Não autenticado |

Flavia Fazion

    • Pos-doutoranda no programa Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2018), Doutora em Letras da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2011 - 2016), com doutorado sanduíche na Aix-Marseille Université (AMU), França. Atua como professora de Francês Língua Estrangeira no Centro de Línguas da Secretaria de Educação do Estado do Paraná. Possui Licenciatura em Letras pela UFPR (2004), Diploma Superior de Estudos Franceses da Université de Nancy II (1995) e graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1991). Membro do grupo de pesquisa ALTER-AGE/CNPq - USP e da equipe ERGAPE (Ergonomie de l'activité des professionnels de l'éducation) - AMU. Desenvolve pesquisas na área de formação de professores de línguas estrangeiras, tendo como base os fundamentos do Interacionismo Sociodiscursivo e das Ciências do Trabalho.

       

      Links:    

    • Análise do trabalho docente
    • desenvolvimento profissional
    • gêneros textuais e ensino de língua estrangeira
    • Formação continuada de professores
    • desenvolvimento profissional
    • análise do trabalho docente
    • FAZION, FLAVIA ; LOUSADA, ELIANE GOUVÊA . A entrevista em autoconfrontação como motor para o desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada (Online) , v. 32 , p. 215 - 236 , 2016. ISSN: 1678460X.
    • FAZION, F. . Resenha : Genres textuels/discursifs et enseignement des langues. Recherches et Applications Revista Linha D'Água , v. 28 , p. 194 - , 2015. ISSN: 22364242.
    • FAZION, F. ; LOUSADA, E. G. . Les enjeux de la conception d?un manuel de FLE basé sur la notion de genre de texte Le Français dans le Monde. Recherches et Applications , v. 1 , p. 73 - 83 , 2015. ISSN: 09946632.
    • FAZION, F. . O LIVRO DIDÁTICO PÚBLICO DO CELEM-PR: O ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS POR MEIO DE GÊNEROS TEXTUAIS. Gêneros textuais no ensino e na aprendizagem das línguas: dos estudos teóricos às práticas didáticas, v. 1, p. 233 - 250, 2018.
    • FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. ; LOUSADA, E. G. . práticas educativas e pluralidade linguística e cultural em cursos de francês: um panorama dos materiais didáticos utilizados em dois contextos da Universidade de São Paulo. Pluralidade linguístico-cultural em universidades sul-americanas: práticas de ensino e políticas linguísticas, v. 1, p. 25 - 62, 2016.
    • FAZION, F. ; LOUSADA, E. G. . O trabalho do professor?elaborador de material didático em debate: o que a linguagem revela sobre os impedimentos ao agir. Diálogos na perspectiva histórico-cultural : interlocuções com a clínica da atividade, v. , p. 110 - , 2016.
    • FAZION, F. ; SILVA, E. C. . A CONFIGURAÇÃO DO AGIR NO GÊNERO ENTREVISTA EM AUTOCONFRONTAÇÃO: DIFERENÇAS ENTRE PROFESSORES INICIANTES E EXPERIENTES. In: SIMPóSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GêNEROS TEXTUAIS , 2018 , Campo Grande. ANAIS DO SIMPóSIO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DE GêNEROS TEXTUAIS. Campinas : Galoa, 2017.
    • FAZION, FLAVIA ; LOUSADA, E. G. . Des documents d?orientation aux activités pratiques : la conception d?un manuel public par des enseignants de FLE. In: 6e CONFÉRENCE INTERNATIONALE SUR LES PÉDAGOGIES DE LANGUE SECONDE , 2017 , Montreal. Programme Final SLPC6 Montreal. : , 2017.
    • FAZION, FLAVIA . Genres textuels, formation des enseignants et développement professionnel. In: V Encuentro Internacional del Interaccionismo Sociodiscursivo , 2017 , Rosario. Libro de resúmenes, V Encuentro ISD. : , 2017.
    • FAZION, F. ; SILVA, E. C. . A configuração do agir no gênero entrevista em autoconfrontação: diferenças entre professores iniciantes e experientes. In: Simposio Internacional de estudo de gêneros textuais , 2017 , Campo Grande. Anais do Simposio Internacional de estudos de gêneros textuais. : , 2017.
    • FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; SILVA, E. C. . La formation sur le terrain du métier : l'appropriation du cadre de l'autoconfrontation pour la formation. In: COLLOQUE ACEDLE 2015 Interagir pour apprendre les langues aujourd'hui , 2015 , Lyon. Résumés des communications. : , 2015.
    • FAZION, F. . Les genres textuels comme axe central de la conception d'un manuel public de FLE: ds documents d'orientation aux activités pratiques. In: V Congreso de Profesores de Francés del Uruguay , 2015 , Montevideo. Conférences, tables rondes, ateliers: résumés des communications. : , 2015.
    • FAZION, F. . A autoconfrontação como fonte de desenvolvimento: diálogo de uma professora com sua prática. In: VI Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2014 , São Paulo. Caderno de resumos e programação. : , 2014.
    • FAZION, F. . O que os textos produzidos na autoconfrontação nos revelam sobre a atividade docente. In: VI Encontro de pesquisas do francês FFLCH - USP , 2014 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2014.
    • FAZION, F. . Os gêneros textuais para o ensino de língua estrangeira: análise da elaboração de material didático pelos professores de centro de línguas do estado do Paraná. In: V Encontro de pesquisas do Francês FFLCH - USP , 2013 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2013.
    • FAZION, F. ; LONGHI, S. D. . ENSEIGNANT, CONCEPTEUR, PRESCRIPTEUR : LES MULTIPLES RÔLES ATTRIBUÉS À UN GROUPE DE PROFESSEURS DE FLE AU PARANÁ - BRÉSIL. In: IV Rencontres Internationales de l'Interactionnisme Socio-discursif , 2013 , Genebra. Livret des abstracts. : , 2013.
    • FAZION, F. . Das orientações oficiais à sala de aula: análise de relatos da experiência de elaboração de livro didático no estado do Paraná. In: V Encontro de Pós-graduandos em Estudos Discursivos da USP , 2013 , São Paulo. Caderno de resumos e programação. : , 2013.
    • FAZION, F. . la formation continue et l'élaboration de matériel didactique par les enseignants de FLE de l'état du Paraná. In: 18º congresso brasileiro dos professores de francês , 2011 , Curitiba-PR. Anais do 18º congresso brasileiro dos professores de francês. : , 2011.
    • FAZION, F. . Elaboration de matériel didactique à partir des genres textuels. In: 18º congresso brasileiro de professores de francês , 2011 , Curitiba - PR. Anais do 18º congresso brasileiro de professores de francês. : , 2011.
    • FAZION, F. . Elaboração de material didático a partir de gêneros textuais: a proposta do Estado do Paraná. In: 4º Seminário internacional de linguística da Cruzeiro do Sul , 2011 , São Paulo. anais do 4º seminário internacional de linguística da Cruzeiro do Sul. : , 2011.
    • FAZION, F. . "Elaboração de material didatico pelos professores de línguas do Estado do Paraná: um projeto de formação continuada". In: I colóquio internacional de formação inicial e continuada de professores de lìngua Estrangeira: desafios de aprendizagem e do ensino - I CIFLE , 2012 , Rio de Janeiro. Anais do I Colóquio Internacional de Formação Inicial e Continuada de Professores de Línguas Estrangeiras: desafios da aprendizagem e do ensino. : , 2012.
    • FAZION, F. . O professor e seu trabalho: Relatos da Experiência de Elaboração de Material didático no Estado do Paraná. In: Colóquio Linguagem e Trabalho Docente , 2012 , São Paulo. Anais do Colóquio LInguagem e Trabalho Docente. : , 2012.
    • BRONCKART, J. P. ; BRONCKART, E. B. ; LOUSADA, E. G. ; GUIMARAES, A. M. ; BUENO, L. ; FAZION, FLAVIA . Mônâda, frase, proposição ? Desafios de um debate conceitual. São Paulo : Mercado de Letras , 2017 (Tradução)
    • LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. ; FAZION, F. . Práticas educativas e pluralidade linguística e cultural em cursos de francês: um panorama dos materiais didáticos utilizados em dois contextos da Universidade de São Paulo. : , 2015 (capítulo de livro no prelo)
    • FAZION, F. . O livro didático público do CELEM ? PR: o ensino de línguas estrangeiras por meio de gêneros textuai. : , 2015 (capítulo de livro no prelo)
    • Dolz, j. ; ABOUZAID, M. ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. . Pluralidade dos gêneros e singularidades do texto: tensões constitutivas da didática das línguas. São Paulo : , 2015 (Tradução)
    • FAZION, F. ; Lucia Cherem . aprender a ler. : , 2009 (Tradução)
    • FAZION, F. . Revista Non Plus. 2014 (Parecer)
    • FAZION, F. . 6th International Conference on Second Language Pedagogies: Meaningful and Authentic Interactions In and Beyond the Classroom. 2016 (Parecer)
    • FAZION, F. . 5th International Conference on Second Language Pedagogies: Integrating Language, Literature and Culture. 2016 (Parecer)
    • FAZION, F. . Quel regard porter sur les erreurs?. 2017 (Outra)
    • FAZION, FLAVIA . Genres textuels, formation des enseignants et développement professionnel. 2017 (Comunicacao)
    • FAZION, FLAVIA ; LOUSADA, E. G. . Des documents d?orientation aux activités pratiques : la conception d?un manuel public par des enseignants de FLE. 2017 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . A elaboração de Livro Didático baseado em gêneros textuais por professores de francês: análise de uma experiência. 2016 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . O professor elaborador de material didático de francês: a gênese de um métier. 2016 (Conferência)
    • FAZION, F. . Professor-elaborador de material didático: a gênese de um novo métier. 2016 (Comunicacao)
    • FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. . APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS E A PLURALIDADE LINGUÍSTICA E CULTURAL PARA APRENDIZES E PROFESSORES DE FRANCÊS. 2016 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . Les genres textuels comme axe central de la conception d'un manuel public de FLE: ds documents d'orientation aux activités pratiques. 2015 (Congresso)
    • FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; SILVA, E. C. . La formation sur le terrain du métier : l'appropriation du cadre de l'autoconfrontation pour la formation. 2015 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . ?O que os textos produzidos pela autoconfrontação nos revelam sobre a atividade docente?. 2014 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . AUTOCONFRONTAÇÃO COMO FONTE DE DESENVOLVIMENTO: DIÁLOGO DE UMA PROFESSORA COM SUA PRÁTICA. 2014 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . Análise de um relato de experiência e de uma autoconfrontação simples: o que a comparação entre os textos revela sobre os impedimentos ao agir. 2013 (Outra)
    • FAZION, F. ; LONGHI, S. D. . Enseignant, concepteur, prescripteur: les multiples rôles attribués à un groupe de professeurs de FLE au Paraná - Brésil.. 2013 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . Os gêneros textuais para o ensino de língua estrangeira: análise da elaboração de material didático pelos professores do centro de línguas do estado do Paraná.. 2013 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . O professor e seu trabalho: das orientações oficiais à sala de aula. Relatos da experiência de elaboração de livro didático no estado do Paraná. 2013 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . O professor e seu trabalho: diálogo sobre a formação inicial e continuada de professores de línguas.. 2013 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . ?A elaboração de Livro Didático pelos professores de francês do Centro de Línguas do Estado do Paraná com uso dos gêneros textu-ais: análise de uma experiência. 2012 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . De professor a elaborador de material didático: o olhar do professor sobre seu trabalho. 2012 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . "Atelier Chanson: du Brésil à la France". 2009 (Conferência)
    • FAZION, F. . "Atelier Chanson". 2008 (Conferência)
    • FAZION, F. . O professor e seu trabalho: relatos da experiencia de elaboração de material didático no estado do Paraná. 2012 (Simposio)
    • FAZION, F. . A elaboração de material didático pelos professores de línguas no estado do Paraná: um projeto de formação continuada. 2012 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . O professor e seu trabalho: relatos da experiência de elaboração de material didático no estado do Paraná. 2012 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . Elaboration de matériel didactique á partir des genres textuels. 2011 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . La formation continue et l'élaboration de matériel didactique par les enseignants de FLE de l'état du Paraná. 2011 (Comunicacao)
