Não autenticado |

Guilherme Weffort Rodolfo

    • Professor e pesquisador Guilherme W. Rodolfo tem produções ligadas aos campos estéticos e linguísticos e suas aplicações na comunicação e nas artes. Pertencente aos Grupos de Pesquisa ?Cultura e Arte no Lazer e Turismo? (CALT) e ?Coletivos Estudos em Estética? (CEDE), ambos da USP, lecionou na Graduação da ECA USP como Professor Colaborador III (MS-3.1) e na pós-graduação lato-sensu da ECA. Guilherme é também professor do Departamento de Comunicação da FMU. Com pesquisas ligadas aos estudos dos sons nos meios de comunicação, organizou e promoveu o I MusicArte, simpósio internacional sediado pelo MAC, Museu de Arte Contemporânea da USP, com incentivo da FAPESP e colaboração do museu. O evento motivou apresentações, pesquisas e publicações, além de um livro temático sobre o evento. Sendo parte editorial de uma revista acadêmica, a Revista Estética (www.usp.br/estetica), promove as pesquisas relacionadas à comunicação e aos conceitos estéticos contemporâneos. Atua como professor e orientador na graduação e na pós-graduação sempre estimulando a prática acadêmica e a ampla divulgação dos saber científico.

       

      Links:    

    • RODOLFO, G. W. ; LEITE, E. ; ARANHA, C. S. . MusicArte: campo dos sentidos. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea, 2017 . 143p. ISBN: 9788594195142.
    • RODOLFO, G. W. . SOM ESTRUTURAL: A INFLUÊNCIA DE ESTRUTURAS SONORAS NA OBRA DE SAUSSURE POLICROMIAS - REVISTA DE ESTUDOS DO DISCURSO, IMAGEM E SOM , v. 6 , p. 19 - , 2021. ISSN: 24482935.
    • RODOLFO, G. W. . A influência russa na formação dos estudos de comunicação ESTÉTICA , v. 1 , p. 1 - 10 , 2017. ISSN: 21774273.
    • WEFFORT-RODOLFO,Guilherme . RITMO MÍTICO: OBSERVAÇÃO SOBRE O RITMO ZILBERBERGUIANO E SUAS ACEPÇÕESARTÍSTICAS Cadernos de Pós Graduação em Letras (Online) , v. 15 , p. 1-12 - 12 , 2015. ISSN: 18094163.
    • WEFFORT-RODOLFO,Guilherme . ENUNCIAÇÃO AD LIBITUM: ENSAIO SOBRE O PENSAMENTO DE BENVENISTE E A CONSTRUÇÃO FÍLMICA DE ?TODAS AS MANHÃS DO MUNDO Non Plus , v. 4 , p. 54 - 64 , 2013. ISSN: 23163976.
    • AQUINO, V. ; AQUINO, Victor ; WEFFORT-RODOLFO,G. ; NASCIMENTO, Emerson Cesar . Imposição e supremacia do gosto. Aberrações da formulação estética na arte. Metáforas Record , v. 12 , p. 01 - , 2009. ISSN: 19804474.
    • AQUINO, Victor ; AQUINO, V. ; PEL, Pelópidas Cypriano ; NASCIMENTO, Emerson Cesar ; WEFFORT-RODOLFO,G. . As quatro classificações estéticas da publicidade Metáforas Record , v. 11 , p. 01 - , 2009. ISSN: 19804474.
    • WEFFORT-RODOLFO,Guilherme . Interface Artemidiática Revista Estética , v. 3 , p. 5 - 6 , 2011. ISSN: 21774293.
    • WEFFORT-RODOLFO,Guilherme . Futurismo Publicitário Revista Estética , v. 3 , p. 5 - 6 , 2011. ISSN: 21774293.
    • RODOLFO, G. W. . Um texto de muitas leituras: o processo artístico/musical das Partituras Gráficas. MusicArte: campo dos sentidos, v. , p. 133 - 148, 2017.
    • RODOLFO, Guilherme . Conceitos iniciais de História da Arte para a graduação: A formação do conceito de história da arte para alunos da graduação em Publicidade e Propaganda. ESPAÇOS DA MEDIAÇÃO: A ARTE E SUAS HISTÓRIAS NA EDUCAÇÃO, v. 1, p. 309 - 321, 2016.
    • RODOLFO, G. W. . A imagem o som e fúria da tecnomensagem: Informação e persuasão na cultura midiática do sec. XXI. Ética e Estética: Questões de comunicação, v. 1, p. 117 - 130, 2013.
    • RODOLFO, G. W. ; ARANHA, C. S. ; LEITE, E. ; QUEIROS, R. ; CANEVACCI, M. ; SEGAWA, H. ; ALVES, C. . Análise fenômeno-Linguística: Elementos de análise pictórica. Desenhos da Pesquisa: Conhecimento / Produção, v. 1, p. 123 - 130, 2014.
    • ARANHA, C. S. ; WEFFORT-RODOLFO,Guilherme . A percepção criativa no estudo da arte. A percepção criativa no estudo da arte, v. , p. 301 - 311, 2012.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 1
    • RODOLFO, G. W. . I MusicArte no MAC com abertura de chamada de artigos . Jornal da USP , São Paulo , 23 jun. 2017.
    • RODOLFO, Guilherme . Análise de um Batismo: Proposta de análise para composições musicais para cinema. In: SEFIM - Simpósio de Estética e Filosofia da Música , 2016 , Porto Alegre. Anais do SEFIM. Porto Alegre : UFRGS, 2016. p. 79 - 81.
    • RODOLFO, G. W. . Abraham Palatnik. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo , 2015 (Verbete para enciclopédia)
    • RODOLFO, G. W. . Manabu Mabe. São Paulo : Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo , 2015 (Verbete para enciclopédia)
    • WEFFORT-RODOLFO,G. ; CROCITTI, John J. ; VALLENCE, Monique M. . Brazil Today: An Encyclopedia of Life in the Republic. Santa Barbara - CA - USA : ABC-Clio, LLC , 2009 (Verbete para enciclopédia)
    • RODOLFO, G. W. . Revista Estudos Semióticos. 2021 (Parecer)
    • RODOLFO, G. W. . ENAPOL - 24º Encontro des Alunes de Pós-Graduação em Linguística da USP. 2021 (Parecer)
    • RODOLFO, G. W. . Legado e perspectiva da musicovisualidade. 2022 (Comunicacao)
    • RODOLFO, G. W. ; TEIXEIRA, B. C. C. . Reflexão sobre Teoria e Prática na Formação Universitária. 2022 (Conferência)
    • RODOLFO, Guilherme . III Simpósio Internacional Espaços da Mediação. 2016 (Simposio)
    • RODOLFO, Guilherme . Conceitos iniciais de História da Arte para a graduação: A formação do conceito de história da arte para al unos da graduação em Publicidade e Propaganda. 2016 (Conferência)
    • RODOLFO, Guilherme . Análise de um Batismo: Proposta de análise para composições musicais para cinema. 2016 (Comunicacao)
    • AQUINO, V. ; WEFFORT-RODOLFO,Guilherme ; NASCIMENTO, E. ; TUPY, F . TERCEIRO WORKSHOP DE SIGNIFICADOS DA PAISAGEM. 2012 IPTV - USP
    • RODOLFO, Guilherme . Congresso Internacional 100 anos com Saussure. 2013 (USP - Universidade de São Paulo)
    • RODOLFO, Guilherme . II Simpósio Internacional em Museus e Instituições Culturais. 2013 (PGEHA / USP)
    • BEIVIDAS, W. ; SANSONE, O. F. C. ; NOBREGA, V. A. ; RODOLFO, Guilherme . XVII Encontro do Alunos de Pós-Graduação em Linguística da USP. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • RODOLFO, Guilherme ; SANSONE, O. F. C. ; NOBREGA, V. A. . 50 anos de Pós-Graduação em Linguística da USP. 2014 (Universidade de São Paulo)
    • RODOLFO, G. W. . XIII Mini Enapol. 2014 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo)
    • RODOLFO, G. W. ; ARANHA, C. S. . IX Congresso Internacional de Estética e História da Arte. 2014 (Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte ? PGEHA USP)
    • BEIVIDAS, W. ; LOPES, I. C. ; ABLALI, D. ; BADIR, S. ; BARROS, D. L. P. ; DISCINI, N. ; FIORIN, J. L. ; HERREMAN, A. ; PIETROFORTE, A. V. ; TATIT, L. ; ZINNA, A. ; WEFFORT-RODOLFO,Guilherme . Louis Hjelmslev, 50 anos depois. 2015 (FFLCH/USP - Universidade de São Paulo)
    • PORTELA, J. C. ; RODOLFO, G. W. . Mini curso Párticas Semióticas. 2015 (Departamento de Linguística, FFLCH, USP)
    • ZINNA, A. ; PARRET, H. ; RODOLFO, G. W. . Semiótica:arqueologia da imagem e questões de estética. 2017 (Departamento de Linguística e Pós-Graduação em Letras da Universidade Mackenzie)
    • ARANHA, C. S. ; LEITE, E. ; RODOLFO, G. W. ; NICOLAU, E. C. ; PINTO, T. O. ; CAZNOK, Y. B. ; FRAYZE, J. ; MEIRA, S. ; CANTON, K. . I Simpósio Internacional MusicArte. 2017 (Museu de Arte Contemporânea)
    • ARANHA, C. S. ; ROLLING, J. ; WEFFORT-RODOLFO,Guilherme . VIII Congresso Internacional de Estética e História da Arte. 2012 (PGEHA / USP)
    • RODOLFO, G. W. . e-branding. 2017 (UNIP)
    • Nome do projeto: Mosaico Musical Artemidiático: A interface sonora possibilitando criatividades além da Caixa Preta (2009 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEFFORT-RODOLFO,G. .
      Descrição: Observa a possibilidade de liberdade criativa através da interface musical na obra de arte bricolada com meios eletrônicos: a artemídia. Segundo o filósofo Vilém Flusser, perdemos a capacidade de criar e desenvolver o sentimento livre, uma vez introduzida a tecnologia em nossas vidas. Essas ?caixas pretas?, as quais não sabermos ao certo o seu conteúdo, nos obriga a executar sempre a mesma rotina maquínica, nos aprisionando. Com o desenvolvimento da interface musical na artemídia essa realidade muda e, graças a ela, temos a possibilidade e a liberdade criativa restituída.
