Não autenticado |

Tatiane Silva Santos

    • Tatiane Silva Santos é professora adjunta da Faculdade de Letras, Ciências Sociais e Tecnológicas na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Na Graduação, atua no curso de Licenciatura em Letras e no curso de Licenciatura em Pedagogia. Na Pós-graduação atua no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLETRAS), Campus de Sinop e no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal de Rondonópolis. É doutora em Educação e mestre em Literatura Hispano-Americana pela Universidade de São Paulo, onde também cursou bacharelado e licenciatura no curso de Letras/Português e Espanhol. Coordena o projeto de pesquisa O diário como instrumento de ação: literatura e resistência e o projeto de extensão Biblioteca Viva. Atua principalmente nos seguintes temas: relações étnico- raciais, ensino de línguas, literaturas dos povos originários, literatura afro-latino-americana, escrita memorialística e literatura infantojuvenil. É autora do livro de poesia Pedras no telhado (Patuá, 2018) e Eu não estou contando essa história (Penalux, 2023), além dos infantis Tsurus (Quase Oito, 2020), Mungunzá (Pallas, 2022) e Astroblema (Bacuri Editora, 2024). É membro do Grupo de Pesquisa Poder, Fronteira, Estratificação e Memória (GPPFEM) e do Grupo Poéticas da Améfrica Ladina.

       

      Links:    

    • SANTOS, T. S. . Astroblema. : , 2024 . p. ISBN: 9786598242404.
    • SANTOS, T. S. ; VARGAS, S. G. ; CAMPOS, S. F. ; FAIRCHILD, T. M. . Escribir sobre las prácticas de enseñanza: reflexiones sobre la producción de conocimiento en nivel de pregrado/grado en educación. : , 2020 . p. ISBN: 16590104.
    • SANTOS, T. S. . Eu não estou contando essa história. : , 2023 . p. ISBN: 9786558692559.
    • SANTOS, T. S. . Mungunzá. : , 2022 . p. ISBN: 9786586983265.
    • SANTOS, T. S. . Tsurus. : , 2020 . p. ISBN: 9786586764055.
    • SANTOS, T. S. . Pedras no telhado. : , 2018 . 68p. ISBN: 9788582975213.
    • SANTOS, T. S. ; OLLA, S. R. . Algumas reflexões sobre a dupla-titulação na Universidade de São Paulo Revista Brasileira de Educação, Cultura e Linguagem , v. 9 , p. 149 - 165 , 2024. ISSN: 25264052.
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; ALMEIDA, A. M. S. . As adivinhas e o jogo dos enigmas: percursos na cultura popular até a literatura infantil Missangas: Pesquisas em Literatura e Linguística , v. 5 , p. 11 - 33 , 2024. ISSN: 27635279.
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. . ?Manifiesta no saber firmar, nacido: 31 de diciembre? de Estercilia Simanca Pushaina - o nome próprio como território SCRIPTA , v. 27 , p. 163 - 187 , 2024. ISSN: 23583428.
    • SANTOS, T. S. ; PIETRI, E. ; MENA, T. . O cenário político brasileiro e as disputas de hegemonia nos planos ideológico e discursivo SCRIPTA , v. 25 , p. 129 - 157 , 2021. ISSN: 23583428.
    • SANTOS, T. S. . A representação dos corpos a partir da criação de ciclos naturais: escritores improváveis El Toldo de Astier , v. 11 , p. 468 - , 2020. ISSN: 18533124.
    • SANTOS, T. S. ; VARGAS, S. G. . Escritura (registro) de las prácticas de enseñanza como una forma de producir conocimiento en las carreras de grado Ensayos Pedagógicos , v. 1 , p. 245 - 268 , 2020. ISSN: 16590104.
    • SANTOS, T. S. . A reconstrução do passado: processos de escrita em 'Infância' de Graciliano Ramos e 'Cuadernos de Infancia' de Norah Lange ABEHACHE , v. 1 , p. 108 - 121 , 2014. ISSN: 22383026.
    • SANTOS, T. S. . Silêncios mediados: Dom Pedro Casaldáliga e a representação dos contrastes sociais na região de São Félix do Araguaia - MT. Pesares, pensares e ações, v. , p. 185 - 208, 2018.
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. . PIBID e ensino da língua portuguesa: a escrita em sala de aula. PIBID: Docência crítica e prática compartilhada nas áreas de linguagens, educação e tecnologia, v. 2, p. 51 - 62, 2017.