    • FAZION, F. . Elaboração de material didático a partir de gêneros textuais: a proposta do estado do Paraná. 2011 (Comunicacao)
    • FAZION, F. ; Costa, Atila . V Semana da Educação. 2008 (Colégio Estadual Gratulino de Freitas)
    • LOUSADA, E. G. ; GUIMARAES, A. M. ; FAZION, F. ; SANTOS, T. J. F. . Encontro do interacionismo Sociodiscursivo no Brasil: Pesquisas do grupo ALTER em debate.. 2013 (FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. ; MORIZONO, V. Y. M. ; GALIONI, A. . Séminaire Formation à la recherche et par la recherche en Didactiques des langues et des cultures en Amérique Latine. 2013 (Agencia Universitária da Francofonia e Departamento de letras Modernas da Faculdade de filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. ; SILVA, E. C. . Colóquio Internacional Analisar o Trabalho Educacional. 2013 (Departamento de letras modernas da Faculdade de Filosofia letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • LOUSADA, E. G. ; SILVA, E. C. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; ROCHA, S. M. . Colloque Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l?université. 2015 (AUF)
    • LOUSADA, E. G. ; FAZION, F. ; SILVA, E. C. ; LONGHI, S. D. . VIII Simpósio Internacional de Estudos de Gêneros textuais. 2015 (USP, CAPES, Fapesp, CNPq)
    • LOUSADA, E. G. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. . XIIIe Journée de Formation « Émotions et affects dans l?enseignement apprentissage du FLE : regards croisés d?enseignants et apprenant. 2016 (FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; HONG, R. ; MOHAN, D. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; CLARO, L. ; ROWINSKY-GEURTS, M. . V CIDLES ? 5o Colóquio Internacional de Didática das Línguas Estrangeiras e Segundas Integrar a língua, a literatura e a cultura. 2016 (USP, University of Toronto; University of Guelf; Laurier University)
    • LOUSADA, E. G. ; BUENO, L. ; BARICELLI, E. ; FAZION, F. . III CICA Colóquio Internacional de Clínica da Atividade. 2016 (USP; USF)
    • LOUSADA, E. G. ; FAZION, FLAVIA ; CLARO, L. . XIV Journée de formation - enseigner à apprendre: l`évaluation formative au coeur des pratiques. 2017 (Cursos extracurriculares de francês, Faculdade de Filosofia, Letras e ciencias Humanas)
    • LOUSADA, E. G. ; CAWS, C. ; MOHAN, D. ; HONG, R. J. ; ARROYAS, F. ; FAZION, FLAVIA . 6e Colloque international sur la didactique des langues secondes. 2017 (Université McGill)
    • FAZION, F. . En Voiture Simone!. 2016 (FFLCH - USP)
    • LOUSADA, E. G. ; FAZION, F. ; LONGHI, S. D. ; MENEZES, M. C. ; DUARTE, N. ; SOARES, F. . Curso de Formação de professores de línguas - O Ensino como Trabalho. 2016 (Pr-o Reitoria de Cultura e Extensão - USP)
    • FAZION, F. . Um olhar transversal sobre a França atual: Cinema, Literatura e Atualidade. 2009 (UFPR)
    • FAZION, F. . Evento de imersão em Francês. 2008 (UFPR)
    • FAZION, F. . Relatório de qualificação. 2012
    • FAZION, F. . Mini-relatório CAPES. 2011
    • FAZION, F. . Mini-relatório CAPES. 2012
    • FAZION, F. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - número 2. 2014
    • FAZION, F. . Mini-relatório CAPES. 2013
    • FAZION, F. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - número 3. 2014
    • FAZION, F. . mini-relatório CAPES. 2015
    • FAZION, F. . relatório de qualificação do doutorado. 2014
    • FAZION, F. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - número 4. 2015
    • FAZION, F. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - número 5. 2015
    • FAZION, F. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - número 6. 2016
    • FAZION, F. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - número 7. 2016
    • FAZION, F. . mini-relatório CAPES. 2016
    • FAZION, F. . Relatório semestral de pesquisa CAPES - número 1. 2013
    • FAZION, F. ; Roberto Oliveira Souza Junior ; Alexandre Catarino ; Fabiola Davis ; Francisco Frare . Desafios para ensinar Lingua Francesa e Língua Espanhola/ Elaboração de Material Didático. 2007 (Elaboração de material didático)
    • Alexandre Catarino ; FAZION, F. ; Fabiola Davis ; Francisco Frare ; Roberto Oliveira Souza Junior . Orientações para Produção de Materiais Didáticos para o CELEM. 2010 (Elaboração de materail didático)
    • Nome do projeto: Pluralité linguistique et culturelle en Amérique Latine : politiques linguistiques, représentations et pratiques à l'université (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAZION, F. , LOUSADA, E. G. , LONGHI, S. D. , ROCHA, S. M. , SILVA, E. C. , HERNANDES, R. M. R. , CLARO, L. , KLETT, E. , PASTOR, R. , SANIZ, L. , CUNHA, J. C. , FRAGA, K. .
      Descrição: Ce projet a pour but d identifier et de décrire les politiques linguistiques et culturelles en Amérique Latine, et de les mettre en regard des pratiques éducatives et linguistiques, dans le cadre universitaire. Dans cette description, nous nous attacherons particulièrement à définir la place du français, des langues autochtones et de leurs contacts avec les autres langues et cultures présentes dans les divers contextes latino-américains. Nous souhaitons entre autre mettre en lumière la diversité des pratiques linguistiques des locuteurs, interroger la prise en compte de cette diversité dans les textes officiels régissant la vie des langues, leur statut et leur évolution, et leur enseignement en particulier, et dans les pratiques des enseignants. Cette problématique générale se déclinera en deux volets parallèles dont nous mettrons les résultats en interaction et en synergie dans une phase de synthèse finale. Notre recherche souhaite couvrir le plus de situations possibles en Amérique Latine mais elle ne vise ni à l exhaustivité ni à la contrastivité. Chaque situation observée est prise indépendamment sans a priori d'introduction de données comparables. Nos méthodes de recueil et d analyse de données sont donc volontairement empiriques, qualitatives et les approches variables (cadres théoriques de référence).
    • Nome do projeto: La recherche en langues, cultures et littératures en Amérique du Sud: politiques linguistiques et production de connaissances (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAZION, F. , SILVA, E. C. , KLETT, E. , PASTOR, R. , CUNHA, J. C. , FRAGA, K. , LOUSADA, ELIANE GOUVÊA , DEZUTTER, O. .
      Descrição: Pour mieux comprendre la place et le rôle du français dans la production des connaissances scientifiques, nous proposons d`organiser notre projet en deux grands axes, à savoir : A. Les rapports entre le capital linguistique des universités, le répertoire linguistique et culturel des acteurs (étudiants et professeurs) et la circulation des connaissances. B. Les discours sur l`enseignement-apprentissage du français et sur la recherche à l`université Dans l`axe A, on a pour but de : i) scruter les contextes institutionnels, de manière à identifier, décrire et analyser le capital linguistique des institutions, ainsi que les actions liées à la production et à la diffusion de connaissances dans les différentes langues et en français en particulier ; ii) mieux connaître les pratiques des chercheurs et des formateurs en termes de production scientifique et de recours aux travaux de recherche en français, de manière à décrire et analyser la circulation des connaissances, des cadres théoriques et méthodologiques et d`identifier la place des référents francophones ; iii) observer, décrire et analyser l`influence des répertoires linguistique et culturel des apprenants et des enseignants sur la circulation des connaissances. Dans l`axe B, on vise à identifier, décrire et analyser ce que disent les décideurs, les enseignants/chercheurs et les étudiants/futurs chercheurs sur l?enseignement apprentissage du français et sur la recherche en français, pour ensuite mettre en rapport les résultats obtenus..
    • Nome do projeto: O desenvolvimento do futuro professor-pesquisador: um percurso através da análise e produção de textos que circulam na situação de trabalho do professor-pesquisador de francês língua estrangeira (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAZION, F. , LOUSADA, E. G. , SANTOS, T. J. F. , ROCHA, S. M. .
