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João Victor Pereira da Silva

    • Bacharel, licenciado, mestre e doutorando em Letras (Português - Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH - USP). Entre 2017 e 2018, foi bolsista da FAPESP também na modalidade de Iniciação Científica, com projeto sobre teatro estadunidense contemporâneo, sob orientação de Professora Maria Sílvia Betti, pelo qual recebeu o prêmio de Menção Honrosa no 26 SIICUSP. Entre 2015 e 2016, atuou como monitor de escrita acadêmica em Inglês no Laboratório de Letramento Acadêmico da FFLCH, sob a orientação da Profa. Dra. Marília Mendes Ferreira, pelo programa de bolsas Aprender com Cultura e Extensão da USP. Entre 2019 e 2022, foi aluno de mestrado no programa de Estudos Linguísticos e Literários em Inglês da mesma faculdade, onde desenvolveu pesquisa na área de teatro estadunidense moderno, sob orientação da Profa. Dra. Maria Sílvia Betti, também com bolsa FAPESP. É roteirista do curta-metragem LUPI, premiado pelo Prêmio-estímulo à Produção de Curta-metragens do PROAC, em 2019, e também trabalha como ator e assistente de direção no teatro.

       

      Links:    

    • SILVA, J. V. P. . Sobre terras de zinco quente: homossexualidade e propriedade em 'Cat on a hot tin roof' (1955), de Tennessee Williams Dramaturgia em Foco , v. 7 , p. 211 - 231 , 2023. ISSN: 25947796.
    • SILVA, J. V. P. . O mito clássico na dramaturgia de Tennessee Williams. 2023 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. P. ; BETTI, M. S. . Dramaturgical theater in the city of São Paulo: a discussion of two stage productions of Tennessee Williams' plays. 2020 (Seminário)
    • SILVA, J. V. P. . Dramaturgia e políticas públicas para o teatro na cidade de São Paulo. 2020 (Conferência)
    • SILVA, J. V. P. . O sistema econômico do Sul dos Estados Unidos em Cat on a Hot Tin Roof, de Tennessee Williams. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, J. V. P. . Elementos épicos e intertextuais na peça 'Anna in the Tropics', de Nilo Cruz. 2018 (Simposio)
  • Curso de curta duração ministrado: 1
    • SILVA, J. V. P. . A figuração dramatúrgica da homossexualidade nas peças de Tennessee Williams. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, J. V. P. ; FERREIRA, M. M. . Promoção da escrita acadêmica em inglês e português: tutorias e oficinas no Laboratório de Letramento Acadêmico em Língua Materna e Estrangeira. 2016
    • SILVA, J. V. P. . Elementos épicos e intertextuais em 'Anna in the Tropics', de Nilo Cruz. 2018
    • Nome do projeto: Análise formal e intertextual da peça Anna in The Tropics, de Nilo Cruz (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. V. P. , BETTI, M. S. .
      Descrição: O projeto de Iniciação Científica propõe a análise dos expedientes épicos e intertextuais na peça "Anna in the Tropics", do dramaturgo cubano-americano Nilo Cruz, que remete ao romance "Anna Karenina", de Liev Tolstoi. A peça - a primeira de um autor latino-americano a ser agraciada com o Prêmio Pulitzer de Dramaturgia, em 2003 - retrata as mudanças causadas nas vidas dos trabalhadores de uma fábrica de charutos cubanos na Flórida, em 1929, a partir da chegada de um novo lector, profissional que, na tradição cubana, era contratado para ler aos tabaqueros enquanto eles trabalhavam. Quando o romance escolhido pelo leitor para ser lido aos trabalhadores é o clássico de Tolstoi, diversos acontecimentos se desenrolam de modo a construir, no âmbito do drama, formas de paralelismo ou analogia com os acontecimentos do enredo do romance. Essa pesquisa se propõe a observar as práticas de intertextualidade empregadas em "Anna in the Tropics", com objetivo de discernir o caráter épico - próprio das narrativas romanescas europeias, como "Anna Karenina" - incrustado na tessitura dramática da peça, analisando o engendramento épico dos dois planos de efabulação que essa intertextualidade estabelece na obra: o do romance lido e o da fábrica de charutos. No desenvolvimento da análise, poderão ser feitas remissões pontuais a peças de diferentes autores que tenham também figurado dramaturgicamente o trabalhador imigrante no contexto histórico dos Estados Unidos, como, por exemplo, Eugene O'Neill, Michael Gold, Clifford Odets, Arthur Miller, Luis Valdez, etc
    • Nome do projeto: Expedientes dramatúrgicos de representação do Sul dos Estados Unidos em Cat on a Hot Tin Roof, de Tennessee Williams (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. V. P. , BETTI, M. S. .
