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Lucas Keese dos Santos

    • É mestre em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e pesquisador do Centro de Estudos Ameríndios. Tem experiência na área de Etnologia Indígena e na produção de vídeos etnográficos, atuando com o povo Guarani Mbya desde 2009. Atualmente compõe o quadro da assessoria técnica da organização indígena Comitê Interaldeias.

       

      Links:    

    • KEESE DOS SANTOS, LUCAS ; GRADEL, SYLVIE ; BELLEMARE, DENIS . Image et altérité RECHERCHES AMÉRINDIENNES AU QUÉBEC , v. 48 , p. 155 - , 2018. ISSN: 03184137.
    • KEESE DOS SANTOS, L. ; WERA, A. . Formações e autonomia na produção de filmes. Nas redes guarani, v. 1, p. 243 - 249, 2019.
    • OLIVEIRA, J. C. ; KEESE DOS SANTOS, L. . ?Perguntas demais? - Multiplicidades de modos de conhecer em uma experiência de formação de pesquisadores guarani mbya. Políticas culturais e povos indígenas., v. 1, p. 113 - 133, 2015.
    • KEESE DOS SANTOS, L. . Mostra. 2005 (Cinusp Paulo Emílio)
  • Projetos de Pesquisa: 1
    • Nome do projeto: Diplomacias cosmopolíticas nas terras baixas sul-americanas: exercícios de comparação etnográfica (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KEESE DOS SANTOS, L. , SZTUTMAN, R. , FIGUEIREDO, M. V. , SAUMA, J. F. , GIRARDI, L. , PEDROSO, D. R. , NEVES, A. L. , MENESES, G. , POUGY, H. , ARANHA, A. .
      Descrição: Este projeto propõe um estudo comparativo de "eventos diplomáticos cosmopolíticos" indígenas. Tomamos de empréstimo a expressão "diplomacia cosmopolítica" dos sciences studies, em especial dos escritos de I. Stengers e B. Latour de modo a testar uma conexão parcial entre estes estudos e a etnologia americanista. O que nos conduz a tanto é o problema, enfrentado de modo diverso por ambas áreas do conhecimento, do "pluralismo ontológico" e sua incidência para pensar a política, isto é, a composição (e a dissolução) dos coletivos e a sua articulação em "mundos comuns" ou "redes". Ao tratar de "eventos cosmopolíticos", por meio da etnografia e do trabalho comparativo, jamais dissociados, centraremos nosso focos na dimensão estética e nas formas de expressão pelas quais personagens e coletivos são "feitos aparecer". Se a maior parte dos casos aqui tratados advém do mundo ameríndio, incluímos também como contraponto um estudo de um coletivo afro-amazônico, significativamente inserido em redes ameríndias..
    • Graduacao:
      • Curso: Superior do Audiovisual
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Cinema brasileiro recente: documental e espetacular
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Centro de Trabalho Indigenista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2020 ).
        Outras informações: Coordenador de projeto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).