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. . PIBID e ensino da língua portuguesa: a formação do professor. PIBID: Docência crítica e prática compartilhada nas áreas de lingugens, educação e tecnologia, v. 2, p. 95 - 104, 2017.
    • SANTOS, T. S. . Entre os dentes: corpo e escrita de Carolina Maria de Jesus . Revista Ponte , , . .
    • SANTOS, T. S. . 'Manifiesta no saber firmar: nacido, 31 de diciembre de Estercilia Simanca Pushaina - o nome próprio como território. In: I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas , 2023 , . Anais do I Seminário Nacional do Grupo de Estudos de Literatura e Crítica Contemporâneas. : , .
    • SANTOS, T. S. ; DIAS, M. ; MESQUITA, A. C. . Ler e escrever na América Latina. In: IV SETED Seminário de Estudos do Texto e do Discurso , 2020 , . IV SETED Seminário de Estudos do Texto e do Discurso. : , 2020.
    • SANTOS, T. S. . Corpo e literatura: desigualdade social e representação. In: Colóquio Mulheres na Edição , 2020 , . Colóquio Mulheres na Edição. : , 2020.
    • SANTOS, T. S. . A manipulação discursiva dentre as várias línguas que falamos: ensinar e aprender a partir das disputas políticas. In: XIX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , 2020 , . XIX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. : , 2020.
    • SANTOS, T. S. . A fotografia e a representação de escritores - corpos inscritos no jornal. In: XIX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , 2020 , . XIX Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. : , 2020.
    • SANTOS, T. S. . Os corpos e as cidades - ensino de literatura e a construção da imagem do escritor. In: XVIII Seminário de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa , 2019 , . XVIII Seminário de Metodologia do Ensino da Língua Portuguesa. : , 2019.
    • SANTOS, T. S. . Passado e presente: as diversas formas de voltar para casa de Alejandro Zambra. In: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2016 , . IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. : , 2016.
    • SANTOS, T. S. . Possíveis encontros - os espaços da literatura nas aulas de língua estrangeira. In: XVI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol , 2015 , . XVI Congresso Brasileiro de Professores de Espanhol. : , 2015.
    • SANTOS, T. S. . Como empezar: propuestas de trabajo con la escritura. In: Fórum Acadêmico de Letras , 2015 , . Fórum Acadêmico de Letras. : , 2015.
    • SANTOS, T. S. . Investigación en lectura y escritura en la graduación. In: Fórum Acadêmico de Letras , 2014 , . Fórum Acadêmico de Letras. : , 2014.
    • SANTOS, T. S. . O dispêndio dos bens para a composição da narrativa - a representação da criança em Cuadernos de Infancia de Norah Lange. In: VII Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2012 , . VII Congresso Brasileiro de Hispanistas. : , 2012.
    • SANTOS, T. S. . Um novo modo de narrar - Apontamentos acerca da obra Cuadernos de Infancia de Norah Lange. In: II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP , 2011 , . II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP. : , 2011.
    • SANTOS, T. S. . O relato da primeira viagem: um aspecto determinante para a construção da subjetividade em El archipiélago de Victoria Ocampo. In: I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP , 2010 , . I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP. : , 2010.
    • SANTOS, T. S. . As marcas do espaço na constituição da narrativa autobiográfica de infância. In: IX Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana , 2010 , . IX Jornadas Andinas de Literatura Latino-Americana. : , 2010.
    • SANTOS, T. S. . Corporalidade e leitura. In: VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , 2009 , . VIII Seminário de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa. : , 2009.
    • SANTOS, T. S. . Pesquisa em teatro: corporalidade e leitura. In: Fórum Acadêmico de Letras , 2008 , . Fórum Acadêmico de Letras. : , 2008.
    • SANTOS, T. S. . Passado e presente: as diversas formas de voltar para casa de Alejandro Zambra. In: IX Congresso Brasileiro de Hispanistas , 2016 , . IX Congresso Brasileiro de Hispanistas. : , 2016.
