Não autenticado |

Maria de Fatima Simoes Francisco

    • Graduação em Filosofia e em Ciências Sociais pela FFLCH-USP, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela FFLCH-USP. Doutorado-Sanduíche na École Normale Supérieure (Paris) com apoio de bolsa do CNPq e pós-doutorado na Universidade de Oxford, Departamento de Educação com bolsa do CNPq. É professora-doutora da Área de Filosofia da Educação da Faculdade de Educação da USP, atuando no ensino de graduação - sobretudo turmas de Filosofia da Educação I e II - e na pós-graduação, com duas disciplinas sobre Rousseau. Atua também na orientação de pós-graduação, atividade que vê como bastante estimulante; tem formado um bom número de egressos da pós. Pesquisa nas áreas de História da Filosofia e Filosofia da Educação, especialmente os pensamentos de Jean-Jacques Rousseau, Hannah Arendt e Aristóteles. É vice-secretária da Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII (ABES-XVIII), criada nos últimos anos para aproximar os pesquisadores sobre autores do século XVIII.

       

      Links:    

    • As teses educacionais de Rousseau à luz de sua filosofia política e da história
    • Linhas mestras da reflexão filosófica de Hannah Arendt em torno da educação
    • Filsofia de Aristóteles
    • A Filosofia de Hannah Arendt
    • Filosofia e Literatura Grega Antiga
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALCA, R. . Proletarização da docência - da nobreza do trabalho intelectual à desquaificação do trabalho manual CONVENIT INTERNACIONAL (USP) , v. 39 , p. 1 - 11 , 2022. ISSN: 15176975.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt: educação, mundo e tradição CONVENIT INTERNACIONAL (USP) , v. 35 , p. 1 - 8 , 2021. ISSN: 15176975.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Notas acerca das questões da retórica e da persuasão pelo caráter e pela emoção em Aristóteles INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION , v. 36 , p. 1 - 8 , 2020. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALCA, R. . Notas sobre o Contrato Social de Rousseau CONVENIT INTERNACIONAL (USP) , v. 33 , p. 01 - 08 , 2019. ISSN: 15176975.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; Deina, W. J. . Tecnologia e educação: sobre o homo faber e o animal laborans nas reflexões sobre a crise da educação de Hannah Arendt EDUCATIVA (GOIÂNIA. ONLINE) , v. 21 , p. 26 - 50 , 2018. ISSN: 19837771.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Hannah Arendt: Ética como fundamento da educação REVISTA INTERNACIONAL D'HUMANITATS , v. 45 , p. 161 - 168 , 2019. ISSN: 15165485.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Do Contrato social ao Emílio. Política e educação em Rousseau INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION , v. 31/32 , p. 107 - 114 , 2019. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Rousseau e a educação como arte política INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION , v. 28 , p. 75 - 84 , 2018. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Análise do episódio do mágico no Emílio de Rousseau CADERNOS DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA (USP) , v. 21 , p. 129 - 136 , 2012. ISSN: 15170128.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A CENA PEDAGÓGICA DO CULTIVO DO JARDIM NO EMÍLIO DE ROUSSEAU CADERNOS DE PESQUISA , v. 22 , p. 97 - 106 , 2016. ISSN: 21782229.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt: existência mundana e relacionamento entre as gerações humanas INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION , v. 24 , p. 83 - 90 , 2016. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . O lugar do Emílio na obra de Rousseau INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION , v. 22 , p. 117 - 122 , 2016. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A cena pedagógica do prestidigitador e alguns princípios de educação do Emílio III de Rousseau INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION , v. 18 , p. 83 - 88 , 2014. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. . The pedagogical contract and the basis for the teacher authority in Jean-Jacques Rousseau INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION , v. 15 , p. 81 - 90 , 2013. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Rousseau e a questão das educações pública e doméstica CADERNOS DE ÉTICA E FILOSOFIA POLÍTICA (USP) , v. 16 , p. 27 - 38 , 2010. ISSN: 15170128.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Emílio, o aluno imaginário e as cenas pedagógicas em Rousseau INTERNATIONAL STUDIES ON LAW AND EDUCATION , v. 9 , p. 13 - 22 , 2011. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Argumentos contra o temor da morte. Análise do livro III do De Rerum Natura International Studies on Law and Education , v. 8 , p. 17 - 32 , 2011. ISSN: 15166821.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da semelhança possível entre os conceitos de justiça de Aristóteles e Platão Notandum (USP) , v. 17 , p. 13 - 24 , 2011. ISSN: 15165477.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Notas acerca da educação doméstica e da educação pública no Emílio de Rousseau Notandum (USP) , v. 16 , p. 53 - 64 , 2008. ISSN: 15165477.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt e o herói homérico Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 11 , p. 1 - 11 , 2007. ISSN: 15170128.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da distinção entre terra e mundo na filosofia de Hannah Arendt Notandum (USP) , v. 17 , p. 59 - 68 , 2008. ISSN: 15165477.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aristóteles enquanto fonte das concepções de espaço público e espaço privado de Hannah Arendt Notandum (USP) , v. 14 , p. 33 - 48 , 2007. ISSN: 15165477.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Acerca das provas pela emoção e pelo caráter na Retórica de Aristóteles Studia Philologica Valentina , v. 8 , p. 235 - 258 , 2005. ISSN: 11359560.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da contradição homem-cidadão no Emílio de Rousseau Fragmentos de Cultura (Goiânia) , v. 13 , p. 29 - 47 , 2003. ISSN: 14149494.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A crítica platônica à retórica no Górgias Tempo da Ciência (UNIOESTE) , v. 9 , p. 15 - 24 , 2002. ISSN: 14143089.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Notas sobre a teoria aristotélica do estilo retórico Logo (Salamanca. Ed. impresa) , v. 3 , p. 125 - 134 , 2002. ISSN: 15775089.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autorité et contrat pédagogique chez Rousseau Penser l'Éducation (Mont-Saint-Aignan) , v. 12 , p. 123 - 137 , 2002. ISSN: 12531006.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Caráter, emoção e julgamento na Retórica de Aristóteles Letras Classicas , v. 4 , p. 91 - 108 , 2000. ISSN: .
    • FRANCISCO, M. F. S. . La prémière lecon morale. Une interprétation de l'episode de fèves dans l'Emile de Rousseau Le Télémaque (Dijon) , v. 22 , p. 115 - 128 , 2002. ISSN: 1263588X.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A lição sobre a propriedade privada no Emílio Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP) , v. 3 , p. 73 - 89 , 2001. ISSN: 15170128.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Do Relacionamento entre Verdade e Retórica em Aristóteles Clássica (São Paulo) , v. 11/12 , p. 289 - 296 , 1999. ISSN: 01034316.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A condição humana na Terra e no Mundo segundo Hannah Arendt Philosophia , v. 5 , p. 185 - 206 , 2000. ISSN: 03289672.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da Especificidade do Estilo Retórico em Aristóteles Organon (UFRGS) , v. 13 , p. 29 - 38 , 1999. ISSN: 01026267.
    • FRANCISCO, M. F. S. . La Filosofía de la Educación de Rousseau. Una Propuesta de Relectura del Emílio Revista Educacion y Pedagogía , v. XII , p. 63 - 75 , 2000. ISSN: 01217593.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da Concepção Aristotélica de Estilo Retórico Boletim do Centro de Pensamento Antigo (Unicamp/IFCH) , v. 8/9 , p. 55 - 78 , 2000. ISSN: .
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da Vita Activa em Hannah Arendt Cadernos de História & Filosofia da Educação , v. 3 , p. 91 - 111 , 2000. ISSN: 15174514.
    • FRANCISCO, M. F. S. . La Relation entre Agir et Penser dans La Vie de l'Esprit de Hannah Arendt Mirandum , v. 2 , p. 63 - 84 , 1998. ISSN: .
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aristotle's Concept of Judgement in the Rhetoric Revista Internacional D'humanitats , v. 2 , p. 61 - 72 , 1999. ISSN: .
    • FRANCISCO, M. F. S. . Pensée et Action chez Hannah Arendt Philosophie Philosophie , v. 8 , p. 54 - 61 , 2000. ISSN: 11569794.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Primeira Lição Moral - O Episódio das Favas no Emílio de Rousseau Cadernos de História & Filosofia da Educação , v. 2 , p. 35 - 42 , 1998. ISSN: 15174514.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Pensamento e Ação em Hannah Arendt Transformação , v. 19 , p. 163 - 175 , 1996. ISSN: 01031147.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Análise da Patologia da Guerra de Tucídides Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , v. 4 , p. 15 - 23 , 1989. ISSN: 01026801.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Conforme as análises das diversas constituições na Política, pode-se falar de um conservadorismo de Aristóteles? EDUCAÇÃO E FILOSOFIA (UFU. IMPRESSO) , v. 6 , p. 7 - 13 , 1992. ISSN: 01026801.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Como é possível uma tal proposição sintética a priori Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , v. 5/6 , p. 161 - 167 , 1991. ISSN: 01026801.
    • FRANCISCO, M. F. S. . É o Homem um Animal Político? Uma Interpretação do Mito de Protágoras Educação e Filosofia (UFU. Impresso) , v. 3 , p. 83 - 90 , 1989. ISSN: 01026801.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Argumentos contra o temor da morte. Análise do livro III do De rerum natura de Lucrécio, 1a. parte. Cemoroc Educação - Scripta Varia Vol. IV, v. IV, p. 133 - 148, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Hannah Arendt: ética como fundamento da educação. Cemoroc Educação - Scripta Varia Vol. IV, v. IV, p. 93 - 100, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Do Contrato Social ao Emílio - política e educação em Rousseau. Cemoroc Educação - Scripta Varia Vol. IV, v. IV, p. 75 - 82, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt: educação, mundo e tradição. Cemoroc Educação - Scripta Varia Vol. IV, v. IV, p. 41 - 47, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Proletarizaçao da Docência - Da nobreza do trabalho intelectual à desqualificação do trabalho manual. Cemoroc Educação - Scripta Varia Vol. IV, v. IV, p. 23 - 32, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. . The pedagogical contract and the basis for the teacher authority in J,-J. Rousseau. Cemoroc Educação - Scripta Varia III, v. III, p. 153 - 162, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da distinção entre terra e mundo na filosofia de Hannah Arendt. Cemoroc Educação - Scripta Varia III, v. III, p. 131 - 140, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt: existência mundana e relacionamento entre gerações. Cemoroc Educação - Scripta Varia III, v. III, p. 77 - 84, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Rousseau e a educação como arte política. Cemoroc Educação - Scripta Varia III, v. III, p. 67 - 76, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; CALÇA, R. P. . Notas sobre o Contrato Social. Cemoroc Educação - Scripta Varia III, v. III, p. 45 - 52, 2022.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Rousseau: o nascimento do ideário político contemporâneo. Jean-Jacques Rousseau. Os sentidos da educação, v. , p. 21 - 37, 2018.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Acerca de algumas máximas de educação de Rousseau. Filosofia e Educação: Interfaces, v. , p. 238 - 247, 2014.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A pólis homérica como modelo da pólis grega arendtiana. Anais do VII Encontro Hannah Arendt e IV Ciclo Hannah Arendt: Por Amor ao Mundo, v. , p. 188 - 200, 2013.
