Não autenticado |

Paula Garcia de Freitas

    • Possui doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Santa Catarina (2014), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2008) e Bacharelado e Licenciatura em Letras - Português e Italiano pela Universidade de São Paulo (2003). É professora de italiano do Curso de Letras da Universidade Federal do Paraná e do Programa de Pós Graduação da mesma universidade, atuando principalmente nos seguintes temas: metodologia de ensino, língua italiana, ensino de línguas, aprendizagem de línguas e cultura italiana, formação de professores (de línguas), ensino e aprendizagem (de línguas) por tarefas, análise, reflexão e produção de material didático para o ensino de línguas. Coordena projetos de formação de professores de línguas para diferentes contextos, principalmente a Educação Básica e para a vida universitária. Em 2022 fez estágio de pós doutorado na Vrije Universiteit Brussel (VUB - Bélgica) e na Universidade de São Paulo sobre os efeitos da Abordagem intercultural no ensino de línguas, com financiamento CNPq. É vice-líder do Grupo de Pesquisa NELIB (Núcleo de Estudos em Língua Italiana em Contexto Brasileiro), membro do EALQ (Grupo de pesquisa - Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem quantitativa) e colabora com a Rede Andifes-IsF. Atualmente preside a Associação Brasileira de Professores de Italiano (Gestão 2024-2026) e é vice coordenadora do Programa de Pós Gaduação em Letras da UFPR. É também mãe da Helena, que nasceu em 2011, e da Marília, de 2016.

       

      Links:    

    • Semântica dos tempos verbais da língua italiana
    • Análise, Reflexão e Produção de Atividades para o ensino de línguas
    • FREITAS, P. G. . Se eu ensinar assim, o que será que o meu aluno aprende? estudo dos efeitos de duas estratégias de ensino na aprendizagem de língua estrangeira. Curitiba : Appris, 2020 . 315p. ISBN: 9788547343248.
    • ZANETTE, L. S. ; FREITAS, P. G. . O Italiano da Cutura e da arte, mas não somente. Curitiba : UFPR - Setor de Ciências Humanas, 2018 . 279p. ISBN: 9788599229453.
    • LANDULFO, C. ; FREITAS, PAULA GARCIA . Escrevendo a nossa história: o que um grupo de pesquisa pode fazer e tem a dizer? PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE) , v. 41 , p. 16 - 32 , 2023. ISSN: 2175795X.
    • MENDES, A. P. M. ; FREITAS, P. G. . A Taxonomia de Bloom como estratégia de aprimoramento aos livros didáticos para o ensino crítico de LE (italiano) REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 1 , p. 38 - 51 , 2022. ISSN: 22388281.
    • SEMEGUINI, B. S. ; AMATUZZI, C. ; FREITAS, P. G. . Formação de professores de línguas para crianças: um olhar sobre as abordagens de ensino REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 1 , p. 8 - 22 , 2021. ISSN: 22388281.
    • FREITAS, PAULA GARCIA DE ; FRANGIOTTI, G. A. . The Implicit-Explicit Dichotomy in Language Teaching/Learning: A Proposal for an Update INTERNATIONAL JOURNAL OF LANGUAGE & LINGUISTICS (ONLINE) , v. 7 , p. 25 - 38 , 2020. ISSN: 23748869.
    • MENDES, A. P. M. ; FREITAS, P. G. . DETECTANDO OS OBJETIVOS DE ENSINO DE ATIVIDADES DE LIVROS DIDÁTICOS DE LE (ITALIANO) Letra Magna (Online) , v. 25 , p. 120 - 139 , 2020. ISSN: 18075193.
    • FRANGIOTTI, G. A. ; FREITAS, P. G. . A dicotomia implícito-explícito no ensino de línguas: uma proposta de atualização / The implicit-explicit dichotomy in language teaching: an update proposal Revista de Estudos da Linguagem , v. 29 , p. 121 - , 2021. ISSN: 22372083.
    • SCHNEIDER, M. ; ARAUJO, M. F. M. ; FREITAS, PAULA GARCIA DE . Sobre a possibilidade de ofertar italiano para estudantes de Luteria da UFPR pelo programa Idiomas Sem Fronteiras: relato de experiência REVISTA ITALIANO UERJ , v. 10 , p. 136 - 153 , 2019. ISSN: 22364064.
    • FREITAS, PAULA GARCIA . Intercultura nas Escolas e na Formação de Professores de Línguas: O Exemplo do Curso de Letras-Italiano da UFPR LÍNGUAS & LETRAS (ONLINE) , v. 20 , p. 126 - 146 , 2019. ISSN: 19814755.
    • FREITAS, P. G. . A semântica do 'futuro no passado' em língua italiana REVISTA DE ITALIANÍSTICA , v. 35 , p. 84 - 97 , 2017. ISSN: 22388281.
    • FREITAS, PAULA GARCIA DE ; XAVIER, ROSELY PEREZ . O Efeito de Duas Abordagens de Ensino na Produção Escrita de Alunos de Italiano como Língua Estrangeira DELTA. DOCUMENTAÇÃO DE ESTUDOS EM LINGUÍSTICA TEÓRICA E APLICADA (PUCSP. IMPRESSO) , v. 33 , p. 1209 - 1233 , 2017. ISSN: 01024450.
    • FREITAS, PAULA GARCIA DE ; VELOSO, F. S. ; PERRY, E. C. ; MASTROBERARDINO, R. E. . A implementação do ensino de língua italiana no programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Paraná: conquistas e desafio Revista Letras Raras , v. 6 , p. 20 - 37 , 2017. ISSN: 23172347.
    • LUNATI, MANUELA ; BALTHAZAR, LUCIANA LANHI ; FREITAS, PAULA GARCIA DE . Il ruolo dei dialetti nelle politiche per l?educazione linguistica degli italiani dall?Unità ad oggi Italianística , v. 30 , p. 124 - 145 , 2015. ISSN: 22388281.
    • FREITAS, PAULA GARCIA DE ; BALTHAZAR, LUCIANA LANHI ; LUNATI, MANUELA . Dialetos e língua padrão: a educação linguística dos italianos em pátria e em contextos de imigração (1861-2015) Fórum Linguístico (UFSC. Impresso) , v. 12 , p. 755 - 770 , 2015. ISSN: 14158698.
    • FREITAS, P. G. ; MARGOTTI, F. W. . Estudo das variantes utilizadas em duas capitais sul-brasileiras para designar o conceito «tempo» Caligrama (UFMG) , v. 17 , p. 209 - , 2012. ISSN: 01032178.
    • FREITAS, P. G. . Ensino de língua é ensino de cultura: um glossário para o ensino intercultural de italiano LE Revista todas as letras (MACKENZIE. Online) , v. 12 , p. 88 - 100 , 2010. ISSN: 19806914.
    • FREITAS, P. G. . Ensinar italiano para brasileiros: dificuldades e facilidades Vivências (URI. Erechim) , v. 6 , p. 165 - 170 , 2010. ISSN: 18091636.
    • PATRICIO, C. P. L. ; CORREA, F. P. P. ; FREITAS, P. G. . REPENSANDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS E PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA E PARA A INFÂNCIA EM CURSOS DE LETRAS. Panorama da Educação Linguística na Infância: possibilidades e caminhos traçados durante o V Encontro de Professores e Professoras de Inglês para Crianças e do IV Seminário de Avaliação de Línguas Estrangeiras para Crianças, v. 1, p. 85 - 119, 2023.
    • AMARAL, L. ; LAWALL, R. F. ; FRANGIOTTI, G. A. ; FREITAS, P. G. ; SOUZA, R. A. . A APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS BASEADA EM EVIDÊNCIAS EXPERIMENTAIS:POSSÍVEIS INTERFACES ENTRE A PSICOLINGUÍSTICA E O ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS ADICIONAIS. Dimensões da Psicolinguística na ALFAL, v. 1, p. 13 - 35, 2022.
    • FREITAS, P. G. . Oficinas de sensibilização à língua italiana: um caminho para a inclusão. Educação em línguas adicionais na e para a infância e a formação de professores e professoras em tempos inéditos, v. 1, p. 25 - 42, 2022.
    • FREITAS, P. G. ; LANDULFO, C. . @meninasemulheresnaliteratura: escrita diaspórica em língua italiana, conexão de redes, de saberes e formação docente. Textos FCC, v. 62, p. 35 - 62, 2022.
    • FREITAS, P. G. . Catarse. A literatura brasileira nas instâncias do feminino, da barbárie e da consciência, v. 1, p. 132 - 142, 2022.
    • VELOSO, F. S. ; FREITAS, P. G. . REFLEXÕES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA ITALIANA POR MEIO DA ELABORAÇÃO DE DIÁRIOS AUTOAVALIATIVOS. Práticas didáticas e pesquisas em ensino e aprendizagem de línguas e culturas estrangeiras, v. 1, p. 51 - 70, 2021.
    • FREITAS, P. G. . Ensinando a ensinar com tarefas comunicativas: um percurso para a formação inicial de professores de línguas. Fundamentos e práticas no ensino de línguas, v. 2, p. 55 - 79, 2020.
    • FARINHA, R. G. ; FREITAS, P. G. . O ensino de italiano como língua estrangeira mediado pela leitura de textos literários. O italiano na esfera pública brasileira : relatos, percursos e experiências de ensino e aprendizagem, v. 1, p. 172 - 183, 2019.
    • FREITAS, P. G. . Ensino da Língua Italiana no Brasil: levantamento realizado pela ABPI. O italiano da cultura e da arte, mas não somente, v. 1, p. 265 - 279, 2018.
    • FREITAS, P. G. . Os efeitos de estratégias explícitas e implícitas no ensino do presente e do passato prossimo em alunos brasileiros. O italiano da cultura e da arte, mas não somente, v. 1, p. 234 - 251, 2018.
    • AFONSO, C. O. ; DONADEL, V. ; FREITAS, P. G. . Da teoria a prática: o projeto Licenciar e as dificuldades no ensino de italiano em uma escola da rede municipal de Curitiba. Programa Licenciar: vivenciando a licenciatura, v. , p. 173 - 188, 2012.
    • FREITAS, P. G. . L'italiano attraverso la culinaria: un esempio di compito (task) collaborativo. El poder en el lenguaje, en la literatura y en la culturas italianas, v. 1, p. 376 - 382, 2011.
    • FREITAS, P. G. ; TORRESAN, P. . Implicito o Esplicito: questo è il problema! . Bollettino Itals - Supplemento riv. EL.LE , , 04 fev. 2019.
    • FREITAS, P. G. . Da una cucina "all'italiana"a una cucina italiana: andando oltre per trovare l'identità . Mosaico Italiano , Rio de Janeiro , 01 out. 2011.
    • FREITAS, P. G. ; PALMA, A. . Bella! Ci 6? Allora parliamo in `giovanilese` . Mosaico Italiano - Suplemento da Revista Comunita Italiana , , 01 ago. 2009.
    • VELOSO, F. S. ; FREITAS, P. G. . A implantação do ensino de língua italiana no programa Idiomas sem Fronteiras na Universidade Federal do Paraná: conquistas e desafios. In: XIII Congreso Internacional Linguistica Xeral , 2018 , Vigo. Actas do XIII Congreso Internacional de Linguistica Xeral. Vigo : Universida de Vigo, 2018. p. 817 - 821.
    • BALTHAZAR, L. L. ; FREITAS, P. G. . A formação do professor reflexivo de italiano. In: IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL , 2010 , Palhoça - SC. Anais do IX Encontro do Círculo de Estudos Linguísticos do Sul - CELSUL. Palhoça - SC : , 2010.
    • FREITAS, P. G. . Lingua e cultura nos dicionários: um modelo de glossário para o ensino intercultural do italiano. In: XIII Congresso da ABPI, VII Encontro Internacional de Estudos Italianos, II Jornada de italianistica da America Latina , 2009 , Belem. A presença italiana no Brasil: do erudito ao popular, da Amazonia ao Chuí. : , 2009.
    • FREITAS, P. G. . Mangia (e parla) che ti fa bene: proposta para o ensino de língua italiana por meio da culinária. In: XII Congresso da Associação brasileira de professores de italiano/ VI Encontro Internacional de Estudos Italianos/ II Jornada de Italianistica do Mercosul , 2007 , São Palo. O italiano do além-mar: cultura, identidade e integração entre duas margens. São Paulo : Universidade de São Paulo, 2007. p. 93 - 93.
    • FREITAS, P. G. . Prendiamo un caffè? - Modelo de Glossário Enciclopédico com termos referentes ao Campo semântico "café". In: IX Mini- Enapol de Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Toponimia e Tradução , 2006 , São Paulo. Tratamentos do léxico: estudo dos vocábulos como resgate de cultura. São Paulo : Departamento de Linguistica - FFLCH/ USP, 2006. p. 28 - 28.
    • LANDULFO, C. ; FREITAS, P. G. ; CARAMORI, A. P. ; MENDES, A. P. M. ; SEMEGUINI, B. S. ; VIEIRA, D. ; VELOSO, F. S. ; FRANGIOTTI, G. A. ; BELONI, W. C. ; BUNN, D. . Libro di Passatempi Scienziate Nere Brasiliane. Curitiba : UFPR , 2021 (Tradução)
    • FREITAS, P. G. . Prefácio. Curitiba : Setor de Educação-UFPR , 2020 (Prefácio, Pósfacio/Prefacio)
    • BALBONI, P. ; FREITAS, P. G. . TRADUÇÃO NA APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS: UMA ABORDAGEM ?PARA QUÊ?. Curitiba : Revista X , 2019 (Tradução)
    • MENDES, A. P. M. ; VAINI, B. ; SCHNEIDER, M. ; CORSATTO, C. F. ; SANTORO, P. ; FREITAS, P. G. . Ho i mostriciattoli nella pancia. Curitiba : Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas , 2018 (Tradução)
    • FREITAS, P. G. ; DEKEYSER, R. . Prática para o aprendizado de uma segunda língua: não coloque tudo no mesmo balaio. Curitiba : Revista X , 2014 (Tradução)
    • FREITAS, P. G. . Projeto de adequação do sistema de produção de carne suína do Estado de Santa Catarina (Brasil) aos requisitos sanitários para a exportação para a União Européia. Florianópolis : CIDASC - Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina , 2008 (Tradução)
    • BRUN, A. P. ; SEMEGUINI, B. S. ; AMATUZZI, C. ; FREITAS, P. G. . As profissões de Leonardo Da Vinci - Percurso das Oficinas. 2020 (Outra)
    • AROUCHE, T. V. V. ; FREITAS, P. G. . Análise das caracter ́ısticas semânticas do futuro do indicativo do italiano em contraste com o correspondente no portugu?es brasileiro. 2018 (Outra)
    • CARAMORI, A. P. ; LANDULFO, C. ; VIEIRA, D. ; VELOSO, F. S. ; FREITAS, P. G. . Italiano in Brasile: prospettive e contesti diversi. 2021 (Outra)
    • LANDULFO, C. ; ORTALE, F. L. ; FREITAS, PAULA GARCIA DE . Formação de professores de italiano no Brasil e democratização: Relatos, práticas e resistências. 2021 (Simposio)
    • FREITAS, P. G. . Momento interculturalidade. 2022 (Conferência)
    • LANDULFO, C. ; FREITAS, P. G. ; SPADOTTO, L. N. . (Trans)formação docente e a educação linguística em língua italiana: caminhos possíveis. 2023 (Simposio)
    • FREITAS, P. G. ; MENDES, A. P. M. ; SCHNEIDER, M. . Ensino de italiano no Brasil: um olhar sobre as políticas linguísticas do passado, para entender o presente e planejar o futuro. 2023 (Comunicacao)
    • SZOTKA, G. G. ; FREITAS, PAULA GARCIA . Formação de professores de línguas para ambientes virtuais: muito além da sala de aula. 2023 (Comunicacao)
    • FREITAS, PAULA GARCIA . Do ensino da ?cultura? ao desenvolvimento da competência intercultural na aula de línguas: um olhar para a instrução. 2023 (Comunicacao)
    • FREITAS, PAULA GARCIA ; FRANGIOTTI, G. A. . O ensino-aprendizagem de línguas baseado em evidências experimentais. 2023 (Simposio)
    • LANDULFO, C. ; FREITAS, P. G. . @meninasemulheresnalitaratura: formação docente e conexão de redes e saberes. 2022 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Meninas e Mulheres na Literatura: An Italian Teachers Training Experience in Brazil. 2022 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Strategies to teach interculture through translation. 2022 (Conferência)
    • FREITAS, P. G. . Interculturalism and Teaching Translation. 2022 (Conferência)
    • LANDULFO, C. ; FREITAS, PAULA GARCIA DE . Meninas e mulheres na literatura: empretecendo e decolonizando a língua italiana. 2022 (Comunicacao)
    • MENDES, A. P. M. ; FREITAS, PAULA GARCIA . Análise dos objetivos de ensino dos verbos de comando em livros didáticos de italiano como LE. 2021 (Comunicacao)
    • FREITAS, PAULA GARCIA . Ensinar e formar professores de italiano para crianças: o exemplo do curso de Letras-Italiano da UFPR. 2021 (Comunicacao)
    • AMATUZZI, C. ; SEMEGUINI, B. S. ; FREITAS, PAULA GARCIA . FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS PARA CRIANÇAS: UM OLHAR SOBRE AS ABORDAGENS.. 2021 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . PAINEL | Diálogos sobre Linguística Aplicada na UFPR. 2020 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; MENDES, A. P. M. ; FRANGIOTTI, G. A. ; LANDULFO, C. . Análise, reflexão e produção de atividades para o ensino de línguas. 2020 (Conferência)
    • BRUN, A. P. ; AMATUZZI, C. ; SEMEGUINI, B. S. ; FREITAS, P. G. . Construindo as pontes de Leonardo Da Vinci. 2020 (Outra)
    • FREITAS, P. G. ; XAVIER, R. P. ; SANTORO, E. . Se eu ensinar assim, o que será que o meu aluno aprende?. 2020 (Conferência)
    • DELY, R. C. S. F. ; XAVIER, R. P. ; FREITAS, P. G. . Formação de Professores e Tarefas no contexto brasileiro. 2020 (Conferência)
    • LANDULFO, C. ; VIEIRA, D. ; FREITAS, P. G. ; PINHEIRO JUNIOR, F. D. . O ensino do Italiano nas escolas públicas brasileiras. 2020 (Conferência)
    • FREITAS, P. G. . Planejamento de cursos de língua italiana para crianças. 2019 (Conferência)
    • FREITAS, P. G. . Idioma sem Fronteiras: ensino de italiano para estudantes de Luteria na UFPR. 2019 (Comunicacao)
    • FREITAS, PAULA GARCIA ; LANDULFO, C. . Ensinar italiano no Brasil: uma questão de resistência. 2019 (Simposio)
    • FREITAS, P. G. . Estudos Italianos. 2019 (Comunicacao)
    • AZUMA, S. ; FREITAS, P. G. . Programa Licenciar-UFPR Línguas Estrangeiras. 2019 (Outra)
    • FREITAS, P. G. . Boosting novice teacher's confidence with TBLT. 2019 (Congresso)
    • FREITAS, P. G. . O Programa Licenciar da UFPR e a formação de professores de LE. 2018 (Simposio)
    • FREITAS, P. G. . EXPERIÊNCIAS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ITALIANO PARA CRIANÇAS. 2017 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; MENDES, A. P. M. ; VAINI, B. ; SCHNEIDER, M. ; CIRILO, J. D. . LICENCIAR-ITALIANO E A ELABORAÇÃO DE OFICINAS DE SENSIBILIZAÇÃO À CULTURA ITALIANA. 2017 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; VELOSO, F. S. ; ALEXANDRE, T. S. ; SILVA, V. H. . PRÁTICA DOCENTE DE LÍNGUA ESTRANGEIRA EM FOCO. 2017 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; AZUMA, S. ; SCHNEIDER, M. ; MENDES, A. P. M. ; VAINI, B. . Experiências de ensino/ aprendizagem de LE no âmbito do Projeto Licenciar (UFPR): relatos. 2018 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; TORRESAN, P. . Italiano LS: didattica e valutazione. 2017 (Simposio)
    • FREITAS, P. G. . Estudo dos efeitos de duas abordagens de ensino na produção escrita de alunos brasileiros de italiano LE. 2017 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Gli effetti di due tipi di insegnamento sulla produzione scritta di studenti brasiliani. 2017 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Recursos didáticos na formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras: exemplos de mídias audiovisuais. 2016 (Simposio)
    • FREITAS, P. G. ; XAVIER, R. P. . O efeito de duas abordagens de ensino na produção escrita de alunos de italiano como língua estrangeira. 2016 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . As especificidades das atividades comunicativas para o ensino de línguas estrangeiras. 2015 (Conferência)
    • FREITAS, P. G. ; VELOSO, F. S. . Registro de aulas de italiano: por um material para a formação inicial de professores de italiano. 2015 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Da teoria à prática: o projeto licenciar e as dificuldades no ensino de língua estrangeira na escola pública. 2014 (Conferência)
    • FREITAS, P. G. ; FARINHA, R. G. ; BUCHMANN, M. . Programa LICENCIAR - Italiano: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino. 2014 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Variação da Língua Italiana Contemporânea. 2013 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Os efeitos de estratégias explícitas e implícitas na aprendizagem de duas estruturas linguística do italiano como LE. 2013 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Os exames de proficiência nas línguas estrangeiras. 2013 (Conferência)
    • FREITAS, P. G. . Caminhos percorridos para a elaboração do curso de italiano instrumental de Direito. 2013 (Outra)
    • FREITAS, P. G. . Os efeitos de estratégias explícitas e implícitas no ensino de estruturas simples e complexas do italiano para alunos brasileiros. 2013 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; AFONSO, C. O. ; FARIAS, F. F. ; RIBAS, M. P. ; VON MUHLEN, J. M. . Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino. 2012 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . O papel do ensino na aprendizagem de italiano como LE. 2012 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; BALTHAZAR, L. L. . Revisão e reformulação do curso de italiano instrumental da UFPR. 2012 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . O Italiano como língua e cultura estrangeira na rede pública de ensino. 2012 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . A formação do professor de italiano: um olhar no passado para (re) construir o futuro. 2012 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . O papel do ensino na aprendizagem de italiano como língua estrangeira (ILE). 2012 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Alla ricerca della padronanza in lingua italiana: lo sviluppo della pronuncia. 2010 (Conferência)
    • FREITAS, P. G. . L'italiano attraverso la culinaria: un esempio di compito (task) collaborativo. 2010 (Comunicacao)
    • BALTHAZAR, L. L. ; FREITAS, P. G. . A formação reflexiva do professor de italiano. 2010 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Ensinar italiano para brasileiros: dificuldades e facilidades. 2010 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Mangia (e parla) che ti fa bene: proposta para o ensino de lingua italiana por meio da culinária. 2007 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . La banca italiana: uma aula sobre o tema com o auxilio da internet. 2009 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; PALMA, A. . Internet e auto-apprendimento. 2009 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. ; PALMA, A. . La multimedialita nell`insegnamento/ apprendimento dell`italiano LS: un percorso didattico nel Cinema. 2009 (Outra)
    • FREITAS, P. G. . Lingua e cultura nos dicionarios: um modelo de glossário para o ensino intercultural do italiano. 2009 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . La cultura veneta e l'insegnamento dell'italiano in Santa Catarina. 2009 (Outra)
    • FREITAS, P. G. . O lúdico no Ensino de Italiano como Língua Estrangeira. 2003 (Comunicacao)
    • FREITAS, P. G. . Prendiamo un caffè? - Modelo de Glossário Enciclopédico com termos referentes ao campo semântico ?café?. 2006 (Comunicacao)
    • BADA, I. ; FREITAS, P. G. . I docenti dicono. 2018 Catalogo della Casa delle Lingue
    • LANDULFO, C. ; FREITAS, PAULA GARCIA . Fala Cientista. 2021 Podcast Fala Cientista
    • TONELLI, J. ; FREITAS, PAULA GARCIA . Repensando a formação de professoras e professores para a Educação Linguística na e para a infância. 2021 Felice-YouTube: EPIC 2021
    • SENZAMENO, V. ; FREITAS, P. G. . VII Settimana della Lingua Italiana nel Mondo. 2007 (Ministero degli Affari Esteri Italiano)
    • SENZAMENO, V. ; FREITAS, P. G. ; SANTURBANO, A. ; PALMA, A. . VIII Settimana della Lingua Italiana nel mondo. 2008 (Universidade Federal de Santa Catarina)
    • FREITAS, P. G. . Festival Benigni. 2009 (Centro di Cultura Italiana - Badesc)
    • CUNHA, K. M. R. ; FREITAS, P. G. . Teoria e Storia dell' aforisma nella tradizione europea. 2012 (DELEM; SCH; UFPR)
    • FREITAS, P. G. . Italiano para o dia-a-dia. 2013 (DELEM; SCH; UFPR)
    • FREITAS, P. G. . Italiano para o cotidiano. 2013 (DELEM; SCH; UFPR)
    • ZANETTE, L. S. ; FREITAS, P. G. ; BALTHAZAR, L. L. ; CUNHA, K. M. R. ; BONA, F. D. . XV Congresso da Associação Brasileira de Professores de Italiano. 2013 (Universidade Federal do Espírito Santo,)
    • SANTORO, E. ; FREITAS, P. G. . Insegnare l'italiano lingua seconda: dal libro di testo al task. 2014 (UFPR - Departamento de Letras Estrangeiras Modernas)
    • FREITAS, P. G. . XVI Congresso da ABPI, X Encontro Internacional de Estudos Italianos, VI Jornada de Italianística da América Latina. 2015 (Associação Brasileira dos Professores de Italiano)
    • FREITAS, P. G. . Ensino do Italiano no Brasil. 2016 (Universidade Federal do Paraná)
    • FREITAS, P. G. ; SANTORO, E. . Competência pragmática e italiano L2: da internet à sala de aula presencial. 2016 (Universidade Federal do Paraná)
    • BONA, F. D. ; FREITAS, P. G. ; SANTORO, E. ; CUNHA, K. M. R. ; BARNI, R. . XVII Congresso da ABPI. 2017 (Associação Brasileira de Professores de Italiano)
    • FERRONI, R. ; FREITAS, P. G. . Formação de professores de língua italiana: análise e observação das interações na aula com base nos passos pedagógico-didáticos. 2017 (Universidade Federal do Paraná)
    • ARAUJO, M. F. M. ; FREITAS, P. G. . ?Ciclo de filmes sobre a Itália pós-unificada. 2017 (Universidade Federal do Paraná)
    • FREITAS, P. G. ; SANTORO, P. . Laboratorio Didattico Edilingua: la motivazione in pratica con proposte per la classe di italiano. 2018 (Edilingua/ Universidade Federal do Paraná)
    • TONELLI, J. ; FREITAS, P. G. . II CICLO DE PALESTRAS SOBRE BILINGUISMOS E EDUCAÇÃO BILÍNGUE. 2022 (Departamento de Letras Estrangeiras Modernas do Centro de Letras e Ciências Humanas)
    • SCHNEIDER, M. ; FREITAS, P. G. ; VIDANES, A. . Ensino de língua com consciência. 2023 (Universidade federal do Paraná)
    • SPADOTTO, L. N. ; FREITAS, PAULA GARCIA . Aspectos pragmáticos da língua italiana. 2023 (Universidade federal do Paraná)
    • FREITAS, P. G. . Atividades comunictivas par o ensino de línguas estrangeiras: entendendo suas especificidades. 2015 (UNIFESP - Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas)
    • FREITAS, PAULA GARCIA DE . Curso de língua italiana para fins didáticos. 2019 (Universidade de Brasília)
    • BRUN, A. P. ; AMATUZZI, C. ; SEMEGUINI, B. S. ; FREITAS, P. G. . Atividades para o ensino da língua italiana para crianças. 2020 (Universidade Estadual do Oeste do Paraná)
    • LANDULFO, C. ; WINICH, N. C. ; FREITAS, P. G. ; BIANCCHI, G. ; CASAGRANDE, M. C. ; OLIVEIRA, A. . Meninas e mulheres na literatura. 2021 (Universidade Federal do Paraná)
    • FREITAS, P. G. ; MENDES, A. P. M. ; SCHNEIDER, M. ; SEMEGUINI, B. S. . Módulo 'Culture e identità nell?insegnamento della lingua italiana' do 'Corso di Aggiornamento in Didattica della Lingua Italiana. 2022 (MAECI Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale e pela Ambasciata d? Italia Brasilia)
    • FREITAS, P. G. ; BALTHAZAR, L. L. . Corso di formazione/ aggiornamento per gli insegnanti di italiano del CCI. 2010 (Centro di Cultura Italiana PR/SC)
    • FREITAS, P. G. ; PALMA, A. . Corso di aggiornamento per docenti di lingua italiana. 2008 (Ceclisc - Consolato Generale Italiano di Curitiba)
    • ZANETTE, L. S. ; FREITAS, P. G. ; LUNATI, M. ; BALTHAZAR, L. L. ; CUNHA, K. M. R. ; CAIRA, R. ; MOHR, D. . Curso de aperfeiçoamento para professores de italiano. 2010 (Universidade Federal do Paraná)
    • FREITAS, P. G. . O ensino de italiano por meio de tarefas. 2012 (Centro de Línguas e Interculturalidade)
    • FREITAS, PAULA GARCIA ; MENDES, A. P. M. ; SCHNEIDER, M. . Modulo: Didattica Ibrida: strategie e azioni per l'insegnamento dell?italiano per stranieri. 2023 (Universidade Federal do Ceará (UFC))
    • FREITAS, P. G. ; ALDINO, F. ; PICCININI, I. T. . Materiale per il corso di revisione con il libro Espresso (unità 1-5). 2008 (Material didático)
