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Adriana de Oliveira Silva

    • Mestre e doutora em antropologia social pela Universidade de São Paulo e jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Atualmente desenvolve a pesquisa de pós-doc Fotolivros negros: ontologia combativa na construção de visualidades negras como ação afirmativa no Diversitas Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias Conflitos, sediado na FFLCH/USP com bolsa da Pró-Reitora de Inclusão e Pertencimento da USP para pesquisadores negros. Autora da tese de doutorado Galeria Senzala: a (im)pertinência da presença negra nas artes no Brasil (FFLCH-USP, 2018) e do livro Caminhos do Divino: festa e cultura popular em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha (Melhoramentos, 2013), e diretora do documentário Sem folia nóis não fica (Lisa-DA-USP/Anthares, 2014). Coorganizadora do livro Bixiga em Artes e Ofícios (CPC/Edusp, 2014). Membra do Napedra, Núcleo de Antropologia da Performance e do Drama (DA-USP). Consultora na área de impacto ambiental. Idealizadora da série Saudades da Floresta, fotolivros autobiográficos com comunidades quilombolas do Pará.

       

      Links:    

    • SILVA, Adriana de Oliveira . Saudades da floresta: memórias de vida e luta da comunidade quilombola São Sebastião do Burajuba. São Paulo : Escuta do Tempo, 2021 . 152p. ISBN: 9786500260939.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Saudades da Floresta: memórias de vida e luta da comunidade quilombola Boa Vista/Cupuaçu. São Paulo : Escuta do Tempo, 2021 . 152p. ISBN: 9786500260946.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Caminhos do Divino: festa e cultura popular em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha. São Paulo : Melhoramentos, 2013 . 168p. ISBN: 9788506071878.
    • SILVA, Adriana de Oliveira ; Rose Satiko Gitarana Hikiji . Um Bixiga tecido a muitas mãos. Bixiga em artes e ofícios, v. 4, p. 15 - 24, 2014.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . O outro e a página: desafios da observação e da escrita com artistas-artesãos no Bixiga. Bixiga em artes e ofícios, v. 4, p. 43 - 62, 2014.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . A seriedade humana (e divina) do giro da Folia do Divino em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha. Antropologia e performance: ensaios Napedra, v. 1, p. 187 - 202, 2013.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Entre o arcaísmo escravista e a modernidade burguesa: o retrato da família oitocentista no Brasil . História Viva , São Paulo , 01 dez. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . A história das irmandades que se reuniam para garantir uma boa morte a seus membros nas Minas Gerais do século XVIII . História Viva , São Paulo , 01 nov. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . As tensões políticas do Segundo Reinado segundo a obra de Machado de Assis . História Viva , São Paulo , 01 out. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Uma análise da Coleção Documentos Brasileiros e as transformações da historiografia nacional . HIstória Viva , São Paulo , 01 set. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Uma análise da Festa do Divino a partir do conceito de montagem eisensteiniana . HIstória Viva , São Paulo , 01 ago. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Euclides da Cunha e a Revolução Francesa . HIstória Viva , São Paulo , 01 jul. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . A modernidade e a tradição na obra de Dostoievski . História Viva , São Paulo , 01 jun. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Pesquisa examina legado da viagem de Debret ao Brasil . História Viva , São Paulo , 01 mai. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Pesquisa esmiúça a grande obra de Sérgio Buarque de Hollanda . História Viva , São Paulo , 01 abr. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Autora analisa o uso e a recepção do cinema na disseminação do anticomunismo . História Viva , São Paulo , 01 mar. 2007.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . O corpo santo: a bandeira do Divino Espírito Santo. In: Encontro Internacional de Antropologia e Performance , 2012 , São Paulo. Encontro Internacional de Antropologia e Performance. São Paulo : Napedra/FFLCH-USP e IA-Unicamp, 2011. p. 1 - 408.
    • CARVALHO, Josué ; LUDWIG, Rodrigo ; SILVA, Adriana de Oliveira . Literatura indígena entre a oralidade e a escrita: a honra de uma memória que não pretende se deixar dissimular. In: III Encontro Paulista Questões Indígenas e Museus , 2016 , Tupã. Museus indígenas: saberes e ética, novos paradigmas em debate. São Paulo : Governo do Estado de São Paulo/Secretaria da Cultura, ACAM Portinari, MAE-USP, 2014. p. 1 - 280.
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Tempo e agência: notas sobre o conceito de representação na antropologia e no museu. In: II Encontro Paulista Questões Indígenas , 2014 , Tupã. Questões indígenas e museus: enfoque regional para um debate museológico. São Paulo : Gov Estado S.Paulo/Secretaria da Cultura, ACAM Portinari, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, 2014. p. 1 - 212.
    • HIKIJI, Rose Satiko Gitarana ; SILVA, Adriana de Oliveira . Bixiga em artes e ofícios. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo: CPC-USP , 2014 (4a. capa)
    • SIQUEIRA, Zaida ; MONTES, Maria Lucia ; SILVA, Adriana de Oliveira . A história sob a terra: achados arqueológicos na Baixada Santista. São Paulo : DPZ Produções Artísticas , 2014 (Produção Iconográfica)
    • SILVA, Adriana de Oliveira ; WALDMAN, Thaís Chang . Museu Paulista. São Paulo : Enciclopédia de Antropologia (AE) , 2016 (Verbete de Enciclopédia)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . O bazar do renascimento: da rota da seda a Michelangelo. São Paulo : Grua Livros , 2009 (Tradução)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . O grande turco: Sultão Mehmed II ? conquistador de Constantinopla e senhor de um império. São Paulo : Grua Livros , 2011 (Tradução)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Barbarossa, o almirante do sultão ? pirata e construtor de um império. São Paulo : Grua Livros , 2013 (Tradução)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Stempenyu: um romance judaico. São Paulo : Grua Livros , 2014 (Tradução)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Audie Murphy: de soldado norte-americano mais condecorado na Segunda Guerra a astro de Hollywood. São Paulo : Grua Livros , 2016 (Tradução)
    • SILVA, Adriana de Oliveira ; HIKIJI, Rose Satiko Gitarana . Um Bixiga tecido a muitas mãos. São Paulo : Editora da Universidade de São Paulo: CPC-USP , 2014 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • GRUNEWALD, Rodrigo ; SILVA, Adriana de Oliveira . Entrevista com Nelson Graburn. Porto Alegre : Horizontes Antropológicos , 2008 (Tradução)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Programa de Revitalização da Educação e da Cultura Kaingang. 2017 (Elaboracao_de_projeto)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Estudo de Componente Quilombola (EQC) da Comunidade Quilombola Brotas. 2015 (Elaboracao_de_projeto)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Ingênuo e sentimental: arte e política em Sidney Amaral e outros artistas afro-brasileiros na atualidade. 2018 (Conferência)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Heresias num museu de arte contemporânea: exposições no novo MAC-USP. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Verdades e heresias no novo MAC-USP. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Tempo e agência: notas sobre o conceito de representação na antropologia e no museu. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Ambiguidades em exposições de arte afro-brasileira na contemporaneidade: um olhar antropológico. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Banzo, revolta e amor: presença negra na cozinha e obra de dois artistas paulistanos. 2015 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Soluções diplomáticas ou a reeducação do Brasil?: o corpo negro em performance nos autorretratos de Sidney Amaral. 2016 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Caminhos do Divino: experiência e devoção popular no século XXI. 2013 (Conferência)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Os desafios da observação e escrita com artistas e artesões do Bixiga. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Sem folia nóis não fica: experiência e devoção popular no século XXI. 2014 (Conferência)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Comunicação e cultura: desafios para o século XXI. 2010 (Conferência)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Corpo santo: a bandeira do Divino. 2012 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira ; TONI, F. ; RIBEIRO, P. ; LOURENCO, A. . A seriedade humana (e divina) do giro da Folia do Divino em São Luiz do Paraitinga e Lagoinha. 2013 (Conferência)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Arte e artefato no museu. 2013 (Conferência)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . A folia do Divino: experiência e devoção em São Luís do Paraitinga e Lagoinha. 2008 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . A música na festa do Divino. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Experiência e devoção: notas sobre o giro da folia do Divino em São Luís do Paraitinga e Lagoinha. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Corpo santo: a bandeira do Divino. 2010 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA Silva, Adriana de ; ALEXINO, Ricardo . Diversidade em Ciência # 124: Iconografias quilombolas. 2024 Rádio USP
    • SILVA, Adriana de Oliveira ; RIBEIRO, Luciara . Negritude e ironia na obra de Sidney Amaral. 2022 https://www.youtube.com/watch?v=rDLUVb4bcxc&list=PLp-j0Au6awUskzVJGsMGtdTA-EjXfpWvO
    • SILVA, Adriana de Oliveira ; ABREU, Carolina de C. . Colóquio Sons, ruídos e poéticas da performance. 2009 (USP)
    • DAWSEY, J. C. ; Müller, Regina Pólo ; CAMARGOFERRAZ, A. L. M. ; CIRINO, G. ; GOLDENSTEIN, A. ; LYRA, L. F. R. ; SCHOUTEN, A. M. ; SILVA, Adriana de Oliveira ; Lopes, Ana Cristina ; ABREU, Carolina de C. . Encontro Internacional de Antropologia e Performance (EIAP). 2011 (Napedra Núcleo de Antropologia, Performance e Drama - PPGAS/USP)
    • SILVA, Adriana de Oliveira ; ABREU, Carolina de C. ; GOLDENSTEIN, A. ; SCHOUTEN, A. M. ; CAMARGOFERRAZ, A. L. M. ; CIRINO, G. ; LYRA, L. F. R. . Encontro Nacional de Antropologia da Performance (ENAP). 2010 (Universidade de São Paulo/Museu de Arte Contemporânea/NAPEDRA)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Oficina de Observação e Escrita: Descrevendo as Artes e os Ofícios do Bixiga na Pesquisa de Campo e na Etnografia. 2011 (Centro de Preservação Cultural/Universidade de São Paulo (CPC/USP))
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Experiência e performance de artistas afro-brasileiros na contemporaneidade. 2015 (Universidade Federal do Recôncavo Baiano)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Etnografia e pesquisa de campo: diálogos entre antropólogos e arquitetos. 2011 (FAU-USP)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Arte ingênua e sentimental na 14ª Bienal Naifs do Brasil. 2018 (Sesc Piracicaba)
    • SILVA, Adriana de Oliveira . Orientação Literária. 2008 (O Agente Literário)
  • Projetos de Pesquisa: 2
    • Nome do projeto: A (im)pertinência da presença negra nas artes no Brasil (2013 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Adriana de Oliveira .
      Descrição: Diversos são os modos como artistas negros lançam mão (ou não) de uma herança afro-brasileira em experiências individuais e coletivas para se (a)firmarem como pessoas e artistas. Essa questão se tornou mais decisiva num momento em que uma parcela da sociedade brasileira escancara seu repúdio ao empoderamento negro resultante de ações populares e governamentais, tais como a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira em sala de aula, a criação da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) em 2003, a instituição do Estatuto da Igualdade Racial, em 2010, e a decisão pela constitucionalidade das cotas raciais pelo Superior Tribunal Federal, em 2012. Mais recentemente, a atenção se voltou para a presença negra nas artes, devido à controvérsia em torno do uso de blackface numa peça que seria encenada num importante centro cultural em São Paulo. A peça foi cancelada e o repúdio à prática do blackface gerou um debate sobre a representação do negro na arte no país, revelando antigos mal-entendidos sobre mestiçagem e racismo no Brasil. Tendo este contexto explosivo como pano de fundo, explorou-se, nesta pesquisa, a experiência de artistas negros da atualidade. Os relatos autobiográficos de sua inserção no mundo das artes revelam, entre outras coisas, estratégias para escapar do racismo e, no limite, ?passar-se por branco?. Como mulher negra, percebi-me enredada em ambiguidades semelhantes às dos artistas negros. Consequentemente, o pacto etnográfico entre a pesquisadora e os sujeitos de sua pesquisa baseou-se no enfrentamento de uma longa história de racismo e da necessidade de se tornar o que se é: negro. Tendo como aporte teórico uma antropologia da experiência e da performance, a pesquisa mostrou que a arte é fundamental no processo de tornar-se negro, tanto para o artista quanto para a sociedade. Neste contexto, artista têm feito ebós e sacudimentos, e obras em que a beleza e a delicadeza remetem a conhecimentos ancestrais, que, ainda por preconceito racial, são menosprezadas como arte ?indigente?, mas, por outro lado, também são reconhecidas como Arte com maiúscula, sem que a cor das mãos de quem as produziu seja embranquecida. Ao narrar seus dilemas e conquistas, esses artistas mostram as ambiguidades de pensar alteridade e universalidade considerando raça como um lugar de experiência, que marca a sua presença e obra no mundo. Palavras-chave: antropologia da experiência; antropologia da performance; arte afro-brasileira; presença; raça.
    • Nome do projeto: Experiência e devoção ao Divino Espírito Santo (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, Adriana de Oliveira .
      Descrição: A festa popular como meio de construir novas temporalidades e modos de vida. Festas como campo empírico e teóricao para repensar relações entre tradição e modernidade, popular e erudito. No que a misericórdio divina e a solidariedade entre os homens por contribuir para pensar o devir de determinados grupos sociais, pensando visadas da realidade que implicam participação e presença para além da causalidade e da representação. Palavras-chave: antropologia da perforamance e da experiência; devoção; festa; Divino Espírito Santo; tradição/modernidade; popular/erudito.
    • Graduacao:
      • Curso: Jornalismo
        Nome da Instituição: Faculdade Cásper Líbero
        Título: Festeiros, folia e afogado: festa do Divino Espírito Santo em São Luís do Paraitinga
        Ano de conclusão: 2004
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1996
        Status do curso: Incompleto
      • Curso: Publicidade e Propaganda
        Nome da Instituição: Universidade Metodista de São Paulo
        Ano de conclusão: 1992
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2009
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Social (Antropologia Social)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de São Paulo da USP
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Larousse do Brasil:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Avaliação de originais estrangeiros e nacionais; negociação de royalties com editoras estrangeiras; prospecção e encomenda de títulos para autores nacionais; coordenação geral das edições; acompanhamento de tradução, redação, preparação e revisão, projeto gráfico, fotografia e ilustração. Redação, preparação e revisão de textos para os departamentos editorial, marketing e divulgação escolar.
        Outras informações: Editora
    • Grupo Summus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Gerência de comunicação do grupo editorial com autores, jornalistas e professores. Redação de material de divulgação para mídia e escolas. Redação de artigos para site e mídia impressa do grupo.
        Outras informações: Gerente de comunicação
    • Hobson International:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2003 ).
        Outras informações: Jornalista freelancer. Pautas; entrevistas; redação de perfis profissionais e artigos corporativos em português e inglês.
        Outras informações: Repórter
    • TV Gazeta:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2002 - 2002 ).
        Outras informações: Pauta e cobertura para as editorias de política brasileira e mundo.
        Outras informações: Repórter
    • Folha de S Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Repórter
    • Editora Melhoramentos:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 2001 ).
        Outras informações: Assessora de Comunicação
    • Cadernos de Campo (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2008 ).
    • Revista História Viva:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Pesquisa e análise de trabalhos de pós-graduação na área de história e afins para a redação da coluna assinada Teses e Antíteses.
        Outras informações: Colunista
    • Universidade Bandeirante de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2012 ).
        Outras informações: Professor
    • Summus Editorial:
      • Tipo de vínculo: Livre (1995 - 1996 ).
        Outras informações: Assistência na comunicação da editora com autores, jornalistas e professores. Redação de material de divulgação para mídia e escolas. Redação de artigos para site e mídia impressa da editora.
        Outras informações: Assistente de Comunicação
    • Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
    • REVISTA CPC (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • MORINGA - ARTES DO ESPETÁCULO (UFPB):
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
    • Adriana de Oliveira - Consultoria Antropológica:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Consultora
    • Ponto Urbe: revista do Núcleo de Antropologia Urbana da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • ILHA - REVISTA DE ANTROPOLOGIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • PROA: Revista de Antropologia e Arte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
    • Universidade Federal de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - Atual ).