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (USP). Graduou-se em Letras - Português/Inglês pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), campus Guarulhos. Realizou duas pesquisas de Iniciação Científica, cuja base teórica é a Linguística Cognitiva. Participa do grupo de estudos Investigações (In)Formais em Língua(gem) e Cognição (InFoLinC), cadastrado ao CNPq e atualmente trabalha com o corpora do Projeto História do Português Paulista II. Áreas de interesse: Morfologia; Semântica; Linguística Cognitiva; Abordagem Multissistêmica.

       

      Links:    

    • ROSSINHOLE, G. F. . As ocorrências das construções ?em torno? e ?entorno? no português brasileiro a partir de uma perspectiva cognitivista. In: II Colóquio Brasileiro de Morfologia , 2013 , Rio de Janeiro. Anais do II Colóquio Brasileiro de Morfologia. : , 2013.
    • ROSSINHOLE, G. F. . Heterossemia nos pares preposição-prefixo do português brasileiro. 2014 (Simposio)
    • ROSSINHOLE, G. F. . Monitoria em Língua Portuguesa. 2012 (Congresso)
    • ROSSINHOLE, G. F. . As ocorrências das construções ?em torno? e ?entorno? no português brasileiro a partir de uma perspectiva cognitivista. 2012 (Comunicacao)
    • ROSSINHOLE, G. F. . As ocorrências das construções ?em torno? e ?entorno? no português brasileiro a partir de uma perspectiva cognitivista. 2013 (Seminário)
    • ROSSINHOLE, G. F. . As ocorrências das construções ?em torno? e ?entorno? no português brasileiro a partir de uma perspectiva cognitivista. 2013 (Comunicacao)
    • ROSSINHOLE, G. F. . Monitoria em Língua Portuguesa. 2013 (Congresso)
    • ROSSINHOLE, G. F. . As ocorrências das construções ?em torno? e ?entorno? no português brasileiro a partir de uma perspectiva cognitivista. 2013 (Comunicacao)
    • ROSSINHOLE, G. F. . As ocorrências das construções ?em torno? e ?entorno? no português brasileiro a partir de uma perspectiva cognitivista. 2013 (Outra)
    • Nome do projeto: As ocorrências das construções ?em torno? e ?entorno? no português brasileiro a partir de uma perspectiva cognitivista (2012 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSSINHOLE, G. F. , LEMOS DE SOUZA, Janderson .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo levantar as ocorrências das formas ?em torno? e ?entorno? no português brasileiro: se as duas formas ainda convivem (caso de variação), se uma já tomou o lugar da outra (caso de mudança concluída) ou se uma está tomando o lugar da outra (caso da mudança em curso). Além disso, pretende-se levantar a quantidade de sentidos encontrados em determinado número de sentenças analisadas. O ponto de vista teórico que será abordado é a Linguística Cognitiva, que defende que ?a relação entre palavra e mundo é mediada pela cognição.? (Ferrari: 2011: 14). Desta forma, como também complementa Ferrari, o significado é visto como uma construção cognitiva através da qual o mundo é apreendido e experienciado. Sendo assim, através da perspectiva da Linguística Cognitiva, priorizaremos a semântica ao fazermos as análises, já que esta é primordial para a teoria cognitiva. O corpus escolhido foram as seções "Poder" e "Mundo" do jornal online "Folha de São Paulo", já que as construções ?em torno? e ?entorno? são mais típicas do registro formal. Além disso, essas construções foram escolhidas para serem analisadas devido a este ser um assunto que não foi muito trabalhado.
    • Nome do projeto: Heterossemia nos pares preposição-prefixo do português brasileiro (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSSINHOLE, G. F. , LEMOS DE SOUZA, Janderson .
      Descrição: O fato de a prefixação ser considerada caso de composição é legado dos estruturalismos conservados no lexicalismo gerativo. Isso implica um foco na forma, sendo o morfema utilizado como unidade de análise no estruturalismo americano e a palavra utilizada como unidade de análise no lexicalismo gerativo. Em oposição à esse foco na forma, a Linguística Cognitiva entende que o significado é uma construção cognitiva: as palavras orientam a construção de sentido, não contêm em si mesmas significados. Portanto, a gramática é semanticamente motivada, e faz mais sentido tratar a formação de palavras como um fenômeno semântico com repercussão morfológica. O foco no significado, através do conceito de heterossemia, desfaz a controvérsia com relação ao entendimento de que os pares preposição-prefixo constituem um fenômeno entre a forma preposição e a forma prefixo, sendo a preposição a forma que atua na sintaxe e o prefixo a forma que atua no léxico. Este projeto, baseando-se em outro maior que tem como objetivo analisar a heterossemia em diversos pares preposição-prefixo do português brasileiro visa escolher um par preposição-prefixo para análise, a fim de aprofundar o estudo da formação de palavras dentro do quadro teórico da Linguística Cognitiva.
    • Nome do projeto: Estudos das preposições do Português Brasileiro - Séculos XVI a XX (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSSINHOLE, G. F. , KEWITZ, V. .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo central analisar as preposições do Português Brasileiro nos séculos XVI a XX. A partir da perspectiva multissitêmica da língua (Castilho 2010), serão considerados os processos de gramaticalização, semanticização e discursivização das preposições mais recorrentes no Português: a, para, em, de, com e por. Este projeto se insere no programa de estudos do Projeto Para a História do Português Brasileiro (PHPB) e Projeto de História do Português Paulista (PHPP), que buscam investigar as raízes da variedade brasileira do português desde os primeiros séculos.
    • Nome do projeto: Vésperas Brasilianas: uma agenda para os estudos sintáticos do Português Brasileiro nos primeiros séculos (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ROSSINHOLE, G. F. , KEWITZ, V. .
      Descrição: Este projeto, vinculado ao Projeto Temático "História do Português Paulista", tem como objetivo central apresentar uma agenda para os estudos sintáticos dos primeiros séculos do Português Paulista (XVI e XVII). Paralelamente será apresentado um estudo dos mesmos fenômenos sintáticos em textos portugueses dos séculos XV, XVI e XVII. A agenda é composta pela análise da estrutura argumental e valência verbal, preposições, concordância verbal e nominal e estratégias de junção.
  • Formação Acadêmica: 2
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Filologia e Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Federal de São Paulo (Guarulhos):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • PBF - Pink and Blue Freedom:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de Inglês
    • Revista De Letra em Letra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).