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Cristiane Conceição Silva

    • Possui Graduação em Letras (Português e Linguística) pela USP (2002) e Licenciatura em Português também pela USP (2003). Possui mestrado em Linguística (Aquisição da Linguagem) pela USP (2008) e Especialização em Fonética e Fonologia do Espanhol realizada em Madri pelo Centro Superior de Investigaciones Científicas e Universidad Menéndez Pelayo (2009). Doutora em Linguística pela UNICAMP (2016) com a tese intitulada Análise fonético-experimental da entoação de declarativas e interrogativas em espanhol/LE. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Primeiras e Segundas Línguas. Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no âmbito da fonética experimental e desenvolve pesquisa sobre a aprendizagem da entoação em espanhol L2 e o atrito linguístico em PB L1.

       

      Links:    

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    • SILVA, C. C. . I Semana de Letras da UNILAB/Malês. 2017 (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
    • SILVA, C. C. . XI Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2017 (Universidade Federal da Bahia)
    • SILVA, CRISTIANE CONCEIÇÃO . I Encontro Online do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira (NUPFFALE). 2020 (UFSC)
    • SILVA, C. C. . III Escola de Prosódia. 2014 (Luso-Brazilian Association of Speech Sciences)
    • SILVA, C. C. . A prosódia do espanhol em sala de aula: atividades práticas para professores de espanhol como língua estrangeira. 2017 (Universidade Federal de Alagoas)
    • SILVA, C. C. . O ensino de prosódia nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE). 2016 (Universidade Federal de Sergipe)
    • SILVA, C. C. . O ensino e aprendizagem da pronúncia da língua espanhola. 2017 (Universidade Federal da Bahia)
    • SILVA, C. C. . Introdução à fonética acústica: teoria e prática. 2015 (USP Riberião Preto - Faculdade de Medicina)
    • Nome do projeto: A prosódia do espanhol/LE de aprendizes brasileiros (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, C. C. , KUPSKE, F. , XAVIER, A. N. , ARANTES, P. , BAIA, F. .
      Descrição: O projeto objetiva investigar os aspectos prosódicos relacionados com a entoação, taxa de elocução e ritmo em espanhol/LE através da descrição e análise de declarativas, interrogativas totais e parciais em três estilos de fala: leitura de frases isoladas, leitura de frases em contexto (narrativa) e narração de história lida previamente.
    • Nome do projeto: Análise quantitativa dos contornos de f0 de declarativas e interrogativas em espanhol e alemão L2 por aprendizes brasileiros (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, C. C. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva investigar os aspectos prosódicos relacionados com a entoação em espanhol e alemão L2 e também o atrito linguístico em português brasileiro L1.Por meio do modelo de análise quantitativa Fujisaki os contornos de f0 serão parametrizados com o objetivo de tentar determinar o que caracteriza a aprendizagem do espanhol e alemão L2, a transferência linguística da L1 para a L2 e também o atrito linguístico da L2 para a L1.
    • Nome do projeto: Plurilinguismo e Acolhimento Linguístico a Imigrantes na Escola Básica (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, C. C. , Silveira, R , Saldanha, C. .
      Descrição: O objetivo do projeto é de promover o plurilinguismo e o acolhimento linguístico em escolas da rede pública que atendem imigrantes e refugiados na região da Grande Florianópolis.
  • Formação Acadêmica: 5
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Berliner Hochschule für Technik
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidad Internacional Menéndez Pelayo
        Ano de conclusão: 2009
    • Faculdade Montessori de Ibiúna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de língua e literatura para alunos da Licenciatura em Letras (Espanhol).
        Outras informações: Professora de Espanhol Mestre
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa Ensino Fundamental II e Professora Orientadora de Sala de Leitura Ensino Fundamental I e II.
        Outras informações: Professor concursado
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa - Ensino Médio
        Outras informações: Professora PEB II
    • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto