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Leandro Cardoso Marques da Silva

    • Bacharel e Mestre em Filosofia pela Universidade de São Paulo, com participação no Programa de Iniciação Científica (PIC). Tem experiência na área de Filosofia Contemporânea, com ênfase em Fenomenologia e Existencialismo, atuando nos seguintes temas: Ontologia, Epistemologia e Ética.

       

      Links:    

    • SILVA, L. C. M. . Crítica do jovem Sartre à psicologia experimental. In: XXII Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP , 2014 , São Paulo. Caderno de resumos. : , 2014.
    • SILVA, L. C. M. . Micrômegas: a apresentação de uma perspectiva cósmica.. São Paulo : Edipro , 2018 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SILVA, L. C. M. . Micrômegas. São Paulo : Edipro , 2018 (Tradução)
    • SILVA, L. C. M. . O Romance de Tristão e Isolda como um clássico. São Paulo : Edipro , 2016 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SILVA, L. C. M. . O Tratado sobre a tolerância em seu tempo e no nosso. São Paulo : Edipro , 2017 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • SILVA, L. C. M. . Tratado Sobre a Tolerância. São Paulo : Edipro , 2017 (Tradução)
    • SILVA, L. C. M. . O romance de Tristão e Isolda. Bauru : Edipro , 2016 (Tradução)
    • SILVA, L. C. M. . A Intencionalidade e a recusa do solipsismo na fenomenologia de Sartre. In: XVII Encontro Nacional de Pesquisa na Graduação em Filosofia, 2014, São Paulo. Caderno de Resumos, 2011. p. 90.. : , 2014 (Resumos publicados em anais de congressos)
    • SILVA, L. C. M. . A intencionalidade e a recusa do solipsismo na fenomenologia de Sartre. In: XXI Simpósio Internacional de Iniciação Científica USP, 2013, São Paulo. Caderno de Resumos. : , 2013 (Resumos expandidos publicados em anais de congressos)
  • Apresentações de Trabalho: 5
    • SILVA, L. C. M. . Psicologia fenomenológica em Sartre. 2018 (Congresso)
    • SILVA, L. C. M. . Consciência e ética no jovem Sartre. 2016 (Congresso)
    • SILVA, L. C. M. . Crítica do jovem Sartre à psicologia experimental. 2014 (Simposio)
    • SILVA, L. C. M. . A intencionalidade e a recusa do solipsismo na fenomenologia de Sartre. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, L. C. M. . A intencionalidade e a recusa do sopsismo na fenomenologia de Sartre. 2013 (Simposio)
    • SILVA, L. C. M. . Jornal da Cultura primeira edição. 2017 TV Cultura
    • SILVA, L. C. M. . CBN - Discursos de intolerância são potencializados em redes sociais. 2017 CBN
    • SILVA, L. C. M. . Consciência intencional e crítica ao psicologismo no jovem Sartre. 2014
    • SILVA, L. C. M. . Intencionalidade e recusa do solipsismo na fenomenologia de Sartre. 2013
    • Nome do projeto: A intencionalidade e a recusa do solipsismo: a fenomenologia como uma ciência da ação no jovem Sartre (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. C. M. , SACRINI, M. A. F. .
      Descrição: Pesquisa realizada sob orientação do Profº Drº Marcus Sacrini. O objetivo desta pesquisa é estudar as consequências éticas disto que se poderia chamar de a fenomenologia sartreana. Durante os anos 30 Sartre estudou a fundo a fenomenologia de Husserl, dedicando atenção especial para o conceito de intencionalidade da consciência. A partir deste estudo, o autor produziu seus próprios comentários sobre fenomenologia. Nestas obras, Sartre defendo que o conceito de intencionalidade estabelece uma relação direta entre a consciência e o mundo, pois ela se limita a ser consciência de seu objeto e não uma substância pensante. Desta forma o autor desenvolve uma concepção da consciência como um ente insubstancial, um campo transcendental puro e impessoal. Sendo assim a consciência não possui conteúdo ou determinações, de maneira que a pessoalidade de um Ego seria uma estrutura contraditória com sua natureza. Sartre afirma que o Ego não é o centro da consciência e tampouco está em seu interior. Ao contrário, o Ego é estabelecido como objeto transcendente da consciência, que só é apreendido quando ela reflete sobre suas vivências psíquicas. Sendo assim, o Ego é um ser do mundo, que participa de todas suas vicissitudes. Portanto, o sentido da pessoalidade é contemporâneo às relações da consciência com o mundo exterior. A partir disto, esta pesquisa analisa como tal concepção de consciência põe fim ao sujeito idealista ao mesmo tempo em que se torna uma refutação do solipsismo. Mostrando, por fim, que a fenomenologia de Sartre é uma filosofia que imerge ontologicamente o sujeito no mundo, implicando numa ética de ação e comprometimento com a realidade.
    • Nome do projeto: A consciência intencional no jovem Sartre: bases fenomenológicas e perspectivas éticas (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. C. M. , SACRINI, M. A. F. .
      Descrição: Esta pesquisa de mestrado estuda a concepção de consciência intencional nas obras do jovem Sartre, tendo como recorte a produção deste autor da década de 30. Pretende-se analisar as bases teóricas deste conceito e evidenciar suas implicações éticas para a filosofia do autor. Desse modo, demonstra-se que, a partir de um diálogo com a fenomenologia de Husserl e com a psicologia experimental de sua época, Sartre elabora uma concepção de consciência intencional cuja implicação teórica é uma filosofia que imerge, ontologicamente, o sujeito no mundo, negando pela via epistemológica as posições solipsistas. Ao mesmo tempo é uma filosofia da liberdade, pois afirma uma natureza espontânea da consciência que não pode ser mecanizada por nenhuma teoria psicológica de viés materialista.
    • Nome do projeto: Consciência intencional e crítica ao psicologismo no jovem Sartre (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, L. C. M. , SACRINI, M. A. F. .
      Descrição: Esta pesquisa é uma continuação daquela realizada no ano anterior. O recorte desta pesquisa se ampliou para os textos sartreanos sobre psicologia fenomenológica. Trata-se de estudar a crítica de Sartre destinada à psicologia experimental do século XIX e início do XX. Alguns psicólogos desta época, profundamente influenciados pelo positivismo, desenvolveram uma concepção naturalizada da consciência. Segundo estes teóricos a consciência sofreria causalidade por parte de eventos psicofísicos, o que lhe conferiria um caráter mecanizado. Sartre se contrapõe a estas teses afirmando que a consciência não pode ser compreendida como se fosse um ente material. Ao contrário, a consciência intencional não se identifica com o sistema psicofísico. Ela é uma atividade de visar o mundo e de constituir sentido aos fenômenos psíquicos. Agindo por motivação e não por causalidade, a consciência em Sartre recupera um caráter mais humano.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
      • Curso: Licenciatura em Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes -ECA\USP:
      • Tipo de vínculo: Outro (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Estagiário
    • Biblioteca Florestan Fernandes - FFLCH\USP:
      • Tipo de vínculo: Outro (2012 - 2012 ).
        Outras informações: Indexação especializada de assuntos e de áreas referentes aos livros adquiridos da aera de Filosofia, determinando a classificação e a localização dos mesmos na biblioteca.
        Outras informações: Monitor bolsista
    • Museu de Arte Contemporânea - USP:
      • Tipo de vínculo: Outro (2009 - 2009 ).
        Outras informações: Mediador de grupos de diversos perfis visitantes do Museu de Arte Contemporânea da USP
        Outras informações: Monitor