    • SANTOS, T. S. ; FAIRCHILD, T. M. ; CAMPOS, S. F. . Escribir sobre las prácticas de enseñanza: reflexiones sobre la producción de conocimiento en nivel de pregrado/grado en educación. : , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Introducao)
    • SANTOS, T. S. . Democracia, Diáspora e Educação - Relações possíveis no contexto Brasileiro, Latino e Mundial. 2019 (Parecer)
    • SANTOS, T. S. . 8ª Jornada Científica da UNEMAT. 2017 (Parecer)
    • SANTOS, T. S. . Leituras para uma educação antirracista. 2024 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . Figurações de Carolina Maria de Jesus: o percurso da autora representado na literatura infantil contemporânea.. 2024 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . Estercilia Simanca Pushaina e Vicenta Siosi Pino: representações culturais a partir das relações de afastamento e proximidade. 2024 (Congresso)
    • SANTOS, T. S. . Literatura, ensino e controle: as representações das culturas populares e os limites estabelecidos pelas instituições. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. . O percurso formativo da escritora em Casa de Alvenaria de Carolina Maria de Jesus. 2024 (Seminário)
    • SANTOS, T. S. . Carolina Maria de Jesus: leitura e formação de escritoras.. 2023 (Seminário)
    • SANTOS, T. S. . Casa de Alvenaria de Carolina Maria de Jesus e a formação de novas escritoras. 2023 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. ; OLLA, S. R. . Algumas reflexões sobre o processo de dupla-titulação. 2023 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Literatura e o direito à opacidade. 2023 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . Carolina Maria de Jesus: retratos do nosso mundo. 2022 (Conferência)
    • SANTOS, T. S. . Acciones para la enseñanza de la lengua española en el Estado de Mato Grosso. 2022 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . ?Manifiesta no saber firmar, nacido: 31 de diciembre'de Estercilia Simanca Pushaina - O nome próprio como território. 2022 (Simposio)
    • SANTOS, T. S. ; NASCIMENTO, I. S. ; LIMA, F. B. . Três pontos de conversa sobre a formação do leitor em língua espanhola. 2022 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . Quem são as escritoras?. 2022 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . O relato autobiográfico de Dom Pedro Casaldáliga: escrita e resistência. . 2022 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . 'Da favela para o mundo das letras': estereótipos da escritora Carolina Maria de Jesus na revista 'O Cruzeiro'. 2021 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . As representações da escritora Carolina Maria de Jesus no discurso jornalístico.. 2021 (Conferência)
    • SANTOS, T. S. . Ensino de língua portuguesa - caminhos a partir da literatura. 2019 (Simposio)
    • SANTOS, T. S. . La enseñanza de literatura y los procesos de gramatización: representaciones (im)posibles. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Literatura e ensino de língua espanhola - a construção de algumas imagens. 2019 (Congresso)
    • SANTOS, T. S. . Os corpos e as cidades - ensino de literatura e a construção da imagem do escritor. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Literatura, ensino e controle: as representações das culturas populares e os limites estabelecidos pelas instituições.. 2019 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . O corpo das mulheres: leitura, escrita e mudança. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, T. S. . Ensino de literatura - desafios e práticas no PIBID Interdisciplinar de Alto Araguaia. 2018 (Conferência)
    • SANTOS, T. S. . Dom Pedro Casaldáliga e a representação dos contrastes sociais na região de São Félix do Araguaia - MT. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . A dupla-titulação na FEUSP. 2018 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. ; DIAS, M. ; MESQUITA, A. C. . Ler e escrever na América Latina. 2020 (Simposio)
    • SANTOS, T. S. . La investigación de los estudiantes: caminos desarrollados en Brasil por las experiencias en el FALE (Fórum Acadêmico de Letras) y PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência). 2018 (Conferência)
    • SANTOS, T. S. . El cuerpo desnudo - Quarto de despejo - diario de uma favelada (1960) de Carolina Maria de Jesus y las reacciones a partir de las tareas de lectura/escritura. 2017 (Conferência)
