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Mariana Corallo Mello de Azevedo Kuhlmann

    • Diretora do Instituto Berliner de Língua e Cultura Alemã e Mestre no Programa de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo. Dedicou-se em seu mestrado ao estudo de biografias e retratos linguísticos (Krumm) de grupos refugiados em São Paulo, ocasião em que abordou a relação entre superdiversidade, corporeidade e processos identitários. No doutorado investiga o comportamento de preposições causais do alemão (vor e aus) a partir de uma perspectiva sociocognitivista da linguagem utilizando como corpus biografias linguísticas. Paralelamente, atua no desenvolvimento de uma ferramenta online que viabilize o emprego de retratos linguísticos em contexto de ensino/aprendizagem de alemão. É pesquisadora integrante do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição (USP-CNPq) e foi integrante no período de 2018 - 2021 do Promigra. Em 2015 colaborou como pesquisadora no Programa de Advocacy do Instituto Adus de Reintegração do Refugiado, onde desenvolveu estudos que discorrem sobre integração, linguagem e discriminação no contexto do refúgio. Foi voluntária na Missão Paz de São Paulo, onde atuou como professora de língua portuguesa para imigrantes e refugiados.

       

      Links:    

    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Ensino de LP no contexto do refúgio e heranças linguísticas: elementos para uma reflexão teórica REVISTA METALINGUAGENS , v. 5 , p. 84 - 99 , 2019. ISSN: 23582790.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Métodos visuais sob a perspectiva de Krumm ? a proposta dos retratos linguísticos Palimpsesto , v. 17 , p. 202 - 222 , 2019. ISSN: 18093507.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . As condições do refúgio no ensino de língua estrangeira REVISTA FÓRUM IDENTIDADES , v. 27 , p. 185 - 200 , 2018. ISSN: 19823916.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . A discriminação no discurso sobre o refúgio no Brasil: um estudo sobre o emprego pronominal e disclaimers EID&A - Revista Eletrônica de Estudos Integrados em Discurso e Argumentação , v. 12 , p. 174-190 - 190 , 2016. ISSN: 22376984.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . A sociolinguística interacional e o processo identitário de refugiados Temporis(ação) (UEG) , v. 14 , p. 61 - 73 , 2014. ISSN: 15186229.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Entre o esquecimento e a lembrança: uma breve abordagem interdisciplinar sobre a linguagem e a Doença de Alzheimer Revista Anagrama (USP) , v. 7 , p. 1 - 17 , 2012. ISSN: 19821689.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Elementos do jogo da linguagem: um estudo sobre pistas e enquadres em uma entrevista da Rádio Macau Fragmentum (UFSM) , v. 35 , p. 59 - 64 , 2012. ISSN: 15199894.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Cortesia, intenção e contexto: uma perspectiva cognitiva Publicatio UEPG: Ciencias Humanas, Linguistica, Letras e Artes , v. 20 , p. 9 - 18 , 2012. ISSN: 23163763.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . A produção de texto na aula de língua alemã: o processamento gramatical Diálogo das Letras , v. 1 , p. 255 - 263 , 2012. ISSN: 23161795.
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    • DEFENDI, C. L. ; CIOCCHI, K. V. ; BI, M. ; KUHLMANN, M. C. M. de A. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; OLIVEIRA, A. K. M. ; RAUBER, A. L. ; RIBEIRO, M. ; SANTOS, E. C. S. ; SARTIN, E. B. G. ; SPAZIANI, L. ; VICENTE, R. B. . A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras Interacções (Portugal) , v. 7 , p. 84 - 108 , 2011. ISSN: 16462335.
    • VICENTE, R. B. ; SANTOS, E. C. S. ; SPAZIANI, L. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; OLIVEIRA, A. K. M. ; RAUBER, A. L. ; KUHLMANN, M. C. M. de A. ; BI, M. ; CIOCCHI, K. V. ; DEFENDI, C. L. ; RIBEIRO, M. ; SARTIN, E. B. G. . Discutindo nomes e abordagens didáticas: o caso do Ensino Médio Domínios de Lingu@Gem , v. 5 , p. 1 - 14 , 2011. ISSN: 19805799.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Os fios de Ariadne: uma discussão teórica sobre métodos visuais e a proposta de Krumm. Os fios de Ariadne: uma discussão teórica sobre métodos visuais e a proposta de Krumm, v. 2, p. 28 - 48, 2020.
    • LAUDA-RODRIGUEZ, Z. ; KUHLMANN, M. C. M. de A. ; GONCALVES, J. S. ; VELCHIO, V. . Multidisciplinary Approach to Entrepreneurship Education for Migrants. Multidisciplinary Approach to Entrepreneurship Education for Migrants, v. , p. 97 - 111, 2020.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Língua de Herança no contexto do refúgio e retratos linguísticos: um possível encaminhamento metodológico. A casa, o sapo e o baú: português como Língua de Herança, v. 4, p. 155 - 160, 2019.
    • KUHLMANN, M. ; CAVALLARI, C. D. ; FASSARELLA, C. . As faces da discriminação ao refugiado: aspectos étnicos, religiosos e culturais. Relatório Adus 2016: O instituto do refúgio e os desafios à integração dos refugiados, v. , p. 166 - 179, 2016.
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    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Pelo direito de falar: práticas de ensino, acolhimento e empoderamento em contextos migratórios. In: Seminiário Migrações internacionais, refúgios e políticas , 2016 , São Paulo. Migrações internacionais, refúgios e políticas. São Paulo/Campinas : Nepo/Unicamp, 2016. p. 1 - 7.
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    • SARTIN, E. B. G. ; KUHLMANN, M. C. M. de A. . Gramaticalização da intenção do esforço: o uso do verbo tentar em falas macaenses. In: III Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa , 2011 , Taipa. Anais do III Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Taipa : Universidade de Macau, 2011. p. 154 - 155.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Português de Macau: variação de uso entre gerúndio e infinitivo em estruturas locucionais. In: III Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa , 2011 , Taipa. Anais do III Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa. Taipa : Universidade de Macau, 2011. p. 154 - 154.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . O português caipira na contemporaneidade de São Paulo - desaparecimento ou descaracterização?. In: 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2011 , Sãp Paulo. Anais do 19º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2011.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . O dialeto caipira na contemporaneidade de São Paulo - um impulso para novos estudos. In: 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP , 2010 , São Paulo. Anais do 18º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2010.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Ensino de língua de herança no contexto do refúgio: uma abordagem baseada no modelo da homeostase cultural. 2017 (Conferência)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Língua de herança em contexto de refúgio. 2017 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Domínios linguísticos, linguagem e consciência reflexiva: um estudo sobre identidade e interação. 2016 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Pelo direito de falar: práticas de ensino, acolhimento e empoderamento. 2016 (Seminário)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Projeto Olá: a inclusão pela palavra de migrantes em situação crítica. 2015 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Processos identitários: entre a emoção e a cognição. 2015 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Vozes do refúgio: um estudo sobre code-switching e identidade. 2015 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Um enquadre sociocognitivo em narrativas autobiográficas de refugiados. 2015 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . A trajetória das marcas de pretérito-mais-que-perfeito em contos publicados na imprensa paulista do séc. XX. 2012 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Estudo piloto: qual é o português de Macau?. 2012 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . As identidades nas entrelinhas: um estudo sobre a produção textual dos universitários de Macau.. 2012 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . O português caipira na contemporaneidade de São Paulo: desaparecimento ou descaracterização?. 2011 (Outra)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . O português caipira na contemporaneidade de São Paulo: desaparecimento ou descaracterização?. 2011 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . A sintaxe amaraliana: ainda somos caipiras?. 2011 (Comunicacao)
    • SARTIN, E. B. G. ; KUHLMANN, M. C. M. de A. . Gramaticalização da intenção de esforço: o uso do verbo tentar em falas macaenses. 2011 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Português de Macau: variação de uso entre gerúndio e infinitivo em estruturas locucionais. 2011 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . O dialeto caipira na contemporaneidade de São Paulo - um impulso para novos estudos. 2010 (Comunicacao)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Uma leitura sociocognitiva do dialeto caipira. 2010 (Outra)
    • LIMA-HERNANDES, M. C. ; KUHLMANN, M. C. M. de A. . V Encontro do Grupo de Pesquisa sobre Mudança Gramatical do Português - Língua, Cognição e Cultura. 2010 ()
    • MORAIS, M. A. C. R. T. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; KUHLMANN, M. C. M. de A. . II Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2012 ()
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Ceia Solidária Migrante. 2018 (ProMigra/Missão Paz/Fundação Margarete Akemi Kishi)
    • GONCALVES, J. S. ; KUHLMANN, M. C. M. de A. . Ciclo de Formações - Direitos linguísticos e política linguísticas aplicadas à pauta migratória no Brasil. 2020 (ProMigra - Projeto de Promoção dos Direitos dos Migrantes)
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . O dialeto caipira na contemporaneidade de São Paulo - um impulso para novos estudos. 2010
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . O dialeto caipira na contemporaneidade de São Paulo - desaparecimento ou descaracterização?. 2011
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . A trajetória das marcas de pretérito-mais-que-perfeito em contos publicados na imprensa paulista do séc. XX. 2012
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . A linguagem do envelhecer: Um estudo sobre a Doença de Alzheimer e o processamento de metáforas. 2014
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Entre o aqui e o lá: o processo identitário de mulheres refugiadas. 2015
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. ; CAVALLARI, C. D. ; FASSARELLA, C. . O instituto do refúgio e os desafios à integração dos refugiados. 2016
    • Nome do projeto: O dialeto caipira na contemporaneidade de São Paulo - desaparecimento ou descaracterização? (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KUHLMANN, M. C. M. de A. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: Este projeto, tomando como ponto de partida as considerações de Amaral (1920), visa estudar a evolução do dialeto caipira, adotando para tanto um método comparativo. Nesse sentido, mobilizam-se os aspectos pertinentes ao caipira por Amaral e os analisam à luz de dados recolhidos no século XXI. A pesquisa justifica-se porque já em 1920, Amaral alimentava a convicção de que esse dialeto estava fadado ao desaparecimento. Como recorte metodológico, focalizar-se-ão advérbios descritos por Amaral (1920) como tipicamente caipiras para verificar o seu comportamento linguístico na atualidade, a existência de um compartilhamento linguístico entre diferentes variedades do português, a motivação desse compartilhamento e os processos desencadeados diante da sua existência. Assim, usos linguísticos que anteriormente foram considerados característicos do dialeto serão reanalisados com vistas a descrever sua funcionalidade no espaço geográfico de coleta de dados de 1920 (Capivari) agora em 2010. Para empreender esta pesquisa será imprescindível discutir traços de identidade e causas que provocam a mudança de atitude linguística. A novidade da pesquisa será a análise da mudança gramatical que pode ter afetado esses usos adverbiais e, para isso, lança-se mão de pressupostos da teoria da gramaticalização associados a pressupostos da sociolinguística, o que promoverá um maior entendimento sobre como o falante modela a sua língua.
    • Nome do projeto: O dialeto caipira na contemporaneidade de São Paulo - um impulso para novos estudos (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KUHLMANN, M. C. M. de A. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: Trata-se de um estudo que foca a constatação do estado em que se encontra o português caipira na contemporaneidade de São Paulo, usando como corpus o levantamento de verbos, que segundo Amaral (1920) são formações próprias do dialeto caipira, para verificar as hipóteses de desuso linguístico, preservação linguística e contato linguístico com o português paulistano. Para efetuar tal constação, o estudo foi desenvolvido visando a análise da relação entre barreiras linguísticas e barreiras culturais que se estabelecem entre as variedades linguísticas do português, com a finalidade de promover uma reflexão sobre a relação que o falante estabelece com a sua linguagem.
    • Nome do projeto: A trajetória das marcas de pretérito-mais-que-perfeito em contos publicados na imprensa paulista do séc. XX (2011 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KUHLMANN, M. C. M. de A. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: A língua, ao percorrer a sua trajetória através das gerações dos falantes, é sensível às carências comunicativas dos integrantes de uma comunidade linguística. Segundo Neves (2004: 130), tais carências são capazes de provocar a formação de novos usos que podem ser empregados de forma a satisfazer necessidades linguísticas não satisfeitas ou podem desenvolver-se a despeito da existência de estruturas velhas funcionalmente equivalentes. Ao assumirmos tal pressuposto respeitante à gramaticalização, pretendemos verificar e registrar a trajetória das marcas de pretérito-mais-que-perfeito em contos publicados na imprensa paulista do séc. XX, bem como as possíveis motivações, linguísticas, culturais e cognitivas, que fundamentam a concorrência entre elas. Nortearemos esta proposta de estudo por meio de um corpus escrito com o objetivo de verificar à luz da gramaticalização como se dá a dinâmica das estruturas que marcam o pretérito-mais-que-perfeito na linguagem utilizada na imprensa paulista do século XX. Ao assumir tal objetivo central, topicalizamos as seguintes questões que pretendemos responder no decorrer do projeto: (a) de que forma podemos falar em equivalência funcional provocada pela gramaticalização?; (b) qual o trajeto percorrido por essa concorrência linguística no âmbito dos textos da imprensa paulista do século XX?; (c) é possível identificar particularidades que diferenciam o emprego desses usos?; (d) de que forma a linguística cognitiva contribui para a compreensão do fenômeno estudado?
    • Nome do projeto: A linguagem do envelhecer: Um estudo sobre a Doença de Alzheimer e o processamento de metáforas (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KUHLMANN, M. C. M. de A. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: A Doença de Alzheimer tem se mostrado cada vez mais presente nas estatísticas das políticas públicas. Considerando que entre as habilidades cognitivas, a linguagem é profundamente afetada desde os estágios iniciais da doença, torna-se urgente a necessidade das ciências da linguagem dedicarem a devida atenção a esse tema. Desse modo, a proposta de trabalho a ser apresentada se dedicará a abordar a Doença de Alzheimer a partir da perspectiva cognitivo-funcionalista da linguagem. Será adotada a Teoria da Mesclagem (Fauconnier e Turner, 1999) para serem trabalhados os temas de referencialidade linguística, metáforas e pensamento abstrato
    • Nome do projeto: Os fios de Ariadne: um estudo sobre retratos e valores linguísticos no contexto do refúgio (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KUHLMANN, M. C. M. de A. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: O sujeito que se encontra refugiado ? é importante enfatizar que o refúgio é uma condição e não um estado inerente ao sujeito ? é desafiado a transpor obstáculos que não se limitam apenas a cruzar fronteiras e enfrentar o complexo aparato burocrático que antecede a outorga da solicitação de refúgio. Apenas para citar algumas, as barreiras são linguísticas, culturais, sociais e religiosas. Na busca pela efetiva integração, se faz necessário tornar essas barreiras, terra plana. O título do estudo que se apresenta é inspirado no mito de Ariadne: Teseu, por quem ela era apaixonada, é encarregado de executar o Minotauro, um terrível monstro que habitava um labirinto. Receosa de que Teseu nunca mais retornasse Ariadne lhe presenteia com um fio e com a recomendação de que ele desenrole o carretel enquanto estiver circulando pelo labirinto. Desse modo, Teseu poderia circular pelo labirinto sem se perder. Supomos que a labiríntica experiência do refúgio e da assimilação cultural deixa o sujeito em uma situação de humilhação social. Tal situação pode forçá-lo a se desfazer de sua língua materna, seus fios de Ariadne. Isso não necessariamente ocorrerá, uma vez que a língua materna consiste em uma orientação fundamental do sujeito. Assim, o refúgio desencadeia um processo psicossocial que abala as atitudes linguísticas do sujeito, sendo estas compostas, segundo Lambert e Lambert (1968) por: crenças (componente cognoscitivo), valoração (componente afetivo) e conduta (componente conativo). Para averiguar o impacto causado pela experiência do refúgio nos valores atribuídos às línguas que compõem a realidade linguística do sujeito empregaremos o Princípio da Valoração proposto por Damásio (2011) como principal fundamento teórico. Nossa conduta metodológica empregará os Retratos Linguísticos de Krumm (2003; 2010), um dos chamados ?métodos visuais? empregados recentemente nos estudos linguísticos, para enfocar as relações psicoafetivas que o sujeito, na condição de refugiado, estabelece com a sua língua materna e com a língua estrangeira. Consideramos que tanto a discussão quanto a análise propostas consistem em um estudo experimental que se buscará investigar em que medida é possível conciliar métodos visuais e questões linguísticas com vistas a atingir uma maior compreensão sobre a configuração da condição de sujeitos multilíngues que se encontram socialmente vulneráveis.
    • Nome do projeto: Entre o aqui e o lá: o processo identitário de mulheres refugiadas (2014 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: KUHLMANN, M. C. M. de A. , LIMA-HERNANDES, M. C. .
      Descrição: A experiência do refúgio submete o sujeito a um processo de reformulação identitária em meio a um contexto social crítico e permeado por tensões. Considerando essa constatação, discorreremos nessa ocasião sobre a reconstrução de identidades de mulheres em situação de refúgio. Para isso utilizaremos fundamentos da sociolinguística interacional como respaldo teórico que orientará um estudo de caso. Pretende-se com sse estudo de caso, verificar em que medida a mulher refugiada se posiciona no espaço que a acolheu e quais elementos da violência sexual e de gênero que se fazem presentes em sua identidade.
    • KUHLMANN, M. C. M. de A. . Guia do Imigrante. 2019 - Guia informativo
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Linguística Geral
        Nome da Instituição: University of Tübingen
        Ano de conclusão: 2013
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Pädagogische Hochschule Ludwigsburg/Helwan University Cairo
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Human
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Programa de Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 5
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisadora
    • Instituto de Reintegração do Refugiado - Brasil:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Pesquisadora do Projeto Pesquisa e Conteúdo
    • Missão Paz de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professora assistente de LP para imigrantes
    • Promigra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - 2020 ).
        Outras informações: Pesquisadora do Grupo Temático Acadêmico
    • Instituto Berliner de Língua e Cultura Alemã:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Diretora