Não autenticado |

Juliana Kohari da Silva

    • Possui graduação em Letras - Português/Grego pela Universidade de São Paulo (2016), graduação em Licenciatura Plena - Português pela Universidade de São Paulo (2017), mestrado em Letras, com ênfase em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2022) e especialização em Docência na Educação básica pelo Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). Atualmente é professora especialista em Língua Portuguesa. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas de Língua Portuguesa e Literatura Comparada.

       

      Links:    

  • Capítulos publicados: 3
    • SILVA, J. K. . A contraliteratura de Noémia de Sousa. Escrita de mulheres e figurações de gênero: volume 1, v. 1, p. 369 - 379, 2023.
    • SILVA, J. K. . A Literatura em diálogo com a História: uma leitura do poema 'Passe' de Noémia de Sousa. Áfricas, Literatura e Contemporaneidade - Memória, imaginário e narrativa: trânsitos, v. 1, p. 330 - 340, 2022.
    • SILVA, J. K. . Uma leitura da obra 'Os velhos também querem viver' de Gonçalo M. Tavares. Do cão sem pluma à hora da estrela: centenário e poética, v. 1, p. 33 - 44, 2021.
    • SILVA, J. K. . O trabalho com o gênero textual histórias em quadrinhos: experiência pedagógica. In: , 2023 , . . : , .
    • SILVA, J. K. . As estratégias discursivas da poesia de Noémia de Sousa contra a violência colonial. In: , 2023 , . . : , .
    • SILVA, J. K. . A construção narrativa de Neighbours, de Lília Momplé. In: XVII Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários , 2021 , . ANAIS DO XVII ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS REALIZADO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ NO ANO DE 2020 NA MODALIDADE ON-LINE. Fortaleza : , . p. 71 - 77.
    • JORDAO, G. A. ; SILVA, J. K. ; GUIMARAES, L. B. ; AGUILAR, L. H. D. ; BENTO, O. S. S. ; CRUZ, V. E. O. . Revista Crioula - n. 27 - Os desafios em face da pandemia. : , 2021 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • SILVA, J. K. . O trabalho com o gênero textual histórias em quadrinhos: experiência pedagógica. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, J. K. . Subjetividade e combatividade na poética de Noémia de Sousa. 2021 (Congresso)
    • SILVA, J. K. . As estratégias discursivas da poesia de Noémia de Sousa contra a violência colonial. 2022 (Comunicacao)
    • SILVA, J. K. . Abordagem comparada para uma leitura da poética de Noémia de Sousa. 2021 (Seminário)
    • SILVA, J. K. . A construção narrativa de ?Neighbours? de Lília Momplé. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, J. K. . A velhice em 'Os velhos também querem viver' de Gonçalo M. Tavares. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, J. K. . A literatura combativa de Noémia de Sousa: uma leitura de 'Se me quiseres conhecer'. 2020 (Comunicacao)
    • SILVA, J. K. . A Literatura em diálogo com a História: uma leitura do poema 'Passe' de Noémia de Sousa. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, J. K. . Subjetividade e combatividade em dois poemas de Noémia de Sousa. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, J. K. . Percursos teóricos em torno da poesia de Noémia de Sousa. 2018 (Comunicacao)
    • REGORAO, A. C. S. ; SILVA, J. K. ; GOMES, R. V. . Cronicando: leitura e produção de crônicas. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, J. K. ; SARTESCHI, R. ; RABELLO, R. B. ; CARREIRA, N. L. ; CORREA, M. P. J. ; OUROS, E. C. . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, J. K. ; CORREA, M. P. J. ; CARREIRA, N. L. ; RABELLO, R. B. ; OUROS, E. C. ; SARTESCHI, R. . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CARREIRA, N. L. ; CORREA, M. P. J. ; OUROS, E. C. ; RABELLO, R. B. ; SARTESCHI, R. ; SILVA, J. K. . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • CARREIRA, N. L. ; CORREA, M. P. J. ; OUROS, E. C. ; RABELLO, R. B. ; SARTESCHI, R. ; SILVA, J. K. . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, J. K. . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • MOREIRA, C. A. F. ; OUROS, E. C. ; CORREA, M. P. J. ; CARREIRA, N. L. ; SILVA, J. K. ; SARTESCHI, R. . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • MOREIRA, C. A. F. ; OUROS, E. C. ; CORREA, M. P. J. ; SILVA, J. K. ; CARREIRA, N. L. ; SARTESCHI, R. . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • OUROS, E. C. ; SILVA, J. K. ; CORREA, M. P. J. ; CARREIRA, N. L. ; SARTESCHI, R. . Leituras africanas e afro-brasileiras: conversas literárias. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • OUROS, E. C. ; SILVA, J. K. ; CORREA, M. P. J. ; CARREIRA, N. L. ; SARTESCHI, R. . Leituras africanas e afro-brasileiras: conversas literárias. 2021 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, J. K. ; SARTESCHI, R. ; OUROS, E. C. ; CARREIRA, N. L. ; CORREA, M. P. J. ; MOREIRA, C. A. F. . Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista. 2023 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Cronicando: leitura e produção de crônicas (2015 - 2015
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, J. K. , REGORAO, A. C. S. , NASCIMENTO, E. P. , SANTOS, M. C. , GOMES, R. V. , RODRIGUES, L. A. D. .
      Descrição: Sendo um dos polos do PIBID USP Letras, a Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz, localizada na Zona Norte de São Paulo, recebeu o projeto Cronicando: leitura e produção de crônicas, desenvolvido com alunos do 6º ano, sob orientação de bolsistas coordenadores e de uma professora supervisora. O objetivo principal do programa é desenvolver um repertório de leitura com os alunos, levando-os, por sua vez, a praticarem a leitura e a escrita. De outra maneira, é levá-los a refletirem sobre a escrita - através de discussões ? e a produzirem seus próprios textos. Além disso, objetiva-se que eles possam reconhecer crônicas e seus elementos básicos constitutivos.
    • Nome do projeto: Leitura e produção de textos a partir do gênero textual autobiografia (2016 - 2016
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, J. K. , REGORAO, A. C. S. , RODRIGUES, L. A. D. , OLIVEIRA, D. S. , PEREIRA, S. L. R. .
      Descrição: O projeto Leitura e produção de textos a partir do gênero textual autobiografia foi realizado com alunos do 7º ano do ensino fundamental II da Escola Estadual Terezine Arantes Ferraz, aplicado por bolsistas, sob orientação de uma coordenadora e de uma professora supervisora. O objetivo principal do programa é apresentar e desenvolver o gênero textual autobiografia com os alunos, formando com eles um repertório mínimo de leitura e escrita deste gênero de texto
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos: Literatura e vida social nos países de língua oficial portuguesa (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. K. , CORREA, M. P. J. , OUROS, E. C. , CARMO, I. F. X. , SILVA, L. M. A. , SARTESCHI, R. , SANTOS, D. .
      Descrição: O grupo, criado em 2011, tem por objetivo refletir sobre narrativas de língua portuguesa a partir de textos teóricos fundamentais no âmbito dos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa que permitam uma problematização do texto literário em suas relações com a história e a vida social. A partir dessa perspectiva de análise, procura-se também estabelecer conexões com temas concernentes ao ensino de literatura na educação básica na perspectiva da Lei 11.645/08 e seus desdobramentos.
    • Nome do projeto: Subjetividade e combatividade na poética de Noémia de Sousa (2018 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. K. , SARTESCHI, R. .
      Descrição: Esta pesquisa tem como objetivo investigar a constituição discursiva, por meio dos elementos estilísticos, retóricos, temáticos e imagéticos dos poemas do livro Sangue Negro, da poeta moçambicana, Noémia de Sousa, e o seu entrelaçamento com a situação histórico-social de Moçambique no período de auge do colonialismo português, de 1926 a 1964, bem como o compromisso político assumido pela poeta durante esse processo.
    • Nome do projeto: Leituras africanas e afro-brasileiras: conversas literárias (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, J. K. , CORREA, M. P. J. , OUROS, E. C. , SARTESCHI, R. , CARREIRA, N. L. .
      Descrição: Em cada encontro, é feita uma leitura compartilhada de uma obra literária [romance, contos, crônicas e poemas], procurando, a partir de seus procedimentos literários, analisá-la e interpretá-la em suas relações contextuais. As conversas sobre literaturas de língua portuguesa são realizadas a partir de uma seleção de romances, contos, crônicas e poemas de modo que todas e todos possam apresentar impressões, descobertas e dúvidas que são compartilhadas. No momento de cada reunião, são propostas leituras coletivas seguidas de debate sobre os procedimentos literários e sobre as relações texto/contexto possíveis de serem apreendidas.
    • Nome do projeto: Literatura no ensino básico: rumo a uma educação antirracista (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, J. K. , CORREA, M. P. J. , OUROS, E. C. , SARTESCHI, R. , CARREIRA, N. L. , MOREIRA, C. A. F. , BARRETO, R. S. .
      Descrição: A pesquisa, desdobramento da pesquisa, Literatura e educação na perspectiva da Lei 11.645/08, tem por objetivo produzir uma reflexão sobre o ensino de literatura e formação de jovens leitores à luz da Lei 10.639/03, que tornou obrigatório o estudo da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena nas redes oficiais particulares e públicas de ensino do país, incorporando-se nos currículos escolares diversos aspectos da história e da cultura que caracterizam a formação da população brasileira a partir desses grupos étnicos. Com a inclusão de autores africanos, afro-brasileiros e afro-portugueses, obras, temas e formulações de maneira a abordar a experiência negra e novas formas de elaboração simbólica do mundo, é possível projetar uma educação verdadeiramente antirracista. Com a necessária inclusão de autores, obras, temas e formulações de maneira a contemplar novas formas de elaboração simbólica do mundo.
    • Nome do projeto: Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, J. K. , CORREA, M. P. J. , OUROS, E. C. , SARTESCHI, R. , CARREIRA, N. L. , MOREIRA, C. A. F. .
      Descrição: Em cada encontro, é feita uma leitura compartilhada de uma obra literária (romance, contos, crônicas e poemas), procurando, a partir de seus procedimentos literários, analisá-la e interpretá-la em suas relações contextuais. As conversas sobre literaturas de língua portuguesa são realizadas a partir de uma seleção de textos literários de modo que todas e todos possam apresentar impressões, descobertas e dúvidas que são compartilhadas. No momento de cada reunião, são propostas leituras coletivas seguidas de debate sobre os procedimentos literários e sobre as relações texto/contexto possíveis de serem apreendidas.
    • Nome do projeto: Leituras africanas, afro-brasileiras e afro-portuguesas: conversas literárias por uma educação antirracista (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, J. K. , CORREA, M. P. J. , OUROS, E. C. , SARTESCHI, R. , CARREIRA, N. L. , RABELLO, R. B. .
      Descrição: Em cada encontro, é feita uma leitura compartilhada de uma obra literária (romance, contos, crônicas e poemas), procurando, a partir de seus procedimentos literários, analisá-la e interpretá-la em suas relações contextuais. As conversas sobre literaturas de língua portuguesa são realizadas a partir de uma seleção de textos literários de modo que todas e todos possam apresentar impressões, descobertas e dúvidas que são compartilhadas. No momento de cada reunião, são propostas leituras coletivas seguidas de debate sobre os procedimentos literários e sobre as relações texto/contexto possíveis de serem apreendidas.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena - Português
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Letras - Português/Grego
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Mestrado:
      • Curso: Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Instituto Federal Minas Gerais
        Ano de conclusão: 2024
      • Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Escola Estadual Bibliotecária Terezine Arantes Ferraz:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade de São Paulo, apoiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
        Outras informações: Bolsista
    • Cursinho da Psico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Cursinho pré-universitário Disciplina ministrada: Língua Portuguesa
        Outras informações: Professora de Português
    • Educandário Santa Rita de Cássia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - 2022 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Aubrick: Escola Bilíngue Multicultural:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - 2022 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • REVISTA CRIOULA (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Revisora de diferentes edições da Revista Crioula (número 27/jan-jun 2021; número 32/jul-dez 2023)ISSN: 1981-7169
    • REVISTA CRIOULA (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2022 ).
        Outras informações: Composição editorial da Revista Crioula em 2022. ISSN: 1981-7169.A Revista Crioula é uma publicação científica dos alunos de pós-graduação da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Universidade de São Paulo (ECLLP-DLCV-USP).O periódico promove a difusão da produção científica dos alunos e ex-alunos do Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da USP, bem como de pesquisadores de outras universidades do Brasil e do exterior.
    • Colegio Dante Alighieri:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2023 - Atual ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa