Não autenticado |

Gisela Lobo Baptista Pereira Tartuce

    • Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado (2002) e doutorado (2007) em Sociologia pela mesma Instituição. É pesquisadora da Fundação Carlos Chagas desde 1997, tendo desenvolvido projetos de pesquisa com os seguintes temas: relação escola-trabalho, transição escola-trabalho, qualificação profissional, jovens, juventude, ensino médio e políticas educacionais. Foi editora executiva de Cadernos de Pesquisa, revista de estudos e pesquisas em educação da Fundação Carlos Chagas, por oito anos. É orientadora profissional, com formação pelo Sedes Sapientiae.

       

      Links:    

    • POLÍTICAS E PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA E DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
    • ALMEIDA, P. A. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; GATTI, B. ; SOUZA, L. B. . Práticas pedagógicas na educação básica do Brasil: o que evidenciam as pesquisas em educação. Brasília : Unesco, 2021 . p. ISBN: 9786586603200.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens na transição escola-trabalho: tensões e intenções.. São Paulo : Annablume/Fapesp, 2010 . 264p. ISBN: 9788539101702.
    • ALMANDOZ, M. R. ; LLAVADOR, F. B. ; RICO, Francisco J. Jódar ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALONSO, A. S. M. ; SENISE, L. ; VITAR, A. ; ZIBAS, D. . Gestión de innovaciones em la enseñanza media: Argentina, Brasil, Espana. Buenos Aires : Santillana, 2008 . 222p. ISBN: 9789504617891.
    • VITAR, A. ; ZIBAS, D. ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Gestão de Inovações no Ensino Médio: Argentina / Brasil / Espanha. Brasília : Liber Livro, 2006 . 200p. ISBN: 8598843512.
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; SOUZA, L. B. ; ALMEIDA, P. A. . Projeto de vida: como pesquisadores da área da Psicologia e da Educação abordam essa categoria? REVISTA ELETRÔNICA DE EDUCAÇÃO (SÃO CARLOS) , v. 17 , p. 1 - 24 , 2023. ISSN: 19827199.
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; DAVIS, CLAUDIA LEME FERREIRA ; ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE . DISPOSITIVOS FORMATIVOS NAS LICENCIATURAS: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS À LUZ DA LITERATURA FRANCÓFONA EDUCAÇÃO EM REVISTA (ONLINE) , v. 37 , p. 1-21 - , 2021. ISSN: 19826621.
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do care CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO) , v. 43 , p. 366 - 372 , 2013. ISSN: 01001574.
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. ; MORICONI, GABRIELA MIRANDA ; DAVIS, CLAUDIA L. F. ; NUNES, MARINA M. R. . Desafios do ensino médio no Brasil: iniciativas das secretarias de educação CADERNOS DE PESQUISA (FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. IMPRESSO) , v. 48 , p. 478 - 504 , 2018. ISSN: 01001574.
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . Avaliação institucional e projeto político-pedagógico: dois lados de uma mesma moeda ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO) , v. 28 , p. 32 - , 2017. ISSN: 01036831.
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . Editorial Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 44 , p. 788 - 791 , 2014. ISSN: 01001574.
    • ALMEIDA, P. A. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina . Quais as razões para a baixa atratividade da docência por alunos do Ensino Médio? Revista Psicologia: Ensino & Formação , v. 5 , p. 103 - 121 , 2014. ISSN: 21772061.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; DAVIS, Claudia ; NUNES, Marina ; MORICONI, G. M. ; CHIRSTOV, L. H. S. ; CONRADO, A. L. . Ensino médio: políticas curriculares dos estados brasileiros Estudos e Pesquisas Educacionais , v. 5 , p. 73 - 144 , 2015. ISSN: 2177353X.
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. ; SILVA, A. P. F. ; COSTA, B. S. D. O. ; SOUZA, J. C. . Os anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual. Estudos e Pesquisas Educacionais , v. 3 , p. 103 - 193 , 2012. ISSN: 2177353X.
    • SILVA, T. R. N. ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina . Ensino médio no Brasil: uma análise de melhores práticas e de políticas públicas Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos , v. 92 , p. 11 - 33 , 2011. ISSN: 00347183.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. . Alunos do Ensino Médio e a atratividade da carreira docente no Brasil. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso) , v. 40 , p. 445 - 477 , 2010. ISSN: 01001574.
    • GATTI, B. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. . A atratividade da carreira docente no Brasil Estudos e Pesquisas Educacionais , v. 1 , p. 139 - 209 , 2010. ISSN: 2177353X.
    • GATTI, B. ; NUNES, Marina ; GIMENES, N. S. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; UNBEHAUM, Sandra . Formação de professores para o Ensino Fundamental: instituições formadoras e seus currículos Estudos e Pesquisas Educacionais , v. 1 , p. 95 - 139 , 2010. ISSN: 2177353X.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Balanço da produção de conhecimentos sobre educação não escolar de adultos: Planfor e educação do trabalhador, 1999-2006. Revista e-Curriculum (PUCSP) , v. 5 , p. 1 - 32 , 2009. ISSN: 18093876.
    • GATTI, B. ; NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; GIMENES, N. S. ; UNBEHAUM, Sandra . Avaliação dos currículos de formação de professores para o ensino fundamental Estudos em Avaliação Educacional (Impresso) , v. 20 , p. 215 - 234 , 2009. ISSN: 01036831.
    • ZIBAS, D. ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Micropolítca escolar e estratégias para o desenvolvimento do protagonismo juvenil Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , v. 36 , p. 51 - 85 , 2006. ISSN: 01001574.
    • ZIBAS, D. ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . O protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio brasileiro Revista Portuguesa de Educação , v. 18 , p. 45 - 87 , 2005. ISSN: 08719187.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Pierre Naville e os estudos sobre automação na França do pós-guerra Política & Trabalho , v. 20 , p. 81 - 103 , 2004. ISSN: 01048015.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Algumas reflexões sobre a qualificação do trabalho a partir da sociologia francesa do pós-guerra Educação e Sociedade , v. 25 , p. 353 - 382 , 2004. ISSN: 01017330.
    • ZIBAS, D. ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Protagonismo juvenil na literatura especializada e na reforma do Ensino Médio Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , v. 34 , p. 411 - 423 , 2004. ISSN: 01001574.
    • FERRETTI, C. J. ; ZIBAS, D. ; SILVA JR, J. R. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Escola e fábrica: vozes de trabalhadores em uma indústria de ponta Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas) , v. 33 , p. 155 - 188 , 2003. ISSN: 01001574.
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . TRABALHO COLABORATIVO COMO CONDIÇÃO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Formação docente [recurso eletrônico]: princípios e fundamentos 6, v. , p. 152 - 163, 2019.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . Leitura, produção e avaliação de textos: etapas para a formação inicial de professores. Ensinando Futuros Professores, v. , p. 91 - 112, 2020.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina . O estranhamento do familiar na formação docente. Ensinando Futuros Professores, v. , p. 27 - 47, 2020.
    • NUNES, Marina ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Educação e políticas educacionais: atratividade da carreira docente. Conselho Estadual: 50 anos de normas e políticas educacionais, v. , p. 97 - 104, 2014.
    • FERRETTI, C. J. ; ZIBAS, D. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . La reforma de la enseñanza media y el protagonismo alumnos e padres.. Gestión de innovaciones em la enseñanza media: Argentina, Brasil, Espana, v. , p. 91 - 152, 2008.
    • ZIBAS, D. ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . A reforma do ensino médio e o protagonismo de alunos e pais. Inovções no Ensino Médio: Argentina, Brasil, Espanha, v. , p. 83 - 138, 2006.
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. . Análise: Anos finais do ensino fundamental são esquecidos pelas políticas públicas . Folha de São Paulo , , . .
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. . Análise: Anos finais do ensino fundamental são esquecidos pelas políticas públicas . Folha de São Paulo , , . .
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina . Por um ensino médio mais atraente . Folha Dirigida - Suplemento do Professor , , . .
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Da escola ao mercado de trabalho . Folha Dirigida - Suplemento do Professor , São Paulo , 15 out. 2006.