    • SANTOS, T. S. . Espanhol ? língua e cultura: atividades de cooperação entre USP/UNEMAT/UNTUMBES. 2017 (Seminário)
    • SANTOS, T. S. . Possíveis encontros - os espaços da literatura nas aulas de língua estrangeira. 2017 (Seminário)
    • SANTOS, T. S. . Passado e Presente: as diversas formas de voltar para casa de Alejandro Zambra. 2016 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Possíveis encontros - os espaços da literatura nas aulas de língua estrangeira. 2015 (Congresso)
    • SANTOS, T. S. . Procesos de la escritura académica: multiples lecturas. 2015 (Conferência)
    • SANTOS, T. S. ; OLLA, S. R. . Olhar para a América Latina: línguas, projetos e práticas. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Investigación en lectura y escritura en la graduación. 2014 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . Lectura e interculturalidad. 2014 (Seminário)
    • SANTOS, T. S. . A reconstrução do passado: processos de escrita em Infância de Graciliano Ramos e Cuadernos de Infancia. 2014 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . O dispêndio dos bens para a composição da narrativa - A representação da criança em Cuadernos de Infancia de Norah Lange. 2012 (Congresso)
    • SANTOS, T. S. . Um novo modo de narrar - Apontamentos acerca da obra Cuadernos de Infancia de Norah Lange. 2011 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . As marcas do espaço na constituição da narrativa autobiográfica de infância. 2010 (Congresso)
    • SANTOS, T. S. . O relato da primeira viagem - um aspecto determinante para a construção da subjetividade em El archipiélago de Victoria Ocampo. 2010 (Outra)
    • SANTOS, T. S. . A manipulação discursiva dentre as várias línguas que falamos: ensinar e aprender a partir das disputas políticas. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . A fotografia e a representação de escritores - corpos inscritos no jornal. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Resposta a Paulo Freire - possíveis diálogos sobre a trajetória das mulheres na ciência. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Corpo e literatura: desigualdade social e representação. 2020 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Corporalidade e leitura. 2008 (Comunicacao)
    • SANTOS, T. S. . Como eu escrevo. 2021
    • SANTOS, T. S. . Palavra Literária. 2023
    • SANTOS, T. S. . Como eu escrevo. 2019
    • SANTOS, T. S. ; RIBEIRO, M. ; BATISTA, A. S. . A formação do pesquisador, da graduação à pós-graduação. 2021
    • SANTOS, T. S. ; FIORUSSI, A. ; SIMÕES, Adriana M. ; VENTURI, C. ; Checchia, C. ; Pereira, F. ; Castaldo, Isabel C. ; Tallei, J. . I Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP. 2010 ()
    • SANTOS, T. S. ; FRANCINI, A. C. M. ; BRIANEZI, D. I. ; MOREIRA, G. ; SANTOS, E. N. ; TALLEI, J. ; QUEIROZ, M. F. ; MARTINS, V. . II Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da USP. 2011 (UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO)
    • SANTOS, T. S. ; PRIA, A. D. ; BRANDAO, A. C. L. ; SOUZA, S. R. . XV Semana de Letras. 2014 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; Fernandes, Gilmar Martins de ; SOUZA, S. R. . XVI SEMANA DE LETRAS E I ENCONTRO DE ESPANHOL (LÍNGUA E CULTURA). 2015 (UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO (UNEMAT))
    • SANTOS, T. S. ; TOMANIN, C. R. ; COSTA, M. B. ; SOUZA, S. R. . XVII Semana de Letras e II Encontro de Espanhol (Os desafios do ensino). 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. . I SEMANA PEDAGÓGICA - LEITURAS. 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; DANTAS, L. E. P. B. T. ; BARZOTTO, V. H. ; MORES, M. A. M. ; ESPASIANI, J. ; LOPEZ, J. M. V. . II Colóquio Corpo e Escrita. 2018 (Universidade de São Paulo (USP))
    • SANTOS, T. S. ; BARZOTTO, V. H. ; MENA, T. ; SILVA JUNIOR, J. R. ; CARVALHO, G. . Primer Seminario de Evaluación, Discurso y Cultura. 2018 (Universidad Nacional del Altiplano Puno)
    • BARZOTTO, V. H. ; OLLA, S. R. ; FORSTER, L. G. ; FREITAS, M. ; COSTA, L. S. ; SANTOS, T. S. . XIX Seminário de Metodologia de Ensino de Língua Portuguesa "Ensinar e aprender...entre todas as línguas que falamos". 2020 (Universidade de São Paulo)
    • SANTOS, T. S. ; RAMOS, I. N. A. ; SOUZA, S. R. . I Jornada de Estudos Literários em Rondonópolis - Um tributo a Dom Pedro Casaldáliga. 2022 (UNEMAT)
    • SANTOS, T. S. ; POLASTRINI, L. F. ; TERLIZZI, S. . III Encontro de Espanhol - ensino e aprendizagem de línguas em Mato Grosso - Rondonópolis. 2022 (UNEMAT)
    • SANTOS, T. S. ; POLASTRINI, L. F. ; TERLIZZI, S. . III Encontro de Espanhol - ensino e aprendizagem de línguas em Mato Grosso (Alto Araguaia). 2022 (UNEMAT)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; POLASTRINI, L. F. ; CORREIA, M. P. S. A. ; SANTOS, A. M. ; MAIA, T. M. S. ; ALMEIDA, A. M. S. ; GODOY, A. D. F. . IV Encontro de Espanhol - Línguas e literaturas indígenas na América Latina. 2023 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; ANDRADE, F. S. ; POLASTRINI, L. F. . Jornada de Estudos de Linguagem e Práticas de Ensino. 2023 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; SOUZA, M. I. . XXV Semana de Letras - Linguagem, cultura e ensino: desafios e perspectivas no contexto (pós) pandêmico. 2023 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; ANDRADE, F. S. . I Colóquio Letras e Humanidades - Fronteiras e Estratificações do Discurso. 2023 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; ANDRADE, F. S. . Mostra de trabalhos - Iniciação Científica, PIBID e FOCCO. 2023 (UNEMAT)
    • SANTOS, T. S. ; ANDRADE, F. S. ; SOUZA, S. R. . Apontamentos sobre alfabetização (aula inaugural dos cursos de Pedagogia e Letrras Rondonópilis, Letras Jaciara ). 2024 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; ANDRADE, F. S. . II Semana Pedagógica: reflexões sobre projetos de ensino e práticas da lei 10639/03. 2024 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; ANDRADE, F. S. . II Jornada de Estudos de Linguagem e Práticas de Ensino (JELPE): Questões étnico-raciais nos exercícios de linguagem - Não há sol, há sóis. 2024 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. ; ANDRADE, F. S. . V Encontro de Espanhol - vozes afro-latino-americanas. 2024 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. . Espanhol Básico 1. 2022 (UNEMAT)
    • SANTOS, T. S. . ESPANHOL 1. 2015 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. . ESPANHOL 1. 2015 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, E. J. F. . ESPANHOL 1. 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. . ESPANHOL 1. 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, E. J. F. . ESPANHOL 2. 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. . ESPANHOL 2. 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. . ESPANHOL BÁSICO. 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. ; MORAIS, J. S. . ESPANHOL 1. 2017 ()
    • SANTOS, T. S. . ESPANHOL BÁSICO. 2017 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. . LÍNGUA PORTUGUESA. 2017 (UNIVERSIDAD NACIONAL DE TUMBES)
    • SANTOS, T. S. . Práticas de leitura. 2016 (Universidade do Estado de Mato Grosso)
    • SANTOS, T. S. . Espanhol Básico. 2023 ()
  • Projetos de Pesquisa: 18
    • Nome do projeto: GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA PRODUÇÃO ESCRITA E PSICANÁLISE GEPPEP (2019 - 2021
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, T. S. , BARZOTTO, V. H. , RIOLFI, C. R. .
      Descrição: Criado em 2004, o Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise, GEPPEP, está sediado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - USP, onde reuniões quinzenais são realizadas. Conta com diversos pesquisadores entre estudantes de graduação, estudantes de pós-graduação, professores do ensino básico e do ensino superior, sob a coordenação dos Professores Claudia Rosa Riolfi e Valdir Heitor Barzotto. Sua missão é produzir conhecimento a respeito da leitura e da escrita de relevância inclusive para a Universidade. Preocupa-se com as questões de aprendizado, com foco na superação dos impasses na leitura e na escrita. O conhecimento está associado a uma preocupação política com a realização de reflexões que se sustentem na prática de ensino, gerando produtos de pesquisa, extensão e de cultura. É instância de formação para alunos e docentes, bem como lócus de troca para colegas interessados em temas afins
    • Nome do projeto: A literatura para ler a sociedade (Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP) (2020 - 2021
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, T. S. , RIOLFI, C. R. , COSTA, L. S. , RODRIGUES, A. L. G. , MANCINI, R. S. , Costa, Raquel .
      Descrição: Objetiva investigar a medida em que o contato com a polissemia e polifonia do texto literário pode propiciar, por parte do leitor, maior engajamento na luta contra as desigualdades econômicas, sociais e culturais na sociedade brasileira, dando ênfase às questões étnicas e raciais.
    • Nome do projeto: Discursos científicos e governamentais (Grupo de Estudos e Pesquisa Produção Escrita e Psicanálise - GEPPEP) (2019 - 2020
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, T. S. , BARZOTTO, V. H. , KOSI, E. , ANDRADE, N. P. , ALMEIDA, S. R. O. P. , NASCIMENTO, A. S. M. .
      Descrição: Investiga a medida em que medida a produção acadêmica e os discursos oficiais a respeito de práticas educativas envolvendo migrantes, imigrantes, refugiados, quilombolas, integrantes de comunidades rurais e assemelhados incluem a necessidade de preservar a diversidade linguística em sala de aula, incorporando as variedades das populações inicialmente à margem.
    • Nome do projeto: Sendas: grupo de leitura no presídio de Alto Araguaia (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, T. S. , COSTA, M. B. , SOUZA, S. R. .
      Descrição: O projeto Sendas promove atividades de leitura de textos literários (contos e poesias) junto aos detentos do presidio de Alto Araguaia. A proposta é incluir a literatura ente atividades sistemáticas da instituição de detenção, promovendo a reflexão e a discussão de temas sociais e melhora nos níveis de escolaridade
    • Nome do projeto: Pedro Casaldáliga: Signos e significados na poesia e luta pela terra (2014 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, T. S. , SOUZA, S. R. .
      Descrição: A obra de Pedro Casaldáliga é tomada pelo aspecto religioso e pelo engajamento social, traços verificáveis ao longo de sua obra e bastante estudados. Esta pesquisa, porém, além de retomar esses aspectos de sua obra, assuntos inevitáveis, pretende desenvolver um estudo teórico de algumas de suas obras: Creio na justiça e na esperança; Sonetos neobíblicos, precisamente; Ameríndia, morte e vida (com Pedro Terra); Nós, do Araguaia; Missa dos Quilombos e Orações da caminhada (com Pedro Terra), a fim de fazer um levantamento dos eventos que inspiraram alguns textos do escritor, como a questão indígena e abuso de poder por parte dos donos das terras da região de São Félix do Araguaia, verificar os signos constantes na obra de Pedro Casaldáliga e discuti-los à luz da teoria literária, bem como à luz da Filosofia e da História. A pesquisa tem como aporte metodológico a revisão bibliográfica
    • Nome do projeto: Espanhol - língua e cultura (2015 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, T. S. , COSTA, M. B. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo o ensino do idioma espanhol a partir de uma análise cultural que compreende o ensino da lingua, cultura, identidade e literatura espanhola e hispano-americana, partindo da concepção de lingua como prática social
    • Nome do projeto: PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE CÉLULAS COOPERATIVAS - FOCCO (2015 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, T. S. .
      Descrição: Programa de incentivo ao protagonismo estudantil buscando estimular a permanência e aprovação nos cursos de graduação
    • Nome do projeto: PROGRAMA DE INCENTIVO À DOCÊNCIA - PIBID (2015 - 2018
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, T. S. , SOUZA, S. R. .
      Descrição: O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino. Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola. (http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid)
    • Nome do projeto: O lugar das literaturas de língua espanhola nos livros didáticos do ensino médio (2017 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, T. S. , COSTA, M. B. , POLASTRINI, L. F. .
      Descrição: Este projeto propõe a análise de livros didáticos de língua espanhola para tentar responder as seguintes questões: qual o lugar do ensino das literaturas, espanhola e hispano-americana, nas aulas de língua estrangeira? O livro de didático promove momentos para o ensino das literaturas? Como são desenvolvidas estas atividades nos livros analisados (qual o tipo de abordagem)? A partir das análises buscaremos também a elaboração de atividades que incentivem o ensino de literatura nas aulas de língua espanhola
    • Nome do projeto: Biblioteca Viva (2022 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, T. S. , SOUZA, S. R. , ANDRADE, F. S. .
      Descrição: Biblioteca Viva trata-se de um projeto de promoção de leitura, desenvolvido em parceria com a Biblioteca da UNEMAT no Núcleo Pedagógica de Rondonópolis. O objetivo incentivar a leitura e estimular o contato com os livros literários, a partir da criação de um ambiente de interação entre a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Letras e a comunidade da Escola Estadual Professora Stela Maris Valeriano da Silva, que provisoriamente acolhe as atividades do Núcleo Pedagógico de Rondonópolis. Com uma programação voltada as Séries Iniciais do Ensino Fundamental, são realizadas neste ambiente atividades relacionadas à literatura: contação de histórias, exercícios de poesia, atividades lúdicas com motivos literários, exposições, cursos, cada atividade com um planejamento específico.
