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Taís Araujo

    • Possui graduação em História (2011), Mestrado em História Social (2015) e Doutorado em Filosofia da Educação (2021) pela Universidade de São Paulo e licenciatura em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano (2022). Tem experiência de pesquisa na área de Filosofia da Educação, História Intelectual e História da Educação. Entre 2015 e 2023 lecionou nos cursos de Licenciatura em História e em Pedagogia no Centro Universitário Sumaré, no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná e no Centro de Integração de Educação de Jovens e Adultos - CIEJA PERUS (Prefeitura de São Paulo). Atualmente é docente efetiva do Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da Universidade de São Paulo.

       

      Links:    

    • ARAÚJO, Taís . Os efeitos de Maio de 68 na trajetória de Jacques Rancière: a dicotomia althusseriana entre ciência e ideologia colocada em xeque PRÓ-POSIÇÕES (UNICAMP. ONLINE) , v. 35 , p. 1 - 22 , 2024. ISSN: 19806248.
    • ARAÚJO, T. . La educación como práctica de la democracia: Paulo Freire antes del golpe cívico-militar de 1964 en Brasil Revista Del IICE , v. 1 , p. 121 - 135 , 2020. ISSN: 24515434.
    • ARAÚJO, T. . Paulo Freire: filósofo, militante, educador Revista Angelus Novus , v. 1 , p. 65 - 77 , 2012. ISSN: 21795487.
    • ARAÚJO, T. . Reflexões possíveis sobre a relação entre educação e política a partir de O mestre ignorante. Jacques Rancière e a escola: educação, política e emancipação, v. 1, p. 273 - 286, 2022.
    • ARAÚJO, T. . Jacques Rancière e Michel Fabre: o Iluminismo entre explicação e emancipação. Pensar a educação em um mundo problemático: o olhar da filosofia, v. 1, p. 203 - 213, 2021.
    • ARAÚJO, T. ; COSTA, C. T. . Imigração e direitos humanos. Direitos humanos: diferentes cenários, novas perspectivas, v. 1, p. 49 - 70, 2012.
    • ARAÚJO, T. . Por uma escola pública solidária. A escola está em crise no mundo contemporâneo? estudos de história local e cidadania, v. 1, p. 131 - 139, 2010.
    • ARAÚJO, T. . O multiculturalismo nos espaços escolares: cidadania e democracia. A escola está em crise no mundo contemporâneo? estudos de história local e cidadania, v. 1, p. 129 - 131, 2010.
  • Trabalhos em Anais: 5
    • ARAÚJO, T. . Jacques Rancière: a política como desentendimento. In: IV Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP: Impasses da Racionalidade , 2019 , São Paulo. IV Encontro de Pós-Graduação em Filosofia da USP: Impasses da Racionalidade. : , 2019.
    • ARAÚJO, T. . O princípio da igualdade de inteligências e uma emancipação possível: a relação entre filosofia e história no pensamento de Jacques Rancière. In: IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação , 2018 , Rio de Janeiro. IX Colóquio Internacional de Filosofia e Educação Filosofia e educação em errância: inventar escola, infâncias do pensar. : , 2018.
    • ARAÚJO, T. . Educação popular, cultura e libertação: Educação e política nos movimentos sociais a partir da experiência de Paulo Freire entre 1960 e 1964.. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire: Educação como prática de liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire , 2013 , Recife. Anais do VIII Colóquio Internacional Paulo Freire. : , 2013.
    • ARAÚJO, T. . Paulo Freire na interface entre educação e política: Considerações sobre movimentos culturais e mobilização social (1960-1964). In: XXVII Simpósio Nacional de História: conhecimento histórico e diálogo social , 2013 , Natal. Anais eletrônicos: trabalhos apresentados nos simpósios temáticos. : , 2013.
