Não autenticado |

Matheus Silva Dallaqua

    • Doutorando e Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), tendo sido bolsista pelo Programa de Excelência Acadêmica da CAPES (PROEX), e graduado em Licenciatura em História (2018) pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Desenvolve pesquisa na área de História com ênfase nas relações entre arte/imagem e gênero, representações visuais de masculinidades, e representações visuais da intersexualidade. É membro do Grupo de Pesquisa em Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens (GAAI) desde 2019, e do Laboratório de Teoria, História e Imagens Cuir/Queer (LATHICQ-USP) desde 2020. Foi colaborador junto ao Projeto de extensão "Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI/UEL)" entre 2014-2016 e bolsista junto ao Projeto de extensão "Contação de Histórias do Norte do Paraná: Memória e Educação Patrimonial" entre 2014-2015 e 2017-2018.

       

      Links:    

    • DALLAQUA, M. S. . Vênus transviada: representações de masculinidades no projeto Chicos DOMÍNIOS DA IMAGEM , v. 16 , p. 180 - 203 , 2022. ISSN: 22379126.
    • DALLAQUA, M. S. . A importância e a validez da História Oral: A subjetividade como fonte de pesquisa BOLETIM MUSEU HISTÓRICO DE LONDRINA. , v. 9 , p. 14 - , 2018. ISSN: 21777365.
  • Capítulos publicados: 1
    • DALLAQUA, M. S. ; ALEGRO, R. C. ; GONÇALVES, K. S. ; JESUS, G. L. . Visitas Monitoradas: experiências entre museus e novos talentos. Políticas e Práticas educacionais. Lenpes e Novos talentos ciências humanas, v. , p. 504 - 508, 2015.
    • DALLAQUA, M. S. . Pose pudica em corpos impudicos: a ressignificação de tradições canônicas no Projeto Chicos. In: II Seminário Linhas de Pesquisa História Social USP , 2022 , São Paulo. CADERNO DE RESUMOS II Seminário Linhas de Pesquisa História Social USP 2022. : , 2022. p. 53 - 53.
    • ALEGRO, R. C. ; DALLAQUA, M. S. ; GONÇALVES, K. S. . Os objetos museais contam histórias: sensibilização nas monitorias para o aprendizado histórico. In: IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História; IV Encontro Internacional do Ensino de História: Questões Socialmente Vivas e o Ensino de História , 2015 , Belo Horizonte, MG. Anais IX Encontro Nacional Perspectivas do Ensino de História e IV Encontro Internacional do Ensino de História: questões socialmente vivas e o ensino de história. : , 2015. p. 1095 - 1098.
    • DALLAQUA, M. S. . Às margens, no centro: Uma análise Pós-pornográfica de Chicos: The Book. In: Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020 , 2020 , São Paulo. Caderno de Resumos [do] Seminário Programa de Pós-Graduação em História Social: Linhas de Pesquisa 2020. : , 2020. p. 72 - 73.
    • DALLAQUA, M. S. . Envaidece a viadagem: O corpo, os gestos e a crítica política a partir de um ensaio fotográfico do Projeto Chicos. In: VIII Encontro Nacional de Estudos da Imagem V Encontro Internacional de Estudos da Imagem , 2021 , Londrina, PR. VIII Encontro Nacional de Estudos da Imagem V Encontro Internacional de Estudos da Imagem. : , 2021.
    • BUENO, L. B. S. ; DALLAQUA, M. S. . ?Princesa Mononoke? e a natureza: interlocuções acerca de práticas religiosas japonesas e do movimento ambientalista dos anos 1990. In: VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem - III Encontro Internacional de Estudos da Imagem , 2017 , Londrina, PR. Anais do VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] III Encontro Internacional de Estudos da Imagem. : , 2017. p. 70 - 81.