    • Nome do projeto: O registro das memórias como instrumento de ação: literatura e resistência (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, T. S. .
      Descrição: A pesquisa: O registro das memórias como instrumento de ação: literatura e resistência parte da reflexão apontada por Lejeune (2008) de que o diário é um instrumento de ação, para apontar as potencialidades deste tipo de escrita. Buscaremos responder as seguintes questões: como o texto memorialístico pode romper antigos tabus acerca de quem pode ser escritor em nossa sociedade? Qual a importância do diário para o escritor? Como ocorre o registro do processo de escrita frente aos acontecimentos do cotidiano relatado nestes tipos de texto?
    • Nome do projeto: As representações da mulher indígena nas obras Meu lugar no mundo de Sulami Kati e Por los vales de la arena dorada de Estercilia Simanca Pushaina. (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, T. S. , POLASTRINI, L. F. , CORREIA, M. P. S. A. .
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos Interdisciplinares em Língua, Literaturas e Culturas de Língua Espanhola (GELCLE) (2022 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, T. S. , POLASTRINI, L. F. .
    • Nome do projeto: Espanhol - comunidade (2023 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SANTOS, T. S. , SOUZA, S. R. , POLASTRINI, L. F. .
      Descrição: O projeto de extensão "Espanhol - comunidade" está integrado ao Cellos (Centro de Línguas, Linguagens e Observatório Social) e tem como objetivo o ensino da língua espanhola a partir de uma análise cultural que compreende o ensino da cultura e literatura hispano-americana, partindo da concepção de língua como prática social. Neste projeto, são oferecidos cursos de língua espanhola (na modalidade online ou presencial); uma forma de realizar a integração entre a universidade e os moradores da cidade e região (e também para outros estados do país na modalidade online). Está integrado ao projeto Encontro de Espanhol (evento anual realizado desde o ano de 2015). A partir de outras demandas que surgirem na comunidade, poderão ser oferecidos cursos de literatura e outros aspectos culturais relacionados ao universo hispânico.
    • Nome do projeto: Cultura popular e literatura infantil: diálogos, territórios e fronteiras (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, T. S. , SOUZA, S. R. , ANDRADE, F. S. .
      Descrição: O projeto Cultura popular e literatura infantil: diálogos, territórios e fronteiras foi proposto com o objetivo de investigar as formas verbais das tradições populares que foram tomadas pela linguagem da literatura destinada às crianças. O objetivo da pesquisa foi constituir um traçado crítico-teórico que demonstre que as aproximações e os distanciamentos entre a linguagem que caracteriza os conteúdos do grande repertório da tradição popular (adivinhas, lendas, parlendas, contos, ditados etc.) e a linguagem da literatura infantil e juvenil pode ter motivos histórico-sociais. A investigação parte da hipótese de que as aproximações se deram por uma coincidência: ao mesmo período em que se reconhecia a infância como uma fase específica, com necessidades e particularidades distintas da vida adulta, surgia um grande pelas culturas identitárias dos povos, em suas mais profundas tradições. A pesquisa pretende empreender estudos que contemplem a poesia e a narrativa, mas essa meta está longe de ser concluída. A partir desses marcos, a pesquisa Cultura popular e literatura infantil: diálogos, territórios e fronteiras tratou de aprofundar o debate com estudos críticos e teóricos, a partir dos quais se pode levantar algumas questões relativas às tradições orais, como Formas Simples e como Formas Artísticas, bem como aos gêneros oriundos da cultura popular e outros aspectos estruturais de narrativas; a pesquisa ainda levanta ponderações a respeito dos conteúdos simbólicos sub-reptícios às Formas Simples.
    • Nome do projeto: Programa Formação de Células Cooperativas de Aprendizagem - FOCCO (2023 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, T. S. , SOUZA, S. R. .
      Descrição: Programa de incentivo ao protagonismo estudantil por meio da formação de grupos de estudo, buscando estimular a permanência e aprovação nos cursos de graduação
    • Nome do projeto: Literatura e ancestralidade: vozes indígenas e africanas (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SANTOS, T. S. , SOUZA, S. R. , ANDRADE, F. S. .
