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Marinê de Souza Pereira

    • É professora de Estética, Filosofia da Arte e Filosofia Contemporânea nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Filosofia da Universidade Federal do ABC. Possui graduação (1999), mestrado (2003) e doutorado (2011) em Filosofia pela Universidade de São Paulo. Integra o corpo docente do Mestrado Profissional em Filosofia (PROF-FILO) no núcleo da UFABC. Áreas de atuação: Estética, Filosofia da Arte, Filosofia Contemporânea, Ensino de Filosofia.

       

      Links:    

    • O Ensino de Filosofia e suas interfaces com as Artes e Humanidades; Arte e Filosofia na contemporaneidade
    • PEREIRA, M. S. ; FREITAS, A. ; PISANI, M. M. . [P] de Pandemia: experiências. Curitiba : CRV, 2021 . 80p. ISBN: 9786525116105.
    • PEREIRA, M. S. . Os descolamentos do sentido, os sentidos do deslocamento: Vera Lúcia Gonçalves Felício DISCURSO - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA FFLCH DA USP , v. 53(1) , p. 60 - 73 , 2023. ISSN: 0103328X.
    • PEREIRA, M. S. ; VELASCO, P. N. . Práticas de ensino e formação docente: notas sobre a experiência da Licenciatura em Filosofia da UFABC EDUCAÇÃO (SANTA MARIA. ONLINE) , v. 40 , p. 37 - , 2015. ISSN: 19846444.
    • PEREIRA, M. S. . Considerações acerca de uma determinada prática teatral: Artaud, sua crueldade e seu tempo Discutindo Filosofia (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-1388 Conhecimento Prático Filosofia) , v. 3 , p. 99 - 105 , 2000. ISSN: 18088961.
    • NOYAMA, S. ; NOGUEIRA, R. ; NOYAMA, R. T. ; PEREIRA, M. S. . Experiência, arte e ensino de filosofia - Notas em tempos de tormento. Gingar, Filosofa, Resistir: ensaios para transver o mundo, v. 1, p. 103 - 120, 2020.
    • PEREIRA, M. S. ; VELASCO, P. N. ; NOGUEIRA, R. ; LORIERI, M. A. . O aprendizado como criação: reflexões sobre Bergson, arte e ensino de filosofia. Ensino de ? qual? ? filosofia : ensaios a contrapelo, v. , p. 225 - 251, 2019.
    • PEREIRA, M. S. ; DONARD, V. ; CAMINHA, I. O. ; ANDRIEU, B. . Antonin Artaud: o suicida/do da sociedade. Estética e existência: filosofia e loucura, v. 1º, p. 59 - 68, 2018.
    • PEREIRA, M. S. . Contra a representação: a presença de Henri Bergson o teatro de Antonin Artaud. Filosofia francesa contemporânea, v. 1, p. 344 - 357, 2015.
    • PEREIRA, M. S. . Arte e ensino de filosofia no PIBID-UFABC. Reflexões sobre as ações do PIBID/UFABC, v. , p. 46 - 59, 2017.
    • CHAUI, M. ; KOBOL, S. ; PEREIRA, M. S. . Deleuze, leitor bergsoniano de Espinosa?. Deleuze hoje, v. , p. 100 - , 2014.
    • MORFINO, V. ; FERREIRA, M. L. R. ; PEREIRA, M. S. . Causalidade e liberdade: apontamentos para a compreensão da realidade espinosana como totalidade aberta. Octavo Coloquio Spinoza, v. , p. 159 - 169, 2012.
    • PEREIRA, M. S. . Artaud e a expressão como exigência vital. Saúde Mental e Arte: práticas, saberes e debates, v. 1, p. 206 - 221, 2012.
    • Pac, Andrea ; MARTIN, L. ; Boris Eremiev ; PEREIRA, M. S. . Bergson, Espinosa e a experiência da eternidade. Spinoza: sexto coloquio, v. , p. 73 - 82, 2010.
    • Boris Eremiev ; GAINZA, Mariana de ; TATIAN, Diego ; PEREIRA, M. S. . Bergson e Espinosa: crítica ao paralelismo e apontamentos sobre a eternidade. Spinoza: quinto coloquio, v. , p. 87 - 95, 2009.
    • Boris Eremiev ; PEREIRA, M. S. . Resistência e Imanência: experiência teatral sob uma perspectiva espinosana. Spinoza - Tercer Coloquio, v. , p. 267 - 274, 2007.
    • PEREIRA, M. S. . Bergson, adversário de Espinosa. In: XIV ANPOF , 2010 , Águas de Lindóia. Atas do XIV Encontro Nacional de Filosofia. Campinas : Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia, 2010. p. 403 - 403.
