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Alfredo Jorge Hesse Garcia Neto

    • Possui graduação em História - bacharelado e licenciatura pela Universidade Federal do Pará (2009) e mestrado em Lingua, Literatura e Cultura Japonesa pela Universidade de São Paulo (2018). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Latino-Americana, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração japonesa, segunda guerra mundial, pará, imigração, japoneses, Belém e arqueologia - análise tipológica - líticos.

       

      Links:    

    • Culturas em contato: inserção e codificação
    • GARCIA NETO, A. J. H. . Uma imigrante japonesa na Cidade Velha. Cidade Velha, Cidade Viva, v. , p. 119 - 121, 2008.
    • GARCIA NETO, A. J. H. . Um século de História . Via Pará , Belém/ Pará , 15 jun. 2008.
    • GARCIA NETO, A. J. H. . Análise tipológica dos resquícios materiais líticos encontrados na gruta do Pequiá. In: XV Seminário de Iniciação Científica , 2007 , Belém - PA. XV Seminário de Iniciação Científica - Resumos. : , 2007.
    • GARCIA NETO, A. J. H. . A IMIGRAÇÃO JAPONESA NO PARÁ E A CONSTRUÇÃO DO IMAGINÁRIO SOCIAL ACERCA DOS IMIGRANTES JAPONESES. In: IV Simpósio Nacional - Estado e Poder: Os Intelectuais , 2007 , São Luís -MA. Índice de trabalhos completo. : , 2007.
    • GARCIA NETO, A. J. H. ; MENEZES NETO, G. M. . O DISCURSO SOBRE O IMIGRANTE JAPONÊS NO PARÁ NO PERÍODO DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL. In: 60ª Reunião Anual da SBPC , 2008 , Campinas -SP. Anais/Resumos da 60ª Reunião Anual da SBPC. : , 2008.
    • GARCIA NETO, A. J. H. ; MENEZES NETO, G. M. . 80 anos de imigração japonesa no Pará. 2009 (Centro Acadêmico de História - UFPA)
    • Nome do projeto: NOSSOS MÚSICOS (2013 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARCIA NETO, A. J. H. , GARCIA, J. A. G. .
      Descrição: Não se ama aquilo que não se conhece. Esta frase atribuída ao escritor paraense BENEDICTO MONTEIRO por si só poderia servir como justificativa para a proposta desse projeto. Mas, creio eu, há muito mais. Ocultos pela mídia regional, a qual insiste em perenizar valores alienígenas em detrimento dos locais, muitos músicos a região deixam obras de singular qualidade, as quais, por inexistência de divulgação, não se perpetuam de geração para geração. Com o propósito de instigar justamente o público mais suscetível - assim entendemos ? a uma ?provocação artística?, o projeto NOSSOS MÚSICOS quer ser o ponto de partida para a difusão de vida e obra de músicos do Pará, iniciando com a experimentação artística de criar literatura infanto-juvenil com a informação biográfica e musical de WALDEMAR HENRIQUE e TÓ TEIXEIRA.
    • Nome do projeto: Cidade Velha Cidade Viva (2008 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARCIA NETO, A. J. H. , COIMBRA, O. , OLIVEIRA, R. G. C. , SANTOS, S. J. A. , COSTA, J. M. A. , ROQUE, D. , CORDOVIL, D. .
      Descrição: A Cidade Velha tem uma identidade histórico-social do patrimônio arquitetônico da Amazônia. Esse trabalho de resgate tem o poder de demonstrar que existe um longo passado do ofício de construtor na região. O trabalho final mistura narrativas ficcionais e relatos biográficos.
    • Nome do projeto: História e sociedade japonesa e nipo-brasileira em discussão (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GARCIA NETO, A. J. H. , RAMOS, A. , QIAO, Y. , KAWAKAMI, P. T. L. , MOTOYAMA, S. .
      Descrição: Após quase 300 anos de sakoku (fechamento do país), o Japão se transformou num estado moderno no século XIX. Sendo uma política de Estado e da elite da época, sem mudança substancial na estrutura política e social, se cunha o processo japonês de modernização conservadora, à semelhança daquela ocorrida na Alemanha. A convivência do tradicional e do moderno mesmo em questões culturais seria resultado dessa transformação, digamos, parcial, embora existam outras causas não menos importantes que se usam para explicar a propalada harmonia do antigo e do novo, do autóctone e do estrangeiro. A migração japonesa para outros países, entre os quais o Brasil, é resultado desse estado de rápidas e grandes mudanças por que passava o Japão. Este projeto visa descrever e analisar, com o olhar do século XXI, as ideias e os acontecimentos que nasceram da entrada do Japão no período moderno e na nova geopolítica mundial, e suas ramificações no Brasil.
  • Formação Acadêmica: 3
    • Graduacao:
      • Curso: História - bacharelado e licenciatura
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Título: Tomé Açu: memórias dos tempos de guerra
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: Lingua, Literatura e Cultura Japonesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2018
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal do Pará
        Ano de conclusão: 2011
    • Museu Paraense Emílio Goeldi:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2007 ).
        Outras informações: Trabalho como bolsista PIBIC no projeto "Análise Tipológica Dos Resquícios Materiais Líticos Encontrados Na Gruta Do Pequiá", coordenado e supervisionado pelo professor Marcos Magalhães, no Museu PAraense Emílio Goeldi (MPEG)
        Outras informações: Estágiário
    • Escritório Central do Fórum Social Mundial 2009 - Amazônia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Estágio como tradutor em Francês e Espanhol de textos para o Escritório Central do FSM 2009 Amazônia; e organizadro das atvidiades culturais- Setor artes cênicas.
        Outras informações: Estagiário
    • Multi Idiomas e cursos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
        Outras informações: Professor de Inglês
    • Escola Superior Madre Celeste:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Professor de História
    • INSTITUTO DE ARTES DO PARÃ?:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2014 ).
    • Universidade Federal do Pará:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2018 ).
        Outras informações: Desenvolve projeto de pesquisa