Não autenticado |

Guilherme Cardoso de Moraes

    • Doutorando em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Mestre em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP). Graduado em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Teoria Política Normativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Democracia, Justiça Social e Desobediência Civil. É membro do Grupo de Estudos em Teoria Política (GETEPOL) e do DesJus (Cebrap).

       

      Links:    

    • MORAES, GUILHERME CARDOSO DE . Democracia política e justiça social são ideais incompatíveis? REVISTA BRASILEIRA DE CIÊNCIA POLÍTICA , v. . , p. 1 - 29 , 2023. ISSN: 21784884.
    • Cardoso de Moraes, Guilherme . Democracia e Igualdade na Balança da Justiça: uma interpretação rawlsiana POLITICA HOJE (UFPE. IMPRESSO) , v. 31 , p. 117 - 136 , 2023. ISSN: 01047094.
    • MORAES, G. C. . Pragmatismo e Normatividade: (Re)Pensando a Crítica no Debate Entre Fraser e Benhabib MEDIAÇÕES - REVISTA DE CIÊNCIAS SOCIAIS , v. 28 , p. 1 - 17 , 2023. ISSN: 21766665.
    • MORAES, G. C. . Mercantilização das instituições de Ensino Superior públicas e privadas no Brasil REVISTA TRÊS [...] PONTOS (UFMG) , v. 12 , p. 18 - 31 , 2016. ISSN: 1808169X.
    • MORAES, G. C. . A Cienciometria e o Ensino Técnico: a sociologia e as ciências humanas nos trabalhos de conclusão de curso do TinfemIFPR ? Londrina. Práticas de pesquisa no ensino de sociologia, v. 1, p. 118 - 134, 2018.
    • MORAES, G. C. . Pragmatismo e normatividade no debate feminista: (re)pensando a crítica em Fraser e Benhabib. In: VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas , 2020 , Londrina. Anais do VI Simpósio Gênero e Políticas Públicas. : , 2020. p. 1990 - 2009.
    • MORAES, G. C. . Devemos (des)obedecer leis injustas? Uma resposta rawlsiana. 2022 (Outra)
    • MORAES, G. C. . Democracia e justiça social são ideais incompatíveis?. 2021 (Outra)
    • MORAES, G. C. . A esfera-pública em uma constelação pós-nacional: um passo para além do Estado-nação. 2020 (Outra)
    • MORAES, G. C. . Pragmatismo e normatividade no debate feminista: (re)pensando a crítica em Fraser e Benhabib. 2020 (Simposio)
    • MORAES, G. C. . A teoria crítica e as inovações teóricas em Habermas: a recepção brasileira. 2019 (Outra)
    • MORAES, G. C. . Democracia e legitimidade: a ideia de razão pública nas perspectivas de Rawls e Habermas. 2017 (Seminário)
    • MORAES, G. C. . Democracia e legitimidade: a ideia de razão pública em Rawls e Habermas. 2017 (Outra)
    • MORAES, G. C. . Democracia e legitimidade: a ideia de racionalidade pública nas perspectivas de Rawls e Habermas. 2016 (Seminário)
    • MORAES, G. C. . Precarização do trabalho docente: uma experiência CEMAN. 2015 (Outra)
    • MORAES, G. C. . Docência e precarização do trabalho: as condições de trabalho docente em instituições de ensino superior públicas e privadas. 2015 (Outra)
    • MORAES, GUILHERME CARDOSO DE . Eleições americanas, democracia e o que o Brasil tem a ver com isso. 2024
    • MORAES, G. C. . Pesquisador defende regime democrático em meio às eleições conturbadas. 2022 Jornal online
    • MORAES, G. C. . IV Seminário Integrado de Pesquisa em Ciências Sociais e XVII Semana de Ciências Sociais. 2016 (Universidade Estadual de Londrina)
    • MORAES, G. C. . V Seminário Integrado de Pesquisa em Ciências Sociais. 2017 (Universidade Estadual de Londrina)
    • MORAES, G. C. . Democracia e legitimidade: a ideia de razão pública em Rawls e Habermas. 2017
    • MORAES, G. C. . Habermas e a esfera pública: passos de um desenvolvimento conceitual. 2018
    • MORAES, G. C. . Docência e precarização do trabalho: as condições de trabalho docente em instituições de ensino superior públicas e privadas. 2015
    • Nome do projeto: Mutações no ensino superior privado: políticas públicas, oligopolização das IES e precarização do trabalho docente (2014 - 2015
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, G. C. , GASPAR, R. F. S. .
      Descrição: No Brasil, a educação escolar nunca foi, de fato, prioridade governamental. Embora essa constatação seja, muitas vezes, utilizada como mero elemento de retórica ou demagogia política, seu reconhecimento constitui um passo preliminar para o enfrentamento da difícil situação na qual ela se encontra. Isso porque, para ser efetivo, qualquer enfrentamento desse problema demanda que a ação seja orientada pelo conhecimento aprofundado dessa esfera da realidade social. Decerto, existem muitas pesquisas sobre aspectos diversos do sistema educacional brasileiro nas quais são analisadas as motivações e o sentido das mudanças da educação nacional ? ambos envolvendo aspectos tanto quantitativos (acesso e fluxo) como qualitativos (rendimento escolar) ?, inclusive as mais recentes. No entanto, componentes fundamentais para a configuração do perfil e da qualidade da educação ofertada em todos os níveis e segmentos têm sido largamente negligenciados ? a saber, a oligopolização das IES e as condições de trabalho dos professores do ensino superior privado. Esta pesquisa visa investigar as características, as políticas públicas, as forças sociopolíticas e os interesses econômicos que atuam nessa oligopolização e, principalmente, na precarização do trabalho docente no ensino superior privado em particular, na Grande São Paulo.
    • Nome do projeto: PIBID III - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - AMPLIAÇÃO E CONSOLIDAÇÃO (2014 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: MORAES, G. C. , ALBERTUNI, C. A. .
      Descrição: O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência -PIBD/UEL III é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para a melhoria da qualidade da educação básica pública brasileira. Esse programa se desenvolve por grupos de licenciandos que são inseridos no cotidiano das escolas de educação básica pertencentes à secretaria municipal de educação e ao núcleo regional de educação (total de 48 escolas), sob supervisão de professores da educação básica e orientação de professores da UEL. O programa envolve atualmente 16 subprojetos, 15 que representam cada uma das licenciaturas da UEL (artes visuais, ciências biológicas, ciências sociais, educação física, filosofia, física, geografia, história, letras-espanhol, letras--inglês, letras-português, matemática, música, pedagogia, química) e um subprojeto interdisciplinar (biologia, geografia, música e pedagogia). Os licenciandos, juntamente com os professores, planejam e desenvolvem nas escolas, entre outras, as seguintes atividades: seminários, grupos de estudos, pesquisas de diagnóstico, mesas-redondas, discussão de textos, palestras, oficinas, reuniões pedagógicas, trabalhos de campo, workshops, monitorias, exposições, mini-cursos, aulas diferenciadas, observação de aulas, regência de classe [com acompanhamento do supervisor], olimpíadas, programas de rádio, experimentos, visitas, excursões e trilhas pedagógicas, trabalhos de campo, espaços de aprendizagem não formal, semanas científico-culturais, campanhas, desenvolvimento, testagem e aplicação de material didático etc. Do programa participam atualmente 788 estudantes-bolsistas de iniciação à docência, 121 professores-supervisores da educação básica e 41 professores -coordenadores de área da UEL, sendo que nas atividades desenvolvidas pelos subprojetos se pretende envolver aproximadamente 20 mil estudantes da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e médio da educação regular, profissional e de jovens e adultos).
    • Nome do projeto: Para além da constelação nacional? Disputas em torno da cidadania, do cosmopolitismo e dos direitos humanos na teoria política contemporânea II (2016 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, G. C. , KRITSCH, Raquel .
      Descrição: Esta investigação (aprovada pela Chamada Pública PQ-2014, processo nº 308350/2014-6, do CNPq) visa a dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no projeto anterior (processo nº 307085/2011-2,encerrado em fevereiro/2015), no qual se procurou sistematizar o lugar e o estatuto dos direitos humanos e sua relação com as ideias de cidadania e cosmopolitismo diante de uma constelação supostamente pós-nacional em três pensadores políticos de relevo, J. Ralws, M. Walzer e J. Habermas, cada qual associado a uma importante vertente da teoria política contemporânea (liberalismo, comunitarismo e teoria crítica). No projeto ora apresentado, pretende-se avançar na sistematização das mesmas questões, com foco, desta vez, em duas ?escolas? que abrigam alguns dos mais contundentes críticos destas vertentes ? já clássicas ? da teoria política, a saber, o feminismo (principalmente, aquele dito radical) e os estudos pós-coloniais
    • Nome do projeto: Para além da constelação nacional? Disputas em torno da cidadania, do cosmopolitismo e dos direitos humanos na teoria política contemporânea III (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, G. C. , KRITSCH, Raquel , OLIVEIRA, A. B. , ABREU, R. A. , ALMEIDA, A. O. , JOHAS, B. C. M. , SANCHES, R. A. L. , VENTURA, R. W. , TEXEIRA, R. P. , LIMA, L. S. , FERNANDES, A. P. .
      Descrição: A pesquisa tem como objetivo principal dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos no projeto anterior (processo nº 308350/2014-6), encerrado em fevereiro/2018, no qual se procurou sistematizar o lugar e o estatuto dos direitos humanos e sua relação com as ideias de cidadania, cosmopolitismo e Estado nacional em duas vertentes contemporâneas do pensamento político críticas teorias políticas ?hegemônicas?, o(s) pós-colonialismo(s) e (o)s feminismo(s). Planeja-se avançar agora na sistematização das mesmas questões, com foco, desta vez nas formulações de autora/es pós-moderna/os e pós-estruturalistas que produziram obras de relevo para a teoria. Ao término de mais esta etapa, pretende-se retomar, com base no extenso mapeamento da questão dos direitos humanos realizado até aqui, a moldura analítica da(s) teoria(s) do Estado, procurando apontar possíveis respostas aos limites e aporias das visões estadocêntricas para a consolidação e expansão dos projetos universalistas de direitos humanos.
    • Nome do projeto: Direitos humanos, cosmopolitismo, cidadania e teoria política: questões teóricas e problemas práticos II (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: MORAES, G. C. , KRITSCH, Raquel , OLIVEIRA, A. B. , ABREU, R. A. , ALMEIDA, A. O. , BARATTO, M. , JOHAS, B. C. M. , SILVA, F. C. , SILVA, A. L. , SANCHES, R. A. L. , VENTURA, R. W. , TEXEIRA, R. P. .
      Descrição: Esta investigação visa a dar continuidade ao projeto de pesquisa ?Direitos humanos, cosmopolitismo, cidadania e teoria política: questões teóricas e problemas práticos I?, encerrado em Maio/2014, financiado pela Fundação Araucária (Chamada Pública 14/2009, Protocolo nº 16505) e aos estudos iniciados no Estágio Pós-Doutoral levado a cabo entre 2012 e 2014 junto à Freie Universität Berlin (LAI-FU), financiado pelo CNPq. A pesquisa pretende avançar agora para além da polêmica ?universalismo versus particularismo?, que marcou profundamente os debates teóricos dos anos 1980-90. Para tanto, devemos dar continuidade ao trabalho de averiguar a resposta produzida por Jürgen Habermas a tal controvérsia, autor que pode ser considerado hoje, sem grandes ressalvas, um dos mais importantes pensadores políticos da contemporaneidade e um teórico cujo ?aparato conceitual? vem sendo amplamente utilizado como base de novas abordagens nas ciências humanas ? na ciência política, em particular, destaca-se a sua formulação do conceito de ?democracia deliberativa?. O filósofo alemão também tem sido, no entanto, objeto de debates e de críticas ferrenhas entre pensadores contra-hegemônicos. Assim, pretende-se, num segundo momento da pesquisa, aprofundar e avaliar tais críticas, com ênfase nas abordagens pós-coloniais e feministas, ao ?mainstream? da teoria política contemporânea em geral e à teoria política habermasiana em particular
    • MORAES, G. C. . IV Simpósio Gênero e Políticas Públicas. 2016 - Monitoria de evento
    • MORAES, G. C. . Justiça e Cidadania: duas abordagens em teoria política. 2016 - Monitoria
    • MORAES, G. C. . V Simpósio Gênero e Políticas Públicas. 2018 - Monitoria
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: A esfera pública em Habermas: passos de um desenvolvimento conceitual
        Ano de conclusão: 2019
    • Mestrado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Doutorado:
      • Curso: Ciência Política
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Bolsista
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - Atual ).
        Outras informações: Discente
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - Atual ).
        Outras informações: Bolsista de pós-graduação