      Descrição: O projeto Literatura, criança e ancestralidade: vozes indígenas e africanas foi proposto com o objetivo de ampliar as discussões a respeito das contribuições que os povos indígenas e os povos de origem africana deram ao grande acervo literário brasileiro, mas que, por muito tempo foram obnubiladas pela literatura dos colonizadores europeus. Com este propósito, o projeto se desenvolveu até aqui a partir de algumas questões: de que forma é possível discutir as ancestralidades a partir da literatura infantil? Como as vozes indígenas e afro-descendentes aparecem na literatura destinada às crianças. A partir desses marcos, a pesquisa Literatura, criança e ancestralidade: vozes indígenas e africanas tratou de aprofundar o debate com estudos críticos e teóricos, a partir dos quais se pode levantar algumas questões relativas à teoria literária, tais como gênero literário e outros aspectos estruturais de narrativas, bem como levantou importantes questões relativas ao histórico silenciamento dos povos indígenas e afrodescendentes no Brasil. Para estabelecer diálogos consistentes entre estudos críticos e teóricos, algumas obras infantis, com narrativas oriundas dos povos indígenas e outras oriundas dos povos africanos, foram selecionadas para leituras, análises e verificação de conceitos.
    • Nome do projeto: NUEPE - Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão "Edileusa Gimenes Moralis". (2024 Atual)
      Natureza: Outra
      Integrantes: SANTOS, T. S. , SOUZA, S. R. , ANDRADE, F. S. , FERREIRA FILHO, B. R. .
    • SANTOS, T. S. . La escritura académica: caminos a partir de las lecturas. 2017 - Oficina
    • SANTOS, T. S. . Cómo empezar: propuestas de trabajo con la escritura. 2015 - Oficina
    • SANTOS, T. S. . Bienvenidos: propuestas de actividades para las primeras clases de español. 2015 - Oficina
    • SANTOS, T. S. ; CAMPOS, S. F. . La escritura de diarios de campo y la investigación de las prácticas de enseñaza pública: profesores y alumnos de grado. 2015 - Oficina
    • SANTOS, T. S. . Reflexiones acerca de la evaluación en Brasil. 2018 - Oficina
    • SANTOS, T. S. . Arte e escrita: propostas para as aulas de língua portuguesa. 2019 - Oficina
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. . Comissão especial, responsável pelo exame de proficiência em línguas estrangeiras inerente ao edital 001/2023 CELLOS, campus universitário de Alto Araguaia. 2023 - Elaboração de exame de proficiência em espanhol
    • SANTOS, T. S. . Taller de conversación en español. 2024 - Oficina
    • SANTOS, T. S. . Projetos de leitura na escola: perspectivas a partir da lei 10639/03. 2024 - Oficina
    • SANTOS, T. S. ; SOUZA, S. R. . Comissão especial, responsável pelo exame de proficiência em línguas estrangeiras inerente ao edital 001/2023 CELLOS, campus universitário de Alto Araguaia. 2024. (Elaboração de exame de proficiência).. 2024 - Elaboração de exame de proficiência em espanhol
    • MELO, G. C. V. ; SANTOS, T. S. . A interseccionalidade de gênero, raça e classe social nos estudos críticos da Literatura e da Linguística Aplicada: diálogos possíveis. 2024 - Mediadora de palestra
    • Graduacao:
      • Curso: Pedagogia
        Nome da Instituição: Claretiano Centro Universitário
        Ano de conclusão: 2019
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2007
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Gama Filho
        Ano de conclusão: 2010
    • Prefeitura Municipal de Várzea Paulista:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2014 ).
        Outras informações: Professora de Educação Básica
    • Serviço Social da Indústria:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de língua espanhola
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2011 ).
        Outras informações: Estágio supervisionado do PAE, junto à disciplina "Literatura Hispanoamericana: romanticismo y modernismo", ministrada pela Profa. Dra. Adriana Kanzepolsky
        Outras informações: Estágio docente (PAE)
    • Secretaria do Estado da Educação:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de Língua Espanhola
    • Universidade do Estado de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
    • Entrecaminos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - 2019 ).
    • ABEHACHE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - 2020 ).
    • Revista Norteamentos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • NJINGA e SEPÉ: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
    • Universidade Nacional de Tumbes:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - 2017 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa
    • Universidade Santos Cirilo e Metódio de Veliko Tarnovo:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Professora de Literatura hispano-americana
    • Universidade Federal de Rondonópolis:
      • Tipo de vínculo: Livre (2024 - Atual ).
        Outras informações: Professora Colaboradora PPGEdu