Não autenticado |

Caio de Souza Gomes

    • Doutorando em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), desenvolve, sob orientação da Profa. Dra. Maria Helena R. Capelato, projeto intitulado Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970). Mestre em História Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), Bacharel em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP) e Licenciado em História pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE-USP). Autor do livro Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (Alameda, 2016). E-mail: caio.gomes@usp.br

       

      Links:    

    • GOMES, Caio S. . Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70). São Paulo : Alameda, 2016 . 224p. ISBN: 9788579393242.
    • GOMES, Caio S. . Es Sudamérica mi voz: o projeto de unidade continental no álbum Cantata Sudamericana (1972) MÚSICA POPULAR EM REVISTA , v. 1 , p. 27 - 46 , 2015. ISSN: 23167858.
    • GOMES, CAIO DE SOUZA . POBRE DEL CANTOR QUE NO SE IMPONGA CON SU CANCIÓN: conexões transnacionais no álbum Trópicos, de Daniel Viglietti (1973) Outros Tempos , v. 13 , p. 261 - , 2016. ISSN: 18088031.
    • GOMES, CAIO DE SOUZA . -Los que la represión golpea por igual unieron la unidad-: o exílio chileno e a construção de redes musicais de solidariedade na década de 1970 Nuevo Mundo-Mundos Nuevos , v. 2015 , p. 68244 - , 2015. ISSN: 16260252.
    • GOMES, Caio S. . -Por toda América soplan vientos que no han de parar hasta que entierren las sombras-: anti-imperialismo e revolução na canção engajada latino-americana (1967-69) * Anti-imperialism and revolution in Latin American protest song (1967-69) História e Cultura , v. 2 , p. 146 - , 2013. ISSN: 22386270.
  • Trabalhos em Anais: 15
    • GOMES, Caio S. . Do canto da boca escorre metade do meu cantar: diálogos entre a canção engajada brasileira e a nueva canción latino-americana a partir do disco Sérgio Ricardo (1973). In: Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: história e democracia , 2017 , Brasília. Anais do XXIX Simpósio Nacional de História - contra os preconceitos: história e democracia. Brasília : ANPUH, 2017. p. 1 - 16.
    • GOMES, Caio S. . Do canto da boca escorre metade do meu cantar: diálogos entre a canção engajada brasileira e a nueva canción latino-americana a partir do disco Sérgio Ricardo (1973). In: XXIX Simpósio Nacional de História , 2017 , Brasília - DF. Caderno de Resumos do XXIX Simpósio Nacional de História. Contra os preconceitos: História e Democracia.. Brasília : ANPUH, 2017. p. 103 - 104.
    • GOMES, Caio S. . Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também: música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). In: XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH: 50 anos , 2011 , São Paulo. Caderno de resumos do XXVI Simpósio Nacional de História. São Paulo : ANPUH, 2011.
    • GOMES, Caio S. . El clamor solidario del mundo entero se levanta: os movimentos de apoio ao povo chileno e a construção de uma rede musical de solidariedade nos anos 1970. In: XXVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis. Caderno de resumos do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis : ANPUH, 2015.
    • GOMES, Caio S. . Yo quiero romper mi mapa, formar el mapa de todos: conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC , 2012 , São Paulo. Caderno de resumos do X Encontro da ANPHLAC. São Paulo : ANPHLAC, 2012.
    • GOMES, Caio S. . Qué será de mis hermanos que están lejos de esta tierra: o selo Le Chant Du Monde e a produção discográfica latino-americana no exílio. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC , 2014 , Niterói. Caderno de resumos do XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niteroi : ANPHLAC, 2014.
    • GOMES, Caio S. . Quisiera ver el rostro de mi hermano exilado: dilemas da resistência na produção musical do exílio chileno. In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2016 , Campo Grande. Caderno de resumos do XII Encontro Internacional da ANPHLAC. Campo Grande : ANPHLAC, 2016.
    • GOMES, Caio S. . Quisiera ver el rostro de mi hermano exilado: dilemas da resistência na produção musical do exílio chileno. In: XII Encontro Internacional da ANPHLAC , 2016 , Campo Grande. Anais do XII Encontro Internacional da ANPHLAC. Campo Grande : ANPHLAC, 2016.
    • GOMES, Caio S. . Habrá solo una canción: tensões e polêmicas em torno do folclore na produção musical chilena de 1968 e 1969. In: III Colóquio Internacional História e Música: Tempos de música e seus fazeres , 2016 , Franca. Caderno de Resumos do III Colóquio Internacional História e Música: Tempos de música e seus fazeres. Franca : UNESP, 2016. p. 11 - .
