Não autenticado |

Lucas Monteiro de Oliveira

    • Possui graduação em História - Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2009) e mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (2014). Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: ditadura, anistia, transição, participação política e memória. É professor da educação básica há mais de 10 anos, lecionando em escolas de referência na cidade de São Paulo. Também trabalhou com formação de professoras do Ensino Fundamental 1 e da Educação Infantil. Produziu materiais didáticos para diferentes escolas.

       

      Links:    

    • memória e ditadura
  • Livros publicados: 1
    • OLIVEIRA, L. M. . As dinâmicas da luta pela anistia na transição política. São Paulo : Intermeios, 2016 . 162p. ISBN: 9788584990665.
    • OLIVEIRA, L. M. ; FERREIRA, F. S. ; CHAMMAS, E. Z. ; MONTEIRO, F. A. F. . Participação Política e o Golpe de 1964 HUMANIDADES EM DIÁLOGO (IMPRESSO) , v. 1 , p. 52 - 63 , 2008. ISSN: 19826931.
    • MONTEIRO, Lucas . Os Exilados na Luta Pela Anistia. In: Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória , 2012 , Campinas. Anais do XXI Encontro Estadual de História: trabalho, cultura e memória. : , 2012.
    • MONTEIRO, Lucas . O esquecimento e a rememoração no Cinema. 2014 (Seminário)
    • OLIVEIRA, L. M. . Grupo de Estudo de Fascismo e Ditadura. 2008 (Simposio)
    • OLIVEIRA, L. M. . Jornalismo sem Fronteiras ? Encontro história e cinema. 2013 (Faculdade Cásper Líbero)
    • OLIVEIRA, L. M. ; AROUCA, C. . Os Cartazes dessa história. 2013 (Encarte didático)
    • MONTEIRO, Lucas ; BUZZO, R. S. . Ciências Humanas - Coleção 21 - 1ºAno. 2017 (Encartedidático)
    • MONTEIRO, Lucas ; BUZZO, R. S. . Ciências Humanas - Coleção 21 - 2ºano. 2017 (Encartedidático)
    • BUZZO, R. S. ; MONTEIRO, Lucas . Ciências Humanas - Coleção 21 - 3ºano. 2017 (Encartedidático)
    • MONTEIRO, Lucas ; BUZZO, R. S. . Ciências Humanas - Coleção 21 - 4ºano. 2017 (Encartedidático)
    • OLIVEIRA, L. M. . A escravidão no Brasil. 2011 (Plano de aula)
    • OLIVEIRA, L. M. . O Brasil holandês. 2010 (Plano de aula)
    • OLIVEIRA, L. M. . Estudo de pinturas rupestres. 2011 (Plano de aula)
    • BUZZO, R. S. ; MONTEIRO, Lucas . Ciências Humanas - Coleção 21 - 5ºAno. 2017 (Encartedidático)
    • Nome do projeto: O regime militar brasileiro: a imprensa e a construção da memória hegemônica (1974-1994) (2014 - 2018
      Natureza: Pesquisa
      Integrantes: OLIVEIRA, L. M. , LUNARDI, R. , SELIPRANDY, F. , EGGER, R. , NAPOLITANO, M. F. .
      Descrição: Descrição: O objeto central deste projeto de pesquisa é o processo de construção e adensamento da memória sobre o regime militar brasileiro construída a partir de 1974, ano em que se delineia um processo de transição, ainda que errático e indefinido .Lembremos que a questão da memória está presente em vasto território de ações, como o testemunho dos protagonistas, as políticas de reparação, a produção de lugares de memória, a produção audiovisual e artística em geral. Reconhecendo este vasto domínio por onde se espraia o nosso objeto, vamos nos concentrar nesta primeira fase de uma pesquisa que se pretende estratégica e de longa duração, sobre o papel da imprensa periódica comercial (?grande imprensa?) na construção de uma memória sobre o regime militar brasileiro entre 1974 e 1994. Nossa hipótese é que neste período confirmou-se uma memória hegemônica sobre o regime militar, calcada em um viés crítico da experiência autoritária que sancionou o tema da "resistência civil" como categoria central da representação do regime no plano da memória social..
    • Nome do projeto: O Regime Militar e o ensino de humanidades (2016 Atual)
      Natureza: Extensao
      Integrantes: OLIVEIRA, L. M. , CHAMMAS, E. Z. , NAPOLITANO, M. F. .
      Descrição: Descrição: Mini-Curso oferecido na programação do Encontro USP-Escola (IFUSP), com carga horária de 30 horas.. Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. Alunos envolvidos: Mestrado acadêmico: (3) Doutorado: (4) .
    • Graduacao:
      • Curso: História
        Nome da Instituição: Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP
        Ano de conclusão: 2009
    • Mestrado:
      • Curso: História Social
        Nome da Instituição: Universidade de São Paulo
        Ano de conclusão: 2014
    • Fac. de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP:
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Escola Santi:
      • Tipo de vínculo: Celetista ( - ).
      • Tipo de vínculo: Livre ( - ).
    • Revista Nova Escola:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2011 - 2016 ).
        Outras informações: Elaborei a grade de conteúdos de história a serem abordados pela Revista Nova Escola, tanto para o EF1 quanto para o EF2. Também crio sequências didáticas, faço avaliações pedagógicas de matérias e concedo entrevistas sobre práticas de ensino de história.
        Outras informações: Colaborador
    • Fundação Vagalume:
      • Tipo de vínculo: Colaborador (2013 - 2016 ).
        Outras informações: Educador responsável pelas oficinas do Programa Rede, nelas adolescentes de São Paulo desenvolvem pesquisas sobre sua comunidade e seu ambiente para trocar com adolescentes de comunidades da Amazônia Legal
        Outras informações: Educador do Programa Rede
    • Ateliê Acaia:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2014 - 2016 ).
        Outras informações: Responsável por ministrar as aulas de Ciências Humanas para a turma E, que atende adolescentes de 15 a 18 anos com alto índice de vulnerabilidade social. Elaborei as sequências didáticas com intuito de complementar as lacunas do ensino regular, tanto no que se refere aos conteúdos conceituais quanto aos atitudinais e procedimentais. Essas sequências apresentaram aos alunos uma série de materiais como: documentos de época, mapas, fotografias, gravuras e filmes.
        Outras informações: Professor
    • Museu do Futebol:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2008 - 2010 ).
        Outras informações: Realizei visitas acompanhadas ? em português, espanhol e inglês - para diferentes tipos de público, com a elaboração de roteiros específicos que buscam problematizar o conteúdo museológico e estabelecer uma reflexão conjunta com os visitantes. Atendi ao público no espaço expositivo. Para melhor atender estes visitantes desenvolvemos alguns jogos, dinâmicas e atividades educativas direcionadas. Pesquisei acerca dos conteúdos relacionados ao museu, com a elaboração de relatórios regulares. Analisei material fotográfico e audiovisual e apoiei a elaboração de escalas e plano de pesquisas. Participei de grupos de discussão e reflexão sobre a prática educativa em museus.
        Outras informações: Educador
    • A Cor da Letra:
      • Tipo de vínculo: Livre (2003 - 2004 ).
        Outras informações: Neste projeto coordenei um grupo de jovens bolsistas da região do Itaim Paulista, zona leste de São Paulo, dando a eles uma formação em módulos de cidadania, meio ambiente, entre outros, elaborados pela UNESCO. Também capacitamos os jovens para a familiarização da criança com o livro, trabalho este que foi exercido na região do Itaim Paulista e Vila Curuçá.
        Outras informações: Monitor do Programa Bolsa Trabalho
    • Instituto de Física da USP:
      • Tipo de vínculo: Livre (2016 - Atual ).
    • Colégio Rainha da Paz:
      • Tipo de vínculo: Celetista (2020 - Atual ).
        Outras informações: Responsável pelas aulas de história do oitavo e no ano. Revisei e reelaborei o currículo, fui encarregado de elaborar estratégias para o ensino remoto com o uso das tecnologias digitais.
        Outras informações: Professor Horista