Christiane Elany Britto de Araújo
-
Resumo
-
Possui graduação em Letras: Português/ Inglês pela Universidade de São Paulo (1994), graduação em Licenciatura em Português e Inglês pela Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana pela Universidade De São Paulo (2003) e doutorado em Estudos Linguísticos e Literários em Inglês pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área da educação como professora em cursos livres, EF, EM, ensino superior e pós. Freelance writer e colaboradora em obras PNLD. Foi professora visitante da Universidade de Manitoba, no Canadá, através do Emerging Leaders in the Americas Program, patrocinado pelo governo canadense. Atualmente é professora visitante no curso de lato sensu da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: sala de aula, professor, discurso, reflexâo e letramento.
-
-
Artigos completos publicados em periódicos: 6
- ARAÚJO, C. E. B. . ENTRE O DIGITAL E O ANALÓGICO: ANALISANDO UM CURSO DE LÍNGUA INGLESA A DISTÂNCIA/ BETWEEN THE DIGITAL AND THE ANALOG: ANALYSING A DISTANCE COURSE IN ENGLISH SCITIS , v. 2 , p. 63 - 72 , 2015. ISSN: 23592222.
- ARAÚJO, C. E. B. . DISTÂNCIA NA EDUCAÇÃO: ANÁLISE DA IMPLANTAÇÃO DE UMA DISCIPLINA NA MODALIDADE EAD EM UMA IES Horizontes (EDUSF) , v. 1 , p. 31 - 39 , 2011. ISSN: 01037706.
- ARAÚJO, C. E. B. . O Discurso Neoliberal de Qualidade Total Permeando o Ensino de Língua Estrangeira Domínios de Lingu@Gem , v. 7 , p. 6 - 20 , 2010. ISSN: 19805799.
- ARAÚJO, C. E. B. . O CONFLITO NO DISCURSO DOS PROFESSORES DE UMA ESCOLA DE LÍNGUAS Crop (FFLCH/USP) (Cessou em 2006) , v. 9 , p. 221 - 247 , 2003. ISSN: 14156253.
- ARAÚJO, C. E. B. . PRACTICE, PRACTICING, PRACTICAL: HELPING STUDENTS WITH WORD FORMATION Braz-Tesol Newsletter (São Paulo) , v. , p. 8 - 9 , 2002. ISSN: 1516182X.
- ARAÚJO, C. E. B. . TOTAL QUALITY IN LANGUAGE TEACHING: HOW FAR CAN WE GO? OR WHEN QAULITY BECOMES QUANTITY Braz-Tesol Newsletter (São Paulo) , v. , p. 12 - 13 , 2004. ISSN: 1516182X.
-
Trabalhos em Anais: 7
- ARAÚJO, C. E. B. . Refletindo sobre o Ensino de Língua Inglesa em Ambientes Virtuais. In: III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade , 2012 , CAMPINAS. III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. : , 2012.
- ARAÚJO, C. E. B. . Da Criação da Internet aos Recursos Abertos. In: II Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras em Ambiente Virtuais , 2011 , São paulo. II Jornada sobre Ensino e Aprendizagem de Línguas em Ambientes Virtuais. : , 2011. p. 15 - 16.
- ARAÚJO, C. E. B. . Um Olhar Sobre o Discurso do Ensino a Distância. In: IX Congresso Latino-Americano de Estudos do Discurso , 2011 , Belo Horizonte. Anais do IX Congresso Latino-americano de Estudos do Discurso Discursos da América Latina: Vozes, Sentidos e Identidades. Belo Horizonte : Editora da faculdadede Letras, 2011. p. 1 - 17.
- ARAÚJO, C. E. B. . Questions of Literacy in Virtual Environments. In: XXVII JELI , 2011 , São Bernanrdo do Campo. XXVII JELI. : , 2011.
- ARAÚJO, C. E. B. . Questões de Letramento em Ambientes Virtuais: análise de uma experiência. In: II SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE IDENTIDADE E DISCURSO , 2010 , Campinas. II SEMINÁRIO DE PESQUISAS SOBRE IDENTIDADE E DISCURSO. : , 2010. p. 17 - 18.
- Rodrigues, MLP ; ARAÚJO, C. E. B. . O Plano de aula de LE com foco nos Temas Transversais. In: XXVI Jeli , 2010 , Jau. XXVI JELI- O processo de ensinar e aprender inglês na Contemporaneidade. : , 2010. p. 17 - 18.
- ARAÚJO, C. E. B. . Classroom Investigation: an Action Reasearch. In: BRAZ-TESOL NATIONAL CONVENTION , 2002 , SÃO PAULO. 7TH BRAZ-TESOL NATIONAL CONVENTION PROCEEDIGNS. SÃO PAULO : , 2002. p. 271 - 277.
-
Outras Produções Bibliográficas: 1
- ARAÚJO, C. E. B. . ENSINO REFLEXIVO E DISCURSO NEOLIBERAL: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA. : , 2002 (DISSERTAÇÃO)
-
Apresentações de Trabalho: 5
- ARAÚJO, C. E. B. . Alcançando Paraisópolis: um olhar sobre o ensino de EFL na EJA. 2019 (Congresso)
- ARAÚJO, C. E. B. . Educação em tempos digitais: análise de um curso de inglês online. 2015 (Seminário)
- ARAÚJO, C. E. B. . Tempos digitais: analisando um curso de inglês online. 2015 (Outra)
- ARAÚJO, C. E. B. . Educação em tempos digitais? Análise de um curos de inglês online.. 2015 (Congresso)
- ARAÚJO, C. E. B. . O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA EM AMBIENTES VIRTUAIS; UMA VISÃO SOBRE A INTERAÇÃO E AS NOVAS FORMAS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO. 2012 (Outra)
-
Organização de eventos: 3
- ARAÚJO, C. E. B. ; FROMM, G. . JORNADA DE LETRAS UNIBAN DO CAMPUS VILA MARIANA. 2008 (UNIBAN)
- ARAÚJO, C. E. B. . III Simpósio Nacional Discurso, Identidade e Sociedade- I Simpósio Internacional Discurso, Identidade e Sociedade. 2012 (IEL-Unicamp/ FFLCH-USP)
- ARAÚJO, C. E. B. . JORNADA DE LETRAS UNIBAN DO CAMPUS MORUMBI II. 2007 (UNIBAN)
-
Formação Acadêmica: 3
-
Graduacao:
-
Curso: Licenciatura em Português e Inglês
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 1994
-
Curso: Letras: Português/ Inglês
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 1994
-
Curso: Licenciatura em Português e Inglês
-
Mestrado:
-
Curso: Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana
Nome da Instituição: Universidade De São Paulo
Ano de conclusão: 2003
-
Curso: Língua Inglesa e Literaturas Inglesa e Norte-Americana
-
Doutorado:
-
Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2014
-
Curso: Estudos Linguísticos e Literários em Inglês
-
Graduacao:
-
Atuação Profissional: 15
-
Associaçao Alumni:
-
Tipo de vínculo: Livre (2001 -
2013
).
Outras informações: Professora dos cursos de JUNIORS (6-9 ANOS); TEENS (10-17) e ADULTOS. Tutora dos cursos online.
Outras informações: tecnico de ensino
-
Tipo de vínculo: Livre (2001 -
2013
).
-
Sociedade Brasileira de Cultura Inglesa:
-
Tipo de vínculo: Livre (1995 -
2001
).
Outras informações: Trabalhou com treinamento de professores em serviço e como examinadora oficial nos exames orais da Cambridge University, RU.
Outras informações: professor
-
Tipo de vínculo: Livre (1995 -
2001
).
-
Pueri Domus Escola experimental Ltda:
-
Tipo de vínculo: Livre (1996 -
1996
).
Outras informações: professora de ingles
-
Tipo de vínculo: Livre (1996 -
1996
).
-
English School Cultura e Livros Ltda:
-
Tipo de vínculo: Livre (1994 -
1995
).
Outras informações: técnico de ensino
-
Tipo de vínculo: Livre (1994 -
1995
).
-
Idiomcenter Ltda:
-
Tipo de vínculo: Livre (1991 -
1992
).
Outras informações: auxiliar de ensino
-
Tipo de vínculo: Livre (1991 -
1992
).
-
Transbrasil S/A Linhas Aéres:
-
Tipo de vínculo: Livre (1985 -
1991
).
Outras informações: comissária de bordo
-
Tipo de vínculo: Livre (1985 -
1991
).
-
Get Ensino e Com de Mat Didático Ltda:
-
Tipo de vínculo: Livre (1985 -
1985
).
Outras informações: auxiliar de ensino
-
Tipo de vínculo: Livre (1985 -
1985
).
-
Instituto Bras, de Investigações Lingüísticas:
-
Tipo de vínculo: Livre (1984 -
1984
).
Outras informações: auxiliar de ensino
-
Tipo de vínculo: Livre (1984 -
1984
).
-
Universidade Bandeirante de São Paulo:
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
- Tipo de vínculo: Livre ( - ).
-
Escola Suiço-Brasileira de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2013
).
Outras informações: Professora do Ensino Fundamental 2
Outras informações: Professor
-
Tipo de vínculo: Livre (2012 -
2013
).
-
Universidade de São Paulo:
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2012
).
Outras informações: Professora do Centro de Línguas/ FFLCH-USP
Outras informações: Monitor de Língua Inglesa
-
Tipo de vínculo: Livre (2011 -
2012
).
-
The University of Manitoba:
-
Tipo de vínculo: Livre (2013 -
2014
).
Outras informações: ELAP (The Emerging Leaders of the Americas Program) scholar
Outras informações: Visiting Researcher
-
Tipo de vínculo: Livre (2013 -
2014
).
-
Colégio Visconde de Porto Seguro:
-
Tipo de vínculo: Celetista (2014 -
2023
).
Outras informações: Atuou como professora de inglês na EC (Escola da Comunidade), EF2 e na EJA (Educação de Jovens e Adultos), nível médio.
Outras informações: professora EF2 e EJA
-
Tipo de vínculo: Celetista (2014 -
2023
).
-
Universidade Federal de Lavras:
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2016
).
Outras informações: Orientadora da disciplina TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I no Letras Inglês- modalidade a distância. Carga horária total: 30h. Orientadora da disciplina TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II no Letras Inglês- modalidade a distância. Carga horária total: 30h.
Outras informações: Orientadora Online
-
Tipo de vínculo: Livre (2015 -
2016
).
-
Universidade Presbiteriana Mackenzie:
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 -
Atual
).
Outras informações: Professora do Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Comunicação e Letras. Disciplinas ministradas: Aspectos formais da língua inglesa (Structural aspects of English language)- 32 h/a A perspectiva linguística no ensino da língua estrangeira (The linguistic perspective in teaching a foreign language)-32 h/a Língua Inglesa na Contemporaneidade (English language in contemporary world)-32 h/a
Outras informações: Professor Visitante no Curso de Lato Sensu
-
Tipo de vínculo: Professor_visitante (2019 -
Atual
).
-
Associaçao Alumni: