Não autenticado |

Ana Paula Martinez Duboc

    • Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de São Carlos, Mestrado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo e Doutorado pelo mesmo programa com período sanduíche na University of Manitoba, Winnipeg, Canadá. Atualmente é docente do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sendo responsável pela disciplina Metodologia do Ensino de Inglês. No Programa de Pós-Graduação da FEUSP, atua na área temática "Educação, Linguagem e Psicologia". Co-coordena o Projeto Nacional de Letramentos (USP/DGP-CNPq). Tem interesse nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras, alfabetização e letramento(s), letramento crítico, multiletramentos, formação de professores de línguas, decolonialidade.

       

      Links:    

    • ensino de línguas estrangeiras
    • formação de professores de línguas
    • multiletramentos, novos letramentos, letramento crítico
    • avaliação da aprendizagem de línguas
    • currículo
  • Livros publicados: 3
    • Ferraz, Daniel de Mello ; DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ . Language education and the university: fostering socially-just practices in undergraduate contexts. Volume 1: language, culture and discourse. São Paulo : Pimenta Cultural, 2021 . 437p. ISBN: 9786559390540.
    • DUBOC, A. P. ; Ferraz, D. ; GARCIA, R. R. ; ARAUJO, L. A. ; MALTA, L. S. ; SILVA, G. ; CASTRO, A. L. S. ; SANTOS, C. F. F. ; MARTINS, D. H. ; LATORRE, M. O. ; CUPPARI, T. ; CARLETTO, T. ; SOUZA, K. S. K. ; DUARTE, L. M. P. ; VIEIRA, G. S. ; ARNDT, J. R. ; SOBREIRA, T. G. N. ; CAVALCANTI, Y. S. ; FRANCA, J. ; FERREIRA, M. E. . Language education and the university: voicing worldviews and fostering knowledge production in undergraduate context. Curitiba : CRV, 2019 . 166p. ISBN: 9788544432839.
    • DUBOC, A. P. M. . Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Sala de Aula de Línguas Estrangeiras. Jundiaí : Paco Editorial, 2015 . 304p. ISBN: 9788581488295.
    • ROSA, GABRIELA DA COSTA ; DUBOC, Ana Paula ; SIQUEIRA, SÁVIO . Inglês como Língua Franca (ILF) em campo: reflexos e refrações na BNCC PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 41 , p. 1 - 25 , 2023. ISSN: 2175795X.
    • ROSA, GABRIELA DA COSTA ; DUBOC, Ana Paula . Analyzing the Concept and Field of Inquiry of English as a Lingua Franca from a Decolonial Perspective Ikala Revista de Lenguaje y Cultura , v. 27 , p. 840 - 857 , 2022. ISSN: 01233432.
    • RODRIGUES, L. A. D. ; DUBOC, Ana Paula . Student teachers? knowledge production processes within socially just educational principles and practices in Brazil Teachers And Teaching , v. 1 , p. 1 - 13 , 2022. ISSN: 14701278.
    • SOUZA, LYNN MARIO TRINDADE MENEZES DE ; DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ . De-universalizing the decolonial: between parentheses and falling skies Gragoatá (UFF) , v. 26 , p. 876 - 911 , 2021. ISSN: 14139073.
    • DUBOC, Ana Paula ; Ferraz, Daniel de Mello . Language, Literacy, and Education in Times of Crises: -Introductory? Notes Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 21 , p. 295 - 309 , 2021. ISSN: 19846398.
    • DUBOC, Ana Paula ; Menezes de Souza . Delinking Multiliteracies and the Reimagining of Literacy Studies Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 21 , p. 547 - 576 , 2021. ISSN: 19846398.
    • FERRAZ, DANIEL ; DUBOC, Ana Paula ; SOUZA, LYNN MARIO MENEZES DE . PESQUISAS, POLÍTICAS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS EM CURSO: CONVERSA COM ANA PAULA DUBOC E LYNN MARIO MENEZES DE SOUZA SOBRE HETEROGENEIDADE E NORMATIVIDADE TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA , v. 1 , p. 1 - 26 , 2020. ISSN: 2175764X.
    • DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ ; SIQUEIRA, D. S. P. . ELF feito no Brasil: expanding theoretical notions, reframing educational policies Status Quaestionis: language, text, culture , v. 19 , p. 297 - 331 , 2020. ISSN: 22391983.
    • DUBOC, Ana Paula . DO TECIDO DA VIDA, DO PUÍDO DO VÍRUS: SOBRE CRIANÇAS, NOVELOS E LINHAS REVISTA X , v. 15 , p. 126 - 131 , 2020. ISSN: 19800614.
    • DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ ; FORTES, OLÍVIA BUENO SILVA . Superdiversidade, linguagem e sociedade: questões em curso. Entrevista com Jan Blommaert e Massimiliano Spotti (Tilburg University) EDUCAÇÃO E PESQUISA , v. 45 , p. 1 - 23 , 2019. ISSN: 16784634.
    • DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M. . What's behind a literacy war? A discursive and political analysis of the neoconservative Brazilian literacy policy Journal of Multicultural Discourses , v. 1 , p. 1 - 22 , 2020. ISSN: 17447143.
    • DUBOC, A. P. M. . Falando francamente: uma leitura bakhtiniana do conceito de -inglês como língua franca- no componente curricular língua inglesa da BNCC Revista da ANPOLL , v. 1 , p. 10 - 22 , 2019. ISSN: 19827830.
    • DUBOC, A. P. M. ; Ferraz . Reading Ourselves: Placing Critical Literacies in Contemporary Language Education Revista Brasileira de Linguística Aplicada , v. 18 , p. 227 - 254 , 2018. ISSN: 19846398.
    • DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ . Avaliação da aprendizagem de línguas e os multiletramentos Estudos em Avaliação Educacional (Impresso) , v. 26 , p. 664 - 687 , 2015. ISSN: 01036831.
    • DUBOC, A. P. M. . Teaching with an Attitude: Finding Ways to the Conundrum of a Postmodern Curriculum Creative Education , v. 4 , p. 58 - 65 , 2013. ISSN: 21514771.
    • DUBOC, A. P. M. . O ?novo? nos novos letramentos: implicações para o ensino de línguas estrangeiras Contexturas , v. 18 , p. 9 - 28 , 2011. ISSN: 01047485.
    • DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M. . Letramentos críticos e formação de professores de inglês: currículos e perspectivas em expansão Revista X , v. 1 , p. 19 - 32 , 2011. ISSN: 19800614.
    • DUBOC, A. P. M. . Redesenhando currículos de língua inglesa em tempos globais Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso) , v. 11 , p. 727 - 745 , 2011. ISSN: 16760786.
    • DUBOC, A. P. M. . Language Assessment from the Perspective of the New Literacy Studies. Lenguaje (Universidad del Valle) , v. 36 , p. 159 - 178 , 2009. ISSN: 01203479.
    • DUBOC, A. P. M. . A avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as novas teorias de letramento Fragmentos (UFSC) , v. 33 , p. 263 - 277 , 2008. ISSN: 01031783.
    • DUBOC, A. P. M. . A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico Entretextos (UEL) , v. 7 , p. 189 - 203 , 2007. ISSN: 15195392.
    • DUBOC, A. P. M. . Um olhar sobre o conceito de letramento do PISA e suas possíveis implicações para o ensino de línguas Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006) , v. 12 , p. 241 - 262 , 2007. ISSN: 14156253.
    • DUBOC, A. P. . Eva viu o vírus: relato autoetnográfico de uma mãe-pesquisadora em tempos de pandemia. Mães Cientistas: perspectivas e desafios na academia, v. 1, p. 17 - 52, 2023.
    • DUBOC, Ana Paula . Thinking ELT otherwise lessons from decoloniality. Social Justice, Decoloniality, and Southern Epistemologies within Language Education, v. 1, p. 129 - 144, 2023.
    • DUBOC, Ana Paula ; RODRIGUES, L. A. D. . Cenários linguísticos e práticas de letramento em contextos escolares multilíngues. A tessitura formativa e reflexiva: O PIBID na Universidade de São Paulo (2018-2020), v. 1, p. 41 - 56, 2021.
    • DUBOC, Ana Paula . Reading myself as I read. myself: new notes on multiliteracies. Applied Linguistics Questions and Answers: Essential Readings for Teacher Educators., v. 1, p. 77 - 87, 2021.
    • MONTE MOR ; DUBOC, A. P. M. ; Ferraz . Critical Literacies Made in Brazil. The Handbook of Critical Literacies, v. 1, p. 133 - 142, 2021.
    • DUBOC, ANA PAULA MARTINEZ . Atitude decolonial na universidade e na escola: por uma educação outra. (De)Colonialidades na relação escola-universidade para a formação de professoras(es) de línguas, v. 1, p. 151 - 177, 2020.
    • DUBOC, A. P. M. . De lá pra cá, o que mudou; de cá pra lá, o que ainda pode ser feito: pausa desta formadora de professores para uma autocrítica. (Trans)Formação de professoras/es de línguas: demandas e tendências da pós-modernidade, v. 1, p. 113 - 136, 2019.
    • DUBOC, A. P. M. . Avaliação COMO aprendizagem e a educação linguística crítica. Bate-papo com educadores linguísticos: letramentos, formação docente e criticidade, v. 1, p. 155 - 169, 2019.
    • DUBOC, A. P. M. . Gentilezas brutas acolá... e aqui! Por uma pedagogia da interrupção na formação docente. Letramentos em Prática na Formação Inicial de Professores de Inglês, v. 1, p. 51 - 81, 2018.
    • DUBOC, A. P. M. . Lendo a mim mesma enquanto aprendo com e ensino o outro. Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras/es universitárias/os de inglês, v. 1, p. 13 - 26, 2018.
    • DUBOC, A. P. M. ; GARCIA, B. ; RODRIGUES, L. A. D. . Collaborative Curriculum Design under an ELF Perspective: An Innovative Experience in Southern Brazil Municipal Schools. Contextualising English as a Lingua Franca: From Data to Insights, v. 1, p. 229 - 250, 2018.
    • DUBOC, A. P. M. . The ELF teacher education: contributions from postmodern perspectives. English as a lingua franca in teacher education: a Brazilian perspective, v. 10, p. 159 - 188, 2018.
    • DUBOC, A. P. M. . A avaliação da aprendizagem de línguas e o letramento crítico: uma proposta. Práticas de multiletramentos e letramento crítico: novos sentidos para sala de aula de línguas, v. 1, p. 57 - 80, 2016.
    • DUBOC, A. P. M. ; PAULA, S. R. B. G. . Letramentos e línguas estrangeiras: definições, desafios e possibilidades em curso. Temas e Rumos nas Pesquisas em Linguística (Aplicada): Questões empíricas, éticas e práticas, v. 1, p. 245 - 280, 2015.
    • DUBOC, A. P. M. . Letramento crítico nas brechas da sala de aula de línguas estrangeiras. Novos letramentos em terra de Paulo Freire, v. 1, p. 209 - 229, 2014.
    • DUBOC, A. P. M. . Ensino e avaliação de línguas estrangeiras: tendências em curso. Avaliação no ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras: diálogos, pesquisas e reflexões, v. 1, p. 21 - 47, 2014.
    • DUBOC, A. P. M. . A importância da educação crítica em tempos de pandemia . APLIEPAR Monthly Newsletter , Paraná , 15 jun. 2020.
    • DUBOC, A. P. M. ; JUCA, L. ; MATTOS, A. M. A. ; VALERIO, K. . Pós-estruturalismo, letramento crítico e ensino de línguas: entrelaçando teorias e práticas na formação de professores. In: IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada ? CBLA , 2011 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos IX Congresso Brasileiro de Linguística Aplicada - Linguística Aplicada e Sociedade. : , 2011. p. 38 - 38.
    • DUBOC, A. P. M. ; Maciel, R. F. ; SOUSA, R. M. R. Q. . Diálogos entre o global e o local em projetos colaborativos na formação de professores de língua inglesa. In: : III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas , 2010 , Taubaté. III Congresso Latino-Americano de Formação de Professores de Línguas - Livro de Resumos. Taubaté - SP : Editora Casa Cultura, 2010. p. 95 - 96.
    • DUBOC, A. P. M. . A questão da avaliação da aprendizagem à luz das teorias de letramento. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI , 2007 , Belo Horizonte - MG. Anais. : , 2007.
    • DUBOC, A. P. M. . Avaliação e prática crítico-reflexiva: relato de uma experiência em um curso de formação de professores. In: VII Congresso Brasileiro de Lingüística Aplicada , 2004 , São Paulo. Programa e Resumos. : , 2004.
    • DUBOC, A. P. M. . Avaliação em cursos de formação de professores: a prática atual e a pedagogia crítica. In: 53° Seminário do GEL - Grupo de Estudos Lingüísticos , 2005 , São Carlos - SP. Resumos. : , 2005.
    • DUBOC, A. P. M. . A questão da avaliação da aprendizagem de língua inglesa segundo as teorias de letramentos. In: I Congresso Internacional da ABRAPUI , 2007 , Belo Horizonte. Caderno de Resumos. : , .
    • DUBOC, A. P. M. . Multiletramentos e processos autorais na educação básica. Campinas : Pontes , 2019 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • DUBOC, A. P. M. . Educação linguísticas em línguas estrangeiras. Campinas : Pontes , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • DUBOC, A. P. M. . Mídias, infâncias e diferenças. Campinas : Edições Leitura Crítica , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Posfacio)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de Projeto de Pós-Doutoramento. 2017 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de Recredenciamento CERT para o EDA. 2018 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de reconhecimento de diploma. 2018 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de reconhecimento de diploma. 2014 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de reconhecimento de diploma. 2014 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de livro da área de línguas estrangeiras. 2016 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer crítico da 3ª Versão Base Nacional Comum Curricular para a área de Língua Estrangeira Moderna. 2016 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de reconhecimento de diploma. 2017 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de projeto submetido ao Programa USP/COFECUB. 2016 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de projetos de pesquisa do Programa Institucional e Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI). 2017 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. . Parecer de projeto de pesquisa do Programa Institucional e Iniciação Científica e Tecnológica (PIBIC, PIBIC-EM e PIBITI). 2016 (Parecer)
    • DUBOC, A. P. M. ; RODRIGUES, L. A. D. ; GARCIA, B. . Elaboração de documento curricular do componente Língua Inglesa para os ciclos interdisciplinar e autoral. 2016 (Assessoria)
    • DUBOC, A. P. M. . Consultoria na elaboração de material didático para ensino de inglês. 2012 (Consultoria)
    • DUBOC, A. P. M. . Consultoria na elaboração de materiais didáticos para ensino de inglês. 2011 (Consultoria)
    • DUBOC, A. P. M. ; ROSA, G. C. . ELF in two Brazilian English curricular guidelines: a comparative study. 2019 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Reforma do Ensino Médio e as Línguas Estrangeiras: por um lugar ao sol. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Agência, crítica e responsabilidade na sala de aula de línguas. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . O movimento multi-pluri-inter-trans e as atuais políticas neoconservadoras: repensando os rumos da pesquisa e educação. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Letramentos Críticos: como educar sem doutrinar?. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. ; RODRIGUES, L. A. D. . A formação do professor de inglês na contemporaneidade. 2015 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . O discurso do direito em educação e os letramentos: encontros e contrapontos. 2016 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . BNCC e Letramentos: encontros ou contrapontos?. 2016 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Ética e estética nas dimensões avaliativas. 2016 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Perspectivas para a linha de pesquisa Oralidade, Alfabetização, Multiletramentos e Arte. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Repensando a formação profissional do professor de línguas em sociedades multiletradas. 2016 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Decolonizing Pedagogies: Lessons from Critical Literacy Studies. 2016 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Agency and critique in Brazilian teacher education: looking back, going beyond?. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. ; VIDAL, D. G. . Learning with an accent: letramentos acadêmicos na pós-graduação da FEUSP como fomento à internacionalização. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . BNCC e o componente curricular Língua Inglesa: dilemas e desafios. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . BNCC e seus desdobramentos no ensino-aprendizagem de línguas. 2017 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. ; RODRIGUES, L. A. D. ; GARCIA, B. . Decolonizing the English classroom under an ELF perspective: an innovative experience in Southern Brazil municipal schools. 2016 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . A MP 746/16 e o lugar das Línguas estrangeiras no Ensino Médio. 2016 (Outra)
