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Cristiane Conceição Silva

    • Possui Graduação em Letras (Português e Linguística) pela USP (2002) e Licenciatura em Português também pela USP (2003). Possui mestrado em Linguística (Aquisição da Linguagem) pela USP (2008) e Especialização em Fonética e Fonologia do Espanhol realizada em Madri pelo Centro Superior de Investigaciones Científicas e Universidad Menéndez Pelayo (2009). Doutora em Linguística pela UNICAMP (2016) com a tese intitulada Análise fonético-experimental da entoação de declarativas e interrogativas em espanhol/LE. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Aquisição de Primeiras e Segundas Línguas. Atualmente, é professora adjunta no Departamento de Letras e Literaturas Estrangeiras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua no âmbito da fonética experimental e desenvolve pesquisa sobre a aprendizagem da entoação em espanhol L2 e o atrito linguístico em PB L1.

       

      Links:    

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    • SILVA, CRISTIANE CONCEIÇÃO . A entoação do espanhol/Le de brasileiros: modelamento com Pentatrainer2 (Spanish intonation spoken by Brazilians: modeling with Bentatrainer2) Estudos da Língua(gem) , v. 17 , p. 135 - 158 , 2019. ISSN: 18081355.
    • CONCEIÇÃO SILVA, CRISTIANE ; ALMEIDA BARBOSA, PLÍNIO . The contribution of prosody to foreign accent: A study of Spanish as a foreign language Loquens , v. 4 , p. 041 - , 2018. ISSN: 23862637.
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    • SILVA, C. C. . Análisis Melódico de Declarativas e Interrogativas Absolutas en Español/LE Phonica , v. 5 , p. 92 - 113 , 2009. ISSN: 16998774.
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    • SILVA, C. C. . Working Papers em Linguística. 2018 (Parecer)
    • SILVA, CRISTIANE CONCEIÇÃO . Descrição fonética das vogais do espanhol. 2020 (Conferência)
    • SILVA, CRISTIANE CONCEIÇÃO . Aprendizagem da entoação em espanhol L2: teoria e experimentação. 2020 (Conferência)
    • SILVA, C. C. . La enseñanza de la prosodia del español como lengua extranjera (ELE) para estudiantes brasileños. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. ; XAVIER, A. N. . Estudio piloto de la percepción de la intensidad en libras. 2019 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. . A prosódia do espanhol/LE de aprendizes brasileiros. 2019 (Conferência)
    • SILVA, C. C. . As contribuições da fonética para a formação de professores de espanhol. 2018 (Conferência)
    • SILVA, C. C. . O papel da prosódia na percepção do sotaque estrangeiro: um estudo sobre o espanhol falado por brasileiros. 2017 (Conferência)
    • SILVA, C. C. . La entonación del español hablado por brasileños. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. . Fonética Experimental. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. . O papel da pronúncia nas aulas de espanhol como língua estrangeira. 2015 (Conferência)
    • SILVA, C. C. . Análise da entonação de declarativas e interrogativas totais em espanhol/LE. 2009 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. ; BARBOSA, P. A. . Entoação do espanhol falado por brasileiros. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. ; BARBOSA, P. A. . Análise de declarativas em espanhol, português brasileiro e espanhol/LE com PENTATrainer2. 2015 (Outra)
    • SILVA, C. C. ; BARBOSA, P. A. . Análise de contornos de f0 em declarativas, interrogativas totais e parciais em espanhol e espanhol/LE utilizando DTW (Dynamic Time Warping). 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. . Modelamento entoacional no português brasileiro. 2014 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. ; BARBOSA, P. A. . Intonation of Spanish as a foreign language spoken by Brazilians. 2012 (Conferência)
    • SILVA, C. C. . Análise preliminar do F0 em declarativas e interrogativas totais e parciais em E/LE. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, C. C. ; SANTOS, R. S. . Acquisition of Voice Assimilation in Brazilian Portuguese. 2009 (Congresso)
  • Organização de eventos: 6
    • SILVA, C. C. ; SILVA, S. M. R. ; LEUNG, R. T. F. ; NERIS, L. O ; SANTOS, C. B. ; SILVA, L. L. . VIII ENAPOL: Interface da ciência lingüística com as demais áreas do conhecimento: domínios e fronteiras. 2005 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, C. C. . SP2008 - 4th Conference on Speech Prosody. 2008 (Special Interest Group on Speech Prosody (SProSIG) of the International Speech Communication Association (ISCA).)
    • SILVA, C. C. . I Semana de Letras da UNILAB/Malês. 2017 (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira)
    • SILVA, C. C. . XI Seminário de Pesquisa Estudantil em Letras. 2017 (Universidade Federal da Bahia)
    • SILVA, CRISTIANE CONCEIÇÃO . I Encontro Online do Núcleo de Pesquisa em Fonética e Fonologia Aplicada à Língua Estrangeira (NUPFFALE). 2020 (UFSC)
    • SILVA, C. C. . III Escola de Prosódia. 2014 (Luso-Brazilian Association of Speech Sciences)
    • SILVA, C. C. . A prosódia do espanhol em sala de aula: atividades práticas para professores de espanhol como língua estrangeira. 2017 (Universidade Federal de Alagoas)
    • SILVA, C. C. . O ensino de prosódia nas aulas de espanhol como língua estrangeira (E/LE). 2016 (Universidade Federal de Sergipe)
    • SILVA, C. C. . O ensino e aprendizagem da pronúncia da língua espanhola. 2017 (Universidade Federal da Bahia)
    • SILVA, C. C. . Introdução à fonética acústica: teoria e prática. 2015 (USP Riberião Preto - Faculdade de Medicina)
    • Nome do projeto: A prosódia do espanhol/LE de aprendizes brasileiros (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, C. C. , KUPSKE, F. , XAVIER, A. N. , ARANTES, P. , BAIA, F. .
      Descrição: O projeto objetiva investigar os aspectos prosódicos relacionados com a entoação, taxa de elocução e ritmo em espanhol/LE através da descrição e análise de declarativas, interrogativas totais e parciais em três estilos de fala: leitura de frases isoladas, leitura de frases em contexto (narrativa) e narração de história lida previamente.
    • Nome do projeto: Análise quantitativa dos contornos de f0 de declarativas e interrogativas em espanhol e alemão L2 por aprendizes brasileiros (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, C. C. .
      Descrição: O presente projeto de pesquisa objetiva investigar os aspectos prosódicos relacionados com a entoação em espanhol e alemão L2 e também o atrito linguístico em português brasileiro L1.Por meio do modelo de análise quantitativa Fujisaki os contornos de f0 serão parametrizados com o objetivo de tentar determinar o que caracteriza a aprendizagem do espanhol e alemão L2, a transferência linguística da L1 para a L2 e também o atrito linguístico da L2 para a L1.
    • Nome do projeto: Plurilinguismo e Acolhimento Linguístico a Imigrantes na Escola Básica (2021 - 2021
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SILVA, C. C. , Silveira, R , Saldanha, C. .
      Descrição: O objetivo do projeto é de promover o plurilinguismo e o acolhimento linguístico em escolas da rede pública que atendem imigrantes e refugiados na região da Grande Florianópolis.
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2002
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2016
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Berliner Hochschule für Technik
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidad Internacional Menéndez Pelayo
        Ano de conclusão: 2009
    • Faculdade Montessori de Ibiúna:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2008 ).
        Outras informações: Professora de língua e literatura para alunos da Licenciatura em Letras (Espanhol).
        Outras informações: Professora de Espanhol Mestre
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
      • Tipo de vínculo: Professor_visitante ( - ).
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2009 - 2011 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa Ensino Fundamental II e Professora Orientadora de Sala de Leitura Ensino Fundamental I e II.
        Outras informações: Professor concursado
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portuguesa - Ensino Médio
        Outras informações: Professora PEB II
    • Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - 2017 ).
        Outras informações: Professor Adjunto
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2017 - 2019 ).
        Outras informações: Professor Assistente
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professor Adjunto