    • GOMES, Caio S. . El clamor solidario del mundo entero se levanta: os movimentos de apoio ao povo chileno e a construção de uma rede musical de solidariedade nos anos 1970. In: XXVIII Simpósio Nacional de História , 2015 , Florianópolis/SC. Anais do XXVIII Simpósio Nacional de História. Florianópolis : ANPUH, 2015.
    • GOMES, Caio S. . Qué será de mis hermanos que están lejos de esta tierra: o selo Le Chant Du Monde e a produção discográfica latino-americana no exílio. In: XI Encontro Internacional da ANPHLAC , 2014 , Niterói- RJ. Anais do XI Encontro Internacional da ANPHLAC. Niteroi : ANPHLAC, 2014.
    • GOMES, Caio S. . Yo quiero romper mi mapa, formar el mapa de todos: conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. In: X Encontro Internacional da ANPHLAC , 2012 , São Paulo. Anais do X Encontro da ANPHLAC. São Paulo : ANPHLAC, 2012.
    • GOMES, Caio S. . Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). In: 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP (SIICUSP) , 2008 , São Paulo. Anais do 16 Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP. : , 2008.
    • GOMES, Caio S. . América mía, este cantar despierta el canto del pueblo: los cantautores como intelectuales y los proyectos de unidad continental a partir de la canción. In: I Congreso de Historia Intelectual de América Latina , 2012 , Medellin. Anais del I Congreso de Historia Intelectual de América Latina. Medellin : , 2012.
    • GOMES, Caio S. . Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também: música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). In: XXVI Simpósio Nacional de História. ANPUH: 50 anos , 2011 , São Paulo. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História ? ANPUH. São Paulo : ANPUH, 2011.
    • GOMES, Caio S. . Revista Eletrônica da ANPHLAC. 2018 (Parecer)
    • GOMES, Caio S. . Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2017 (Conferência)
    • GOMES, Caio S. . Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2017 (Conferência)
    • GOMES, Caio S. . O Encuentro de la Canción Protesta de 1967 e a defesa do modelo cubano de revolução. 2017 (Simposio)
    • GOMES, Caio S. . Do canto da minha boca escorre metade do meu cantar: diálogos entre a canção engajada brasileira e a nueva canción latino-americana a partir do disco Sérgio Ricardo (1973). 2017 (Simposio)
    • GOMES, Caio S. . La guitarra americana peleando aprendió a cantar: a invenção da Nueva Canción latino-americana na década de 1960. 2017 (Simposio)
    • GOMES, Caio S. . Eis o lixo do meu canto que é permitido escutar: resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. 2017 (Conferência)
    • GOMES, Caio S. . As conexões transnacionais na nueva canción latino-americana. 2017 (Conferência)
    • GOMES, Caio S. . Habrá sólo una canción: tensões e polêmicas em torno do folclore na produção musical chilena dos anos de 1968 e 1969. 2016 (Comunicacao)
    • GOMES, Caio S. . Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970). 2016 (Seminário)
    • GOMES, Caio S. . Quisiera ver el rostro de mi hermano exilado: dilemas da resistência na produção musical do exílio chileno. 2016 (Comunicacao)
    • GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970. 2014 (Conferência)
    • GOMES, Caio S. . Es Sudamerica mi voz: o projeto de unidade continental no álbum Cantata Sudamericana (1972). 2015 (Comunicacao)
    • GOMES, Caio S. . El clamor solidario del mundo entero se levanta: os movimentos de apoio ao povo chileno e a construção de uma ?rede musical de solidariedade? nos anos 1970. 2015 (Simposio)
    • GOMES, Caio S. . Qué será de mis hermanos que están lejos de esta tierra: o selo Le Chant Du Monde e a produção discográfica latino-americana no exílio. 2014 (Congresso)
    • GOMES, Caio S. . Conexões Transnacionais na canção engajada latino-americana (1960-1970). 2014 (Conferência)
    • GOMES, Caio S. . Conexões Transnacionais na canção engajada latino-americana. 2014 (Conferência)
    • GOMES, Caio S. . América mía, este cantar despierta el canto del pueblo: los cantautores como intelectuales y los proyectos de unidad continental a partir de la canción. 2012 (Congresso)
    • GOMES, Caio S. . Yo quiero romper mi mapa, formar el mapa de todos: conexões transnacionais na canção engajada latino-americana. 2012 (Congresso)
    • GOMES, Caio S. . Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2011 (Seminário)
    • GOMES, Caio S. . De aquí y de allá: un análisis de las conexiones transnacionales en la canción popular latino-americana de los años 1970. 2011 (Seminário)
    • GOMES, Caio S. . Mas um dia tudo mudou, a vida se transformou, e a nossa canção também: música e engajamento no Brasil e no Uruguai a partir das obras de Geraldo Vandré e Daniel Viglietti (1968). 2011 (Simposio)
    • GOMES, Caio S. . Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008 (Seminário)
    • GOMES, Caio S. . Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008 (Simposio)
    • GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 1. 2015 Univesp TV
    • GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 2. 2015 Univesp TV
    • GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 4. 2015 Univesp TV
    • GOMES, Caio S. . A Canção Engajada na América Latina, anos 1960 e 1970 - parte 3. 2015 Univesp TV
    • GOMES, Caio S. . Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2013
    • GOMES, Caio S. . Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70). 2008
    • GOMES, Caio S. . Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina. 2012
    • Nome do projeto: Quando um muro separa, uma ponte une: conexões transnacionais na canção engajada na América Latina (anos 1960/70) (2010 - 2013
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, Caio S. .
      Descrição: O objetivo deste projeto, que visou a obtenção do título de mestre em História Social (FFLCH/USP) foi analisar como, ao longo das décadas de 1960 e 70, artistas ligados à canção engajada conceberam projetos de integração da América Latina por meio da canção, e como esses projetos resultaram no estabelecimento de uma série de conexões transnacionais . Neste período, os impactos da Guerra Fria tiveram como consequência um contexto político fortemente polarizado, o que afetou diretamente o campo cultural e, especialmente, o campo artístico. As experiências políticas comuns favoreceram as trocas de ideias e a intensa circulação de artistas por todo o continente, permitindo o estabelecimento de uma série de contatos e diálogos.
    • Nome do projeto: Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX) (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, Caio S. , PRADO, M. L. C. .
      Descrição: O projeto temático "Cultura e Política nas Américas: Circulação de Ideias e Configuração de Identidades (séculos XIX e XX)" desenvolveu uma extensa gama de atividades de pesquisas em torno de problemas fundamentalmente referidos à circulação de idéias e saberes e à construção de identidades culturais e políticas nas Américas dos séculos XIX e XX. As pesquisas desenvolvidas neste projeto se inserem no cruzamento dos campos da história política renovada e da história intelectual em constante diálogo com a história da cultura.
    • Nome do projeto: Cada verso é uma semente no deserto do meu peito: exílio, resistência e conexões transnacionais na canção engajada latino-americana (anos 1970) (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: GOMES, Caio S. .
      Descrição: O objetivo deste projeto de doutoramento, desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em História Social da FFLCH/USP sob orientação da Profa. Dra. Maria Helena R. Capelato, é pensar como os projetos de integração da América Latina por meio da canção, construídos ao longo da década de 1960 e dos anos iniciais da década de 1970, foram reinventados com a ocorrência de golpes militares e a imposição de ditaduras em vários países latino-americanos. Ainda que os novos regimes autoritários tenham tido como objetivo claro aniquilar toda e qualquer experiência de arte política, tentado desarticular completamente as redes de arte engajada, os artistas acabaram por encontrar novas estratégias de sobrevivência, reconfigurando seus projetos, que incorporaram a reflexão sobre dois temas fundamentais diante do novo contexto: a resistência e os exílios.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
      • Curso: Bacharelado em História
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Canção: pela unidade latino-americana. Conexões e circulação de idéias entre os movimentos de música engajada na América Latina (anos 1960-70)
        Ano de conclusão: 2008
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2013
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Colégio João XXIII:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - Atual ).
    • Laboratório de Estudos de História das Américas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2009 - Atual ).
        Outras informações: Secretário
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).