Não autenticado |

Peter Dietrich

    • Possui graduação em Música Popular pela Universidade Estadual de Campinas (1999), mestrado (2003) e doutorado (2008) em Lingüística pela Universidade de São Paulo, na área de Semiótica da Canção. Participa do curso de extensão em semiótica promovido pela FFLCH-USP e do curso de pós-graduação em Música Popular da Faculdade Carlos Gomes. Foi editor da revista Estudos Semióticos entre 2004 e 2006 e é membro fundador do Gesusp (Grupo de estudos semióticos). Tem experiência na área de Lingüística e Música Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: semiótica, canção, teoria musical, arranjo e ensino musical. É coordenador do curso de graduação em música popular no centro universitário UniSant'anna.

       

      Links:    

    • DIETRICH, P. ; SILVA, M. R. A. . Minha alma : construção do sentido na canção do Rappa CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 5 , p. 9 - , 2007. ISSN: 1679404.
    • DIETRICH, P. . Discurso musical e discurso de produção musical CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 5 , p. 5 - , 2007. ISSN: 1679404.
    • DIETRICH, P. . Plano da expressão musical: níveis de descrição Estudos Semióticos , v. 2 , p. 6 - , 2006. ISSN: 19804024.
    • DIETRICH, P. . O arranjo na construção do sentido na canção experimental de Caetano Veloso Estudos Lingüísticos , v. 34 , p. - , 2005. ISSN: 1413939.
    • DIETRICH, P. . "Eu te amo" de Tom Jobim e Chico Buarque - Uma análise semiótica Textos e pretextos , v. 7 , p. 16 - 25 , 2005. ISSN: 16456017.
    • DIETRICH, P. . Viola, meu bem: construção do sentido na canção experimental de Caetano Veloso CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 2 , p. 2 - , 2004. ISSN: 16793404.
    • DIETRICH, P. ; DISCINI, N. ; LOPES, I. C. . Hei de amar-te até morrer : apontamentos sobre a modinha CASA. Cadernos de Semiótica Aplicada , v. 2 , p. 3 - , 2004. ISSN: 16793404.
    • SILVA, M. R. A. ; DIETRICH, P. . A voz que canta, a voz que fala: o timbre na construção do sentido em Tribunal de Rua , canção de O Rappa. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS (SIMCAM) , 2008 , São Paulo. Anais do SIMCAM4 IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. : , 2008.
    • DIETRICH, P. . A história de Lily Braun: valores de absoluto e de universo. In: IV SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE COGNIÇÃO E ARTES MUSICAIS (SIMCAM) , 2008 , São Paulo. Anais do SIMCAM4 IV Simpósio de Cognição e Artes Musicais. : , 2008.
    • DIETRICH, P. ; SILVA, M. R. A. . Minha alma : construção do sentido na canção do Rappa. In: VI Mini Enapol de Semiótica , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2007.
    • DIETRICH, P. . "A ostra e o vento": uma análise semiótica da canção de Chico Buarque. In: VI Mini Enapol de Semiótica , 2007 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2007.
    • DIETRICH, P. ; GARCIA, D. N. A. . A história de Lily Braun. In: V Mini Enapol de Semiótica , 2006 , São Paulo. Caderno de Programação. : , 2006.
    • DIETRICH, P. . O estatuto semiótico do timbre. In: V Mini Enapol de Semiótica , 2006 , São Paulo. Caderno de Programação. : , 2006.
    • DIETRICH, P. . O estatuto do timbre no modelo semiótico. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM) , 2006 , Curitiba. I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM). Curitiba : Editora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, 2006. p. 130 - 135.
    • DIETRICH, P. ; PICON, A. . Preciso me encontrar: o intérprete como produtor de sentido. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM) , 2006 , Curutiba. Anais do I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM). Curitiba : Editora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, 2006. p. 125 - 130.
    • DIETRICH, P. ; BERSANI, W. . Parabolicamará: a construção de um objeto complexo. In: I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM) , 2006 , Curutiba. Anais do I Encontro Nacional de Cognição e Artes Musicais (ENCAM). Curitiba : Editora do Departamento de Artes da Universidade Federal do Paraná, 2006. p. 114 - 119.
    • DIETRICH, P. . Semiótica do discurso harmônico: nota, acorde, melodia. In: IV Mini Enapol de Semiótica , 2005 , São Paulo. Resumos. : , 2005.
    • DIETRICH, P. . Semiótica do discurso musical. In: 15o InPLA - Intercâmbio de Pesquisas em Lingüística Aplicada , 2005 , São Paulo. Caderno de Programação. : , 2005. p. 49 - 49.
    • DIETRICH, P. . O Arranjo musical e a semiótica da canção. In: I Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais (SINCAM) , 2005 , Curitiba. Anais do 1º Simpósio Internacional de Cognição e Artes Musicais. Curituba : Deartes, 2005. p. 262 - 268.
    • DIETRICH, P. . Fatos harmônicos no discurso musical da canção. In: VII Enapol (Encontro dos alunos de pós-graduação em Lingüística) , 2004 , São Paulo. VII Enapol - Caderno de resumos. : , 2004.
    • DIETRICH, P. . Harmonia e Ritmo: O arranjo na semiótica da canção. In: III Mini Enapol de Semiótica , 2004 , São Paulo. III Mini-Enapol de Semiótica. : , 2004.
    • DIETRICH, P. . Perspectivas para uma semiótica do discurso musical. In: X Simpósio Nacional de Letras e Lingüística , 2004 , Uberlândia. X Simpósio Nacional de Letras e Lingüística. : , 2004.
    • DIETRICH, P. ; DISCINI, N. ; LOPES, I. C. . Tensividade e sujeito : canção e poema. In: XIX ENANPOL (Encontro Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística) , 2004 , Maceió. Caderno de resumos. : , 2004.
    • DIETRICH, P. . Viola, meu bem: o arranjo na construção do sentido da canção. In: 52º Seminário do GEL , 2004 , Campinas. 52º seminário do GEL - Programação e Resumos. Campinas : Mercado de letras, 2004. p. 117 - 117.
    • DIETRICH, P. ; LOPES, I. C. ; PIETROFORTE, A. V. S. ; HERNANDEZ, N. ; PONDIAN . III Mini-Enapol de Semiótica. 2004 (USP)
    • DIETRICH, P. ; LOPES, I. C. ; PIETROFORTE, A. V. S. ; HERNANDEZ, N. ; PONDIAN . IV Mini-Enapol de Semiótica. 2005 (USP)
    • DIETRICH, P. ; LOPES, I. C. ; PIETROFORTE, A. V. S. ; PONDIAN . V Mini Enapol de Semiótica. 2006 (USP)
    • DIETRICH, P. ; LOPES, I. C. ; BEIVIDAS, W. . VI Mini-Enapol de Semiótica. 2007 (FFLCH-USP)
    • DIETRICH, P. ; LOPES, I. C. . I Seminário de Semiótica na USP. 2005 (FFLCH-USP)
    • DIETRICH, P. ; LOPES, I. C. ; BEIVIDAS, W. . II Seminário de Semiótica na USP. 2007 (FFLCH-USP)
    • DIETRICH, P. ; DISCINI, N. ; PIETROFORTE, A. V. S. ; HERNANDEZ, N. ; LOPES, I. C. ; LOPES, M. . Introdução à análise semiótica do discurso. 2005 (USP)
    • DIETRICH, P. ; LOPES, I. C. ; PIETROFORTE, A. V. S. ; HERNANDEZ, N. ; LOPES, M. . Introdução à análise semiótica do discurso. 2006 (USP)
    • DIETRICH, P. . Análise Semiótica do Texto. 2008 (Instituto de Botânica)
    • DIETRICH, P. . Curso de violão popular. 2002 (Curso)
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Música Popular
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 1999
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Faculdade de Música Carlos Gomes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Semiótica da canção Metodologia de pesquisa em música
        Outras informações: Professor do curso de pós-graduação em música
    • Estudos Semióticos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2008 ).
    • Centro Universitário UniSant'Anna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Coordenador e professor