    • FREITAS, P. G. . Pesquisa Dirigida em Italiano. 2007 (Material didático)
    • FREITAS, P. G. ; PALMA, A. . Insegnare la fonetica. 2008 (Material didático)
    • FREITAS, P. G. ; PALMA, A. . Il materiale autentico in classe. 2008 (Material didático)
    • FREITAS, P. G. . Il Quadro Comune Europeo e la didattica dell'italiano LS. 2008 (Material didático)
    • PALMA, A. ; FREITAS, P. G. . L'internet come resorse per lo sviluppo dell'autoapprendimento. 2008 (Material didático)
    • MENDES, A. P. M. ; VAINI, B. ; CORSATTO, C. F. ; SCHNEIDER, M. ; FREITAS, PAULA GARCIA DE . Impariamo l'italiano con i mostriciattoli: attività operative per insegnare l'italiano attraverso le emozioni. 2019 (Materialdidático)
    • SCHNEIDER, M. ; ARAUJO, M. F. M. ; FREITAS, PAULA GARCIA . L'italiano nella Luteria. 2019 (Cursodelínguainstrumental)
    • FREITAS, P. G. . Le specificità delle attività comunicative per l'insegnamento dell'italiano. 2019 (Vídeo educacional)
    • BRUN, A. P. ; SEMEGUINI, B. S. ; AMATUZZI, C. ; FREITAS, P. G. . Leo - Contação de história. 2020 (Vídeo educacional)
    • FREITAS, P. G. ; PICININI, I. T. . L`italiano a teatro. 2010 (Material didático)
    • FREITAS, P. G. . L`italiano in cucina. 2008 (Material didático)
    • FREITAS, P. G. ; SZMIDZIUK, T. . Materiale per il corso di revisione con il libro Espresso 2 (unità 1-5). 2009 (Material didático)
    • FREITAS, P. G. ; BALTHAZAR, L. L. . Corso di formazione/ aggiornamento per gli insegnanti di italiano del CCI. 2010 (Material didático)
    • FREITAS, P. G. ; CUNHA, K. M. R. ; BALTHAZAR, L. L. . Italiano Instrumental para o curso de Direito. 2013 (Curso de língua instrumental)
    • FREITAS, PAULA GARCIA DE ; LANDULFO, C. ; CASAGRANDE, M. C. ; BIANCCHI, G. ; WINICH, N. C. ; NEGREIROS, A. ; SOUSA, A. ; VIANA, A. ; AMORIM, L. ; ASSIS, M. . Meninas e mulheres na literatura. 2021 (Vídeoeducacional)
    • Nome do projeto: Cantiere di parole: um dicionário pedagógico português italiano em formato eletrônico (2009 - 2013
      Natureza: Desenvolvimento
      Integrantes: FREITAS, P. G. , BACCIN, P. G. .
      Descrição: Cantiere di parole (canteiro de palavras) é um projeto que reúne o resultado de pesquisas de lexicógrafos que há alguns anos se dedicam ao estudo da problemática relativa ao uso de dicionários, ao tratamento dos diversos campos léxico-semânticos e às dificuldades e necessidades específicas dos alunos brasileiros de língua italiana no campo da aprendizagem do léxico. Nossa proposta é a elaboração de um dicionário pedagógico bilíngüe (português italiano) em formato eletrônico, online, de acesso gratuito, com vistas à produção de textos em língua italiana para os níveis iniciantes e intermediários..
    • Nome do projeto: Estudos linguisticos e aquisição/ aprendizagem do italiano como lingua estrangeira (2009 - 2019
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, P. G. , ROMANELLI, S. .
      Descrição: O objetivo do grupo é investigar numa perspectiva teórica, histórica e prática a linguística italiana. Visa a desenvolver a discussão de teorias e métodos e tem como objetivos principais apresentar e discutir orientações teóricas e suas metodologias: aquisição/aprendizagem do Italiano como L2/LE; intercompreensão entre línguas românicas, tradução e gramática histórica do italiano e contrastiva italiano-português. Pretende-se investigar numa perspectiva diacrônica e sincrônica as tendências da linguística no âmbito da italianística em três áreas: 1) teórica que inclui as teorias formais, a teoria da cognição, a teoria da enunciação e as teorias funcionalistas; 2) histórica que inclui a dialetologia, a sociolinguística, geolinguística, a diacrônica e a socio-histórica; 3) aplicada que responde às necessidades da sociedade e dos indivíduos e inclui a didática das línguas, a tradução, a lexicografia, a intercompreensão, etc. As pesquisas desenvolvidas nas várias linhas pelos integrantes do grupo serão apresentadas em congressos nacionais e internacionais de linguística visando a uma maior visibilidade da linguística Italiana. Um dos objetivos específicos a esse respeito é a organização, tradução e publicação de clássicos da Lingüística Italiana, eventualmente em edição bilíngüe italiano-português, assim como a constituição de um banco de dados acerca das pesquisas, teses, dissertações, monografias desenvolvidas nos vários departamentos de italianística do Brasil no âmbito da linguística para instituir um acervo que possa se tornar uma referência para pesquisadores tanto brasileiros quanto italianos.
    • Nome do projeto: Legendagem de filmes em língua italiana (2011 - 2011
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREITAS, P. G. , CUNHA, K. M. R. .
      Descrição: O projeto consistiu na reflexão sobre os processos tradutórios e de legendagem de cinco filmes italiano para o português. Os filmes traduzidos e legendados foram apresentados na semana ?Mia cara Curitiba? de 30 de maio a 3 de junho em parceria com o Consulado Geral da Itália. As reflexões oriundas da legendagem foram discutidas com as alunas participantes e será tema de uma futura palestra com todos os alunos da graduação.
    • Nome do projeto: Os efeitos de estratégias explícitas e implícitas na aprendizagem de estruturas simples e complexas do italiano como LE (2012 - 2017
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, P. G. , ROCHETTO, R. .
      Descrição: Este projeto tem o objetivo de verificar quais são os efeitos de estratégias explícitas e implícitas para o ensino da língua italiana na aprendizagem de, inicialmente, duas estruturas do italiano como LE, a saber, o presente do indicativo (estrutura simples) e o passato prossimo (estrutura complexa). A tese foi finalizada em dezembro de 2014 e os resultados deste primeiro estudo sobre estratégias indicaram que a estratégia explícita ofereceu melhores resultados para o desenvolvimento da competência linguística dos alunos, mas não foi suficiente para garantir o domínio pleno das estruturas-alvo. A estratégia implícita utilizada no estudo também foi capaz de melhorar o desempenho dos alunos no uso das estruturas-alvo, a ponto de alguns alunos demonstrarem domínio pleno do presente e do passato prossimo no teste postergado. No que diz respeito à outras competências (discursiva e lexical, por exemplo), a estratégia implícita parece ter sido capaz de desenvolvê-las melhor que a estratégia explícita. As produções dos alunos que estudaram com a estratégia implícita foram muito mais espontâneas e condizentes com o contexto comunicativo do que as dos alunos que estudaram com a outra estratégia. No decorrer desses dois anos foi possivel a) oferecer dois eventos de extensão para o ensino de italiano, um com a estratégia explícita e outro com a estratégia implícita, abertos a comunidade; b) divulgar a pesquisa em diversos eventos/ congressos.
    • Nome do projeto: Italiano Instrumental: reflexões teóricas em prática (2012 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, P. G. , BALTHAZAR, L. L. , CUNHA, K. M. R. .
      Descrição: Este projeto visa à reflexão teórica sobre o ensino instrumental do italiano, para a formulação da ementa e preparação de material para os cursos desta modalidade oferecidos pela Universidade Federal do Paraná
    • Nome do projeto: Mediadores de Leitura do Ensino Fundamental: Repensando o papel do mediador (2012 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREITAS, P. G. , ISOTANI, M. , OKAMOTO, M. S. , COELHO, M. J. .
      Descrição: O objetivo central desse Curso é discutir as metodologias aplicadas pelos professores de Literatura em sala de aula, bem como suas problemáticas e deficiências na motivação para formação de leitores críticos e competentes. Tem-se também o intuito de resgatar a Literatura como objeto artístico e não simples disciplina estipulada pelos programas de curso nas escolas. Por fim, pretende-se colaborar com as políticas públicas de Formação Continuada de Professores da Educação Básica e criar espaço para que os educadores se tornem mediadores de leitura independentes e capazes de incitar o hábito da leitura e formar leitores mais conscientes. Assim, este trabalho tem como objetivo apresentar um programa para auxiliar o professor a introduzir práticas de ensino em salas de aula presenciais, visando proporcionar práticas pedagógicas onde os alunos participem ativamente no processo de construção do seu próprio conhecimento, através de debates e trocas de ideias com os colegas em cima dos textos complexos. Em outras palavras, aproximar as propriedades do estudo literário à prática didática eficiente para a formação de cidadãos com capacidade reflexiva. Atualizar o educador fornecendo materiais teóricos sobre a leitura, a literatura e a mediação de textos; Propiciar um espaço para que educadores ampliem seus conhecimentos e desenvolvam as competências necessárias para que se tornem multiplicadores de conhecimento; Possibilitar a professores do ensino público o acesso à formação continuada para que reflitam sobre as teorias e práticas que poderão ser aplicadas no ambiente escolar; Formar Mediadores de Leitura competentes e conhecedores dos procedimentos para a construção de ambientes de leitura, bem como a formação de jovens leitores; Criar espaços de leitura nas escolas públicas.
    • Nome do projeto: Registro de aulas em língua italiana: por um material para a formação inicial de professores de italiano (2015 - 2016
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREITAS, P. G. , VELOSO, F. S. .
    • Nome do projeto: Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino (2011 Atual)
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FREITAS, P. G. , SZMIDZIUK, T. , AFONSO, C. O. , VON MUHLEN, J. M. , DONADEL, V. , FARINHA, R. G. , MASTROBERARDINO, R. E. , SCHNEIDER, M. , MENDES, A. P. M. , VAINI, B. , CIRILO, J. D. , CORSATTO, C. F. , SEMEGUINI, B. S. , AMATUZZI, C. , BRUN, A. P. , MARFIL, E. B. .
      Descrição: Intercultura nas escolas: o italiano como língua e cultura na rede pública de ensino é um dos projetos vinculados ao Licenciar, programa institucional da Coordenação de Atividades Formativas e Estágios (COAFE) e cujo principal objetivo é incrementar a articulação entre o ensino nas Licenciaturas da UFPR e as demandas de todos os níveis educacionais. O objetivo do projeto em questão é inserir os alunos de Licenciatura em Italiano em contextos que contribuam para: a valorização dessa língua e de seu ensino; a formação linguística e profissional dos alunos; o reconhecimento da Educação Básica como um espaço de formação e atuação profissional; a ampliação de conhecimentos dos envolvidos.
    • Nome do projeto: Análise, reflexão e produção de atividades para o ensino de línguas estrangeiras (2021 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: FREITAS, P. G. , ARAUJO, M. F. M. , SCHNEIDER, M. , MENDES, A. P. M. , VAINI, B. , LANDULFO, C. , SEMEGUINI, B. S. , AMATUZZI, C. , BRUN, A. P. , FRANGIOTTI, G. A. , PRESA, K. H. Z. , TEIXEIRA, J. M. , PATROCINIO, F. C. R. , ALVES, T. B. , OLIVEIRA, A. .
      Descrição: Este projeto visa a relacionar os conceitos atividade, objetivo (de ensino/ de aprendizagem) e conteúdo (linguístico, cultural, lexical etc); verificar os efeitos das atividades de ensino na aprendizagem de diferentes conteúdos da LE; refletir sobre quais estratégias utilizar para alcançar determinado(s) objetivo(s) e elaborar, implementar e avaliar atividades de diferentes tipos.
    • Nome do projeto: Prática docente de língua estrangeira em foco (2017 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREITAS, P. G. , VELOSO, F. S. , SILVA, V. H. .
      Descrição: O presente projeto de extensão visava, inicialmente, à gravação de microaulas, as quais foram preparadas por alunos e professores do curso Ensino de Italiano como LE (2015). Essas aulas retratam os diferentes métodos e abordagens de ensino de língua estrangeira. Tais vídeos, destinados também a professores em formação inicial ou continuada na UFPR, irão compor um acervo digital, sobre o qual serão desenvolvidas atividades didáticas, para que os (futuros) professores possam refletir sobre a prática docente e as abordagens de ensino historicamente consagradas.
    • Nome do projeto: Meninas e mulheres na literatura (2021 - 2021
      Natureza: Ensino
      Integrantes: FREITAS, P. G. , MENDES, A. P. M. , LANDULFO, C. , WINICH, N. C. , BIANCCHI, G. , CASAGRANDE, M. C. , OLIVEIRA, A. , NEGREIROS, A. , SOUSA, A. , VIANA, A. , ASSIS, M. , ARAUJO, C. O. , AMORIN, L. .
      Descrição: O Meninas e Mulheres na Literatura é um projeto coordenado por duas professoras dos cursos de Licenciatura em Língua Italiana da Universidade Federal da Bahia e da Universidade Federal do Paraná que apresentou ao público brasileiro, em três meses, por meio de um curso multimodal, 10 obras escritas por mulheres de origem africana e asiática que escrevem em língua italiana os dilemas de viver em trânsito. Posts no Instagram, aulas síncronas pelo Youtube, podcasts e vídeos, ajudaram as/os participantes a conhecer as temáticas tratadas nos livros selecionados, como racismo, questões de gênero, colonialismo italiano, aspectos históricos e culturais dos países de origem das autoras e ainda ter contato com diferentes gêneros literários. Semanalmente, uma professora de italiano em formação inicial dessas IES apresentou uma obra através de atividades com o propósito de fomentar o desenvolvimento de uma postura intercultural e o pensamento decolonial, isto é, a capacidade de interagir com outros saberes, respeitando diferenças de modo de vidas e outras cosmo-percepções. Com feedbacks bastante positivos, tanto das professoras em formação quanto das/dos participantes, concluiu-se que o projeto alcançou seu objetivo de promover uma Educação Linguística e Literária potencialmente intercultural, decolonial e emancipadora. Atualmente, o perfil @meninasemulheresnaliteratura pode ser visitado a qualquer momento e a leitura das obras pode ser realizada de diferentes formas.
    • Nome do projeto: Formação inical e continuada de professores de línguas: o NAP-UFPR como articulador de ações (2020 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: FREITAS, P. G. , FERNANDES, A. C. , MARTINEZ, J. Z. , PEDRA, N. T. S. , FOGACA, F. C. , FIGUEIREDO, E. H. D. , HIBARINO, D. A. , GONCALVES, A. R. , GRAMONSKI, F. , WINICH, N. C. , BEATO-CANATO, A. P. M. , HALU, R. C. , CACERES, G. H. .
      Descrição: O projeto pretende atuar diretamente na formação inicial e continuada de professores de línguas e na articulação de ações que promovam diálogo entre a universidade e escolas públicas de ensino Fundamental e Médio. Estamos em um momento de consolidação de novos currículos nos cursos de Letras, que privilegiam a Licenciatura, bem como em um novo processo de curricularização da extensão na universidade. Nesse contexto, entendemos que precisamos de um projeto que forneça aos nossos alunos espaços para a discussão de temas relacionados à Linguística Aplicada, ao letramento crítico, aos novos e multiletramentos, às práticas de sala de aula no século XXI, ao uso da tecnologia em sala de aula, enfim, a temas relacionados à docência na contemporaneidade. Desse modo, este projeto será um espaço de diálogo, pesquisa, experimentação e construção de saberes, unindo a universidade à educação básica e correlacionando teoria e prática. Para tal, suas ações envolverão eventos diversos, tais como: rodas de conversa, palestras, oficinas, grupos de estudo, entre outros, nas áreas de formação inicial e continuada de professores de línguas.
    • Graduacao:
      • Curso: Licenciatura em Letras - Português e Italiano
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
      • Curso: Bacharelado em Letras - Português e Italiano
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2003
    • Mestrado:
      • Curso: Letras (Língua e Literatura Italiana)
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2008
    • Doutorado:
      • Curso: Lingüística
        Nome da Instituição: Universidade Federal de Santa Catarina
        Ano de conclusão: 2014
    • Pos-doutorado:
      • Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2023
      • Nome da Instituição: Vrije Universiteit Brussel
        Ano de conclusão: 2022
    • Especializacao:
      • Nome da Instituição: Universita Per Stranieri Dante Alighieri
        Ano de conclusão: 2005
  • Atuação Profissional: 17
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola de Idiomas Language Factory:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2005 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Italiano
    • EE Walter Negrelli:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico (2004 - 2005 ).
        Outras informações: Professora de Língua Portguesa
    • Centro di Cultura Italiana PR/ SC:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Universidade Federal de Santa Catarina:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
    • Central Universitária de Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2006 ).
        Outras informações: Professora de Lingua Italiana
    • Linguas Idiomas:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2006 - 2009 ).
        Outras informações: Professora de italiano dos niveis I, II e III com o livro Espresso
        Outras informações: Professora de italiano
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • REVISTA DE ITALIANÍSTICA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2019 - 2019 ).
        Outras informações: Consultora ad-hoc
    • Universidade Federal do Paraná:
      • Tipo de vínculo: Livre (2020 - Atual ).
    • Revista X:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Parecer para a edição atemática de fluxo contínuo registrada sob o volume 16, número 03
    • CALEIDOSCOPIO:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - 2021 ).
        Outras informações: Parecer ad doc
    • TEACHING AND TEACHER EDUCATION:
      • Tipo de vínculo: Livre (2021 - Atual ).
        Outras informações: Parecerista ad doc - revista A1 Qualis
    • Frontiers in Psychology:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
        Outras informações: Parecerista do artigo: Dayu Jiang, Slava Kalyuga (2022). Learning English as a Foreign Language Writing Skills in Collaborative Settings: a Cognitive Load Perpective. Front. Psycholo. 13:932291. doi:103389/fpsyg.2022932291
    • SIGNUM [LONDRINA]: ESTUDOS DE LINGUAGEM:
      • Tipo de vínculo: Livre (2022 - 2022 ).
        Outras informações: parecerista ad hoc da Revista Signum: Estudos da Linguagem n.25, vol.2 do ano de 2022.
    • PERSPECTIVA (UFSC) (ONLINE):
      • Tipo de vínculo: Livre (2023 - 2023 ).
        Outras informações: Parecer para a revista Perspectiva