Não autenticado |

André Luiz Rauber

    • Licenciado em Letras - Habilitação Português e Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998). Mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2005). Doutor em Filologia e Língua Portuguesa pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2014). Professor Adjunto II do Departamento de Letras, do Instituto de Linguagem (Cuiabá/MT/Brasil), da Universidade Federal de Mato Grosso. Atualmente, encontra-se em gozo de Licença para tratar de interesses particulares (período 2018 a 2021). Áreas de interesse: Linguagem e Cognição; Ensino da Língua Portuguesa e Literaturas de LP; Gramática do português brasileiro e europeu. Leitura e escrita.

       

      Links:    

    • Descrição e ensino de língua
    • RAUBER, A. L. . USOS E FUNÇÕES DE CONSTRUÇÕES COM FATO/FACTO NO PORTUGUÊS: O FATO SE GRAMATICALIZA? Caletroscópio , v. 3 , p. 33 - 60 , 2015. ISSN: 23184574.
    • RAUBER, A. L. . Gênero discursivo e gramática: um encontro previsto no enunciado concreto Caminhos em Linguística Aplicada , v. 5 , p. 42-62 - 62 , 2011. ISSN: 21768625.
    • RAUBER, A. L. ; DEFENDI, C. L. . A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa Anais do SIELP , v. 1 , p. 1 - 11 , 2011. ISSN: 22378758.
    • RAUBER, A. L. . A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino Guavira Letras , v. 13 , p. 165 - 179 , 2011. ISSN: 19801858.
    • DEFENDI, C. L. ; OLIVEIRA, A. K. M. ; RAUBER, A. L. ; SANTOS, E. C. S. ; SARTIN, E. B. G. ; CIOCHI, K. V. ; SPAZIANI, L. ; RIBEIRO, M. ; KUHLMANN, M. A. ; VICENTE, R. B. ; LIMA-HERNANDES, M. C. . A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algumas classes de palavras Interacções (Portugal) , v. 7 , p. 84 - 108 , 2011. ISSN: 16462335.
    • RAUBER, A. L. ; OLIVEIRA, A. K. M. ; DEFENDI, C. L. ; SANTOS, E. C. S. ; CIOCHI, K. V. ; SPAZIANI, L. ; RIBEIRO, M. ; BI, M. ; LIMA-HERNANDES, M. C. ; VICENTE, R. B. ; SARTIN, E. B. G. ; KUHLMANN, M. A. . Livro didático e ensino de gramática: para um estudo reflexivo das classes de palavras Polifonia (UFMT) , v. 21 , p. 47 - 62 , 2010. ISSN: 0104687X.
    • RAUBER, A. L. . Integração dos componentes da linguagem: uma visão funcional do ensino de LP Signotica (UFG) , v. 01 , p. 199 - 209 , 2006. ISSN: 01037250.
    • RAUBER, A. L. . Teoria, aplicação e transposição didática na formação do professor de língua portuguesa:recortes de uma relação instável Revista Cathedral , v. 2 , p. 31 - 49 , 2008. ISSN: 18082289.
    • RAUBER, A. L. . Aquisição da escrita: a construção textual em "O mapa do pezinho" Temporis(ação) (UEG) , v. 01 , p. 120 - 131 , 2008. ISSN: 15186229.
    • RAUBER, A. L. . Língua, linguagem e ensino: concepções e sentidos nos PCNEM Revista Cathedral , v. 01 , p. 85 - 99 , 2005. ISSN: 18082289.
    • RAUBER, A. L. . O livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter (intra)interdisciplinar: uma análise crítica de orientação funcionalista Revista do GELNE (UFC) , v. 6 , p. 215 - 224 , 2004. ISSN: 15177874.
    • RAUBER, A. L. . Madona dos Páramos - o ser e a essência Panorâmica (multidisciplinar) , v. 01 , p. 06 - 12 , 1998. ISSN: .
  • Capítulos publicados: 8
    • RAUBER, A. L. ; SILVA, L. A. ; PAVONI, M. R. C. . Trajetória de mudança semântica e gramatical do verbo SER na história do português. Linguística histórica e história do português: Das origens ao século XVI, v. 1, p. 167 - 182, 2018.
    • RAUBER, A. L. . Subjetivação e intersubjetivação na mudança semântica: breve estudo de alguns conectores textuais no PE. Ensinar e aprender português num mundo plural, v. 1, p. 345 - 383, 2013.
    • RAUBER, A. L. ; RIBEIRO, M. . Chegou aqui...chega delirava! Alguns usos de chegar no português falado - indícios de gramaticalização. História do português paulista: modelos e análises, v. 3, p. 235 - 247, 2012.
    • VICENTE, R. B. ; DEFENDI, C. L. ; RAUBER, A. L. . Formação histórica e os padrões funcionais de ainda. Cognição, gramaticalização e cultura: um diálogo sem fronteiras, v. 1, p. 55 - 73, 2011.
    • RAUBER, A. L. . A experimentação literária e o deslocamento para a novidade: ensaios em Caio Fernando Abreu. Memória e utopia: experiências de linguagem, v. 1, p. 159 - 174, 2011.
    • RAUBER, A. L. ; PAVONI, M. R. C. . Estágio de regência em Letras: memórias de uma prática na formação de professores de português. Memória e Utopia: experiências de linguagem, v. 1, p. 33 - 59, 2011.
    • RAUBER, A. L. . O ensino de Língua Portuguesa em tempos de mudanças: teorias e experiências. A língua portuguesa no mundo, v. 01, p. - , 2008.
    • RAUBER, A. L. . A formação do professor de Língua Portuguesa: o diálogo entre teoria e prática. Múltiplas perspectivas em lingüística, v. 01, p. 346 - 356, 2008.
    • RAUBER, A. L. . A aula que "eles" deram . Jornal Interativo , , 01 dez. 2002.
    • RAUBER, A. L. . Leitura: um olhar para o mundo . Jornal Interativo , Barra do Garças , 01 nov. 2001.
    • RAUBER, A. L. . Metáfora e gramaticalização: o foco em 'sendo que'. In: V Congresso Internacional sobre metáfora na linguagem e no pensamento , 2015 , . Metáfora e ensino de línguas: Anais do V Congresso Internacional sobre a Metáfora na Linguagem e no Pensamento. Belo Horizonte : Faculdade de Letras UFMG, 2015. p. 310 - 334.
    • RAUBER, A. L. ; WILLMS, E. E. ; TREVISAN, M. D. ; BERTOLDO, S. R. F. ; PESSOA, T. C. . Leituras sem grades: experiências estéticas e literárias em lugares interditos. In: SemiEdu Seminário Educação 2015 , 2015 , Cuiabá. Seminário Educação 2015: Educação e seus sentidos no mundo digital. Cuiabá : UFMT, 2015. p. 307 - 320.
    • RAUBER, A. L. ; TEIXEIRA, M. M. D. . A variação semântico-funcional de 'sendo que' no português europeu entre os séculos XVI a XX. In: IV Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2013 , Goiânia. Anais do IV SIMELP: Ultrapassando fronteiras, unindo culturas. Goiânia : UFG, 2013. p. 1798 - 1807.
    • RAUBER, A. L. . Subjetivação e intersubjetivação na mudança semântica: um estudo dos conectores textuais. In: III Encontro Internacional do Português , 2013 , Santarém. Livro de Resumos. Santarém : Escola Superior de Educação de Santarém, 2013. p. 68 - 69.
    • RAUBER, A. L. . Graus de gramaticalidade no processamento textual da informação: uma análise das construções sendo que, faz com que e fato que. In: II Congresso internacional de linguística histórica , 2012 , São Paulo. Anais de Resumo do II Congresso internacional de linguística histórica. São Paulo : Humanitas, 2012. p. 94 - 94.
    • RAUBER, A. L. ; DEFENDI, C. L. ; VICENTE, R. B. . O tratamento dado aos operadores argumentativos no LD de português. In: Gel , 2011 , Bauru. Caderno de resumos. : , 2011.
    • RAUBER, A. L. . A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino. In: I Simpósio Internacional de Linguística Funcional , 2011 , Três Lagoas. Caderno de resumos e programação. : , 2011.
    • RAUBER, A. L. ; DEFENDI, C. L. . A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de Língua Portuguesa. In: I Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa , 2011 , Uberlândia. Caderno de resumos. : , 2011. p. 94 - 95.
    • RAUBER, A. L. . Mal-dito ou bem-dito: afinal, "O que o texto quer dizer?". In: XIII Semana de Letras - Em torno da linguagem: textos, maldições e estigmas , 2009 , Rondonópolis. Caderno de resumos. Cuiabá/MT : Gráfica da UFMT, 2009. p. 13 - 14.
    • RAUBER, A. L. . O gênero editorial e os usos lingüísticos: aproximações para um estudo de gramática. In: IV Encontro Nacional do GELCO , 2008 , Cuiabá. Linguagens: desafios contemporâneos. : , 2008. p. 61 - 73.
    • RAUBER, A. L. . O ensino de língua portuguesa em tempos de mudanças: teorias e experiências. In: I SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa , 2008 , São Paulo/SP. Caderno de Resumos. : , 2008. p. 01 - 01.
    • RAUBER, A. L. . Estágio de regência em Letras: discurso e prática na formação inicial do professor de português. In: Congresso Internacional de Estudos Literários e Lingüísticos - Identidades: consid. sobre a experiência , 2008 , Três Lagoas. Anais CIELL. : , 2008. p. 782 - 792.
    • RAUBER, A. L. . A formação do professor de Língua Portuguesa: o diálogo entre teoria e prática. In: XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística , 2006 , Uberlândia. Resumos/Abstracts do XI Simpósio Nacional & I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística. : , 2006.
    • RAUBER, A. L. . Princípios funcionalistas: tópicos em descrição e ensino de Língua Portuguesa. In: XI Semana de Letras , 2006 , Rondonópolis/MT. Caderno de resumos. Rondonópolis/MT : , 2006. p. 11 - 11.
    • RAUBER, A. L. . A inter-relação dos componentes da linguagem na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva funcionalista. In: Seminário de linguagens - linguagens: meios, formas e práticas , 2006 , Cuiabá. Caderno de Resumos do VI Seminário de linguagens. : , 2006. p. 24 - 24.
    • RAUBER, A. L. . O texto como unidade mínima de estudo: um enfoque funcionalista. In: I Encontro de Lingüística Funcional de Barra do Garças , 2006 , Barra do Garças. Caderno de Resumos. Barra do Garças : Gráfica Multicor, 2006. p. 6 - 6.
    • RAUBER, A. L. . Interdisciplinaridade e princípios funcionalistas no ensino de língua portuguesa. In: Simpósios integrados de letras , 2005 , Goiania. Linguagem: múltiplos olhares. : Editora da UFG, 2005. p. 64 - 65.
    • RAUBER, A. L. . O ensino de língua e literatura: um estudo de caso. In: IV Congresso internacional da ABRALIN , 2005 , Brasíla. Livro de Resumos. : , 2005.
    • RAUBER, A. L. . A perspectiva interdisciplinar nas aulas de língua portuguesa: algumas considerações. In: 52º Seminário do GEL 2004 , 2004 , Campinas/SP. Programação e resumos. São Paulo/SP : Mercado de Letras, 2004. p. 157 - 157.
    • RAUBER, A. L. . Livro didático e a proposta de ensino de língua portuguesa com caráter interdisciplinar: uma análise crítica de orientação funcionalista. In: XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos , 2004 , João Pessoa/PB. Anais da XX Jornada Nacional de Estudos Lingüísticos. : , 2004.
    • RAUBER, A. L. . Lingüística e ensino: proposta para uma prática reflexiva de ensino de língua materna. In: I Encontro de Integração Acadêmica , 2004 , Goiás - GO. Caderno de Resumos. : , 2004. p. 08 - 08.
    • RAUBER, A. L. . Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke. In: V Encontro de iniciação científica , 1997 , Cuiabá/MT. Anais do V Encontro de iniciação científica. Cuiabá : Editora da UFMT, 1997. p. 98 - 98.
    • RAUBER, A. L. . Literatura infanto-juvenil de Mato Grosso - publicação em revistas, jornais e periódicos. In: IV Encontro de iniciação científica , 1996 , Cuiabá/MT. Anais do IV Encontro de Iniciação científica. Cuiabá : Editora da UFMT, 1996. p. 72 - 72.
    • RAUBER, A. L. . Concepções de função da linguagem e suas implicações ao ensino de Língua Portuguesa. In: II Encontro Nacional do GELCO , 2003 , Goiânia/GO. Programação e Resumos. Goiânia/GO : UFG - Faculdade de Letras, 2003. p. 98 - 98.
    • RAUBER, A. L. . Funcionalismo e ensino: um caminho para a prática interdisciplinar. In: II ECLAE - Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino , 2003 , Jão Pessoa - PB. Caderno de resumos e programação do Encontro Nacional de Ciências da Linguagem Aplicads ao Ensino em Jão Pessoa. João Pessoa/PB : Idéia Editora Ltda., 2003. p. 287 - 287.
    • RAUBER, A. L. . A ambigüidade e a polissemia no uso de verbos modalizadores: uma análise de produções escritas no ensino superior. In: IV Simpósio de Letras língua(gem) e literatura: perspectivas para o ensino , 2003 , Catalão/GO. Programação & Resumos. Catalão : UFG - Campus de Catalão, 2003. p. 43 - 43.
    • OLIVEIRA, M. L. C. V. ; RAUBER, A. L. . Anais de resumos do II Congresso de Linguística Histórica Homenagem a Ataliba de Castilho. São Paulo : Humanitas , 2012 (Organização de Anais de Resumos)
    • RAUBER, A. L. . Parecer ad hoc para o Comitê Científico da Revista Signótica (ISSN 0103-7250). 2016 (Parecer)
    • RAUBER, A. L. . O sujeito gramatical. 2017 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . 100 anos do Curso de Linguística Geral: Homenagem a F. Saussure. 2016 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . A língua sob a perspectiva cognitiva: Tópicos para o profissional de Letras. 2016 (Seminário)
    • RAUBER, A. L. ; SANTOS, D. A. G. ; MACIEL, S. D. . Eu de cá, você de lá - A formação acadêmica em Letras e a prática escolar. 2016 (Outra)
    • RAUBER, A. L. ; PINHO, C. ; WILLMS, E. E. . Leituras sem grades: Experiências estéticas com pessoas em reabilitação ou abrigo. 2015 (Outra)
    • RAUBER, A. L. ; RODRIGUES, A. P. . Contributos da Linguística Cognitiva para o ensino e aprendizagem do português. 2019 (Seminário)
    • RAUBER, A. L. . Construção gramatical e pluralidade semântico-funcional: um caso de gramaticalização de foco no PB. 2015 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . Chunking, constructions e constructionalization: fenômenos equivalentes em gramaticalização? Uma análise conceitual e o caso 'sendo que'. 2014 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . Uma função particular: usos de 'sendo que' no português do Brasil e de Portugal. 2013 (Simposio)
    • RAUBER, A. L. ; TEIXEIRA, M. M. D. . A variação semântico-funcional de 'sendo que' no Português Europeu entre os séculos XVI a XX. 2013 (Simposio)
    • RAUBER, A. L. . Subjetivação e intersubjetivação na mudança semântica: um estudo dos conectores textuais. 2013 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . Guiando a mente para a seleção de focos sequenciais: intersubjetividade da construção ?sendo que?. 2013 (Outra)
    • RAUBER, A. L. . ?Sendo que a função do dicionário é a de refletir o emprego das palavras no dia a dia,[...] é fato que existem palavras que podem ofender leitores?: usos e funções das construções com 'sendo' e 'fato' no desenvolvimento textual. 2012 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . Graus de gramaticalidade no processamento textual da informação: uma análise das construções 'sendo que', 'faz com que' e 'fato que'. 2012 (Comunicacao)
    • DEFENDI, C. L. ; BRAGANCA, R. ; RAUBER, A. L. ; VICENTE, R. B. . Pronto, ainda que distante, é possível escutar, quer dizer, estudar o português falado em Macau: o processamento da informação na fala de alguns macaenses. 2011 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . Gramaticalização e texto: graus de gramaticalidade no processamento textual ? fase medial. 2011 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . Textual processing of information introduced by "sendo que": preliminary studies. 2011 (Outra)
    • RAUBER, A. L. ; DEFENDI, C. L. . A categoria advérbio e a interface gramática e gramaticalização na aula de LP. 2011 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . A natureza fluida da língua e o estudo do português: aproximações entre gramaticalização e ensino. 2011 (Simposio)
    • RAUBER, A. L. . "Minha opinião é..." O processamento textual - fase inicial e medial - em textos opinativos escolares: um enfoque sociocognitivo. 2010 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . A relação gênero discursivo e gramática: questões levantadas pelo projeto "O ensino de LP no Brasil". 2010 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . Mal-dito ou bem-dito: afinal, "O que o texto quer dizer?". 2009 (Outra)
    • RAUBER, A. L. . A experimentação literária e o deslocamento para a novidade: uma homenagem ao Prof. Haquira Osakabe. 2008 (Outra)
    • RAUBER, A. L. . O gênero discursivo jornalístico e os usos linguísticos: aproximações para um estudo de gramática. 2008 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . O ensino de Língua Portuguesa em tempos de mudanças: teorias e experiências. 2008 (Simposio)
    • RAUBER, A. L. . Estágio de regência em Letras: a constituição de um discurso e de uma prática na formação inicial do professor de português. 2008 (Comunicacao)
    • RAUBER, A. L. . "Narradores de Javé" e o direito às literaturas. 2007 (Seminário)
    • RAUBER, A. L. . A confluência entre Literatura e Língua: quando se pergunta o porquê. 2007 (Seminário)
    • RAUBER, A. L. . A inter-relação dos componentes da linguagem na aula de Língua Portuguesa: uma perspectiva funcionalista. 2006 (Comunicacao)
    • BRAGA, R. C. G. ; RAUBER, A. L. . XI Semana de Letras - Inter-relação da linguagem: diálogos possíveis. 2006 (Departamento de Letras - ICHS/CUR/UFMT)
    • RAUBER, A. L. ; JUSTINO, A. R. ; JESUS, D. M. . XII Semana de Letras - Estudos linguísticos e estudos literários: (re)lendo caminhos. 2008 (UFMT/ICHS/Dep. Letras)
    • RAUBER, A. L. ; JUSTINO, A. R. ; MACIEL, S. D. . XIII Semana de Letras - Em torno da linguagem: textos, maldições e estigmas. 2009 (Departamento de Letras/ICHS/CUR/UFMT)
    • LIMA-HERNANDES, M. C. P. ; RAUBER, A. L. . V Encontro de Pesquisa sobre Mudança Gramatical do Português. 2010 (FFLCH/USP)
    • LIMA-HERNANDES, M. C. ; RAUBER, A. L. ; SPAZIANI, L. ; RIBEIRO, M. ; KUHLMANN, M. A. ; OLIVEIRA, A. K. M. . VI Encontro anual do Grupo Mudança Gramatical do Português - Gramaticalização. 2011 (USP)
    • RAUBER, A. L. . II Congresso Internacional de Linguística Histórica. 2012 (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP)
    • RAUBER, A. L. ; CAVALCANTE, A. . I Colóquio de Letras: 100 anos de Linguística Geral. 2016 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • RAUBER, A. L. ; BORGES, F. G. B. ; ROCCA, J. Z. . II Colóquio de Letras: Fronteiras linguísticas - Intenção, cognição e gramática. 2016 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • BARROSO-FILHO, W. ; REIS, C. M. D. R. ; RAUBER, A. L. . III Colóquio de Letras: A questão do cânone. 2016 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • BERTGES, L. ; PEREIRA, V. C. ; RAUBER, A. L. . IV Colóquio de Letras: Impressões estéticas do texto literário. 2016 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • LIMA, C. A. O. S. ; SA, R. B. S. ; RAUBER, A. L. . V Colóquio de Letras: O signo para o estudioso de Letras. 2016 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • PETRONI, M. R. ; MARCAL, M. R. ; OLIVEIRA, S. S. ; RAUBER, A. L. . VI Colóquio de Letras: A pontuação nas línguas românicas modernas. 2016 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • PETRONI, M. R. ; COX, M. I. P. ; RAUBER, A. L. . IV Encontro do Grupo de Estudos de Linguagem do Centro Oeste. 2008 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • RAUBER, A. L. . A língua sob a perspectiva cognitiva: Tópicos para o profissional de Letras. 2016 (Universidade Federal de Mato Grosso)
    • RAUBER, A. L. . Tendências lingüísticas e determinações no ensino de LP: da visão formalista à perspectiva social da linguagem. 2006 (UFMT)
    • RAUBER, A. L. ; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra . Análise estilístico-sociológica da produção literária de D. Pedro Casaldáliga e Ricardo Guilherme Dicke. 1997
    • RAUBER, A. L. ; MAGALHÃES, Hilda Gomes Dutra . Existencialismo em Madona dos Páramos e A Chave do Abismo de Ricardo G. Dicke. 1998
    • RAUBER, A. L. ; NEVES, M. H. M. ; LIMA-HERNANDES, M. C. P. ; BENTES, A. C. ; TEIXEIRA, M. M. D. . Texto e Gramaticalização: um estudo sobre o processamento textual em produções argumentativas e a gramaticalidade de construções. 2011
    • Nome do projeto: A produção textual no ensino fundamental e médio: indícios de práticas funcionais e discursivas? (2006 - 2007
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAUBER, A. L. .
      Descrição: Este projeto procura identificar, na produção escrita de alunos do ensino básico, marcas que indiquem a fluidez do sistema lingüístico e aspectos relacionados às condições de produção textual e sua manifestação discursiva.
    • Nome do projeto: Ensino-aprendizagem de português: subsídios teóricos e práticos para o estudo de gramática (2009 - 2010
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAUBER, A. L. .
      Descrição: Este projeto pretende se filiar a um projeto maior: ?O ensino de língua portuguesa no mundo?, o qual está vinculado ao II Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa ? SIMELP. Com ele, busca-se investigar o ensino de gramática na educação básica com enfoque na fluidez do sistema gramatical no que diz respeito à relação forma e função das expressões linguísticas. Para isso, parte-se do princípio de que o estudo da gramática de uma língua deve considerar os domínios textual e sócio-comunicativos nos quais as expressões linguísticas se materializam a serviço da interação verbal humana. A hipótese aqui aventada é a de que a escola, em muitos casos, ainda que reconheça que a disciplina língua portuguesa tem o papel de contribuir para a formação comunicativa e gramatical de seus alunos, desconsidera a natureza mutável do sistema que forma e organiza a gramática dessa língua. Este projeto objetiva oferecer alguns subsídios teóricos e metodológicos para o estudo de questões relacionadas à gramática da língua portuguesa estudada no ensino médio, considerando, para isso, uma perspectiva teórica que leve em conta fatores como padrão, variação e mudança linguística.
    • Nome do projeto: Cognição e gramática: estudo pancrônico de fenômenos linguísticos do português brasileiro com base em corpora (2015 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAUBER, A. L. , LOPOMO, C. , TEIXEIRA, M. .
      Descrição: Esta pesquisa insere-se na área de Estudos Linguísticos, mais precisamente no campo das descrição e análise linguística. Objetiva investigar os aspectos cognitivos envolvidos na construção da gramática do português. Para isso, busca reconhecer e investigar a relação entre conceptualização e representação gramatical em fenômenos do PB (tais fenômenos serão delimitados ao longo desta pesquisa), tomando como base, especialmente, os estudos de Langacker (1990, 1999, 2013), Givón (1979, 2005, 2009) e Heine (2002). Procura relacionar tais investigações à noção de esquema imagético complexo, proposto por Turner (1996) e Fauconnier e Turner (2002) e, finalmente, analisar os efeitos da cognição, do contexto de interação e dos domínios subjetivo e intersubjetivo da língua e seus reflexos em fenômenos isolados da gramática do PB.
    • Nome do projeto: Leituras sem grades (2015 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RAUBER, A. L. , WILLMS, E. E. , FERREIRA FILHO, B. R. , SANTOS, D. A. G. , ARAUJO, E. L. , BENFATTI, F. A. R. , LEMES, L. R. , BERTOLDO, S. R. F. , TREVISAN, M. D. .
      Descrição: Projeto interdepartamental e interinstitucional de leitura literária em instituições de reclusão e de tratamento.
    • Nome do projeto: Colóquios de Letras (2016 - 2017
      Natureza: Extensao
      Integrantes: RAUBER, A. L. , PETRONI, M. R. , BORGES, F. G. B. , ROCCA, J. Z. , CAVALCANTE, A. , REIS, C. M. D. R. , BERTGES, L. , PEREIRA, V. C. , SA, R. B. S. , MARCAL, M. R. , OLIVEIRA, S. S. .
      Descrição: Encontros acadêmicos voltados à apresentação e discussão de temas relacionados aos estudos linguísticos, literários e áreas afins. Tem como público alvo discentes e docentes dos cursos de Letras da UFMT e demais interessados.
    • Nome do projeto: A questão do gênero discursivo e sua validade como instanciador dos registros lingüísticos: um estudo a partir de um jornal escrito de MT (2007 - 2009
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: RAUBER, A. L. , GALVAO, V. C. C. , PAVONI, M. R. C. , SILVA, L. A. , SANTOS, M. A. , PETRONI, M. R. .
      Descrição: Esta pesquisa busca estabelecer um contínuo tipológico dos gêneros do discurso jornalístico. Para isso, pretende-se elaborar um mapeamento dos elementos componenciais de alguns gêneros dessa esfera discursiva, instanciados pelas escolhas léxico-gramaticais neles evidenciadas. O corpus de análise consistirá de gêneros variados publicados em um jornal escrito da cidade de Rondonópolis/MT.
    • RAUBER, A. L. . Comitê científico do III Colóquio Nacional de Letras e XVI Colóquio de pesquisa e extensão. 2015 - Comitê científico
    • Graduacao:
      • Curso: Letras-Hab. Português e Lit. Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 1998
    • Mestrado:
      • Curso: Letras e Linguística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Goiás
        Ano de conclusão: 2005
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universidade Federal de Mato Grosso
        Ano de conclusão: 2000
    • Universidade Federal de Mato Grosso:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2006 - Atual ).
        Outras informações: Em licença sem ônus para tratar de interesses particulares, no período de 01/04/2018 a 01/04/2021, conforme Portaria GR/UFMT n. 161, de março de 2018.
        Outras informações: Adjunto II
    • Pontifícia Universidade Católica de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: professor convidado
    • Universidade Estadual de Goiás:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: professor
    • Cooperativa de ensino do Médio Araguaia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2001 - 2003 ).
        Outras informações: professor
    • Escola Estadual Antonio Cristino Côrtes:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2000 - 2006 ).
        Outras informações: prof. educ. básica/30h - cl:B/niv:02
    • Centro de ensino superior Barra do Garças:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2002 - 2003 ).
        Outras informações: Professor universitário
    • Centro de educação de jovens e adultos:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (1999 - 2001 ).
        Outras informações: PIII
    • Instituto educacional do centro-oeste - Escola objetiva de I e II graus:
      • Tipo de vínculo: Celetista (1998 - 2000 ).
        Outras informações: Professor
    • Faculdades Cathedral de Ensino Superior:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2005 - 2006 ).
    • Revista Metalinguagens:
      • Tipo de vínculo: Livre (2014 - Atual ).
        Outras informações: ISSN 2358-2790
    • REVISTA CORIXO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).
    • SIGNOTICA (UFG):
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2017 ).
    • Instituto Politécnico de Santarém:
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Unidades Curriculares lecionadas: Língua Portuguesa - Mestrado Profissional Linguística - Licenciatura Introdução à Didática do Português - Licenciatura
        Outras informações: Professor Adjunto