    • FRANCISCO, M. F. S. . É Hannah Arendt aristotélica em seu paradigma político?. Hannah Arendt: pluralidade, mundo e política, v. , p. 147 - 172, 2013.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Jean-Jacques Rousseau - o ápice do republicanismo. Novo manual de ciência política, v. , p. 256 - 273, 2013.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autoridade e contrato pedagógico em Rousseau. Autoridade e autonomia na escola. Alternativas teóricas e práticas, v. 1, p. 101 - 114, 2006.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autoridade e contrato pedagógico em Rousseau. Autoridade e autonomia na escola. Alternativas teóricas e práticas, v. 1, p. 101 - 114, 2005.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autoridade e contrato pedagógico em Rousseau. Autoridade e autonomia na escola. Alternativas teóricas e práticas, v. 1, p. 101 - 114, 2001.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Concessões à metafísica na obra final? Investigações acerca de The Life of the Mind de Hannah Arendt?. Lecturas de Arendt. II Jornadas Internacionales Hannah Arendt, v. 1, p. 32 - 43, 2012.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt: apontamentos em torno de sua filosofia política e suas reflexões sobre a educação. Leituras sobre Hannah Arendt, v. 1, p. 35 - 45, 2012.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Concessões à metafísica na obra final? Acerca da oposição entre o pensar e o agir em Hannah Arendt. Hannah Arendt - Uma amizade em comum, v. 1, p. 24 - 43, 2011.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Questões em torno da filosofia política e da educação de Hannah Arendt. O futuro entre o passado e o presente Estudos sobre Hannah Arendt, v. 1, p. 377 - 392, 2012.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Platão e a arte retórica no Górgias. Filosofia e educação - Universidade, v. , p. 99 - 107, 2011.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt: o excercitar o pensamento acerca do totalitarismo. Filosofia e educação - interfaces, v. , p. 37 - 46, 2011.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aspectos das relações mestre-aluno em Rousseau. Sobre filosofia e educação: racionalidade, diversidade e formação pedagógica, v. , p. 205 - 220, 2009.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Homero como fonte da pólis grega de Hannah Arendt. Hannah Arendt: entre o passado e o futuro, v. , p. 89 - 110, 2008.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt: a educação como renovação e conservação do mundo. Filosofia e educação: Estudos 5, v. 5, p. 15 - 29, 2007.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Jean-Jacques Rousseau - o ápice do republicanismo. Novo manual de ciência política, v. 1, p. 250 - 267, 2008.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Lexis et hypokrisis dans la Rethorique d'Aristote. Praktika. Ia Diegnous Synedriou Klassikon Spoudon, v. II, p. 846 - 856, 2002.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Quem foi Hannah Arendt. Seis anos do Jornal de Resenhas - Abril de 1995 a abril de 2001, v. 2, p. 1007 - 1008, 2001.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aspectos da Verdade na Retórica de Aristóteles. Retórica, Política e Ideología. Desde la Antigüedad hasta Nuestros Diás, v. 1, p. 217 - 222, 1998.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autoridade e Contrato Pedagógico em Rousseau. Autoridade e Autonomia na Escola. Alternativas Teóricas e Práticas, v. 1, p. 101 - 114, 1999.
  • Textos em jornais de notícias/revistas: 7
    • FRANCISCO, M. F. S. . O nascimento do Ideário político contemporâneo . Educação (São Paulo) , São Paulo , 01 dez. 2010.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt, uma pensadora contra o totalitarismo . Revista História Viva , São Paulo , 05 set. 2007.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt: preservar e renovar o mundo . Revista Educação - Edição Especial dedicada a Hannah Arendt , São Paulo , 30 jun. 2007.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Resenha de Homens em Tempos Sombrios de Hannah Arendt . Jornal da Tarde (Caderno Dois) , São Paulo , 29 mar. 1987.
    • FRANCISCO, M. F. S. . No Texto Final os Invisíveis Objetos da Metafísica . Jornal da Tarde / Caderno Dois , São Paulo , 26 set. 1992.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Quem foi Hannah Arendt . Jornal de Resenhas (Folha de São Paulo) , São Paulo , 10 jan. 1998.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Do Teatro à Filosofia . Speak Up , São Paulo , 01 nov. 1999.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Emílio como um outro homem: aspectos da pedagogia de Rousseau. In: Colóquio Internacional Rousseau 300 anos , 2012 , São Paulo. Caderno de Programação e Resumos. : , 2012. p. 85 - 85.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Notas sobre situações de ensino e aprendizagem no Emílio de Rousseau. In: XV Encontro Nacional da ANPOF , 2012 , Curitiba. Caderno de Resumos - XV Encontro Nacional da ANPOF. : , 2012. p. 536 - 536.
    • FRANCISCO, M. F. S. . nálise deo episódio do prestidigitador. In: VColóquio Nacional Jean-Jacques Rousseau , 2011 , Aracaju. Caderno de Resumos. : , 2011.
    • FRANCISCO, M. F. S. . "Vossas lições devem consistir mais em atos que em palavras" Reflexões acerca do Emílio de Rousseau. In: XIV Encontro Nacional da ANPOF , 2010 , Águas de Lindóia. Livro de Atas Volume Complementar out 2010. Campinas : ANPOF, 2010. p. 41 - 41.
    • FRANCISCO, M. F. S. ; NASCIMENTO, M. M. ; PISSARRA, M. C. P. ; Monteagudo, R. . Rousseuaísmo no Brasil: um debate. In: Rousseaísmo no Brasil: um debate , 2006 , São Paulo. Cadernos de ética e filosofia política. São Paulo : Discurso, 2006. p. 10 - 21.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Rousseau e a aplicacao pedagogica da nocao de contrato. In: II Coloquio do GT Etica e Filosofia Politica da ANPOF , 2005 , Sao Paulo. Caderno de Resumos. Sao Paulo : PUCSP, 2005. p. 4 - 5.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da contradicao homem-cidadao no Emilio de Rousseau. In: Seminario do GT Ética e Filosofia Política da ANPOF - Questões em torno do Poder e da Soberania , 2003 , Goiania. Revista Fragmentos de Cultura. Goiania : IFITEG, 2003. p. 29 - 48.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da contradicao homem-cidadao no Emilio de Rousseau. In: I Coloquio do GT Ética e Filosofia Política da ANPOF - Questões em torno do Poder e da Soberania , 2003 , Goiania. Cadernos de Resumos. Goiania : IFITEG, 2003. p. 7 - 7.
    • FRANCISCO, M. F. S. . O lugar da instrucao politica na formacao do Emilio de Rousseau. In: XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF , 2006 , Salvador. XII Encontro Nacional de Filosofia da ANPOF Livro de Atas. Salvador : ANPOF, 2006. p. 389 - 389.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Educacao da Natureza e Educacao dos Homens: Complementariedade ou Contradicao? Reflexao a partir de Rousseau. In: XI Encontro Nacional da ANPOF (Associacao Nacional de Pos-Graduacao em Filosofia) , 2004 , Salvador. Livro de Atas. Salvador : EDUFBA e Ed. da UESC, 2004. p. 323 - 324.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autour de la lecon sur la propriete dans l'Emile de Rousseau. In: IX Congress of the International Society for the Eigthteen-Century Studies , 2003 , Los Angeles. Abstracts of the IX Congress of the ISECS. : , 2003.
    • FRANCISCO, M. F. S. . O filme "O Senhor das Moscas" e a discussao acerca das bases da autoridade sobre criancas e adolescentes. In: I Simposio Internacional do Adolescente , 2005 , Sao Paulo. Resumos. : , 2005.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Rousseau e aplicação pedagógica da noção de contrato. In: II Colóquio do GT de Etica e Filosofia Politica da ANPOF , 2005 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : PUCSP, 2005. p. 04 - 05.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autorite et contrat pedagogique chez Rousseau. In: VI Biennale de l'Education et de la Formation , 2002 , Paris. Contribuition longue - Meio Digital. : , 2002.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autorite et Contrat Pedagogique chez Rousseau. In: VI Biennale de l'education et de la formation , 2002 , Paris. Resume des Contributions - Meios Impresso e Digital. Paris : Institut National de la Recherche Pedagogique, 2002. p. 145 - 146.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Crítica Platônica à Arte Retórica no Górgias. In: IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos / XII Reunião Anual da SBEC , 2001 , Ouro Preto / MG. Textos do Congresso. Ouro Preto / MG : Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos / Universidade Federal de Ouro Preto, 2001.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Crítica Platônica à Arte Retórica no Górgias. In: IV Congresso Nacional de Estudos Clássicos / XII Reunião Anual da SBEC , 2001 , Ouro Preto / MG. Programas e Resumos. Ouro Preto / MG : Universidade Federal de Ouro Preto/Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos, 2001. p. 88 - 88.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Retórica e Ética em Aristóteles. In: VII Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) , 1992 , Araraquara/SP. Catálogo Geral. Araraquara : Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara/UNESP - SBEC, 1992. p. 39 - 39.
    • FRANCISCO, M. F. S. . O episódio das Favas no Emílio de Rousseau. In: IX Encontro Nacional de Filosofia , 2000 , Poços de Caldas, MG. Livro de Resumos. Campinas, SP : CLE - Centro de Lógica, Epistemologia e História da Ciência, 2000. p. 67 - 68.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Função do Estilo segundo a Retórica de Aristóteles. In: VIII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF , 1998 , Caxambu/MG. Livro de Resumos. Capinas : ANPOF / CLE-UNICAMP - Depto. Filosofia-USP, 1998. p. 170 - 170.
    • FRANCISCO, M. F. S. . O Problema da Verdade na Retórica de Aristóteles. In: Simpósio Nacional de Estudos Clássicos / X Reunião da SBEC , 1997 , São Paulo/SP. Escrita e Oralidade no Mundo Clássico. Catálogo Geral. São Paulo/SP : SBEC / FFLCH-USP / Humanitas, 1997. p. 90 - 90.
    • FRANCISCO, M. F. S. . As provas pelo Ethos e pelo Pathos na Retórica de Aristóteles. In: III Congresso Nacional de Estudos Clássicos / IX Reunião da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) , 1995 , Rio de janeiro/RJ. Grupos de Trabalho. Rio de Janeiro : SBEC / IFCS-UFRJ, 1995. p. 41 - 47.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da Especificidade da Arte Retórica Segundo Aristóteles. In: Segundo Colóquio Internacional Los Gregos: Otros y Nosotros , 2000 , La Plata/Argentina. Catálogo General. La Plata : Universidad Nacional de La Plata, 2000. p. 57 - 58.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Contribuição da Persuasão pelo Caráter e pela Emoção para a Especificidade da Arte Retórica em Aristóteles. In: III Simpósio Nacional de Filosofia Antiga , 2000 , Itatiaia/RJ. O Filósofo e suas Imagens. Linguagem, Lógica e Retórica. (Textos Integrais do GT 2). Rio de janeiro : SBEC / UFRJ / UFMG, 2000. p. 105 - 112.
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Contribuição da Persuasão pelo Caráter e pela Emoção para a Especificidade da Arte Retórica segundo Aristóteles. In: III Simpósio Nacional de Filosofia Antiga , 2000 , Itatiaia/RJ. O Filósofo e suas Imagens: Linguagem, Lógica e Retórica. Catálogo Geral. Rio de Janeiro/RJ : SBEC / UFRJ / UFMG, 2000. p. 37 - 37.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aspectos da Noção de Julgamento na Retórica de Aristóteles. In: Simpósio Nacional de Estudos Clássicos / XI Reunião da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos (SBEC) , 1999 , Araraquara. Arte, Saber e Cidadania na Antiguidade Clássica. Catálogo Geral. Araraquara/SP : SBEC / FCL-UNESP, 1999. p. 105 - 106.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Lexis et Hypokrisis dans la Rhétorique d'Aristote. In: XIth International Congress of Classical Studies , 1999 , Kavala/Grécia. Summaries. Atenas : Fédération Internationale des Association d'Études Classiques, 1999. p. 62 - 62.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Lexis e Hypokrisis na Retórica de Aristóteles. In: VII Encontro Nacional de Filosofia - ANPOF , 1996 , Águas de Lindóia/SP. Livro de Resumos. Campinas/SP : ANPOF / CLE-UNICAMP, 1996. p. 91 - 91.
    • FRANCISCO, M. F. S. . As Provas pelo Ethos e pelo Pathos na Retórica de Aristóteles. In: III Congresso Nacional de Estudos Clássicos / IX Reunião da Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos , 1995 , Rio de Janeiro/RJ. Representações da Antiguidade. Catálogo Geral. Rio de Janeiro : SBEC / IFCS-UFRJ, 1995. p. 64 - 64.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Apresentação. Trindade - GO : CEODO , 2007 (Prefácio, Pósfacio/Apresentacao)
    • FRANCISCO, M. F. S. ; BARROS, G. N. M. . Apresentação. São Paulo : Humanitas , 1998 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Reflexões sobre Little Rock. São Paulo : Humanitas , 2003 (Tradução)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Resumos da Producao Cientifica de Pos-Graduandos e Pesquisadores Brasileiros no Reino Unido em 2002. Brasilia : CAPES e ABEP (Associacao de Brasileiros Estudantes de Pos-Graduacao na Gra-Bretanha) , 2002 (Resumo)
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Violência na Escola Francesa. Sao Paulo : Comissão de Publicações da FEUSP , 2001 (Tradução)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Pesquisa Participante: Propostas e Reflexões Metodológicas. São Paulo : Brasiliense , 1984 (Tradução)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer ad hoc acerca de pedido de bolsa para a Comissão de Bolsa da Pós-graduação. 2018 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer ad hoc acerca de pedido de bolsa para a Comissão de Bolsa da Pós-graduação. 2018 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc O singular, o particular e o universal na alfabetização em português e espanhol. 2013 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer ad hoc acerca de Relatório Final referente a Programa de Iniciação Científica da FEUSP (sem bolsa). 2010 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Relatório Final referente a Bolsa de Mestrado concedida pela FAPESP. 2012 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Pedido de Recredenciamento CERT pela Profa. Dislane Zerbinatti Moraes. 2012 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Solicitação de Bolsa de Mestrado junto à FAPESP. 2010 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Pedido de Recredenciamento CERT pela Profa. Dislane Zerbinatti Moraes. 2010 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de artigo proposto para publicação à revista Educação e Pesquisa (FEUSP). 2011 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Solicitação de Auxílio Participação em Reunião Científica junto à FAPESP. 2010 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de artigo proposto para publicação à revista Contexto e Educação (UNIJUÍ). 2009 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de artigo proposto para publicação nos Cadernos de Ética e Filosofia Política (Depto. de Filosofia da USP). 2008 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de artigo proposto para publicação nos Cadernos de Ética e Filosofia Política (Depto. Filosofia da USP). 2008 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Projeto de Iniciação Científica (Programa Institucional de Iniciação Científica da FEUSP). 2009 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Relatório final de Pesquisa de Iniciação Científica (Programa Institucional de IC da FEUSP). 2009 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc acerca de Pedido de Auxílio-Organização de Reunião Científica na área de Filosofia da Educação À FAPESP. 2007 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Relatório de Atividades de prof. da FEUSP para fins de Renovação Contratual junto ao EDM/FEUSP. 2007 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Relatorio Final de Pesquisa de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq). 2006 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc acerca de Relatorio de Atividades de prof. da FEUSP para fins de Renovacao Contratual junto ao EDM/FEUSP. 2005 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca de Relatório de Atividades de prof. da FEUSP para fins de Renovação Contratual junto ao EDM/FEUSP. 2005 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc acerca de Relatório de Iniciação Científica do Programa PIBIC (CNPq) da FEUSP. 2005 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc acerca de Relatório de Atividades para Fins de Renovação Contratual da docente Doris Accioly e Silva junto ao EDA/FEUSP. 2004 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc acerca de Solicitacao de Auxílio-organização de Reunião Científica na área de Filosofia à FAPESP. 2004 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc acerca de Pedido de Recredenciamento de Prof. da FCM/UNICAMP junto ao Programa de Pós-Graduação da FEUSP. 2004 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer ad hoc acerca Relatório de Atividades para Fins de Renovação Contratual do prof. Amaury Cesar Moraes. 2001 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad hoc acerca Relatório de Atividades para fins de Renovação Contratual da Profa. Dra. Neide Luzia de Rezende da FEUSP junto ao EDM/FEUSP. 2004 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a FAPESP acerca de Relatório Final de Iniciação Científica. 2004 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Educação e Pesquisa acerca de Artigo Proposto para Publicação. 2004 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Trans-formação acerca de Artigo proposto para Publicação. 2004 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Depoimento à Revista Nova Escola acerca da Filosofia de Hannah Arendt. 2004 (Assessoria)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a EDUNESP (Editora da UNESP) acerca de Tese Proposta para Publicação. 2004 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Brasileira de Historia da Educacao acerca de Artigo proposto para publicacao. 2003 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a FAPESP acerca de Relatorio Parcial de Iniciacao Cientifica. 2003 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a FAPESP acerca de Relatorio Parcial de Iniciacao Cientifica. 2003 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Participação na Seleção da Pós-Graduação da FEUSP (Área Temática de Filosofia da Educação). 1998 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Participação na Seleção de Pós-Graduação da FEUSP (Área Temática de Filosofia da Educação). 1999 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Participação na Seleção da Pós-Graduação da FEUSP (área temática de Filosofia da Educação). 2000 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Membro do Conselho Editorial do periódico Logo, Revista de Retórica y Teoría de la Comunicacción/ Universidade de Salamanca, Espanha. 2000 (Assessoria)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Membro do Conselho Editorial do períodico Cadernos de História e Filosofia da Educação / FEUSP. 2000 (Assessoria)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Educação e Pesquisa acerca de Artigo Proposto para Publicação. 2000 (Elaboracao_de_projeto)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Parecer Ad Hoc para a Revista Pesquisa e Educação acerca de Artigo Proposto para Publicação. 1999 (Parecer)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Pensamento, ação e educação em Hannah Arendt. 2009 (Conferência)
    • FRANCISCO, M. F. S. . La premiere lecon moral sur la propriete dans l'Emile de Rousseau. 2003 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Educacao publica, educacao privada, formar o homem ou o cidadao. 2001 (Conferência)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autoridade e contrato pedagogico em Rousseau. 2001 (Simposio)
    • FRANCISCO, M. F. S. ; NASCIMENTO, M. M. ; PISSARRA, M. C. P. ; Monteagudo, R. . A presenca de Rousseau nos curriculos brasileiros de formacao do educador. 2006 (Simposio)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Das relacoes entre retorica, politica e etica em Aristoteles. 2004 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Rousseau e a aplicacao pedagogica da nocao de contrato. 2005 (Seminário)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aristoteles, a retorica e a assembleia popular. 2004 (Seminário)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Os gregos como paradigma de Hannah Arendt. 2006 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Concepcoes classicas de ensino e aprendizagem. 2006 (Simposio)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah Arendt e as fontes gregas. 2006 (Seminário)
    • FRANCISCO, M. F. S. . O lugar da instrucao politica na formacao do Emilio de Rousseau. 2006 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . De la contradiction homme/citoyen dans l'Emile de Rousseau. 2003 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autorite et Contrat Pedagogique chez Rousseau. 2002 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Crítica Platônica à Retórica no Górgias. 2001 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aspectos da Persuasão pela Emoção e pelo Caráter na Retórica de Aristóteles. 2000 (Seminário)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Lexis et Hypokrisis dans la Rétorique d'Aristote. 1999 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Caráter, Emoção e Julgamento na Retórica de Aristóteles. 2000 (Conferência)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Da Especificidade da Retórica segundo Aristóteles. 2000 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Contribuição da Persuasão pelo Caráter e pela Emoção para a Especificidade da Arte Retórica segundo Aristóteles. 2000 (Simposio)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aspectos da Noção de Julgamento na Retórica de Aristóteles. 1999 (Simposio)
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Função do Estilo Retórico segundo Aristóteles. 1998 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . O Problema da Verdade na Retórica de Aristóteles. 1997 (Simposio)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Alguns Aspectos da Hypokrisis na Retórica de Aristóteles. 1996 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . As Provas pelo Ethos e pelo Pathos na Retórica de Aristóteles. 1995 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Retórica e Ética em Aristóteles. 1992 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Aristóteles como Fonte de Hannah Arendt. 1990 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Hannah e Homero. 1989 (Congresso)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autoridade e Contrato Pedagógico em Rousseau. 2000 (Seminário)
    • FRANCISCO, M. F. S. . A Retórica de Aristóteles e o discurso publicitario contemporâneo. 1998 (Conferência)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Autoridade e contrato pedagogico em Rousseau. 2004 TV da Rede Municipal de Ensino de Jundiai
    • FRANCISCO, M. F. S. . VI Conferência Brasileira de Educação. 1991 (ANDE / CEDES / ANPEd)
    • FRANCISCO, M. F. S. ; PAGOTTO-EUZEBIO, M. S. ; GOTTSCHALK, Cristiane ; BOTO, C. . I Jornada de Filosofia da Educação da FEUSP. 2011 (Faculdade de Educacao da USP Pós-graduação Área de Concentração Filosofia e Educação d)
    • FRANCISCO, M. F. S. . VI Semana da educação da FEUSP. 2008 (FEUSP)
    • FRANCISCO, M. F. S. ; PAGOTTO-EUZEBIO, M. S. ; BARROS, G. N. M. . II Jornada de Filosofia da Educação da FEUSP: Rousseau 300 anos. 2012 (FEUSP Área de Pós-Graduação Área de Concentração de Filosofia e Educação)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Das Relações entre Filosofia Política e Filosofia da Educação em Rousseau. 2003 (I Colóquio Rousseau "Verdades e Mentiras" - 12 a 14/11/2003)
    • FRANCISCO, M. F. S. ; BARROS, G. N. M. ; AMARAL, M. N. C. P. ; SEVERINO, A. J. . Educação, Cultura e Sociedade: o Saber e o Poder sob o Olhar da Filosofia da Educação. 1999 (Fundação de Apoio à Faculdade de Educação da USP)
    • FRANCISCO, M. F. S. ; PROFESSORES, V. O. . A Filosofia e sua História - Uma Introdução. 1999 (COGEAE / PUC)
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatórios Final e Parcial relativo a Bolsa Doutorado Sanduiche do CNPq na França / École Normale Supérieure (vigência: agosto de 1993 a junho de 1995). 1995
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatório de Atividades para Renovação Contratual / CERT/ USP. 1993
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatório de Atividades do RDIDP / CERT / USP. 1994
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatório de Atividades para Renovação Contratual / CERT / USP. 1996
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatório Final de Afastamento / CERT / USP (período: agosto de 1993 a julho de 1995). 1995
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatório de Atividades para Renovação Contratual / CERT / USP. 1998
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatórios de Pesquisa relativo a Bolsa de Mestrado da FAPESP (vigência: agosto de 1985 a julho de 1987). 1985
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatório de Participação em Reunião Cientifica no Exterior / FAPESP (XI Congrès de la Fédération Internationale d'Études Classiques, Kavala, Grèce, agosto de 1999). 1999
    • FRANCISCO, M. F. S. . Relatorio de Participacao em Reuniao Cientifica no Exterior - Auxilio FAPESP (XI International Society fot the 18th-Century Studies Congress). 2003
    • Nome do projeto: Rousseau: as relações estreitas entre filosofia política e filosofia da educação (2007 - 2011
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, M. F. S. , SILVA, F. A. T. , PAIVA, W. , NACARATO, P. , CALCA, R. .
      Descrição: A pesquisa pretende examinar a obra pedagógica de Rousseau (que não se limita ao Emílio), e partindo do pressuposto da unidade desse pensamento, encontrar as relações entre a filosofia da educação do autor e sua filosofia política.
    • Nome do projeto: Hannah Arendt: as reflexões educacionais à luz do pensamento filosófico (2008 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, M. F. S. , Deina, W. J. , Ferreira, M. C. .
      Descrição: Trata-se de retomar as poucas reflexões deixadas pela filósofa contemporânea alemã - basicamente dois textos - e estudá-las à luz dos posicionamentos apresentados no conjunto de sua obra filosófica, de natureza essencialmente política. Pode-se observar que essas poucas reflexões sobre a educação assumem profundo e inesperado sentido quando lidas a partir dos demais textos da autora, o que normalmente não encontramos nas interpretações realizadas por pesquisadores da educação que se debruçam sobre tais reflexões.
    • Nome do projeto: Debates Filosóficos do Iluminismo em torno da Educação, Escola e Instrução Pública (2012 - 2014
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, M. F. S. , SILVA, F. A. T. , NACARATO, P. , CALCA, R. , PASSOS, Elaine F. , GIOPATO, N. , SCARPELLI, C. .
      Descrição: Os intelectuais do Iluminismo colocarão a tarefa do pensammento a serviço do homem e da sociedade de seu tempo. Inventam, assim, a figura do moderno intelectual. Nessa filosofia que não se isola nem separa do mundo, vários temas caros ao interesse comum serão objeto de investigação sistemática, além do exercício deliberado da crítica e da realização de propostas. É o caso daqueles ?hommes dês lettres? que, como Voltaira, apontará os malefícios do fanatismo religioso e das ações das instituições eclesiásticas, sem descuidar dos abusos do poder absolutista. É ainda o caso de Rousseau que, dentre outras frentes de militância intelectual, vai também criticar tal poder e alternativamente propor os ?princípios do direito político? que fundamentam a república. A intenção primeira na pesquisa é atentar alguns objetos particulares dessa filosofia engajada, quais sejam, a educação, entendida como ?privada? ou como ?pública?, a instituição escolar e a instrução do cidadão da almejada república. Sem deixar de passar por autores como Montesquieu e Voltaire, a pesquisa se voltará especialmente para Rousseau, Diderot e Condorcet, que primordialmente se dedicaram aos temas acima.
    • Nome do projeto: Teorizações filosóficas e seus olhares sobre questões educacionais (2015 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, M. F. S. , CALÇA, R. P. , GIOPATO, N. , MARQUES, M. S. L. L. , SANTOS, M. J. , FERNANDES, C. D. , CRISÓSTOMO, A. L. , CAFFAGNI, L. G. , PEREIRA NETO, P. , SILVA, R. D. .
      Descrição: O campo da filosofia produziu ao longo de sua extensa história notáveis contribuições ao campo da educação. Trata-se de selecionar alguns pensamentos filosóficos modernos e contemporaneos - Rousseau, Diderot, Arendt, Foucault, Deleuze e Adorno - e, utilizando o rigor analitico e as técnicas próprias que o estudioso da filosofia aplica aos textos filosóficos, tomar algumas questões de interesse da área da educação e mostrar como o pensador as tratará e as relações que esse tratamento mantém com o restante de sua preocupações filosoficas.
    • Nome do projeto: Programa de Formação Continuada de Professores da Rede Pública (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FRANCISCO, M. F. S. .
      Descrição: Trata-se de programa da FEUSP mediante o qual o docente da unidade abre vagas em suas disciplinas para professores da rede pública. A finalidade do programa é contribuir com a formação continuada dos profissionais atuantes na escola pública.
