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Renato Brunassi Neves dos Santos Silva

    • Doutorando e mestre em Ciências (interdisciplinares/humanas) pelo Programa de Pós-graduação Humanidades, direitos e outras legitimidades, vinculado ao Núcleo de Apoio à Pesquisa das Diversidades, intolerâncias e conflitos - DIVERSITAS, da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP (2018). Possui especialização latu sensu em Educação em Direitos Humanos pela Universidade Federal do ABC (2018) e em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (2018). Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (2007). É pesquisador do CEDIPP/ECA/USP, GMEPAE/ECA/USP e do NAP DIVERSITAS/FFLCH/USP. Atua como formador de professores na Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo e articulador pedagógico na Ocupação Cultural Jeholu. Tem experiência nas áreas de formação de professores, história e cultura das populações afro-brasileiras e indígenas, educação para as relações étnico-raciais, antropologia visual e etnografia de terreiro. Atua especialmente nos seguintes temas: educação antirracista e tradições de matriz africana. Iniciado para Ossaim no Ilê Axé Omi Otá Lowa (2014).

       

      Links:    

    • SANTOS, R. B. N. . Teias de afeto: uma história de aranhas. ARTE E EDUCAÇÃO PARA PROFESSORESTEIAS DE AFETOS E SABERES, v. 1, p. 23 - 29, 2022.
    • SANTOS, R. B. N. . A espiritualidade na formação do arte-educador: intolerância religiosa como desafio à aplicação da Lei 11.645/08. ARTE E EDUCAÇÃO PARA PROFESSORESTEIAS DE AFETOS E SABERES, v. 1, p. 239 - 254, 2022.
    • BRITO, F. F. ; SANTOS, R. B. N. . AFRO-CENA: EPISTEMOLOGIA DE TERREIRO E PERFORMANCE. Diversidade em ação: experiências de pesquisa e saberes partilhados, v. 1, p. 321 - 338, 2022.
    • SANTOS, R. B. N. . Na trilha dos mestres: histórias, memórias e identidades afro-brasileiras. Direitos Humanos no chão da escola, v. 1, p. 316 - 316, 2017.
    • SANTOS, R. B. N. . Cenas de Candomblé: aproximações por meio da produção partilhada do conhecimento. In: Mostra da Pós-Graduação , 2017 , São Paulo. A interdisciplinaridade na pesquisa. São Paulo : Corpo Texto, 2016. p. 100 - 111.
    • SANTOS, R. B. N. . AÍLTON KRENAK NA POLÍTICA DE COTAS SOCIAIS E EPISTÊMICAS DO DIVERSITAS/FFLCH-USP.. In: XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Perspectivas Web 2020 , 2020 , Ponta Grossa. ABEH. Associação Brasileira de Pesquisa em Ensino de História. Anais do XI Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História - Perspectivas Web 2020. Ponta Grossa: ABEH, 2020.. : , 2020.
    • SANTOS, R. B. N. . A CULTURA VIVA DOS AFRICANOS NO BRASIL: NA RODA DE CAPOEIRA. UNICAMP, CAMPINAS : 5a Olimpíada de Nacional de História do Brasil , 2013 (Plano de Aula)
    • SANTOS, R. B. N. . Academia estudantil de letras: práticas e experiências de encantamento literário. 2019 (Seminário)
    • SANTOS, R. B. N. ; BRITO, F. F. . Interseccionalidades e opressões: representações étnicas e raciais. 2020 (Seminário)
    • SANTOS, R. B. N. . Aílton Krenak e a política de cotas: o projeto da Educafro/SP que preparou candidatos para a seleção do programa de pós-graduação do Núcleo Diversitas da FFLCH/USP.. 2020 (Seminário)
    • SANTOS, R. B. N. . Intelectuais de candomblé na Academia. 2020 (Conferência)
    • SANTOS, R. B. N. . Na trilha dos Mestres: história, memória e identidades afro-brasileiras. 2016 (Conferência)
    • SANTOS, R. B. N. . ?Trabalho Colaborativo de Autoria (TCA) ? Ressignificação da pesquisa escolar na educação básica da Prefeitura de São Paulo?. 2014 (Conferência)
    • SANTOS, R. B. N. . Na trilha dos mestres: cultura afro-brasileira pelos princípios da pedagogia griô. 2014 (Comunicacao)
    • SANTOS, R. B. N. . Na trilha dos mestres: cultura afro-brasileira pelos princípios da pedagogia griô. 2014 (Congresso)
    • OLIVEIRA, K. R. ; SANTOS, R. B. N. . A Literatura Negro-Brasileira do Encantamento Infantil e Juvenil: Encantos e Desencantos Necessários para o Combate ao Racismo. 2022 Youtube
    • NASCIMENTO, W. F. ; BRITO, F. F. ; SANTOS, R. B. N. . No pé do berimbau. 2022 Youtube
    • SANTOS, R. B. N. ; SILVA, M. P. . Seminário: ?Combate ao Racismo e Transformações no Mercado de Trabalho?. 2023 (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo)
    • SANTOS, R. B. N. ; SILVA, C. M. . Olhares Negros: produção audiovisual e antirracismo na escola. 2021 (Diretoria Regional de Educação de São Mateus)
