Não autenticado |

Éliton Dias da Silva

    • Possuo graduação em Filosofia, mestrado em Educação, linha de História e Filosofia da Educação, pela UNESP e mestrado em Filosofia, área de Ética e Filosofia Política, pela Universidade de São Paulo, USP. Pesquisa temáticas relacionadas esfera privada e esfera pública, ação política, gestão democrática e institucionalidade no pensamento de Hannah Arendt. Fui Professor-Supervisor do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, PIBID, professor de Ensino Superior e tutor EaD na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP) e, atualmente, sou professor efetivo no Quadro do Magistério da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (em afastamento) e professor na Rede Claretiana de Educação.

       

      Links:    

    • SANTOS, GENIVALDO DE SOUZA ; DA SILVA, ÉLITON DIAS . O LÓCUS DA SENSIBILIDADE NO FENÔMENO ÉTICO: REFLEXÕES A PARTIR DE KANT E LEVINAS. HOLOS (NATAL. ONLINE) , v. 7 , p. 281 - , 2016. ISSN: 18071600.
    • SILVA, E.D. . A história da filosofia e o filosofar: um olhar a partir de Kant Filogênese (Marília) , v. 6 , p. 163 - 170 , 2013. ISSN: 19841159.
    • SILVA, E.D. ; GELAMO, R. P. ; SILVA, V. P. ; SANTOS, G. S. . Formação do filósofo professor: articulação Bacharelado e Licenciatura e Pibid. PIBID/Unesp : memórias e trajetórias no campo da formação de professores, v. , p. 1 - 247, 2016.
    • SILVA, E.D. . A lei de cotas: possíveis implicações no cenário da educação brasileira . Tribuna Livre , Paranaíba , 11 set. 2012.
    • SILVA, V. P. ; GELAMO, R. P. ; SILVA, E.D. ; SANTOS, G. S. . Formação do filósofo professor: articulação bacharelado e licenciatura e PIBID. In: 12ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: os processos de ensinar e aprender na escola básica e I Encontro do PIBID UNESP: ciências humanas , 2013 , Marília. 12ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília: os processos de ensinar e aprender na escola básica e I Encontro do PIBID UNESP: ciências humanas. : , 2013. p. 1 - 15.
    • SILVA, E.D. . Kant e a história da filosofia: um ensaio para o pensar filosoficamente. In: VII Encontro da Pós-Graduação em Filosofia da Unesp , 2013 , Marília. VII Encontro da Pós-Graduação em Filosofia da Unesp. : , 2013.
    • SILVA, E.D. . Experiência, subjetividade e autonomia: uma reflexão para o ensino emancipatório.. In: VI colóquio Internacional de Filosofia da Educação , 2012 , Rio de Janeiro. Filosofar: aprender e ensinar. Rio de Janeiro : UERJ, 2012.
    • SILVA, E.D. . Notas sobre o Ensino de Filosofia. In: I Colóquio Nacional de Ensino de Filosofia , 2011 , Salvador. Anais do I Colóquio Nacional de Ensino de Filosofia. : , 2011.
    • SILVA, E.D. . Considerações acerca do ensino da filosofia: a experiência filosófica a partir de problemas. In: XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp - 1a. Fase. , 2011 , Marília. XXIII Congresso de Iniciação Científica da Unesp. : , 2011.
    • SILVA, E.D. ; SILVA, S. F. ; SILVA, V. P. ; SANTOS, G. S. ; SALVADORI, T. T. ; ROSA, S. M. ; PONTES, R. L. ; MENEZES, M. P. ; GELAMO, R. P. ; GARCIA, A. V. ; OLIVEIRA, J. M . Os limites do ensino de filosofia: Análise do material do Programa São Paulo faz Escola. In: II Encontro Regional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência , 2011 , Bauru. II Encontro Regional do Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. : , 2011.
    • SILVA, E.D. . Análises e reflexões acerca da prática de ensino de filosofia.. In: 1ª Fase do XXII Congresso de Iniciação Científica da UNESP , 2010 , Marília. Trabalhos Apresentados na 1ª Fase. : , 2010.
    • SILVA, E.D. . Interconexões: Violência, Educação e o Ensino da Filosofia.. In: IX Jornada do Núcelo de Ensino de Marília - ensino e aprendizagem como processos humanizadores: propostas da teoria histórico-cultural para a educação básica , 2010 , Marília. Coletânia de textos da 9ª Jornada do Núcleo de Ensino de Marília, 2010.. : , 2010.
    • SILVA, E.D. . O papel da vontade geral no conceito de soberania de Rousseau. In: VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP , 2011 , Marília. Caderno de resumos do 6º Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da UNESP, 2011. : , 2011. p. 50 - 51.
    • SILVA, E.D. ; OLIVEIRA, J. M ; PESSOA, K. B. C. ; AZEVEDO, L. R. K. ; ROSA, S. M. ; SALVADORI, T. T. ; SANTOS, G. S. ; SILVA, V. P. ; GELAMO, R. P. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do programa São Paulo Faz Escola.. In: II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID , 2010 , Águas de Lindóia. Anais do II Encontro dos Núcleos de Ensino e I Encontro PIBID, 2010.. : , 2010.
    • SILVA, E.D. . A legitimidade da ação política em Hannah Arendt. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, E.D. . 'Não se ensina filosofia, se ensina a filosofar': A controversa presença da história da filosofia na formação docente.. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, E.D. . Teoria Crítica, a crise da razão e a perspectiva ética: contribuições de Adorno e Horkheimer para uma reflexão contemporânea.. 2018 (Comunicacao)
    • SILVA, E.D. . A constituição do sujeito ético: Foucault e o legado kantiano. 2014 (Outra)
    • SILVA, E.D. ; SANTOS, G. S. . O lócus da sensibilidade no fenômeno ético: reflexões a partir de Kant e Levinas.. 2014 (Outra)
    • SILVA, E.D. . A história da filosofia, epistéme e seu ensino: uma análise do presente a partir de Kant.. 2014 (Congresso)
    • SILVA, E.D. ; RODRIGUES, A. ; SILVA, C. C. ; CAMARGO, V. P. ; ORSOLAN, V. C. B. ; SANTOS, C. A. ; GELAMO, R. P. ; SILVA, V. P. . A filosofia e o filosofar: contribuições do PIBID para o licenciando em filosofia. 2013 (Outra)
    • SILVA, E.D. . Experiência e subjetividade: pensando a relação de ensino-aprendizagem em filosofia.. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, E.D. . Notas sobre o Ensino de Filosofia. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, E.D. ; SILVA, S. F. ; SILVA, V. P. ; SANTOS, G. S. ; SALVADORI, T. T. ; ROSA, S. M. ; PONTES, R. L. ; OLIVEIRA, J. M ; MENEZES, M. P. ; GELAMO, R. P. ; GARCIA, A. V. . Os limites do ensino de filosofia: Análise do material do Programa São Paulo faz Escola. 2011 (Outra)
    • SILVA, E.D. ; GARCIA, A. V. ; ROSA, S. M. ; SANTOS, G. S. ; SILVA, V. P. ; OLIVEIRA, J. M ; GELAMO, R. P. ; SALVADORI, T. T. ; SILVA, S. F. ; MENEZES, M. P. ; PONTES, R. L. . Os limites do ensino de filosofia: Análise do material do Programa São Paulo faz Escola. 2011 (Outra)
    • SILVA, E.D. . Interconexões: Violência, Educação e o Ensino da Filosofia.. 2010 (Comunicacao)
    • AZEVEDO, L. R. K. ; GELAMO, R. P. ; GOMES, L. G. ; PESSOA, K. B. C. ; ROSA, S. M. ; SALVADORI, T. T. ; SANTOS, G. S. ; SILVA, E.D. ; SILVA, V. P. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do programa São Paulo Faz Escola.. 2010 (Outra)
    • SILVA, E.D. ; SILVA, V. P. ; SANTOS, G. S. ; SALVADORI, T. T. ; ROSA, S. M. ; PESSOA, K. B. C. ; OLIVEIRA, J. M ; GOMES, L. G. ; GELAMO, R. P. ; AZEVEDO, L. R. K. . Os limites do ensino de Filosofia: análise do material do programa São Paulo Faz Escola.. 2011 (Comunicacao)
    • SILVA, E.D. . Análises e reflexões acerca da prática de ensino de filosofia.. 2010 (Comunicacao)
    • SILVA, E.D. . O papel da vontade geral no conceito de soberania de Rousseau. 2011 (Comunicacao)
  • Organização de eventos: 2
    • SILVA, E.D. ; GARCIA, A. V. ; PERENCINI, T. B. ; RICARDI, J. R. V. ; MORAES, J. A. ; SOUZA, P. B. ; IVANOV, A. . VII Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unesp: "Tributo a Antonio Trajano Menezes Arruda". 2012 (Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho")
    • SILVA, E.D. ; GARCIA, A. V. ; BORALLI, O. G ; BOTARO, R. W. ; RICARDI, J. R. V. ; PERENCINI, T. B. ; BROENS, M. C. ; MORAES, J. A. ; MARTINS, C. A . VI Encontro de Pesquisa na Graduação em Filosofia da Unesp. 2011 (Universidade Estadual Paulista)
    • Nome do projeto: Filosofia (2012 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, E.D. , Rodrigo Pelloso Gelamo , Genivaldo de Souza Santos , João Campoy , MARINHO, F. G. R. , Vandeí Pinto da Silva , Leandro Gabriel dos Santos Oliveira , Larissa Freire Ferreira , Antônio Trajano Menezes Arruda , Augusto Rodrigues , Camila da Cruz Silva , Carlos Aparecido dos Santos , Vinicius Pereira de Camargo , Victor Cesar Barbosa Orsolan .
      Descrição: O subprojeto BIBID/CAPES Filosofia tem como objetivo geral aprimorar a formação docente propiciada na licenciatura em filosofia e a formação continuada dos professores do ensino básico, bem como, contribuir para a melhoria da qualidade da formação propiciada aos estudantes do Ensino Médio. A presença da filosofia como disciplina obrigatória da matriz curricular do Ensino Médio brasileiro apresenta desafios e possibilidades em três âmbitos principais e que são contemplados pelo PIBID: o da formação docente nas licenciaturas em filosofia, o da formação continuada dos professores do ensino básico e o da formação dos estudantes do ensino básico. O subprojeto PIBID de licenciatura em Filosofia busca tratar de forma integrada os três âmbitos citados, articulando ensino, pesquisa e extensão. A metodologia de trabalho tem como referência a pesquisa-ação. Na Universidade são realizadas reuniões semanais para discussão de textos referentes ao ensino de filosofia e reuniões semanais para elaboração das aulas, definição das temáticas e das estratégias de intervenção. Nas escolas parceiras se dá o conhecimento da realidade escolar, criação e implementação de atividades filosóficas vinculadas aos temas a serem tratados nas aulas. Seguindo a meta de valorização da licenciatura em Filosofia o projeto tem propiciado, no âmbito do curso de filosofia, aproximar bacharelado e licenciatura no processo de formação do docente; aproximar universidade e escola de ensino básico, fortalecendo parcerias; aprimorar a formação dos professores universitários envolvidos no subprojeto; integrar os estudantes do ensino básico à universidade pública, abrindo-lhes perspectivas de continuidade dos estudos; melhorar a qualidade do ensino básico. A avaliação preliminar dos resultados, tendo como parâmetro o desempenho de cada um dos segmentos envolvidos e mediante análise de sua participação, tem sido muito positiva. .
    • Nome do projeto: "Não se ensina filosofia, se ensina a filosofar": A controversa presença da história da filosofia na formação docente. (2014 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, E.D. , GELAMO, R. P. , CARVALHO, A. B. .
      Descrição: A pesquisa teve sua constituição a partir da controversa presença da história da filosofia em nossa experiência de formação docente na universidade, bem como enquanto professor na educação básica, quando buscamos demarcar o espaço que a história da filosofia deve ocupar no ensino de filosofia e não encontramos suficiente amparo nos Parâmetros e nas Orientações Curriculares Nacionais. Desse modo, este trabalho teve como objetivo principal compreender os elementos que tencionam a relação entre a história da filosofia e o filosofar no âmbito do ensino de filosofia. A metodologia de investigação se deu a partir de dois movimentos principais: 1) Estabelecer um resgate histórico de nossa experiência formativa na universidade e analisar os documentos que orientam o ensino de filosofia na educação básica de modo a levantar os aspectos problemáticos da história da filosofia na prática de ensino; 2) Realizar uma análise e reconstituição histórico/conceitual da tradição historiográfica francesa e, posteriormente, do estruturalismo e de seu impacto na tradição de ensino filosófico no Brasil para diagnosticar qual aspecto desta tradição a torna tão suscetível a críticas e motivo de polêmica. Verificamos que a relação entre a história da filosofia e o pensamento de Kant aparece como elemento, ao mesmo tempo estruturante e desestabilizador, presente em todos os três momentos distintos analisados: entre os historiadores franceses do século XIX, nas diretrizes elaboradas por Jean Maugüé sobre o ensino de Filosofia para a Universidade de São Paulo e no pensamento dos filósofos estruturalistas das décadas de 1950 e 1960. A conclusão que chegamos é que, a fim de esclarecer aspectos problemáticos diagnosticados no discurso sobre o Ensino de Filosofia, a relação entre o pensamento de Kant e a história da filosofia precisa novamente ser colocada em revista.
    • Nome do projeto: PIBID - Filosofia e Sociologia no Ensino Médio (2010 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, E.D. , Rodrigo Pelloso Gelamo , Genivaldo de Souza Santos , Vandeí Pinto da Silva , Amanda Veloso Garcia , Kátia Batista Camelo Pessoa , Laura Rosa Kugler de Azevedo , Sara Morais da Rosa , Theo Tanus Salvadori , Jeusete Maria Oliveira , Leonardo Gomes .
      Descrição: O presente projeto propõe uma investigação interdisciplinar a ser desenvolvido no âmbito das licenciaturas de Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade de Filosofia e Ciências, campus de Marília, e de Ciências Sociais da Faculdade de Ciências e Letras , campus de Araraquara e se configura como um projeto que alia pesquisa e extensão universitária. A importância da Filosofia e da Sociologia para a formação humanística do estudante pode ensejar a abertura de inúmeros horizontes e perspectivas até então não cogitados. Certamente a estas disciplinas per se não se pode atribuir a tarefa de redentoras da boa qualidade da formação básica, contudo poderão contribuir para a superação do estado de indiferença dos indivíduos em relação a questões histórico-sociais desumanizadoras. Tal situação, dada a sua complexidade, requer uma análise qualificada, com diagnóstico e definição de estratégias que possibilitem ações imediatas, como também a médio prazo, visando a superação desses problemas. Cabe a contribuição da universidade nessa realidade, com pesquisa direta, bem como com a formação de quadros profissionais, em especial, os professores. Neste sentido, enquanto bolsistas de iniciação à docência em Filosofia entramos em contato direto com o cotidiano das Escolas de Ensino Médio parceiras, de modo a conhecer o projeto político-pedagógico dessas escolas, participar de sua elaboração (quando for o caso), execução e avaliação. Participamos, ainda, das reuniões de HTPC (Hora de trabalho pedagógico coletivo), do processo de preparação e de desenvolvimento das aulas em conjunto com os professores supervisores, tendo como enfoque o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas desenvolvidas.
    • Nome do projeto: PAE - Programa de Aperfeiçoamento de Ensino (2018 - 2018
      Natureza: Ensino
      Integrantes: SILVA, E.D. , BARROS, A. R. G. .
      Descrição: O programa da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP, destina-se exclusivamente a alunos de Pós-Graduação matriculados na Universidade de São Paulo nos cursos de mestrado e doutorado.
    • Nome do projeto: Ação e Política em Hannah Arendt. (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SILVA, E.D. , BARROS, A. R. G. .
      Descrição: Pesquisa de mestrado que tem como objetivo central compreender de modo sistemático e avaliar criticamente os elementos teóricos centrais da ação política no pensamento de Hannah Arendt, e seus conceitos correlatos, as condições que a efetivam e explicitar os limites que as noções de força e violência impõem à ação política. Por fim, explicitar o conceito de desobediência civil, seus condicionantes, possibilidades e configuração dentro da concepção política arendtiana como um exercício legítimo do poder, constituído não de forma isolada pelo indivíduo, mas a partir da pluralidade humana.
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2012
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Mosteiro de São Bento de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
        Status do curso: Incompleto
    • Mestrado:
      • Nome da Instituição: Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
        Ano de conclusão: 2016
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Virtual do Estado de São Paulo
        Ano de conclusão: 2022
    • Colégio Sagrado Coração de Jesus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2011 ).
        Outras informações: Disciplinas ministradas: Filosofia Sociologia
        Outras informações: Estagiário
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - ).
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
        Outras informações: Conselho de Curso de Filosofia
    • FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR E FORMAÇÃO INTEGRAL:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2016 - 2016 ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio Claretiano:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2019 - Atual ).
        Outras informações: Professor
    • Universidade Virtual do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
        Outras informações: Facilitador