    • BUENO, L. B. S. ; DALLAQUA, M. S. . A performance como posicionamento político: a tomada de espaço nas mídias brasileiras por drag queens. In: VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem - III Encontro Internacional de Estudos da Imagem , 2017 , Londrina. Anais do VI Encontro Nacional de Estudos da Imagem [e do] III Encontro Internacional de Estudos da Imagem. : , 2017. p. 28 - 50.
    • DALLAQUA, M. S. . A pederastia em uma imagem: Uma breve descrição dos relacionamentos entre homens na Grécia Antiga. In: V ENEIMAGEM II EIEIMAGEM , 2015 , Londrina. II ENCONTRO INTERNACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM/ V ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS DA IMAGEM. : , 2015.
    • DALLAQUA, M. S. . Pose pudica em corpos impudicos: a sobrevivência das formas e a transformação dos sentidos no Projeto Chicos. 2022 (Congresso)
    • DALLAQUA, M. S. . Pose pudica em corpos impudicos: a ressignificação de tradições canônicas no Projeto Chicos. 2022 (Seminário)
    • DALLAQUA, M. S. . ENVAIDECE A VIADAGEM: O corpo, os gestos e a crítica política a partir de um ensaio fotográfico do Projeto Chicos. 2021 (Comunicacao)
    • DALLAQUA, M. S. . Representações de masculinidade pornográficas e pós-pornográficas: delimitando conceitos, abordagens possíveis. 2021 (Conferência)
    • DALLAQUA, M. S. ; BUENO, L. B. S. . 'Princesa Mononoke' e a natureza: interlocuções acerca de práticas religiosas japonesas e do movimento ambientalista dos anos 1990. 2017 (Comunicacao)
    • DALLAQUA, M. S. ; BUENO, L. B. S. . A performance como posicionamento político: a tomada de espaço nas mídias brasileiras por drag queens. 2017 (Comunicacao)
    • DALLAQUA, M. S. . 'Sugar Daddy' E 'Sugar Baby': A pederastia em Atenas do século V A.C.. 2017 (Comunicacao)
    • DALLAQUA, M. S. ; BUENO, L. B. S. . Distopias e Mídias: Uma interlocução entre as Tecnologias e a crítica sociopolítica em Black Mirror. 2017 (Comunicacao)
    • DALLAQUA, M. S. . A pederastia em uma imagem: uma breve descrição dos relacionamentos entre homens na Grécia Antiga. 2015 (Comunicacao)
    • DALLAQUA, M. S. . Os aspectos imagéticos da pederastia ateniense: Uma disputa de opiniões em um campo de preconceitos. 2015 (Comunicacao)
    • SIMIONI, A. P. C. ; PEREIRA, M. C. C. L. ; DALLAQUA, M. S. . Mulheres premiadas nas primeiras Bienais de São Paulo (1951-1965). 2020 (GAAI - Grupo de Pesquisa Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens)
    • SIMIONI, A. P. C. ; DALLAQUA, M. S. . Diálogos sobre Memórias da Plantação de Grada Kilomba. 2020 (GAAI - Grupo de Pesquisa Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens)
    • Nome do projeto: Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa (2019 - 2022
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DALLAQUA, M. S. , FRANCA, J. M. C. , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: O grupo "Escritos sobre os novos mundos" surgiu como um dos resultados de um grupo de pesquisa anterior, instalado no Centro de Documentação e Apoio à Pesquisa Histórica (CEDAPH), laboratório vinculado ao Departamento e à Pós-graduação de História da UNESP (Franca). Inicialmente voltado para a constituição de bancos de dados digitais de documentos serializáveis que interessam à história das construções culturais em língua portuguesa, o grupo sentiu necessidade de verticalizar as discussões relativas ao arcabouço teórico que utilizava para interrogar as séries documentais que vinha criando. Para tal, estabeleceu um amplo programa de estudos acerca de duas das principais linhagens teóricas que orientavam as pesquisas dos membros - o pós-estruturalismo de Michel Foucault e Paul Veyne e o pragmatismo de Richard Rorty - e ampliou a sua composição, incorporando pesquisadores que deparavam com problemas semelhantes. Assim, procuramos, por um lado, definir as linhas gerais de um amplo plano de estudos que pretende estabelecer os procedimentos de abordagem de uma história, não fundada e não representacionista, da construção de padrões morais, uma história dos modos de produção da verdade em língua portuguesa; por outro lado, e complementarmente, explicitar os desdobramentos que pretendemos implementar nos novos bancos de dados a serem organizados. O grupo reúne historiadores que, guardando suas especialidades temporais, se debruçam sobre um mesmo objeto: o estudo de aspectos de uma moral socialmente partilhada em duas sociedades, a portuguesa e a brasileira, unidas por uma mesma língua e práticas sociais comuns. Os seus integrantes lançam mão de um universo documental passível de ser serializado e interrogado como um modo de construção histórica e social da realidade. O que o grupo propõe, pois, em linhas gerais, é desenvolver procedimentos e criar condições materiais para viabilizar a gradativa composição de uma história do patrimônio moral comum dado a conhecer em língua portuguesa entre os séculos XV e XX.
    • Nome do projeto: Gênero, sexualidade e Sociedades (2014 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DALLAQUA, M. S. , FEITOSA, L. M. G. C. .
      Descrição: As discussões sobre gênero e sexualidade têm se tornado mais frequentes no campo social e científico nas últimas décadas do século XX e estimulado o desenvolvimento de análises interessadas em compreender as variações culturais e históricas da constituição do feminino, do masculino, do corpo, das relações afetivas e das maneiras de instituir e gerir a sexualidade. Inseridos nesse campo de discussão desenvolvem-se investigações baseadas na relação sexo-gênero, com o propósito de questionar o uso dos conceitos homem e mulher como categorias biológicas, fixas e universais, e de conferir à diferença sexual não apenas um parâmetro exclusivo e natural da distinção entre eles. Alinhado a esse posicionamento teórico, o presente grupo integra duas áreas do conhecimento, a História e a Psicologia, com a finalidade de desenvolver pesquisas em duas linhas: História, Gênero e Relações de Poder, e Sociedade, Gênero e Saúde. Em termos epistemológicos, ambas as linhas se interligam na análise de Gênero e na interface entre os fatores sociais, culturais, históricos e físicos de sua composição. Nesse sentido, busca-se explorar as tensões discursivas e de poder formuladas para justificar as definições dos papéis e dos lugares sociais ocupados; contribuir com a produção historiográfica acerca da diversidade histórica de gênero e instrumentalizar os envolvidos para ações nos campos da educação e da saúde com foco na percepção de gênero, a fim de construir um novo olhar que faz da pesquisa uma ação educativa, científica e política.
    • Nome do projeto: Grupo de Pesquisa em Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens (GAAI) (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DALLAQUA, M. S. , PEREIRA, M. C. C. L. , COSTA, H. L. , BREDARIOLLI, R. L. B. , CARVALHO, V. C. , SIMIONI, A. P. C. .
      Descrição: Ao longo da história, as artes, em suas mais diversas linguagens, têm participado dos processos de construção de identidades de grupos e atores sociais: desde a inscrição de uma cruz indicando a adesão à religião cristã, ao estabelecimento de um sistema de brasões figurativos para exibir relações genealógicas, ou à escolha de símbolos nacionais - para citar apenas alguns de numerosos exemplos. Nas últimas décadas, a preocupação com as identidades tem se vinculado de modo importante com a construção das subjetividades, particularmente em relação a questões de gênero e sexualidade. E é este campo que interessa mais fortemente ao "Grupo Gêneros, Artes, Artefatos e Imagens (GAAI)" que busca desenvolver e promover pesquisas que se dediquem a analisar as relações entre arte, imagem e identidades de gênero e de orientação sexual, em diferentes recortes espaço-temporais. O campo de interesse do grupo abrange processos estéticos no interior do sistema de artes e para além dele como moda, decoração, design industrial, entre outros, em que a experiência estética afeta as práticas sociais e suas produções de sentidos. O grupo pretende congregar pesquisadores de diversas áreas disciplinares (história da arte, história social, sociologia da arte, antropologia, literatura, música etc.) com vistas a refletir sobre o modo com que as práticas de criação e recepção de obras de arte (em suas mais diversas linguagens), de imagens e de artefatos estão perpassadas por mecanismos de construção de identidades histórica e socialmente circunscritos. O grupo articula-se nas seguintes linhas: 1) Arte e Gênero; 2) Gêneros e Artefatos e 3) Imagens e Sexualidades.
    • Nome do projeto: Gêneros e sexualidades em imagens: desvios e normalizações (2022 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DALLAQUA, M. S. , PEREIRA, M. C. C. L. , COUTO, F. V. M. , BELISARIO, M. , DIOGO, A. M. .
      Descrição: Os estudos de gênero e da teoria feminista recebem, desde suas primeiras formulações no século XX, uma atenção cada vez mais crescente por parte da Academia. No entanto, estudos que se pautem por perspectivas transversais e discussões teóricas mais abertas, como as propostas pela teoria queer, ainda são deficientes. Assim, este projeto coletivo de pesquisa tem por objetivo fomentar pesquisas individuais, em diferentes níveis, que se dediquem a investigar as relações entre os gêneros; sua produção imagética, técnica e ideológica; e a dimensão política que impera nas representações dos gêneros e das sexualidades. Por meio dele, busca-se portanto questionar as fronteiras entre imagens-abjetas e objetos-abjetos, entre os corpos não normalizados e corpora não convencionais, baseando-se em um constante diálogo entre reflexões teóricas transdisciplinares e o fazer historiográfico, especificamente com os campos de estudos da História da Arte, da História das Imagens, da Filosofia e da Antropologia.
    • Nome do projeto: Laboratório de Teoria, História e Imagens Cuir/Queer (2020 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: DALLAQUA, M. S. , PEREIRA, M. C. C. L. .
      Descrição: O Laboratório de Teoria, História e Imagens Cuir/Queer situa-se nas fronteiras das imagens-abjetas e objetos-abjetos; dos corpos não normalizados e corpora não convencionais; nas pesquisas que se interessam e se dedicam a desvelar as relações entre os gêneros; a produção imagética, técnica e ideológica dos sexos; a dimensão política que impera nas expressões e representações dos gêneros e das sexualidades. O LATHICQ assume, como objetivo principal, a promoção constante do diálogo entre reflexões teóricas transdisciplinares e o fazer historiográfico, especificamente com os campos de estudos da História da Arte e da História das Imagens. Ademais, o LATHICQ propõe-se a repensar, reconstruir e reinventar o processo incessante de repetição regulada, como aponta Paul Preciado, não apenas dos corpos, mas do fazer acadêmico. Assim, o LATHICQ concentra sua pesquisa em duas perspectivas principais: o estudo das teorias do gênero e da sexualidade e sua aplicação nos estudos de fontes históricas e objetos imagéticos.
    • Nome do projeto: Contação de Histórias do norte do Paraná: Memória e educação Patrimonial (2014 - 2015
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DALLAQUA, M. S. , ALEGRO, R. C. .
      Descrição: Este programa destaca a formação de grupos de trabalho em escolas da periferia de cidades da região de Londrina em vista de seu envolvimento no registro de lembranças de moradores acerca da formação histórica da região. Três pressupostos estão na base do projeto: o Museu Histórico de Londrina vem empenhando-se na problematização da memória e da expressão identitária regional, trabalho que demanda negociações relativas à pesquisa e documentação para ampliar o ingresso de diferentes grupos e acontecimentos em acervos públicos. Por outro lado, a escola com inserção comunitária pode constituir espaços de reconhecimento social. Ainda, carências comuns aos jovens, inclusive de valores sociais que estruturam a vida cletiva, dificultam a construção da identidade adulta. Nesse contexto busca-se o estudo da meória local como estratégia para o fortalecimento, nos alunos, do sentimento de pertença ao grupo social de referência enquanto a coleta de entrevistas e as diferentes perspectivas apresentadas pela diversidade narrativa a que os alunos e professores estarão expostos, assim como o seu envolvimento em vista da contribuição para uma memória do norte do paraná na qual os trabalhadores sejam protagonistas, pode contribuir para a construção de uma subjetividade estável pelos estudantes e ampliação do acervo do Museu Histórico.
    • Nome do projeto: Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI): Pesquisa, ensino e extensão (2014 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DALLAQUA, M. S. , VISALLI, A. M. .
      Descrição: O Laboratório de Estudos dos Domínios da Imagem (LEDI), projeto criado em 2006, tem o objetivo de promover a integração entre professores(as), alunos(as) e comunidade externa, através do tema da IMAGEM. Fomenta o desenvolvimento da pesquisa a partir da imagem enquanto objeto de estudo; a disseminação dos resultados das pesquisas junto às comunidades escolar e externa; a elaboração de materiais didáticos pedagógicos (livros, vídeos e exposições/banners) voltados para o Ensino Fundamental e Médio; a realização de oficinas nas escolas municipais e estaduais; o estudo em grupo de trabalho problematizando a imagem como fonte e/ou objeto e organização do evento bianual, de caráter internacional denominado ENEIMAGEM/EIEMAGEM.
    • Nome do projeto: Contação de Histórias do norte do Paraná: Memória e educação Patrimonial (2017 - 2018
      Natureza: Extensao
      Integrantes: DALLAQUA, M. S. , ALEGRO, R. C. .
      Descrição: Este programa destaca a formação de grupos de trabalho em escolas da periferia de cidades da região de Londrina em vista de seu envolvimento no registro de lembranças de moradores acerca da formação histórica da região. Três pressupostos estão na base do projeto: o Museu Histórico de Londrina vem empenhando-se na problematização da memória e da expressão identitária regional, trabalho que demanda negociações relativas à pesquisa e documentação para ampliar o ingresso de diferentes grupos e acontecimentos em acervos públicos. Por outro lado, a escola com inserção comunitária pode constituir espaços de reconhecimento social. Ainda, carências comuns aos jovens, inclusive de valores sociais que estruturam a vida cletiva, dificultam a construção da identidade adulta. Nesse contexto busca-se o estudo da meória local como estratégia para o fortalecimento, nos alunos, do sentimento de pertença ao grupo social de referência enquanto a coleta de entrevistas e as diferentes perspectivas apresentadas pela diversidade narrativa a que os alunos e professores estarão expostos, assim como o seu envolvimento em vista da contribuição para uma memória do norte do paraná na qual os trabalhadores sejam protagonistas, pode contribuir para a construção de uma subjetividade estável pelos estudantes e ampliação do acervo do Museu Histórico.
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Universidade Estadual de Londrina
        Título: Entre as ruas e o armário: Memória e vivências de homens homossexuais em Londrina-PR na contemporaneidade
        Ano de conclusão: 2018
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
    • Doutorado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2019 - 2020 ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador vinculado ao Projeto Temático 'Escritos sobre os novos mundos: uma história da construção de valores morais em língua portuguesa', financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) (2013/14786-6)
        Outras informações: Pesquisador Colaborador
    • Centro Universitário Sagrado Coração:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2016 - Atual ).
        Outras informações: Pesquisador colaborador vinculado ao Grupo de pesquisa: "Gênero, sexualidade e Sociedades".
        Outras informações: Pesquisador Colaborador
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Universidade Estadual de Londrina:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).