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Mariana Martins Villaça

    • possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1993) , mestrado (2000) e doutorado em História Social (2006) pela Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina: arte e política, Cinema Cubano: História, Brasil: Tropicalismo, Cinema Latino-americano e Políticas Culturais.

       

      Links:    

    • VILLAÇA, M. M. . Jose Martí. São Paulo : Fundação Memorial da América Latina, 2008 . 88p. ISBN: 9788585373863.
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    • VILLAÇA, M. M. . Representações de Che Guevara na canção latino-americana Projeto História (PUCSP) , v. 32 , p. 353 - 368 , 2006. ISSN: 01024442.
    • VILLAÇA, M. M. . America Nuestra Glauber Rocha e o cinema cubano Revista Brasileira de História , v. 44 , p. 489 - 510 , 2002. ISSN: 01020188.
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    • VILLAÇA, M. M. . Música cubana com sotaque brasileiro: entrecruzamentos culturais nos anos sessenta História. Questões e Debates , v. 18 , p. 249 - 274 , 2001. ISSN: 01006932.
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    • VILLAÇA, M. M. . Tropicalismo: un movimiento en debate L'Actitud , v. 5 , p. - , 2001. ISSN: 15197867.
    • VILLAÇA, M. M. ; NAPOLITANO, M. . Tropicalismo: as relíquias do Brasil em debate Revista Brasileira de História , v. 18 , p. 53 - 75 , 1998. ISSN: 01020188.
    • VILLAÇA, M. M. ; NAPOLITANO, M. . A cena político-cultural cubana dos anos setenta: uma análise histórica do filme A Última Ceia. Historia e Cinema: dimensões históricas do audiovisual, v. , p. 193 - 218, 2007.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 2
    • VILLAÇA, M. M. . Tropicalismo y Grupo de Experimentación Sonora del ICAIC: armonías y disonancias . Revista Cubista , Los Angeles , 01 out. 2005.
    • VILLAÇA, M. M. . Nueva Trova Cubana e Tropicalismo . Desvendando a História , São Paulo , 01 nov. 2004.
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    • VILLAÇA, M. M. . Tropicalismo: um movimento em debate. In: Seminário Tropicalismo 30 Anos: a explosão e seus estilhaços , 1997 , Brasilia. Tropicalismo: a explosão e seus estilhaços. Brasilia : Editora UNB, 1997.
    • VILLAÇA, M. M. . Música e política em Cuba nos anos sessenta: o Homem Novo e a Nova Trova. In: XIX Simpósio Nacional de História , 1997 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos do XIX Simpósio Nacional de História ANPUH. Belo Horizonte : ANPUH, 1997.
    • VILLAÇA, M. M. . Os acontecimentos de 1968 e seu impacto na produção e circulação do Nuevo Cine Latinoamericano. In: VIII Encontro Internacional da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-americana e Caribenha , 2008 , Vitoria. Caderno de Programas e Resumos. Vitoria : Editora UFES, 2008. p. 84 - 84.
    • VILLAÇA, M. M. . O processo revolucionário cubano sob a ótica de Tomás Gutiérrez Alea. In: XXIII Simpósio Nacional de História ANPUH (Associação Nacional de História) , 2005 , Londrina. História Guerra e Paz - Programas e Resumos do XXIII Simpósio Nacional de História. Londrina : Editorial Midia, 2005. p. 346 - 346.
    • VILLAÇA, M. M. . A Revista Cine Cubano no processo de afirmação estética e política do Nuevo Cine Latinoamericano (1967-1986). In: VII Encontro Internacional da ANPHLAC (Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-americana e Caribenha) , 2006 , Campinas. Programação e Resumos. Campinas : PUC-Campinas, 2006. p. 32 - 32.
    • VILLAÇA, M. M. . Irreverência e contestação: a Revolução cubana na visão do cineasta Nicolás Guillén Landrián. In: VII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2006 , Campinas. Programação e Resumos. Campinas : PUC-Campinas, 2006. p. 63 - 63.
    • VILLAÇA, M. M. . Memórias do subdesenvolvimento: o cinema crítico de Tomás Gutierrez Alea. In: VI Encontro da ANPHLAC- Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino America e Caribenha , 2004 , Maringa. Caderno de Resumos - VI Encontro Nacional da ANPHLAC. Maringá : UEM - Universidade Estadual de Maringá, 2004. p. 70 - 71.
    • VILLAÇA, M. M. . O ICAIC e a Política Cultural em Cuba. In: XVII Encontro Regional de História da ANPUH-SP , 2004 , Campinas. Livro de Resumos do XVII Encontro Regional da ANPUH-São Paulo. Campinas/São Paulo : IFCH-Unicamp/ANPUH-SP, 2004. p. 225 - 226.
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    • VILLAÇA, M. M. . La política cultural cubana y el movimiento de la Nueva Trova. In: IV Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular IASPM-LA , 2002 , México. Actas del IV Congreso de la Rama Latinoamericana de la Asociación Internacional para el Estudio de la Música Popular IASPM-LA. : , 2002. p. 1 - 09.
    • VILLAÇA, M. M. . A política cultural do governo cubano e o ICAIC Instituto Cubano de Arte e Indústria Cinematográficos. In: V Encontro da ANPHLAC - Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha , 2002 , Belo Horizonte. Anais do V Encontro da ANPHLAC - Associação Nacional de Pesquisadores de História Latino-Americana e Caribenha. Belo Horizonte : UFMG, 2002.
    • VILLAÇA, M. M. . Glauber Rocha em Cuba. In: XXI Simpósio Nacional de História , 2001 , Niterói. Livro de Resumos - XXI Simpósio Nacional de História. Niterói : ANPUH - UFF, 2001. p. 389 - 389.
    • VILLAÇA, M. M. . O Homem Novo e a Nova Trova. In: III Encontro da ANPHLAC , 1998 , São Paulo. Cadernos de Resumos do III Encontro.... São Paulo : ANPHLAC, 1998.
    • VILLAÇA, M. M. . Grupo de Experimentação Sonora: engajamento e experimentalismo na canção popular cubana. In: XV Encontro Regional de História , 2000 , São Paulo. Caderno de Resumos do XV Encontro Regional de História. São Paulo : ANPUH - São Paulo, 2000.
    • VILLAÇA, M. M. . Tropicalismo: un movimiento en debate. In: Colóquio Internacional Musicologia Y Globalizacion , 1999 , Havana. Dossier del Prêmio de Musicologia. Havana : Casa de Las Américas, 1999.
    • VILLAÇA, M. M. . Propostas Metodológicas para a abordagem da canção como documento histórico. In: II Simpósio Latino Americano de Musicologia , 1999 , Curitiba. Anais do II Simpósio Latino Americano de Musicologia. Curitiba : Fundação Cultural de Curitiba, 1999. p. 323 - 332.
    • VILLAÇA, M. M. . Cuba Baila. São Paulo : Centro Cultural Banco do Brasil , 2007 (Resenha)
    • VILLAÇA, M. M. . O Jovem Rebelde. São Paulo : Centro Cultural Banco do Brasil , 2007 (Resenha)
    • VILLAÇA, M. M. . Soy Cuba, o Mamute Siberiano. Rio de Janeiro : Centro Cultural Nossa Caixa , 2007 (Resenha)
    • VILLAÇA, M. M. . Cultura Ilhada: imprensa e revolução cubana. Curitiba : Editora da UFPR , 2004 (Resenha)
    • VILLAÇA, M. M. ; MISKULIN, S. . Dossiê Cuba. São Paulo : ANPHLAC- Assoc.Pesquisadores em História Latino-Americana e Caribenha , 2004 (Artigo de Referência)
    • VILLAÇA, M. M. . Glauber Rocha e o exílio: o caso do filme História do Brasil. 2009 (Simposio)
    • VILLAÇA, M. M. . El papel del ICAIC en la politica cultural cubana. 2009 (Congresso)
    • VILLAÇA, M. M. . El cine cubano y las tensiones del proceso revolucionario. 2009 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . Circuitos e diálogos do Nuevo Cine Latinoamericano: 1967-1986. 2008 (Seminário)
    • VILLAÇA, M. M. ; MISKULIN, S. ; Pimentel, J. . Cuba: arte oficial e exilada. 2007 (Outra)
    • VILLAÇA, M. M. . Imagem e História. 2007 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . Retrato de Teresa: análise do filme. 2006 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . Política e cultura na América Latina: século XX. 2006 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . A crítica interrompida: uma análise do filme Hasta Cierto Punto de Tomás Gutiérrez Alea. 2008 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . Memórias do Subdesenvolvimento. Um olhar histórico. 2008 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . Melodrama, Nação e Marxismo em Cuba, nos anos 80: o Caso Cecilia. 2008 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . Política Cultural em Cuba: música e cinema. 2005 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . Política e Cultura em Cuba. 2006 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . História e historiografia da Revolução Cubana. 2006 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . A perspectiva histórica no filme A Última Ceia. 2005 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . [ Irreverência e contestação: a Revolução cubana na visão do cineasta Nicolás Guillén Landrián. 2006 (Comunicacao)
    • VILLAÇA, M. M. . El nombre del hombre es pueblo: as representações de Che Guevara nas canções latinoamericanas. 2004 (Comunicacao)
    • VILLAÇA, M. M. . A política cultural do governo cubano e o ICAIC. 2004 (Seminário)
    • VILLAÇA, M. M. . Exercicio de análise do filme "La ultima cena" (T.G.Alea, Cuba, 1975). 2003 (Conferência)
    • VILLAÇA, M. M. . Memórias do subdesenvolvimento: o cinema crítico de Tomas Gutierrez Alea. 2004 (Comunicacao)
    • VILLAÇA, M. M. ; LIMA, M. ; MORETTIN, E. . O Nuevo Cine Latinoamericano: os casos de Argentina e Cuba. 2007 (Escola de Comunicações e Artes / CINUSP)
    • VILLAÇA, M. M. . Nuevo Cine Latinoamericano e as representações das lutas políticas na América Latina. 2008 (ANPUH-Assoc.Nacional de História)
    • VILLAÇA, M. M. . O Novo Cine Latinoamericano na Argentina, Uruguai e Cuba. 2008 (Assoc.Nacional Pesquisadores e Professores de História das Américas)
    • Nome do projeto: O ICAIC e a política cultural em Cuba (1959-1991) (2002 - 2006
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLAÇA, M. M. .
