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Rodrigo Rossi Mora Brusco

    • Bacharel em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. É mestre em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da Universidade de São Paulo e doutorando na mesma instituição, além de Sócio Colaborador da Comissão Pró-Índio de São Paulo (CPI-SP). Desde 2018 realiza pesquisa etnográfica junto ao povo Kawaiwete do Xingu. Tem interesse e atua na área de Antropologia, nos temas: etnologia indígena, transformação indígena, parentesco, história e teoria antropológica.

       

      Links:    

    • BRUSCO, R. R. M. . Notas comparativas sobre a domesticação dos brancos ESPAÇO AMERÍNDIO (UFRGS) , v. 13 , p. 132 - 160 , 2019. ISSN: 19826524.
    • BRUSCO, R. R. M. . Sobre casamentos com índios e não índios em coletivos tupi guarani e guarani-mbya R@U : REVISTA DE ANTROPOLOGIA SOCIAL DOS ALUNOS DO PPGAS-UFSCAR , v. 9 , p. 62 - 85 , 2017. ISSN: 21754705.
    • BRUSCO, R. R. M. . A cidade como fonte de parentes: sobre algumas alianças matrimoniais com não índios. In: XII RAM, Reunión de Antropología del Mercosur , 2017 , Posadas. Libro de Actas ? Reunión de Antropología del Mercosur: experiencias etnograficas, desafios y acciones para el siglo 21. Posadas : Ana María Gorosito, 2017. p. 7197 - 7216.
    • MONTEIRO, E. S. G. ; BRUSCO, R. R. M. . Naven, Gregory Bateson. : , 2016 (Verbete)
    • BRUSCO, R. R. M. . Parecer de artigo científico para Idealogando. 2019 (Parecer)
    • BRUSCO, R. R. M. . Levantamento bibliográfico de informações sobre índios Terena no estado de SP. 2016 (Consultoria)
    • PENTEADO, O. ; BRUSCO, R. R. M. . Relatoria e organização da oficina 'Caminhos da Titulação' (Monte Alegre, Pará). 2015 (Consultoria)
    • BRUSCO, R. R. M. . The Isolated Indian and the Indeterminacy of the Person. 2020 (Outra)
    • BRUSCO, R. R. M. . A retomada do chocalho entre os Kawaiwete. 2020 (Congresso)
    • BRUSCO, R. R. M. . Donos e escalas tupi: um problema morfológico?. 2020 (Congresso)
    • BRUSCO, R. R. M. . Esboço de uma teoria alimentar da história, segundo os Kawaiwete. 2020 (Seminário)
    • BRUSCO, R. R. M. . The Isolated Indian and the indeterminacy of the person: initial remarks on kawaiwete spirits. 2020 (Conferência)
    • BRUSCO, R. R. M. . Notícias dos isolados no Xingu: primeiras perguntas sobre os espíritos kawaiwete. 2019 (Seminário)
    • BRUSCO, R. R. M. . Sobre alguns conceitos de dono e de escala, com especial atenção à etnologia dos povos tupi. 2019 (Seminário)
    • BRUSCO, R. R. M. . O antropólogo e o cônjuge de índio: do campo infortunado à excursão comparativa. 2019 (Congresso)
    • BRUSCO, R. R. M. . A cidade como fonte de parentes: sobre algumas alianças matrimoniais com não índios. 2017 (Congresso)
    • BRUSCO, R. R. M. . De casamentos e resistências. 2016 (Comunicacao)
    • BRUSCO, R. R. M. . Comparando parentescos: sobre alianças matrimoniais com índios e não índios em coletivos Tupi Guarani e Mbya. 2016 (Seminário)
    • BRUSCO, R. R. M. . Religião e Magia em Canudos e sua Memória. 2013 (Simposio)
  • Organização de eventos: 3
    • GESTÃO VEREDAS ; BRUSCO, R. R. M. ; HESSE, Roberta ; BRAGA, Beatriz ; MIRANDA, Adriana ; PACHECO, Rafael . XI Semana de Ciências Sociais (USP). 2015 (Universidade de São Paulo)
    • BRUSCO, R. R. M. ; SALUSTIANO, H. ; ACHATZ, R. . I Seminário do GLEE - Grupo de Leitura e Escrita Etnográfica. 2019 (CESTA - USP)
    • BRUSCO, R. R. M. ; PACHECO, Rafael ; HESSE, Roberta ; MIRANDA, Adriana ; BRAGA, Beatriz . Terra e Guerra: ofensivas (neo)colonialistas aos povos indígenas e comunidades tradicionais. 2015 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: Variações da "mistura" na América indígena (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRUSCO, R. R. M. .
      Descrição: Nas descrições etnográficas disponíveis, o conceito nativo de "mistura" assume para os Tupi Guarani (população indígena que habita diversas Terras Indígenas no estado de São Paulo) um papel central. Além de remeter ao casamento entre povos tupi e guarani, a cuja união creditam sua origem, a ideia de "mistura" é mobilizada pelos Tupi Guarani em referência a uma prática recorrente em sua experiência contemporânea: as alianças matrimoniais com não índios, por eles entendida como um processo de "familiarização" destes cônjuges. A dupla acepção do termo indica que a "mistura" com os brancos só pode ser entendida à luz de outras relações de alteridade, tal como elaboradas pelos Tupi Guarani. Ora, descrições similares acerca de conceitualizações indígenas da mistura têm sido feitas para outras áreas etnográficas nas terras baixas sul-americanas, como as Guianas, o Brasil Central e o Nordeste indígena. Como esses outros exemplos podem lançar luz ao caso tupi guarani e, inversamente, como os Tupi Guarani podem nos ajudar a compreendê-los? Tendo como inspiração a comparação realizada por Stztuman (2012) para analisar a questão da chefia entre os tupi da costa quinhentista, este projeto propõe tomar os Tupi Guarani como controle para uma ampla revisão bibliográfica, buscando analisar o tema da "mistura" com os brancos à luz das teorias indígenas da alteridade, dando especial atenção aos casos que vem sendo descritos como familiarização, pacificação, domesticação ou amansamento dos não índios
    • Nome do projeto: Analogias kawaiwete: descrevendo relações no Xingu (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRUSCO, R. R. M. .
      Descrição: Este projeto propõe uma pesquisa etnográfica junto aos Kawaiwete, povo indígena falante de língua tupi-guarani e que vive hoje, em sua maioria, no Território Indígena do Xingu. Interesso-me pela elucidação das relações dos Kawaiwete com os não indígenas. Notando, no entanto, que a descrição dessas relações depende necessariamente da descrição de outras relações nas quais os Kawaiwete se engajam ? algo evidenciado pelas constantes analogias que os povos indígenas das terras baixas sul-americanas traçam entre relações que ocorrem em escalas e contextos múltiplos ?, tomo aqui o idioma relacional kawaiwete como objeto da pesquisa. Sugiro que o recurso ao conceito de ?fractalidade? nos permite traduzir esse idioma relacional sem recorrer a nenhum tipo de ?integração? em um todo superior, nos forçando também a experimentar novas formas de escrever a monografia antropológica.
    • Nome do projeto: Da ideia de "mistura" a sua negação: estrutura e transformação entre os Tupi Guarani e os Mbya (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: BRUSCO, R. R. M. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa propõe a realização de uma revisão bibliográfica que forneça elementos para analisar o limiar cultural e linguístico existente entre os Tupi Guarani e os Mbya, dois subgrupos guarani (o primeiro apenas recentemente reconhecido por essa denominação), enfocando as valorações diversas que esses dois coletivos têm do conceito nativo de "mistura". Como revela a literatura etnológica recente , se os Tupi Guarani desejam a "mistura", seja com não-indígenas seja com outros grupos indígenas, os Mbya a rejeitam, evitando a formação de alianças com não-indígenas. Partindo dessa observação, a hipótese a ser desenvolvida nesta pesquisa é que essa diferença pode ser entendida através da noção de transformação estrutural, conforme formulada por Claude Lévi-Strauss, permitindo-nos entender estas diferentes concepções como versões uma da outra. Dada a brevidade da pesquisa em Iniciação Científica, e considerando que a hipótese que propomos só poderá ser efetivamente verificada através de pesquisa de campo de larga duração, o objetivo deste projeto é investir em leituras que permitam complexificar, refinar e eventualmente alterar nossas intuições iniciais, com vistas a um trabalho campo posterior.
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Da ideia de "mistura" à sua negação: estrutura e transformação entre os Tupi Guarani e os Mbya
        Ano de conclusão: 2015
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Comissão Pró-Índio de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Cadernos de Campo (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).