    • DAVIS, Claudia ; ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo . Diálogos sobre o uso de dispositivos formativos em cursos de licenciatura. In: XVI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, do VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e do IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO) , 2023 , . XVI Congresso Nacional de Educação ? EDUCERE, do VII Seminário Internacional de Representações Sociais, Subjetividade e Educação ? SIRSSE e do IX Seminário Internacional sobre Profissionalização Docente (SIPD/CÁTEDRA UNESCO). : , .
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo . Formação docente e prática pedagógica - tempos, tensões e invenções. In: Colóquio Internacional da AFIRSE. Espaços educativos ? políticas, práticas, atores e aprendizagens , 2023 , . Colóquio Internacional da AFIRSE. Espaços educativos ? políticas, práticas, atores e aprendizagens. : , .
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo . Uso de dispositivos formativos nas licenciaturas: uma análise na perspectiva da literatura francófona. In: VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Tempos e narrativas para uma educação democrática: o que pode a formação de professores? , 2023 , . VI Congresso Nacional de Formação de Professores e XVI Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores. Tempos e narrativas para uma educação democrática: o que pode a formação de professores?. : , .
    • SILVA, A. P. F. ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . Os esquecidos anos finais do ensino fundamental: políticas públicas e a percepção de seus atores.. In: REUNIÃO DA ANPED, 36., 2013. Anais... Goiânia: UFG, 2013. , 2013 , Goiânia. REUNIÃO DA ANPED, 36., 2013. Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2013.. : , 2013.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; MORICONI, G. M. ; DAVIS, Claudia ; SIMIELLI, L. ; TELES, N. C. G. . Formação continuada: uma revisão da literatura baseada em evidências. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES , 2018 , Águas de Lindoia. Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente. : , 2018.
    • ALMEIDA, P. A. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Trabalho colaborativo como condição da Avaliação Institucional e do Projeto Político Pedagógico. In: IV CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2018 , 2018 , Águas de Lindoia. Inovação e Tradição: preservar e criar na formação docente. : , 2018.
    • ALMEIDA, P. A. ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina . Anos finais do Ensino Fundamental no Brasil. In: VII Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares , 2014 , Braga. Anais Currículo na contemporaneidade: internacionalização e desafios locais. : , 2014.
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; SILVA, A. P. F. . Os esquecidos anos finais do ensino fundamental: políticas públicas e a percepção de seus atores.. In: 36ª REUNIÃO DA ANPED. , 2013 , Goiânia.. REUNIÃO DA ANPED, 36., 2013. Goiânia. Anais... Goiânia: UFG, 2013.. : , 2013.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. . A atratividade da carreira docente no Brasil sob a ótica de alunos concluintes do ensino médio. In: XV ENDIPE Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino , 2010 , Belo Horizonte. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente: políticas e práticas educacionais. : , 2010.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Tensions and intentions in the school-work transition: a study of the experiences and perceptions of youngsters on professional qualification and (re)insertion in the labor market processes, in the city of São Paulo, Brazil. In: 8th European Sociological Association Conference (Youth and Generation Network) , 2007 , Glasgow. 8th European Sociological Association Conference (Youth and Generation Network). : , 2007.
    • TARTUCE, G. L. B. P. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens e qualificação profissional: tensões entre o processo de qualificar-se e a inserção no mercado de trabalho.. In: Hacia una Nueva Civilización del Trabajo - V Congreso Latinoamericano de Sociología del Trabajo, ALAST. , 2007 , Montevidéu. Hacia una Nueva Civilización del Trabajo - V Congreso Latinoamericano de Sociología del Trabajo, ALAST.. : , 2007.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens e qualificação profissional: como anda a tensão entre o processo de qualiifcar-se e a inserção no mercado de trabalho?. In: 30 Encontro Anual da ANPOCS - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais , 2006 , . 30o. ANPOCS 2006. : , 2006.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Algumas reflexões sobre a qualificação do trabalho a partir da sociologia francesa do pós-guerra. In: XI Congresso Brasileiro de Sociologia , 2003 , Campinas. Sociologia do conhecimento além das fronteiras. : , 2003. p. 303 - 303.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . A escolha profissional: um enfoque social-psicológico. In: IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 1996 , São Paulo. IV Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo. : , 1996. p. 379 - 379.
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . A escolha profissional: um enfoque social-psicológico. In: III Simpósio de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo , 1995 , São Paulo. III Simpósio de Iniciaçao Científica da Universidade de São Paulo. : , 1995. p. 310 - 310.
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo . Apresentação Textos FCC - v. 65. : , 2023 (Texto)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; SILVA, V. G. . Apresentação Textos FCC - v. 62. : , 2022 (Texto)
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; BORDIGNON, L. . Aprender com imagens : práticas audiovisuais em escolas da Região Metropolitana de Belo Horizonte e da Terra Indígena Xakriabá. : , 2022 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; SILVA, V. G. . Apresentação Textos FCC - v. 58. : , 2020 (Texto)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. . Apresentação Textos FCC - v. 57. : , 2019 (Texto)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. . Apresentação Textos FCC - v. 55. : , 2018 (Texto)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; SILVA, V. G. . Apresentação Textos FCC - v. 59. São Paulo : Fundação Carlos Chagas , 2021 (Texto)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra . A BNCC e a Educação Básica: narrativas de implmentação do referencial curricular em Canoas. Canoas : Ed Unilasalle , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Entrevista concedida à revista Nova Escola, e incorporada na matéria 'Gestão Escolar: planejamento'.. São Paulo : Fundação Victor Civita , 2015 (Entrevista)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Entrevista concedida ao Estado de São Paulo, e incorporada na matéria 'Estados têm currículos mas não ouvem os aluno'.. São Paulo : , 2015 (Entrevista)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Entrevista concedida à edição especial da revista Gestão Escolar, e incorporada na matéria ?Estudos de caso: ensino médio?.. São Paulo : Fundação Victor Civita , 2015 (Entrevista)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Entrevista concedida à edição especial da revista Gestão Escolar: Mapa dos Currículos.. São Paulo : Fundação Victor Civita, 2015 , 2015 (Entrevista)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Entrevista concedida à Revista Educação e incorporada na matéria 'Jovens de atuação', edição 209, set. de 2014, p. 90-94.. : Editora Segmento , 2014 (Entrevista)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Entrevista concedida à revista Nova Escola.. São Paulo : Fundação Victor Civita, n. 267 , 2013 (Entrevista)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Entrevista concedida à edição especial da revista Nova Escola, 'O que pensam os jovens de baixa renda sobre a escola?'. São Paulo : Fundação Victor Civita , 2013 (Entrevista)
    • NUNES, Marina ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Educação e políticas educacionais: atratividade da carreira docente. São Paulo : Conselho Estadual de Educação , 2014 (Entrevista)
    • MORICONI, G. M. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; DAVIS, Claudia ; NUNES, Marina ; SPOSITO, Yara . Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências.. São Paulo : Textos FCC - Fundação CArlos Chagas , 2017 (Texto)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Comparações internacionais: desafios para os estudos sobre trabalho e gênero. Tempo Social, v. 26, n. 1, jun. 2014.. : , 2014 (Tradução)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Resenha do livro Cuidado e cuidadoras: as várias faces do trabalho do care. Helena Hirata e Nadya Araujo Guimarães (orgs.). São Paulo: Atlas, 2012, 236p. Publicada em: Cadernos de Pesquisa, v. 43, n. 148, p.366-372, jan./abr. 2013.. : , 2013 (Resenha)
    • SILVA, T. R. N. ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; PORTELA SOUZA, André . Melhores práticas em escolas de Ensino Médio no Brasil. Brasília, DF : INEP/MEC , 2010 (Texto)
    • ANDRADE, E. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Desemprego e mobilização de desempregados na França e na Itália. São Paulo : SENAC , 2006 (Tradução)
    • ANDRADE, E. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Introdução: uma abordagem sociológica sobre a categoria do desemprego. São Paulo : SENAC , 2006 (Tradução)
    • ZIBAS, D. ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . O protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio. São Paulo : Textos FCC - Fundação Carlos Chagas , 2004 (Texto)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Resenha do livro Qualificação profissional: uma tarefa de Sísifo. São Paulo : Fundação Carlos Chagas , 2004 (Resenha)
    • FERRETTI, C. J. ; ZIBAS, D. ; SILVA JR, J. R. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . A qualificação como construção social - estudo de alguns de seus aspectos em uma insústria de ponta. São Paulo : Textos FCC - Fundação Carlos Chagas , 2002 (Texto)
    • BERGAMIN, M. A. ; CÂNDIDO, J. C. ; MARTINS, J. F. G. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . O(s) mundo(s) do trabalho e seus dilemas sociais. Entrevista com a Profª Drª Helena Hirata, do CNRS - França.. São Paulo : Departamento de Sociologia - USP , 2000 (Entrevista)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Resenha do livro Saberes e Competências: o uso de tais noções na escola e na empresa.. São Paulo : Depto. de Sociologia da FFLCH-USP , 1999 (Resenha)
    • TARTUCE, Gisela Lobo . Parecerista ad hoc da revista Cadernos de Pesquisa. 2023 (Parecer)
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; UNBEHAUM, Sandra ; RABBANI, D. S. R. ; SOUZA, L. B. . ANÁLISE DA BASE DE DADOS DOS PROJETOS INSCRITOS NO EDITAL DE PESQUISA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL ? ADOLESCÊNCIAS, QUALIDADE E EQUIDADE NA ESCOLA PÚBLICA. 2022 (Relatorio_tecnico)
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; UNBEHAUM, Sandra ; SOUZA, L. B. ; DAVIS, Claudia ; AZZI, R. . RECOMENDAÇÕES AOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. 2022 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista do processo seletivo da primeira Chamada Aberta do Programa de Fomento à Pesquisa Aplicada do Centro Lemann de Liderança para Equidade na Educação. 2022 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; CAMPOS, V. ; BORDIGNON, L. ; RABBANI, D. S. R. ; CRUZ, L. R. . 1º Relatório Técnico-Administrativo Intermediário do projeto ?Gestão, Avaliação e Monitoramento dos Projetos Aprovados no Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública - Fase 2?. 2020 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; CAMPOS, V. ; BORDIGNON, L. ; RABBANI, D. S. R. ; CRUZ, L. R. . 2º Relatório Técnico-Administrativo Intermediário do projeto ?Gestão, Avaliação e Monitoramento dos Projetos Aprovados no Edital de Pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública - Fase 2?. 2021 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo . Avalição do relatório final da pesquisa de pós-doutorado intitulada ?Desenvolvimento profissional da docência em curso técnico integrado ao ensino médio: desafios de integração curricular', de Fernanda Aparecida Yamamoto, realizada na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão da Profa. Dra. Rita de Cássia Gallego.. 2021 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo . Parecerista ad hoc Educação em Revista. 2021 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo . Parecerista ad hoc Reveduc. 2021 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo . Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa. 2021 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 2020 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 2019 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc Cadernos de Pesquisa. 2019 (Parecer)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . PRODUTO 3 PROJETO 914 BRZ1048.2 EDITAL Nº 10:O que Pesquisas em Educação evidenciam sobre características relevantes para a docência na educação básica: aspectos formativos que se destacam para a ação pedagógica na educação escolar. 2020 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . PRODUTO 2 PROJETO 914 BRZ1048.2 EDITAL Nº 10:O que Pesquisas em Educação evidenciam sobre características relevantes para a docência na educação básica: aspectos formativos que se destacam para a ação pedagógica na educação escolar. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . PRODUTO 1 do PROJETO 914 BRZ1048.2, Edital nº 10: O que Pesquisas em Educação evidenciam sobre características relevantes para a docência na educação básica: aspectos formativos que se destacam para a ação pedagógica na educação escolar. 2019 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . Parecerista ad hoc da revista Novos Estudos Cebrap. 2020 (Parecer)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . Parecerista ad hoc Revista Eletrônica de Educação REVEDUC. 2020 (Parecer)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . Parecerista ad hoc da revista Estudos em Avaliação Educacional. 2020 (Parecer)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . Parecerista ad hoc da revista Educação e Pesquisa. 2020 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Avalição do projeto de estágio de pós-doutorado de autoria da pesquisadora Fernanda Aparecida Yamamoto, junto à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, para realização de atividades da pesquisa intitulada 'Desenvolvimento profissional da docência em curso técnico integrado ao ensino médio: desafios de integração curricular', sob a supervisão da Profa. Dra. Rita de Cássia Gallego.. 2019 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc de Cadernos de Pesquisa. 2018 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc de Cadernos de Pesquisa. 2017 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc de Cadernos de Pesquisa. 2016 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc de Cadernos de Pesquisa. 2015 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc de Cadernos de Pesquisa. 2014 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc de Cadernos de Pesquisa. 2013 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc da Revista Olh@res. 2018 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc do EAE.. 2018 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc do Prêmio Rubens Murillo Marques.. 2018 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc para avaliação de Periódicos para ingresso na Coleção Educ@.. 2018 (Parecer)
    • MORICONI, G. M. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; DAVIS, Claudia ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. ; PEREIRA, Rodnei ; PRINCIPE, L. ; RIGOLON, W. . Evidences of Data Collection - Report 2. 112p. Relatório da Pesquisa ?Teaching Teachers to Teach: Investigating Pedagogies and Practices to Improve Teacher Education in Brazil?.. 2018 (Relatorio_tecnico)
    • MORICONI, G. M. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; NUNES, Marina ; DAVIS, Claudia ; BORN, B. ; LOUZANO, P. ; LEME, L. . Literature Review - Report 1. 79p. Relatório da Pesquisa ?Teaching Teachers to Teach: Investigating Pedagogies and Practices to Improve Teacher Education in Brazil?.. 2018 (Relatorio_tecnico)
    • MORICONI, G. M. ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Reunião técnica do projeto de pesquisa ?Ensinando professores a ensinar: um estudo sobre práticas formativas na formação inicial docente?. Realizada em 2 de maio de 2018, com a professora Katherine K. Merseth. 2018 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; CAMPOS, V. ; SINTONI, C. ; GUEDES, P. M. ; YAD, J. ; SANTOS, A. . Organização da Oficina Edital Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública. 2018 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; SINTONI, C. ; GUEDES, P. M. ; YAD, J. ; SANTOS, A. ; CAMPOS, V. ; BORDIGNON, L. . Elaboração e divulgação do Edital de Pesquisa ?Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública? e gestão do processo de seleção dos projetos, incluindo a divulgação dos resultados.. 2018 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Participação da ?Mesa técnica nacional de discussão sobre a formação inicial dos docentes para os anos iniciais do ensino fundamental na perspectiva das competências para o século 21 e da inclusão?, projeto da Unesco, na Fundação Carlos Chagas, em 6 de julho.. 2017 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Participação do Grupo de Trabalho Online sobre temas relacionados à educação, com foco no ensino médio público. O Grupo é uma das atividades relacionadas à Plataforma FAZ SENTIDO. 2017 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc do Prêmio Rubens Murillo Marques.. 2014 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc do Prêmio Rubens Murillo Marques.. 2015 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc do Prêmio Rubens Murillo Marques.. 2016 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc do Prêmio Rubens Murillo Marques.. 2017 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc para avaliação de Periódicos para ingresso na Coleção Educ@.. 2017 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc do EAE.. 2017 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Conversa informal formativa sobre os desafios pedagógicos da adequação dos currículos do Ensino Médio das redes estaduais à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), realizada no Instituto Unibanco. 2017 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; GIMENES, N. S. ; ALMEIDA, P. A. . Elaboração das 8ª, 9ª e 10ª propostas técnicas e orçamentárias do Programa de Aprimoramento Profissional aos Docentes Recém-Ingressos na Rede de Educação Estadual do Espírito Santo que tem por objetivo elaborar, executar, monitorar e avaliar um curso de formação em serviço para professores especialistas ingressantes no magistério público estadual do Espírito Santo (Ensino Fundamental II e Ensino. 2017 (Elaboracao_de_projeto)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc da Revista Educação & Realidade - Faculdade de Educação - UFRGS. 2016 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc da Revista Ideias - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas ? Unicamp. 2016 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc para avaliação de Periódicos para ingresso na Coleção Educ@. 2016 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Apresentação da pesquisa ?Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros? para o projeto Biblioteca Multiplicadora da Biblioteca Espaço Alana, no bairro Jardim Pantanal, distrito de São Miguel Paulista, São Paulo, no dia 29 de outubro. 2015 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; CONRADO, A. L. ; DAVIS, Claudia ; MORICONI, G. M. ; NUNES, Marina ; CHIRSTOV, L. H. S. . Apresentação da palestra de lançamento da pesquisa ?Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros?, no prédio sede da Fundação Victor Civita, em São Paulo, no dia 26 de agosto.. 2015 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; CONRADO, A. L. ; DAVIS, Claudia ; CHIRSTOV, L. H. S. ; NUNES, Marina ; MORICONI, GABRIELA MIRANDA . Apresentação do relatório preliminar da pesquisa ?Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros? ao Painel de Especialistas, no prédio sede da Fundação Victor Civita, em São Paulo, no dia 06 de maio.. 2015 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc dos Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, revista do Instituto de Psicologia da USP. 2008 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista ad hoc da revista Cadernos de Pesquisa. 2007 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Parecerista Ad hoc de Educação em Revista - Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. 2014 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Participação como especialista do painel sobre o estudo ?O que pensa a juventude sobre a escola??, coordenado por Haroldo Torres (Cebrap) e financiado pela Fundação Victor Civita. São Paulo, 30 de abril de 2013.. 2013 (Parecer)
    • MORICONI, G. M. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; DAVIS, Claudia ; NUNES, Marina ; SPOSITO, Yara ; SIMIELLI, L. ; TELES, N. C. G. . Relatório final da pesquisa Formação continuada de professores: contribuições da literatura baseada em evidências. 2017 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Indicadores de Qualidade na Educação - Ensino Médio.. 2016 (Assessoria)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens Aprendizes. 2011 (Assessoria)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Indicadores de Qualidade na Educação - Ensino Médio.. 2015 (Assessoria)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; BARRETO, E. S. ; ALMEIDA, P. A. ; DAVIS, Claudia ; NOVAIS, G. T. F. . Relatório final do projeto: Elaboração de metodologia, estratégias e instrumentos para avaliação institucional das escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá - PROJETO 914BRZ1132.. 2014 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; DAVIS, Claudia ; NUNES, Marina ; MORICONI, G. M. ; CHIRSTOV, L. H. S. ; CONRADO, A. L. ; REIS, A. T. ; BRANCO, A. C. ; SOUZA, J. C. . Relatório final da pesquisa Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros. 2015 (Relatorio_tecnico)
    • SILVA, A. P. F. ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. ; SOUZA, J. C. ; COSTA, B. S. D. O. . Relatório final da pesquisa Anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual. 2012 (Relatorio_tecnico)
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; SILVA, T. R. N. . 4 relatório da pesquisa Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; SILVA, T. R. N. . 3 relatório da pesquisa Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; SILVA, T. R. N. . 2 relatório da pesquisa Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; SILVA, T. R. N. . 1 relatório da pesquisa Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • GATTI, B. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. . Relatório final da pesquisa A atratividade da carreira docente no Brasil. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Participação da Comissão de Avaliação dos resumos submetidos para apresentação como pôsteres na 61ª Reunião Anual da SBPC, realizada entre 12 e 17 de julho de 2009, na UFAM em Manaus, AM. 2009 (Parecer)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Participação da Comissão de Avaliação dos resumos submetidos para apresentação durante a 60ª Reunião Anual da SBPC, realizada de 13 a 18 de julho de 2008, na Unicamp - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo.. 2008 (Parecer)
    • FREITAS, M. V. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens e trabalho no Brasil: desigualdades e desafios para as políticas públicas. 2008 (Consultoria)
    • GATTI, B. ; NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; GIMENES, N. S. ; UNBEHAUM, Sandra . Relatório final da pesquisa Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos (Letras, Matemática e Ciências Biológicas). 2008 (Relatorio_tecnico)
    • GATTI, B. ; NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; GIMENES, N. S. ; UNBEHAUM, Sandra . Relatório parcial da pesquisa Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos (Pedagogia). 2008 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens e qualificação profissional: tensões entre o processo de qualificar-se e a inserção no mercado de trabalho. 2003 (Elaboracao_de_projeto)
    • ZIBAS, D. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; FERRETTI, C. J. . Elaboração do projeto: A gestão escolar como cenário da inovação educativa: o protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio; cinco estudos de caso. 2002 (Elaboracao_de_projeto)
    • DAVIS, Claudia ; SPOSITO, Yara ; NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; WAJSKOP, Lucia ; RIBEIRO, Marisabel ; BORBA, Monica ; PAPESKY, Sandra . 5 relatório do projeto de avaliação PEC-Formação Universitária (Programa Especial de Formação de Professores de 1 a 4 séries do Ensino Fundamental). 2002 (Relatorio_tecnico)
    • DAVIS, Claudia ; SPOSITO, Yara ; NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; WAJSKOP, Lucia ; RIBEIRO, Marisabel ; BORBA, Monica ; PAPESKY, Sandra ; UNBEHAUM, Sandra . 4 relatório do projeto de avaliação PEC-Formação Universitária (Programa Especial de Formação de Professores de 1 a 4 séries do Ensino Fundamental). 2002 (Relatorio_tecnico)
    • DAVIS, Claudia ; SPOSITO, Yara ; NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; WAJSKOP, Lucia ; RIBEIRO, Marisabel ; BORBA, Monica ; PAPESKY, Sandra ; UNBEHAUM, Sandra . 3 relatório do projeto de avaliação PEC-Formação Universitária (Programa Especial de Formação de Professores de 1 a 4 séries do Ensino Fundamental). 2002 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Elaboração do projeto A escolha profissional - um enfoque social-psicológico. 1995 (Elaboracao_de_projeto)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Relatório parcial da pesquisa A escolha profissional - um enfoque social psicológico. 1995 (Relatorio_tecnico)
    • ZIBAS, D. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; FERRETTI, C. J. . Relatório final da pesquisa A gestão escolar como cenário da inovação educativa: o protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio; cinco estudos de caso. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • ZIBAS, D. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; FERRETTI, C. J. . Relatório parcial da pesquisa A gestão escolar como cenário da inovação educativa: o protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio; cinco estudos de caso. 2003 (Relatorio_tecnico)
    • DAVIS, Claudia ; SPOSITO, Yara ; NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; WAJSKOP, Lucia ; RIBEIRO, Marisabel ; BORBA, Monica ; PAPESKY, Sandra ; UNBEHAUM, Sandra . 2 relatório do projeto de avaliação PEC-Formação Universitária (Programa Especial de Formação de Professores de 1 a 4 séries do Ensino Fundamental). 2002 (Relatorio_tecnico)
    • FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ZIBAS, D. ; SILVA JR, J. R. . Relatório final da pesquisa A construção social da qualificação profissional - um estudo de caso. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ZIBAS, D. ; SILVA JR, J. R. . 2 relatório da pesquisa A construção social da qualificação profissional - um estudo de caso. 2000 (Relatorio_tecnico)
    • FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ZIBAS, D. ; SILVA JR, J. R. . 1 relatório da pesquisa A construção social da qualificação profissional - um estudo de caso. 1999 (Relatorio_tecnico)
    • FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; SILVA JR, J. R. ; ZIBAS, D. . Elaboração do projeto A construção social da qualificação profissional - um estudo de caso. 1998 (Elaboracao_de_projeto)
    • DAVIS, Claudia ; SPOSITO, Yara ; NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; WAJSKOP, Lucia ; RIBEIRO, Marisabel ; BORBA, Monica ; PAPESKY, Sandra ; UNBEHAUM, Sandra . 1 relatório do projeto de avaliação PEC-Formação Universitária (Programa Especial de Formação de Professores de 1 a 4 séries do Ensino Fundamental). 2002 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Relatório técnico para Projeto do Ministério da Educação - MEC-INEP. 2001 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Relatório final da pesquisa A escolha profissional: um enfoque social-psicológico. 1996 (Relatorio_tecnico)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Prestação de serviços de correção de 20 trabalhos de conclusão de percurso - TCP do Programa Formação de Formadores. 2000 (Assessoria)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Privatizações: as contradições de um privado anti-cidadão. 1997 (Relatorio_tecnico)
    • ALMEIDA, P. A. ; TARTUCE, Gisela Lobo ; DAVIS, Claudia . Formação docente e prática pedagógica - tempos, tensões e invenções. 2023 (Simposio)
    • ALMEIDA, P. A. ; TARTUCE, Gisela Lobo ; DAVIS, Claudia . USO DE DISPOSITIVOS FORMATIVOS NAS LICENCIATURAS: UMA ANÁLISE NA PERSPECTIVA DA LITERATURA FRANCÓFONA. 2023 (Congresso)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; DAVIS, Claudia . DISPOSITIVOS FORMATIVOS NAS LICENCIATURAS: ANÁLISE DE EXPERIÊNCIAS BRASILEIRAS À LUZ DA LITERATURA FRANCÓFONA. 2023 (Outra)
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; SOUZA, L. B. . Práticas pedagógicas na educação básica no Brasil: o que evidenciam as pesquisas em educação. 2022 (Outra)
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; SOUZA, L. B. . Práticas pedagógicas na educação básica no Brasil: o que evidenciam as pesquisas em educação. 2022 (Outra)
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Anos Finais do Ensino Fundamental. 2019 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . Panorama dos projetos relativos aos Anos Finais do Ensino Fundamental. 2019 (Outra)
    • NUNES, Marina ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Apresentação da pesquisa ?Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros?. 2016 (Seminário)
    • ALMEIDA, P. A. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; SOUZA, L. B. . Práticas pedagógicas na educação básica do Brasil: o que evidenciam as pesquisas em educação. 2021 (Conferência)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; DAVIS, Claudia . Literatura francófona sobre formação inicial docente e experiências nas licenciaturas no brasil: algumas aproximações. 2021 (Comunicacao)
    • MORICONI, G. M. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; DAVIS, Claudia ; SIMIELLI, L. ; TELES, N. C. G. . Formação continuada: uma revisão da literatura baseada em evidências. 2018 (Comunicacao)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; CONRADO, A. L. ; DAVIS, Claudia ; MORICONI, G. M. ; CHIRSTOV, L. H. S. ; NUNES, Marina . Apresentação da pesquisa ?Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros?. 2015 (Seminário)
    • NUNES, Marina ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Formação Inicial de Professores em um mundo em transformação.. 2013 (Seminário)
    • SILVA, A. P. F. ; DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . Os esquecidos anos finais do ensino fundamental: políticas públicas e a percepção de seus atores.. 2013 (Comunicacao)
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. . Anos finais do Ensino Fundamental no Brasil.. 2014 (Simposio)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens na transição escola-trabalho: qual a relação com o currículo e a formação de professores?. 2012 (Seminário)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Transição escola-trabalho: pluralidade de sentidos. 2012 (Outra)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Qualificação profissional: aspectos teóricos a partir da sociologia do trabalho francesa.. 2012 (Conferência)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . Trabalho colaborativo como condição da Avaliação Institucional e do Projeto Político Pedagógico. 2018 (Seminário)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina ; ALMEIDA, P. A. . A atratividade da carreira docente no Brasil sob a ótica de alunos concluintes do Ensino Médio. 2010 (Seminário)
    • FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . O protagonismo de alunos e pais no ensino médio - cinco estudos de caso. 2008 (Seminário)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Balanço da produção de conhecimentos sobre Educação Não Escolar de Adultos: PLANFOR e Educação do Trabalhador, 1999-2006. 2009 (Seminário)
    • DAVIS, Claudia ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; NUNES, Marina . Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio. 2009 (Seminário)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Experiências Educacionais de Jovens. 2008 (Seminário)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Balanço da produção de conhecimentos sobre Educação Não Escolar de Adultos: PLANFOR e Educação do Trabalhador, 1999-2006. 2008 (Seminário)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Tensions and intentions in the school-work transition: a study of the experiences and perceptions of youngsters on professional qualification and (re)insertion in the labor market processes, in the city of São Paulo, Brazil. 2007 (Congresso)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens e qualificação profissional: tensões entre o processo de qualificar-se e a inserção no mercado de trabalho. 2007 (Congresso)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens e qualificação profissional: como anda a tensão entre o processo de qualiifcar-se e a inserção no mercado de trabalho?. 2006 (Outra)
    • ZIBAS, D. ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . A reforma do Ensino Médio e o protagonismo de alunos e pais. 2006 (Seminário)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Jovens e qualificação profissional: como anda a tensão entre o processo de qualificar-se e a inserção no mercado de trabalho?. 2006 (Seminário)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Algumas reflexões sobre a qualificação do trabalho a partir da sociologia francesa do pós-guerra. 2003 (Congresso)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . A escolha profissional: um enfoque social-psicológico. 1996 (Simposio)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . A escolha profissional: um enfoque social-psicológico. 1995 (Simposio)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Entrevista concedida ao programa JC Debate, da TV Cultura. 2015 JC Debate, da TV Cultura
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . Jovens e a busca por trabalho. 2020 podcast
  • Organização de eventos: 20
    • BARRETO, E. S. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Seminário Políticas inclusivas e compensatórias na agenda da educação. 2004 (Fundação Carlos Chagas)
    • ZIBAS, D. ; FERRETTI, C. J. ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. . Seminário Internacional "Gestão de Inovações no Ensino Médio: Argentina / Brasil / Espanha". 2006 (Fundação Carlos Chagas)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . 8ª Edição Prêmio Professor Rubens Murillo Marques.. 2018 ()
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . 9ª Edição Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 2019 ()
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. . 10º Edição Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 2020 ()
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; CAMPOS, V. ; BORDIGNON, L. . Organização Oficina de Trabalho ?Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública?. 2019 ()
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; CAMPOS, V. ; BORDIGNON, L. . Organização Seminário ?Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública?, no período de 21 a 23 de outubro de 2020. 2020 (Fundação CArlos Chagas / Itaú Social)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; SILVA, V. G. . 11º Edição Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 2021 (Fundação Carlos Chagas)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; CAMPOS, V. ; BORDIGNON, L. . 1º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, , no dia 11 de maio de 2021 (Projeto de pesquisa: ?Sucesso escolar: em busca de estratégias para o fortalecimento de crenças de eficácia?, coordenado pela Prof.ª. Roberta Azzi e supervisionado pelo Prof. José Aloyzeo. 2021 (Fundação Carlos Chagas)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; CAMPOS, V. ; BORDIGNON, L. . 2º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no dia 29 de junho de 2021 (Projeto de pesquisa: ?Saberes em diálogo: docência, pesquisa e práticas pedagógicas?, coordenado pela Prof.ª. Rejane Ledur e supervisionado pela Prof.ª. Ani Martin. 2021 (Fundação Carlos Chagas)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; BORDIGNON, L. . 3º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no dia 14 de setembro de 2021 (Projeto de pesquisa: ?Escrever para aprender: diagnose e dispositivo pedagógico para os anos finais do ensino fundamental?, coordenado pelo Prof. Clemilton PInheiro. 2021 (Fundação Carlos Chagas)
    • TARTUCE, Gisela Lobo ; ALMEIDA, P. A. ; UNBEHAUM, Sandra ; BORDIGNON, L. . 4º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no dia 05 de outubro de 2021 (Projeto de pesquisa: ?Desengaveta meu texto: práticas de leitura e escrita no ensino fundamental II, coordenado pela Prof.ª. Patrícia R Araújo e supervisionado pela Prof.ª. Vera Batalha. 2021 (Fundação Carlos Chagas)
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; UNBEHAUM, Sandra ; CAMPOS, V. ; SOUZA, L. B. . Organização Oficina de Trabalho ?Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública?. 2020 (Fundação Itau Social e Fundação Carlos Chagas)
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; UNBEHAUM, Sandra ; SOUZA, L. B. . 5º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no dia 08/03/2022. 2022 ()
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; SOUZA, L. B. ; UNBEHAUM, Sandra . 6º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no dia 29/03/2022.. 2022 ()
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; UNBEHAUM, Sandra ; SOUZA, L. B. . 7º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no dia 12/04/22. 2022 ()
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; UNBEHAUM, Sandra ; SOUZA, L. B. . 8º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no dia 10/05/22. 2022 ()
    • ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE ; TARTUCE, Gisela Lobo ; UNBEHAUM, Sandra ; SOUZA, L. B. . 9º Encontro Virtual de apresentação de resultados finais dos projetos de pesquisa do Edital Anos Finais do Ensino Fundamental ? adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no dia 31/05/22. 2022 ()
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . 13º Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 2023 (Fundação Carlos Chagas)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . 12º Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. 2022 (Fundação Carlos Chagas)
    • TARTUCE, GISELA LOBO B. P. ; ALVEZ, M. G. ; MARTINS, A. M. . Educação, trabalho e inserção profissional de jovens no cenário contemporâneo. 2017 (Fundação Carlos Chagas)
    • TARTUCE, Gisela Lobo B. P. ; ALMEIDA, P. A. . Docente do Curso ?Introdução a métodos e técnicas de pesquisa em educação?, juntamente com Patricia Albieri de Almeida, nas aulas sobre ?Entrevistas em Pesquisas qualitativas?, nos dias 09 e 23 de junho.. 2017 ()
    • Nome do projeto: A construção social da qualificação profissional (1998 - 2001
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , FERRETTI, C. J. , SILVA JR, J. R. , ZIBAS, D. .
      Descrição: Trata-se de pesquisa que buscou compreender o processo de construção da qualificação profissional de trabalhadores, procurando identificar, entre as diversas instâncias de formação (família, mídia, sindicato, empresa, igreja etc.), o peso da escolarização recebida. A pesquisa, de natureza qualitativa, privilegiou a observação cuidadosa da dinâmica do local de trabalho e da escola, a par do levantamento (através de registro de histórias de vida e entrevistas) de diferentes facetas do processo de construção da qualificação profissional.
    • Nome do projeto: PEC Formação Universitária (Programa Especial de Formação de Professores de 1 a 4 séries do Ensino Fundamental) (2002 - 2003
      Natureza: Outra
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , SPOSITO, Yara , RIBEIRO, Marisabel , WAJSKOP, Lucia , BORBA, Monica , PAPESKY, Sandra , UNBEHAUM, Sandra , NUNES, Marina .
      Descrição: Trata-se de projeto de avaliação externa do Programa Especial de Formação de Professores de 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental oferecido pelo governo do Estado de São Paulo, visando verificar se o programa de capacitação oferecido pelo PEC conseguiu desenvolver nos professores-alunos os aspectos cognitivo e atitudinais/valorativos, bem como as destrezas e habilidades pretendidas.
    • Nome do projeto: A gestão escolar como cenário da inovação educativa. O protagonismo de alunos e pais no Ensino Médio: cinco estudos de caso (2002 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , FERRETTI, C. J. , ZIBAS, D. .
      Descrição: Trata-se de estudo realizado no contexto do programa de investigação na área educacional proposto e financiado pela OEI ? Organização do Estados Ibero-americanos ? em três países (Argentina, Espanha e Brasil) e que teve como tema ?a gestão escolar como cenário da inovação educativa?. O estudo brasileiro desenvolveu-se junto a cinco escolas ? em dois estados, São Paulo e Ceará ? e tinha por objetivo compreender como cada escola se apropriava (ou não) das propostas das novas políticas para o Ensino Médio, em particular, quanto ao protagonismo dos jovens e dos pais na dinâmica escolar.
    • Nome do projeto: Avaliação da ONG Cidade-Escola Aprendiz (2007 - 2008
      Natureza: Outra
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , Clarilza Prado de Sousa , TAVARES, M. .
      Descrição: Processo avaliativo dos experimentos educacionais desenvolvidos pelo APRENDIZ através da análise da mobilização e das articulações sociais produzidas que sintetizam a direção dos projetos em desenvolvimento e os impactos provocados. O foco do Projeto de Avaliação foi a relação da Organização com duas escolas com as quais mantém parceria. Por meio de observação das escolas e entrevistas com atores desenvolvidos, buscou-se desvelar e analisar quais ações e efeitos a parceria ONG-escola produziu, fossem eles visíveis (na infra-estrutura da escola, nas oficinas disponibilizadas, por exemplo) ou não (relação professor-aluno, identidade do grupo, vínculos com a comunidade, aprendizagem, etc.).
    • Nome do projeto: Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos (2007 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , UNBEHAUM, Sandra , NUNES, Marina , BARRETO, E. S. , GATTI, B. , GIMENES, N. S. , MANRIQUE, A. L. , MITRULIS, E. , CHIRSTOV, L. H. S. , SILVA, R. L. F. , LAFALCE, L. C. , ZAMBONIM, M. T. M. , COELHO, O. F. .
      Descrição: O projeto ?Formação de professores para o ensino fundamental: instituições formadoras e seus currículos? buscou analisar o que se propõe como disciplinas formadoras nas instituições de ensino superior dos cursos presencias de Pedagogia e das licenciaturas de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. Adicionalmente, teve como objetivo verificar as expectativas presentes nos editais de concursos públicos para o ingresso de professores em redes públicas, no ensino fundamental. Por fim, para ampliar a compreensão dos problemas e desafios enfrentados pelas políticas de formação docente, o estudo propô-se a estabelecer elementos de comparação com as características dessa formação oferecida em outro país Latino Americano, a Argentina, levando em conta as especificidades do contexto em que esta se realiza.
    • Nome do projeto: Minha Escola - Memória Viva (2007 - 2008
      Natureza: Outra
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , Clarilza Prado de Sousa , TAVARES, M. .
      Descrição: O projeto teve por objetivo coletar material (relatos, fotografias, vídeos, boletins, cadernos, etc.) sobre as lembranças da escola, em um movimento de valorização do imaginário dessa instituição, que deixa marcas e define trajetórias de todos nós. Ao tempo em que ocorria a transmissão pelo rádio (pelo Programa Prazer em Aprender, com Gilberto Dimenstein) convidando os ouvintes a participarem do Projeto, aplicaram-se questionários mais dirigidos de modo a colher maior número de depoimentos e materiais
    • Nome do projeto: A atratividade da carreira docente no Brasil (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , NUNES, Marina , ALMEIDA, P. A. .
      Descrição: O projeto propôs um estudo sobre a atratividade da carreira docente no Brasil sob a ótica de alunos concluintes do ensino médio. Tanto no âmbito das pesquisas acadêmicas como no do senso comum, é dito que a docência deixou de ser uma opção profissional interessante para o jovem ingressar no mercado de trabalho. Mas se isso ocorre de fato, quais são os fatores que interferem nesse posicionamento dos estudantes? Com o intuito de investigar essa questão delineou-se uma pesquisa com três etapas: uma primeira de estudos e análise da literatura sobre o tema estudado, um segundo momento em que se foi a campo coletar informações com os próprios jovens a respeito de sua percepção sobre a carreira docente, uma terceira fase voltada para sistematização e análise das informações obtidas e, por fim, uma quarta etapa de elaboração de relatórios, textos e discussão com especialistas para finalizar a pesquisa.
    • Nome do projeto: Melhores práticas e efetividade em escolas de Ensino Médio (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , NUNES, Marina , SILVA, T. R. N. , BIZOCCHI, M. .
      Descrição: O projeto teve como meta identificar os fatores responsáveis pela efetividade de 40 unidades escolares de ensino médio, notadamente aqueles relacionados às escolas e às melhores práticas, localizadas nos estados do Acre, Ceará, Paraná e São Paulo. As escolas foram intencionalmente selecionadas pela equipe de Ensino Médio do MEC, em conjunto com as equipes técnicas das Secretarias de Estado da Educação, a partir dos desempenhos apresentados por seus alunos no ENEM de 2007. O estudo, de natureza quali-quantitativa, envolveu diferentes instrumentos de coleta de dados (grupos focais, entrevistas, aplicação de questionários, observação de situações específicas etc.). Os resultados foram agrupados em três grandes grupos: a) identificação das melhores práticas no EM; b) descrição das políticas públicas adotadas pelos diferentes estados em relação ao EM; c) identificação, com base nos dados anteriores, de aspectos que merecem uma maior atenção por parte dos governos estaduais e do nacional e sugestão de como superá-los, de modo a aprimorar a gestão, a formação em serviço e a qualidade da escolarização oferecida aos alunos.