    • Nome do projeto: Universidade Aberta á Terceira Idade (2010 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FRANCISCO, M. F. S. .
      Descrição: Programa da USP em vagas abertas em disciplinas do docente são oferecidas para pessoas da terceira idade. Tem a finalidade de promover o acesso ou o retorno ao ensino universitário e formação cultural.
    • Nome do projeto: Emílio ou da educação: estudo filosófico-pedagógico das cenas pedagógicas (2018 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FRANCISCO, M. F. S. , CALÇA, R. P. , GIOPATO, N. , MARQUES, M. S. L. L. .
      Descrição: Na maior parte das análises, esse livro é abordado unicamente a partir da perspectiva filosófica e enquanto obra estritamente filosófica. Em consequência, os leitores filósofos são sensíveis apenas a essa dimensão do texto. É inegável, contudo, que o Emílio de Rousseau desempenhou na história das ideias pedagógicas um notável papel. Ademais, a obra contém uma clara dimensão pedagógica e educacional. Os leitores pedagogos, de sua parte, reconhecem no texto apenas sua dimensão pedagógica e educacional. Nosso projeto pretende integrar esses dois planos no Emílio, demonstrando sua presença por meio de análises da chamadas 'cenas' pedagógicas, inseridas pelo autor no livro com o fito de ilustrar seus princípios de educação.
    • FRANCISCO, M. F. S. . Membro do Conselho de Escola da Escola de Aplicação da FEUSP. 2017 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Membro do Conselho de Escola da Escola de Aplicação da FEUSP. 2018 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Membro do Conselho Gestor da Abes xviii (Associação Brasileira de Estudos do Século xviii). 2018 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. ; SOUZA, M. G. ; KAWAUCHE, T. M. ; ROSA, J. F. ; SANTOS, A. C. . Membro do Conselho Gestor da Abes xviii (Associação Brasileira de Estudos do Século xviii). 2014 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante titular do departamento no Conselho de Escola da Escola de Aplicação da FE-USP. 2020 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante titular do departamento no Conselho de Escola da Escola de Aplicação da FE-USP. 2019 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante titular do departamento no Conselho de Escola da Escola de Aplicação da FE-USP. 2018 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Vice-coodenadora da Área de Cultura, História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação da FEUSP. 2019 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Vice-coodenadora da Área de Cultura, História e Filosofia da Educação do Programa de Pós-Graduação da FEUSP. 2020 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante suplente do departamento no CHC (Centro Interunidade de História da Ciência). 2019 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante suplente do departamento no CHC (Centro Interunidade de História da Ciência). 2021 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante suplente do departamento na Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC da FEUSP. 2019 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante suplente do departamento na Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC da FEUSP. 2020 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante suplente do departamento na Comissão de Estágios, Estudos Independentes e TCC da FEUSP. 2021 - Gestão
    • FRANCISCO, M. F. S. . Representante suplente do departamento no CHC (Centro Interunidade de História da Ciência). 2020 - Gestão
    • Graduacao:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1983
      • Curso: Ciências Sociais
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1980
    • Mestrado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 1990
    • Doutorado:
      • Curso: Filosofia
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Verdade, Ethos, Pathos e Lexis. Ensaios sobre a Retórica de Aristóteles
        Ano de conclusão: 1997
      • Curso: Bolsa Doutorado-Sanduiche
        Nome da Instituição: Ecole Normale Superieure (Paris)
        Título: Ethos, pathos e lexis. Ensaios sobre a Retórica de Aristóteles
        Ano de conclusão: 1995
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: University of Oxford
        Ano de conclusão: 2003
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (1990 - Atual ).
        Outras informações: Foi por muito tempo Coordenadora de Graduação da Área de Filosofia da Educação do EDF. Atualmente é vice-coordenadora da Área de Filosofia da Educação da Pós-graduação. Representante suplente do EDF na Comissão de Pós-Graduação da FEUSP. Membro da Comissão PAE da FEUSP.
        Outras informações: Professor Doutor
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Livre (1987 - 1990 ).
    • Cadernos de História & Filosofia da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1998 - 2000 ).
        Outras informações: Periódico do Depto. de Filosofia da Educação e Ciências da Educação da FEUSP
    • Contexto & Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2005 - 2010 ).
        Outras informações: Periódico das Áreas de Educação e Filosofia da Unijuí (Universidade de Ijuí, RS).
    • Cadernos de Ética e Filosofia Política (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Transformação:
      • Tipo de vínculo: Livre (1999 - Atual ).
    • Educação e Pesquisa (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Educação e Sociedade:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
    • Notandum (USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - Atual ).
    • Revista brasileira de história da educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Cadernos de História & Filosofia da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Logo (Salamanca. Ed. impresa):
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - Atual ).
    • Espaço e Tempo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2008 - 2009 ).
        Outras informações: Revista online da Unidade de Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), PB. ISSN: 2177-4757.
    • Logo. Revista de retórica e teoría de la comunicación:
      • Tipo de vínculo: Livre (2000 - 2005 ).
        Outras informações: Revista da Universidad de Salamanca, Espanha. ISSN: 1577-5089
    • Reflexões. Revista de Filosofia:
      • Tipo de vínculo: Livre (2012 - Atual ).
        Outras informações: Revista do Departamento de Filosofia da UVA (Unversidade Estadual do Vale do Acaraú - CE)
    • Associação Brasileira de Estudos do Século XVIII:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: Vice-secretária
    • Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico:
      • Tipo de vínculo: Livre (2002 - Atual ).
    • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - Atual ).