Não autenticado |

Acauam Silverio de Oliveira

    • Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (2004), tendo defendido o mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada, sobre a obra de Murilo Rubião, também pela USP (2008). Doutor em Literatura Brasileira, pelo departamento de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo, com pesquisa voltada para o campo da canção popular brasileira. É professor adjunto da Universidade de Pernambuco, atuando na graduação em Letras e no Mestrado Profissional em Letras\Capes. Participou do Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo. Sua área de pesquisa envolve os campos da literatura, música popular, e crítica cultural, bem como questões relacionadas a afrodescendência e relações étnicorraciais.

       

      Links:    

    • OLIVEIRA, A. S. ; MARQUES, J. V. . Churrasco Grego. São Paulo : Patuá, 2011 . 100p. ISBN: 9788564308091.
    • OLIVEIRA, A. S. . ?Quanto vale o show??: Racionais MC?s e os dilemas do rap brasileiro contemporâneo MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 1 , p. 113 - , 2018. ISSN: 23167858.
    • OLIVEIRA, ACAUAM . A ESTRUTURA MESTIÇA DO RACISMO BRASILEIRO Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade , v. 3 , p. 5 - 24 , 2017. ISSN: 22361499.
    • BARBOSA, RAILE ; VASCONCELOS, FRANCINEIDE ; MELO, DJALMA ; TENÓRIO, ORIEL ; OLIVEIRA, ACAUAM . A REPRESENTATIVIDADE DO ÍNDIO NO LIVRO DIDÁTICO UM OLHAR SOBRE UMA COLEÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA Diálogos: Revista de Estudos Culturais e da Contemporaneidade , v. 3 , p. 95 - 117 , 2017. ISSN: 22361499.
    • OLIVEIRA, A. S. . Roberto Carlos e a identidade brasileira na canção Revista do Instituto de Estudos Brasileiros , v. 54 , p. 151 - , 2012. ISSN: 00203874.
    • OLIVEIRA, A. S. . O modelo semiótico de Luiz Tatit e suas implicações na análise da canção popular no Brasil: algumas considerações iniciais LINGUAGEM. ESTUDOS E PESQUISAS (UFG) , v. 16 , p. 35 - 51 , 2012. ISSN: 15196240.
    • OLIVEIRA, A. S. . Hitchcock e a fantasia da realidade: ?Um Corpo Que Cai ?, 1958 Tela Crítica (UNESP. Marília) , v. 07 , p. 1 - , 2011. ISSN: 19811209.
    • OLIVEIRA, A. S. . Murilo Rubião e os impasses do fantástico brasileiro FRONTEIRAZ , v. 03 , p. 01 - 10 , 2009. ISSN: 19834373.
    • OLIVEIRA, A. S. . A falência da Razão Ocidental: 2001, "Uma Odisséia no Espaço" e "Apocalipse Now" Tela Crítica (UNESP. Marília) , v. 06 , p. 01 - , 2009. ISSN: 19811209.
    • OLIVEIRA, A. S. . O fofo naufrágio humano da MPB neo-indie. Ensaios brasileiros contemporâneos: música, v. , p. 303 - 310, 2016.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 30
    • OLIVEIRA, A. S. . Da lógica do racismo como ?deslize?: Mallu Magalhães e aqueles que não prestam . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 02 jun. 2017.
    • OLIVEIRA, A. S. . O conservadorismo progressista das críticas ao conservadorismo de Chico Buarque . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 17 ago. 2017.
    • OLIVEIRA, A. S. . Belchior e a diferença: sobre os equívocos da homenagem de Caetano Veloso a Belchior . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 31 jul. 2017.
    • OLIVEIRA, A. S. . Racismo, anti-racismo e militância virtual: sobre o caso de racismo envolvendo Elika Takimoto . CHIC pop , , . .
    • OLIVEIRA, A. S. . Questões em torno do Nobel de Bob Dylan . CHIC Pop , , 10 nov. 2016.
    • OLIVEIRA, A. S. . Cores e valores: preto e amarelo, ou Quanto vale o show? . Revista Polivox , , 10 jan. 2017.
    • OLIVEIRA, A. S. . A estrutura mestiça do racismo brasileiro: sobre um episódio (genial) dos Trapalhões . Geledés - Instituto da Mulher Negra , , 09 set. 2016.
    • OLIVEIRA, A. S. . Sobre o funk carioca e a cultura do estupro . Carta Capital - Farofafa , , 30 jun. 2016.
    • OLIVEIRA, A. S. . Nacionalismo entre pares: o não-manifesto das manifestações do dia 13\03\2016 . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 19 mar. 2016.
    • OLIVEIRA, A. S. . Punitivismo em troca de likes: sobre o caso do menino fantasiado de Abu . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 12 fev. 2016.
    • OLIVEIRA, A. S. . Primavera secundarista em São Paulo: a desconstrução das estratégias narrativas do tucanistão . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 05 dez. 2015.
    • OLIVEIRA, A. S. . Birdman, ou a inesperada virtude da ignorância . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 19 dez. 2015.
    • OLIVEIRA, A. S. . Acidente e Autópsia: A Precarização do Ídolo Nacional . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 24 nov. 2015.
    • OLIVEIRA, A. S. . O plágio do Parangolé ou, a dimensão gospel do consumo contemporâneo . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 26 ago. 2015.
    • OLIVEIRA, A. S. . Dois problemas atuais da crítica sobre canção popular no Brasil . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 03 set. 2015.
    • OLIVEIRA, A. S. . Titanic ou O Desastre Como Estratégia Divina para Rose Não Se Tornar uma Dona de Casa Pobre . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 28 nov. 2014.
    • OLIVEIRA, A. S. . A visão demoníaca de Salieri . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 30 nov. 2014.
    • OLIVEIRA, A. S. . Vertigo, Ou a Fantasia da Realidade . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 29 nov. 2014.
    • OLIVEIRA, A. S. . A hegemonia do picolé de chuchu com pimenta . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 22 set. 2014.
    • OLIVEIRA, A. S. . Sobre macacos, bananas e coxinhas . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 13 mai. 2014.
    • OLIVEIRA, A. S. . Ao redor dos 50 tons de cinza . CHIC Pop (revista eletrônica) , , 20 fev. 2013.
    • OLIVEIRA, A. S. . Resposta a Vlad, o moderno . Carta Capital - Farofafá , , 14 out. 2015.
    • OLIVEIRA, A. S. . Neo-indie MPB à deriva . Carta Capital - Farofafá , , 28 set. 2015.
    • OLIVEIRA, A. S. ; QUITERIO, C. T. . O recuo conservador à esquerda . Coletivo Passa Palavra , , 22 dez. 2013.
    • OLIVEIRA, A. S. . 'Rap é compromisso'. Resistência periférica como sintoma do fracasso nacional . Revista Geni , , 01 nov. 2013.
    • OLIVEIRA, A. S. . Você é burro, cara: sobre a arrogância de Caetano Veloso e a mediocridade . Coletivo passa palavra , , 18 ago. 2013.
    • OLIVEIRA, A. S. ; MARQUES, J. V. . Poemas de Acauam Oliveira e José Virgínio . Magma (USP) , http://www.revistas.usp.br/mag , 23 out. 2012.
    • OLIVEIRA, A. S. . Conservadorismo nacional e qualidade estética: Tropa de Elite I e a formação do cinema brasileiro contemporâneo de entretenimento . Coletivo Passa Palavra , , 21 ago. 2012.
    • OLIVEIRA, A. S. . O instante da plenitude impossível: A Estante Deslocada, de Rafael F. Carvalho. . Gemina - Revista de Literatura e Arte , , 08 jun. 2012.
    • OLIVEIRA, A. S. . Leitura e escrita para o vestibular. A relação dos alunos com o ensino superior . MELP - Revista de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa , , 04 mar. 2003.
    • OLIVEIRA, A. S. . Racismo, mestiçagem e um samba de Noel: relações étnicoraciais e processos de exclusão na cultura brasileira. In: II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil , 2017 , Garanhuns - PE. Caderno de resumos do II Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil. : , 2017.
    • OLIVEIRA, A. S. . Racionais MC's como Acontecimento estético. In: XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música , 2017 , Campinas - SP. Caderno de resumos e anais do XXVII congresso da Anppom. : , 2017.
    • OLIVEIRA, A. S. . O modelo analítico de Luiz Tatit e a construção da canção enquanto forma.. In: VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas , 2011 , São Paulo. Anais do VI Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. : , 2011.
    • OLIVEIRA, A. S. . Os descaminhos do mito. In: 12° Simpósio de Iniciação Científica da USP , 2004 , São Paulo. Caderno de Resumos do 12° SIICUSP. : , 2004.
    • OLIVEIRA, A. S. . O fantástico de Murilo Rubião.. In: 10° Simpósio de Inciação Científica da USP , 2002 , São Paulo. Caderno de Resumos do 10° SIICUSP. : , 2002.
    • OLIVEIRA, A. S. . A obra de Aziz Nacib Ab'Saber. São Paulo : BECA , 2010 (Revisão de texto.)
    • SILVÉRIA, Alzira ; OLIVEIRA, A. S. . Será que fui eu?. São Paulo : Scortecci , 2005 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • OLIVEIRA, A. S. . Parecer para revista Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira da USP. 2018 (Parecer)
    • OLIVEIRA, A. S. . Parecer para revista Estudos de Literatura Brasileira Contemporânea (Pós-Graduação em Literatura da UNB). 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, A. S. . Parecer para o XXVII Congresso da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Música. 2017 (Parecer)
    • OLIVEIRA, A. S. . Parecer para revista Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira da USP. 2016 (Parecer)
    • OLIVEIRA, A. S. . Ensinar Literatura em tempos de guerra?. 2018 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. S. . Para que ensinarmos literatura quando estamos em guerra?. 2018 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. S. . Estética, política e crise de representação. 2017 (Simposio)
    • OLIVEIRA, A. S. . Crise de representação e falência da imaginação política. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. S. . Universidade, Ciência e Arte. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. S. . Racionais MC's como Acontecimento estético.. 2017 (Comunicacao)
    • OLIVEIRA, A. S. . Comunicação e Cultura de Massas. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. S. . Racismo e mestiçagem no Brasil: a respeito de um samba de Noel. 2017 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. S. . Racionais MCs e o sujeito periférico. 2016 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. S. . A construção do pensamento historiográfico sobre a música popular no Brasil. 2011 (Conferência)
    • OLIVEIRA, A. S. ; PEREIRA, M. . Itinerância Literária com o escritor Mário Rodrigues. 2017 (SESC - UPE)
    • OLIVEIRA, A. S. ; PEREIRA, M. . Itinerância Literária com o escritor Fernando Monteiro. 2017 (SESC - UPE)
    • Nome do projeto: GRUPO DE PESQUISA EM LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA­ - GPORT (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. S. , CARDOSO, S. M. , SILVA, R. R. , COSTA, M. E. , COSTA, M. A. , RODRIGUES, M. F. , NONATO, J. N. .
      Descrição: O Grupo de Pesquisa em Literaturas de Língua Portuguesa (GPORT) estabelece uma interface com o Programa de Pós ­Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em especial com as orientações da Linha de Pesquisa "Texto Literário, crítica e Cultura", mantida pelo Programa. O GPORT reúne pesquisadores e colaboradores interessados em refletir e em promover, no espaço luso-afro-­brasileiro, estudos ligados à produção e à recepção literárias, a contextos e sistemas literários em (trans)formação na vida social, às literaturas pós­-coloniais, às mitologias da era global e a temas como imigração, diásporas e mistos culturais. Desse modo, as pesquisas do grupo visam aprofundar o conhecimento teórico­-analítico acerca de culturas e identidades expressas em Língua Portuguesa no seu espaço geográfico e em zonas de transição (de diálogo ou de conflito).
    • Nome do projeto: Identidades culturais: preservação e transitoriedade na cultura afro-brasileira (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, A. S. , Chagas, Silvania Nubia , ALVES, A. , CÂMARA, B. A. D. , CARNEIRO, H, F, , LUNA, J. N. , SILVA, J. V. , MACHADO, M. G. B , SILVA, M. M. , BEZERRA, R. J. , SILVA, S. R. F. .
      Descrição: Os estudos pós-modernos nos trazem a ideia de que as identidades culturais, hoje, são transitórias, ou seja, estão sempre em constante processo de transformação. Como se sabe, apesar do processo de globalização, as culturas ainda preservam em seu interior, algumas peculiaridades. Peculiaridades estas que continuam a assinalar a distinção entre os povos. Discutir a formação da cultura afro-brasileira nessa perspectiva é o objetivo desse grupo de pesquisa. Ao longo do tempo, o Grupo vem realizando vários projetos: criou em 2008 o Núcleo de Estudos sobre África e Brasil, projeto que teve início em 2006. A partir daí vários eventos foram realizados: um curso de Introdução aos Estudos Africanos para professores da rede pública, em 2008, um fórum sobre culturas africanas em 2009, vários cursos de extensão, o I Congresso Internacional de Estudos sobre África e Brasil - CONEAB, em 2015 e a solicitação a Capes de um Mestrado em Culturas Africanas, da Diáspora, e dos Povos indígenas, em 2015.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Literatura Brasileira
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2004 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - 2013 ).
        Outras informações: Bolsista-monitora de Licenciatura no Programa de Formação de Professores da Universidade de São Paulo a partir de 01/03/2012. Estudante de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (Universidade de São Paulo).
        Outras informações: Monitor
    • Escola Estadual Samuel Klabin:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Titular do cargo efetivo PEII.
        Outras informações: Professor
    • Universidade do Estado do Rio Grande do Norte:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2016 ).
        Outras informações: Professor Substituto
    • Universidade Estadual da Paraíba:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professor substituto
    • Universidade de Pernambuco:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto