Não autenticado |

Guilherme Melo de Freitas

    • Doutorando em Educação na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), Mestre em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências Humanas e Letras (FFLCH) da USP. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais também pela USP. Também graduado em Pedagogia (Claretiano - Centro Universitário) desde 2016, atua na educação desde 2011 nos ensinos fundamental e médio, em diferentes áreas das humanidades (sociologia, filosofia, história, geografia e ética), nos âmbitos publico e privado. Experiência em iniciativas do terceiro setor na área de educação e na organização de atividades extracurriculares e eventos para universitários e alunos do ensino médio. Selecionado em algumas premiações na área de educação. Alguns artigos. relacionados à área educação. publicados em jornal. Participação em congresso internacional.

       

      Links:    

    • FREITAS, G. M. ; SILVA, D. R. M. . O Papel da OCDE na Ascensão das Pesquisas Estatísticas sobre o Bem-estar Subjetivo Estatística e Sociedade , v. 4 , p. 109 - 130 , 2016. ISSN: 22378898.
    • FREITAS, G. M. . Inspirar futuros educadores . Correio Popular , , 15 out. 2015.
    • FREITAS, G. M. . A hora e a vez das Humanidades . Correio Popular , Campinas , 11 jul. 2014.
    • FREITAS, G. M. . Professor por opção? . Correio Popular , Campinas , 18 abr. 2014.
    • FREITAS, G. M. . Educar para a sabedoria . Correio Popular , Campinas , 30 jan. 2014.
    • FREITAS, G. M. ; NUNES, E. . ?Subjective well-being and OECD?. 2012 (Congresso)
    • FREITAS, G. M. . II Seminário de Boas Práticas da Diretoria de Ensino Campinas Leste: ?Gestão de Sala de Aula e Avaliação?. 2015 (Seminário)
    • TONIOLO, J. C. ; FREITAS, G. M. . Modernidade:tendências e propósitos em nosso tempo. 2014 (Instituto de Formação e Educação (IFE))
    • FREITAS, G. M. . Ética e política. 2015 (Instituto de Formação e Educação)
    • FREITAS, G. M. . Diálogos universitários. 2015 (Escola São Paulo)
    • FREITAS, G. M. . Ética e Educação. 2015 (Instituto de Formação e Educação)
    • FREITAS, G. M. . Por que a imaginação importa?. 2014 (Instituto de Formação e Educação)
    • Nome do projeto: Humanas em Sociedade (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREITAS, G. M. .
      Descrição: Ciclo de seminários sobre a atuação profissional dos estudantes dos cursos de humanas, na Universidade de São Paulo.
    • Nome do projeto: Redefinindo o progresso: A ascensão política de pesquisas sobre bem-estar subjetivo (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, G. M. .
      Descrição: Partindo de acontecimentos recentes que evidenciam o aparecimento do tema da felicidade em pronunciamentos governamentais, em eventos de organizações internacionais, na assinatura de declarações, entre outros, esta pesquisa procura rastrear atuações que teriam contribuído para essa ascensão política da temática referida. Realizando uma reconstituição histórica relativa à produção de pesquisas sobre bem-estar subjetivo, constatou-se o papel decisivo exercido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no sentido de promover maneiras de conceber e mensurar o progresso que vão além da consideração do PIB (Produto Interno Bruto). Examinando os Fóruns Mundiais realizados pela OCDE nos últimos anos, foi possível identificar ocasiões decisivas para de incentivo à utilização de dados de pesquisas sobre bem-estar subjetivo por parte dos governos. A partir da perspectiva oferecida pela literatura sobre comunidades epistêmicas, a presente dissertação traz elementos para a compreensão da valorização do discurso científico no cenário político contemporâneo.
    • Nome do projeto: Protagonistas no processo de ascensão pública da temática da educação integral no Brasil: um percurso até a BNCC (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, G. M. .
      Descrição: Trabalho de etnografia das redes de protagonistas dos promotores da temática da educação integral no debate público e nas políticas educacionais no Brasil, focando especialmente na atuação das fundações privadas nesse processo. Além de pesquisa documental, a pesquisa está coletando muitas entrevistas com os agentes de destaque, obtendo um material extremamente rico para posterior análise.
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Claretiano Centro Universitário
        Ano de conclusão: 2016
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Sociologia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 8
    • Programa Performance:
      • Tipo de vínculo: Outro (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Coordenador-Geral. Planejamento, gestão e execução de atividades (tutoria, palestras, workshops,etc.) de formação para adolescentes e seus respectivos pais. Gestão e formação de equipe de tutores.
        Outras informações: Coordenador-Geral
    • Escola São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2015 ).
        Outras informações: SISTEMA ETAPA. Professor de Sociologia e Filosofia (Ensino Médio): aulas do 1º ao 3º ano; expor conteúdos, propor dinâmicas, acompanhar evolução dos alunos. Ênfase nos conteúdos voltados ao vestibular./ De Fevereiro a Dezembro/2015: atuação como Orientador Educacional.
        Outras informações: Orientador Educacional e Professor
    • Escola Estadual Professor João Lourenço Rodrigues:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2014 - 2015 ).
        Outras informações: Professor concursado de Sociologia no Ensino Médio. Realização de oficinas. Coordenação de estagiários do Programa Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência).
        Outras informações: Professor
    • Colégio Renovatus ? Campinas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2013 ).
        Outras informações: SISTEMA UNO. Professor de Sociologia, Filosofia (Ensino Médio) e Ética (Ensino Fundamental II): aulas do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio; expor conteúdos, propor dinâmicas, acompanhar evolução dos alunos. Participação em atividades extras, feira cultural.
        Outras informações: Professor
    • Escola Estadual Geraldo Corrêa:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professor de Geografia: aulas para o 9º ano do Ensino Fundamental II: expor conteúdos, propor dinâmicas, acompanhar evolução dos alunos. Participação nas ATPCs, elaboração de projetos interdisciplinares.
        Outras informações: Professor
    • Escola do Futuro:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2012 ).
        Outras informações: SISTEMA ANGLO. Professor de Sociologia, Filosofia (Ensino Médio) e História (Ensino Fundamental II e Ensino Médio): aulas do 6º ano do Ensino Fundamental II ao 3º ano do Ensino Médio; expor conteúdos, propor dinâmicas, acompanhar evolução dos alunos. Participação em reuniões semanais; treinamento de professores; atividades extras.
        Outras informações: Professor
    • Observatório da Inovação e Competitividade (Instituto de Estudos Avançados):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Pesquisas referentes a micro e pequenas empresas. Participação em reuniões de equipe. Elaboração de relatórios.
        Outras informações: Estagiário
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2012 ).