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Rejane Maria Bernal Ventura

    • É graduada em Educação Artística - Licenciatura Plena, pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e possui Mestrado em Filosofia (2002) e Doutorado em Filosofia (2008), ambos pelo Departamento de Filosofia da Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência nas áreas de Artes Plásticas, Estética, História da Arte e Filosofia da Arte, com ênfase para o estudo das poéticas artísticas dos Séculos XV e XVI. Tem realizado traduções para o português de autores italianos do período.

       

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    • Estética e História da Arte
  • Livros publicados: 2
    • VENTURA, R. B. . Da Vinci - Sátiras, fábulas, aforismos e profecias. Organização e Tradução.. São Paulo : Hedra, 2008 . 130p. ISBN: 9788577150861.
    • VENTURA, R. B. . Diálogo sobre a Pintura, de Paolo Pino. Tradução, apresentação e notas. Cadernos de Tradução n. 8. São Paulo : Humanitas - Departamento de Filosofia - Universidade de São Paulo, 2002 . 166p. ISBN: 1414-8315.
    • VENTURA, R. B. . Introdução. Da Vinci - Sátiras, fábulas, aforismos e profecias, v. , p. 9 - 27, 2008.
    • VENTURA, R. B. . A noção de imitação no Dialogo di Pittura, de Paolo Pino, e no Dialogo della Pittura intitolato l'Aretino, de Lodovico Dolce. In: I Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP , 2006 , São Paulo. I Encontro de Pós-Graduandos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. São Paulo : FFLC - USP, 2006.
    • VENTURA, R. B. . O Ut pictura poesis segundo Aretino: um estudo sobre as relações entre pintura e poesia no tradado de Lodovico Dolce. Texto de Comunicação apresentada em Simpósio.. Campinas : , 2005 (Texto de Comunicação)
    • VENTURA, R. B. . Revisão de Tradução de Notas em italiano ao livro: "A ciência de Leonardo da Vinci", de Fritjof Capra.. 2008 (Outra)
    • VENTURA, R. B. . Relatório de Atividades do Segundo Semestre de 2005.. 2005 (Relatorio_tecnico)
    • VENTURA, R. B. . Relatório de Atividades do Primeiro Semestre de 2005.. 2005 (Relatorio_tecnico)
    • VENTURA, R. B. . Relatório de Atividades do Primeiro Semestre de 2004.. 2004 (Relatorio_tecnico)
    • Nome do projeto: O Dialogo di Pittura de Paolo Pino, o Dialogo della Pittura, intitolato L Aretino de Lodovico Dolce e a reflexão sobre a arte em Veneza no século XVI. (2004 - 2008
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VENTURA, R. B. .
      Descrição: A pesquisa objetivou investigar alguns aspectos que permitam sistematizar uma teoria da arte na Veneza do século XVI, a partir de dois tratados artísticos: o Dialogo di Pittura, de Paolo Pino (1548) e o Dialogo della Pittura intitolato L Aretino, de Lodovico Dolce (1557). Para isto, enfocou cinco problemas: o conceito de mimesis; a estrutura dos tratados em sua relação com a Arte Retórica; Pino e Dolce como representantes da doutrina do ut pictura poesis; o ideal de beleza e a disputa pela primazia da cor sobre o desenho. Quanto à probabilidade de se delinear uma teoria artística peculiar à pintura veneziana na primeira metade do século XVI, foi possível encontrar vestígios significativos, embora não se possa falar ainda de uma teoria da arte veneziana totalmente consolidada neste período. Constatou-se também que não há profundas dissonâncias entre a teoria da arte veneziana e a teoria desenvolvida na região tosco-romana. As divergências localizam-se no processo de investigação artística de ambas as regiões. Os artífices tosco-romanos, mais preocupados com uma teoria do conhecimento e na ânsia de provar que a pintura era uma arte do intelecto e não mecânica, vincularam-na a preceitos matemático-científicos. Já os artífices venezianos fundamentaram suas pesquisas na relação da pintura com normas literárias. Por fim, concluiu-se que ambas utilizam categorias filosóficas platônicas e aristotélicas, as quais são veiculadas por todas as regiões da Itália, como a noção de imitação e a questão da Idea. Mas, em alguns aspectos, como por exemplo, os preceitos referentes à mimesis, e o ideal de beleza, os dois tratados demonstram que a teoria veneziana sofreu maior influência de Aristóteles.
    • Graduacao:
      • Curso: Educação Artística Licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: A Perda da Essência na Arte Contemporânea
        Ano de conclusão: 1996
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Escola Estadual de Segundo Grau Alexandre de Gusmão:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 1997 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdade de Tecnologia de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1994 - 1995 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - 2008 ).
        Outras informações: Pesquisador
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Professor