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Adriana Cristina Cristianini

    • Doutora em Linguística - Área de concentração: Semiótica e Lingüística Geral - pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - USP (2007). Concluiu Mestrado em Comunicação e Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM (2002); Especialização em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André ? Fundação Santo André - FSA (1992); e Graduação em Letras (Licenciatura Plena em Português/Inglês) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Santo André - Fundação Santo André - FSA (1990). Participou do Special English Program for Teachers for FSA, na Old Dominion University (1996). Atuou, por mais de 20 anos, como professora de Educação Básica (1989-2008) e como professora de Ensino Superior em instituições da rede privada de ensino (2000-2011). Participou do Programa do PEC - Formação Universitária, vinculada à Universidade Estadual Paulista - UNESP (2001-2002), como professora-tutora, acompanhando e orientando os trabalhos realizados pelos professores-alunos. Atualmente é Professora Associada do Instituto de Letras e Linguística - ILeeL, na Universidade Federal de Uberlândia - UFU, lecionando e orientando na graduação e na pós-graduação. É pesquisadora do Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português: Brasil; vice-líder do Grupo de Estudos em Dialetologia e Geolinguística - GPDG/USP; e líder do Grupo de Pesquisa em Sociogeolinguística da Universidade de Uberlândia - GPS/UFU.

       

      Links:    

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    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Atlas Lingüístico do Grande ABC Paulista: Um estudo geolingüístico em execução. In: 54º Seminário do Gel - Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo , 2006 , Araraquara. GEL- Caderno de Resumos. São Paulo : Ferrari Editora e Artes Gráficas, 2006. p. 102 - 103.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Atlas Lingüístico do Grande ABC Paulista: um projeto em execução. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia , 2006 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro : CEFEFIL, 2006. p. 43 - 43.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da . Caminhos da Geolingüística: uma retrospectiva de Antenor Nascentes ao Projeto ALiB - Projeto Atlas Lingüístico do Brasil. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia , 2006 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro : CEFEFIL, 2006. p. 46 - 46.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Reflexões sobre o método de pesquisa geolingüístico na análise semântico-lexical em atlas lingüísticos. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia , 2006 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). rIO DE jANEIRO : CIFEFIL, 2006. p. 127 - 127.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da . Caminhos da Geolingüística: uma retrospectiva de Antenor Nascentes ao Projeto ALiB - Projeto Atlas Lingüístico do Brasil. In: X Congresso Nacional de Lingüística e Filologia , 2006 , Rio de Janeiro. Cadernos do CNLF (CiFEFil). Rio de Janeiro : CIFEFIL, 2006. p. 21 - 34.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A abordagem da variação linguística diatópica no campo semântico jogos e diversões infantis em livros didáticos direcionados a 6.ª série do ensino fundamental. In: 53.º Seminário do Gel , 2005 , São Carlos. 53.º Seminário do Gel: Resumo das mesas-redondas e conferências. : , 2005. p. 97 - 97.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos. In: 52.º Seminário do GEL - 2004 , 2004 , Campinas. 52.º Seminário do GEL: Programação e Resumos. Campinas : UNICAMP, 2004. p. 192 - 193.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A auto-avaliação do desempenho de docentes na recepção e produção de textos. In: II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens , 2003 , São Paulo. Resumos e Programa do II Congresso Internacional Todas as Letras: Linguagens. São Paulo : Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2003. p. 86 - 87.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudo comparativo entre o Questionário Semântico-Lexical do Projeto do Atlas Lingüístico do Brasil - ALiB e de alguns atlas lingüísticos estaduais já publicados. In: 11.º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2.º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP , 2006 , São Paulo. 11.º Congresso Brasileiro de Língua Portuguesa e 2.º Congresso Internacional de Lusofonia do IP-PUC/SP: Resumos. : , 2006. p. 44 - 44.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A importância do exercício de recepção e produção de textos para o desenvolvimento dessas competências. In: 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , 2005 , Fortaleza. Anais eletrônicos. São Paulo : SBPC/UECE, 2005.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da . Reflexões sobre as marcas de plural em fatos de não-concordância nominal entre os elementos flexionáveis do sintagma nominal. In: 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência , 2005 , Fortaleza. Anais eletrônicos. São Paulo : SBPC/UECE, 2005.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Coerência e Coesão na conjugação entre o processo de leitura e a produção de textos. In: VI Mostra de Pós-Graduação , 2002 , São Paulo. Resumos/Coordenação de Pesquisa e extensão. São Paulo : Mackenzie, 2002. p. 623 - 623.
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Rio: Corrente da Vida e da Morte. In: Colloque international Mémoire des fleuves, fleuves de mémoire , 2002 , Poitiers. Colloque international Mémoire des fleuves, fleuves de mémoire. Poitiers : CRLA, 2002. p. 11 - .
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Alfabetização de Jovens e Adultos: Um Desafio. In: 13 Congresso de Leitura do Brasil , 2001 , Campinas. 13o. Congresso de Leitura do Brasil - Com todas as letras para todos os nomes. Campinas : ALB, 2001. p. 12 - 13.
    • SANTOS, Irenilde Pereira dos ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . Sociogeolinguística em questão: Reflexões e análises. São Paulo : Paulistana , 2012 (Orelha)
    • SANTOS, Irenilde Pereira dos ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . Apresentação do livro Sociogeolinguística em questão: Reflexões e análises. São Paulo : Paulistana , 2012 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Rio: Corrente da Vida e da Morte. : , 2002 (Anais)
  • Trabalhos técnicos: 4
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Variação lexical e o ensino de Língua Portuguesa: estudo com vistas a contribuições para a prática docente. 2014 (Elaboracao_de_projeto)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Atlas semântico-lexical de Uberlândia - ASLU. 2011 (Elaboracao_de_projeto)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Parecer Técnico Linguístico. 2011 (Parecer)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Parecer Técnico Linguístico. 2010 (Parecer)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Ensino do Léxico: propostas de intervenção e variação semântico-lexical. 2018 (Comunicacao)
    • BOUDENS, M. G. A. ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . Variação linguística em instituição militar de ensino. 2018 (Comunicacao)
    • Rodrigues, A. C. ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . Reflexões sobre o ensino de léxico na Educação Básica. 2018 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Variação de aspecto semântico-lexical: Ensino e contribuição para o combate ao preconceito. 2019 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Ensino do léxico: da Universidade para o Ensino Fundamental. 2017 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; MELO, V. L. . Intervenção Pedagógica com vistas ao auxílio na percepção das variações linguísticas de aspecto semântico-lexical. 2017 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; TELES, S. C. . Proposta de intervenção pedagógica para ampliação lexical por meio de músicas brasileiras. 2017 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A variação diatópica e o ensino de Língua Portuguesa: aspecto semântico Lexical. 2013 (Conferência)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Sincronia e diacronia em estudos geolinguísticos: contribuições para o ensino de Língua Portuguesa. 2016 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Ensino de Língua Portuguesa: contribuições da Geolinguística. 2016 (Seminário)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Ensino/aprendizagem da variação linguística: da universidade para o ensino fundamental. 2016 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Ensino/aprendizagem da variação diatópica de aspecto semântico-lexical para alunos do 6.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental. 2016 (Congresso)
    • BOUDENS, M. G. A. ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . A pluralidade sociolinguística do aluno de instituição militar de ensino. 2015 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Geolinguística e ensino de Língua Portuguesa. 2015 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Ensino/aprendizagem da variação diatópica de aspecto semântico-lexical para alunos do 6.° ao 9.° ano do Ensino Fundamental. 2015 (Conferência)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . O livro didático e o ensino do conteúdo variação linguística nas aulas de Língua Portuguesa. 2015 (Seminário)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Geolinguística e ensino de Língua Portuguesa. 2014 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Sociogeoliunguística: Reflexões sobre uma nova perspectiva teórica. 2013 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Pesquisas Geolinguísticas e Lexicais. 2013 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Reflexões sobre léxico, Sociogeolinguística e ensino de língua. 2015 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Geolinguística e sua contribuição para o ensino-aprendizagem do aspecto semântico-lexical da Língua Portuguesa. 2013 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Os itens lexicais 'medalha' e 'pingente' na região do Grande ABC paulista. 2014 (Simposio)
    • SANTOS, Irenilde Pereira dos ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . A contribuição da Sociogeolinguística para estudo/ensino do léxico. 2013 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Pesquisas geolinguísticas e lexicais. 2014 (Seminário)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Sociogeolinguística: reflexões sobre uma nova perspectiva teórica. 2014 (Seminário)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Geolinguística e sua contribuição para o ensino-aprendizagem do aspecto semântico-lexical da Língua Portuguesa. 2014 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A contribuição da Sociogeolinguística para estudo/ensino do léxico. 2014 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudos sociogeolinguísticos e sua contribuição para o ensino de Língua Portuguesa. 2013 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudo do item lexical ?estiar? e suas variações em atlas linguísticos. 2012 (Congresso)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . O item lexical ?ruge? e suas variações em atlas linguísticos. 2012 (Congresso)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Os itens lexicais ?finado?, ?falecido? e ?defunto? na região do Grande ABC Paulista. 2012 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Sociogeolinguística e ensino de Língua Portuguesa. 2012 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudos sociogeolinguísticos: uma abordagem sistêmica. 2012 (Seminário)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Da Geolinguística para a Sociogeolinguística. 2012 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Reflexões sobre a variável faixa etária em pesquisas sociogeolinguísticas realizadas no estado de São Paulo. 2012 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Uma abordagem sociogeolinguística de estudos do léxico. 2011 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudo sociogeolinguístico dos itens lexicais "trilha" e suas variações na região do Grande ABC paulista. 2011 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Uma abordagem sociogeolinguística de estudos do léxico. 2011 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . O item lexical ?vesgo? e suas variações: a norma registrada em estudos geolinguísticos. 2011 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Análise do item lexical ?manco? em estudos linguísticos no estado de São Paulo. 2011 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudo sociogeolinguístico dos itens lexicais "teta" e "seio" na região do Grande ABC paulista. 2010 (Congresso)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A variação lexical na região do Grande ABC paulista e a variável idade. 2010 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A variação lexical na região do Grande ABC paulista e a variável idade. 2010 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A norma registrada no Atlas semântico-lexical da Região do Grande ABC do item lexical ?raio? e suas variações. 2009 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . O tema lexical ?chuva de granizo? e suas variações: A norma registrada no Atlas semântico-lexical da Região do Grande ABC, São Paulo, Brasil.. 2009 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A Geolinguística e a possibilidade de um estudo diacrônico da Língua Portuguesa. 2009 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Atlas semântico-lexical da região do Grande ABC: Um estudo da variação diatópica de aspecto semântico-lexical. 2009 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A norma semântico-lexical na região do Grande ABC paulista: um estudo geolinguístico. 2008 (Conferência)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Os processos de urbanização de comunidades linguísticas e a relação entre o registro de lexias para designar duas bananas que nascem grudadas. 2008 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudo comparativo entre o Questionário Semântico-Lexical do Projeto do Atlas Lingüístico do Brasil - ALiB e de alguns atlas lingüísticos estaduais já publicados. 2006 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Análise das frequ~encias da lexia "ponte" e de suas variantes na região do Grande ABC paulista registradas por meio de pesquisa sociogeolinguística. 2008 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; SANTOS, Irenilde Pereira dos . ANÁLISE DA PARASSINONÍMIA DA LEXIA ?CÓRREGO? E DE SUAS VARIANTES ENCONTRADAS. 2008 (Comunicacao)
    • ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . Contrastes entre lexias encontradas no Litoral Norte e na região do Grande ABC: Um estudo sociogeolinguístico de aspectos semântico-lexicais no estado de São Paulo. 2008 (Outra)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Atlas Semãntico-Lexical da Região do Grande ABC - Um estudo geolinguístico. 2008 (Simposio)
    • SANTOS, Irenilde Pereira dos ; CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da ; SILVEIRA, Roseli da . Geolinguística: Elaboração de atlas linguísticos e investigação de práticas discursivas. 2008 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da . A relação entre o registro das lexias INCONHA e GÊMEA e os processos de urbanização de comunidades linguísticas. 2008 (Outra)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudo geolingüístico no município de São Paulo: uma abordagem com sujeitos na faixa etária de 30 a 45 anos. 2007 (Outra)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Um estudo geolingüístico naregião do Grande ABC paulista. 2006 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudo semântico-lexical na região do Grande ABC paulista. 2007 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Atlas Lingüístico do Grande Abc Paulista: Um estudo geolingüístico em execução. 2006 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Primeiros passos rumo ao Atlas Lingüístico do Grande ABC Paulista: aspecto semântico-lexical. 2006 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Reflexões sobre o método de pesquisa geolingüístico na análise semântico-lexical em atlas lingüísticos. 2006 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Atlas Lingüístico do Grande ABC Paulista: um projeto em execução. 2006 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Estudo comparativo entre o Questionário Semântico-Lexical do Projeto do Atlas Lingüístico do Brasil - ALiB e de alguns Atlas Lingüísticos estaduais já publicados. 2006 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da . Reflexões sobre as marcas de plural em fatos de não-concordância nominal entre os elementos flexionáveis do sintagma nominal. 2005 (Outra)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A abordagem da variação linguística diatópica no campo semântico jogos e diversões infantis em livros didáticos direcionados à 6.ª série do ensino fundamenta. 2005 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Professores e a relação entre hábito da leitura e eficiência na recepção e produção de textos. 2004 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A importância do exercício de recepção e produção de textos para o desenvolvimento dessas competências. 2005 (Outra)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A abordagem da variação linguística diatópica no campo semântico jogos e diversões infantis em livros didáticos direcionados à 6.ª série do ensino fundamenta. 2005 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; SANTOS, Irenilde Pereira dos ; ALMEIDA, Laura de ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da ; GONÇALVES, Clezzio Roberto ; MODESTO, Artaxerxes Tiago Tácito ; RODRIGUES, Angela Cecília de Souza . Caminhos e tendências da sociolingüística e da geolingüística. 2005 (Simposio)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Alfabetização de Jovens e Adultos: Um Desafio. 2001 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Rio: Corrente da Vida e da Morte. 2002 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Coerência e Coesão na conjugação entre o processo de leitura e a produção de textos. 2002 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A auto-avaliação do desempenho de docentes na recepção e produção de textos. 2003 (Comunicacao)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . MPF quer tirar Dicionário Houaiss de circulação. 2012 Rede Record
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . II Jornada de Letras: Língua e Literatura em Perspectiva. 2006 (UNIBAN - Universidade Bandeirante de São Paulo)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . III Jornada em Licencitura em Letras. 2007 (UNIBAN)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . 1968: O ano em que tudo mudou. 1998 (Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Santo André)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . 3ª Jornada de Informação Profissional de Santo André - Escola, Trabalho e Cidadania. 1998 (Secretaria de Educação e Formação Profissional do Município de Santo André)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . 4ª Jornada de Informação Profissional de Santo André - Conhecer para escolher: Educação, Saúde, Cultura, Esporte e Lazer. 1999 (Secretaria de Educação e Formação Profissional do Município de Santo André)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . 2ª Jornada de Informação Profissional de Santo André - O que faço agora? Jovens e Adolescentes x Mercado de Trabalho. 1997 (Secretaria de Educação e Formação Profissional do Município de Santo André)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; LEONE, Sueli Regina . IV Jornada de Letras - campus ABC. 2008 (Universidade Bandeirante de São Paulo)
    • CAMARGO, F. F. ; RIBEIRO, I. M. ; SYLVESTRE, F. A. ; MONTEIRO, P. M. ; OTTONI, M. A. R. ; SOUZA, M. O. ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . XIV Simpósio Nacional e IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística. 2013 (UFU - Universidade Federal de Uberlândia)
    • TAKANO, Y. ; AUGUSTO, V. L. D. S. ; SOARES, R. C. S. ; CRISTIANINI, Adriana Cristina ; GONÇALVES, Clezzio Roberto ; SANTOS, Irenilde Pereira dos ; GUIMARAES, S. S. S. . II Seminário de Estudos Sociogeolinguísticos. 2016 (Universidade de Brasília)
    • SANTOS, Irenilde Pereira dos ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . Seminário Geolinguística e Estudos Lexicais: realizações, tendências e perspectivas. 2013 (USP)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da . Caminhos da Geolingüística: uma retrospectiva de Antenor Nascentes ao Projeto ALiB - Projeto Atlas Lingüístico do Brasil. 2006 (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da . A contribuição dos estudos sociogeolinguísticos para a escolha lexical na recepção e produção de textos orais e escritos. 2008 (CiFEFiL)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Metodologias para o trabalho com produção textual. 2016 (Universidade Federal de Uberlândia)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da . A linguagem como traço essencial do homem: a pesquisa geolingüística. 2007 (CiFEFiL)
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Educação e cidadania no mundo contemporâneo. 2012 (Pedagógica)
    • Nome do projeto: Estudo sociogeolinguístico do município de São Paulo (2005 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da , SANTOS, Irenilde Pereira dos , GONÇALVES, Clezzio Roberto , CARVALHO, Maria Teresa Nastri de , SILVEIRA, Roseli da .
      Descrição: O projeto visa à elaboração de um banco de dados do léxico do português falado no município de São Paulo, do ponto de vista sociogeolinguístico, em cinco pontos correspondente às cinco regiões do município de São Paulo.
    • Nome do projeto: Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português: Brasil (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , ENCARNAÇÃO, Marcia Regina Teixeira da , SANTOS, Irenilde Pereira dos , SILVEIRA, Roseli da , BRANDAO, S. F. , AGUILERA, Vanderci de Andrade , RAZKY, Abdelhak , nogueira, Albana Xavier , PONTES, Antônio Luciano , ISQUERDO, Aparecida Negri , BEZERRA, José de Ribamar Mendes , RAMOS, Conceição de Maria de Araujo , MARQUES, Elizabete Aparecida , ALTINO, Fabiane Cristina , MARGOTTI, Felício Wessling .
      Descrição: O projeto Tesouro do léxico patrimonial galego e português tem por objetivo integrar, em um único banco de dados informático, materiais lexicográficos com referenciação geográfica procedentes de distintas fontes: corpora obtidos em trabalhos de campo, materiais dispersos em obras dialetais, vocabulários de falares, etc. Muitos desses materiais estão inéditos e, por esse motivo, são de difícil acesso à comunidade científica. O projeto, cuja coordenação geral está vinculada ao Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha (Rosario Álvarez); conta com a participação de três comitês (galego, português e brasileiro). Objetiva-se criar uma grande base de dados, acessível pela Internet, com toda a informação organizada em lemas, com acesso às distintas variantes registradas para cada lema (fônicas, morfológicas) e com possibilidade de conhecer todos os lemas registrados para expressar um conceito. A consulta, on-line, permitirá não só localizar todos os lemas e suas variantes nas distintas fontes, mas também obter fielmente toda a informação bibliográfica e lexicográfica nelas contida: autor, título, data, página; formas, categorias, definições, localização, etnografia, imagens, usos, fraseologia, informações linguísticas. Do ponto de vista lexicográfico, constitui um grande dicionário de dicionários, não uma mera soma de glossários independentes. A apresentação permitirá, também, obter a cartografia automática das variantes e dos lemas selecionados (Galiza, Portugal, Brasil), para conhecer a distribuição geográfica das formas. O comitê brasileiro é coordenado por Silvia F. Brandão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e por Vanderci Andrade Aguilera, da Universidade Estadual de Londrina, contando com subcomitês distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, de que participam pesquisadores das principais instituições de ensino superior do país.
    • Nome do projeto: ASLU ? Atlas semântico-Lexical de UberlÂndia (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina .
      Descrição: Estudo sociogeolinguístico do aspecto semântico-lexical no município de Uberlândia com vistas à elaboração do Atlas Semântico-lexical de Uberlândia.
    • Nome do projeto: Variação lexical e o ensino de Língua Portuguesa: estudo com vistas a contribuições para a prática docente (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina .
      Descrição: Com o objetivo de propiciar condições ao desenvolvimento de propostas aplicáveis ao ensino de Língua Portuguesa fundamentadas em estudos de variação linguística, mais especificamente, mas não exclusivamente, no que se relaciona ao aspecto semântico-lexical da língua. A principal opção deste projeto é enfocar, preferencialmente, o aspecto lexical e relacioná-lo à variação, pois deve-se ao fato de ser primeiramente no léxico de uma língua que encontramos o repositório do saber linguístico de uma comunidade, a configuração da realidade extralinguística e a representação da imagem vista pelo sujeito do mundo que o abriga. Os estudos do léxico, portanto, buscam, entre outros fins, estabelecer, organizar e veicular os signos na relação do homem com o mundo que o rodeia, e assim, poder instrumentalizar um maior e melhor conhecimento da língua, além de propiciar o reconhecimento das diferenças culturais que compõem as realidades de um mesmo país.
    • Nome do projeto: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PIPE - SAPI MATUTINO (1-2013) (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , MARTINS, E. S. , DIAS, E. , LIMA, M. C. .
      Descrição: Esse evento foi criado para culminância e avaliação do PIPE 7, projeto vinculado à Disciplina Estágio Supervisionado 1.Ele destina-se à apresentação de relato de atividades desenvolvidas nos PIPE/LETRAS/UFU, bem como suas reflexões sobre o processo educativo, a realidade escolar e do próprio aprendizado do docente em formação. Trata-se de um momento de divulgação de experiências, estudos e pesquisas desenvolvidas pelo discente ao longo de seus Projetos Integrados de Práticas Educativas. Na oportunidade, será formada uma banca com 3 professores para avaliação das apresentações dos alunos. Para a apresentação oral, os alunos poderão utilizar o datashow e deverão entregar um resumo dos/s projeto/s apresentado/s para os professores da banca.
    • Nome do projeto: XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística, IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , PASCHOAL, S. , ANDRADE, P. F. , KHALIL, M. M. G. , ESQUEDA, M. D. , MARTINS, M. C. , TRAVAGLIA, L. C. , SOARES, L. F. , PEREIRA, K. M. A. , BIELLA, J. C. , SILVA, F. S. , VIANNA, C. C. , NOVODVORSKI, A. , MAGALHAES, J. S. , FROMM, G. , OTTONI, M. A. R. , MONTEIRO, P. M. , SYLVESTRE, F. A. , RIBEIRO, I. M. , CAMARGO, F. F. , ROCHA, M. A. F. , ALVES, M. M. , DIAS, E. , MARTINS, E. S. , RIBAS, F. C. , JESUS, S. M. .
      Descrição: O SILEL - XIV Simpósio Nacional de Letras e Linguística - IV Simpósio Internacional de Letras e Linguística do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia é um evento acadêmico-científico para discussão e divulgação de produção científica, acadêmica, técnica e cultural nas áreas de Linguística e Literatura, abrangendo profissionais das respectivas áreas atuantes no Brasil e no exterior.
    • Nome do projeto: Conversando com o professor do ensino básico (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , MARTINS, E. S. , DIAS, E. , LIMA, M. C. , CARVALHO, G. R. , SOUZA, J. C. H. , SANTOS, N. E. , SILVA, W. B. .