    • Nome do projeto: Produção sonora/midiática e a construção dos sentidos (2019 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: WEFFORT-RODOLFO,G. , AQUINO, V. , ANTUNES, L. G. C. .
      Descrição: Disciplina optativa de graduação do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo ? ECA/USP.
    • Nome do projeto: Música Predicadora de Sentidos: análise fílmico/musical baseada na Semiótica Tensiva (2013 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEFFORT-RODOLFO,G. , BEIVIDAS, W. .
      Descrição: Estudo sobre o discurso audiovisual executando análises do percurso gerativo destinado a sequências fílmicas e seu encontro textual/visual apoiado pelos níveis de interpretação greimasianos, entre outras análises; e análises musicais das sequências escolhidas e suas discussões, assim como suas releituras, a partir das análises de Leonard Meyer, entre outros. Soma-se ao processo as observações estruturais de valores acrescidos, acusmática e fonofixações culturais de Chion, entre outros conceitos. Com a compreensão do discurso audiovisual, chegaremos ao entendimento do processo de dupla ancoragem, musical e fílmica, que resultará na descoberta de um universo semissimbólico fílmico e de uma comunicação audiovisual. O trabalho explora também casos escolhidos, com o intuito de encontrar possibilidades de análises de conteúdos audiovisuais.
    • Nome do projeto: O Discurso Sonoro na Propaganda: a construção de sentidos na produção sonora dos meios audiovisuais. (2018 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEFFORT-RODOLFO,G. , AQUINO, V. , ANTUNES, L. G. C. .
      Descrição: Com certa facilidade observamos a expressão da música e de sons articulados em filmes e comerciais geradores de estados patêmicos reconhecíveis. Seja pela rápida simbologia do gesto ou por sua complexa significação, participamos dessa emoção sem ter uma concepção clara, analítica ou não, para estes fenômenos. A pesquisa aqui descrita tentará construir um caminho argumentativo que mostre (1) um discurso sonoro/musical reconhecível dentro dos meios de comunicação que se estabelece pelos envolvimentos culturais e que são definidores de uma forma discursiva sonoro/visual; e (2) como esse fenômeno pode ser tratado como uma linguagem audiovisual.
    • Nome do projeto: O discurso musical na arte visual contemporânea (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: WEFFORT-RODOLFO,G. , LEITE, E. .
      Descrição: Estudo sobre a musico-visualidade presente em nossa cultura artístico visual e, principalmente, no acervo do Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. O estudo revisitou parte do acervo do museu e constatou a presença de obras que referenciam ou se manifestam com musicalidades. As obras e as argumentações foram pautadas em publicações e seminários.
    • RODOLFO, G. W. . AJCS - Association des Jeunes Chercheurs en Sémiotique. 2016 - Logo-marca
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado em Composição e Regência
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2001
    • Mestrado:
      • Curso: Estética e História da Arte
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • FAM CENTRO UNIVERSITARIO:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2012 ).
        Outras informações: - Coordenador de TCC - Docente das disciplinas: Estética e História da Arte, Teoria e Técnica da Comunicação de Massa, Direção de Arte em Publicidade e Propaganda, Linguagem da Comunicação.
        Outras informações: Professor
    • Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2018 - Atual ).
        Outras informações: Atualmente sou Professor da Graduação e Orientador da Agência Integrada de Comunicação - AICOM, na área de Criação e Direção de Arte e produção de trabalhos internos e externos.
        Outras informações: Professor de Graduação
    • Revista Estética:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2022 ).
        Outras informações: Membro da Comissão de Publicação e Editor Executivo da Revista Estética
    • ESTUDOS SEMIÓTICOS (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).
        Outras informações: Avaliação de artigo submetido para o volume 19, número 1, de 2023