      Descrição: Esta pesquisa será desenvolvida dentro da área de Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês, no departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Com duração prevista de dois anos, ela visará a estudar os textos que são produzidos em três instâncias em que atuo na Universidade: i) pelos alunos de Graduação, ao aprenderem a língua francesa; ii) pelos orientandos de IC e Pós-Graduação, ao se constituirem enquanto pesquisadores; iii) pelos monitores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês, ao aprenderem o métier/trabalho de professor. Dois grandes objetivos nortearão este estudo: em primeiro lugar, a análise das características linguístico-discursivas de alguns dos gêneros de textos que circulam nessas situações de aprendizagem e de trabalho, com o intuito de melhor conhecer suas realizações empíricas; em segundo lugar, procuraremos estudar como se dá o desenvolvimento dos alunos e futuros professores e pesquisadores por meio dos textos, orais ou escritos, que produzirão. O quadro teórico-metodológico desta pesquisa é o Interacionismo sociodiscursivo tal como proposto por Bronckart (2006, 2007, 2008), complementado por vários autores e teorias da Análise dos discursos, tais como: Charaudeau (1992), Charaudeau & Maingueneau (2002), Maingueneau (1991, 1993, 1994, 1996, 2001), Kerbrat-Orecchioni (2002), Authier-Revuz (2001), entre outros. Os procedimentos metodológicos que permitirão a realização da pesquisa compreendem a produção de textos, orais e/ou escritos, por parte dos alunos, dos orientandos e futuros pesquisadores e dos monitores-bolsistas dos cursos extracurriculares de francês..
    • Nome do projeto: Analyser l`activité de professeurs de français au Brésil en préalable à l`élaboration d`une stratégie et d`une ingénierie de formation professionnelle continue (2011 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAZION, F. , BUENO, L. , Faïta, D. , Amigues, R. , LONGHI, S. D. , SILVA, E. C. , LOUSADA, ELIANE GOUVÊA .
      Descrição: O projeto tem por objetivo elaborar uma estratégia de formação profissional de professores de francês a partir do quadro teórico e metodológico proposto pelo grupo ERGAPE, colaborador do projeto
    • Nome do projeto: Os gêneros textuais para o ensino de língua estrangeira: análise da elaboração de material didático pelos professores de línguas do estado do Paraná. (2011 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FAZION, F. , LOUSADA, E. G. .
      Descrição: Projeto de doutorado desenvolvido na Universidade de São Paulo sob orientação da Profa. Dra. Eliane Gouvêa Lousada. A pesquisa teve como objetivo observar os traços de desenvolvimento profissional que podemos depreender dos textos produzidos no e sobre o trabalho ao longo do processo de elaboração de material didático por uma equipe de professores de francês do estado do Paraná. Os resultados de nossas análises nos permitiram observar como os diferentes gêneros produzidos na situação de trabalho (emails, relatos, autoconfrontações, reunião de retrospectiva) auxiliam no desenvolvimento profissional e nos permitiram compreender que o processo formativo deve possibilitar espaços, tempos e gêneros textuais diferenciados para que os professores possam se apropriar deles, de acordo com seu contexto de trabalho e nível de desenvolvimento pessoal, transformando-os em instrumentos para seu desenvolvimento profissional.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Francês
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Diploma superior de estudos franceses
        Nome da Instituição: Universidade de Nancy II
        Ano de conclusão: 1995
      • Curso: fonoaudiologia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Paraná
        Ano de conclusão: 1991
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Linguísticos, Literários e Trad. Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A elaboração de Livro Didático baseado em gêneros textuais por professores de francês: análise de uma experiência
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Estudos Linguísticos, Literários e Trad. Francês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A elaboração de livro didático baseado em gêneros textuais por professores de francês: análise de uma experiência
        Ano de conclusão: 2015
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Paraná
        Ano de conclusão: 2018
  • Atuação Profissional: 9
    • Secretaria de Estado da Educação do Paraná - Núcleo R. de Educação Maringá:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - Atual ).
        Outras informações: QPM
    • Colégio Monteiro Lobato:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Coordenadora
    • Colégio Suíço-Brasileiro de Curitiba:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2006 ).
        Outras informações: Professora
    • Secretaria de Estado da Educação:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Aix-Marseille Université:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: doutoranda
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisa "A elaboração de livro didático baseado em gêneros textuais por professores de francês: análise de uma experiência" - estudo sobre o trabalho docente e a formação continuada do professor.
        Outras informações: doutoranda
    • VEREDAS - REVISTA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Horizontes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • Nouvelle Revue Synergies Canada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).