    • PEREIRA, M. S. . Considerações sobre uma determinada prática teatral. In: III Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia - FFLCH-USP , 1999 , . Considerações sobre uma determinada prática teatral. : , 1999.
    • PEREIRA, M. S. . Artaud, sua crueldade e seu tempo. In: VII Simpósio de Iniciação Científica da USP (Pró-Reitoria de Pesquisa da Universidade de São Paulo) , 1999 , São Paulo. Artaud, sua crueldade e seu tempo. : , 1999.
    • PEREIRA, M. S. . A experiência teatral como resistência política. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF - 23 a 27 de Outubro , 2006 , Salvador. A experiência teatral como resistência política. : , 2006.
    • PEREIRA, M. S. . ReFilo. 2019 (Parecer)
    • PEREIRA, M. S. . Primeiros escritos. 2017 (Parecer)
    • PEREIRA, M. S. . Em curso. 2016 (Parecer)
    • PEREIRA, M. S. . ReFilo. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, M. S. . Em curso. 2018 (Parecer)
    • PEREIRA, M. S. ; ERUNDINA, L. ; GUIMARAENS, F. ; CHAUI, M. . Entre as linhas que teceram uma nova cultura política: Marilena Chaui na Secretaria Municipal de Cultura. 2018 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. S. . Contra a representação: a presença de Henri Bergson no teatro de Antonin Artaud. 2014 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. S. . Antonin Artaud: o suicidado da sociedade. 2016 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. S. ; NOMURA, M. T. ; BARROS, L. ; SANTOS, K. O. ; SERAPHIM, W. ; MARTINEZ, G. P. ; COSTA, B. R. R. ; LOPES, A. C. S. ; ALVES, L. ; RIZZATTI, N. F. ; PAIXAO JUNIOR, R. V. S. ; PAIVA, R. O. . Estética e ensino de filosofia. 2015 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. S. . Henri Bergson e a dissolução do problema da liberdade. 2014 (Conferência)
    • PEREIRA, M. S. ; GAINZA, Mariana de ; TATIAN, Diego . A crítica de Bergson ao ?paralelismo? e à eternidade em Espinosa. 2008 (Congresso)
    • PEREIRA, M. S. . A crítica de Bergson ao 'paralelismo' e à eternidade em Espinosa. 2008 (Comunicacao)
    • PEREIRA, M. S. . Bergson e a eternidade espinosana. 2008 (Comunicacao)
    • PISANI, M. ; PEREIRA, M. S. . 3º Colóquio de professores de filosofia da UFABC: "Ensino de filosofia e experiência estética". 2012 (UFABC)
    • PEREIRA, M. S. ; VELASCO, P. N. ; CILENTO, A. Z. . II Encontro Nacional do PIBID/Filosofia. 2015 (UFABC, Universidade Mackenzie)
    • PEREIRA, M. S. ; MIRANDA, M. A. G. C. ; ALVIM, M. H. . IV Simpósio do PIBID/UFABC. 2015 (UFABC)
    • PEREIRA, M. S. ; MARCHI, J. ; SANTOS, C. F. A. N. ; PERAZZO, P. F. ; PASTI, A. . XIII Encontro de Iniciação Científica, XV Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 17º Congresso de Iniciação Científica da USCS. 2022 (Universidade Federal do ABC)
    • PEREIRA, M. S. ; MARCHI, J. ; TONELI, J. T. C. L. ; PERAZZO, P. F. ; SANTOS, C. F. A. N. . XIII Encontro de Iniciação Científica, XVI Simpósio de Iniciação Científica da UFABC e 18º Congresso de Iniciação Científica da USCS. 2023 (Universidade Federal do ABC)
    • Nome do projeto: PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (2014 - 2016
      Natureza: Outra
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , BARROS, L. , MARTINEZ, G. P. , ANDRIATO, G. G. , POLESI, H. , SANTOS, K. O. , NOMURA, M. T. , COLENGHI FILHO, M. , SILVA, R. G. , LIMA, R. , PAIXAO JUNIOR, R. V. S. , SERAPHIM, W. .
      Descrição: Programa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores, que concede bolsas aos alunos de licenciatura de Instituições de Ensino Superior (IES), em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
    • Nome do projeto: Teatro Comunitário na UFABC (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , BRAUER, L. .
      Descrição: Projeto realizado em parceria com a Escola Livre de Teatro de Santo André, objetivando a criação um grupo de teatro comunitário na região. O teatro comunitário tem como principal característica a integração entre as pessoas de um determinado lugar, uma vez que é formado por "vizinhos" e não por profissionais da atuação, o que possibilita a participação de qualquer pessoa, independentemente de idade, profissão ou prévio conhecimento artístico. Tendo por tema-eixo o lugar e a história dos que dele fazem parte, a proposta desse tipo de teatro tem como principal objetivo o compartilhamento de histórias para a elaboração de um sentido de experiência coletiva, enraizada em um passado que interessa conhecer para refletir sobre o presente. O projeto em questão tem importância local como espaço de criação e conhecimento tanto para os que dele fazem parte (grupo) quanto para os que tomam parte em suas apresentações (público), todas gratuitamente desenvolvidas.
    • Nome do projeto: Sobre vizinhança: encontros e memórias (desconstruindo o muro que separa a UFABC/SBC do entorno do campus) (2017 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , FREITAS, A. .
      Descrição: A problemática deste projeto extensionista se constitui a partir de um encontro, previamente agendado e informado à comunidade, com alguns moradores da Rua 23 de Maio no espaço atual da universidade, tendo como propósito pesquisar e documentar, por meio de filmagem e produção de vídeo, tanto a relação dos moradores da Rua 23 de Maio com o espaço antes da construção da UFABC quanto o espaço da própria universidade e suas atividades para os vizinhos do campus. Neste sentido, o projeto pretende ressignificar relações e estreitar os laços entre a vizinhança e a comunidade da UFABC/SBC.
    • Nome do projeto: Espaço comum e memória coletiva: inventário afetivo e imagético da construção da UFABC em SBC (2019 - 2019
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , FREITAS, A. .
      Descrição: O projeto objetiva principalmente a construção de um documentário audiovisual a partir de variados registros de imagem e som feitos com ou pelos vizinhos da universidade, que são moradores da rua 23 de Maio, de modo a construir uma história coletiva sobre o lugar que abriga a UFABC algo como um inventário imagético e oral da memória afetiva e das experiências vividas pelos moradores no espaço hoje ocupado pelo campus da universidade.
    • Nome do projeto: Filosofia, artes e mídias: o pensamento e seus modos de expressão (2017 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , FREITAS, A. , SOARES, P. S. G. .
      Descrição: Esse projeto visa investigar e estabelecer relações entre a História da Filosofia e os diferentes modos de expressão humana(teatro, música, literatura, cinema etc.) e mídias (TV, internet, revistas, jornais, materiais didáticos diversos etc.) para reflexão sobre a prática e a confecção de material didático pedagógico para o Ensino de Filosofia. Tem como objetivo secundário investigar os processos metodológicos para produção e divulgação do pensamento filosófico a partir de experimentações Em que medida o cinema, o teatro, a música, a literatura, enquanto modos de expressão humana, podem representar o pensamento filosófico e servem à sua divulgação como objeto de análise, reflexão e crítica para ensinar a filosofar? Como utilizar tais ferramentas mantendo o rigor e a densidade do pensamento filosófico? O próprio cinema, por exemplo, como objeto de reflexão requer a incursão crítica em ?temas já tradicionais da filosofia, como o trágico, a duração e o tempo, as exigências das estruturas sobre os sujeitos-autores, a psicanálise, a representação, o realismo e o expressionismo, o ser e a aparência [...]? (FARHI NETO, 2015). Da mesma forma, a expressão teatral revela o corpo que fala e pode produzir uma reflexão filosófica. As músicas veiculadas nos meios de comunicação expressam em suas letras um hedonismo que tem repercussões éticas. As personagens da literatura podem produzir representações filosóficas. As mídias servem ao Ensino de Filosofia? Como produzir material didático? Quando a críticas é necessária? As Teorias da Comunicação e a Filosofia da Linguagem abrem possibilidades para debater e produzir textos filosóficos sobre as mídias, seja como objeto de entretenimento, seja como críticas aos próprios meios de comunicação de massa. Os fenômenos de massa e multidão veiculados ideologicamente nos meios de comunicação podem ser objeto de estudo filosófico? Outra questão importante a ser investigada é a forma como se ensina, que precisa ser metodologicamente atraente aos alunos. Torna-se necessário pensar em diferentes abordagens e métodos para a sua melhor efetivação. Nesse sentido, pode ser profícuo pensar a Filosofia como uma atividade para elaborar conceitos filosóficos, como sugeriu Deleuze, no sentido da busca por compreender a ordem interna dos textos filosóficos, mas servindo aos propósitos do processo de ensino e aprendizagem como um exercício contínuo entre o professor e o aluno. Entendemos que as artes e as mídias podem potencializar esse fim. A perspectiva ora apresentada fundamenta e justifica a necessidade de formar professores com condições de ler a realidade filosoficamente, estando aptos a intervir nos currículos formais das escolas com propostas de trabalho diferenciadas, mesmo que por meio de um currículo oculto, prevendo que terá uma carga horária restrita para ensinar a História da Filosofia, bem como dificuldades para preparar o material didático adequado para atingir o público-alvo. O professor do Ensino Médio precisa de competência técnica para fazer recortes pontuais para concretizar seus objetivos e para produzir seus próprios materiais didáticos.
    • Nome do projeto: Laboratório de audiovisual - aproximação ao documentário independente a partir da temática das ocupações urbanas (2022 - 2022
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , FREITAS, A. , ZANAROTTI, E. , MELLIN, R. , SANTOS, C. A. .
      Descrição: Trata-se de um curso que se propõe a compartilhar possíveis ferramentas, reflexões e caminhos, técnicos e estéticos, para a criação do documentário audiovisual independente. O processo será estimulado por um documentário, já em processo, acerca da construção da UFABC e a relação com os vizinhos de seu entorno, de modo que o campo de discussão se insere na esfera da sustentabilidade das relações humanas e das ocupações urbanas.
    • Nome do projeto: Vizinhança: documentário (2023 - 2024
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , FREITAS, A. , CRAVEIRO, D. .
      Descrição: O documentário Vizinhança narra o complexo diálogo entre o campus São Bernardo da Universidade Federal do ABC (UFABC) e a vizinhança que está situada no Jardim Hollywood, antes, durante e depois da construção da universidade. Através de entrevistas, imagens de arquivo e filmagem de uma visita guiada, revelam-se histórias que constituem uma memória comum.
    • Nome do projeto: Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil) (2013 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , PISANI, M. , VELASCO, P. N. , PANSARELLI, D. , REIS, M. C. L. G. , SILVA, P. T. , SILVA, J. E. F. , BARROS, L. .
      Descrição: O Laboratório de Pesquisa e Ensino de Filosofia (LaPEFil) tem como objetivo investigar o Ensino de Filosofia a partir da perspectiva filosófica, ou seja, tomando-o como problema e objeto de pesquisa da própria Filosofia. Assume-se, pois, a radicalidade do perguntar filosófico para refletir sobre temas relativos ao próprio fazer filosófico, transformando essa prática em um problema a ser pensado e fomentando respostas pessoais críticas às diversas perguntas que tangem o ensino dessa disciplina. Neste sentido, o LaPEFil abarca pesquisas que problematizam filosoficamente a práxis docente e tomam o ensino-aprendizagem como momento de produção filosófica.
    • Nome do projeto: Conhecimento em cena: ciência, educação, política e arte por meio do teatro (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: PEREIRA, M. S. .
      Descrição: Projeto desenvolvido na UFABC em parceria com a Escola Livre de Teatro de Santo André, e que intenta fomentar discussões relacionadas a diversas áreas do conhecimento e da prática humana, por meio tanto de atividades teatrais (aulas de teatro e espetáculos) quanto de debates e mesas temáticas.
    • Nome do projeto: Ruptura e Continuidade: Investigações sobre a relação entre Natureza e História a partir de sua formulação pelo Grande Racionalismo Seiscentista (2008 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: PEREIRA, M. S. , BENEVENUTO, C. C. , SIVIERO, J. M. R. , OLIVEIRA, A. T. , KOBOL, S. , ROCHA, A. , PAULA, M. F. , NEVES, J. L. , OLIVA, L. C. , GAINZA, Mariana de , SANTIAGO, H. , SILVA, D. S. , ITOKAZU, E. M. , MATTOS, O. C. F. , SOUZA, M. G. , SILVA, F. L. E. , CHAUI, M. , SANTOS, M. E. V. .
      Descrição: O projeto se volta para a elaboração das relações entre Natureza e História na Filosofia do Século XVII buscando não somente as concepções seiscentistas, mas também o legado sobre o qual se apóiam, bem como as críticas e retomadas das formulações dos Seiscentos na filosofia posterior, particularmente na Ilustração Francesa, no Idealismo Alemão e em alguns filósofos contemporâneos, como Nietzsche, Merleau-Ponty, Deleuze e Foucault...
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2000
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2004
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2011
  • Atuação Profissional: 10
    • Universidade Paulista:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Profissionalizante
    • Colégio Ítaca:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2009 ).
        Outras informações: Horista
    • Colégio Mater et Magistra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professor
    • Museu de Arte Brasileira/FAAP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Horista
    • Museu de Arte de Sao Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Horista
    • Mostra do Redescobrimento:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2000 ).
        Outras informações: Horista
    • Colégio Oswald Caravelas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - 2009 ).
        Outras informações: Professor
    • Centro Universitário São Camilo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Centro Universitário São Camilo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2012 ).
        Outras informações: Professor assistente B
    • Universidade Federal do ABC:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2012 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto