Não autenticado |

Jorge Rodrigues de Souza Junior

    • Doutor em Letras pelo Programa de Pós-graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-americana da Universidade de São Paulo, é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), campus São Paulo, onde ministra aulas de espanhol no Ensino Médio, na Licenciatura em Matemática e no Superior de Tecnologia de Gestão em Turismo, além de ministrar disciplinas na área de Linguística no curso de Licenciatura em Letras. Também é representante da Assessoria de Relações Internacionais no campus São Paulo do IFSP e coordena o Centro de Línguas desse campus. É Mestre em Lingüística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e atualmente é o presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP). Como docente e como pesquisador atua no ensino de espanhol a brasileiros e também nos seguintes temas: Ensino e Aprendizagem de Espanhol como Língua Estrangeira, Língua Espanhola, Análise do Discurso, Elaboração de Material Didático e Formação de Professores.

       

      Links:    

    • Subjetividade e Identidade, Desconstrução e Psicanálise
    • Linguística e Intolerância
    • Grupo de Estudos da Linguagem do Instituto Federal de São Paulo
    • Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos culturais e discursivos
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A CULTURA ?DENTRO? DA LÍNGUA: ABORDAGEM DE CULTURA EM ENSINO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS VERBUM - Cadernos de Pós Graduação , v. 6 , p. 52 - 75 , 2017. ISSN: 23163267.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O funcionamento discursivo de textos literários como processo de interpelação de sujeitos aprendizes de espanhol Abehache: revista da Associação Brasileira de Hispanistas , v. 1 , p. 109 - 125 , 2013. ISSN: 22383026.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . LITERATURA EM ENSINO DE LÍNGUAS ? MATERIALIDADE DISCURSIVO-CULTURAL EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA Intersecciones Revista da Apeesp , v. 1 , p. 65 - 83 , 2013. ISSN: 23579994.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . MATERIAIS DIDÁTICOS DE LÍNGUA ESPANHOLA: APAGAMENTO E SILENCIAMENTO DE SENTIDOS EM AULAS DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Anais do SETA (UNICAMP) , v. 6 , p. 221 - 234 , 2012. ISSN: 19819153.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O TEATRO COMO CENTRO DE UMA PRÁTICA MULTIDIMENSIONAL-DISCURSIVA Hispanismo & fronteira. VI Congresso Brasileiro de Hispanistas. II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , v. 1 , p. 01 - 16 , 2011. ISSN: 22374868.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O teatro no ensino de espanhol para brasileiros: práticas multidimensional-discursivas no ensino de língua estrangeira Sínteses (UNICAMP. Online) , v. 15 , p. 376 - 398 , 2010. ISSN: 19811314.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A LITERATURA E O TEATRO ARGENTINO NO ENSINO DE ESPANHOL A BRASILEIROS: UM ENFOQUE MULTIDIMENSIONAL-DISCURSIVO Anais do SETA (UNICAMP) , v. 1 , p. 557 - 567 , 2009. ISSN: 19819153.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A LITERATURA COMO PRÁTICA: INTERPELAÇÃO DE SUJEITOS-APRENDIZES DE LÍNGUA ESTRANGEIRA Anais do SILEL , v. 1 , p. 1 - , 2009. ISSN: 22376607.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O ensino de Espanhol como Língua Estrangeira no IFSP, campus São Paulo: reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras em cursos técnicos e superiores. Ensino de Espanhol nos Institutos Federais, v. 1, p. 85 - 94, 2017.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Dizeres e sentidos naturalizados - o silenciamento de conflitos e da diversidade na configuração de identidades nos livros didáticos de língua estrangeira. Margens, periferias, fronteiras: estudos linguístico-discursivos das diversidades e intolerâncias, v. 1, p. 187 - 204, 2016.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura em práticas de ensino de línguas estrangeiras: considerações à luz de uma discussão linguístico-discursiva sobre o seu uso. (Des)construindo verdade(s) no/pelo material didático: discurso, identidade, ensino, v. 1, p. 249 - 270, 2016.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas [e] I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas, v. , p. 2751 - 2759, 2008.