Não autenticado |

Juliana Daniele Aparecida Lopes

    • Possui graduação em Letras - Português/Alemão (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade de São Paulo (2017). É mestre em Letras (Literatura alemã) pela mesma universidade, com ênfase em teoria do Realismo e teoria da novela do século XIX aplicados à obra de Gottfried Keller. Possui, ainda, pesquisas dentro temática da modernidade literária do século XX e no romance O Lobo da Estepe, de Hermann Hesse. No momento, atua na área da Educação (Ensino Fundamental I) em contexto bilíngue.

       

      Links:    

    • LOPES, JULIANA . Modernidade e indeterminação em -O lobo da estepe- PANDAEMONIUM GERMANICUM (ONLINE) , v. 24 , p. 139 - 166 , 2021. ISSN: 19828837.
    • LOPES, J. . Leitmotive em 'Romeu e Julieta na aldeia', de Gottfried Keller. 2019 (Comunicacao)
    • LOPES, J. ; UPHOFF, Dorthe ; RIOLFI, C. R. . Algo de inconfundível: desafios para sustentar o dizer na produção alemã. 2015 (Seminário)
    • LOPES, J. . Estrutura Narrativa e Realidade Ficcional em 'O Lobo da Estepe' de Hermann Hesse. 2015 (Simposio)
    • BARRETO, M. G. ; HOLMS, M. C. M. ; LOPES, J. ; RUTHNER, S. . AleLab - Laboratório de Pesquisas em Língua e Literatura Alemã (encontro bimestrais). 2020 (Universidade de São Paulo)
  • Curso de curta duração ministrado: 4
    • BRAGA, M. A. ; HOLMS, M. C. M. ; LOPES, J. ; MARIUTTI, S. . Poetas exiladas de língua alemã. 2020 (Universidade de São Paulo)
    • ABDALA JUNIOR, L. C. ; BRAGA, M. A. ; HOLMS, M. C. M. ; LOPES, J. ; MARIUTTI, S. . Poeta Exiladas de Língua alemã (online). 2020 (FFLCH - USP)
    • LOPES, J. . Quem tem medo de literatura alemã? (Online). 2020 (FFLCH - USP)
    • LOPES, J. ; HOLMS, M. C. M. ; RUTHNER, S. ; RANGEL JR., C. ; SERPA, C. Danilo . Quem tem medo de literatura alemã? Versão novela (Online). 2021 (FFLCH - USP)
    • Nome do projeto: Estrutura narrativa e realidade ficcional em O Lobo da Estepe de Hermann Hesse (2015 - 2016
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOPES, J. , GALLE, Helmut .
      Descrição: O projeto tem como objetivo compreender como os níveis narrativos do romance O Lobo da Estepe permitem diferentes interpretações no interior da obra. O livro estrutura-se em três narrativas principais, a saber, ?O Prefácio do Editor?, ?As Anotações de Harry Haller? e ?O Tratado do Lobo da Estepe? as quais projetam, por sua vez, três diferentes níveis narrativos. A fim de observar quais são as implicações desta estrutura, o projeto tem como ponto de partida a Teoria do Discurso da Narrativa de Genette (1991). As categorias narrativas propostas pelo crítico possibilitam entender mais a fundo as relações entre as narrativas, seus narradores e os acontecimentos relatados nelas. Como mostram os estudos da Narratologia de Decker (2008) e Pier (2014), tais relações possuem a capacidade de modificar a natureza diegética do livro, ora tornando-o um romance com traços realistas, ora um romance com atributos fantásticos. A compreensão destes aspectos e dos seus desdobramentos torna-se condição fundamental para pensar o lugar do livro na literatura moderna de língua alemã.
    • Nome do projeto: O símbolo realista: uma análise dos Leitmotive em Romeu e Julieta na aldeia, de Gottfried Keller (2019 Atual)
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: LOPES, J. , GALLE, Helmut .
      Descrição: A pesquisa propõe a análise de Romeu e Julieta na aldeia (Romeo und Julia auf dem Dorfe), novela de Gottfried Keller inserida no contexto do Realismo de língua alemã, também conhecido como Realismo Poético. Trata-se de uma obra com uma grande carga simbólica, o que suscita alguns questionamentos em relação à estética realista da metade do século XIX. Para embasar o estudo, são retomados os pressupostos da estética realista alemã e também contribuições da novelística, uma vez que a representação simbólica é, por diversas vezes, um traço muito característico da novela alemã. A manifestação deste potencial simbólico pode ser observada de diversas maneiras na narrativa de Keller, entretanto decidiu-se por realizar um recorte e concentrar a análise somente em uma delas, o Leitmotiv (motivo condutor). Assim, a intenção é primeiramente selecionar alguns destes motivos condutores, e, posteriormente, entender em que medida a dimensão simbólica promovida por eles constrói o significado, e como interagem as representações realista e simbólica da obra. A análise demonstra que o Leitmotiv nesta novela produz um potencial simbólico que não prejudica a lógica realista, deixando o contexto primário de representação intacto. Conforme os princípios do Realismo Poético e de determinadas especificidades da obra de Gottfried Keller, o Leitmotiv também adquire a função de tentar significar, mesmo que artificialmente, os acontecimentos contingentes que a vida moderna, então incipientes em meados do século XIX, começava a provocar cada vez mais.
    • Graduacao:
      • Curso: Bacharelado - Letras Português e Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Título: Implicações de uma complexa estrutura narrativa para a realidade ficcional em 'O Lobo da Estepe', de Hermann Hesse
        Ano de conclusão: 2017
      • Curso: Licenciatura - Letras Português e Alemão
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2017
    • Mestrado:
      • Curso: Língua e Literatura Alemã
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: Atual
        Status do curso: Em_andamento
    • Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - Atual ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).