    • ARAÚJO, T. . História, sujeito e consciência de classe: Paulo Freire na interface entre teoria e prática. In: VII Semana de História Política IV Seminário Nacional de História , 2012 , Rio de Janeiro. Anais da ... Semana de História Política, ... Seminário Nacional de História (Cd-Rom). Rio de Janeiro : UERJ, 2012. p. 05 - 1897.
    • ARAÚJO, T. . Jacques Rancière e o Ódio à democracia. 2023 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Ciência versus ideologia: a crítica de Jacques Rancière a Louis Althusser e sua relação com a Filosofia da Educação. 2022 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Paulo Freire: entre o nacional popular e o existencialismo cristão. 2021 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . 100 anos de Paulo Freire: um legado de amorosidade e esperança na educação. 2021 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Movimentos Populares e Desenvolvimentismo nos anos 1960. 2018 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . 68: Atualização do Direito à Cidade e Contracultura no Brasil. 2018 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Vanguardas artísticas na Rússia pré-Revolução. 2017 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Um estudo sobre Intelectuais e História Política. 2017 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Oficina de fontes - análise do curta metragem MASP Movie. 2016 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Formação de professores: intersecção entre teoria e prática?. 2016 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Centenário de Paulo Freire. 2021 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Perspectivas Culturais no Debate sobre a Constituição do Currículo Escolar. 2020 (Conferência)
    • ARAÚJO, T. . Reflexões possíveis sobre a relação entre educação e política, a partir de O mestre ignorante. 2021 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Jacques Rancière e Michel Fabre: O Iluminismo entre explicação e emancipação. 2019 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Jacques Rancière: a política como desentendimento. 2019 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Desentendimento e tempo livre: contribuições de Jacques Rancière para as reflexões sobre a escola. 2020 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . O princípio da igualdade de inteligências e uma emancipação possível: a relação entre filosofia e história no pensamento de Jacques Rancière. 2018 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Educação popular, cultura e libertação: Educação e política nos movimentos sociais a partir da experiência de Paulo Freire entre 1960 e 1964.. 2013 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Paulo Freire na interface entre educação e política: Considerações sobre movimentos culturais e mobilização social (1960-1964). 2013 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Paulo Freire e a Teologia da Libertação: a valorização dos sujeitos históricos. 2012 (Simposio)
    • ARAÚJO, T. . ?História, sujeito e consciência de classe: o fazer-se da classe operária em E.P. Thompson à luz do pensamento e da prática de Paulo Freire em Pedagogia do Oprimido?. 2012 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . História, Sujeito e Consciência de classe: Paulo Freire na interface entre teoria e prática. 2012 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . História, Sujeito e Consciência de classe: Paulo Freire na interface entre teoria e prática. 2012 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . História, Sujeito e Consciência de Classe: Uma análise comparada entre as obras: Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e A Formação da Classe Operária Inglesa de E.P. Thompson.. 2010 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . História, Sujeito e Consciência de Classe: Uma análise comparada entre as obras: Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e A Formação da Classe Operária Inglesa de E.P. Thompson.. 2010 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Relatório de Atividades do Grupo de Estudos Arte e Cultura em Tempos de Ditadura. 2009 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Teoria e prática em Paulo Freire e E. P. Thompson. 2009 (Comunicacao)
    • ARAÚJO, T. . Nascimento de Paulo Freire: Patrono da Educação Brasileira, o educador se destacou por defender uma educação crítica e popular. 2022 Site
    • CLARO, Silene F. ; MEDEIROS, Elton O. S. ; SILVA, E. P. ; ARAÚJO, T. ; BARBOSA, M. T. . IV Semana Acadêmica de História da Faculdade Sumaré. 2016 (Faculdade Sumaré)
    • Nome do projeto: Educação, igualdade e emancipação no pensamento de Jacques Rancière (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, T. , CARVALHO, J. S. F. , WAKS, J. T. , SOARES, A. P. , LEITE, T. C. .
      Descrição: A obra do pensador Jacques Rancière tornou-se uma referência entre os estudiosos da filosofia da educação a partir da publicação, na década de oitenta, da obra O Mestre Ignorante. Nela o pensador franco-argelino narra a "aventura intelectual" de J. Jacotot, revolucionário e pedagogo francês do século XIX, a fim de pôr em questão a forma pela qual se tem pensado os vínculos entre educação, igualdade e emancipação. Um dos problemas que emerge de sua leitura, como decorrência do estilo de sua narrativa, é a dificuldade em distinguir entre as perspectivas de Jacotot e Rancière no que concerne ao significado político e social da instituição de um tempo e um espaço escolar. A fim de iluminar alguns elementos desse problema, o Grupo de Estudos em Educação e Pensamento Contemporâneo escolheu como objeto de suas pesquisas para 2019 a leitura e a tradução comentada do texto École, production, égalité, publicado por Rancière dois anos depois da primeira edição de O Mestre Ignorante. Nessa obra, assim como em passagens de seus escritos políticos - notadamente em O ódio à democracia e Nas margens do político - Rancière põe em evidência suas reflexões acerca da peculiaridade pela qual a forma-escola atualiza o princípio da igualdade e abre espaço para sua verificação. O que se pretende com esses estudos é fomentar a produção e o debate acerca das potenciais contribuições do pensamento político da Rancière para a renovação das reflexões clássicas acerca dos vínculos entre a educação escolar, a igualdade e a emancipação..Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
    • Nome do projeto: A construção histórica dos Direitos: uma produção de materiais de ensino (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, T. , CARDOSO, M. .
      Descrição: Trata-se de um projeto de Extensão Universitária de reflexões teóricas e produção de materiais de ensino para Educação Básica, pautado na problemática dos Direitos civis, políticos e sociais. A equipe tem por finalidade construir uma série de livros e materiais em mídias digitais em linguagem adequada para professores de Ciências Humanas e seus alunos.
    • Nome do projeto: Marxismo e cultura: fundamentos teóricos e análise de obra (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, T. , CARDOSO, M. .
      Descrição: Descrição: A pesquisa pretende analisar a formação, no campo marxista, de uma tradição de estudos sobre cultura e arte a partir do início do século XX com a publicação do livro de Georg Luckas, "A Teoria do Romance", em 1919. Trata-se de uma pesquisa coletiva que procura sistematizar posições teóricas e fundamentos metodológicos que contribuam para a interpretação da produção artística no mundo contemporâneo.
    • Nome do projeto: A docência compartilhada na EJA: formação de professores e philia (2023 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: ARAÚJO, T. .
      Descrição: Este projeto de pesquisa visa refletir sobre a prática da docência compartilhada aliada à noção de philia como modo potente de contribuir para a formação de professores na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa análise tem por consequência o intuito de compreender as relações de vínculo afetivas tecidas entre estudantes de EJA e os objetos culturais a que têm acesso por meio da sua trajetória escolar bem como as relações enredadas entre docentes e estudantes, com foco na atuação coletiva dos docentes em situação de docência compartilhada, partilha de saberes sobre o cotidiano escolar. Tem-se como projeção analisar a bibliografia existente a respeito da docência na EJA, sobretudo o estado atual da pesquisa a respeito dessa modalidade da educação básica, aprofundar o conceito de docência compartilhada e de philia, além de produzir dados provenientes da rede municipal de Curitiba sobre a atuação pedagógica de professores e estagiários da EJA na cidade, com foco na alfabetização.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: História, Sujeito, e Consciência de Classe - uma análise comparada entre as obras: Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire e A Formação da Classe Operária Inglesa de E.P. Thompson
        Ano de conclusão: 2011
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Educação
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2021
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Colégio Zanini:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professora de Geografia e História
    • Arquivo Público do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Estagiária no setor do DEOPS
    • Faculdade Sumaré:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
    • Prefeitura Municipal de Taboão da Serra:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Professora de História
    • Instituto Educacional Beit Yakov:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professora de Geografia
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2018 - 2023 ).
        Outras informações: Professora de História Fundamental II e Médio
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Professora Adjunta A