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O TEXTO LITERÁRIO COMO PRÁTICA DISCURSIVA ? PRIMERA MUERTE DE MARÍA, DE JORGE EDUARDO EIELSON. In: VI SEAD -Seminário de Estudos em Análise do Discurso , 2013 , Porto Alegre. Seminário de Estudos em Análise do Discurso (6. : 2013 : Porto Alegre, RS) Anais do VI SEAD -Seminário de Estudos em Análise do Discurso. Porto Alegre : UFRGS, 2013.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura e o teatro argentino no ensino de espanhol a brasileiros: um enfoque multidimensional-discursivo. In: XV Seminário de Teses em Andamento - SETA-UNICAMP , 2010 , Campinas. Anais do Seta - Vol. 4 (2010): XV Seminário de Teses em Andamento. Campinas : IEL-UNICAMP, 2010.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . La literatura en la clase de lengua: una práctica de enseñanza intercultural y discursiva. In: XVI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes , 2009 , São Paulo. Actas del XVI Seminario de Dificultades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes. Brasília : Ministerio de Educación y Ciencia/ Embajada de España en Brasil - Consejería de Educación, 2009.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional de Hispanistas , 2008 , Belo Horizonte. Resumos do V Congresso Brasileiro de Hispanistas - I Congresso Internacional de Hispanistas. : , 2008.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista. In: V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas , 2009 , Belo Horizonte. Anais do V Congresso Brasileiro de Hispanistas e I Congresso Internacional da Associação Brasileira de Hispanistas. Belo Horizonte : FALE-UFMG, 2008. p. 2751 - 2759.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . METODOLOGIA DA INVESTIGAÇÃO EM ANÁLISE DO DISCURSO ? ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. In: Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística , 2009 , João Pessoa. VI Congresso Internacional da ABRALIN. : , 2009.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Relaciones del brasileño con la gramática. Imágenes y discursos. Identificaciones con la enseñanza de la gramática del portugués y sus influencias en el aprendizaje de la lengua española.. In: XIII Seminario de Dificuldades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes , 2005 , São Paulo. Actas del XIII Seminario de Dificuldades Específicas de la Enseñanza del Español a Lusohablantes:. Brasilia : Ministerio de Educación y Ciencia de España/Embajada de España en Brasil, 2005. p. 99 - 105.
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Fernanda Castelano Rodrigues: Língua viva, letra morta: obrigatoriedade e ensino de espanhol no arquivo jurídico e legislativo brasileiro. : Associação Brasileira de Hispanistas - Revista Abehache 4 , 2013 (Resenha)
    • CELADA, M. T. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Entrevista com Silvana Serrani. : Associação Brasileira de Hispanistas - Revista Abehache 4 , 2013 (Entrevista)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Curso de Governo Eletrônico do Estado de São Paulo. 2006 (Consultoria)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Curso de Licitação Sustentável - Estado de São Paulo. 2007 (Consultoria)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Curso de Licitação e Gestão de Contratos - Estado de São Paulo. 2006 (Consultoria)
    • Tania Tavares-Silva ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Curso de Comunicação para Pregoeiros - Estado de São Paulo. 2006 (Consultoria)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. ; Tania Tavares-Silva . Curso de Negociação para Pregoeiros - Estado de São Paulo. 2007 (Consultoria)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Cultura e discurso: reflexões sobre essa noção à luz dos estudos discursivos. 2017 (Outra)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . El español para brasileños: la cultura como un espacio de reflexión para una política lingüística de enseñanza de lenguas para la construcción de una ciudadanía común. 2017 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Reflexões sobre o livro 'O ensino de espanhol nos Institutos Federais': importante obra sobre o ensino de línguas estrangeiras na rede federal de ensino. 2017 (Conferência)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A reforma do Ensino Médio. 2017 (Conferência)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O ensino de espanhol como língua estrangeira no IFSP campus São Paulo: reflexões sobre o ensino de línguas estrangeiras em cursos técnicos e superiores. 2017 (Simposio)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A língua espanhola no Brasil como aporte para uma política linguística descolonizada. 2017 (Congresso)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Análise do Discurso e texto argumentativo. 2017 (Conferência)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Cultura enquanto objeto discursivo - práticas culturais e discursivas em aulas de espanhol para brasileiros. 2016 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . ?A CULTURA FORA DA LÍNGUA?: ESTEREOTIPIAS E HOMOGENEIZAÇÃO CULTURAIS EM ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2016 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Elaboração de lineamentos para discussão de cultura em práticas de ensino de espanhol como língua estrangeira para brasileiros. 2016 (Conferência)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O ensino obrigatório de espanhol no Brasil - a cultura como questão central em práticas de ensino e em instrumentos linguísticos para o ensino desta língua. 2015 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O ensino de espanhol no IFSP campus São Paulo: uma reflexão sobre o ensino de língua estrangeira em cursos de diferentes níveis. 2015 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Colonialidade do saber e Políticas Linguísticas: a literatura como legitimação de saberes locais entre línguas. 2015 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Relato de experiências no processo de ensino-aprendizagem de língua espanhola. 2014 (Outra)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A NOÇÃO DE CULTURA NAS PRÁTICAS DE ENSINO DE LÍNGUA - NO CASO ESPECÍFICO DO ESPANHOL PARA BRASILEIROS: PROBLEMATIZAÇÃO DE SEU PAPEL. 2014 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Dizeres e sentidos naturalizados - o silenciamento de conflitos e da diversidade na configuração de identidades nos livros didáticos de língua estrangeira. 2013 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O texto literário como prática discursiva ? Primera muerte de María, de Jorge Eduardo Eielson. 2013 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . El texto como discurso - discusiones sobre la praxis de la lectura. 2013 (Conferência)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Materiais autênticos: a autenticidade como processo interpelativo de sujeitos-aprendizes de espanhol. 2013 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A noção de cultura em aula de língua estrangeira: problematização de seu papel em aulas de espanhol para brasileiros. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Funcionamento discursivo de instrumentos linguísticos em aulas de língua estrangeira: o caso do livro didático de espanhol. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O TEXTO LITERÁRIO COMO PROCESSO DE INTERPELAÇÃO E DE IDENTIFICAÇÃO DE SUJEITOS-APRENDIZES EM AULAS DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA. 2012 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura como lugar de discussão de temas culturais. 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura em materiais didáticos de língua espanhola: práticas interculturais em aulas de língua estrangeira. 2011 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O teatro no ensino de espanhol a brasileiros: práticas multidimensional-discursivas. 2010 (Seminário)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivo. 2010 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura e o teatro argentino no ensino de espanhol a brasileiros: um enfoque multidimensional-discursivo. 2009 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura como prática: interpelação de sujeitos-aprendizes de língua estrangeira.. 2009 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Metodologia da Investigação em Análise do Discurso: algumas considerações. 2009 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Antologia de dramaturgia argentina: teatro e memória discursiva. 2008 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . La literatura en la clase de lengua: una práctica de enseñanza intercultural y discursiva. 2008 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . O livro didático de espanhol: uma proposta interculturalista. 2008 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Relaciones del brasileño con la gramática: Imágenes y discursos. Identificaciones con la enseñanza de la gramática del portugués y sus influencias en el aprendizaje de la lengua española. 2005 (Comunicacao)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. ; CELADA, M. T. . Imagens filiadas a um pré-construído: o imaginário sobre o espanhol no Brasil e seu funcionamento na aprendizagem dessa língua por alunos das Letras. 2005 (Simposio)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. ; CELADA, M. T. . Imaginário e aquisição: A história de imagens acerca da língua espanhola que os alunos de Letras projetam. 2004 (Simposio)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . XV Seminário de Teses em Andamento. 2009 (Instituto de Estudos da Linguagem - Universidade Estadual de Campinas)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . III Jornada do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP. 2012 (Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana da FFLCH-USP)
    • HASMANN, R. B. S. ; SOUZA JUNIOR, J. R. ; STEFANI, V. C. G. ; TONELLI, F. . I Encontro de Professores de Espanhol do IFSP. 2017 (Instituto Federal de São Paulo)
    • LIMA, F. ; CABRAL, G. ; CRUZ, E. S. ; SILVA, S. G. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Jornada da Apeesp. 2016 (Associação dos Professores de Espanhol do Estado de São Paulo)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A noção de cultura nas práticas de ensino de língua espanhola para brasileiros. 2015 (Instituto Federal de São Paulo)
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivo. 2009
    • SOUZA JUNIOR, J. R. ; CELADA, M. T. . A noção de cultura nas práticas de ensino de língua - no caso específico do espanhol para brasileiros: problematização de seu funcionamento. 2014
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . A literatura no ensino de espanhol a brasileiros: o teatro como centro de uma prática multidimensional-discursivo. 2010
    • SOUZA JUNIOR, J. R. . Espanhol - Ensino Médio. 2011 (Conteúdo educacional via web)
    • Nome do projeto: Antologias, Discurso e Práticas Letradas (2008 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA JUNIOR, J. R. , Silvana Serrani .
      Descrição: O Projeto Antologias, Discurso e Práticas Letradas está norteado pela pesquisa sobre antologias poéticas bilíngües. Os objetivos da pesquisa do grupo são: 1. estudar antologias bilíngües e multiculturais de diversos gêneros, do ponto de vista discursivo-arqueológico e dos desenvolvimentos recentes da teoria cultural, em função da construção de memórias e cartografias sócio-culturais (Foucault, 1986; Orlandi, 1987; Pêcheux, 1990; Williams, 1993; Courtine, 1994; Nora 1984/1996; Eagleton 2003/2005a/2005b); 2.analisar a macro-estrutura das antologias do corpus - fontes secundárias: prefácios, ensaios preliminares, prólogos, notas biográficas de autores e/ou tradutores, posfácios etc. - e as fontes primárias: trechos selecionados em função de tópicos de teoria cultural em análise. 3. elaborar taxonomias do discurso antológico e desenvolver a organização de um Banco de Antologias editadas nas últimas décadas; 4. examinar a presença (ou ausência), papel e funções da literatura e do artefato cultural (Bartlett e Holland, 2002) "antología", em cursos de formação ou aperfeiçoamento de professores e em instituições de Educação Básica do sistema formal de educação brasileiro. 5. realizar estudos de caso com utilização de material antológico em práticas letradas educacionais, especialmente, em atividades de leitura e escrita, considerando os desenvolvimentos nos estudos de currículo multidimensional-discursivo (Stern, 1993; Coste, 1996, Serrani, 2005), nos contextos apontados de formação de professores de língua(s) e de educação bilíngüe de jovens brasileiros.
    • Nome do projeto: Aspectos da subjetividade do brasileiro solicitados no processo de aprendizagem do espanhol (2003 - 2004
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA JUNIOR, J. R. , CELADA, M. T. .
      Descrição: Considerando o aprendizado formal de uma língua estrangeira como um processo de subjetivação busca-se detectar e analisar quais aspectos de uma subjetividade brasileira historicamente constituída são especialmente solicitados pelo funcionamento da língua espanhola em tal processo.
    • Nome do projeto: Língua(s), discurso, espaço(s) ? Ênfase nos processos de identificação e nos discursos sobre a língua (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SOUZA JUNIOR, J. R. , CELADA, M. T. .
      Descrição: Considerando, nos espaços de enunciação, o funcionamento do político, da historicidade e da relação com a alteridade, o objetivo é, de um lado, abordar a análise de processos de identificação, explorando a possibilidade de detectar movimentos de subjetivação/dessubjetivação. E, de outro, analisar práticas discursivas, focalizando como a produção de instrumentos linguisticos significa as línguas e seus sujeitos.
    • CELADA, M. T. ; PAYER, M. O. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Las relaciones entre lenguas en la escuela.. 2012 - Video-conferência
    • CELADA, M. T. ; PAYER, M. O. ; BIERBRAUER, S. ; SOUZA JUNIOR, J. R. . Relaciones entre lenguas en el mundo contemporáneo, evaluación y certificaciones. 2012 - Video-conferência
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Imagens filiadas a um pré-construído ? o imaginário sobre o espanhol no Brasil e sua presença na aprendizagem de espanhol por alunos das Letras
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Lingüística Aplicada
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Campinas
        Ano de conclusão: 2010
    • Doutorado:
      • Curso: Letras (Língua Espanhola e Lit. Espanhola e Hispano-Americ.)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2016
    • Universidade Estadual de Campinas:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Essência Equipe de Ensino:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2006 ).
        Outras informações: professor de espanhol
    • Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Sínteses (UNICAMP. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2012 ).
    • Anais do SETA (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
    • Sínteses (UNICAMP. Online):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2012 ).
    • Anais do SETA (UNICAMP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - 2010 ).
    • Fundação de Desenvolvimento da UNICAMP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2013 ).
        Outras informações: Orientador Educacional Online de Língua Portuguesa, do curso de pós-graduação Lato Sensu da Rede São Paulo de Formação Docente, parceira da Pró-reitoria de Pós-Graduação da Unicamp e IEL-UNICAMP com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo. Atuação como tutor na mediação de fóruns de discussão e na correção e avaliação de atividades elaboradas a partir de material educacional presente em ambiente virtual de aprendizagem.
        Outras informações: Orientador Educacional
    • Fundação do Desenvolvimento Administrativo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Yázigi Internexus:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2008 ).
        Outras informações: professor de espanhol
    • Seven Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2011 - 2013 ).
        Outras informações: Docência em contextos específicos - espanhol para negócios.
        Outras informações: professor de espanhol
    • Clickideia Tecnologia Educacional:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2014 ).
        Outras informações: Conteudista de Espanhol
    • Comissão Permanente para o Vestibular - UNICAMP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2010 - 2010 ).
        Outras informações: Membro da banca corretora da redação de português, da segunda fase, no Vestibular Unicamp 2010.
        Outras informações: Trabalho temporário
    • Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - 2013 ).
        Outras informações: Bolsista do Programa de Mobilidade de Pós-Graduação da Associação de Universidades do Grupo Montevidéu (AUGM), para realização do curso "Lengua, escritura y resistencia en construcciones identitarias latinoamericanas", ministrado pela Profa. Dra. Laura Masello, da UDELAR.
        Outras informações: estudante
    • Instituto Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
    • Intersecciones Revista da Apeesp:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Revista da Associação de Professores de Espanhol do Estado de São Paulo (APEESP)
    • Revista Entrecaminos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2013 - Atual ).
        Outras informações: Editor-chefe da Revista Entrecaminos, revista eletrônica fundada em 2013 por discentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Língua Espanhola e Literaturas Espanhola e Hispano-Americana do Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP.
    • Universidade Federal de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Análise de produtos culturais brasileiros e hispânicos: estudos culturais e discursivos
        Outras informações: Pesquisador
    • REGRASP - Revista para Graduandos:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
        Outras informações: Membro do Comitê Científico
    • POSGERE:
      • Tipo de vínculo: Livre (2018 - Atual ).
        Outras informações: Editor-gerente