    • Nome do projeto: Anos finais do ensino fundamental: aproximando-se da configuração atual (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , NUNES, Marina , ALMEIDA, P. A. , SOUZA, J. C. , SILVA, A. P. F. , COSTA, B. S. D. O. .
      Descrição: A pesquisa teve por objetivo estudar os anos finais do Ensino Fundamental para identificar algumas de suas especificidades e desafios, bem como subsidiar novos estudos. Para tanto, foram desenvolvidas três frentes de trabalho: (a) levantamento e análise das políticas públicas para o Ensino Fundamental II em nível federal (Ministério da Educação) e estadual (27 Secretarias Estaduais de Educação); (b) consulta a bases estatísticas de educação para delinear a configuração dessa fase de ensino (distribuição das escolas de EFII nos estados, taxas de aprovação e evasão, defasagem idade-série etc.); e (c) realização de estudos exploratórios em escolas localizadas em dois estados da federação (totalizando quatro unidades) para identificar como professores, alunos e equipes gestoras vivem seu cotidiano nesse segmento de ensino, os problemas que enfrentam e as sugestões que têm para superá-los.
    • Nome do projeto: Ensino Médio: políticas curriculares dos estados brasileiros (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , NUNES, Marina , CHIRSTOV, L. H. S. , SOUZA, J. C. , MORICONI, G. M. , CONRADO, A. L. , REIS, A. T. , BRANCO, A. C. .
      Descrição: A pesquisa teve por objetivo construir um quadro diagnóstico e compreensivo a respeito das políticas curriculares para o ensino médio, a partir do levantamento junto aos estados brasileiros, os maiores responsáveis pela oferta desse nível de ensino. Foi desenvolvida em duas etapas de trabalho, com atividades concomitantes e paralelas: a revisão da literatura, que se estendeu durante todo o projeto, e a coleta de dados, que se deu no segundo semestre de 2014. Assim, realizaram-se estudos aprofundados sobre o campo do currículo e da história do ensino médio e levantamento dos dispositivos legais e/ou programas que incidem sobre esse nível de ensino, consultando os sites do Ministério da Educação (MEC) e das 27 secretarias estatuais de educação. No trabalho de campo, foram enviados questionários às equipes gestoras responsáveis pelo currículo e/ou pelo ensino médio nessas 27 secretarias e, posteriormente, foi feito um estudo mais aprofundado em dez estados, envolvendo tanto a realização de entrevistas qualitativas com as equipes responsáveis pelo currículo e/ou pelo ensino médio quanto a leitura de seus documentos curriculares. Por fim, entrevistas também foram feitas com o responsável pelo ensino médio na Secretaria de Educação Básica do MEC e, também, com a presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação. A leitura de textos acadêmicos e legislativos e a análise comparativa dos dados obtidos nos questionários, nas entrevistas e nos dez documentos estaduais permitiram conclusões a respeito: 1) do que está sendo proposto como política pública para o ensino médio no país e nos dez entes federados investigados; 2) das políticas de elaboração e implementação curricular realizadas por esses estados; 3) das recorrências e especificidades nos documentos curriculares estaduais, e de sua adequação às normatizações nacionais.
    • Nome do projeto: Formação Continuada de Professores: : contribuições da literatura baseada em evidências (2017 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , SPOSITO, Yara , NUNES, Marina , MORICONI, G. M. , SIMIELLI, L. , TELES, N. C. G. .
      Descrição: O objetivo do projeto é oferecer subsídios da literatura especializada visando contribuir para a formulação de políticas de formação continuada para professores por parte dos governos estaduais e municipais do Brasil. O projeto contempla a elaboração de revisão de literatura nacional e internacional referente à formação continuada de professores, com foco no levantamento de pesquisas que apresentem evidências sobre iniciativas que teriam contribuído para o aprimoramento do trabalho docente. São produtos deste projeto uma apresentação e um relatório de pesquisa que serão apresentados ao Grupo de Trabalho sobre Formação Docente do Consed (Conselho dos Secretários Estaduais de Educação).
    • Nome do projeto: Pesquisa Avaliativa do Programa de Especialização Docente - PED-Brasil (2016 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , SPOSITO, Yara , NUNES, Marina , ALMEIDA, P. A. , MORICONI, G. M. .
      Descrição: A pesquisa pretende acompanhar e avaliar a implementação da versão piloto do Programa de Especialização Docente PED-Brasil e buscar evidências de seu resultado. Com isso, pretende-se levantar subsídios que possam contribuir para o debate acerca de políticas promovidas por secretarias de educação estaduais e municipais brasileiras nessa área. O PED-Brasil é um programa de especialização para professores que atuam em escolas brasileiras, cuja versão piloto é voltada para professores de matemática que atuam em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio.
    • Nome do projeto: Elaboração de metodologia, estratégias e instrumentos para avaliação institucional das escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá - PROJETO 914BRZ1132. (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , BARRETO, E. S. , ALMEIDA, P. A. , SOUZA, J. C. , NOVAIS, G. T. F. , REIS, A. T. .
      Descrição: Projeto piloto discute o desenvolvimento de metodologias e estratégias de avaliação institucional da escola (AVI) em rede municipal de ensino, com vistas a subsidiar o acompanhamento do seu projeto político-pedagógico e a melhoria da qualidade do ensino. O modelo de avaliação institucional proposto incorporou a concepção de complementaridade entre essa forma de autoavaliação da unidade escolar e a avaliação de sistema, e implicou a construção e validação de instrumento próprio de medida. As análises qualitativas e estatísticas efetuadas indicaram a adequação da abordagem, bem como os seus limites. Pela natureza do instrumento e das respostas obtidas, evidencia-se que o propósito da AVI não pode ser o de ranqueamento das escolas; entendida como uma prática que deve se integrar às atividades regulares da escola, a autoavaliação mostra-se ferramenta útil para formular com maior propriedade os anseios de toda a comunidade escolar e os meios para alcançá-los.
    • Nome do projeto: Ensinando professores a ensinar: um estudo sobre práticas da formação inicial de professores (2017 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , SPOSITO, Yara , NUNES, Marina , ALMEIDA, P. A. , MORICONI, G. M. , PEREIRA, Rodnei , PRINCIPE, L. , RIGOLON, W. , LEME, L. , MERSETH, K. .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo identificar e analisar práticas de ensino que visam contribuir para a formação inicial de professores. O trabalho terá início com uma revisão de literatura internacional sobre estratégias e práticas de ensino de alta qualidade adotadas em programas de formação de professores ao redor do mundo. Na segunda etapa, serão realizados estudos de caso com dez formadores que atuam na formação inicial de professores no Brasil, os quais fazem uso de estratégias e práticas consideradas de alta qualidade. A partir desses estudos, espera-se obter indícios de como essas estratégias e práticas são utilizadas no Brasil, o que somado às informações levantadas pela revisão de literatura, deverão contribuir para o debate nacional acerca de um dos principais ? senão o principal ? desafios da formação inicial docente: ensinar os professores a ensinar.
    • Nome do projeto: Gestão, avaliação e monitoramento dos projetos aprovados no Edital de Pesquisa ?Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública - Fase 2 (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , UNBEHAUM, Sandra , ALMEIDA, P. A. , CAMPOS, V. , BORDIGNON, L. .
      Descrição: Parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o Itaú Social, com o objetivo de realizar a gestão técnico-acadêmica e a gestão administrativo-financeira dos 14 projetos aprovados pelo Edital.
    • Nome do projeto: Práticas pedagógicas na educação básica: o que evidenciam as pesquisas em educação (2019 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , GATTI, B. , ALMEIDA, P. A. , BORDIGNON, L. , PALHARES, L. .
      Descrição: Projeto financiado pela Unesco (914 BRZ1048.2), O objetivo deste estudo foi o de investigar como as pesquisas científicas produzidas e publicadas no Brasil, no período 2008-2018, abordam e descrevem práticas pedagógicas relativas à educação básica. A intenção é evidenciar práticas que mostraram alternativas pedagógicas diferenciadas e que têm potencial para se tornarem referência na formação inicial e continuada de professores(as) que atuam ou atuarão nesse nível de ensino. Para tanto, a metodologia da pesquisa incorpora pressupostos de elaboração de um estado do conhecimento sobre práticas pedagógicas, ainda que não o seja estritamente, sendo complementado por procedimentos de construção de metanálise. O levantamento bibliográfico foi feito com os descritores ?práticas pedagógicas? e ?boas práticas?, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Scientific Eletronic Library Online(SciELO). O corpus de análise constituiu-se de 28 teses e 24 artigos, evidenciando que há poucos estudos no país que abordam a temática com detalhamento concreto, o que justifica sua relevância. Os resultados apontam que são poucas as pesquisas, no Brasil, que apresentam alguma conceituação de prática pedagógica, bem como relatos detalhados e comentados de práticas docentes encontradas nas escolas. Tanto a conceituação quanto o relato de práticas, em vários estudos, aparecem de forma implícita ou subjacente. No conjunto das pesquisas foram identificadas duas modalidades de práticas: (i) aquelas relativas à atuação do professor com os seus alunos; e (ii) aquelas que dizem respeito ao trabalho com os seus pares e ao seu próprio desenvolvimento profissional. As práticas relativas à atuação do professor com os seus alunos foram as mais estudadas, especialmente aquelas que dizem respeito à gestão dos aprendizados e da classe, porém com maior ênfase na primeira. Há achados derivados das análises realizadas nesta pesquisa que podem ser considerados por parte das políticas, dos gestores, instituições formadoras e seus docentes, no que se refere ao seu papel em relação à formação inicial e continuada em geral, e às práticas pedagógicas em particular.
    • Nome do projeto: Análise do banco de dados dos projetos inscritos no Edital de Pesquisa: Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , UNBEHAUM, Sandra , ALMEIDA, P. A. , BORDIGNON, L. , RABBANI, D. S. R. , VAL, G. .
      Descrição: Pesquisa encomendada pelo Itaú Social com o objetivo geral de explorar o vasto material recebido nas inscrições do Edital de pesquisa Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública, para fins de pesquisa e identificação de iniciativas promissoras para a superação dos desafios deste segmento de ensino. O objeto é o tratamento do banco de dados dos 492 (quatrocentos e noventa e dois) projetos de pesquisa inscritos, considerando as informações disponibilizadas pelos participantes no momento da inscrição dos projetos.
    • Nome do projeto: Sistematização e análise de resultados das pesquisas contempladas pelo Edital Anos Finais do Ensino Fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , ALMEIDA, P. A. , SILVA, A. M. , BORDIGNON, L. , AZZI, R. .
      Descrição: Resumo: O objeto deste estudo é produzir uma matriz de sistematização dos resultados das 14 pesquisas contempladas no Edital de pesquisa Anos finais do ensino fundamental: adolescências, qualidade e equidade na escola pública, no tocante às especificidades desse segmento de ensino, de modo a que se possa avaliar as implicações e o alcance do Edital. Para tanto, os relatórios, bem como outros materiais produzidos por cada pesquisa serão analisados e, depois, comparados entre si, no sentido de avaliar as possibilidades e limites de integração entre dois ou mais estudos do Edital, em termos de temáticas, problematizações e desafios semelhantes que permitam refletir sobre suas similaridades e especificidades. Em uma fase final, as discussões serão cotejadas com a revisão da literatura que será realizada na modalidade definida como revisão integrativa.
    • Nome do projeto: Formação continuada de professores: mapeamento dos conteúdos e práticas formativas (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , DAVIS, Claudia , ALMEIDA, PATRÍCIA CRISTINA ALBIERI DE , RABBANI, D. S. R. , SOUZA, L. B. .
      Descrição: O mapeamento de programas de formação continuada oferecidos por redes de ensino no país já foi apresentado em alguns estudos nos últimos dez anos. Todavia, pesquisas sobre as temáticas efetivamente desenvolvidas em tais programas ainda são raras. Assim, este estudo tem por objetivo levantar e analisar conteúdos e práticas de formação priorizados pelo governo federal e por estados da federação. Mais especificamente, a intenção é verificar se e como temáticas relacionadas à educação especial, diversidade, clima escolar, habilidades socioemocionais e tecnologias digitais compõem a oferta de formação continuada dos entes federados. O estudo compreende onze etapas, a saber: (i) elaboração de uma matriz de referência descrevendo os tópicos gerais da coleta de dados; (ii) concepção de questionário a ser aplicado junto aos 27 estados brasileiros; (iii) aplicação de questionário; (iv) mapeamento de programas federais e estaduais de formação continuada; (v) definição de cinco secretarias estaduais para o estudo qualitativo; (vi) análise dos dados obtidos no questionário; (vii) definição das características, do contexto e da abrangência de cada uma das práticas formativas das redes investigadas e dos programas federais de formação continuada; (viii) realização de entrevistas com responsáveis pela idealização e implementação das políticas e programas de formação continuada; (ix) elaboração da análise e da discussão dos dados obtidos; (x) realização do seminário para discussão dos resultados; (xi) preparação do texto final.
    • Nome do projeto: Elaboração e divulgação do Edital de Pesquisa ?Anos Finais do Ensino Fundamental: Adolescências, Qualidade e Equidade na Escola Pública - Fase 1 (2018 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , UNBEHAUM, Sandra , ALMEIDA, P. A. , SINTONI, C. , GUEDES, P. M. , YAD, J. , SANTOS, A. , CAMPOS, V. , BORDIGNON, L. .
      Descrição: Parceria entre a Fundação Carlos Chagas e o Itaú Social, com o objetivo de elaborar o Edital, divulgá-lo e gerir todo o processo de seleção dos projetos e divulgação dos resultados.
    • Nome do projeto: Privatizações: as contradições de um privado anti-cidadão (1996 - 1997
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , OLIVEIRA, Francisco Maria Cavalcanti de , PIVA, Adriana , LOCCI, Alexandre .
      Descrição: Trata-se de pesquisa que teve por objetivo investigar o processo de privatização na década de 90 no Brasil, visando analisar os efeitos de tal processo sobre a construção de uma esfera pública cidadã.
    • Nome do projeto: A escolha profissional: um enfoque social-psicológico (1995 - 1996
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: TARTUCE, Gisela Lobo B. P. , MARTINS, H.H.T. de Souza .
      Descrição: Trata-se de pesquisa que teve por objetivo analisar a escolha profissional de jovens a partir de seu ponto de vista e de sua percepção quanto ao contexto que envolve esta escolha. A pesquisa utilizou tanto a técnica quantitativa (questionários) quanto a qualitativa (entrevistas individuais), em duas escolas públicas e duas escolas particulares da cidade de São Paulo.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
      • Curso: Propaganda e Marketing
        Nome da Instituição: Escola Superior de Propaganda e Marketing
        Ano de conclusão: 1993
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Fundação Carlos Chagas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1997 - Atual ).
        Outras informações: No período de: 25 de novembro de 2000 a 23 de abril de 2001 e 08 de abril a 08 de agosto de 2003 encontrava-me em licença-maternidade. Entre janeiro de 2010 e julho de 2011, tirei uma licença não remunerada.
        Outras informações: Pesquisador Pleno B
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Outro (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Bolsista de Aperfeiçoamento da pesquisa: "Privatizações: as contradições de um privado anti-cidadão", coordenada pelo Prof. Dr. Francisco Maria Cavalcanti de Oliviera
        Outras informações: Bolsista
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Outro (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Bolsista de Iniciação Científica com a pesquisa: "A escolha profissional: um enfoque social-psicológico", sob orientação da Profª Drª Heloísa Helena Teixeira de Souza Martins.
        Outras informações: Bolsista
    • Plural (São Paulo):
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - 2000 ).
    • Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2020 ).
    • COLEÇÃO TEXTOS FCC (IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).