    • DUBOC, A. P. M. . Impactos da MP nos componentes curriculares: Língua Estrangeira Moderna. 2016 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Ética, resposta e crítica na formação do professor de línguas: (perturb)ações em curso. 2013 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Revisitando o lugar da cultura nas aulas de línguas estrangeiras. 2013 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Studying English with an Attitude: letramentos críticos nas aulas de línguas estrangeiras. 2012 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M. ; Maciel, R. F. . Orientações Curriculares para o Ensino Médio: da teoria à implementação. 2009 (Outra)
    • DUBOC, A. P. M. . O ensino de línguas estrangeiras na contemporaneidade: teorias em prática (oficina). 2011 (Outra)
    • DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M. . Os novos letramentos e a prática pedagógica (Oficina). 2011 (Outra)
    • DUBOC, A. P. M. . Vislumbrando os rumos da avaliação da aprendizagem na perspectiva crítica do ensino de línguas: um olhar sobre os cursos de formação de professores. 2006 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Avaliação em cursos de formação de professores: reflexão sobre a prática atual à luz da pedagogia crítica. 2005 (Outra)
    • DUBOC, A. P. M. . Leitura na aula de inglês: exercícios e dicas para tornar a aula mais motivadora. 2003 (Outra)
    • DUBOC, A. P. M. . Formando o profissional de Letras da contemporaneidade: teorias e práticas em curso. 2011 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; VALERIO, K. . Pós-estruturalismo, letramento crítico e ensino de línguas: entrelaçando teorias e práticas na formação de professores.. 2011 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M. ; Maciel, R. F. . Novos letramentos na escola: formas de ensinar, aprender e avaliar. 2011 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. ; MATTOS, A. M. A. . Minicurso 'Novos Letramentos e o ensino de Língua Inglesa'. 2011 (Outra)
    • DUBOC, A. P. M. . Questões globais, demandas locais e os novos letramentos na formação universitária dos professores de língua inglesa do século xxi. 2010 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . O currículo universitário do professor de inglês na contemporaneidade. 2010 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Atitude curricular: contribuições pós-estruturalistas para a formação do professor de línguas no século XXI. 2010 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Reflexões teóricas acerca da formação universitária de professores de língua inglesa sob a ótica dos novos letramentos. 2010 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Working on Transversal Themes by Correlating Fairy Tales and Movies: a more motivating way to deal with reading in the classroom. 2002 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Leitura na Aula de Inglês: Alguns Conceitos e Exercícios para Tornar a Aula mais Motivadora. 2003 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Avaliação e Prática Crítico-Reflexiva: Relato de uma Experiência em um Curso de Formação de Professores. 2004 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Avaliação em Cursos de Formação de Professores: a Prática Atual e a Pedagogia Crítica. 2005 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . A questão da avaliação da aprendizagem à luz das teorias de letramento. 2007 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . A avaliação da aprendizagem de língua inglesa no contexto do letramento crítico. 2008 (Conferência)
    • DUBOC, A. P. M. . Capacitação docente em língua inglesa no contexto do ensino público: espaço para os novos debates das teorias de letramento?. 2009 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. ; Ferraz, D. ; Maciel, R. F. . Orientações Curriculares para o Ensino Médio: da teoria à implementação. 2009 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. . Language Assessment from the perspective of the New Literacy Studies. 2009 (Comunicacao)
    • DUBOC, A. P. M. ; TAKAKI, N. . Novos letramentos e ensino crítico de língua inglesa: da teoria à implementação. 2011 V EPLIMS ? Encontro dos Professores de Língua Inglesa do Mato Grosso do Sul
    • DUBOC, A. P. M. ; Maciel, R. F. ; MELO, D. . O Novo nos Novos Letramentos: Implicações para a Prática Avaliativa. 2011
    • DUBOC, A. P. M. ; VIANA, N. ; CONSOLO, D. . Ensino, Avaliação e Letramento Crítico: Possíveis Abordagens. 2011
    • DUBOC, A. P. M. . A hora e a vez da diversidade na aula de língua inglesa. 2010
    • DUBOC, A. P. M. ; HALU, R. ; TAGATA, W. ; TAKAKI, N. . IV Encontro Nacional Developing New Literacies in Cross-Cultural Contexts (debatedora). 2012 http://projetonovosletramentos.blogspot.com.br/
    • DUBOC, A. P. M. ; Maciel, R. F. . Novos letramentos. 2011 http://vimeo.com/31746044
    • MOLINA ; MOTTA ; DUBOC, A. P. M. . A importância do inglês. 2010 Canal Universitário - TV UNISA
    • DUBOC, A. P. M. . I SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2009 (Universidade de São Paulo)
    • DUBOC, A. P. M. . II SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2010 (Universidade de São Paulo)
    • DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M. ; MONTE MOR ; SOUZA . III SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2011 (Universidade de São Paulo)
    • Menezes de Souza ; Monte Mór ; DUBOC, A. P. M. . IV SEMINAR DEVELOPING NEW LITERACIES IN CROSS-CULTURAL CONTEXTS. 2012 (Universidade de São Paulo)
    • DUBOC, A. P. M. ; SALOKANGAS, M. ; PERONI, V. ; ARELARO, L. ; KRUPPA, S. . O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO. 2014 (Faculdade de Educação da USP - FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. ; SALOKANGAS, M. ; ARELARO, L. ; KRUPPA, S. . AVALIAÇÃO EM DEBATE. 2014 (Faculdade de Educação da USP - FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. ; Menezes de Souza ; BARTLETT, L. . FREIRE E PESQUISAS EM LETRAMENTO E EDUCAÇÃO: UMA VISÃO DE FORA. 2014 (Faculdade de Educação da USP - FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. . I EAPLE - ENCONTRO DE ALUNOS E PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. 2014 (Faculdade de Educação da USP - FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. ; MARINELLI, V. ; ALVES, F. . Planejamento Didático no Ensino de Lìnguas estrangeiras. 2016 (FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. . O Inglês na BNCC: de que bases precisamos? Reflexões sobre currículo, formação de professores e qualidade da educação. 2016 (FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. ; RODRIGUES, L. A. D. ; MARINELLI, V. ; ALVES, F. . Socialização de Experiências formativas. 2016 (Faculdade de Educação - USP])
    • DUBOC, A. P. M. ; MARINELLI, V. L. . Ensino de Línguas Estrangeiras: por uma práxis inclusiva. 2017 (Faculdade de Educação da USP)
    • DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M. . Transformações sociais e educação linguística: as contribuições dos letramentos. 2017 (Faculdade de Educação da USP)
    • DUBOC, A. P. M. . Café Decolonial - Debate 1 (Filosofia, História e Colonialidade com Daniel Ferraz e Fabricio Ono). 2020 (FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. . Café Decolonial - Debate 2 (Superdiversidade, Migração e Colonialidade com Francesca Dell'Olio e Rafael Lomeu)). 2020 (FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. . Café Decolonial - Debate 3 (Afeto, Corpo e Colonialidade com Gabriel Nascimento e Guilherme Adami). 2020 (FEUSP)
    • DUBOC, A. P. M. . Café Decolonial - Debate 4 (Educação, Linguagem e Colonialidade com Lynn Mario Menezes de Souza e Walkyria Monte Mór). 2020 (FEUSP)
    • DUBOC, Ana Paula . INEI Language and Literacy Webinar: Cross-National Experiences. 2021 (Faculdade de Educação da USP)
    • DUBOC, A. P. M. ; FERRAZ, D. M. ; Menezes de Souza ; MONTE MOR ; JORDAO, C. M. ; MATTOS, A. M. A. ; JUCA, L. ; TAKAKI, N. ; Maciel, R. F. ; PAULA, S. R. B. G. ; MIZAN, S. ; NASCIMENTO, A. K. O. ; FIOROT, L. F. O. ; SILVA, S. B. ; ROCHA, S. S. ; SILVA, R. A. . X Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Problematizando o Decolonial. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • DUBOC, A. P. M. . I Seminário sobre Políticas Linguísticas na USP. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • VERONELLI, G. ; DUBOC, A. P. M. ; RODRIGUES, L. A. D. . ¿Qué multilingüismo necesitamos? Repensar la alfabetización y la educación lingüística en contextos escolares multilingües. 2022 (Faculdade de Educação da USP)
    • DUBOC, A. P. M. ; Ferraz . XIV Encontro do Projeto Nacional de Letramentos: Formação Docente e Decolonialidade. 2023 (Faculdade de Educação da USP)
    • DUBOC, A. P. . Feira USP e as Profissões - FEUSP. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • DUBOC, A. P. ; FERRAZ, D. M. . PN Talks - Rede Cerrado e Rede MT. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • DUBOC, A. P. ; FERRAZ, D. M. . PN Talks - Rede Batocan, Rede Espírito Santo e Rede São Paulo. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • DUBOC, A. P. M. . Cursos de Extensão na USP: desafios e possibilidades na oferta, alcance, financiamento e acessibilidade. 2023 (Faculdade de Educação da USP)
    • DUBOC, A. P. M. ; RIBEIRO, C. R. . Inovação e Impacto Social em Pesquisa e Extensão nas Humanidades. 2023 (Faculdade de Educação da USP)
    • DUBOC, A. P. M. . Curso de Inglês. 2008 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • DUBOC, A. P. M. . Ressignificando o ensino de línguas estrangeiras em tempos digitais e globais. 2011 (CNA)
    • DUBOC, A. P. M. . English Language Teaching: reflecting on current practices and shaping future ones. 2008 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • DUBOC, A. P. M. . O ensino de língua inglesa nas séries finais: análise de realidades e perspectivas futuras. 2008 (Secretaria de Educação e Cultura de Arroio do Meio-RS)
    • DUBOC, A. P. M. . Capacitação Docente em Língua Inglesa. 2009 (Secretaria Municipal de Educação)
    • DUBOC, A. P. M. . Letramento crítico e o ensino de língua inglesa. 2011 (Secretaria Municipal de Educação de Volta Redonda)
    • DUBOC, A. P. M. . Curso de Inglês. 2007 (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa (2009 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , Monte Mór , Menezes de Souza .
      Descrição: o Projeto Nacional constituiu um trabalho colaborativo entre 22 universidades públicas de diferentes regiões do país, tendo como principal objetivo observar os diversos contextos onde o inglês é ensinado, para, então, planejar, implementar e acompanhar novos programas locais que visem ao ensino crítico de língua inglesa. Dentre as diversas atividades desenvolvidas pelo grupo destacam-se: debates sobre políticas públicas de ensino de línguas; revisão nos programas universitários de formação docente; cursos de formação para professores em serviço; funcionamento de uma rede de intercâmbio de estudos e pesquisas; abertura de convênios e intercâmbios internacionais com universidades estrangeiras, com trocas acadêmicas e estágios para pós-graduandos e pós-doutorado. Até o presente momento, o grupo realizou cerca de 60 eventos nacionais e internacionais. Anualmente, os coordenadores de cada núcleo se reúnem no núcleo-sede (USP) para a difusão de pesquisas locais e o necessário redirecionamento de ações.
    • Nome do projeto: Programa Preparatório para o Vestibular da USP - PPVUSP (2013 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , RODRIGUES, L. A. D. , PARDO, F. .
      Descrição: Com o objetivo de aumentar as possibilidades de bons alunos da rede pública ingressarem na Universidade, a USP criou, em julho de 2013, o Programa Preparatório para o Vestibular da USP (PPVUSP). Trata-se de curso pré-vestibular ministrado por alunos de Licenciatura da USP sob supervisão de docentes e pós-graduandos.
    • Nome do projeto: Laboratórios Integrados para Produção e Difusão de Conteúdos e Práticas Educativas - LABEDUC (2012 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , MOURA, M. O. , MORAES, D. Z. , RODRIGUES, L. A. D. , NEIRA, M. G. , GOBBI, M. .
      Descrição: Os Laboratórios Integrados para a Produção e Difusão de Conteúdos e Práticas Educativas (LABEDUC) têm o objetivo de promover a interação entre os Laboratórios Didáticos constituídos na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, bem como a interação desses Laboratórios com centros de pesquisa e de ensino de Instituições brasileiras e estrangeiras. Dado o caráter interdisciplinar próprio ao campo da educação, processos inovadores se produzem das contínuas atuações sobre as fronteiras que definem os limites entre disciplinas, de que resulta que a produção de conhecimentos se faz de modo tanto mais inovador quanto mais se possam diversificar os modos de aproximação e integração das identidades disciplinares que formam esse campo, de que resultam novas formas de definição de temas, objetos e procedimentos. Nesse sentido, é necessária a contínua elaboração e aperfeiçoamento de recursos que promovam ações em parceria entre docentes de diferentes áreas, grupos de pesquisa e instituições que possam ter a educação e seus avanços como denominador comum.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia (2015 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , Menezes de Souza , MONTE MOR .
      Descrição: O Grupo de Pesquisas Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia dá continuidade ao Projeto Nacional de Formação de Professores: Novos Letramentos, Multiletramentos e Ensino de Línguas, indicado em 2015 como um dos cinco projetos mais relevantes do Departamento de Letras Modernas, FFLCH, USP, para a CAPES. Prevê o desenvolvimento de um plano de atividades voltado para estudos, pesquisas e a promoção de formação de professores de línguas, focalizando questões, perspectivas e conceitos condizentes aos propósitos do projeto: culturais (pluralidade, diversidade; hibridismo; heterogeneidade etc); sociais (conceitos de sociedades e comunidades, de indivíduos/cidadãos, mobilidade social, superdiversidade e outros); (formas diferentes de se promover educação); linguísticas (concepções de língua; multimodalidade na comunicação, na interação; letramentos críticos); tecnológicas (uso de tecnologias; mudanças epistemológicas e ontológicas relacionadas à tecnologia digital)
    • Nome do projeto: O uso de ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de línguas: a experiência do INCO-CEPEL - Inglês para a Comunidade de Graduação da USP (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , BORGES, A. R. W. , VILLAS BOAS, F. O. .
      Descrição: O projeto busca aprimorar o uso das ferramentas da plataforma Moodle-Stoa de forma a transformar o curso de inglês do INCO em modalidade de ensino semi-presencial. Atualmente, o uso de novas tecnologias na educação se torna cada vez mais expressivo e necessário, instigando o aluno a aprender sob a nova lógica da colaboração e da autonomia sem a necessidade de ater-se ao espaço físico e a formas textuais estritamente tipográficas. Com o processo de internacionalização da Universidade, tal lógica é desejável, propiciando a capacitação desse aluno no uso independente da língua inglesa com mais agilidade.
    • Nome do projeto: Laboratórios de linguagem: práticas sociais de leitura e escrita na Escola de Aplicação da FE-USP (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , SANTANNA, J. B. .
      Descrição: Este projeto visa à formação continuada dos alunos bolsistas, por meio do estudo teórico e das práticas pedagógicas. Tais práticas e o estudo têm como pressuposto a integração entre a comunidade interna e externa à Escola de Aplicação da Faculdade de Educação.
    • Nome do projeto: Projeto LEM ? Línguas Estrangeiras Modernas na Escola de Aplicação (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , SARAIVA, C. V. , AGUIAR, A. A. , SOUZA, J. A. R. , DELLATORRE, S. K. W. .
      Descrição: O projeto tem por objetivo oferecer aos futuros profissionais da área de ensino-aprendizagem das línguas estrangeiras modernas (LEM) uma oportunidade de vivência prática das várias situações do cotidiano escolar, dentro de uma perspectiva de desenvolvimento plurilíngue dos educandos da Escola de Aplicação da FEUSP, contemplando as línguas espanhola, francesa e inglesa. Além de oportunizar uma participação efetiva no planejamento e execução de várias ações pedagógicas, o projeto também visa ao aprimoramento e ao enriquecimento do repertório individual dos bolsistas, gerando reflexões sobre as práticas vividas e suas possíveis alternativas de realização.
    • Nome do projeto: Cenários linguísticos e práticas de letramento em contextos escolares multilíngues (2018 - 2020
      Natureza: Outra
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , RODRIGUES, L. A. D. .
      Descrição: Este projeto, desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) se volta para a compreensão dos cenários linguísticos e das práticas de letramento desenvolvidas por migrantes que hoje vivem na cidade de São Paulo como reflexo dos recentes fluxos migratórios, incluindo os atuais deslocamentos em larga-escala ou migração forçada (Goodwin, 2010). Nesse sentido, visa contribuir para o desenho de políticas linguísticas e educacionais que apontem para a transformação de projetos político-pedagógicos afeitos a acolher a diversidade em todas as heterogeneidades possíveis a fim de redefinir o sentido de qualidade na educação. Nesse esteio, o projeto visa romper com a visão monolítica que por vezes permeia o imaginário docente no que diz respeito à escola, comunidade, sujeito, sociedade e conhecimento, focalizando especificamente o mito do monolinguismo e da monoculturalidade, com vistas a propiciar a expansão de perspectivas do aluno-bolsista e de sua constituição identitária como professor em uma orientação plurilíngue e intercultural. Para tanto, o trabalho se desenrolará em um contexto escolar no qual a diversidade linguística esteja evidenciada na presença de estudantes migrantes. O projeto será desenvolvido em escolas na cidade de São Paulo onde se constata uma expressiva presença de migrantes, fruto dos recentes fluxos migratórios que vem ocorrendo em diversas partes do globo. O trabalho será fundamentado pelo conceito de cenário ou paisagem linguística (Gorter, 2006), pelas recentes pesquisas sobre multi/translinguismo (Khubchandani, 1998; Canagarajah e Wurr, 2011) e metrolinguismo (Otsuji e Pennycook, 2010) em sua interface com o debate sobre direitos humanos e educação multicultural (Andreotti, 2013; Biesta, 2006; Candau, 2008; García, 2008; Todd, 2007). No que diz respeito à formação docente, alinha-se com as discussões de Goodwin (2010) e Kumaravadivelu (2012) sobre saberes e qualidade da formação de professores de línguas na contemporaneidade.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa "GEELLE - Grupo de Estudos sobre Educação Linguística em Línguas Estrangeiras" (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , Ferraz, D. .
      Descrição: O projeto de pesquisa investiga a educação linguística e a formação docente em línguas estrangeiras, com foco na língua inglesa, sob as perspectivas da educação crítica e dos letramentos
    • Nome do projeto: A produção de recursos tecnológicos livres de apoio à alfabetização/letramento nos anos iniciais do Ensino Fundamental: por uma práxis alfabetizadora qualificada e inclusiva (2020 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , PIETRI, E. , NANCI, K. A. F. , BRANDAO, L. O. , TOYOFUKI, K. R. , SOUZA, P. G. , MORGADO, R. F. C. .
      Descrição: Partindo da intrínseca relação entre alfabetização e inclusão, em que práticas qualificadas de leitura e escrita contribuem para redução da desigualdade social, essa proposta multidisciplinar visa produzir um jogo digital para subsidiar práticas alfabetizadoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental durante o ensino remoto e para além dele. O trabalho envolve a EAFEUSP e seu resultado tecnológico será distribuído como software livre, contribuindo para a inclusão social e digital.
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos ELCo - Educação, Linguagem e Colonialidades (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , SOLERA, D. , FORTES, O. , SARAIVA, C. V. , MARTINS, T. B. , ROSA, G. , ALVES, J. G. , CAMPOS, D. S. C. , GABRIEL, A. K. L. , SANTOS, L. M. , BRAGA, T. M. , BORGES, C. S. , LIMA, B. R. , GILIO, G. .
      Descrição: O Grupo de Estudos ELCo tem como objetivo estudar questões atinentes ao campo da linguagem e educação linguística sob a perspectiva do pensamento decolonial por meio de reuniões com os integrantes e a realização de eventos científicos.
    • Nome do projeto: Academic English: reading strategies (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , RODRIGUES, L. A. D. , BRAGA, T. M. .
      Descrição: O curso remoto "Academic English: reading strategies" foi ministrado pela Mestranda Thais Malagoli Braga, coordenado pela docente Ana Paula Martinez Duboc, com a colaboração da docente Lívia de Araújo Donnini Rodrigues e das educadoras do CEPEL-FEUSP.O curso foi ofertado de 08/05 a 30/06/2023 a 100 estudantes de graduação e teve por objetivo introduzir ferramentas e estratégias de leitura no intuito de fomentar uma leitura mais autônoma por meio de video-aulas, atividades auto-dirigidas com self-check e plantões de dúvida.
    • Nome do projeto: Projeto Nacional de Letramentos: Educação Linguística e Decolonialidade (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , SOUZA , MONTE MOR , Maciel, R. F. , Ferraz , MATTOS, A. M. A. , JUCA, L. , TAKAKI, N. , JORDAO, C. M. , PAULA, S. R. B. G. , MIZAN, S. , FIOROT, L. F. O. , SILVA, S. B. , NASCIMENTO, K. .
      Descrição: Coordenadora do III CICLO (2022-2025) do Projeto Nacional de Letramentos, com sede na Universidade de São Paulo, e em dois PPGs - PPPGELLI - Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês e PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação da FEUSP. O PN atualmente conta com a participação de mais de 300 pesquisadores de 45 universidades brasileiras e mais de 15 universidades internacionais
    • Nome do projeto: Do papel à tela: repensando instrumentos de avaliação impressos e digitais no programa INCO-CEPEL ? Inglês para a Comunidade de Graduação da USP (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , VILLAS BOAS, F. O. , SOUZA, L. S. M. .
      Descrição: Dando continuidade ao projeto "O uso de ambientes virtuais de aprendizagem em cursos de línguas: a experiência do INCO-CEPEL - Inglês para a Comunidade de Graduação da USP ", este novo projeto, do Programa Aprender com Cultura e Extensão, se volta para a análise e melhoria de práticas avaliativas utilizadas nos cursos do INCO, com ênfase para o desenvolvimento e implementação de instrumentos de avaliação em mídias digitais (além das ferramentas já disponibilizadas na plataforma Moodle-Stoa).
    • Nome do projeto: Jeito Rede Municipal de SP de Ensinar Inglês (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , RODRIGUES, L. A. D. , FORTES, O. , NASCIMENTO, E. R. , ROVARON, D. A. U. , PAULINO, T. N. , SILVA, B. J. , COSTA, T. F. , SILVA, P. P. P. , MARTINS, T. B. , PERCHE, R. .
      Descrição: Como desdobramento do trabalho de assessoria junto à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SMESP) na elaboração do novo currículo do componente curricular Língua Inglesa, este projeto visa estreitar a relação entre universidade e escola por meio da criação de um grupo de estudos voltado para os professores parceiros participantes desse desenho curricular, com ênfase para a discussão e aprofundamento dos seguintes temas: inglês como língua franca, descolonização, interculturalidade, multiletramentos, profissionalismo docente.
    • Nome do projeto: Linguagens, letramentos e políticas educacionais: desafios da contemporaneidade (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , SOLERA, D. , FORTES, O. , SARAIVA, C. V. , BLASIO, T. , ROSA, G. , SOUZA, F. L. G. .
      Descrição: Este projeto visa criar um núcleo de estudos voltado para a investigação e produção científica sobre as atuais pesquisas sobre linguagens e letramentos e sua relação com as políticas educacionais vigentes. A pesquisa ancora-se nos estudos sobre os letramentos, imprimindo ênfase ao discurso da colonialidade/pensamento decolonial e aos recentes estudos sobre práticas pluri/translingues. De caráter exploratório, o projeto prevê, de um modo geral, um mapeamento das pesquisas comprometidas com uma perspectiva crítica para o ensino de línguas estrangeiras, a problematização do lugar e dos rumos de tais pesquisas em face das políticas neoconservadoras atualmente postas no Brasil e em outras partes do mundo e, finalmente, os impactos para a formação profissional do professor de línguas estrangeiras.
    • Nome do projeto: Literacy policies, programs, and practices: a comparative study of Brazil, South Africa, and The United States (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , BARTLETT, L. , PIERRO, M. C. , KELL, C. .
      Descrição: Despite solid research on literacy education, several countries still witness an ongoing tension between psychological and sociocultural perspectives to literacy. This project aims at investigating how such tension is made present in literacy policies, programs, and practices in Brazil, South Africa and the United States. In order to achieve this goal, a literature review and document analysis is followed by ethnographic fieldwork in elementary schools in Sao Paulo, Cape Town, and Madison.
    • Nome do projeto: Academic English: reading strategies (2024 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , SILVA, S. B. L. F. .
      Descrição: O curso "Academic English: reading strategies" está sendo coordenado pela docente Ana Paula Martinez Duboc e tem por objetivo introduzir ferramentas e estratégias de leitura no intuito de fomentar uma leitura mais autônoma por meio de video-aulas, atividades auto-dirigidas com self-check e plantões de dúvida. O curso é voltado para a comunidade da USP e está sendo realizado como ação do Edital PROIAD - Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento à Docência, da PRG.
    • Nome do projeto: World Englishes for English Teachers - WE MOOC! (2022 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DUBOC, A. P. M. , MONCADA, A. M. G. , LLURDA, E. , BAYYURT, Y. , SIFAKIS, N. , MATSUDA, A. .
      Descrição: The course explores some of the changes that English has undergone in the last decades. Phenomena such as globalization, developments in communications and technology, advances in science, and migration, among others, have made English an international language. In that scenario, millions of people use English in the world. All English users have different cultural backgrounds and life experiences that shape how they communicate with other speakers. That diversity and richness include native and nonnative speakers of the language. There is not only one English language, or two, based on the most known varieties, American English and British English.
    • DUBOC, A. P. M. . Teste de Nivelamento de Inglês. 2008 - Teste de nivelamento
    • DUBOC, A. P. M. . Parecerista de Coleção Didática - Língua Inglesa para o Ensino Médio. 2009 - Parecerista de coleção didática
    • DUBOC, A. P. M. . Caderno de Questões - Inglês. 2011 - Elaboração de material didático
    • DUBOC, A. P. M. . Manual do Professor. 2012 - Elaboração de material didático
    • DUBOC, A. P. M. . Parecerista de Coleção Didática - Língua Inglesa para o Ensino Fundamental. 2011 - Parecerista de coleção didática
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em Letras - Português e Inglês
        Nome da Instituição: Universidade Federal de São Carlos
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Doutorado:
      • Curso: Estudos Lingüísticos e Literários em Inglês
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2012
    • Universidade Federal de São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Professor Temporário
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professor-Bolsista do Centro de Línguas
    • Seven Instituto de Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Upper English Instituto de Idiomas de São Carlos SC Ltda:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2001 ).
        Outras informações: Professor de Língua Inglesa
    • Universidade Federal do Rio Grande do Sul:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • University of Manitoba:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Não há
    • Universidade de Santo Amaro:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Docente do Programa de Pós-Graduação
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Revista X:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Contexturas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).
    • Faculdade de Educação - USP:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Professor Doutor II em RDIDP
    • Contexturas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
    • Interdisciplinar : Revista de Estudos em Língua e Literatura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Polifonia (UFMT):
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Revista Bem Legal:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Signum: Estudos da Linguagem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Educação e Pesquisa - Revista da Faculdade de Educação da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Contexturas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Revista Leitura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Scitis Revista Científica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Revista Entornos e Contornos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2014 ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Educação e Pesquisa (USP. Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Bem Legal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Estudos em Avaliação Educacional (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2016 ).
    • ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL (IMPRESSO):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • ILHA DO DESTERRO (UFSC):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • A COR DAS LETRAS (UEFS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • CALIDOSCÓPIO (UNISINOS):
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Revista Brasileira de Lingüística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
    • Calidoscópio:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • LEIA ESCOLA (UFCG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
    • Revista Brasileira de Linguística Aplicada:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • EDUCAÇÃO E PESQUISA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • REVISTA X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Revista Brasileira de Alfabetização:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Revista Pro-Posições:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Early Years: an International Research Journal:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Intercultural Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Intercultural Education:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Reading Research Quarterly:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • English Teaching: Practice & Critique:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
    • Revista da ANPOLL (Impresso):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
    • Universidad de Antioquia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2023 ).