Não autenticado |

Josefina Lopes Simões

    • Mestre na área de Filologia e Língua Portuguesa no departamento DLCV /FFLCH - USP. Possui Especialização em Docência de Língua Inglesa pela FMU. Atualmente é professora especialista tendo ministrado cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros na Comissão de Cooperação internacional da USP, além de ter sido professora especialista convidada pelo Centro de línguas da USP lecionando aulas de Português para imigrantes. Trabalhou no CET - Academic Programs ministrando aulas online, no programa Summer, turma do B1 e B2 de Português para estrangeiros pela Tulane University. Tem experiência na área de Letras, com ênfase no ensino de línguas - Português para Estrangeiros, ensino de Português como língua de acolhimento, Português como língua materna e Inglês como segunda língua. Nos últimos cinco anos, trabalhou como professora voluntária no ensino de Português como Língua de Acolhimento (PLAc) para imigrantes, nas seguintes instituições: Ong Oásis Solidário, Missão Paz e EMEF Espaço de Bitita / EMEF Infante Dom Henrique. No momento, trabalha e desenvolve projetos de pesquisa com educação popular na na Rede Emancipa como coordenadora de um cursinho popular preparatório para o vestibular voltado ao público imigrante e brasileiro e também coordenando a parte pedagógica de um curso de Ensino de Língua Portuguesa como acolhimento para imigrantes. Ela é membro do grupo de estudos PFOL - Português para falantes de outras línguas da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • Cristina A. Eluf Kindermann ; SIMÕES, J. L. . A importância da efetivação de políticas públicas para o acesso de migrantes ao ensino de português como língua de acolhimento.. Português como Língua de acolhimento - Práticas e perspectivas, v. 1, p. 64 - 69, 2021.
    • SIMÕES, J. L. . O ensino da escrita na aula de língua portuguesa para imigrantes e refugiados. 2019 (Comunicacao)
    • SIMÕES, J. L. ; SOUSA, J. B. . O direito da educação para migrantes e refugiados. 2018 (Conferência)
    • SIMÕES, J. L. . Mulheres refugiadas na sala de aula: uma prática reflexiva no ensino de Plac, abordagens e material. 2018 (Congresso)
    • Irmã Juliana Roberta Rodrigues ; SIMÕES, J. L. ; SILVA, A. E. R. . Semana Migrações e Direitos Humanos. 2016 Facebook
    • Cristina A. Eluf Kindermann ; SIMÕES, J. L. . XX Semana de Letras. 2006 (Unip - Universidade Paulista)
    • Cristina A. Eluf Kindermann ; SIMÕES, J. L. . XXI Semana de Letras. 2007 (Universidade Paulista - Unip)
    • Cristina A. Eluf Kindermann ; MANDALA, P. ; SIMÕES, J. L. . ENSINO DE PORTUGUÊS PARA FALANTES DE OUTRAS LÍNGUAS. 2019 (Representação Discente do PPG e alunas/os junto à Comissão de Coordenação do Programa (CCP/FLP).)
    • SIMÕES, J. L. . Projeto de Leitura. 2007 (E.E Rodrigues Alves)
    • FARNEDA, E. S. ; SIMÕES, J. L. . Programa de Formação Continuada Português Língua não Materna para Professores de Português Língua Materna.. 2018 (Missão Paz)
    • Nome do projeto: O letramento na sala de aula de Plac: a importância da escrita como ferramenta de inclusão (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SIMÕES, J. L. .
      Descrição: Aulas de Português para um grupo de refugiados que frequentam cursos de Português na Missão Paz - Glicério e na E.M.E.F. Infante Dom Henrique no bairro do Canindé na Cidade de São Paulo. O objetivo é trabalhar metodologias que possam gerar novas ideias na sala de aula, fazendo com que os professores de Plac repensem o aprendizados dos alunos e possam melhorar sua formação.
    • Nome do projeto: Ensino de português para imigrantes - PLAC (2016 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SIMÕES, J. L. , SILVA NETO, C. M. .
      Descrição: Aulas de português como língua de acolhimento para migrantes em situação de refúgio, ambientais e laborais com falta de recursos para a realização de curso pago. A partir de 2020 o Projeto está sendo realizado de forma online em parceria com a Rede Emancipa de educação popular e Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso Brasil).
    • Nome do projeto: Cursinho Popular Emancipa Espaço Bitita (2019 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SIMÕES, J. L. , SILVA NETO, C. M. , ROSA, J. M. L. .
      Descrição: Coordenadora do Projeto Emancipa Bitita que envolve: um cursinho Popular e um curso de Português voltado para o público imigrante.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Universidade Cruzeiro do Sul
        Ano de conclusão: 2021
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Paulista
        Título: A aula de Literatura estrangeira como espaço de encontro entre as culturas.
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas
        Ano de conclusão: 2014
      • Nome da Instituição: Universidade Anhembi Morumbi
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Colégio Dante Alighieri:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: Estágio Curricular supervisionado - 80 horas - divididas em 40 horas para aulas de Língua Inglesa e 40 horas para aulas de Língua Portuguesa.
        Outras informações: Professor Estagiário
    • Escola Estadual Miguel Oliva Feitosa:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2007 ).
        Outras informações: Estágio Curricular supervisionado - 96 horas - divididas em 48 horas para aulas de Língua Inglesa e 48 horas para aulas de Língua Portuguesa.
        Outras informações: Professor Estágiario
    • Prossisional autonomo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Possuo 10 anos de experiência como professora de Português para estrangeiros ? PLE, PLAc e Inglês como segunda língua - ESL. Presta serviços lecionando aulas em Multinacionais, Embaixadas, Escolas de idiomas e Universidades.
    • Schola Portugues para estrangeiros:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2015 ).
        Outras informações: Professora de Português para estrangeiros
    • Metalinguagem Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2018 ).
        Outras informações: Lecionar aulas de Português para estrangeiros para grupos de empresas e alunos individuais.
        Outras informações: Professora de Português
    • E.M.E.F. Infante Dom Henrique:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2017 - 2021 ).
        Outras informações: Atual coordenadora do Projeto Português para imigrantes e do Cursinho Popular Emancipa Espaço Bitita e do Emancipa sem fronteiras. Pesquisadora na área de PFOL - Português para falantes de outras línguas e Educação Popular, além de ser voluntária pela causa da imigração.
        Outras informações: Professora Voluntária
    • RTS IDIOMAS:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2008 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de línguas e redação
    • Comissão de Cooperação Internacional -CCINT -USP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Centro de Línguas da USP:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Professora especialista convidada do Curso de Português para imigrantes e refugiados - Níveis básico e intermediário.
    • CET ACADEMIC PROGRAMS:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).