      Descrição: Neste trabalho analisamos a história do Instituto Cubano del Arte e Indústria Cinematográficos, primeiro organismo cultural criado após a Revolução cubana, e seu papel na política cultural, entre 1959 e 1991. Por meio da análise de documentos da política cultural, da revista Cine Cubano, além de depoimentos, críticas e alguns filmes que repercutiram especialmente os dilemas e questionamentos dos intelectuais cubanos, abordamos as tensões entre a política cultural oficial, o ICAIC e os projetos dos cineastas. Esse Instituto, pelo qual circularam muitos cineastas latino-americanos e europeus, foi palco de debates, disputas políticas e diversas polêmicas envolvendo filmes e tendências estéticas, como o realismo socialista e a nouvelle vague. Nossa tese é de que o ICAIC, pode ser considerado uma instituição privilegiada no meio cultural cubano, pois consolidou uma autonomia relativa em relação aos mecanismos de controle governamentais, por meio da ação dos cineastas e da mediação da direção do Instituto. Esta autonomia foi abalada, em diversos momentos, em função de fatores como a reestruturação do Estado, os fracassos econômicos e o acirramento do autoritarismo em Cuba, principalmente a partir dos anos 70. Ainda assim, o Instituto se readaptou às demandas políticas governamentais num jogo político de adesão e resistência à política cultural oficial, que tornou possível a produção de vários filmes ambíguos e críticos ao regime, ao longo desse período.
    • Nome do projeto: Circuitos e diálogos do Nuevo Cine Latinoamericano (1967-1986) (2007 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VILLAÇA, M. M. .
      Descrição: Nossa pesquisa tem por objetivo analisar a confluência, os embates e as mudanças que envolveram os projetos estéticos e ideológicos, bem como as variadas experiências que constituíram um movimento cinematográfico bastante heterogêneo denominado Nuevo Cine Latinoamericano (NCL), entre 1967 e 1986. Durante esse período, o NCL, embora diversificado, configurou uma identidade que foi alimentada por intercâmbios produzidos por circuitos formais e informais de difusão e discussão do cinema latino-americano. A circulação de idéias propiciou a interlocução de cineastas e o reconhecimento, pela crítica estrangeira especializada, da existência de um movimento cinematográfico autêntico na América Latina. Nesse contexto surgiram algumas tentativas, por parte dos cineastas, de criar instituições que possibilitassem a consolidação de matrizes estética e políticas do NCL, como a Cinemateca del Tercer Mundo (1969-1973), no Uruguai, e a Fundación del Nuevo Cine Latinoamericano, em Cuba (1985). Neste projeto, essas duas experiências são consideradas balizas referenciais para analisarmos as rupturas e continuidades em relação aos princípios ideológicos, concepções de engajamento, buscas estéticas, vínculos com políticas culturais, dentre outras questões que perpassaram a história do movimento. Em função de mudanças nos contextos políticos e transformações ocorridas na própria linguagem cinematográfica, o NCL passou por seguidas re-significações em sua identidade e serviu de pretexto para o acirramento de disputas políticas que também pretendemos analisar.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2006
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Bolsista PAE
    • União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de História do Brasil e História Contemporânea - Faculdade Teresa Martin
        Outras informações: Docente
    • Colégio Osvald de Andrade Caravelas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Professor
    • História. Questões e Debates:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
    • Colégio Equipe:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor