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Luis Henrique Serra

    • Licenciado em Letras - Línguas Portuguesa e Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade Federal do Maranhão (2012), mestre (2014) e doutor (2019) em Letras (Filologia e Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo. É professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão, coordena o Grupo de Investigações do Ensino de Língua Portuguesa - GIELP/UFMA/CNPq e é professor permanente do Programa de Pós-graduação em Letras - campus Bacabal (PGLB). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lexicologia e Terminologia e ensino de língua portuguesa, Texto e Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: Linguística, léxico, texto oral e escrito, ensino de língua materna e estrangeira,

       

      Links:    

    • Lexicologia, Lexicografia e Terminologia
    • BEZERRA, J. R. M. ; RAMOS, C. M. A. ; ROCHA, M. F. S. ; SERRA, L. H. ; PEREIRA, E. L. . Dicionário da Obra de Domingos Vieira Filho. São Luís : EDUFMA, 2015 . 368p. ISBN: 9788578624477.
  • Artigos completos publicados em periódicos: 13
    • LIMA E SILVA, M.E. ; SERRA, L. H. . O dicionário infantil como ferramenta didática na aula de língua portuguesa: algumas proposstas RIBANCEIRA , v. 15 , p. 69 - 85 , 2018. ISSN: 23189746.
    • SERRA, L. H. ; SILVEIRA, T. S. . O universo tecnológico da cultura agroextrativista do Maranhão: um olhar sobre sobre o discurso especializado de agricultores de cana-de-açúcar e das quebradeiras de coco babaçu SOCIODIALETO , v. 8 , p. 199 - 220 , 2018. ISSN: 21781486.
    • SERRA, L. H. . A neologia literária no universo poético de Ferreira Gullar: uma leitura de neologismos Revista do GELNE , v. 20 , p. 136 - 149 , 2018. ISSN: 22360883.
    • SERRA, L. H. . O Ensino de Vocabulário na Sala de Aula: reflexões e práticas para a produção de textos na Educação Básica Revista Afluente: revista eletrônica de Letras e Linguística , v. 01 , p. 01 - 19 , 2016. ISSN: 25253441.
    • SERRA, L. H. ; ARAUJO, M. . A terminologia da cana-de-açúcar no Brasil na perspectiva do agricultor e do agrônomo: oralidade e escrita em questão Debate Terminológico , v. 1 , p. 43 - 53 , 2015. ISSN: 18131867.
    • SERRA, L. H. . A terminologia da cana-de-açúcar no Brasil em duas perspectivas: do engenho à usina TRADTERM , v. 22 , p. 239 - , 2013. ISSN: 23179511.
    • SERRA, L. H. . A sinonímia na Terminologia da cana-de-açúcar do Maranhão: um olhar diatópico Ideação (Unioeste. Impresso) , v. 14 , p. 32 - 49 , 2012. ISSN: 15186911.
    • SERRA, L. H. ; COSTA, J. D. C. . O poema é uma coisa que não tem nada dentro: reflexões metalitarárias na poesia de Ferreira Gullar Terra Roxa e Outras Terras , v. 23 , p. 44 - 57 , 2012. ISSN: 16782054.
    • SERRA, L. H. . A variação terminológica na língua de especialidade dos agricultores de mandioca no Maranhão e no Rio Grande do Sul Ciências Humanas em Revista (UFMA) , v. 8 , p. 1 - 14 , 2010. ISSN: 16788192.
    • SERRA, L. H. . Uma visita linguística à casa de farinha e ao engenho: a produção de verbetes socioterminográficos Littera (UFMA) , v. 1 , p. 156 - 173 , 2011. ISSN: 15170136.
    • SERRA, L. H. . A metáfora no discurso e no léxico especializado do micro e pequeno agricultor de cana-de-açúcar do Maranhão Domínios de Lingu@Gem , v. 5 , p. 149 - 165 , 2011. ISSN: 19805799.
    • SERRA, L. H. . A produção lexical nos domínios da especialidade dos plantadores de mandioca do Maranhão Littera (UFMA) , v. 01 , p. 76 - 87 , 2010. ISSN: 15170136.
    • SERRA, L. H. . O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PALAVRAS NO DISCURSO DO PLANTADOR DE MANDIOCA NO MARANHÃO: UMA ANÁLISE DESCRITIVISTA Ágora Ateniense , v. 2 , p. 9 - , 2010. ISSN: 21759073.
    • RAMOS, C. M. A. ; BEZERRA, J. R. M. ; ROCHA, M. F. S. ; SERRA, L. H. . A Elaboração do Dicionário Crítico da Obra de Domingos Vieira Filho. Léxico em Foco: o dicionários com que sonhamos, v. 01, p. 143 - 153, 2019.
    • SERRA, F. P. ; SILVEIRA, T. S. ; SERRA, L. H. . Metáforas conceituais nas denominações de jogos e brincadeiras do universo infantil do Nordeste do Brasil. Gallaecia. Estudos de lingüística portuguesa e galega, v. 01, p. 529 - 543, 2017.
    • SERRA, L. H. ; BEZERRA, J. R. M. . A Terminologia do Micro e do Pequeno Agricultor de cana-de-açúcar do Maranhão:a variação diatópica. Estudos Linguísticos: textos selecionados/ABRALIN-2013, v. 01, p. 1 - 15, 2016.
    • SERRA, L. H. . A terminologia da cana-de-açúcar no Brasil: aspectos conceituais. Variedade do Léxico, v. 01, p. 99 - 106, 2015.
    • SERRA, L. H. . Constituição lexical do universo linguístico da cana-de-açúcar no Maranhão. Neologismo das línguas românicas, v. 01, p. 01 - 01, 2015.
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    • SERRA, L. H. . A variação na terminologia da cana-de-açúcar do Brasil: aspectos funcionais em foco. In: II Congresso Internacional de Letras , 2018 , Bacabal. Anais do II Congresso Internacional de Letras. São Luís : EDUFMA, 2018. p. 539 - 538.
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    • SERRA, L. H. . A história da Alfabetização no Brasil: variações nos métodos de alfabetização na história da educação infantil brasileira. In: I Congresso de História , 2018 , Codó. Anais do I Congresso de História. São Luís : edufma, 2018. p. 08 - 14.
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    • SERRA, L. H. . A terminologia da cana-de-açúcar em duas perspectivas: a variação entre as terminologias do técnico e do agricultor. In: X Encontro do GT de Lexicologia e de Terminologia da ANPOLL , 2015 , Rio de Janeiro. Caderno de Resumos Expandidos do X Encontro do GT de Lexicologia e de Terminologia da ANPOLL. Rio de Janeiro : ANPOLL, 2015. p. 01 - 05.
    • SERRA, L. H. . A oralidade e a escrita na Terminologia da cana-de-açúcar do Brasil: um desafio metodológico ou um novo ponto de vista?. In: I Congresso Internacional de Estudos do Discurso , 2014 , São Paulo. Caderno de Resumos. São Paulo : Humanitas, 2014. p. 164 - 165.
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    • SERRA, L. H. . A terminologia da cana-de-açúcar em duas perspectivas: o agrônomo e o pequeno plantador / THE SUGARCANE TERMINOLOGY IN TWO PERSPECTIVES: THE AGRONOMIST AND THE SMALL FARMER. In: 19º Intercâmbio de Pesquisa em Linguística Aplicada / 5º Simpósio Internacional de Linguística , 2013 , São Paulo. Anais bilingue 19º InPla / 5º SI: linguagens, teorias e práticas. São Paulo : IDP, 2013. p. 138 - .
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    • SERRA, L. H. . A Terminologia da cana-de-açúcar: aspectos conceituais. In: I Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas Interfaces , 2014 , Araraquara. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico e suas Interfaces. Araraquara : UNESP, 2014. p. 112 - .
    • SERRA, L. H. . A Terminologia da Indústria Canavieira do Brasil: aspectos morfológicos. In: Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo , 2013 , São Paulo. Resumos do Seminário do Grupo de Estudos Linguísticos de São Paulo. São Paulo : GEL, 2013. p. 01 - 01.
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    • SERRA, L. H. . Maniva, Tipiti, Tapioca e Tucupim: um estudo socioterminológico da mandioca no Maranhão. In: XXII SEMIC: SEMINÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA , 2010 , São Luís. ANAIS DO XXI SEMIC. São Luís : EDUFMA, 2010. p. 01 - 560.
    • SERRA, L. H. . Uma visita linguística à casa de farinha e ao engenho: a produção de glossários de língua de especialidades. In: I Congresso Internacional de Estudos do Léxico , 2011 , Salvador. I Congresso Internacional de Estudos do Léxico: caderno de resumos e programação. Salvador : EDUFBA, 2011. p. 01 - 325.
    • SERRA, L. H. . Um estudo do léxico da cana-de-açúcar no Maranhão. In: X Encontro Humanístico: linguagens , 2010 , São Luís. caderno de programação e resumo do X Encontro Humanístico. São Luís : EDUFMA, 2010. p. 191 - 192.
    • SERRA, L. H. . O processo de formação de palavras no discurso dos plantadores de mandioca no Maranhão. In: 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o desenvolvimento da pesquisa , 2010 , Natal. Anais/Resumos da 62ª Reunião Anual da SBPC. NATAL : SBPC, 2010.
    • SERRA, L. H. ; DE MORAIS, S. N. D. . O léxico das brincadeiras infantis no Maranhão: caminhos para o ensino de língua em sala de aula. In: I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: homenagem a Socorro Aragão , 2010 , São Luís. I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: livro de resumos. São luís : EDUFMA, 2010. p. 134 - 135.
    • SERRA, L. H. . Maniva, Tipiti, Tapioca e tucupim: um estudo socioterminológico da mandioca no Maranhão. In: I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: homenagem a Socorro Aragão , 2010 , São Luís. I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística homenagem a Maria do Socorro Silva de Aragão: Livro de Resumo. São Luís : EDUFMA, 2010. p. 133 - 134.
    • SERRA, L. H. . Atlas linguístico do Maranhão: um estudo do léxico da mandioca. In: IX Encontro Humanístico: Identidades , 2009 , São Luís. IX Encontro Humanístico: Identidades, caderno de resumos. São Luís : EDIUFMA, 2009. p. 234 - 234.
    • SERRA, L. H. . O Léxico das Brincadeiras Infantis: uma proposta de ensino. In: IV ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino , 2009 , Teresina. IV ECLAE - Encontro das Ciências da Linguagem Aplicadas ao Ensino - livro de resumos e programação. Teresina - Piauí : Eletrônica, 2009. p. 144 - 145.
    • SERRA, L. H. . Uma análise do falar pinheirense: a monotongação e a ditongação. In: VIII Encontro Humanístico Nacional , 2008 , São Luís. Resumos dos trabalhos apresentados durante o VIII Encontro Humanístico. : , 2008.
    • SERRA, L. H. . O universo da cana-de-açúcar em duas perspectivas. Rio de Janeiro : UERJ , 2015 (Resumo de pesquisa)
    • SERRA, L. H. . Múltiplos Olhares sobre a Terminologia (resenha). Bragança : EDUPI , 2014 (Resenha)
    • SERRA, L. H. . O universo linguístico da mandioca no Maranhão. São Luís : FAPEMA , 2011 (Resumo de pesquisa)
    • SERRA, L. H. . Parecer Ad Hoc à Revista Estudos Linguísticos. 2019 (Parecer)
    • SERRA, L. H. ; SANTOS, G. M. O. . Coordenação do Simpósio Estudos (morfo)sintáticos e lexicais. 2018 (Outra)
    • SERRA, L. H. . Parecer Ah hoc para a revista Afluente. 2018 (Parecer)
    • SERRA, L. H. . Comissão Científica do Workshop de Projetos e TCC´s e I Encontro de Iniciação à Docência. 2015 (Parecer)
    • RAMOS, C. M. A. ; PEREIRA, E. L. ; SANTOS, Juliane Maria Cutrim ; SERRA, L. H. ; SANTOS, Wendel Silva ; REIS, M. R. . Projeto Atlas Linguístico do Maranhão Tuntum, São João dos Patos e Turiaçu: relatório de viagem. 2011 (Relatorio_tecnico)
    • SERRA, L. H. . O léxico da cana-de-açúcar: um estudo com base no corpus constituído para o ALiMA. 2012 (Relatorio_tecnico)
    • SERRA, L. H. . Atlas Linguístico do Maranhão: um estudo do léxico da mandioca - Relatório Final de pesquisa. 2010 (Relatorio_tecnico)
    • SERRA, L. H. . Atlas Linguístico do Maranhão: um estudo do léxico da mandioca - Relatório Parcial de pesquisa. 2009 (Relatorio_tecnico)
    • SERRA, L. H. . Variação terminológica denominativa no universo da cana-de-açúcar: um estudo de fatores condicionantes. 2018 (Comunicacao)
    • FERREIRA, R. N. ; CUNHA, F. V. ; SERRA, L. H. . Educação de jovens, Adultos e Idosos em Codó: a mulher nesse contexto. 2018 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A variação na terminologia da cana-de-açúcar do Brasil: aspectos funcionais em foco. 2018 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A variação denominativa no discurso especializado do universo da cana-de-açúcar: a pertinência dos dados orais na pesquisa terminológica. 2018 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A Linguística Textual e a Terminologia: aspectos teóricos e metodológicos de uma pesquisa sobre a variação terminológica no universo da cana-de-açúcar. 2018 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Estágio Supervisionado no curso de Pedagogia em Codó: concepção de estágio no discurso de estagiários da Educação Infantil. 2018 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . O ensino de língua portuguesa na cidade de Codó-MA: lendo e discutindo os dados oficiais. 2017 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . O Ensino de Língua Portuguesa na cidade de Codó: o papel das obras lexicográficas. 2017 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A oralidade e a escrita em terminologia: investigando fatores funcionais na variação terminológica. 2017 (Comunicacao)
    • BRANDAO, M. M. S. N. ; BONFIM, S. R. G. ; SERRA, L. H. . Investigando o ensino de língua portuguesa na educação básica do município de Codó-MA. 2017 (Comunicacao)
    • LIMA E SILVA, M.E. ; FERREIRA, R. N. ; SERRA, L. H. . O dicionário como ferramenta de leitura e escrita: a realidade de Codó. 2017 (Comunicacao)
    • LIMA E SILVA, M.E. ; FERREIRA, R. N. ; SERRA, L. H. . O dicionário na sala de aula como recurso didático para a leitura e para a produção textual na educação básica. 2017 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A história da alfabetização no Brasil: variações de métodos de alfabetização na história da educação infantil brasileira. 2016 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . O texto oral especializado: uma proposta de investigação no universo da cana-de-açúcar. 2016 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . O léxico dos plantadores de cana-de-açúcar do Maranhão: a constituição de uma terminologia. 2016 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . O dicionário na sala de aula:reflexões para o ensino de língua materna na perspectiva da Lexicografia Pedagógica. 2016 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . PRODOC-LP: Investigando a docência em Língua Portuguesa na cidade de Codó-MA. 2016 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . O Ensino de Lingua Portuguesa na Educação Básica: o papel das obras lexicográficas. 2016 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A linguagem dos agricultores no Maranhão. 2015 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Um contínuo temático e terminológico no universo da cana-de-açúcar: o agrônomo e agricultor. 2015 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A terminologia da cana-de-açúcar em duas perspectivas: a variação entre as terminologias do técnico e do agricultor. 2015 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A terminologia da cana-de-açúcar no Brasil: um estudo contrastivo entre os termos usados pelo técnico e pelo agricultor. 2014 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A oralidade e a escrita na terminologia da cana-de-açúcar: um desafio metodológico ou um novo ponto de vista. 2014 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A variação na terminologia do agricultor de cana-de-açúcar:os fatores dialetais e cognitivos em foco. 2014 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Terminologia: um encontro entre as Linguística, as ciências e as técnicas. 2013 (Comunicacao)
    • RAMOS, C. M. A. ; BEZERRA, J. R. M. ; ROCHA, M. F. S. ; SERRA, L. H. . A elaboração do Dicionário Crítico da Obra de Domingos Vieira Filho. 2014 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A Persistência de Termos da Indústria Canavieira do Século XVIII no discurso de Agricultores de cana-d-eaçúcar. 2014 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A Terminologia da cana-de-açúcar do Brasil: aspectos conceituais. 2014 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A terminologia da cana-de-açúcar: aspectos gerais. 2013 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Termos antigos na atual terminologia da Indústria Canavieira do Brasil: uma perspectiva diacrônica. 2013 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. ; ARAUJO, M. . A terminologia da cana-de-açúcar: o técnico e o pequeno agricultor. 2013 (Outra)
    • SERRA, L. H. . A Terminologia da cana-de-açúcar em duas perspectivas: o agrônomo e o pequeno produtor. 2013 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. ; BEZERRA, J. R. M. . A terminologia da cana-de-açúcar do Maranhão: a variação diatópica. 2013 (Outra)
    • SERRA, L. H. ; BEZERRA, J. R. M. . um glossário eletrônico da linguagem do micro e do pequeno agricultor de cana-de-açúcar do Maranhão. 2012 (Outra)
    • SERRA, L. H. . A metáfora no discurso especializado do micro e do pequeno agricultor de cana-de-açúcar do Maranhão. 2012 (Outra)
    • SERRA, L. H. . A metáfora no discurso especializado do micro e do pequeno agricultor de cana-de-açúcar do Maranhão. 2012 (Outra)
    • SERRA, L. H. . Um estudo das formas sinonímicas no léxico temático da cana-de-açúcar da cana-de-açúcar do Maranhão. 2012 (Seminário)
    • SERRA, L. H. . O universo linguístico da cana-de-açúcar do Maranhão: um glossário eletrônico. 2011 (Outra)
    • SERRA, L. H. . A transdiciplinaridade das unidades léxicas no universo do plantador de cana-de-açúcar do Maranhão.. 2011 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Um olhar sobre a identidade maranhense: a contribuição do léxico da cana-de-açúcar.. 2011 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . A constituição lexical do universo linguístico da cana-de-açúcar do Maranhão. 2011 (Outra)
    • SERRA, L. H. . O universo linguístico da cana-de-açúcar no Maranhão. 2011 (Seminário)
    • SERRA, L. H. . Uma visita Linguística à casa de farinha e ao engenho: a produção de glossários de língua de especialidade. 2011 (Congresso)
    • SERRA, L. H. ; DE MORAIS, S. N. D. . O léxico das brincadeiras infantis no Maranhão: propostas para o ensino de língua materna em sala de aula. 2010 (Outra)
    • SERRA, L. H. . Maniva, Tipiti, tapioca e tucupim: um estudo socioterminológico da mandioca no Maranhão. 2010 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Maniva, Tipiti, tapioca e tucupim: um estudo socioterminológico da mandioca no Maranhão. 2010 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Maniva, Tipiti, Tapioca e tucupim: um estudo socioterminológico da mandioca. 2010 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . O processo de formação de palavras no discurso dos plantadores de mandioca no Maranhão. 2010 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Mandioca vou plantar, mandioca eu vou glossar: um estudo semântico-lexical da mandioca no Maranhão. 2009 (Outra)
    • SERRA, L. H. . Atlas Linguístico do Maranhão: Um Estudo do Léxico da Mandioca. 2009 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . Augusto dos Anjos: maldito e inclassificável?. 2009 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . O léxico das Brincadeiras Infantis: uma proposta de ensino. 2009 (Outra)
    • SERRA, L. H. . crônicas machadianas: um tesouro escondido. 2008 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . uma analise do falar pinheirense: monotongação e ditongação. 2008 (Comunicacao)
    • SERRA, L. H. . VI Colóquio de professores de metodologia de ensino de língua portuguesa. 2009 (Universidade Federal do Maranhão/ Universidade de São Paulo/ Universidade do Rio Grande do Norte)
    • ALVES, C. C. B. ; BARROS, Zuleica Souza ; BEZERRA, J. R. M. ; CURVELO, H. R. ; DE MORAIS, S. N. D. ; PEREIRA, E. L. ; RAMOS, C. M. A. ; RAZKY, Abdelhak ; ROCHA, M. F. S. ; SANTANA, A. P. ; SANTOS, Wendel Silva ; SERRA, L. H. ; SOARES. M.E . I Congresso Internacional de Dialetologia e Sociolinguística: homenagem a Socorro Aragão. 2010 (UFMA/ UFPA/UFC)
    • RAMOS, C. M. A. ; PEREIRA, E. L. ; SERRA, L. H. ; SILVEIRA, T. S. ; SERRA, F. ; ALVES, T. . II WorkALiMA: A pesquisa Linguística e o ensino de língua materna. 2013 (Universidade Federal do Maranhão / Atlas Linguístico do Maranhão)
    • SERRA, L. H. ; SERRA, F. ; SOUSA, L. K. P. ; ALVES, T. ; CARVALHO, A. J. F. . Encontro Nacional de Ensino e Linguagem: pensando o ensino de língua e de literatura na atualidade. 2016 (Universidade Federal do Maranhão)
    • SERRA, L. H. ; OLIVEIRA, K. A. . I Seminário do Estágio Supervisionado do Curso de Pedagogia. 2018 (Universidade Federal do Maranhão)
    • COSTA, C. D. M. ; OLIVEIRA, K. A. ; SERRA, L. H. . II Seminário de Ensino e Formação Docente/ I Fórum de História da Educação da Região dos Cocais. 2016 (Universidade Federal do Maranhão)
    • SERRA, L. H. . léxico e dicionário no aprendizado de língua materna. 2013 (Universidade Federal do Maranhão / Atlas Linguístico do Maranhão)
    • SERRA, L. H. . Dicionário para a sala de aula: o que é e como se faz. 2016 (Universidade Federal do Maranhão)
    • SERRA, L. H. . Introdução ao Projeto Científico. 2017 (Universidade Federal do Maranhão)
    • SERRA, L. H. ; ALVES, C. C. B. ; SANTOS, Wendel Silva . Programas Computacionais para análise linguística: O Varbrul e o Lexique Pro. 2012 (Universidade Federal do Maranhão)
    • SERRA, L. H. ; SANTOS, G. M. O. . A morfologia na educação básica: reflexões e ideias para a sala de aula. 2016 (Universidade Federal do Maranhão)
    • SERRA, L. H. . O léxico da cana-de-açúcar: um estudo com base no corpus constituído para o ALiMA. 2012
    • SERRA, L. H. . O léxico da cana-de-açúcar no Maranhão: um estudo com base no corpus constituído para o ALiMA. 2011
    • Nome do projeto: Projeto Atlas Lingüístico do Maranhão (2002 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SERRA, L. H. , SILVA, Carolina Batista e , ALVES, C. C. B. , CURVELO, H. R. , BRANCO, T. H. P. C. , RAMOS, C. M. A. , BEZERRA, J. R. M. , ROCHA, M. F. S. , SILVA, A. J. , VIANA, M. M. C. , FARIAS, M. S. , ROCHA, A. T. , PEREIRA, K. K. F. S. , SIQUEIRA, L. M. D. R. .
      Descrição: O Atlas Linguístico do Maranhão - Projeto ALiMA é um empreendimento científico na área dos estudos da linguagem, mais especificamente no campo da Geolinguística, que busca, fundamentalmente, a descrição da língua, considerada em seus diferentes níveis de observação ? a pronúncia, o vocabulário, a organização da frase, a entoação, os conteúdos semânticos. O Projeto ALiMA tem como objetivos: (i) descrever a realidade linguística do Português do Brasil, com prioridade para as diferenças diatópicas (fônicas, morfossintáticas, léxico-semânticas e prosódicas) consideradas na perspectiva da Geolinguística, no Estado do Maranhão; (ii) oferecer subsídios ao ensino/aprendizagem da língua portuguesa e a uma melhor interpretação do Português do Brasil, considerando o seu caráter multidialetal, de modo a beneficiar os estudiosos da língua portuguesa, os pesquisadores de áreas afins e os pedagogos em geral (professores, gramáticos, autores de livros didáticos para o ensino fundamental e médio); (iii) descrever a realidade do Português do Maranhão para identificar fenômenos fonéticos, morfossintáticos, lexicais, semânticos e prosódicos que caracterizam diferenciações ou definem a unidade linguística no Estado e (iv) oferecer materiais resultantes da pesquisa para a elaboração do Atlas Linguístico do Brasil. O ALiMA, um atlas regional, se insere, também, na linha de descrição da realidade geolinguística brasileira, ao fornecer ao Atlas Linguístico do Brasil - Projeto ALiB (em desenvolvimento) material necessário a sua elaboração.O Projeto ALiMA tem como objetivos: (i) descrever a realidade linguística do Português do Brasil, com prioridade para as diferenças diatópicas (fônicas, morfossintáticas, léxico-semânticas e prosódicas) consideradas na perspectiva da Geolinguística, no Estado do Maranhão; (ii) oferecer subsídios ao ensino/aprendizagem da língua portuguesa e a uma melhor interpretação do Português do Brasil, considerando o seu caráter multidialetal, de modo a beneficiar os estudiosos da língua portuguesa, os pesquisadores de áreas afins e os pedagogos em geral (professores, gramáticos, autores de livros-textos para o ensino fundamental e médio); (iii) descrever a realidade do Português do Maranhão para identificar fenômenos fonéticos, morfossintáticos, lexicais, semânticos e prosódicos que caracterizam diferenciações ou definem a unidade linguística no Estado e (iv) oferecer materiais resultantes da pesquisa para a elaboração do Atlas Linguístico do Brasil. O ALiMA, um Atlas regional, se insere, também, na linha de descrição da realidade geolinguística brasileira, ao fornecer ao Atlas Linguístico do Brasil - Projeto ALiB (em desenvolvimento) material necessário à sua elaboração.
    • Nome do projeto: PROJEDIS (2010 - 2012
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SERRA, L. H. , SOUSA, B. D. .
      Descrição: Somos um grupos de estudantes universitários que oferecem aulas em um curso pré-vestibular para jovens e adultos oriundo de escolas pública.
    • Nome do projeto: Dicionário Crítico da Obra de Domingos Vieira Filho vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Lusofonia (2007 - 2012
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SERRA, L. H. , RAMOS, C. M. A. , BEZERRA, J. R. M. , ROCHA, M. F. S. , PEREIRA, E. L. .
      Descrição: Este projeto, inserido no âmbito da Lexicografia, mais espeficamente na perspectiva da técnica de montagem de dicionário, pretende resgatar parte importante da produção científica sobre a cultura popular maranhense, tornando mais acessivel à consulta de alunos, professores e pesquisadores a obra do pesquisador Domingos Vieira Filho, que muito contribuiu para o delineamento do perfil social do brasileiro comum e em particular do maranhense, ao fotografar seu cotidiano no que concerne à alimentação, a brinquedos, a costumes e a supertições, a folguedos. O projeto tem como objetivo principal levantar e organizar a produção científica escrita de Domingos Vieira Filho sobre a cultura maranhense com vistas à elaboração de um dicinário crítico sobre sua obr
    • Nome do projeto: Projeto Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (2011 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SERRA, L. H. , RAMOS, C. M. A. , BEZERRA, J. R. M. , ROCHA, M. F. S. , SOARES. M.E , SANTOS, G. M. O. , SOARES, M. E. , PONTES, A. L. , PARADA, M. M. P. R. , AGUILERA, V. A. .
      Descrição: O projeto interinstitucional e internacional, intitulado Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português, tem por objetivo integrar, em um único banco de dados informático, materiais lexicográficos com referenciação geográfica procedentes de distintas fontes: corpora obtidos em trabalhos de campo, materiais dispersos em obras dialetais, vocabulários de falares regionais. O projeto, cuja coordenação geral está vinculada ao Instituto da Língua Galega da Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, conta com a participação de três comitês (galego, português e brasileiro). Objetiva-se criar uma grande base de dados, acessível pela Internet, com toda a informação organizada em lemas, com acesso às distintas variantes registradas para cada lema (fônicas, morfológicas) . A consulta, on-line, permitirá não só localizar todos os lemas e suas variantes nas distintas fontes, mas também obter fielmente toda a informação bibliográfica e lexicográfica nelas contida. Do ponto de vista lexicográfico, constitui um grande dicionário de dicionários, não uma mera soma de glossários independentes. O comitê brasileiro é coordenado por Silvia F. Brandão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e por Vanderci Andrade Aguilera, da Universidade Estadual de Londrina, contando com subcomitês distribuídos pelas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul, de que participam pesquisadores das principais instituições de ensino superior do país.
    • Nome do projeto: Dicionário como ferramenta de leitura e escrita na educação básica do município de Codó-MA (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: SERRA, L. H. , BRANDAO, M. M. S. N. , LIMA E SILVA, M.E. , BONFIM, S. R. G. , FERREIRA, R. N. , GUIMARAES, A. C. , CUNHA, F. V. .
      Descrição: O projeto visa intervir na realidade de sala de aula da educação básica no município de Codó-MA. O projeto busca a formação de docentes e inserir, nas aulas de língua portuguesa, a cultura do uso do dicionário para alunos da educação básica.
    • Nome do projeto: O Ensino de Língua Portuguesa na cidade de Codó (2016 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SERRA, L. H. , BRANDAO, M. M. S. N. , LIMA E SILVA, M.E. , BONFIM, S. R. G. , FERREIRA, R. N. , GUIMARAES, A. C. , CUNHA, F. V. .
      Descrição: O projeto tem como objetivo investigar as práticas pedagógicas, bem como, o desenvolvimento do ensino de língua portuguesa e Literatura na Educação Infantil e Básica no Município de Codó. O projeto tem como atividades de pesquisa visitas às escolas do município, aplicação de questionários e produção de material áudio-visual para um banco de dados sobre o ensino de língua portuguesa no município.
    • Nome do projeto: Dicionários Escolares como ferramenta de Leitura e Escrita (2015 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SERRA, L. H. , BRANDAO, M. M. S. N. , LIMA E SILVA, M.E. , BONFIM, S. R. G. , FERREIRA, R. N. , GUIMARAES, A. C. , CUNHA, F. V. .
      Descrição: Projeto de Pesquisa e Extensão que visa observar a presença de dicionários escolares nas escolas públicas do município de Codó-MA. O projeto baseia-se nos pressupostos teóricos e metodológicos da Lexicografia Pedagógica Monolingue e busca investigar como o dicionário poderia funcionar como uma ferramenta de leitura e de escrita na educação básica. O projeto funciona a partir de leituras de material didático e de dicionários escolares infantil e adulto destinados à educação básica
    • Nome do projeto: Grupo de Estudos e Pesquisas em Lusofonia (1999 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SERRA, L. H. , CURVELO, H. R. , RAMOS, C. M. A. , BEZERRA, J. R. M. , ROCHA, M. F. S. , PEREIRA, K. K. F. S. , SANTOS, Wendel Silva , BARROS, Zuleica Souza , SANTOS, Juliane Maria Cutrim , MOURO, A. P , PEREIRA, E. L. , SANTANA, A. P. .
      Descrição: O grupo tem como objetivo contribuir para a compreensão do binômio unidade-diversidade da língua, voltando-se, pois, para o registro e a análise das realizações luso-afro-brasileiras da língua portuguesa falada e escrita, nos diferentes níveis da análise lingüística - fonético-fonológico, morfossintático e semântico-lexical.As repercussões do trabalho do grupo, de um modo geral, podem ser avaliadas pela promoção e participação em encontros, palestras, seminários, conferências, cursos e publicações (cf. produção científica dos pesquisadores registrada no Currículo Lattes) e pela atividade que o grupo desenvolve no sentido de formar novos pesquisadores, atuando, desse modo, junto aos Programas Institucionais de Bolsa de Iniciação Científica. A repercussão junto à comunidade docente, em particular, pode ser avaliada pelas colaborações e parcerias realizadas com instituições de ensino, institutos e outras entidades para a realização de oficinas, seminários e cursos em diferentes níveis, para formação continuada e atualização de conhecimentos nos domínios fonético-fonológico, ortográfico, morfossintático e semântico da língua portuguesa, tendo como parâmetro o português falado no Maranhão e as suas peculiaridades, decorrentes das diversas contribuições, especialmente as africanas, as indígenas e as do português europeu. Tendo em vista que o grupo abriga dois projetos basilares - o Atlas Lingüístico do Maranhão (ALiMA) e o Dicionário Crítico da obra de Domingos Vieira Filho - soma-se, ainda, a seus objetivos resgatar parte importante da produção científica sobre a cultura popular maranhense, registrada na obra do pesquisador Domingos Vieira Filho, tornando essa produção mais acessível à consulta de alunos, professores e pesquisadores, uma vez que esta muito contribui para o delineamento do perfil social do brasileiro comum e em particular do maranhense, ao fotografar seu cotidiano no que concerne a alimentação, brinquedos, costumes e superstições, folguedos, linguagem..
    • Nome do projeto: Atlas Linguístico do Brasil (1996 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SERRA, L. H. , PEREIRA, K. K. F. S. , CARDOSO, S. A. M. S. , SANTANA, A. P. , PEREIRA, E. L. , MOURO, A. P , SANTOS, Juliane Maria Cutrim , BARROS, Zuleica Souza , SANTOS, Wendel Silva , SIQUEIRA, L. M. D. R. , ROCHA, A. T. , SILVA, Carolina Batista e , FARIAS, M. S. , SILVA, A. J. , ROCHA, M. F. S. , BEZERRA, J. R. M. , RAMOS, C. M. A. , BRANCO, T. H. P. C. , CURVELO, H. R. , ALVES, C. C. B. , MOTA, J. A. .
      Descrição: O Projeto Atlas Lingüístico do Brasil tem por objetivo geral a descrição do português do Brasil considerando os espaços geográficos e as variáveis sociais gênero, faixa etária e grau de escolaridade, a partir da coleta de dados tomados a 1.100 informantes, distribuídos por 250 localidades brasileiras, dentre as quais se incluem as capitais de Estado (exceto Palmas e o Distrito Federal), observando-se a representação de todas as regiões. É coordenado por um Comitê Nacional de que participam Suzana Alice Marcelino Cardoso (UFBA, Jacyra Andrade Mota (UFBA), Abdelhak Razky (UFPA, Ana Paula Antunes Rocha (UFOP), Aparecida Negri Isquerdo (UFMS), Cléo Vilson Altenhofen (UFRS), Maria do Socorro Silva de Aragão (UFPB/UFC), Mário Roberto Lobuglio Zágari (UFJF) e Vanderci de Andrade Aguilera (UEL). O "corpus" em constituição resulta da aplicação sistemática de Questionários Lingüísticos que recobrem as áreas fonético-fonológica, semântico-lexical, morfossintática, pragmática, e incluem, ainda, amostras de falas coletadas em discurso semidirigido e na leitura de texto. O produto final do Projeto deverá atender aos objetivos e finalidades da Geolingüística, área em que se insere, especificamente trazendo um mapeamento do português do Brasil, apresentando as particularidades de áreas e permitindo, com o traçado de isoglossas, o estabelecimento de uma divisão dialetal do Brasil no tocante ao português brasileiro. A isso acrescentam-se: (i) a contribuição para a formulação de políticas de ensino-aprendizagem da língua materna integradas à realidade de cada área e tendo em vista a diversidade regional; (ii) o fornecimento de dados para ampliação do volume de informações constantes de léxicos, glossários e dicionários gerais; (iii) a indicação de fatores lingüísticos com repercussão na história do povoamento do país; (iv) a explicitação de interfaces dos estudos geolingüísticos com outros ramos do conhecimento científico.
    • Nome do projeto: InterLEC - Interfaces entre Léxico, Ensino e Cultura (2012 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: SERRA, L. H. , ARAUJO, M. , SOUZA, P. H. .
      Descrição: Neste Projeto tem-se como objetivo aprofundar os estudos sobre as interfaces existentes entre o léxico e a cultura, e o léxico e o ensino. Nesse sentido, buscará descrever e analisar o léxico de acordo com diferentes enfoques nessas relações, demonstrando como estas podem gerar constatações interessantes e contribuições a diferentes áreas do conhecimento.
    • SERRA, L. H. . O léxico da cana-de-açúcar: um estudo com base no corpus constituído para o ALiMA. 2012 - Iniciação científica
    • Graduacao:
      • Curso: Letras
        Nome da Instituição: Universidade Federal do Maranhão
        Título: Um glossário eletrônico da cana-de-açúcar do Maranhão
        Ano de conclusão: 2012
    • Mestrado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2015
    • Doutorado:
      • Curso: Filologia e Língua Portuguesa
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2019
    • Universidade Federal do Maranhão:
      • Tipo de vínculo: Colaborador ( - ).
      • Tipo de vínculo: Servidor_publico ( - Atual ).
    • Universidade Federal da Bahia:
      • Tipo de vínculo: Livre (1996 - Atual ).
        Outras informações: Auxiliar de Pesquisa
    • Universidade de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - Atual ).
        Outras informações: Discente de curso de doutorado
    • Instituto Federal do Maranhão:
      • Tipo de vínculo: Livre (2015 - 2015 ).
        Outras informações: Ministra as disciplinas de Língua Portuguesa I, II, III, IV e V
        Outras informações: Professor de Língua Portuguesa
    • RIBANCEIRA:
      • Tipo de vínculo: Livre (2017 - Atual ).