      Descrição: A proposta deste trabalho é analisar os expedientes dramatúrgicos de representação do sul dos Estados Unidos na peça Cat on a Hot Tin Roof (1955), do dramaturgo estadunidense Tennessee Williams. A peça de Williams, recipiente do Prêmio Pulitzer de Dramaturgia em 1955 e grande sucesso da crítica, dramatiza a relação conflituosa entre Maggie the Cat e seu marido Brick, membros da elite proprietária sulista, no dia da festa de aniversário do patriarca da família, em sua mansão nas planícies agrárias do Mississippi. Desde a estreia da peça, a crítica estadunidense tem exaltado o texto principalmente pela complexidade psicológica de seus personagens, que são comumente analisados à luz de teorias que exploram questões de sua psiquê e de sua sexualidade. A partir da premissa de que a peça seja tributária de um dito "realismo psicológico", os estudos dessa vertente pressupõem que haja pouca ou nenhuma conexão entre a psicologia dos personagens e as questões da estrutura material da sociedade. O que se propõe com essa pesquisa é uma análise dos procedimentos formais de representação do sul dos Estados Unidos como faceta do sistema econômico estadunidense e de suas características históricas e culturais, sobretudo a partir das formulações de Peter Szondi (2001) sobre as formas do drama moderno. Pretende-se examinar o caráter não-dramático da peça e investigar de que maneira o texto pode encerrar formalmente conteúdo sócio-histórico relativo ao sul dos Estados Unidos, que é cenário habitual das peças de Tennessee Williams e importante aspecto distintivo entre sua obra e a de outros dramaturgos do mesmo período, como Arthur Miller, Eugene O'Neill e Lillian Hellman, os quais escreveram sobretudo sobre o norte urbanizado do país.
    • Nome do projeto: Dramaturgia comparada: as figurações do nacional e do popular nas dramaturgias musicais do Brasil e dos Estados Unidos (1910 1940) (2024 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. V. P. , BETTI, M. S. .
      Descrição: O objetivo deste projeto de pesquisa é analisar e comparar as figurações do nacional e do popular em dramaturgias musicais dos Estados Unidos e do Brasil entre os anos 1910 e 1940. Através da inspeção de arquivos, bibliotecas e acervos em busca de textos teatrais, mas também de eventuais partituras, registros fonográficos e jornalísticos do período em questão, procura-se investigar de que forma a ideia de nação e de povo foram construídas em dois diferentes gêneros de teatro popular desses países, o teatro de variedades norte-americano e o teatro de revista brasileiro, bem como investigar os contatos entre essas duas matrizes. Para tanto, analisaremos as representações da matéria social, política e econômica dos Estados Unidos em uma seleção de peças musicais de gêneros desse período, como o vaudeville, o minstrel show, a revista e o musical, buscando compreender a função do uso de estilos musicais associados ao Sul do país, como o blues, o jazz e o ragtime, na popularização desse teatro. Além disso, examinaremos também as figurações sócio-históricas do povo brasileiro em dramaturgias do teatro de revista no Rio de Janeiro no período, dedicando especial atenção ao emprego de ritmos brasileiros, como o maxixe, o lundu e o samba na construção de um teatro popular. Por fim, investigaremos como o aporte massivo de expressões culturais estadunidenses na cidade do Rio de Janeiro a partir dos anos 1920, sobretudo através do cinema de Hollywood e da popularização de ritmos musicais estadunidenses pelo rádio, produziu um profundo impacto sobre o processo de modernização cênica já documentado na história do teatro brasileiro. A partir da pesquisa de materiais de um período ainda pouco estudado da dramaturgia brasileira, procuramos comprovar a hipótese de que a incorporação de uma matriz teatral estadunidense ligeira já popular em seu contexto de origem representou não apenas uma mudança profunda no caráter popular do teatro de revista brasileiro, mas um importante passo no percurso que culminaria no marco de surgimento do moderno teatro brasileiro, em 1942.
    • Nome do projeto: Promoção da escrita acadêmica em inglês e português: tutorias e oficinas no Laboratório de Letramento Acadêmico em Língua Materna e Estrangeira (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, J. V. P. , FERREIRA, M. M. .
      Descrição: Este projeto de Cultura e Extensão se insere no contexto de atuação do Laboratório de Letramento Acadêmico da USP, que funciona na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo, no campus Capital. O objetivo do projeto em questão era a atuação do bolsista no Laboratório no sentido de promover esse trabalho no curso de Letras, por meio de tutorias aos alunos da graduação das habilitações em inglês. Era função do aluno bolsista: a) Oferecer aos alunos de graduação tutoria individualizada sobre seus textos escritos em inglês; b) Auxiliar na elaboração e oferecimento de oficinas sobre habilidades específicas do letramento acadêmico; c) Auxiliar na elaboração de material didático para o ensino da escrita acadêmica em inglês; d) Auxiliar a organizar eventos que estimulem o interesse pelo letramento acadêmico no âmbito da graduação e da escola pública
    • Graduacao:
      • Curso: Letras - Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Monitor de escrita acadêmica
    • French Woods Festival of the Performing Arts:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Circus Camp Counselor