Não autenticado |

Carlos Eduardo Pinto Vergueiro Filho

    • Possui graduação em história pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011). Realizou pesquisa de Iniciação Cientifica com o tema "História, literatura e política: Identidade nacional através das letras de Luiz Gama (1859-1873)" financiada pelo PIBIC/CEPE da PUC-SP. Cursando o mestrado no programa de estudos comparados de literaturas de língua portuguesa da pós-DLCV/USP desde 2020.

       

      Links:    

    • VERGUEIRO FILHO, C. E. P. . Crônica da rua 513.2, a escrita, a realidade e a memória Mulemba - Revista de Estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , v. 14 , p. 124 - 141 , 2022. ISSN: 2176381X.
    • VERGUEIRO FILHO, C. E. P. . JOSÉ CRAVEIRINHA E A CASA DOS ESTUDANTES DO IMPÉRIO: AS POESIAS NA ANTOLOGIA DO C.E.I. Mulemba - Revista de Estudos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa , v. 13 , p. 127 - 141 , 2021. ISSN: 2176381X.
    • VERGUEIRO FILHO, C. E. P. . JOSÉ CRAVEIRINHA (1922-2003), O POETA E SEU TEMPO: UMA ANÁLISE DAS OBRAS XIGUBO, KARINGANA UA KARINGANA E BABALAZE DAS HIENAS.. 2021 (Comunicacao)
    • VERGUEIRO FILHO, C. E. P. . José Craveirinha (1922-2003), o poeta e seu tempo: Uma análise das obras 'Xigubo', Karingana ua Karingana' e 'Babalaze das hienas'. 2021 (Seminário)
    • SILVA, R. V. R. E. ; VERGUEIRO FILHO, C. E. P. . A mulher nas literaturas africanas e negro-brasileira: propostas para a sala de aula. 2021 (Outra)
  • Curso de curta duração ministrado: 2
    • SILVA, R. V. R. E. ; VERGUEIRO FILHO, C. E. P. . Literaturas africanas e negro-brasileiras: propostas para a sala de aula. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • SILVA, R. V. R. E. ; SOUZA, U. R. B. ; SANTOS JUNIOR, J. W. F. ; VERGUEIRO FILHO, C. E. P. . Formação em literatura moçambicana: 100 anos do poeta José Craveirinha. 2022 (Universidade de São Paulo)
    • Nome do projeto: História e Literatura: Identidade nacional brasileira através das letras de Luiz Gama (1859-1870); 2011; Iniciação Científica; (Graduando em História) - Pontifícia Universidade C São Paulo, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da PUC-SP; Orieatólica de (2010 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VERGUEIRO FILHO, C. E. P. , TORRAO FILHO, A. .
      Descrição: Nesta pesquisa utilizei como objeto de estudo os textos políticos e poéticos publicados por Luiz Gama em livro e na imprensa paulista no período de 1859 a 1873. O recorte temporal utilizado toma como início a entrada na vida pública e sua saída da vida partidária na São Paulo provincial. O objetivo do trabalho foi de investigar os círculos sociais que Luiz Gama frequentou, buscando uma ideia comum de um projeto nacional para o Brasil e da inserção do negro como cidadão na monarquia. Fiz a leitura das poesias publicadas nas Primeiras Trovas Burlescas de Getulino e os textos poéticos e políticos nos jornais Diabo Coxo, Cabrião, Radical Paulistano e o Correio Paulistano identificando no caso dos semanários humorísticos a estrutura editorial e gráfica além de cada proposta política inserida nestes. Além disso, procurei dividir a análise através das temáticas envolvidas, recortando quando falasse de temas administrativos (crítica às instituições do império, entrada do Brasil na Guerra do Paraguai), do povo negro, e do projeto nacional, ou seja, qual seria a saída para o futuro da nação brasileira. Ao final, consegui concluir algumas linhas gerais do pensamento de Luiz Gama relacionadas à suas fases da vida e às decepções com seus contemporâneos em pensar o Brasil.
    • Nome do projeto: José Craveirinha (1922-2003), vozes de Moçambique e seu tempo: uma análise das obras Xigubo, Karingana ua Karingana e Babalaze das hienas. (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: VERGUEIRO FILHO, C. E. P. , VECCHIA, R. .
      Descrição: O objeto de estudo analisado são os textos literários do poeta José Craveirinha (1922-2003) publicados nas décadas de 60/70 na Moçambique colonial e na década de 90 após a independência e Guerra Civil, comparando os momentos históricos com a experiência de vida e o meio social ao qual estava inserido. A escolha desse poeta está justificada em sua condição social de negro assimilado, caracterizando um sujeito intermediário entre o mundo majoritário dos negros inserido na sociedade colonial branca. Por se reconhecer como um negro e entender as contradições do regime colonial português, Craveirinha participou ativamente desse período conflituoso que culminou na independência de Moçambique e, posteriormente, presenciou a Guerra Civil que perdurou até o início da década de noventa. Considerando que a sua vida e obra estão marcadas pela experiência histórica, as poesias presentes em Xigubo e Karingana ua Karingana possuem características de resistência ao colonialismo, já em Babalaze das hienas suas poesias vão repensar a sociedade moçambicana que se formou. Portanto, o objetivo será analisar as poesias, investigando aproximações e diferenças entre os textos de diferentes épocas.
    • Graduacao:
      • Curso: historia
        Nome da Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
        Título: A Imprensa Ilustrada em São Paulo nos anos 1860 através dos periódicos Diabo Coxo e O Cabrião; 2011; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em História) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo;
        Ano de conclusão: 2011
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Pontifícia Universidade Católica de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
    • Prefeitura Municipal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).