    • SANTOS, R. B. N. ; GNIPER, A. C. . Os conceitos estruturantes da geografia e o currículo da cidade. 2021 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • SANTOS, R. B. N. . Interdisciplinaridade e ensino de história: desafios da prática docente. 2021 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • SANTOS, R. B. N. . Cultura, poder e trabalho na constituição da sociedade contemporânea: elementos metodológicos e didáticos do trabalho docente. 2021 (Secretaria Municipal de Educação de São Paulo)
    • SANTOS, R. B. N. ; SANTOS, E. A. . Olhares Indígenas: produção audiovisual e antirracismo na escola.. 2021 (Diretoria Regional de Educação de São Mateus)
  • Formação Acadêmica: 4
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Humanidades, Direitos e outras Legitimidades
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Humanidades, direitos e outras legitimidades
        Nome da Instituição: Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos - DIVERSITAS
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Faculdade Gennari & Peartree
        Ano de conclusão: 2021
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do ABC
        Ano de conclusão: 2018
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - Atual ).
        Outras informações: Prof. Ens. Fund. e Médio II
    • Revista Ocupação Maí:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Revista Ocupação Maí é produzida pelo Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais, que integra o Núcleo Técnico do Currículo da Secretaria Municipal de São Paulo.
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2022 - Atual ).
        Outras informações: É objetivo da disciplina desenhar uma cosmologia negro-brasileira desde as noções de ?terra?, ?terreiro? e ?território?. Voltadas para a terra, haveremos de cultivar formas de produção do conhecimento alternativas àquela ensinada pelo Ocidente e, em especial, as filiadas ao recenseamento bibliográfico e ao conjunto de contribuições irrefletidas e ignorantes da realidade fática. Tem início a primeira parte com a apresentação do modo como nascem os corpos negros no Brasil, culminando com possibilidades abertas por cadeias significantes outras que não aquela utilitária, apenas interessada no modo de funcionamento das coisas. Na segunda parte, descidas ao chão do terreiro, haveremos de recuperar uma ideia de comum/comunidade assentada nas religiões de matrizes africanas, em especial, os candomblés. Por fim, já assentadas no território, estudaremos casos em que conceitos e valores caros ao pensamento afro-ameríndio foram mobilizados para intervenções no espaço comunitário, favorecendo o diálogo entre a academia e populações tornadas vulneráveis por políticas de sacrifício.
        Outras informações: Professor Convidado
    • Ocupação Cultural Jeholu:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2018 - Atual ).
        Outras informações: SOBRE A ORGANIZAÇÃO A Ocupação Cultural Jeholu tem por missão contribuir com o refazimento das identidades pretas, marcadas pelo racismo, a partir dos pensares e fazeres das comunidades tradicionais de matrizes africanas. Para isso, estamos alicerçados na produção cultural e de conteúdo formativo como eixo da relação entre arte, pensamento e política da negritude, fundamentando nossas práticas em processo de protagonismo de lideranças negras vinculadas à luta aintirracista e às comunidades tradicionais de matriz africana, o povo de terreiro. Fundada em agosto de 2018, a Ocupação Cultural Jeholu atua nos eixos político, afetivo-pedagógico e artístico com atividades desenvolvidas, ininterruptamente, nos seus mais de 3 anos de atuação. No primeiro eixo, temos o Conselho Político, responsável pela articulação política e caráter formativo da Ocupação. É neste núcleo que, por meio de rodas de conversas e atividades formativas, busca estabelecer uma rede de acolhimento de pessoas atingidas pelo racismo e contribuir com a formação para a luta antirracista e lertamento racial dentro e fora das comunidades tradicionais de matrizes africanas. Além de, por meio de uma rede de mais de 12 comunidades tradicionais representadas no Conselho, realizamos a distribuição de cestas básicas e benefícios de alimentação junto a campanha ?Tem Gente com Fome?. No eixo artístico temos o núcleo O Samba Du7ete, com rodas de samba liderada por mulheres, propõe-se a resgatar a memória e identidade de personalidades da história do samba de São Paulo e o repertório de samba com origem nos terreiros. E os Núcleos Voz Negra e de Corpo e Movimento que se propõem a discutir o protagonismo dos corpos negros na ópera e estabelecer o diálogo entre arquétipos da ópera e das povos de matriz africana como ferramenta pedagógica de combate ao racismo. Sediado em São Paulo, a Ocupação Cultural conta com representantes em várias das regiões do país ? coordenações estaduais regionais que aproximam e integra
        Outras informações: Professor