      Descrição: Este projeto, cujo tema consiste na troca de experiências entre professor do ensino básico e professores em formação, foi pensado para a complementação da formação de alunos e de alunas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e de todos os alunos de Cursos de Letras e professores das redes municipal e estadual interessados nas temáticas propostas. Por entendermos que a troca de experiências é um ótimo instrumento para a complementação da formação discente e docente e por ser esse o nosso objetivo central, optamos por convidar professores com experiência no ensino básico para a troca de experiências com vistas à formação discente e docente. Nosso objetivo central já aponta para a justificativa deste projeto: a contribuição para a formação discente, docente; bem como para a melhoria da qualidade do ensino. Como metodologia do projeto, será empregada a ministração de 6 palestras com subtemas distintos, a saber: 1) Leitura, escrita, reescrita e publicação de crônicas: possibilidades para o aprimoramento da competência discursiva escrita; 2) Trabalho com o gênero crônica: experiências de leitura e escrita, proferidas pela Profa. Giuliana Ribeiro Carvalho (ESEBA-UFU); 3) "Os PCNs e a noção bakhtiniana de gênero"; 4) A mediação do ensino de Língua Portuguesa por meio da noção bakhtiniana de gênero nos PCNs, proferidas pela Profa. Walleska Bernardino Silva (ESEBA - UFU); 5) Lutar com palavras: uma abordagem para a escrita e 6) A infância na produção poética de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, proferidas pela Profa. Neli Edite dos Santos (ESEBA-UFU).
    • Nome do projeto: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PIPE - SAPI NOTURNO (1-2013) (2013 - 2013
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , MARTINS, E. S. , DIAS, E. , LIMA, M. C. .
      Descrição: Esse evento foi criado para culminância e avaliação do PIPE 7, projeto vinculado à Disciplina Estágio Supervisionado 1. Destina-se à apresentação de relato de atividades desenvolvidas nos PIPE/ LETRAS/ UFU, bem como suas reflexões sobre o processo educativo, a realidade escolar e do próprio aprendizado do docente em formação. Trata-se de um momento de divulgação de experiências, estudos e pesquisas desenvolvidas pelo discente ao longo de seus Projetos Integrados de Práticas Educativas. Na oportunidade, será formada uma banca com 3 professores para avaliação das apresentações dos alunos. Para a presentação oral, os alunos poderão utilizar o datashow e deverão entregar um resumo do(s) projeto(s) apresentado(s) para os professores da banca.
    • Nome do projeto: Metodologias para o trabalho com produção textual (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina .
      Descrição: O curso de extensão intitulado "Metodologias para o trabalho com produção textual" oferecerá a alunos-docentes em formação inicial a possibilidade de discutir metodologias pertionentes para propostas e avaliações de redações produzidas por alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Tal curso discutirá propostas de redações, em especial dos tipos narrativo-descritivo e dissertativo, a alunos da educação básica. Será, também, discutida a forma de correção de redações desses alunos, além de abordar os critérios de correção de redação em exames do ENEM. Cabe ressaltar que serão analisadas redações de alunos surdos e ouvintes.
    • Nome do projeto: PLANTÃO TIRA DÚVIDAS: recepção e produção textual (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , GODOI, E. , LEITE, C. T. , LAURA, F. I. , OLIVEIRA, J. C. .
      Descrição: O Centro Estadual de Educação Continuada de Uberlândia (CESEC) é uma Escola Pública do Estado de Minas Gerais e seu foco é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade de ensino semipresencial. Os cursos oferecidos pela escola contemplam os ensinos Fundamental II e Médio. Além de oferecer cursos semipresencial (nos quais os alunos recebem orientações de professores de cada disciplina, concluírem seus planos de aprendizado, entregam trabalhos e fazem provas que testificam a conclusão de cada etapa), o CESEC também aplica exames especiais da banca permanente (em que os educandos apenas realizam exames por áreas de conhecimento, sendo habilitado a receber certificado para o nível de ensino avaliado, assim que seja aprovado nos exames de todas as disciplinas). Os alunos do CESEC, diante do fato de estudarem de maneira autônoma na maior parte do tempo, encontram bastante dificuldade no momento da produção textual. Muitos desses alunos relatam desejar apoio, correção e orientação para leitura e elaboração de redações. Isso posto, nosso objetivo é oferecer ?plantões de dúvidas? na tentativa de melhor instrumentalizar os educandos para ler e redigir diferentes tipos e gêneros textuais. Esses plantões dar-se-ão no próprio CESEC, em local destinado pela escola para essa atividade. Cabe ressaltar que o CESEC atende a alunos surdos e ouvintes.
    • Nome do projeto: Mesa-redonda "Modalidades de tradução: a natureza e as condições da equivalência de tradução em Libras/Português" (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , GODOI, E. .
      Descrição: A mesa-redonda "Modalidades de tradução: a natureza e as condições da equivalência de tradução em Libras/Português" visa a reunir os pesquisadores Ronice Muller de Quadros, Carlos Henrique Rodrigues e Vanessa Regina de Oliveira Martins, juntamente com docentes em formação e em formação continuada, que debaterão questões relacionadas ao enfoque da tradução da Língua Portuguesa para a Libras. Esta proposta é justificada pela necessidade de articulação entre as áreas de atuação do intérprete relacionada ao contexto da escola inclusiva, pois, o egresso do LPDL - Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras, tais quais os egressos de outros cursos de licenciatura e os docentes de educação básica, atuam/atuarão em sala de aula mista com a mediação do intérprete nas interlocuções entre o professor e o aluno surdo.
    • Nome do projeto: Libras: Falando com as mãos - Módulo I (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , OLIVEIRA, J. C. .
      Descrição: A Lei nº 10436/2002 reconhece a Língua Brasileira de Sinais ? Libras ? como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados pelas comunidades de surdos do Brasil. A Libras é a língua materna dos surdos brasileiros. Contudo, a Libras pode ser aprendida por qualquer pessoa interessada na comunicação com essa comunidade. Cabe ressaltar que a Libras é uma língua constituída de todos os componentes pertinentes às línguas orais, tais como, como gramática, semântica, pragmática, sintaxe e outros elementos. Portanto, a Libras preenche os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico de poder e força. Este curso tem como principal objetivo proporcionar ao corpo discente, docente e administrativo da UFU, além de sujeitos da comunidade como um todo, conhecimento básico da Libras, visando a melhorar as relações humanas e auxiliar para uma inclusão efetiva na comunidade interna e externa. O curso, com 30 horas de duração, ocorrerá nos meses de maio e junho, às terças e quintas-feiras, das 13h às 15h. O curso é gratuito, ministrado por professor interno à UFU utilizando de recurso de multimídia (Datashow, notebook e materiais didáticos do professor e da UFU).
    • Nome do projeto: Ensino de Língua Portuguesa para surdos: reflexões sobre o processo de ensino e aprendizagem (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , GODOI, E. .
      Descrição: As metas para esse projeto foram delineadas a partir de levantamento das principais dificuldades relatadas por professores da rede pública básica em relação ao ensino de Língua Portuguesa para os alunos surdos de uma escola local. Foram levantadas os níveis do ensino da Língua que mais desafiavam os docentes, entre os quais destacaram: alfabetização, letramento, o ensino de leitura e de escrita do texto, processo de argumentação, organização das ideias e ensino de vocabulário. A concepção desse trabalho leva em consideração as necessidades dos alunos surdos articuladas às suas especificidades. Assumimos como objetivo geral para esse trabalho o de oferecer minicursos abordando esses níveis de ensino de Língua Portuguesa que apareceram como desafiadores para atuação dos docentes consultados. Devemos ressaltar que o intuito, no entanto, não é resolver a problemática apontada pelos docentes, mas de auxiliá-los nessa trajetória. Destacamos também o interesse pela pesquisa no sentido de que nos interessa investigar como o aluno surdo aprende, além de fazer um levantamento dos recursos utilizados no processo de ensino e aprendizagem, além de levantar os possíveis materiais didáticos que estão disponíveis para o ensino do português com segunda língua para o surdo. O procedimento metodológico escolhido foi a pesquisa bibliográfica e a pesquisa exploratória que permite uma maior familiaridade com o tema, visto que o ensino de português como L2 para o surdo é ainda é pouco conhecido, pouco explorado.
    • Nome do projeto: PLANTÃO TIRA DÚVIDAS: produção textual (2016 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , GODOI, E. , LEITE, C. T. , LAURA, F. I. .
      Descrição: O Centro Estadual de Educação Continuada de Uberlândia (CESEC) é uma Escola Pública do Estado de Minas Gerais e seu foco é a Educação de Jovens e Adultos (EJA) na modalidade de ensino semipresencial. Os cursos oferecidos pela escola contemplam os ensinos Fundamental II e Médio. Além de oferecer cursos semipresencial (nos quais os alunos recebem orientações de professores de cada disciplina, concluírem seus planos de aprendizado, entregam trabalhos e fazem provas que testificam a conclusão de cada etapa), o CESEC também aplica exames especiais da banca permanente (em que os educandos apenas realizam exames por áreas de conhecimento, sendo habilitado a receber certificado para o nível de ensino avaliado, assim que seja aprovado nos exames de todas as disciplinas). Os alunos do CESEC, diante do fato de estudarem de maneira autônoma na maior parte do tempo, encontram bastante dificuldade no momento da produção textual. Muitos desses alunos relatam desejar apoio, correção e orientação para a elaboração de suas redações. Isso posto, nosso objetivo é oferecer ?plantões de dúvidas? na tentativa de melhor instrumentalizar os educandos para redigir diferentes tipos e gêneros textuais. Esses plantões dar-se-ão no próprio CESEC, em local destinado pela escola para essa atividade. Cabe ressaltar que o CESEC atende a alunos surdos e ouvintes.
    • Nome do projeto: Libras: falando com as mãos - módulo II (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , OLIVEIRA, J. C. .
      Descrição: A lei 10436/2002 reconhece a língua brasileira de sinais ? Libras como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associados pelas comunidades de surdos do Brasil. A Libras é a língua natural dos surdos brasileiro,. Contudo, a libras pode ser aprendida por qualquer pessoa interessada na comunicação com essa comunidade. Cabe ressaltar que a Libras é uma língua constituída de todos os componentes pertinentes às línguas naturais, tais como, gramática, semântica, sintaxe, pragmática e outros elementos. Portanto, a Libras preenche os requisitos científicos para ser considerada instrumental linguístico de poder e força. Esse curso tem como principal objetivo proporcionar ao corpo discente, docente e administrativo da UFU, além de sujeitos da comunidade como um todo aprofundamento dos conhecimentos e uso da Libras, visando melhorar as relação humanas e auxiliar para uma inclusão efetiva na comunidade interna e externa.
    • Nome do projeto: I Colóquio do curso de Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina .
      Descrição: Este projeto tem como objetivo a troca de experiências entre docentes da educação básica, docentes do ensino superior e professores em formação. A proposta visa a um convite para discussões sobre temas de pesquisas vinculadas ao estudo/ensino de Língua Portuguesa e Libras que complementarão a formação inicial de alunos do curso de Letras, em especial do curso de Letras: Língua Portuguesa com domínio de Libras, alunos do curso de Pedagogia e a formação continuada de docentes da educação básica. Portanto, as palestras e/ou oficinas serão direcionadas a alunos de cursos de Letras e Pedagogia, além de professores das redes municipal, estadual e privada interessados nas temáticas propostas. Como meta do projeto, será organizada a ministração de 4 palestras e/ou oficinas com os seguintes subtemas: 1) A UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS DE RECURSOS VISUAIS NA CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS PARA AS CRIANÇAS SURDAS; 2) METODOLOGIA DE ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO SEGUNDA LÍNGUA PARA SURDOS; 3) (RE)CONHECER, ANALISAR E ESCREVER NOTÍCIAS: UMA PROPOSTA DE TRABALHO COM O GÊNERO; 4) EXPOSIÇÃO ORAL: UM GÊNERO MUITO UTILIZADO, MAS POUCO SISTEMATIZADO.
    • Nome do projeto: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PIPE - SAPI MATUTINO (1-2014) (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , MARTINS, E. S. , DIAS, E. , LIMA, M. C. .
      Descrição: Esse evento foi criado para culminância e avaliação do PIPE 7, projeto vinculado à Disciplina Estágio Supervisionado 1. Ele destina-se à apresentação de relato de atividades desenvolvidas nos PIPE/LETRAS/UFU, bem como suas reflexões sobre o processo educativo, a realidade escolar e do próprio aprendizado do docente em formação. Trata-se de um momento de divulgação de experiências, estudos e pesquisas desenvolvidas pelo discente ao longo de seus Projetos Integrados de Práticas Educativas. Na oportunidade, será formada uma banca com 3 professores para avaliação das apresentações dos alunos. Para a apresentação oral, os alunos poderão utilizar o datashow e deverão entregar um resumo dos/s projeto/s apresentado/s para os professores da banca.
    • Nome do projeto: Reflexões sobre possíveis contribuições da Geolinguística para o ensino de Língua Portuguesa (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , OTTONI, M. A. R. , SARAMAGO, J. A. P. .
      Descrição: De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais ? PCN ? ?Embora no Brasil haja relativa unidade linguística e apenas uma língua nacional, notam-se diferenças de pronúncia, de emprego de palavras, de morfologia e de construções sintáticas, as quais não somente identificam os falantes de comunidades linguísticas em diferentes regiões, como ainda se multiplicam em uma mesma comunidade de fala?. Esse excerto dos PCN (1998) é uma das diversas passagens que explicitam a impossibilidade de um ensino que desconsidere a multiplicidade. Há de se destacar que essa diversidade não ocorre exclusivamente na constituição da Língua Portuguesa e no Brasil. Ressaltamos, portanto, a importância dos alunos brasileiros adquirirem conhecimento a respeito da diversidade no que se refere aos usos linguísticos em diferentes países lusófonos. Diante disso, é primordial que se desenvolvam estudos que contemplem tal diversidade. Esses estudos são essenciais àqueles que estão envolvidos no processo educacional e comunicacional, pois buscam conhecer e registrar os diversos falares. Em Portugal e no Brasil, os estudos geolinguísticos têm permitido que se obtenha um considerável volume de dados a serem utilizados por estudiosos da Lexicologia e Lexicografia, gramáticos, autores de livros didáticos e professores para aprimoramento de seus conhecimentos dentro da realidade linguística das variações que revestem o falar do Português Brasileiro (PB) e do Português Europeu (PE). Diante do exposto, este evento se pauta nos seguintes objetivos: (i) apresentar resultados dobre alguns estudos geolinguísticos no Brasil e em Portugal; e (ii) propiciar uma discussão sobre a aplicação desses estudos na educação.
    • Nome do projeto: I COLÓQUIO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , MARINE, T. C. , OTTONI, M. A. R. , CARVALHO, G. R. , SANTOS, N. E. , SILVA, W. B. , BIELLA, J. C. , MORAIS, C. G. , GOMES, V. A. , FLORIPI, S. A. , CARDOSO, S. A. F. , ANDRADE, V. A. B. .
      Descrição: Este projeto, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), objetiva fornecer subsídios aos alunos desse Programa, de outros programas de pós-graduação da UFU e de outras instituições bem como aos alunos do Curso de Graduação em Letras e aos professores de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental para a articulação entre teoria e prática e para a produção de materiais didáticos de Língua Portuguesa para o Ensino Fundamental. Ele será desenvolvido por meio da oferta de 05 (cinco) oficinas centradas no ensino e aprendizagem de língua portuguesa, as quais serão ministradas por professores doutores e mestres com larga experiência no ensino dessa língua. Essa proposta coaduna-se com o propósito do PROFLETRAS, o qual busca qualificar professores de Língua Portuguesa da rede pública para que possam promover um ensino de Língua Portuguesa que atenda às atuais demandas sociais e que contemple práticas de multiletramentos que possam contribuir para o desenvolvimento da competência discursiva dos alunos e para minimizar as suas dificuldades de leitura e de escrita.
    • Nome do projeto: SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PIPE - SAPI NOTURNO (1-2014) (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , MARTINS, E. S. , DIAS, E. , LIMA, M. C. .
      Descrição: Esse evento foi criado para culminância e avaliação do PIPE 7, projeto vinculado à Disciplina Estágio Supervisionado 1. Destina-se à apresentação de relato de atividades desenvolvidas nos PIPE/ LETRAS/ UFU, bem como suas reflexões sobre o processo educativo, a realidade escolar e do próprio aprendizado do docente em formação. Trata-se de um momento de divulgação de experiências, estudos e pesquisas desenvolvidas pelo discente ao longo de seus Projetos Integrados de Práticas Educativas. Na oportunidade, será formada uma banca com 3 professores para avaliação das apresentações dos alunos. Para a apresentação oral, os alunos poderão utilizar o datashow e deverão entregar um resumo do(s) projeto(s) apresentado(s) para os professores da banca.
    • Nome do projeto: Conversando com o professor do ensino básico - 2014 (2014 - 2014
      Natureza: Extensao
      Integrantes: CRISTIANINI, Adriana Cristina , MARTINS, E. S. , DIAS, E. , LIMA, M. C. , CARVALHO, G. R. , MORAIS, C. G. , GOMES, V. A. , SILVA, W. B. .
      Descrição: Este projeto, cujo tema consiste na troca de experiências entre professor do ensino básico e professores em formação, foi pensado para a complementação da formação de alunos e de alunas de Estágio Supervisionado em Língua Portuguesa e de todos os alunos de Cursos de Letras e professores das redes municipal e estadual interessados nas temáticas propostas. Por entendermos que a troca de experiências é um ótimo instrumento para a complementação da formação discente e docente e por ser esse o nosso objetivo central, optamos por convidar professores com experiência no ensino básico para a troca de experiências com vistas à formação discente e docente. Nosso objetivo central já aponta para a justificativa deste projeto: a contribuição para a formação discente, docente; bem como para a melhoria da qualidade do ensino. Como metodologia do projeto, será empregada a ministração de 6 palestras com subtemas distintos, a saber: 1) Leitura, escrita, reescrita e publicação de crônicas: possibilidades para o aprimoramento da competência discursiva escrita; 2) Trabalho com o gênero crônica: experiências de leitura e escrita, proferidas pela Profa. Giuliana Ribeiro Carvalho (ESEBA-UFU); 3) "Os PCNs e a noção bakhtiniana de gênero"; 4) A mediação do ensino de Língua Portuguesa por meio da noção bakhtiniana de gênero nos PCNs, proferidas pela Profa. Walleska Bernardino Silva (ESEBA - UFU); 5) Lutar com palavras: uma abordagem para a escrita e 6) A infância na produção poética de estudantes da Educação de Jovens e Adultos, proferidas pela Profa. Neli Edite dos Santos (ESEBA-UFU).
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . A norma semântico-lexical na região do Grande ABC paulista: um estudo geolinguístico. 2008 - Palestra
    • SANTOS, Irenilde Pereira dos ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . Geolinguística: elaboração de Atlas linguístico e investigação de Práticas discursivas. 2008 - Coordenação de simpósio
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; ARAGÃO, Maria do Socorro Silva de . Dialetologia e Geolinguística: Perspectivas. 2011 - Coordenação de simpósio
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PIPE - SAPI NOTURNO (1-2013). 2013 - Coordenador de comissão executora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PIPE - SAPI MATUTINO (1-2013). 2013 - Coordenadora de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Conversando com o professor do ensino básico (1-2014). 2014 - Coordenadora de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PIPE - SAPI MATUTINO (1-2014). 2014 - Coordenadora de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DE PIPE - SAPI NOTURNO (1-2014). 2014 - Coordenadora de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Conversando com o professor do ensino básico (2-2014). 2014 - Membro de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . I COLÓQUIO SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014 - Sub-coordenadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Reflexões sobre possíveis contribuições da Geolinguística para o ensino de Língua Portuguesa. 2014 - Coordenadora de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . I Seminário de pesquisas do PROFLETRAS-UFU. 2015 - Comissão científica
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . I Seminário de pesquisas do PROFLETRAS-UFU. 2015 - Colaboradora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . II Colóquio sobre ensino de Língua Portuguesa. 2015 - Colaboradora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . PLANTÃO TIRA DÚVIDAS: produção textual. 2016 - Membro de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Libras: Falando com as mãos - Módulo I. 2016 - Membro de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Metodologias para o trabalho com produção textual. 2016 - Membro de comissão organizadora
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . ATLAS LINGUÍSTICO E ANÁLISES SEMÂNTICO-LEXICAIS. 2012 - Coordenação de sessão coordenada
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; SANTOS, Irenilde Pereira dos . CONTRIBUIÇÕES DA DIALETOLOGIA E DA GEOLINGUÍSTICA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013 - Coordenador de gt
    • SANTOS, Irenilde Pereira dos ; CRISTIANINI, Adriana Cristina . DIALETOLOGIA-GEOLINGUÍSTICA E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2013 - Coordenação de simpósio
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . VARIAÇÃO LEXICAL E ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2014 - Coordenador de gt
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina ; GUIMARAES, S. S. S. . VARIAÇÃO LINGUÍSTICA: UMA DISCUSSÃO EM PROL DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. 2015 - Coordenador de gt
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: VARIAÇÃO SEMÂNTICO-LEXICAL. 2016 - Coordenação de simpósio
    • CRISTIANINI, Adriana Cristina . Conversando com o professor do ensino básico (1-2013). 2013 - Coordenadora de comissão organizadora
    • Graduacao:
      • Curso: Letras Lic Plena Português Inglês
        Nome da Instituição: Centro Universitário Fundação Santo André
        Ano de conclusão: 1990
    • Mestrado:
      • Curso: Comunicação e Letras
        Nome da Instituição: Universidade Presbiteriana Mackenzie
        Ano de conclusão: 2002
    • Doutorado:
      • Curso: Semiótica e Lingüística Geral
        Nome da Instituição: Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Fflch
        Ano de conclusão: 2007
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Centro Universitário Fundação Santo André
        Ano de conclusão: 1992
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2002 ).
        Outras informações: Professor Tutor no "Programa Especial de Formação de Professores de 1a. a 4a. séries do Ensino Fundamental".
    • Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1994 - 2001 ).
    • Instituto Pentágono de Ensino:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1996 - 2001 ).
    • Associação de Cultura Francesa de Santo André:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (1994 - 2004 ).
        Outras informações: Secretária
    • Universidade Bandeirante de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2011 ).
        Outras informações: Professora Adjunto
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - Atual ).
        Outras informações: Integrante
    • Faculdade de Medicina do ABC - FFundação do ABC:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2009 - 2010 ).
        Outras informações: RPA
    • Universidade Federal do Rio de Janeiro:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
        Outras informações: Colaborador
    • Universidade Federal de Uberlândia:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2011 - Atual ).
        Outras informações: Adjunto II
    • Domínios de Lingu@Gem:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - Atual ).
    • Governo do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1989 - 2008 ).
        Outras informações: Professor de Educação Básica II
    • Centro Esucacional São Carlos:
      • Tipo de vínculo: Livre (1989 - 1989 ).
        Outras informações: Assistente de ensino
    • Eficaz Núcleo Educacional:
      • Tipo de vínculo: Livre (1992 - 1994 ).
        Outras informações: Auxiliar de ensino
    • Escola Experimental Irmã Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre (1997 - 1997 ).
        Outras informações: professora
    • Instututo de Educação e Cultura Tijucussu:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2003 ).
        Outras informações: Professora
    • Letras & Letras (Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).