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Lisângela Simões

    • Possui Graduação com Bacharelado em Letras nas habilitações de Inglês e Português pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (2005). Possui Graduação com Licenciatura em Letras nas habilitações de Inglês e Português pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2005). Atualmente, é aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em nível de Mestrado na Área de Filologia e Língua Portuguesa do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo e membro do Grupo de Morfologia Histórica do Português (www.usp.br/gmhp). Atua nas áreas de Letras e Linguística, com ênfase em Língua Portuguesa, Morfologia Histórica e Semântica.

       

      Links:    

    • Estudos diacrônicos e sincrônicos do português
    • SIMÕES, Lisângela . O Sistema Transversal de Ensino-Aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos. Fichas Temáticas de Inglês. . Cadernos Pedagógicos REFLEXÕES , São Paulo-SP , 15 ago. 2005.
    • SIMÕES, Lisângela . Os significados do sufixo -dade no século XIX: breve análise da obra de Rui Barbosa. In: XIII Congresso Nacional de Linguística e Filologia. Em homenagem a Aurélio Buarque de Holanda Ferreira , 2009 , Rio de Janeiro-RJ. Livro de resumos. Cadernos do CNLF.. Rio de Janeiro-RJ : Editora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, 2009. p. 135 - 135.
    • SIMÕES, Lisângela . Estudo diacrônico dos significados do sufixo -dade no português. In: 57º Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) , 2009 , Ribeirão Preto-SP. Caderno de Resumos do 57º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). Ribeirão Preto-SP : Editora da Universidade Estadual Paulista, 2009.
    • SIMÕES, Lisângela . Estudo diacrônico dos significados do sufixo -dade no português. In: II Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos , 2009 , Rio de Janeiro - RJ. Caderno de Resumos do II Simpósio Nacional de Estudos Filológicos e Linguísticos. Rio de Janeiro- RJ : Faculdade CCAA, 2009.
    • SIMÕES, Lisângela ; DESANI, V. B. ; HOGRAEFE, Renata Paltrinieri . As múltiplas linguagens no ensino de língua estrangeira para jovens e adultos. In: 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) , 2005 , São Paulo-SP. Caderno de Resumos do 13º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). São Paulo-SP : Editora da Universidade de São Paulo, 2005.
    • SIMÕES, Lisângela . Estudo diacrônico dos significados do sufixo -idade no português. In: XI Mini-Enapol de Lexicologia, Lexicografia, Toponímia e Tradução , 2008 , São Paulo-SP. Caderno de Resumos do XI Mini-Enapol de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponímia e Tradução. São Paulo-SP : DL/FFLCH/USP, 2008.
    • SIMÕES, Lisângela ; DESANI, V. B. . O Ensino de Língua Estrangeira Moderna - Inglês - e suas Articulações com as Diferentes Formas de Tecnologia. In: 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP) , 2004 , São Paulo-SP. Caderno de Resumos do 12º Simpósio Internacional de Iniciação Científica da Universidade de São Paulo (SIICUSP). São Paulo-SP : Editora da Universidade de São Paulo, 2004. p. 48 - 48.
    • SIMÕES, Lisângela ; SANTOS, Fabíola S. . Transitivity: an Analysis through the Brazilian Portuguese Speaking. In: VI Encontro de Alunos de Inglês como Língua Estrangeira (EAGiLE) , 2003 , São Paulo-SP. Caderno de Resumos - VI EAGiLE (Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira). São Paulo-SP : DLM - FFLCH/USP, 2003. p. 2 - 5.
    • SIMÕES, Lisângela ; SANTOS, Fabíola S. ; SANTOS, Marilene Souza dos. . Transitividade: uma Análise a Partir dos Dados Concretos de Fala. In: 51º Grupo de Estudos Lingüísticos do Estado de São Paulo (GEL) , 2003 , Taubaté-SP. Caderno de Resumos do 51º Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos do Estado de São Paulo (GEL). Taubaté-SP : Editora da UNITAU, 2003. p. 188 - 188.
    • SIMÕES, Lisângela . Mediadora da Mesa-Redonda Produção Artística e Literária. 2003 (Outra)
    • SIMÕES, Lisângela . The love of the nightingale. 2005 (Outra)
    • SIMÕES, Lisângela ; NETO, José Morais ; DE FRANCO, Guilherme . Noções introdutórias sobre o livro Pedagogia da Autonomia, de Paulo Freire. 2004 (Conferência)
    • SOUZA, Deusa M. ; SIMÕES, Lisângela . VI Encontro de Alunos de Graduação de Inglês como Língua Estrangeira (EAGiLE). 2003 (Departamento de Letras Modernas da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (DLM/FFLCHUSP))
    • SIMÕES, Lisângela ; LIMA, Tatiane Honório ; SERRANO, R. B. . Mini-curso de língua inglesa. 2005 (Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP))
    • SIMÕES, Lisângela . As línguas têm Algo a Dizer. 2004 (Material didático)
    • SIMÕES, Lisângela . Que tal um drink após o rush das seis?. 2004 (Material didático)
    • SIMÕES, Lisângela . Pretend to be happy: use a preservative!. 2004 (Material didático)
    • SIMÕES, Lisângela . Para a aula começar, é só o play apertar!. 2004 (Material didático)
    • SIMÕES, Lisângela . Informática: mil e uma utilidades!. 2004 (Material didático)
    • SIMÕES, Lisângela . Cultura... Quem é que a tem?. 2004 (Material didático)
    • SIMÕES, Lisângela . To be or not to be: that is the question!. 2004 (Material didático)
    • SIMÕES, Lisângela . A Importância dos Idiomas na História da Humanidade. 2004 (Material instrucional)
    • Nome do projeto: Grupo de Morfologia Histórica do Português da Fac. de Fil., Letras e C. Humanas da Univ. de São Paulo (GMHP/FFLCH/USP) (2009 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: Mário Eduardo Viaro , SIMÕES, Lisângela .
      Descrição: Objetivos: O Grupo de pesquisa pretende: a) Inicialmente catalogar as palavras derivadas por sufixação do português atual (fase já terminada em 2005); b) Estabelecer critérios de classificação semânticos para definir a gama de significados presentes nos sufixos por meio de uma metodologia definida em reuniões (fase já terminada em 2006); c) Descrever mecanismos de formação de palavras na língua portuguesa do ponto de vista diacrônico, sua produtividade e sua correlação com o significado; d) Associar a produtividade da língua portuguesa ao longo da história, tendo em vista que esse idioma se insere no quadro das línguas românicas (análise da influência do latim vulgar, do latim medieval, do latim científico); e) Datar com mais precisão fenômenos e acepções de palavras derivadas, com base em corpora bem sistematizados, f) Discutir o papel do estrangeirismo (sobretudo do francês e do inglês) na criação de modelos de palavras derivadas por sufixação dentro do português; g) Entender as diferenças de produtividade sufixal em todos os países lusófonos, bem como problemas nesse aspecto do ensino do português para estrangeiro, h) Lançar bases para estudo de outros mecanismos de formação de palavras, como a prefixação, a composição e a derivação regressiva. Pesquisadores - Total: 4 Clarice Assalim, Mário Eduardo Viaro, Valéria Gil Condé e Zwinglio de Oliveira Guimarães Filho. Estudantes - Total: 13 Alessandra Aronne, Alice Pereira Santos, Amábile Bianca Nogueira, Anielle Aparecida Gomes Gonçalves, Érica Santos Soares de Freitas, Everton Altmayer Leopoldino, Juliana Bianchi Leone, Lisângela Simões, Marco Syrayama de Pinto, Nilsa Areán-García, Rafael Augusto Galdino Venega, Vanderlei Gianastacio e Viviane Barduzzi.
    • BATISTA NETO, J. ; GONÇALVES, Lisbeth Ruth Rebollo ; SIMÕES, Lisângela . A Luta como Herança: Recepção Estética e Turismo nas Ruínas de São Miguel Arcanjo (RS). 2007 - Revisão de tese de doutorado em artes de joão batista neto.
    • SILVA, B. C. T. ; RAHDE, Maria Beatriz Furtado ; SIMÕES, Lisângela . O Imaginário Estético Moderno e Pós- Moderno no filme Hollywoodiano, Batman Returns (1992) de Tim Burton.. 2009 - Revisão de dissertação de mestrado em comunicação social de bárbara coufal tiellet da silva.
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado no curso de Letras - Inglês/Português
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
      • Curso: Licenciatura no curso de Letras - Inglês/Português
        Nome da Instituição: Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2005
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
  • Atuação Profissional: 10
    • Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2005 ).
        Outras informações: Atuação como Coordenadora Pedagógica da Área Curricular Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Ensino Médio). Atuação como Professora Titular das disciplinas Língua Portuguesa e Língua Estrangeira Moderna (Inglês) a alunos dos Ensinos Fundamental e Médio que frequentaram o Núcleo de Estudos de Jovens e Adultos da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (NEA/FE/USP).
        Outras informações: Estagiária
    • Departamento Municipal de Educação e Cultura da Prefeitura de Bebedouro-SP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2001 - 2001 ).
        Outras informações: Atuação como estagiária responsável por coordenar o Projeto "Bolsa-Escola" nos âmbitos municipal e federal.
        Outras informações: Estagiária
    • Núcleo de Consciência Negra da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2004 ).
        Outras informações: Atuação como Professora da disciplina Língua Estrangeira Moderna (Inglês) a alunos que frequentaram o Cursinho Pré-Vestibular no Núcleo de Consciência Negra da Universidade de São Paulo (NCN/USP).
        Outras informações: Contrato temporário por serviços prestados
    • Centro de Estudos de Línguas do Conjunto Residencial da Univ. de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - Atual ).
        Outras informações: Atuação como Professora de Inglês a alunos que frequentam o Centro de Estudos de Línguas do Conjunto Residencial da Universidade de São Paulo (CEL/CRUSP/USP), desde o nível Introdutório às Práticas de Conversação.
        Outras informações: Contrato por serviços prestados
    • Instituto do Grêmio Politécnico para Desenvolvimento da Educação:
      • Tipo de vínculo: Livre (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Atuação como Plantonista e Professora da disciplina Língua Estrangeira Moderna (Inglês) a alunos que frequentaram o Cursinho Pré-Vestibular no Instituto do Grêmio Politécnico para Desenvolvimento da Educação (Cursinho da Poli).
        Outras informações: Estagiária
    • Prefeitura Municipal de Carapicuíba:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2005 - 2008 ).
        Outras informações: Atuação como Professora da disciplina Língua Estrangeira Moderna (Inglês) a alunos que frequentaram o Cursinho Pré-Vestibular da Prefeitura Municipal de Carapicuíba (PMC).
        Outras informações: Professora - Supervisora Administrativa
    • Prefeitura Municipal de Jandira:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - 2007 ).
        Outras informações: Atuação como Professora das disciplinas Língua Portuguesa (Gramática, Literatura, Redação e Interpretação de textos) e de Língua Estrangeira Moderna (Inglês) a alunos que frequentaram o Cursinho Pré-Vestibular da Prefeitura Municipal de Jandira.
        Outras informações: Estagiária
    • Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2006 - Atual ).
        Outras informações: O Grupo de pesquisa Morfologia Histórica do Português pretende: a) Inicialmente catalogar as palavras derivadas por sufixação do português atual (fase já terminada em 2005); b) Estabelecer critérios de classificação semânticos para definir a gama de significados presentes nos sufixos por meio de uma metodologia definida em reuniões (fase já terminada em 2006); c) Descrever mecanismos de formação de palavras na língua portuguesa do ponto de vista diacrônico, sua produtividade e sua correlação com o significado; d) Associar a produtividade da língua portuguesa ao longo da história, tendo em vista que esse idioma se insere no quadro das línguas românicas (análise da influência do latim vulgar, do latim medieval, do latim científico); e) Datar com mais precisão fenômenos e acepções de palavras derivadas, com base em corpora bem sistematizados, f) Discutir o papel do estrangeirismo (sobretudo do francês e do inglês) na criação de modelos de palavras derivadas por sufixação dentro do português; g) Entender as diferenças de produtividade sufixal em todos os países lusófonos, bem como problemas nesse aspecto do ensino do português para estrangeiro, h) Lançar bases para estudo de outros mecanismos de formação de palavras, como a prefixação, a composição e a derivação regressiva. Pesquisadores - Total: 4 Clarice Assalim, Mário Eduardo Viaro, Valéria Gil Condé e Zwinglio de Oliveira Guimarães Filho. Estudantes - Total: 13 Alessandra Aronne, Alice Pereira Santos, Amábile Bianca Nogueira, Anielle Aparecida Gomes Gonçalves, Érica Santos Soares de Freitas, Everton Altmayer Leopoldino, Juliana Bianchi Leone, Lisângela Simões, Marco Syrayama de Pinto, Nilsa Areán-García, Rafael Augusto Galdino Venega, Vanderlei Gianastacio e Viviane Barduzzi. Linhas de pesquisa História gramatical e social do português brasileiro
        Outras informações: Mestranda
    • Revista Eletrônica de Turismo Cultural (ECA/USP):
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: A Revista Eletrônica de Turismo Cultural (ISSN 1981-5646) é um periódico científico dedicado à pesquisa acadêmica da área do Turismo, em que turismólogos, geógrafos, museólogos, historiadores, sociólogos, críticos e outros pesquisadores têm a oportunidade de divulgar suas pesquisas, sempre tendo como ênfase a relação entre o Turismo e a Cultura. A Revista Eletrônica de Turismo Cultural tem periodicidade semestral e se localiza no seguinte endereço eletrônico: http://www.eca.usp.br/turismocultural
    • Madre Theodora Instituição de Ensino Ltda. - Colégio Vectra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2007 - Atual ).
        Outras informações: Professora