Não autenticado |

Demócrito de Oliveira Lins

    • Doutorando em Linguística pelo DINTER USP/UESPI (Atualmente), Mestre em Letras (2019), Especialista em Língua Espanhola pela Universidade Estadual do Piauí (2009) e Licenciado em Letras Espanhol pela Universidade Estadual do Piauí (2007). É professor da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão (SEDUC-MA), professor da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e Pesquisador do Núcleo de Estudos Hispânicos (UESPI). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Linguística de Texto e Semiótica Greimasiana.

       

      Links:    

    • LINS, D. O. ; SILVA, F. H. ; MOURA, J. B. . A patemização como recurso de persuasão em reportagem publicada na ?Folha de São Paulo? referente à professora Heley Cadernos Cajuína - Revista Interdisciplinar , v. 4 , p. 265 - 281 , 2019. ISSN: 24480916.
  • Capítulos publicados: 1
    • SILVA, F. O. ; LINS, D. O. . Introdução referencial e anáfora em parábolas escritas em língua espanhola. Os caminhos da formação docente, v. , p. 126 - 141, 2018.
    • LINS, D. O. . ANÁLISE DAS CADEIAS ISOTÓPICAS DE UM EXEMPLAR DE PARÁBOLA ESCRITO EM LÍNGUA ESPANHOLA. In: Congresso Internacional de Línguas e Literatura , 2021 , Campina Grande. Anais do Congresso Internacional de Línguas e Literatura. Campina Grande : Editora Realiza, 2021.
    • LINS, D. O. . ANÁLISE DAS CADEIAS ISOTÓPICAS EM PARÁBOLAS ESCRITAS EM LÍNGUA ESPANHOLA. 2022 (Comunicacao)
    • LINS, D. O. . Processos referenciais no gênero parábola em texto de língua espanhola. 2017 (Congresso)
    • MARINHO, A. V. F. M. S. ; LINS, D. O. . La pronunciación en la formación de profesores de E/LE: lidiando con la diversidad dela lengua. 2014 (Congresso)
    • BARBOSA, D. M. ; LINS, D. O. . Variaciones lingüísticas: el caso del lunfardo. 2014 (Congresso)
    • ARBANIL, C. A. B. ; LINS, D. O. . Las TIC: Herramienta didáctica para la enseñanza-aprendizaje de español como lengua estranjera. 2014 (Congresso)
    • LINS, D. O. . La importancia del texto reflexivo en las clases de español como lengua extranjera. 2013 (Congresso)
    • LINS, D. O. . Los Regionalismo de la Lengua Española. 2009 (Congresso)
    • COSTA, M. T. A. ; ALENCAR NETA, L. T. ; ALBORNOZ, O. M. ; DOS SANTOS, J. O. ; SILVA, L. V. ; LINS, D. O. . I COLÓQUIO DO NÚCLEO DE ESTUDOS HISPÂNICOS E EXTENSÃO DA UESPI. 2013 (Universidade Estadual do Piauí)
    • COSTA, M. T. A. ; ALBORNOZ, O. M. ; LINS, D. O. ; DOS SANTOS, J. O. . V CONGRESSO NORDESTINO DE PROFESSORES DE ESPANHOL. 2014 (Universidade Estadual do Piauí)
    • LINS, D. O. ; COSTA, M. T. A. ; ALBORNOZ, O. M. ; EULALIO, L. M. L. ; DOS SANTOS, J. O. ; SILVA, L. V. ; ALENCAR NETA, L. T. . II Congresso Internacional de Ensino de Espanhol no Brasil. 2017 (Universidade Estadual do Piauí - UESPI)
    • LINS, D. O. . X CONGRESSO INTERNACIONAL DE LÍNGUAS E LITERATURA. 2021 (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ)
    • COSTA, M. T. A. ; ALBORNOZ, O. M. ; LINS, D. O. . IV Colóquio do Núcleo de Estudos Hispânicos. 2018 (Universidade Estadual do Piauí)
    • Nome do projeto: Trabajando la Expresión e Interacción Orales II (2014 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LINS, D. O. , PAIVA, P. D. , MOURA, D. M. L. V. .
      Descrição: O Projeto de Extensão ?Trabajando la Expresión e Interacción Orales II? justifica-se pela constatação da grande necessidade do trabalho com esta destreza linguística (Expressão e Interação Orais) com os alunos do Curso de Licenciatura Plena em Letras/Espanhol (PARFOR-UESPI), sendo este o público?alvo do projeto. A proposta é que o projeto tenha uma duração 30 horas e se leve a cabo nos municípios de Canto do Buriti-PI e Barras-PI, onde os alunos (formandos) já cursam o 7º período. Ademais, tendo em vistas a sua futura defesa de TCC que segundo o PPP do curso deverá ser feita obrigatoriamente em língua espanhola, faz-se necessário o aprimoramento do discurso oral para melhora qualidade e segurança no ato da defesa. A metodologia de trabalho dar-se-á a través de aulas participativas, debates, explicações teóricas, dinâmicas em grupo, atividades culturais, e sobretudo seminários temáticos dos alunos, com o principal objetivo de desenvolver a destreza linguística de Expressão e Interação Orais nos referidos alunos. A avaliação dar-se-á principalmente no desempenho alcançado na destreza mencionada.
    • Nome do projeto: Introdução à Semiótica Greimasiana por meio de exemplares de parábolas escritos em língua espanhola (2023 - 2023
      Natureza: Extensao
      Integrantes: LINS, D. O. , BEIVIDAS, W. .
      Descrição: ?A linguagem é uma inesgotável riqueza de múltiplos valores. A linguagem é inseparável do homem e segue-o em todos os seus atos.? (HJELMSLEV, 1973, pág. 1). Assim Hjelmslev inicia seu Prolegômenos a uma teoria da Linguagem. Deste modo, considerando a indissociabilidade da linguagem à atividade humana; considerando que o projeto de uma teoria semiótica tem ?como meta a descrição do que Louis Hjelmslev denominou ?forma do conteúdo?, uma espécie de estrutura geral da significação que subjaz aos textos, sejam eles verbais ou não verbais?; reconhecendo o valor e relevância dos estudos semióticos não só para os acadêmicos de Letras (ou áreas afins) mas para a comunidade em geral; e, reconhecendo a exígua (quase nula) difusão de tais conhecimentos para um público global, o presente curso visa aproximar, de forma simples e didática, os conceitos da Teoria Semiótica Greimasiana.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura Plena em Letras Espanhol
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Piauí
        Título: Los chilenismos
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: Mestrado em Letras
        Nome da Instituição: Universidade Estadual do Piauí
        Ano de conclusão: 2019
    • Doutorado:
      • Curso: Doutorado em Lingüistica
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual do Piauí
        Ano de conclusão: 2009
    • Universidade Estadual do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Secretaria Estadual da Educação e Cultura (PI):
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professor Efetivo
    • Secretaria de Estado da Educação (MA):
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2010 - Atual ).
        Outras informações: Professor Efetivo
    • Instituto Federal do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professor Bolsita
    • Universidade Federal do Piauí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2010 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).